Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a vantagem de muitos cv por litro num atmosférico ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por RPM Ver Post
    O que estou a tentar fazer ver é que se para ti 4 é um bom valor outra pessoa pode exigir 8 e outra contentar-se com 2.

    Eu por exemplo com um desses 4 cilindros com mais de 100 cv/litro sem binário consigo andar na última relação de caixa aos 50 Km/h sem problemas e isso satisfaz-me perfeitamente. O meu carro com 6 cilindros não ia ficar melhor, ia ficar pior: mais pesado e menos equilibrado.

    ps: Já agora em que unidades é que estás a medir isso? Tens mais peso que binário, como é que uma relação binário por kilo dá valores superiores a 1??
    Entendo o que dizes com "contentar-se" e tens bastante razão mas isso não chega para se considerar de modo absoluto que um carro tem pouco binário, muito ou adequado.

    O que referes sobre a última relação de caixa está 100% correcto e estou contigo. Um VTI ou um S2000 etc permitem isso. Já agora o teu carro para ter um 6 cilindros naturalmente iria necessitar de algo mais e talvez acabasse por ficar equilibrado.

    Quanto às contas, troca as palavras...é kilo por binário (erro meu - já fiz à dias o mesmo com os cavalos).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
      Por isso disse no meu 1º post que seria interessante manter este tópico no 6 cilindros para cima...é que é totalmente diferente sentir um motor de alta performance com 4 cilindros vs um com 6 ou mais...nestes últimos a sensação de que não existe grande coisa em baixas e que as médias não são nada do outro mundo, não é bem assim.
      Na minha opinião, sentir um motor de alta performance com 4 cilindros vs um com 6 ou mais está mais relacionada com o próprio carro. Isto porque as sensações passam para o condutor não só através do motor (sonoridade, força, potência), mas também da suspensão, pneus, peso, direcção,...

      Em termos de sensações de condução (que para quem gosta de conduzir, é o que realmente interessa) existem muitos 4 cilindros que "envergonham" outros motores com arquitecturas mais nobres.

      Isto porque o que interessa é o pacote, não apenas o motor isolado.

      Em relação ao tema do tópico em si, a vantagem não sei qual é, mas a verdade é que a capacidade mecânica de uma marca também é vista pelo que consegue fazer com pouco, e não apenas pelo que consegue fazer com muito. Pelo menos, é assim que eu vejo a coisa.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        E esfregá-lo na cara dos concorrentes ainda deve dar mais gozo.
        A ferrari acabou de nos dar um motor com 127cv/l no 458.
        Aposto que ninguém se sente desiludido por aquilo nao ter vindo com um turbo anexado.
        A ferrari conseguiu um feito notável, pelo menos à primeira vista para os maluquinhos dos automóveis (como nós) mas os 560 cv do 458, o Gallardo já tinha no seu V10 5.2.

        Qual será melhor ? o 4.5 v8 ou o 5.2 V10 ?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          A ferrari conseguiu um feito notável, pelo menos à primeira vista para os maluquinhos dos automóveis (como nós) mas os 560 cv do 458, o Gallardo já tinha no seu V10 5.2.

          Qual será melhor ? o 4.5 v8 ou o 5.2 V10 ?
          Isso só vendo Eh Eh

          Teóricamente o 5.2 será mais suave e o 4.5 mais enérgico.

          Mas em motores de tecnologia de ponta a conversa pode ser outra.
          A Ferrari tem sido fiel a duas famiglias, a V8 e a V12.
          E penso que anda sempre na frente.

          No caso, o 458 será um carro mais para esticar e o 599 para poder.
          Não sei se me fiz entender.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
            Isso só vendo Eh Eh

            Teóricamente o 5.2 será mais suave e o 4.5 mais enérgico.

            Mas em motores de tecnologia de ponta a conversa pode ser outra.
            A Ferrari tem sido fiel a duas famiglias, a V8 e a V12.
            E penso que anda sempre na frente.

            No caso, o 458 será um carro mais para esticar e o 599 para poder.
            Não sei se me fiz entender.
            Na questão dos cv por litro estão sempre à frente.

