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    Originalmente Colocado por AMR Ver Post

    Quanto à questão das subidas e descidas, tenho que dar a razao ao Elron, pq tanto a subir como a descer, o feixe de luz deve-se manter ao mesmo nível pelas razões obvias. Não é por se ir a subir ou a descer que o feixe de luz deve levantar ou baixar. O que se procura desenvolver são sistemas que detectem lombas
    O feixe deve manter-se ao mesmo nível para as diferentes inclinações. No entanto, é essencial ao Xenon adaptar-se às variações das inclinações.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      O feixe deve manter-se ao mesmo nível para as diferentes inclinações. No entanto, é essencial ao Xenon adaptar-se às variações das inclinações.
      Só da carroçaria, e enquanto não existirem sistemas de detecção de lombas.

      Comentário


        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
        Só da carroçaria, e enquanto não existirem sistemas de detecção de lombas.
        Não sei o que queres dizer com "só da carroçaria"...mas a verdade é que os encadeamentos dão-se quando há variações na inclinação da estrada, nomeadamente em lombas, ou seja, topos de montes, como bem disseste (e não só). Por isso é essencial que o Xenon se adapte a essas variações.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Não sei o que queres dizer com "só da carroçaria"...mas a verdade é que os encadeamentos dão-se quando há variações na inclinação da estrada, nomeadamente em lombas, ou seja, topos de montes, como bem disseste (e não só). Por isso é essencial que o Xenon se adapte a essas variações.
          Mas isso não acontece com os mais vulgares sistemas de xénon. Aliás, acho que ainda nem existe nenhum sistema que detecte essas situações.

          Temos os assistentes de máximos que detectam transito em sentido contrário, e baixam os maxs para médios. Mas penso que ainda não sejam o tipo de sistema que a Opel começou a desenvolver para que os médios baixem nesse tipo de situações em que o carro se encontre num ponto mais elevado, como é o caso do topo de uma lomba, ou inicio de uma descida.

          Comentário


            Como é que vocês propoem que o carro saiba que está a chegar ao topo de uma subida?..deve ser por GPS n?...-_-

            Comentário


              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              Não sei o que queres dizer com "só da carroçaria"...mas a verdade é que os encadeamentos dão-se quando há variações na inclinação da estrada, nomeadamente em lombas, ou seja, topos de montes, como bem disseste (e não só). Por isso é essencial que o Xenon se adapte a essas variações.
              Os faróis de Xénon regulam-se pela carga exercida na suspensão, não pela inclinação do carro.
              Caso fosse assim, numa subida os faróis ficariam completamente a apontar para baixo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                Não sabia que também tinha sensores à frente. A maioria penso que não tenha.

                De qualquer modo, esse sistema não tem forma de aferir por si só o nivelamento do carro.
                Depois ainda há a questão de que numa subida ou descida, tens que manter o alcance dos faróis.




                Claro que já

                Só para te mostrar como essa força gravítica funciona contra neste caso :

                A força gravítica é expressada por F = m *a com F força, m massa, a aceleração.

                Sabemos que ao nível da terra a força gravítica corresponde a aproximadamente 10m/s(é 9,8, mas 10 simplifica as contas).

                Assim, agarrando nesse Passat, que penso que pese perto de 1500Kg, temos 1500 * 10, ou seja 15.000 Newtons de força gravítica sobre o mesmo.
                Se o carro for numa subida de digamos 30º, então a força gravítica real aplicada no carro será 15000 * cos(30º), ou seja, ~12.990 Newtons. A força será portanto menor. Tens ainda a questão desta não ser equitativamente distribuída pelos dois eixos, dado o da frente pesar mais no caso do Passat, mas as proporções mantêm-se

                Assim, volto a dizer. Um sistema de xenon OEM tem como grande vantagem ser "idiot proof" a nível de regulação em altura. O que é óptimo porque de facto encadeia. Se tiveres uma óptica que foque bem (daí a preferência por ópticas com projector, embora não sejam as únicas que foquem bem) e que esteja bem regulada em altura, estás na realidade a encadear tanto como um Xenon de origem

                Cumps
                Podias explicar melhor?
                BTW, uma inclinação de 30º é quase surreal, mas entendo que seja apenas um exemplo, contudo, convém colocar valores mais credíveis e isto serve para a força gravítica que não deves arredondar para 10.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Queres ilegalidades? Não tens limpa faróis nem nivelador automático.

