Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SIC --- Jornal da Noite Edição de 28-03-2010 (GPL)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Está a ser discutido num topico ca do forum, e em alguns modelos dava para a poupança de dois anos em relação à gasolina.
    1300€ num bmw é muito dinheiro por exemplo, isso custou-me a conversão do carro
    O meu tem 80000 Km's aproximadamente e não gastei nem um cêntimo com o filtro de partículas

    Comentário


      #92
      1400€ pela conversão? isso fica mais caro que o meu carro
      tem 16 anos e nem 60kkms...

      já agora, quando o meu sogro converteu o Sierra 1.6 para GPL, o carro ficou com menos potencia e de vez em quando, dava umas chatices ligadas ao GPL.

      a tecnologia já evoluiu o suficiente para acabar com as perdas de potencia e os probs.?

      no meu Córdoba, hoje, iria sentir alguma quebra?

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
        segundo um post meu do dia 10 de março:

        ai realmente é uma diferença gigante entre o preço do gpl e da gasolina. 10 centimos.
        Se te disserem que pagas menos 19% se calhar já é...

        Comentário


          #94
          Por acaso quando converti o meu Stilo 5 cilíndros, em simultâneo converteu um Golf V GTi Preto e 2 Volvos 850 T5.

          Eram os 4 carros que estavam com a boca aberta

          E estava já lá um Classe S V8 à espera.

          Comentário


            #95
            Vamos aqui relatar uma situação real para entender o porquê do GPL.

            Situação 1:
            1- Carro a gasolina potente e muito equipado.
            2- Andamento de ~500 Kms por mês.
            3- Gasolina a ~1,00 €.
            4- Consumos de ~10 litros aos 100 Kms
            Logo despesa de ~50 € mês (ao fim ao cabo 1 depósito mensal)

            Situação 2:
            1- O mesmo carro
            2- Por mudança de vida, andamento de ~2000 Kms por mês.
            3- Gasolina a ~1,50 €.
            4- Consumos de ~10 litros aos 100 Kms
            Logo despesa de ~300 € mês

            Situação 3:
            1- O mesmo carro, conversão a GPL
            2- Andamento de ~2000 Kms por mês.
            3- GPL a ~0,60 €.
            4- Consumos de ~12 litros aos 100 Kms
            Logo despesa de ~144 € mês

            Situação 4:
            1- Veículo novo a Diesel para se aproximar em potência ou equipamento sempre >37.000 €
            Para falar nos mais conhecidos: 20d BMW, 2.0 TDI 170 VAG, 2.2 Toyota, etc.
            2- Andamento de ~2000 Kms por mês.
            3- Diesel a ~1,20 €.
            4- Consumos de ~7 litros aos 100 Kms
            Logo despesa de ~168 € mês

            Portanto GPL mais barato do que Diesel.

            Carro com 40.000 Kms na altura da conversão e a valer 12.000 € em retoma.
            Portanto 37.000 - 12.000 = 25.000.

            Expliquem-me para que ia deitar fora pelo menos 25.000?
            Sendo que perderia (no meu caso) o elan de conduzir um Otto e ainda por cima de belo som.

            Nota: a retoma futura não me interessa para nada pois não é para vender.

            Mas se fosse... nunca um Diesel usado de 37.000 novo valerá, nem que seja 6 anos depois 25.000 €...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
              Não deves ter acompanhado a "evolução" dos preços da gasolina, pois não?
              Infelizmente, para mal dos meus pecados, também eu sou obrigado a colocar "pingos" de gasolina

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                Infelizmente, para mal dos meus pecados, também eu sou obrigado a colocar "pingos" de gasolina
                Agora, pensa nos que andam exclusivamente a 98.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                  Agora, pensa nos que andam exclusivamente a 98.
                  Outra vigarice

                  Antes da gasolina sem chumbo, a gasolina tinha 98.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                    Outra vigarice

                    Antes da gasolina sem chumbo, a gasolina tinha 98.
                    1. Não é vigarice (vigarice é termos a gasolina mais cara que o gasóleo).