            Mas será isso bom ?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Na questão dos cv por litro estão sempre à frente.

              Mas será isso bom ?
              Bem, será sinal de digamos... ser a casa que mais consegue fazer com bases semelhantes.

              Se bem que tenho informações que a Ferrari onde vai buscar muita potência e desempenho é nos colectores... Mestres metalúrgicos

              Uma coisa é certa, a Ferrari está sempre no topo, por uma vez ou outra aparece alguém com um carro ou versão a bater a Ferrari num pormenor ou aspecto, mas no geral a Ferrari é vista pela maior parte dos apreciadores de automóveis como a melhor marca do mundo.
              Isto significa saltar para a estrada e conduzir.
              Quem tem essa sorte diz que o prazer que um Ferrari dá é ímpar... infelizmente só posso sonhar, imaginar e sentir virtualmente.

              Aos "olhos" e "ouvidos" apaixona de forma mágica

              Comentário


                #37
                A lista dos vencedores do «International Engine of the Year Awards 2009»:

                International Engine of the Year 2009:
                BMW 5-litre V10 (M5, M6)


                Motor novo do ano 2009:
                Porsche 3.8 de seis cilindros (911)


                Melhor motor de alta performance:
                V8 6.2 da Mercedes-AMG (SL, CLK, CL, S, CLS, ML)


                Nas diversas classes e entre 3 e 4 litros: V8 deste M3

                E já agora um atentado aos puristas: com uma simples gestão do motor (vulgo repro) este V8 atmosferico consegue subir ainda mais a fasquia dos 450cv.Mas pronto, isso já é outra história, e a fiabilidade blablabla.
                Editado pela última vez por pmv6; 09 November 2009, 18:04.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                  A lista dos vencedores do «International Engine of the Year Awards 2009»:

                  International Engine of the Year 2009:
                  BMW 5-litre V10 (M5, M6)



                  Motor novo do ano 2009:
                  Porsche 3.8 de seis cilindros (911)



                  Melhor motor de alta performance:
                  V8 6.2 da Mercedes-AMG (SL, CLK, CL, S, CLS, ML)



                  Nas diversas classes e entre 3 e 4 litros: V8 deste M3
                  Tudo bem atribuído.

                  Mas já sei que me vão crucificar por dizer isto...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                    A lista dos vencedores do «International Engine of the Year Awards 2009»:

                    International Engine of the Year 2009:
                    BMW 5-litre V10 (M5, M6)



                    Motor novo do ano 2009:
                    Porsche 3.8 de seis cilindros (911)



                    Melhor motor de alta performance:
                    V8 6.2 da Mercedes-AMG (SL, CLK, CL, S, CLS, ML)



                    Nas diversas classes e entre 3 e 4 litros: V8 deste M3
                    Isto é que foi uma distribuição +/- equitativa pelos construtores alemães

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Bem, será sinal de digamos... ser a casa que mais consegue fazer com bases semelhantes.

                      Se bem que tenho informações que a Ferrari onde vai buscar muita potência e desempenho é nos colectores... Mestres metalúrgicos

                      Uma coisa é certa, a Ferrari está sempre no topo, por uma vez ou outra aparece alguém com um carro ou versão a bater a Ferrari num pormenor ou aspecto, mas no geral a Ferrari é vista pela maior parte dos apreciadores de automóveis como a melhor marca do mundo.
                      Isto significa saltar para a estrada e conduzir.
                      Quem tem essa sorte diz que o prazer que um Ferrari dá é ímpar... infelizmente só posso sonhar, imaginar e sentir virtualmente.

                      Aos "olhos" e "ouvidos" apaixona de forma mágica
                      Sinceramente não acredito que a Ferrari seja melhor que a Pagani ou a Koenigsegg.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                        Uma coisa é certa, a Ferrari está sempre no topo, por uma vez ou outra aparece alguém com um carro ou versão a bater a Ferrari num pormenor ou aspecto, mas no geral a Ferrari é vista pela maior parte dos apreciadores de automóveis como a melhor marca do mundo.
                        É melhor não entrarmos por aqui

                        Será que é vista dessa forma pelos apreciadores ? ou será pelos apaixonados pela marca ?

