Originalmente Colocado por GPL
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SIC --- Jornal da Noite Edição de 28-03-2010 (GPL)
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DiogoSilva
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1400€ pela conversão? isso fica mais caro que o meu carro
tem 16 anos e nem 60kkms...
já agora, quando o meu sogro converteu o Sierra 1.6 para GPL, o carro ficou com menos potencia e de vez em quando, dava umas chatices ligadas ao GPL.
a tecnologia já evoluiu o suficiente para acabar com as perdas de potencia e os probs.?
no meu Córdoba, hoje, iria sentir alguma quebra?
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Vamos aqui relatar uma situação real para entender o porquê do GPL.
Situação 1:
1- Carro a gasolina potente e muito equipado.
2- Andamento de ~500 Kms por mês.
3- Gasolina a ~1,00 €.
4- Consumos de ~10 litros aos 100 Kms
Logo despesa de ~50 € mês (ao fim ao cabo 1 depósito mensal)
Situação 2:
1- O mesmo carro
2- Por mudança de vida, andamento de ~2000 Kms por mês.
3- Gasolina a ~1,50 €.
4- Consumos de ~10 litros aos 100 Kms
Logo despesa de ~300 € mês
Situação 3:
1- O mesmo carro, conversão a GPL
2- Andamento de ~2000 Kms por mês.
3- GPL a ~0,60 €.
4- Consumos de ~12 litros aos 100 Kms
Logo despesa de ~144 € mês
Situação 4:
1- Veículo novo a Diesel para se aproximar em potência ou equipamento sempre >37.000 €
Para falar nos mais conhecidos: 20d BMW, 2.0 TDI 170 VAG, 2.2 Toyota, etc.
2- Andamento de ~2000 Kms por mês.
3- Diesel a ~1,20 €.
4- Consumos de ~7 litros aos 100 Kms
Logo despesa de ~168 € mês
Portanto GPL mais barato do que Diesel.
Carro com 40.000 Kms na altura da conversão e a valer 12.000 € em retoma.
Portanto 37.000 - 12.000 = 25.000.
Expliquem-me para que ia deitar fora pelo menos 25.000?
Sendo que perderia (no meu caso) o elan de conduzir um Otto e ainda por cima de belo som.
Nota: a retoma futura não me interessa para nada pois não é para vender.
Mas se fosse... nunca um Diesel usado de 37.000 novo valerá, nem que seja 6 anos depois 25.000 €...
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostOutra vigarice
Antes da gasolina sem chumbo, a gasolina tinha 98.
2. Antes da obrigatoriedade dos catalisadores, e da gasolina sem chumbo 95, a gasolina (Super) tinha 97 octanas. A Normal (que praticamente, só carros como o 2CV, Dyane usavam), era de 91.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver Post1. Não é vigarice (vigarice é termos a gasolina mais cara que o gasóleo).
2. Antes da obrigatoriedade dos catalisadores, e da gasolina sem chumbo 95, a gasolina (Super) tinha 97 octanas. A Normal (que praticamente, só carros como o 2CV, Dyane usavam), era de 91.
Mesmo os Opel 1700 dos anos 60 podiam andar, mas não era a mesma coisa.
A "normal" acabou bem antes da "Super".
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Quanto ao gasóleo, já defendi que devia ter 3 preços:
- Normal (para todos em geral)
- "Verde" (Aquecimento, agricola, etc)
- Sem qualquer imposto para os Transportes, o que fazia por exemplo os autocarros com bilhetes mais baratos, mais gente, menos carros nas ruas... logo... e aqui está o problema verdadeiro... menos colecta de impostos em combustíveis e portagens, logo menos para as algibeiras deles e menos jobs for the boys
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostPodiam usar, assim como os Carochas.
Mesmo os Opel 1700 dos anos 60 podiam andar, mas não era a mesma coisa.
A "normal" acabou bem antes da "Super".
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostA vigarice está em 3 octanas darem para tanta diferença de preço
Quando o habitual era já ser de 98 (dizes 97, seja).
Sei que tive carros carburados que andavam o mesmo com Super e com SC98. Metendo SC95 era como meter no carro 5 pessoas.
Logo por cada milhão de abastecimentos são logo mais ~5 milhões de litros de líquido, logo mais impostos recolhidos.
Portanto metem a SC98 muito mais cara - muita gente deixa de a meter a pensar que sai mais cara e acabam por meter mais litros de SC95.
Se alguém importante me lê, que me dê um JOB para eu não falar destas "cousas".
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostA vigarice está em 3 octanas darem para tanta diferença de preço
1. Ser mais cara de produzir (devido aos aditivos)
2. Ser cada vez mais, um produto de nicho (como já disse, qualquer carro actual trabalha bem com a 95, e nem todos tiram partido da 98), fazendo com que a esmagadora maioria dos consumidores opte pela opção mais barata!
Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostSei que tive carros carburados que andavam o mesmo com Super e com SC98. Metendo SC95 era como meter no carro 5 pessoas.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostE não é só nisso das 3 octanas; é que muito Zé Portuga não faz as contas e muitos dos carros que existem pagam a SC98 mais cara, mas o carro por exemplo gasta 7 em vez de 8 litros se meterem SC95
Logo por cada milhão de abastecimentos são logo mais ~5 milhões de litros de líquido, logo mais impostos recolhidos.
Portanto metem a SC98 muito mais cara - muita gente deixa de a meter a pensar que sai mais cara e acabam por meter mais litros de SC95.
Se alguém importante me lê, que me dê um JOB para eu não falar destas "cousas".
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostQuanto ao gasóleo, já defendi que devia ter 3 preços:
- Normal (para todos em geral)
- "Verde" (Aquecimento, agricola, etc)
- Sem qualquer imposto para os Transportes, o que fazia por exemplo os autocarros com bilhetes mais baratos, mais gente, menos carros nas ruas... logo... e aqui está o problema verdadeiro... menos colecta de impostos em combustíveis e portagens, logo menos para as algibeiras deles e menos jobs for the boys
Já agora, o que consideras "Normal"?
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Era importante no entanto, apesar da SC98 ser mais cara, as pessoas (cala-te boca ) testarem se os consumos do seu carro são iguais com SC95 e SC98.
É que toda a gente que conheço que testou... gasta menos com SC98.
O problema é que 90% dos automobilistas Portugueses (não é do fórum AHO claro) nem uma regra de 3 simples sabe fazer.
E também é verdade que só uma pequena parte das pessoas atesta os depósitos.
Eu sempre atestei e por isso sempre tive consumos calculados com duas casas décimais e até três casas décimais, ao ml portanto.
E sempre da mesma maneira.
Sacode - Atesta - Mal trava paro - sacode - pistola no sítio.
X litros / Y Kms x 100
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostPara deixar de haver incentivos para a busca de alternativas mais limpas?
Já agora, o que consideras "Normal"?
Devia era serem criados mais dois preços, mas principalmente o tal sem impostos para transportes.
É que são muito caros os transportes.
Só se tiveres "passe" é que não.
Mas eu por exemplo se comprar 2 senhas de autocarro para ir à baixa do Porto o preço é mais ou menos o preço que gasto de GPL
Logo indo duas pessoas sai a metade do preço ir de carro do que de autocarro, o que é ridículo.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post"Normal" infelizmente o que está agora ou idêntico... ou seja... carregadinho de impostos.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostEra importante no entanto, apesar da SC98 ser mais cara, as pessoas (cala-te boca ) testarem se os consumos do seu carro são iguais com SC95 e SC98.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostEra importante no entanto, apesar da SC98 ser mais cara, as pessoas (cala-te boca ) testarem se os consumos do seu carro são iguais com SC95 e SC98.
É que toda a gente que conheço que testou... gasta menos com SC98.
O problema é que 90% dos automobilistas Portugueses (não é do fórum AHO claro) nem uma regra de 3 simples sabe fazer.
E também é verdade que só uma pequena parte das pessoas atesta os depósitos.
Eu sempre atestei e por isso sempre tive consumos calculados com duas casas décimais e até três casas décimais, ao ml portanto.
E sempre da mesma maneira.
Sacode - Atesta - Mal trava paro - sacode - pistola no sítio.
X litros / Y Kms x 100
Pegando na regra de 3 simples, dou o meu exemplo. Ando sempre com o depósito completamente atestado de gás, 62l úteis certinhos. Acabado de atestar faço-me à estrada e coloco o conta km's a zero.
O último registo que fiz foi de Sábado passado a este Sábado em que fiz 352 km's certinhos quando voltei à bomba. Fui atestar de novo e couberam-me 25.9l certinhos no depósito.
Ou seja, gastei 25.9l de GPL para fazer 352km's.
25.9l / 352 km X 100 = 7.35l
O que dá um custo de 7.35l X 0.55€l = 4.04€ aos 100km
Este é um percurso de nacionais e muita cidade (faço famalicão-maia todos os dias ida e volta) sem nenhuma AE. Esses 352km's têm assim por alto 2horas de pára-arranca pelo meio.
Se for a jogar para os consumos, consigo perfeitamente fazer 6l de GPL aos 100km tal como se faz 4.5 num diesel. O condutor importa tanto como o carro que conduz, basta não abusar muitas vezes das 2500rpm/3000rpm.
Não adianta falar de cor ou ir pelo CB. É pegar na máquina de calcular e fazer as contas. Um otto gasta muito? Gasta, se andar sempre a rasgar. Mas isso acontece com qualquer carro, quanto mais se carrega no pedal mais combustível é injectado.
Daí a minha teoria que um carro submotorizado, mesmo que tenha um motor com pouca cilindrada e supostamente economico, pode gastar mais que um motor mais potente que executa o mesmo trabalho com menos esforço
Um caso muito interessante é o do civic 1.5 Ils que faz médias fantásticas para um otto e para uma condução normal safa-se perfeitamente. E claro, um carro bem afinado, com os pneus em condições, direcção alinhada, boa aerodinâmica, a usar combustível de qualidade etc tem meio caminho andado para fazer bons consumosEditado pela última vez por GPL; 30 March 2010, 10:07.
