Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topos de Gama incompreendidos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Esse não será um aborto mas é certamente um enorme disparate.
    Por ter o símbolo errado no capot?



    Comentário


      #32
      A meu ver, o problema não é dos carros em si nem sequer do preço pedido, que nas marcas "não premium" é muito convidativo para o equipamento e qualidades oferecidas.

      O problema põe-se na segmentação do mercado, imagem/status e na tradição/vícios do consumidor. Além disso, o mercado alvo é muito "tradicional" e conservador não embarcando em aventuras "esquisitas".
      A excepção parece-me ser a pátria onde são fabricados tais carros que por "patriotismo" das entidades estatais e de alguns clientes, ainda conseguem ter alguma expressão nas vendas, mas ainda assim, abaixo de MB, BMW e outras

      A Toyota viu e compreendeu o problema tendo criado uma marca premium, a Lexus, que não é mais que um toyota apurado e mais alguns pózinhos!
      Mas lá está é oficialmente um Lexus, agora perguntem a um proprietário de um Lexus se compraria o topo de gama da toyota, acho que já sabem a resposta...

      Cumps!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
        A meu ver, o problema não é dos carros em si nem sequer do preço pedido, que nas marcas "não premium" é muito convidativo para o equipamento e qualidades oferecidas.

        O problema põe-se na segmentação do mercado, imagem/status e na tradição/vícios do consumidor. Além disso, o mercado alvo é muito "tradicional" e conservador não embarcando em aventuras "esquisitas".
        A excepção parece-me ser a pátria onde são fabricados tais carros que por "patriotismo" das entidades estatais e de alguns clientes, ainda conseguem ter alguma expressão nas vendas, mas ainda assim, abaixo de MB, BMW e outras

        A Toyota viu e compreendeu o problema tendo criado uma marca premium, a Lexus, que não é mais que um toyota apurado e mais alguns pózinhos!
        Mas lá está é oficialmente um Lexus, agora perguntem a um proprietário de um Lexus se compraria o topo de gama da toyota, acho que já sabem a resposta...

        Cumps!
        E quem diz a Toyota, diz a Honda com a Acura ou a Nissan com a Infinity. Cada macaco no seu galho.

        Comentário


          #34
          Exemplo flagrante: Phaeton

          De um modo geral, estes modelos são as montras tecnológicas da marca e ajudam a vender o resto da gama. Podem não aspirar a, nem vir a dar lucro


          Agora, com os preços dos automóveis em Portugal, para mim, topo de gama incompreendido é qualquer automóvel generalista que custe + de 30000€..
          pela desvalorização, pela carga fiscal, por tudo











          Ps: Outros exemplos:

          Saab 95; Chevrolet Epica; Hyundai Sonata;
          Ou jipes, graças à carga fiscal: Mitsubishi Pajero; Nissan Pathfinder

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por OTony Ver Post
            Por ter o símbolo errado no capot?
            Eu sei muito bem quem podia contribuir e muito para este tópico.

            Ainda no outro dia falei com ele no msn sobre os topos de gama nomeadamente o Phateon e com a motorização W12.

            Acreditem o Phateon é mesmo muito bom..

            Mas ele que se acuse e que venha cá deixar uma posta
            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 23 November 2009, 19:02.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por OTony Ver Post
              Por ter o símbolo errado no capot?
              Exactamente.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post

                A Toyota viu e compreendeu o problema tendo criado uma marca premium, a Lexus, que não é mais que um toyota apurado e mais alguns pózinhos!
                Mas lá está é oficialmente um Lexus, agora perguntem a um proprietário de um Lexus se compraria o topo de gama da toyota, acho que já sabem a resposta...

                Cumps!

                Na europa, ser Lexus não chega.

                Comentário


                  #38
                  Por este tópico e pelas respectivas respostas dá perfeitamente para ver que o mercado quer é marcas, o carro ser bom é secundário.

                  Parece-me muito pouco razoável certo tipo de apreciações, até ao ponto de carros de marcas generalistas acima de 30 mil euros nem terem que existir...

                  Já agora porque não dizem 25 mil euros? por esse preço já se têm modelos de marca como Mercedes! Pela mesma lógica porque não acabam com as generalistas?