                        Comentário


                          #42
                          Pensamento Americano

                          Preferir um motor grande a um com muitas rotações é um pensamento típico Americano, não custa nada, é só aumentar a cilindrada ou o número de cilindros e já está!!!

                          Temos um motor potente mas ao mesmo tempo óptimo para condutores "distraídos", nunca és apanhado desprevenido... é só meter o pé no acelerador, tipicamente cultura americana...

                          Na Europa estes motores Americanos nunca funcionaram (não temos os combustíveis ao preço deles).

                          Como resultado tivemos (Europeus e Japoneses) que fazer a festa com motores mais pequenos.

                          Este facto "obrigou" estes construtores a desenvolver tecnologicamente os motores para obterem cada vez mais desempenho desses pequenos motores.

                          Voltando á utilização de um e de outro:

                          Um 7.0L ou coisa do género, seria um sorriso constante no seu utilizador... se não tiver que pagar a gasolina.

                          Um 4.0L "maluco" é um sorriso constante no seu utilizador mas por razões diferentes, não podes ser apanhado a andar ás 1.500rpm a olhar para as miúdas, senão o "Americas" papa-o logo...

                          Diria que quanto mais cilindrada mais natural poderá ser a condução desse veículo, um motor "stressado" requer um condutor "stressado".

                          A minha única experiencia com um motor desses foi num 360 Modena e digo já que viva os condutores "stressados"!!!!!

                          Voltando ao M3, nós gostamos muito do ar de gato assanhado desses motores mas no dia-a-dia pode ser "cansativo" e é com naturalidade que vejo o aumento de cilindrada para satisfazer os condutores "ai que me dói aqui, tenho que ir para casa!"

                          Uma vez ouvi um piloto dizer que “todos querem ter um carro de corrida mas depois ninguém quer ter um carro de corrida para o dia-a-dia”, o carro tem que parecer de corrida...

                          Um carro de competição, só tem o essencial para ser rápido, tem um motor "espremido" para fazer a diferença para os outros "iguais" e é pura adrenalina, isso de M3's são imitações... caras!

                          As marcas tenta fazer esses carros de corridas que temos no imaginário mas depois vem a pratica e… toma lá mais 400cc3

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                            Um 4.0L "maluco" é um sorriso constante no seu utilizador mas por razões diferentes, não podes ser apanhado a andar ás 1.500rpm a olhar para as miúdas, senão o "Americas" papa-o logo...
                            O M3 anda bem a qualquer rotação

                            Estamos a falar de um 4 litros e não de um 1.4 ou 1.6

                            Comentário


                              #44
                              Pelo que já foi aqui dito e respondendo à pergunta.

                              Eu acho que a vantagem da busca dos cavalos/L é conseguir o mesmo que motores maiores mas com menos. Menos cilindros, menos consumos (?), menos impostos, menos peso e portanto menos custos.

                              Senão estaríamos a voltar ao antigamente. Eu estou muito familiarizado com um motor 3.0d de 85cvs por exemplo, gasta tanto como um X5 e anda menos de metade, para além de ter menos 200cvs.

                              Eu por acaso sou um grande apreciador de motores muito rotativos que são os que costumam estar associados a motores com esse rácio (cvs/L) elevado. Nunca mais guio um S2000...

                              Comentário


                                #45
                                Por outro lado penso que a relação estabelecida quando se diz que os motores com muitos cvs/l aparecem ligados à competição tem a ver com realidade. Normalmente as primeiras limitações numa competição especifica prendem-se com cilindrada e uso ou não de sobrealimentação (indirectamente mexe com cilindrada). A partir daí as marcas/preparadores só têm uma maneira de ir buscar potência, aumentando as rotações. (quando estas não são limitadas).

                                Para mim, nestas questões, o S2000 continua a ser um case study.