                    2. Antes da obrigatoriedade dos catalisadores, e da gasolina sem chumbo 95, a gasolina (Super) tinha 97 octanas. A Normal (que praticamente, só carros como o 2CV, Dyane usavam), era de 91.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      1. Não é vigarice (vigarice é termos a gasolina mais cara que o gasóleo).

                      2. Antes da obrigatoriedade dos catalisadores, e da gasolina sem chumbo 95, a gasolina (Super) tinha 97 octanas. A Normal (que praticamente, só carros como o 2CV, Dyane usavam), era de 91.
                      Podiam usar, assim como os Carochas.
                      Mesmo os Opel 1700 dos anos 60 podiam andar, mas não era a mesma coisa.

                      A "normal" acabou bem antes da "Super".

                      Comentário


                        A vigarice está em 3 octanas darem para tanta diferença de preço
                        Quando o habitual era já ser de 98 (dizes 97, seja).

                        Sei que tive carros carburados que andavam o mesmo com Super e com SC98. Metendo SC95 era como meter no carro 5 pessoas.

                        Comentário


                          Quanto ao gasóleo, já defendi que devia ter 3 preços:

                          - Normal (para todos em geral)
                          - "Verde" (Aquecimento, agricola, etc)
                          - Sem qualquer imposto para os Transportes, o que fazia por exemplo os autocarros com bilhetes mais baratos, mais gente, menos carros nas ruas... logo... e aqui está o problema verdadeiro... menos colecta de impostos em combustíveis e portagens, logo menos para as algibeiras deles e menos jobs for the boys

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            Podiam usar, assim como os Carochas.
                            Mesmo os Opel 1700 dos anos 60 podiam andar, mas não era a mesma coisa.

                            A "normal" acabou bem antes da "Super".
                            Como disse, a Normal praticamente não era usada. Por isso é que para carros actuais (catalizados) a 95 dá perfeitamente, mas isso já não acontece em todos os modelos anteriores (nomeadamente, em motores com taxas de compressão superiores a 10:1).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                              A vigarice está em 3 octanas darem para tanta diferença de preço
                              Quando o habitual era já ser de 98 (dizes 97, seja).

                              Sei que tive carros carburados que andavam o mesmo com Super e com SC98. Metendo SC95 era como meter no carro 5 pessoas.
                              E não é só nisso das 3 octanas; é que muito Zé Portuga não faz as contas e muitos dos carros que existem pagam a SC98 mais cara, mas o carro por exemplo gasta 7 em vez de 8 litros se meterem SC95

                              Logo por cada milhão de abastecimentos são logo mais ~5 milhões de litros de líquido, logo mais impostos recolhidos.

                              Portanto metem a SC98 muito mais cara - muita gente deixa de a meter a pensar que sai mais cara e acabam por meter mais litros de SC95.

                              Se alguém importante me lê, que me dê um JOB para eu não falar destas "cousas".

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                A vigarice está em 3 octanas darem para tanta diferença de preço
                                A questão aqui não é propriamente a diferença no I.O., mas o facto de:
                                1. Ser mais cara de produzir (devido aos aditivos)
                                2. Ser cada vez mais, um produto de nicho (como já disse, qualquer carro actual trabalha bem com a 95, e nem todos tiram partido da 98), fazendo com que a esmagadora maioria dos consumidores opte pela opção mais barata!

                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                Sei que tive carros carburados que andavam o mesmo com Super e com SC98. Metendo SC95 era como meter no carro 5 pessoas.
                                Naturalmente! Estavam afinados para 97 octanas, logo, não tinham qualquer problema com a 98. Já com a 95, como tu próprio reconheces, para além da penalização no desempenho (e aposto que também nos consumos), corrias o risco de danificar o motor (desde o simples "grilar", podendo ocorrer fenómenos de detonação mais graves).