                  O teu carro está ilegal e é mais um a somar aos muitos que andam por aí.

                  O teu farol é um espectáculo e não encandeia...tudo bem...e quando metes peso na bagageira? Quando levas 5 pessoas no carro? Vais regular não é? E se não te lembrares? Pois...os outros tramam-se.

                  Por isso é que as lâmpadas e os kits xenon ilegais proliferam: as pessoas não têm a mínima consciência de condução em sociedade nem sabem respeitar as outras pessoas.
                  O que quer dizer que para montar xenon tem que se trocar as opticas,
                  também colocar limpa farois e nivelador automático.
                  O Kit xenon trás tudo para que a montagem fique correcta e de acordo com a legislação?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                    Como é que vocês propoem que o carro saiba que está a chegar ao topo de uma subida?..deve ser por GPS n?...-_-
                    Pela detecção de transito no mesmo sentido e em sentido contrário... como é obvio.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                      Os faróis de Xénon regulam-se pela carga exercida na suspensão, não pela inclinação do carro.
                      Caso fosse assim, numa subida os faróis ficariam completamente a apontar para baixo.
                      Olha que dou conta, sobretudo em subidas acentuadas, do meu baixar os foco de luz para o mínimo. Tenho um focus II.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        Podias explicar melhor?
                        BTW, uma inclinação de 30º é quase surreal, mas entendo que seja apenas um exemplo, contudo, convém colocar valores mais credíveis e isto serve para a força gravítica que não deves arredondar para 10.
                        Explicar aqui é complicado porque não dá para desenhar

                        Neste exemplo:

                        http://img4.imageshack.us/img4/3865/fise.jpg

                        O vector P(a verde) corresponde à força gravítica normal, ou seja, aos tais 9,8m/s.

                        A força real sobre o carro será o verde mais escuro à esquerda. Esse valor, tendo aquele triângulo composto pelo P e o verde mais escuro um ângulo de 30º, será P * cos(ângulo)

                        O que faz todo o sentido. Conforme a inclinação vai aumentando, a força exercida contra o solo vai diminuindo. Se assim não fosse, no limite com uma inclinação de 90º, conseguirias subir paredes sem cair já que terias exactamente a mesma tracção que terias numa estrada a direito

                        Espero ter conseguido passar a ideia...aqui n é fácil :P

                        Cumps

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                          Os faróis de Xénon regulam-se pela carga exercida na suspensão, não pela inclinação do carro.
                          Caso fosse assim, numa subida os faróis ficariam completamente a apontar para baixo.
                          O que eu digo é que os faróis Xenon deviam detectar as variações de inclinação, e isso seria muito simples, tendo dois sensores em cada eixo do carro. Quando esses sensores rodassem em sentidos diferentes, em relação ao centro do carro, estaria a existir uma variação de inclinação e o Xenon podia adequar-se para não encadear.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                            Explicar aqui é complicado porque não dá para desenhar

                            Neste exemplo:

                            http://img4.imageshack.us/img4/3865/fise.jpg

                            O vector P(a verde) corresponde à força gravítica normal, ou seja, aos tais 9,8m/s.