                                Comentário


                                  #46
                                  Não sei...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                    Sinceramente não acredito que a Ferrari seja melhor que a Pagani ou a Koenigsegg.
                                    mas essas casas não recorrem a motores externos?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Por outro lado penso que a relação estabelecida quando se diz que os motores com muitos cvs/l aparecem ligados à competição tem a ver com realidade. Normalmente as primeiras limitações numa competição especifica prendem-se com cilindrada e uso ou não de sobrealimentação (indirectamente mexe com cilindrada). A partir daí as marcas/preparadores só têm uma maneira de ir buscar potência, aumentando as rotações. (quando estas não são limitadas).

                                      Para mim, nestas questões, o S2000 continua a ser um case study.
                                      Sem duvida (bold).

                                      Quanto ao S2000 a Honda há decadas que faz motores rotativos (motas) domina a tecnologia não só a nivel de competição (comum a todas as marcas digamos) mas também ao nivel da utilização no dia-a-dia.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        Para mim, nestas questões, o S2000 continua a ser um case study.
                                        É um carro muito especial, até porque consegue o aparente contraditório de muitos cv/litro, muitas rpm e muita fiabilidade

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                          Não sei...
                                          estamos mais ou menos no mesmo patamar

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            mas essas casas não recorrem a motores externos?
                                            A Pagani tem motor Mercedes e a Koeg não sei.

                                            Mas eu estava a referir-me à eficácia e prazer de condução. Fala-se dos Ferraris como vacas sagradas mas convém lembrar que há também a McLaren, estas duas, entre outras...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                              A Pagani tem motor Mercedes e a Koeg não sei.

                                              Mas eu estava a referir-me à eficácia e prazer de condução. Fala-se dos Ferraris como vacas sagradas mas convém lembrar que há também a McLaren, estas duas, entre outras...
                                              A Koenigsegg usava motores V8 Ford depois modificados por eles e agora no CCX usa V8 desenvolvido e construido pela Koenigsegg.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                É um carro muito especial, até porque consegue o aparente contraditório de muitos cv/litro, muitas rpm e muita fiabilidade
                                                É exactamente esse o melhor objectivo que encontro para o definir. E logo depois vem o M3 e46 (não é Sr Don Juan?).

                                                Por isso é que estou completamente viciado no 458 e ainda nem saiu (ou já?), um V8 que faz 9000 RPMs e obtém 127cvs/l sem qualquer apêndice pendurado no escape (não que eu tenha nada contra os Turbos, antes pelo contrário).. É o céu, é o paraíso só pode.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                                                  A Koenigsegg usava motores V8 Ford depois modificados por eles e agora no CCX usa V8 desenvolvido e construido pela Koenigsegg.
                                                  Então são motores feitos por eles, logo, está em igualdade com a Ferrari nesse aspecto.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                    É exactamente esse o melhor objectivo que encontro para o definir. E logo depois vem o M3 e46 (não é Sr Don Juan?).

                                                    Por isso é que estou completamente viciado no 458 e ainda nem saiu (ou já?), um V8 que faz 9000 RPMs e obtém 127cvs/l sem qualquer apêndice pendurado no escape (não que eu tenha nada contra os Turbos, antes pelo contrário).. É o céu, é o paraíso só pode.
                                                    Aqui é que eu tenho mais dificuldade em compreeder, qual é o interesse das 9.000 rpms ?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                      A Pagani tem motor Mercedes e a Koeg não sei.

                                                      Mas eu estava a referir-me à eficácia e prazer de condução. Fala-se dos Ferraris como vacas sagradas mas convém lembrar que há também a McLaren, estas duas, entre outras...

                                                      Qualquer marca que tenha um produto para andar na estrada que replique de alguma forma um carro de corridas, está a criar um "sonho".

                                                      Um Lotus como é pequeno já não faz sonhar tanto, agora um Pagani o um Koeg são carros de le Mans que podem andar na rua!!!!!!!

