Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.
A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.
A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
Os diesel velhos, como os otto velhos que falas, também queimam oleo! ;)
Aquelas camionetas de carreira dos anos 70 e 80 que parecem maquinas de fazer fumo! As dynas mais antigas... as ford transit que até metem medo!
Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.
A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
Os diesel velhos, como os otto velhos que falas, também queimam oleo! ;)
Aquelas camionetas de carreira dos anos 70 e 80 que parecem maquinas de fazer fumo! As dynas mais antigas... as ford transit que até metem medo!
Pois tens razão mas nada é perfeito... [:X] Mas eu acho que quando as normas apertarem ja os diesel poluem muito menos... E ha novidades ai nos diesel como os diesel/hibridos da psa... Abraços.
Uma dúvida; se a norma euroV entra em 2009 a EuroVI entrará quando?
Prevejo k ainda vai dar tempo para o ppl vender o seu actual carro e comprar um novo!
outubro de 2006;)
????????????
Há aqui alguma coisa mal... Ou o 3com trocou o lugar do I e pos EuroVI (6) em vez de EuroIV (4), ou o seis vai entrar antes do quatro, ou eu n percebo nada disto!!! [xx(]
Sim, todos os carbonetos alifaticos, quer do disel quer da gasolina aumentam as probabilidades do cancro.
A diferença está em que vais pela estrada fora e contas quanto carros a gasolina "vês" a fazer fumo versus diesel... O fumo nos diesel é gasoleo não queimado...
Eu acho muito pior os otto k fazem fumo pois tao a queimar oleo e cada carro desses equivale pra ai a 30 carros a diesel em bom estado e recentes... Não?
Os diesel velhos, como os otto velhos que falas, também queimam oleo! ;)
Aquelas camionetas de carreira dos anos 70 e 80 que parecem maquinas de fazer fumo! As dynas mais antigas... as ford transit que até metem medo!
Pois tens razão mas nada é perfeito... [:X] Mas eu acho que quando as normas apertarem ja os diesel poluem muito menos... E ha novidades ai nos diesel como os diesel/hibridos da psa... Abraços.
Antes de mais os meus parabéns ao Tomé, que veio postar de uma forma muito clara e coerente! [^]
Quanto à questao de os diesel poluirem menos em CO2 e mais em NOx entao está tudo equilibrado nao é bem assim.
É que o CO2 apesar de ser um gas com efeito estufa que todos os seres vivos produzem (eu também lol) tem também outra particularidade. É que é "reciclado" pela natureza... e as particulas nao. Ou seja é muito mais grave um motor que produz particulas e outros gases tóxicos porque o meio-ambiente nao está preparado para lidar com eles do que produzir CO ou CO2 que é perfeitamente possível "fixar" de novo no meio terrestre.
Conclusao produzir mais NOX e particulas e menos CO2 nao é exactamente equivalente a produzir mais CO2 e menos NOX e particulas.
Se querem ter uma noçao do que isto significa na prática façam uma visita a uma grande capital de um país menos desenvolvido. Passem umas horas no meio do trânsito e depois venham cá contar se conseguiram respirar como deve ser. É que nesses países os combustíveis sao menos limpos e as tecnologias dos motores sao dos anos 70-80 sem as restriçoes ambientais actuais. [)][)]
Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?
não acaba, apenas diminuem mesmo com estes filtros parece que emitem cerca de 6 vezes mais particulas que os otto que é insignificante nestes, mas tens que ver que com estes filtros lá se vai a poupança diesel, pois têm manutenção os psa falam em 400€ de 80000 em 80000km's.;) e continuam a emitir o nox.
quanto ao CO esse problema já está resolvido nos otto com os catalizadores.
citação:Há aqui alguma coisa mal... Ou o 3com trocou o lugar do I e pos EuroVI (6) em vez de EuroIV (4), ou o seis vai entrar antes do quatro, ou eu n percebo nada disto!!!
exatamente, a norma euro 4 em outubro deste ano e a euro 5 em 2009, a euro 5 já não tem redução das particulas apenas se refere ás emissões de nox.;)
Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?
não acaba, apenas diminuem mesmo com estes filtros parece que emitem cerca de 6 vezes mais particulas que os otto que é insignificante nestes, mas tens que ver que com estes filtros lá se vai a poupança diesel, pois têm manutenção os psa falam em 400€ de 80000 em 80000km's.;) e continuam a emitir o nox.
quanto ao CO esse problema já está resolvido nos otto com os catalizadores.
O que as pessoas se esquecem é que as normas apesar de terem o mesmo nome têm critérios e valores diferentes de emissoes para diesel e gasolina.... uma norma EuroIV para gasolina nao é a mesma que EuroIV para diesel, em valores absolutos. Se se igualassem... bye bye diesel.
Com os FAP, nao acaba essas particulas nos Diesel?
não acaba, apenas diminuem mesmo com estes filtros parece que emitem cerca de 6 vezes mais particulas que os otto que é insignificante nestes, mas tens que ver que com estes filtros lá se vai a poupança diesel, pois têm manutenção os psa falam em 400#8364; de 80000 em 80000km's.;) e continuam a emitir o nox.
quanto ao CO esse problema já está resolvido nos otto com os catalizadores.