                            A força real sobre o carro será o verde mais escuro à esquerda. Esse valor, tendo aquele triângulo composto pelo P e o verde mais escuro um ângulo de 30º, será P * cos(ângulo)

                            O que faz todo o sentido. Conforme a inclinação vai aumentando, a força exercida contra o solo vai diminuindo. Se assim não fosse, no limite com uma inclinação de 90º, conseguirias subir paredes sem cair já que terias exactamente a mesma tracção que terias numa estrada a direito

                            Espero ter conseguido passar a ideia...aqui n é fácil :P

                            Cumps
                            Para além de não perceber onde queres chegar com esta conversa, estás a confundir conceitos de física, porque força gravítica é diferente de reacção do solo. Além disso considerar um modelo de veículo estático para estudar um veículo em movimento é completamente errado. Para além de que o teu modelo, como desenhaste nesse desenho, não está estático. Está em movimento, para baixo. Porque como a reacção é menor que a força gravitica, o resto da força gravitica (a componente paralela ao solo) puxa o carro para baixo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              O que eu digo é que os faróis Xenon deviam detectar as variações de inclinação, e isso seria muito simples, tendo dois sensores em cada eixo do carro. Quando esses sensores rodassem em sentidos diferentes, em relação ao centro do carro, estaria a existir uma variação de inclinação e o Xenon podia adequar-se para não encadear.
                              É o que já acontece.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                O que eu digo é que os faróis Xenon deviam detectar as variações de inclinação, e isso seria muito simples, tendo dois sensores em cada eixo do carro. Quando esses sensores rodassem em sentidos diferentes, em relação ao centro do carro, estaria a existir uma variação de inclinação e o Xenon podia adequar-se para não encadear.
                                Sim... deve ser porreiro fazer uma subida ou umas descida de 2kms com os farois a apontarem para um alcance de 10 metros...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Para além de não perceber onde queres chegar com esta conversa, estás a confundir conceitos de física, porque força gravítica é diferente de reacção do solo.
                                  Onde é que falei de "reacção do solo"(querias dizer força de atrito?)?

                                  Além disso considerar um modelo de veículo estático para estudar um veículo em movimento é completamente errado.
                                  Modelo de veículo estático? onde é q vês isso mais uma vez?
                                  Para além de que o teu modelo, como desenhaste nesse desenho, não está estático. Está em movimento, para baixo. Porque como a reacção é menor que a força gravitica, o resto da força gravitica (a componente paralela ao solo) puxa o carro para baixo.
                                  Hum certo...mas aquilo era só um exemplo para explicar o cálculo da força gravítica real sobre o carro face ao solo. Qual foi a parte que está errada / não percebeste?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
                                    Olha que dou conta, sobretudo em subidas acentuadas, do meu baixar os foco de luz para o mínimo. Tenho um focus II.
                                    Mas numa subida há mais carga sobre o eixo traseiro, e numa descida há mais carga sobre o eixo dianteiro.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                      Sim... deve ser porreiro fazer uma subida ou umas descida de 2kms com os farois a apontarem para um alcance de 10 metros...
                                      Não estás a entender aquilo que eu digo...O que eu disse foi que, quando não há variação da inclinação, ou seja, quando a inclinação do automóvel é fixa, 0º, 5º, 7º, etc, o feixe de luz deve obviamente incidir na mesma direcção para obter os 30 metros!

                                      Agora, quando a inclinação da estrada muda, por exemplo de uma subida de 6º para 0º, vai haver um momento em que as luzes vão encadear alguém. É aí que o sistema de regulação podia regular para não afectar quem segue de frente. Até porque, se as luzes não se regularem, vai haver um momento em que o alcance delas passará muito os 30 metros.

                                      Espero que tenhas entendido o meu raciocínio

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                        É o que já acontece.
                                        Sim, mas pelo que dizem aqui, servem apenas para controlar a carga do veículo e as reacções da suspensão, e não propriamente as variações de inclinação entre os dois eixos, o que é pena!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                          Onde é que falei de "reacção do solo"(querias dizer força de atrito?)?

                                          Modelo de veículo estático? onde é q vês isso mais uma vez?