                                                      p.s. já tive a oportunidade de ver os dois (em salão) e especialmente o Pagani é uma coisa assombrosa!!!!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        alinho com o jcpr

                                                        o que interessa é o output. e um carro é um conjunto de coisas

                                                        o resto é mais para encher press-releases

                                                        cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                          Qualquer marca que tenha um produto para andar na estrada que replique de alguma forma um carro de corridas, está a criar um "sonho".

                                                          Um Lotus como é pequeno já não faz sonhar tanto, agora um Pagani o um Koeg são carros de le Mans que podem andar na rua!!!!!!!

                                                          p.s. já tive a oportunidade de ver os dois (em salão) e especialmente o Pagani é uma coisa assombrosa!!!!!
                                                          Eu adorava ver ao vivo. Se em fotos é o que é então ao vivo deve ser um sonho

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Aqui é que eu tenho mais dificuldade em compreeder, qual é o interesse das 9.000 rpms ?
                                                            Interesse prático? "Psicológico"? Técnico?

                                                            Para mim existem os 3. Os motores altamente rotativos estão associados a um tipo de som completamente diferente de outros menos rotativos, com maior disponibilidade em regimes mais baixos e por isso maiores. Veja-se AM Vantage V8 Vs Ferrari 458. O Aston tem a sua potência máxima às 7000 rpms o Ferrari às 9000. Barulhos completamente diferentes, o do AM é lindissimo mas eu prefiro 1000x e revejo-me mais no produzido pelo 458 e semelhantes.

                                                            Por outro ladoo AM tem 420 cvs, o Ferrari tem 560. Com menos 200cc. (e ainda consegue uma valor de binário máximo mais elevado. Aqui está o interesse técnico a grosso modo. Diferenças assinalaveis não?

                                                            Juntas as duas coisas e tens o interesse prático da coisa.

                                                            Gostava de observar as curvas dos dois para tentar concluir algo em termos de disponibilidade em baixas.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              Interesse prático? "Psicológico"? Técnico?

                                                              Para mim existem os 3. Os motores altamente rotativos estão associados a um tipo de som completamente diferente de outros menos rotativos, com maior disponibilidade em regimes mais baixos e por isso maiores. Veja-se AM Vantage V8 Vs Ferrari 458. O Aston tem a sua potência máxima às 7000 rpms o Ferrari às 9000. Barulhos completamente diferentes, o do AM é lindissimo mas eu prefiro 1000x e revejo-me mais no produzido pelo 458 e semelhantes.

                                                              Por outro ladoo AM tem 420 cvs, o Ferrari tem 560. Com menos 200cc. (e ainda consegue uma valor de binário máximo mais elevado. Aqui está o interesse técnico a grosso modo. Diferenças assinalaveis não?

                                                              Juntas as duas coisas e tens o interesse prático da coisa.

                                                              Gostava de observar as curvas dos dois para tentar concluir algo em termos de disponibilidade em baixas.
                                                              Eu não me quero por a favor de uns e contra outros, porque no fundo vejo vantagens e inconvenientes e também gosto imenso de carros rotativos e acho o novo ferrari fabuloso.

                                                              Mas pegando no exemplo do S2000, se o compararmos com um Boxster de potência equivalente (O 1º 987) eu pessoalmente prefiro o Boxster em todos os aspectos (referindo-me ao motor)

                                                              Gosto mais da sonoridade, em altas ronca tanto ou mais, também dá o seu melhor é das 4.500 às 7.200 (O S2000 é das 6.000 às 9.000), mas fora desse regime parece-me claramente melhor.

                                                              Isto para dizer que neste exemplo e para mim sem olhar a preços, custos de manter uma mecânica maior, etc. prefiro um motor de 2.7 litros e 6 cilindros com 240 cv do que um 2 litros e 4 cilindros com os mesmos cv para trnasportarem uma "carcaça" parecida de roadster e mais as 9.000 rpms do S2000 não me parecem mais estimulantes que as 7.200 do Boxster.

                                                              Tu tens que comparar o V8 4,5 do 458 é com o V10 5,2 do Gallardo ou com o V8 6.2 do SLS que tem os mesmos rendimentos. Não é com um V8 com menos 140 cv

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X