                  Uma marca generalista pode e deve oferecer todos os segmentos, mas como a sua posição indica a relação preço/produto sai beneficiada por não se pagar tanto a marca e por prescindir de certos luxos.

                  Quanto menos modelos existirem em determinadas gamas menos tipos de produtos diferentes temos e menos pressão existe em preços.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                    Parece-me muito pouco razoável certo tipo de apreciações, até ao ponto de carros de marcas generalistas acima de 30 mil euros nem terem que existir...
                    Pessoalmente não me incomoda nada que uma marca generalista como a VW produza um carro tipo phaeton, para a marca é que pode ser chato não os conseguir vender. É que as marcas não vivem de ideais, elas têm é de conseguir vender.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Pessoalmente não me incomoda nada que uma marca generalista como a VW produza um carro tipo phaeton, para a marca é que pode ser chato não os conseguir vender. É que as marcas não vivem de ideais, elas têm é de conseguir vender.

                      Mas vende, só que neste fórum repete-se até à exaustão que não vende (só se explica com o desconforto de ser VW), vai ter sucessor!,
                      ficar em vendas só atrás do trio A8, Classe S e Série7 (este último em alguns mercados chegou a ser ultrapassado pelo Phaeton), então que qualificativo usar para por ex. para um XJ que vende menos?

                      Comentário


                        #41
                        Posso estar errado mas a ideia que tenho é que a vw quase não vendeu Phaeton's, é um carro que práticamente não vejo.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Posso estar errado mas a ideia que tenho é que a vw quase não vendeu Phaeton's, é um carro que práticamente não vejo.
                          O Sócrates tem um... W12

                          Talvez tenham vendido bastantes, mas não aqui no nosso cantinho à beira mar plantado

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                            Por este tópico e pelas respectivas respostas dá perfeitamente para ver que o mercado quer é marcas, o carro ser bom é secundário.

                            Parece-me muito pouco razoável certo tipo de apreciações, até ao ponto de carros de marcas generalistas acima de 30 mil euros nem terem que existir...

                            Já agora porque não dizem 25 mil euros? por esse preço já se têm modelos de marca como Mercedes! Pela mesma lógica porque não acabam com as generalistas?

                            Uma marca generalista pode e deve oferecer todos os segmentos, mas como a sua posição indica a relação preço/produto sai beneficiada por não se pagar tanto a marca e por prescindir de certos luxos.

                            Quanto menos modelos existirem em determinadas gamas menos tipos de produtos diferentes temos e menos pressão existe em preços.
                            A Dacia ou a Tata também podem fazer carros para rivalizar com um RR ou com um Ferrari.
                            Agora se alguém os compra é que é outra historia.
                            Também estou para ver quantos é que vão comprar os topo de gama das marcas chinesas, quando estes entrarem no mercado.

                            E podes ter uma boa ideia da força que tem o marketing na hora de se fazer a escolha, basta ir aqui ao lado ao tópico dos pneus.
                            Tudo o que não for Michelin, Bridgestone, Continental ou Goodyear, já não presta, já não tem segurança. Já são todas marcas de pneus fatelas.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                              O Sócrates tem um... W12

                              Talvez tenham vendido bastantes, mas não aqui no nosso cantinho à beira mar plantado
                              Tem porque foi oferecido

                              Comentário


                                #45
                                Sim tens razão, isso é uma questão de sobrevivência e gastos.

                                Não me estava a referir a isso, é como eu dizer que a Mercedes, Audi e BMW deviam deixar de fazer segmentos C e nem ousarem entrar no segmento B porque não têm as vendas das generalistas...certamente haveria adeptos dessas marcas a saltar ao ar e a chamar-me doido...

                                Então agora vejam o contrario, o que certas pessoas pensam é que as marcas generalistas que nem lhe dizem nada deviam abandonar produtos de segmento alto...é fácil dizer isso quando não se aprecia uma marca incluída mas é de tremendo egoísmo sequer pensar isso visto que o mundo não gira a volta dos mesmos e não é por certas marcas venderem muito mais que as outras ficam automaticamente proibidas de vender.