                                          Hum certo...mas aquilo era só um exemplo para explicar o cálculo da força gravítica real sobre o carro face ao solo. Qual foi a parte que está errada / não percebeste?
                                          Não existe nenhum conceito de força gravítica real sobre o carro face ao solo. Existe sim um conceito que se chama Reacção Normal do Solo. A Força Gravítica de um objecto é a mesma em qualquer situação: Massa do corpo X 9,81m/s^2. E a reacção Normal não é o atrito. Aliás o atrito calcula-se a partir desta normal: Força de atrito = Reacção Normal do Solo X coeficiente de atrito. Mas têm direcções perpendiculares entre si.

                                          De facto a Reacção Normal do solo é tanto mais pequena quanto mais inclinada for a estrada por onde o carro circula. Mas como a Fg é fixa para a mesma massa, se a Reacção Normal é menor, então o resto da força gravítica terá efeitos directos no movimento da viatura, supondo condições sem atrito. Assim, numa inclinação, o carro parado terá tendência a descer. Por isso é que um carro num plano horizontal não se movimenta: A reacção normal do solo tem o mesmo módulo e sentido da Fg (apenas direcções contrárias), fazendo um par acção-reacção perfeito, fazendo com que o carro fique estático.

                                          Se não existisse Reacção Normal do Solo, o carro "enterrava-se", pois não haveria um somatório de forças nulo sobre o carro.

                                          Quanto ao modelo ser estático ou não...de facto não é estático...aquilo que tu desenhaste é um carro a cair em queda livre. E mesmo assim está mauzinho porque não estás a considerar o atrito do ar E assim nunca vais descobrir a velocidade terminal da tua viatura

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Não estás a entender aquilo que eu digo...O que eu disse foi que, quando não há variação da inclinação, ou seja, quando a inclinação do automóvel é fixa, 0º, 5º, 7º, etc, o feixe de luz deve obviamente incidir na mesma direcção para obter os 30 metros!

                                            Agora, quando a inclinação da estrada muda, por exemplo de uma subida de 6º para 0º, vai haver um momento em que as luzes vão encadear alguém. É aí que o sistema de regulação podia regular para não afectar quem segue de frente. Até porque, se as luzes não se regularem, vai haver um momento em que o alcance delas passará muito os 30 metros.

                                            Espero que tenhas entendido o meu raciocínio
                                            Mas isso não é feito com os sensores de inclinação da carroçaria. Isso terá que ser feito como eu já expliquei estar a ser supostamente desenvolvido, com detecção das lombas e/ou tráfego.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Não existe nenhum conceito de força gravítica real sobre o carro face ao solo. Existe sim um conceito que se chama Reacção Normal do Solo. A Força Gravítica de um objecto é a mesma em qualquer situação: Massa do corpo X 9,81m/s^2. E a reacção Normal não é o atrito. Aliás o atrito calcula-se a partir desta normal: Força de atrito = Reacção Normal do Solo X coeficiente de atrito. Mas têm direcções perpendiculares entre si.

                                              De facto a Reacção Normal do solo é tanto mais pequena quanto mais inclinada for a estrada por onde o carro circula. Mas como a Fg é fixa para a mesma massa, se a Reacção Normal é menor, então o resto da força gravítica terá efeitos directos no movimento da viatura, supondo condições sem atrito. Assim, numa inclinação, o carro parado terá tendência a descer. Por isso é que um carro num plano horizontal não se movimenta: A reacção normal do solo tem o mesmo módulo e sentido da Fg (apenas direcções contrárias), fazendo um par acção-reacção perfeito, fazendo com que o carro fique estático.

                                              Se não existisse Reacção Normal do Solo, o carro "enterrava-se", pois não haveria um somatório de forças nulo sobre o carro.