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  E não é só nisso das 3 octanas; é que muito Zé Portuga não faz as contas e muitos dos carros que existem pagam a SC98 mais cara, mas o carro por exemplo gasta 7 em vez de 8 litros se meterem SC95

                                  Logo por cada milhão de abastecimentos são logo mais ~5 milhões de litros de líquido, logo mais impostos recolhidos.

                                  Portanto metem a SC98 muito mais cara - muita gente deixa de a meter a pensar que sai mais cara e acabam por meter mais litros de SC95.

                                  Se alguém importante me lê, que me dê um JOB para eu não falar destas "cousas".
                                  Só um reparo: o Imposto é idêntico para ambas!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Quanto ao gasóleo, já defendi que devia ter 3 preços:

                                    - Normal (para todos em geral)
                                    - "Verde" (Aquecimento, agricola, etc)
                                    - Sem qualquer imposto para os Transportes, o que fazia por exemplo os autocarros com bilhetes mais baratos, mais gente, menos carros nas ruas... logo... e aqui está o problema verdadeiro... menos colecta de impostos em combustíveis e portagens, logo menos para as algibeiras deles e menos jobs for the boys
                                    Para deixar de haver incentivos para a busca de alternativas mais limpas?

                                    Já agora, o que consideras "Normal"?

                                    Comentário


                                      Era importante no entanto, apesar da SC98 ser mais cara, as pessoas (cala-te boca ) testarem se os consumos do seu carro são iguais com SC95 e SC98.
                                      É que toda a gente que conheço que testou... gasta menos com SC98.

                                      O problema é que 90% dos automobilistas Portugueses (não é do fórum AHO claro) nem uma regra de 3 simples sabe fazer.

                                      E também é verdade que só uma pequena parte das pessoas atesta os depósitos.

                                      Eu sempre atestei e por isso sempre tive consumos calculados com duas casas décimais e até três casas décimais, ao ml portanto.
                                      E sempre da mesma maneira.
                                      Sacode - Atesta - Mal trava paro - sacode - pistola no sítio.

                                      X litros / Y Kms x 100

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Para deixar de haver incentivos para a busca de alternativas mais limpas?

                                        Já agora, o que consideras "Normal"?
                                        "Normal" infelizmente o que está agora ou idêntico... ou seja... carregadinho de impostos.

                                        Devia era serem criados mais dois preços, mas principalmente o tal sem impostos para transportes.

                                        É que são muito caros os transportes.
                                        Só se tiveres "passe" é que não.

                                        Mas eu por exemplo se comprar 2 senhas de autocarro para ir à baixa do Porto o preço é mais ou menos o preço que gasto de GPL
                                        Logo indo duas pessoas sai a metade do preço ir de carro do que de autocarro, o que é ridículo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          "Normal" infelizmente o que está agora ou idêntico... ou seja... carregadinho de impostos.
                                          Se assim fosse, continuaríamos com as mesmas fritadeiras Volvo que nos invadiram em 79, e não teríamos agora autocarros a GN, por exemplo. Deixa estar como está!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            Era importante no entanto, apesar da SC98 ser mais cara, as pessoas (cala-te boca ) testarem se os consumos do seu carro são iguais com SC95 e SC98.
                                            Sem dúvida! Mas olha que nem todos os carros tiram partido da 98. Nos que estão afinados para 97 ou cujas E.C.U. estão equipadas de sensor anti-detonação para afinar o ponto de ignição, sem dúvida!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              Sem dúvida! Mas olha que nem todos os carros tiram partido da 98. Nos que estão afinados para 97 ou cujas E.C.U. estão equipadas de sensor anti-detonação para afinar o ponto de ignição, sem dúvida!
                                              Ainda é muita gente e muito carro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Era importante no entanto, apesar da SC98 ser mais cara, as pessoas (cala-te boca ) testarem se os consumos do seu carro são iguais com SC95 e SC98.
                                                É que toda a gente que conheço que testou... gasta menos com SC98.