                                Com esse pensamento ainda se pioram as coisas, em vez de se criar oportunidade e espaço para todos ainda se pensa no próprio umbigo e dizem-se barbaridades.

                                É certo que essas pessoas não estão a pensar que um modelo significa força de trabalho por trás e estar a querer acabar por isso apenas porque têm vendas baixas em relação aos que vendem mais é um bocado egoísta e redutor.

                                Por exemplo quantos adeptos da Opel, Alfa etc não gostariam de substituir os seus Omegas, 166?

                                No caso da Opel até é pior porque já não existe à muitos anos.

                                Se a Peugeot fizesse o mesmo e nem tivesse lançado o 607 as pessoas que trabalharam no projecto e fazem com que ele se torne real estariam desempregadas.

                                E quem diz estas marcas diz outras até a VW com o Pheaton, eles acabam com o seu fabrico e para onde vão os seus empregados? se até nas fabricas onde fabricam os modelos mais vendidos existem despedimentos e fecham não sei onde iriam meter toda a força de trabalho desses carros de gama alta!

                                O que vejo é que existe muito egoísmo e existe uma esquizofrenia aguda no mercado de gama alta, para muita gente um modelo generalista já era muito bom e acima das necessidades mas as pessoas não percebem nada nem sabem o que possa estar num produto generalista mas já os estão a descriminar à partida pelo símbolo.

                                O mercado esta cheio de gente que diz ''Não sei o que isto significa mas sei que é bom''.

                                Mal sabem que é uma contradição pois acabam por não saber o que é bom, apenas sabem que dizem que é bom só que ninguém sabe avaliar isso.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Tem porque foi oferecido
                                  Para ele é tudo de graça

                                  Comentário


                                    #47
                                    Temos que ser realistas, um Ferrari e um RR são verdadeiros luxos, e para isso a Mercedes tem uma marca especifica também é porque afinal a Mercedes é uma marca generalista de gama alta e não uma marca de luxo ou exótica.

                                    Um segmento E é uma necessidade e não é um luxo, muito carros segmento D não oferecem o espaço desejado e muitos não são maiores que algumas berlinas 4p segmento C.
                                    Para quem viaja muito um segmento E pode ser uma necessidade, um RR é sempre um luxo porque o custo/necessidade é completamente descabido.
                                    Depois ainda existe os casos em que até um segmento D pode ser luxo, por exemplo quem apenas anda na cidade e até tem vários carros todos de gamas altas nestes casos não existe necessidade mas sim luxo.

                                    Por isso não vejo problema as generalistas oferecerem também um Segmento E visto ser um automóvel mais caro e que oferece mais vantagens praticas em relação a um segmento D para quem passa muitas horas em viagem.

                                    O segmento de Luxo está para la das necessidades, como o nome indica e geralmente são carros para motorista.
                                    Editado pela última vez por Cagi; 23 November 2009, 20:05.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                      Temos que ser realistas, um Ferrari e um RR são verdadeiros luxos, e para isso a Mercedes tem uma marca especifica também é porque afinal a Mercedes é uma marca generalista de gama alta e não uma marca de luxo ou exótica.

                                      Um segmento E é uma necessidade e não é um luxo, muito carros segmento D não oferecem o espaço desejado e muitos não são maiores que algumas berlinas 4p segmento C.

                                      Por isso não vejo problema as generalistas oferecerem também um Segmento E visto ser um automóvel mais caro e que oferece mais vantagens praticas em relação a um segmento D.

                                      O segmento de Luxo está para la das necessidades, como o nome indica.
                                      Muito bem dito

                                      Comentário


                                        #49
                                        Para mim esta questão resume-se a algo deste genero:

                                        EU: Epá sabias que comprei um carro novo?! Topo de gama!!!

                                        Amigo: A sério? Que marca?

                                        Eu: Peugeot 607!

                                        Amigo: ahh...

                                        O mesmo dialogo mas com uma diferença pequenina:

                                        Eu: Epá sabias que comprei um carro novo?! Topo de gama!!! (ok não é topo de gama mas voces percebem)

                                        Amigo: A sério? Que marca?

                                        Eu: Um mercedes Classe E (tambem funciona com Bmw S5)

                                        A sério?! brutal! temos de ir dar uma volta!!!