                                              Quanto ao modelo ser estático ou não...de facto não é estático...aquilo que tu desenhaste é um carro a cair em queda livre. E mesmo assim está mauzinho porque não estás a considerar o atrito do ar E assim nunca vais descobrir a velocidade terminal da tua viatura
                                              No meio dessa conversa toda(onde estás correcto) acabaste por não me contrariar em nada. Ou seja, numa subida, a força exercida sobre as suspensões do carro é inferior à força que é exercida numa estrada plana. Logo os sensores de nivelamento dos kits de xenon não baixam as luzes só por irmos numa subida

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                                No meio dessa conversa toda(onde estás correcto) acabaste por não me contrariar em nada. Ou seja, numa subida, a força exercida sobre as suspensões do carro é inferior à força que é exercida numa estrada plana. Logo os sensores de nivelamento dos kits de xenon não baixam as luzes só por irmos numa subida
                                                Então mas eu há bocado tinha-te perguntado o porquê de teres começado a falar em Fg e não me disseste! Eu também não estava a perceber, mas agora já percebi onde queres chegar

                                                Na verdade não podes ver as coisas assim...porque um carro tem duas reacções (na verdade tem quatro mas vamos considerar duas para simplificar) do solo, uma por eixo. De facto pode-se afirmar que a soma das reacções, numa subida, é menor que em plano. Mas há uma questão aí! É que, sendo uma subida, vai incidir mais Força gravítica sobre o eixo traseiro e menos sobre o eixo dianteiro!

                                                Supondo que em plano, a reacção do solo frontal é de 5000N e a traseira de 4000N, por exemplo, então numa subida, a reacção do solo nas rodas da frente vai diminuir! Suponhamos que ficava 3500N, e atrás ficava 4500N.

                                                Ou seja, a força sobre o eixo traseiro é maior a subir do que em plano! Assim, o carro fica mais baixo atrás e mais alto à frente em subida!

                                                Isto explica o porquê dos Xenon terem de regular em subida...e eu que estava a dizer que não era necessário serem regulados em subida vejo agora que estava errado...é essencial os Xenon regularem a altura do feixe em subida (e em descida!), porque o peso desloca-se para o eixo traseiro!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Então mas eu há bocado tinha-te perguntado o porquê de teres começado a falar em Fg e não me disseste! Eu também não estava a perceber, mas agora já percebi onde queres chegar

                                                  Na verdade não podes ver as coisas assim...porque um carro tem duas reacções (na verdade tem quatro mas vamos considerar duas para simplificar) do solo, uma por eixo. De facto pode-se afirmar que a soma das reacções, numa subida, é menor que em plano. Mas há uma questão aí! É que, sendo uma subida, vai incidir mais Força gravítica sobre o eixo traseiro e menos sobre o eixo dianteiro!

                                                  Supondo que em plano, a reacção do solo frontal é de 5000N e a traseira de 4000N, por exemplo, então numa subida, a reacção do solo nas rodas da frente vai diminuir! Suponhamos que ficava 3500N, e atrás ficava 4500N.

                                                  Ou seja, a força sobre o eixo traseiro é maior a subir do que em plano! Assim, o carro fica mais baixo atrás e mais alto à frente em subida!

                                                  Isto explica o porquê dos Xenon terem de regular em subida...e eu que estava a dizer que não era necessário serem regulados em subida vejo agora que estava errado...é essencial os Xenon regularem a altura do feixe em subida (e em descida!), porque o peso desloca-se para o eixo traseiro!
                                                  Subidas, descidas, planaltos... o que interessa é que a altura do feixe seja ajustada de acordo com o movimento da carroçaria, e o mantenha próximo dos 30 metros sem os ultrapassar.

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                                                    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                    tenho bi-xenon montado num grande punto na posicao 1 e num ano nunca recebi sinal de luzes
                                                    Isso não quer dizer nada. É muito raro eu dar sinais de luzes, apenas os insulto para mim, e reclamo sem me chatear.

                                                    Curiosamente esta semana um senhor de um Grande Punto levou com um bi-xenon daqueles a sério, porque teve o azar de me apanhar no fim de uma subida, não gostei nada de levar com aquela luz de talho.

                                                    Comentário


                                                      Bem, em relação a este tópico, acho que se está a gerar desinformação desnecessária.

                                                      Onde é que isto já vai...até umas simples lampadas bem reguladas conseguem encandear quando há desníveis.