                                                O problema é que 90% dos automobilistas Portugueses (não é do fórum AHO claro) nem uma regra de 3 simples sabe fazer.

                                                E também é verdade que só uma pequena parte das pessoas atesta os depósitos.

                                                Eu sempre atestei e por isso sempre tive consumos calculados com duas casas décimais e até três casas décimais, ao ml portanto.
                                                E sempre da mesma maneira.
                                                Sacode - Atesta - Mal trava paro - sacode - pistola no sítio.

                                                X litros / Y Kms x 100

                                                Pegando na regra de 3 simples, dou o meu exemplo. Ando sempre com o depósito completamente atestado de gás, 62l úteis certinhos. Acabado de atestar faço-me à estrada e coloco o conta km's a zero.
                                                O último registo que fiz foi de Sábado passado a este Sábado em que fiz 352 km's certinhos quando voltei à bomba. Fui atestar de novo e couberam-me 25.9l certinhos no depósito.

                                                Ou seja, gastei 25.9l de GPL para fazer 352km's.
                                                25.9l / 352 km X 100 = 7.35l
                                                O que dá um custo de 7.35l X 0.55€l = 4.04€ aos 100km

                                                Este é um percurso de nacionais e muita cidade (faço famalicão-maia todos os dias ida e volta) sem nenhuma AE. Esses 352km's têm assim por alto 2horas de pára-arranca pelo meio.
                                                Se for a jogar para os consumos, consigo perfeitamente fazer 6l de GPL aos 100km tal como se faz 4.5 num diesel. O condutor importa tanto como o carro que conduz, basta não abusar muitas vezes das 2500rpm/3000rpm.

                                                Não adianta falar de cor ou ir pelo CB. É pegar na máquina de calcular e fazer as contas. Um otto gasta muito? Gasta, se andar sempre a rasgar. Mas isso acontece com qualquer carro, quanto mais se carrega no pedal mais combustível é injectado.
                                                Daí a minha teoria que um carro submotorizado, mesmo que tenha um motor com pouca cilindrada e supostamente economico, pode gastar mais que um motor mais potente que executa o mesmo trabalho com menos esforço

                                                Um caso muito interessante é o do civic 1.5 Ils que faz médias fantásticas para um otto e para uma condução normal safa-se perfeitamente. E claro, um carro bem afinado, com os pneus em condições, direcção alinhada, boa aerodinâmica, a usar combustível de qualidade etc tem meio caminho andado para fazer bons consumos
                                                Editado pela última vez por GPL; 30 March 2010, 10:07.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post

                                                  Um caso muito interessante é o do civic 1.5 lsi que faz médias fantásticas para um otto e para uma condução normal safa-se perfeitamente. E claro, um carro bem afinado, com os pneus em condições, direcção alinhada, boa aerodinâmica, a usar combustível de qualidade etc tem meio caminho andado para fazer bons consumos
                                                  1.5 iLS D15Z6 penso que é este que queres referir..

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                    1.5 iLS D15Z6 penso que é este que queres referir..
                                                    Exactamente, é esse mesmo. Ainda ontem andei nele mas confundo sempre as siglas lol
                                                    Acho um carro fantástico para otto, excelente economia se quiser andar nas calmas mas se o puseres acima das 4000rpm torna-se muito engraçado. É o sedan de 1995 e aquilo é uma máquina, 150 000km (não é muito mas tem muitos anos e já levou brutais esfregas) e continua um relogio. Ainda no Domingo andou sempre no redline nas mãos do tio da minha maria, mas redline a sério em 2ª,3ª,4ª e torna a mandar uma abaixo. Excelente carrinho, é sem dúvida um dos usados que aconselho pela brutal fiabilidade

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                      Para além de tudo isso já dever ter sido ultrapassado há muito (pelo menos, as restrições relativas à injecção em fase líquida), com certeza que não seria o caso num instalador português que certamente já homologou boa parte dos veículos a GPL que por cá circulam. Volto a dizer: faltam as razões!
                                                      Falas do que desconheces.
                                                      Homologar não é levar um carro à inspecção tipo B.
                                                      E n se pode ultrapassar restrições qando estas vão contra a nossa legislação.