                                        Como já alguem referiu, o mercado está completamente vidrado em germanicos e não há volta a dar!

                                        eu tenho um Ford Focus sinto isso na pele! vamos a mais um dialogo! desta feita baseado numa historia veridica!

                                        Eu: Epa comprei um carro novo!

                                        Amigo: A sério? Qual é?!

                                        Eu: Ford Focus Mk2! 1.6 110cv!

                                        Amigo: ah..quanto deste por ele?

                                        Eu: 15000€ com 1ano e 15kkm!

                                        Amigo: ah fizeste mau negocio...com esse dinheiro compravas um ibiza ou um golf! alias até compravas um 520 com uns 9anos mas aquilo é bmw não avaria!

                                        Eu:

                                        E sim é mesmo verdade, aconteceu-me! as pessoas preferem um carros mais velho, menos bem equipado, diria até que menos honesto, mas que tenha outro "nome".

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                          Acreditem o Phateon é mesmo muito bom..
                                          Conduzi um 3.0 tdi e fiz mais de 10.000 kms em 2 anos e meio, e digo que pode impressionar quem olhe apenas para a marca, mas para quem conhece esta a par do segmento, e esta disposto a dar o que ele custa, desilude!

                                          Estando (muito) longe de ser um fa mercedes, no que realmente conta neste tipo de carros, o S-klass actual esta alguns pontos acima da concorrencia, seja ela bmw, audi ou ate mesmo bentley flying spur... Nao estou no entanto a dizer que seria essa a minha opcao, mas como nao tenho e$$as duvidas nem me procupo com isso!!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Tassilgo:

                                            Isso é verídico, as vezes gostava de ter um gravador para poder mostrar alguma pérolas.

                                            O que já reparei depois de alguma conversa com algumas pessoas é que são aquelas que menos conhecimento técnico, e menos experiência com varias marcas e modelos que têm essas ideologias mais enraizadas porque absorvem apenas as aparências e fazem disso a sua base de conhecimento.

                                            Existe muita gente que compram e experimentam tudo quanto é marca e de todas as gamas e essas são as que assumem que muitas vezes criam-se falsas expectativas e as ideias instituídas nem sempre espelham a realidade.

                                            Visto que tudo é periodico é errado ficar com ideias congeladas ainda por cima num mundo como este em que as marcas fazem parcerias e usam os mesmos componentes mesmo que o marketing faça pensar que são unicamente delas.

                                            Por exemplo do site português da Volvo...falando do 2.0d

                                            ''Com tecnologia avançada de motores diesel, como a injecção directa "common rail" e a geometria de turbinas variável, este altamente eficaz turbodiesel de quatro cilindros integralmente em alumínio permite uma resposta rápida e confortável, gases de escape mais limpos e boa economia de combustível.''

                                            O motor tem cabeça em aluminio e bloco em ferro fundido...

                                            Ou ainda sobre o 1.6D

                                            ''O motor de superior qualidade turbodiesel de 1,6 litros da Volvo...''

                                            O motor é PSA/Ford...fabricado pela PSA.

                                            Com estas pérolas do marketing muita gente fica pessimamente informada e muito longe da realidade.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tudo isto faz-me lembrar uma situação que se passou comigo e um amigo meu, e que até já coloquei aqui por mais do que uma vez: estávamos a falar de carros, e esse meu amigo, que é empreiteiro e tem uma carrinha C 220 CDI, vai assim: "Eh pá, Mercedes é Mercedes e acabou". E eu: "Pois, e Tata é Tata, Citroën é Citroën, Ferrari é Ferrari, etc.". Ficou todo lixado comigo!

                                              Comentário


                                                #53


                                                Ele é que originou o ficar lixado com a arrogância perante a marca que possui...

                                                Também foste tu que andavas indeciso entre vários carros de gama alta, serie 5 e 607. Alias lembro-me de dizeres que não tinhas percebido como chegavam tantas vibrações e balanços ao interior do 520d, coisa que não tinhas experimentado num 406 Coupe (muito menos num 607).