                                                      A mim preocupa-me sim quem anda com um farol a apontar para a lua e outro pro chão!!! Vejo casos destes aos pontapés, mais do que aqueles que instalam um kit xénon e esquecem-se de afinar o sistema porque só querem é ter uma boa visibilidade para eles ou porque simplesmente foram instalados pelo proprietário do carro que sem conhecimentos e porque fica maravilhado com aquilo não tem paciência para ir a uma oficina ou pedir a alguém para lhos afinar.

                                                      Será difícil irem a uma oficina e com ajuda de uma máquina regularem os faróis de maneira a que fiquem dentro da legislação e desta forma não provoquem problemas sérios aos outros condutores?!

                                                      O que disse acima é que me preocupa verdadeiramente, e não é dirigido a ninguém em concreto, eu nem tenho xénon, tenho umas simples lâmpadas compradas na Norauto com uma tonalidade de 4300k que me dão bastante visibilidade e como estão afinadinhas e têm homologação passam sempre na inspecção, curiosamente o que não passa são os mínimos que têm leds brancos!!!lol

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                        Será difícil irem a uma oficina e com ajuda de uma máquina regularem os faróis de maneira a que fiquem dentro da legislação e desta forma não provoquem problemas sérios aos outros condutores?!
                                                        Os faróis nunca estarão dentro da legislação mesmo regulados. Já disse isso muitas vezes, e, em ópticas sem projector, não existe regulação possível, nem que estejam apenas com um alcance de 2 metros, a luz espalha-se para os lados e para cima de forma abusiva pois as opticas não foram preparadas e desenhadas para tanto fluxo luminoso.

                                                        O que disse acima é que me preocupa verdadeiramente, e não é dirigido a ninguém em concreto, eu nem tenho xénon, tenho umas simples lâmpadas compradas na Norauto com uma tonalidade de 4300k que me dão bastante visibilidade e como estão afinadinhas e têm homologação passam sempre na inspecção, curiosamente o que não passa são os mínimos que têm leds brancos!!!lol
                                                        Essas tais lâmpadas 4300k são de que marca? Será que são mesmo homologadas? Tenho ideia que as lâmpadas halogéneo não podem ultrapassar os 4000K.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                          Isso não quer dizer nada. É muito raro eu dar sinais de luzes, apenas os insulto para mim, e reclamo sem me chatear.

                                                          Curiosamente esta semana um senhor de um Grande Punto levou com um bi-xenon daqueles a sério, porque teve o azar de me apanhar no fim de uma subida, não gostei nada de levar com aquela luz de talho.


                                                          pois se era luz de talho devia ser 8k ou 10k...

                                                          eu tenho 6k e nao encandei-a ninguem..

                                                          curiosamente ontem houve operacao stop gigante aqui na zona...e mandaram-me parar... tinha o xenon ligado e so imbirraram com a medida dos pneus....que curiosamente estava no livrete e nao viram

                                                          Comentário


                                                            6000K já é luz de talho. O xenon a sério tem 4300~4500 e é o que é permitido.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                              Isso não quer dizer nada. É muito raro eu dar sinais de luzes, apenas os insulto para mim, e reclamo sem me chatear.

                                                              Curiosamente esta semana um senhor de um Grande Punto levou com um bi-xenon daqueles a sério, porque teve o azar de me apanhar no fim de uma subida, não gostei nada de levar com aquela luz de talho.
                                                              Quanto a isso temos pena. Fosse luz do talho ou luz da peixaria de serie, ias levar com o feixe nos olhos na mesma. Se estavas no fim de uma subida, lamento, mas com a tecnologia actual ainda vais levar com muita luz nos olhos. É por isso que nos temos que adaptar e não olhar directamente para os focos de luz.

                                                              Eu a isto chamo vontade de criticar por critcar.


                                                              E já agora fica uma nota relativamente a essa carinhosa alcunha. As luzes dos talhos são mais proximas dos vermelhos, para realçar as cores das carnes. Inventem outra. Luz de hospital maybe

                                                              Comentário

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