O que as pessoas se esquecem é que as normas apesar de terem o mesmo nome têm critérios e valores diferentes de emissoes para diesel e gasolina.... uma norma EuroIV para gasolina nao é a mesma que EuroIV para diesel, em valores absolutos. Se se igualassem... bye bye diesel.
[:0][:0][:0]
Pois, é obvio que não são a mesma coisa, são normas diferentes:D
E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
citação:Originalmente colocada por 3com
Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
Eu estava a falar dos automóveis, não dos combustíveis ;)
E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
?!?!?!?!?!?!?
Porque é que se baixar o ISP da gasolina de forma a igualar o diesel o sector da logistica é afectado? Se nao se tocar no preço do diesel, nao se podem queixar de nada.
Nao tem impacto nenhum na economia (a nível inflacionista como gostam tanto de apregoar), a nao ser reduçao de receitas para o Estado (ou entao nao...) e menos gastos para os consumidores.
redução porquê? até se poderia dar o contrário, pois baixando o isp da gasolina poderia aumentar o seu consumo, certo?
pois. menor imposto mas mais volume. mas à partida o que se espera é uma quebra nas receitas, ainda por cima com a dieselizaçao do mercado. Por isso os governos nao têm tomates para este tipo de medidas e no fundo nem lhes interessa muito. Depois tinham de justificar a "perda" do beneficio que tem o diesel actualmente e ia haver manifestaçoes a pedir a reduçao do ISP sobre o gasóleo... [8)]
E porque não diminuir o preço dos gasolina em vez de aumentar o dos diesel??
Todo o sector da logistica utiliza veiculos a diesel....
Isso iria ter um enorme impacto na economia! (seria necessário criar um diesel mais barato como se fez com o agricula)
?!?!?!?!?!?!?
Porque é que se baixar o ISP da gasolina de forma a igualar o diesel o sector da logistica é afectado? Se nao se tocar no preço do diesel, nao se podem queixar de nada.
Nao tem impacto nenhum na economia (a nível inflacionista como gostam tanto de apregoar), a nao ser reduçao de receitas para o Estado (ou entao nao...) e menos gastos para os consumidores.
Porque é impossivel baixar o preço da gasolina sem subir o do diesel....
Isso tem um enorme peso nas contas do estado!
Acredita, se fosse possivel um destes ultimos governos já o tinha feito, nem que fosse como medida populista[xx(]
acredito na falta de tomates do governo, mas daí a fazerem manifestações.............. pelo menos assim da parte do governo conseguiriam atrasar um pouco mais o avanço das energias alternativas, que parece que o governo está a fazer tudo para as travar.
Porque é que se baixar o ISP da gasolina de forma a igualar o diesel o sector da logistica é afectado? Se nao se tocar no preço do diesel, nao se podem queixar de nada.
Nao tem impacto nenhum na economia (a nível inflacionista como gostam tanto de apregoar), a nao ser reduçao de receitas para o Estado (ou entao nao...) e menos gastos para os consumidores.
Porque é impossivel baixar o preço da gasolina sem subir o do diesel....
Isso tem um enorme peso nas contas do estado!
Acredita, se fosse possivel um destes ultimos governos já o tinha feito, nem que fosse como medida populista[xx(]
impossivel nao é. Trata-se de assumir a perda de receitas ou nao. De qualquer das formas essa perda já começa a ser evidente pela crescente importancia do diesel no dia a dia. Um governo sério se calhar até aproveitava a ocasiao para tornar esse imposto mais equitativo. Mas na conjuntura económica que enfrentamos nao tenho perspectivas de que venha a acontecer.
Por outro lado tenho a convicçao de que se isso acontecesse iriam chover os protestos dos consumidores diesel a dizer que é injusto e a reinvidicar igual descida para o gasoleo. [|)]
mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.
do ponto de vista da fiscalidade é o mais vantajoso. Mantém as receitas da gasolina, e ainda aumenta e muito no sector diesel. Tudo isto perfeitamente justificado e suportado pelas normas anti-poluiçao.
O descontentamento vai ser grande, veremos se aguentam a pressao...
mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.
do ponto de vista da fiscalidade é o mais vantajoso. Mantém as receitas da gasolina, e ainda aumenta e muito no sector diesel. Tudo isto perfeitamente justificado e suportado pelas normas anti-poluiçao.
O descontentamento vai ser grande, veremos se aguentam a pressao...
mas achas que os cromos do parlamento vão fazer isso?[8)]
mas não será isso que o governo vai fazer? aplicar a "dose" aos carros mais poluidores? e assim em vez de baixar a gasosa sobe o diesel.
do ponto de vista da fiscalidade é o mais vantajoso. Mantém as receitas da gasolina, e ainda aumenta e muito no sector diesel. Tudo isto perfeitamente justificado e suportado pelas normas anti-poluiçao.
O descontentamento vai ser grande, veremos se aguentam a pressao...
mas achas que os cromos do parlamento vão fazer isso?[8)]
acho que vao andar entretidos com demagogia, a discutir o défice e tal em vez de se preocuparem com uma politica sustentável para o país, mesmo que isso signifique apertar alguns calos pelo caminho... e mudar radicalmente o posicionamento do país em termos energéticos.
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