                                                Isso mostra que a BMW tem fama de ser melhor mas a Peugeot consegui resolver melhor os problemas associados a um bloco diesel, são pormenores destes que muita gente desconhece porque não tem experiências alem das marcas que acha que são melhores em tudo.

                                                Quanto mais convicções criamos em determinadas marcas isso faz com que negligenciamos as outras o que origina maior desconhecimento geral.

                                                As pessoas ao limitarem as suas ideias a certas marcas é como aquele que esta no vale, aquelas que olharem para todas é como aquele que esta no cimo do monte...certamente vão ter consciências diferentes e horizontes diferentes sobre a matéria à sua volta e certamente saberão avaliar melhor e não dão como adquiridas certas ideologias do mercado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Sim, verdade. Durante o processo de escolha, conduzi um 520d, que vibrava bem mais que um 406 Coupé HDi que também conduzi. Aliás, uma das características do 2.2 HDi é ter 2 veios de equilíbrio para reduzir as vibrações. Não sei se o 20d também tem (penso que não), mas por esses 2 casos ficou bem claro que a Peugeot resolveu bem melhor o problema.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                    Por este tópico e pelas respectivas respostas dá perfeitamente para ver que o mercado quer é marcas, o carro ser bom é secundário.

                                                    Parece-me muito pouco razoável certo tipo de apreciações, até ao ponto de carros de marcas generalistas acima de 30 mil euros nem terem que existir...

                                                    Já agora porque não dizem 25 mil euros? por esse preço já se têm modelos de marca como Mercedes! Pela mesma lógica porque não acabam com as generalistas?

                                                    Uma marca generalista pode e deve oferecer todos os segmentos, mas como a sua posição indica a relação preço/produto sai beneficiada por não se pagar tanto a marca e por prescindir de certos luxos.

                                                    Quanto menos modelos existirem em determinadas gamas menos tipos de produtos diferentes temos e menos pressão existe em preços.
                                                    Respondendo-te directamente..

                                                    Não disse que não devem existir carros generalistas com preço acima de 30000€
                                                    Agora digo: 30000€ é muito dinheiro. Existem carros familiares, ou seja, segmento D espaçosos, novos, nos stands, bons consumos, por menos que isso. Nem toda a gente dispõe de 30k nem de 20k ou 15k para gastar, ou melhor perder num carro. Basta ver em que segmentos se concentram o grosso das vendas no nosso país.
                                                    Mais ainda, quem tem condições para comprar e manter um carro de 30000€, sem andar com créditos até à goela, também poderá comprar um carro de 35000 ou 40000, dado que um carro não é uma coisa que se troque todos os dias..
                                                    Mas porquê premium? Regra geral são bonitos, desejáveis, bem construídos, nem precisam de vir cheios de gadjets para vender e como tal, não se perde tanto dinheiro com o negócio ou desinvestimento da compra de carro.

                                                    Mas depois há a questão do “ah e tal, comprei porque gosto”; “comprei para ser diferente”. Também têm a sua razão, no 1º caso. (Ou quando a questão da desvalorização não se coloca e então trocam de carro de 10 em 10, 15 em 15 anos, ou no limite “Volvo for life”).
                                                    Vendo as coisas de uma forma fria. não esperes que quando fores comprar outro porque gostas, os outros pensem o mesmo que tu e paguem pelo teu gosto e exclusividade.
                                                    Comprar carro até pode ser uma emoção, mas vendê-lo é sempre um negócio

                                                    Comentário


                                                      #56


                                                      Este parece-me um exemplo de um carro imcompreendido

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Outro que tinha tudo para ser um "gama-alta", efectivamente era, mas nunca reuniu consenso...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                                          Este parece-me um exemplo de um carro imcompreendido

                                                          Nesse, as constantes falhas electrónicas é que eram incompreendidas... pelos respectivos donos!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                            Outro que tinha tudo para ser um "gama-alta", efectivamente era, mas nunca reuniu consenso...

                                                            Neste caso, era fácil perceber o porquê: a sua (anti-)estética, perfeitamente de fugir!!!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              Nesse, as constantes falhas electrónicas é que eram incompreendidas... pelos respectivos donos!
                                                              Shiuu ........, eu acho que quase ninguém aqui sabe o que isto é

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X