                                                      Comentário


                                                        - O GPL pode obter-se da refinação de petróleo ou de jazidas de gás natural. EM termos mundiais, a amioria é obtido de jazidas de gás natural, mas no caso do nosso país e maioria da Europa este é obtido da refinação. Portugal importou entre 60 a 90% do GPL necessário para o consumo interno, e o consumo para GPL-Auto é insignificante.

                                                        - O preço do GPL, que essencialmente em termos de vendas é Butano e Propano, têm para este dois gases cotações internacionais. Subiram muito em 2008, baixaram em 2009 e estão novamente a subir agora. Chegamos a ter oscilações de 60% no preço transaccionado para o nosso país. Fazer contas a retirar ao litro do GPL-Auto, a retirar o valor do IVA e ISP não são conclusivos, ninguém trabalha de borla, e tendo em conta que os custos com este produto são muito superiores aos dos combustiveis liquidos, o valor final se não fosse o ISP beneficiado seria superior ao dos outros combustiveis.

                                                        - Com disse uma vez o 3º madeirense mais conhecido, o pauloFvF, logo a seguir ao Cristiano e ao Jardim, "Ninguém usa GPL-Auto por prazer."

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Falas do que desconheces.
                                                          Não. Não falo!!!

                                                          E, se desconheço alguma coisa em todo este processo, é por incompetência das autoridades supostamente competentes (um bom exemplo, é o IMTT não ter números dos veículos homologados por eles para GPL. ). Por favor. Não queiras defender o indefensável!

                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          E n se pode ultrapassar restrições qando estas vão contra a nossa legislação.
                                                          Quando a nossa legislação vai contra directivas comunitárias, não só pode, como deve!

                                                          Tanto assim, que é ridículo, que os mesmos carros, com (certamente) as mesmíssimas alterações, são vendidos em Portugal. E, se eu quiser adquirir um carro homologado noutro Estado Membro com injecção na fase líquida, também o posso fazer sem qualquer problema.
                                                          Se achas que são práticas aceitáveis num país que até já liderou o Mundo em avanços científicos...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                            -
                                                            - Com disse uma vez o 3º madeirense mais conhecido, o pauloFvF, logo a seguir ao Cristiano e ao Jardim, "Ninguém usa GPL-Auto por prazer."
                                                            O real prazer é levar 20€ no bolso quando se vai à bomba e meter 36l de combustível
                                                            Quando vou com alguem meter gasolina dão 20€ por 14l.

                                                            Se podia viver sem o GPL? Poder podia, mas não andava a mesma coisa (também já cometi a atrocidade de andar a gasolina a 1.52€ litro)

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                              Não. Não falo!!!

                                                              E, se desconheço alguma coisa em todo este processo, é por incompetência das autoridades supostamente competentes (um bom exemplo, é o IMTT não ter números dos veículos homologados por eles para GPL. ). Por favor. Não queiras defender o indefensável!


                                                              Quando a nossa legislação vai contra directivas comunitárias, não só pode, como deve!

                                                              Tanto assim, que é ridículo, que os mesmos carros, com (certamente) as mesmíssimas alterações, são vendidos em Portugal. E, se eu quiser adquirir um carro homologado noutro Estado Membro com injecção na fase líquida, também o posso fazer sem qualquer problema.
                                                              Se achas que são práticas aceitáveis num país que até já liderou o Mundo em avanços científicos...
                                                              Se não queres ler, ou não sabes, nada posso fazer.
                                                              EU dou exemplos concretos, tu desconversas.
                                                              O que não certamente voltar a fazer, é dar-me ao trabalho de partilhar conhecimento que é normalmente pago.

                                                              Não preciso de defender nada, se tivesse um número superior de veículos convertidos no nosso país, só tinha a ganhar com isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X