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Originalmente Colocado por GPL Ver Post
Um caso muito interessante é o do civic 1.5 lsi que faz médias fantásticas para um otto e para uma condução normal safa-se perfeitamente. E claro, um carro bem afinado, com os pneus em condições, direcção alinhada, boa aerodinâmica, a usar combustível de qualidade etc tem meio caminho andado para fazer bons consumos
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Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post1.5 iLS D15Z6 penso que é este que queres referir..
Acho um carro fantástico para otto, excelente economia se quiser andar nas calmas mas se o puseres acima das 4000rpm torna-se muito engraçado. É o sedan de 1995 e aquilo é uma máquina, 150 000km (não é muito mas tem muitos anos e já levou brutais esfregas) e continua um relogio. Ainda no Domingo andou sempre no redline nas mãos do tio da minha maria, mas redline a sério em 2ª,3ª,4ª e torna a mandar uma abaixo. Excelente carrinho, é sem dúvida um dos usados que aconselho pela brutal fiabilidade
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostPara além de tudo isso já dever ter sido ultrapassado há muito (pelo menos, as restrições relativas à injecção em fase líquida), com certeza que não seria o caso num instalador português que certamente já homologou boa parte dos veículos a GPL que por cá circulam. Volto a dizer: faltam as razões!
Homologar não é levar um carro à inspecção tipo B.
E n se pode ultrapassar restrições qando estas vão contra a nossa legislação.
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- O GPL pode obter-se da refinação de petróleo ou de jazidas de gás natural. EM termos mundiais, a amioria é obtido de jazidas de gás natural, mas no caso do nosso país e maioria da Europa este é obtido da refinação. Portugal importou entre 60 a 90% do GPL necessário para o consumo interno, e o consumo para GPL-Auto é insignificante.
- O preço do GPL, que essencialmente em termos de vendas é Butano e Propano, têm para este dois gases cotações internacionais. Subiram muito em 2008, baixaram em 2009 e estão novamente a subir agora. Chegamos a ter oscilações de 60% no preço transaccionado para o nosso país. Fazer contas a retirar ao litro do GPL-Auto, a retirar o valor do IVA e ISP não são conclusivos, ninguém trabalha de borla, e tendo em conta que os custos com este produto são muito superiores aos dos combustiveis liquidos, o valor final se não fosse o ISP beneficiado seria superior ao dos outros combustiveis.
- Com disse uma vez o 3º madeirense mais conhecido, o pauloFvF, logo a seguir ao Cristiano e ao Jardim, "Ninguém usa GPL-Auto por prazer."
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostFalas do que desconheces.
E, se desconheço alguma coisa em todo este processo, é por incompetência das autoridades supostamente competentes (um bom exemplo, é o IMTT não ter números dos veículos homologados por eles para GPL. ). Por favor. Não queiras defender o indefensável!
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostE n se pode ultrapassar restrições qando estas vão contra a nossa legislação.
Tanto assim, que é ridículo, que os mesmos carros, com (certamente) as mesmíssimas alterações, são vendidos em Portugal. E, se eu quiser adquirir um carro homologado noutro Estado Membro com injecção na fase líquida, também o posso fazer sem qualquer problema.
Se achas que são práticas aceitáveis num país que até já liderou o Mundo em avanços científicos...
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post-
- Com disse uma vez o 3º madeirense mais conhecido, o pauloFvF, logo a seguir ao Cristiano e ao Jardim, "Ninguém usa GPL-Auto por prazer."
Quando vou com alguem meter gasolina dão 20€ por 14l.
Se podia viver sem o GPL? Poder podia, mas não andava a mesma coisa (também já cometi a atrocidade de andar a gasolina a 1.52€ litro)
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostNão. Não falo!!!
E, se desconheço alguma coisa em todo este processo, é por incompetência das autoridades supostamente competentes (um bom exemplo, é o IMTT não ter números dos veículos homologados por eles para GPL. ). Por favor. Não queiras defender o indefensável!
Quando a nossa legislação vai contra directivas comunitárias, não só pode, como deve!
Tanto assim, que é ridículo, que os mesmos carros, com (certamente) as mesmíssimas alterações, são vendidos em Portugal. E, se eu quiser adquirir um carro homologado noutro Estado Membro com injecção na fase líquida, também o posso fazer sem qualquer problema.
Se achas que são práticas aceitáveis num país que até já liderou o Mundo em avanços científicos...
EU dou exemplos concretos, tu desconversas.
O que não certamente voltar a fazer, é dar-me ao trabalho de partilhar conhecimento que é normalmente pago.
Não preciso de defender nada, se tivesse um número superior de veículos convertidos no nosso país, só tinha a ganhar com isso.
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