Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SIC --- Jornal da Noite Edição de 28-03-2010 (GPL)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Tá-se aqui a fazer umas comparações um bocado parvas, é obvio que toda a gente prefere um carro novo, só que nem toda a gente tem possibilidades para os ter (ou então o meu caso que não quero pedir emprestimos para carro) por essa ordem de ideias eu prefiro um Porsche Cayenne Turbo a GPL

    Tá-se a falar do pessoal que tem carros a gasolina e porque precisa economizar em combustivel empenha-se num diesel, às vezes ainda fica mais caro pois tem que pagar prestação + gasóleo quando no antigo só pagava a gasolina. Eu tenho um carro de 98, 1.5cc a gasolina extremamente fiável, tá pago e que me dá um enorme prazer de condução apesar de só ter 90cv, tava a precisar de economizar no combustivel, soluções?
    Trocar por diesel era a 1ª, davam-me €3000 pelo carro na melhor das hipoteses, e tinha de comprar um "charuto" qualquer, com €3000 que comprava a diesel? Um Corsa com "n" km e sei lá que problemas tem? Ou então ir ao banco pedir dinheiro pra comprar algo recente e ficar a pagar prestação + combustivel?
    Colocar a GPL era a 2ª, investimento de €1600 (não preciso de ir ao banco pedi-los), continuo com o carro extremamente fiável e agora económico... Como devem perceber optei pela 2ª e tou contente... É uma questão de fazer as contas, eu fiz as minhas e tou satisfeito, infelizmente uma boa parte dos portugueses não as sabe fazer... Preciso que um carro económico, ah e tal pimba um emprestimo ao banco, €150 de prestação por mês durante 5 anos e tem um carro a diesel e económico... se calhar não gastava €150 em gasolina mas pronto...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
      sabes o que significa GPL?
      também fiquei na dúvida. Pela sigla tem tudo a ver com petróleo, mas a minha área é outra.

      Comentário


        #63
        Ora claro 3pelos, não há nada de difícil de perceber. Quem fica a pagar uma prestação ao banco durante n anos+gasóleo+manutenção mais cara etc ganha assim tanto? Claro que depois todas as justificações servem, dizer que tem um carro melhor etc.
        Já vi pessoal a ir de carros bons a gasolina para carros de qualidade inferior a gasóleo só pela economia, estes é que dificilmente conseguem justificar alguma coisa. Um colega foi de um Golf GTI de 2005 para um 1.3 cdti novo para ter economia.
        Se tivesse convertido a GPL não estava bem melhor? E que dinheiro ficou ele a ganhar afinal? O que lhe deram pelo GTI deu à justa para abater no 1.3 cdti porque precisava de fazer muitos km's.
        Se isto não é ir de cavalo para burro... Também me criticou por usar gpl, que o gti dele não levava com aquilo porque estragava o carro e tal mas agora ao carregar no acelerador vê os cavalos que perdeu e vai vendo que o meu carro não se estraga como ele pensava.
        E se entramos pelos custos de manutenção de um diesel vs GPL nunca mais daqui saímos. A começar na fap são rios e rios de dinheiro. Eu gasto 40€ a cada 20 000km de óleo e filtros e de resto são peças de desgaste como travões, pneus, etc. Mais nadinha de manutenção e tretas de filtros.
        Será que compensa MESMO trocar o otto por um diesel ou é vergonha não ter um carro novo?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          também fiquei na dúvida. Pela sigla tem tudo a ver com petróleo, mas a minha área é outra.
          O GPL é gás butano ou propano consoante os casos, as siglas não são a composição do combustível. Nunca viram abastecer? Eu abasteço todas as semanas e se não sabia isso mau era.


          http://en.wikipedia.org/wiki/Autogas
          Editado pela última vez por GPL; 29 March 2010, 15:41.

          Comentário


            #65
            volto a perguntar: sabes o que significa gpl?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
              volto a perguntar: sabes o que significa gpl?
              Gás de Petróleo Liquefeito?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                O GPL é gás butano ou propano consoante os casos, as siglas não são a composição do combustível. Nunca viram abastecer? Eu abasteço todas as semanas e se não sabia isso mau era.


                Autogas - Wikipedia, the free encyclopedia
                ganhavas um bocado em não pensares sempre que as pessoas estão numa perseguição contra a tua pessoa. Perguntaram te se sabias o que significava GPL, não fui eu!
                Apenas comentei que se a sigla significa Gás de petróleo liquefeito que tem tudo a ver com petróleo.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  ganhavas um bocado em não pensares sempre que as pessoas estão numa perseguição contra a tua pessoa. Perguntaram te se sabias o que significava GPL, não fui eu!
                  Apenas comentei que se a sigla significa Gás de petróleo liquefeito que tem tudo a ver com petróleo.
                  Peço desculpa, a minha intenção não foi de reponder mal. Apenas coloquei o link e disse que abastecia com regularidade.

                  "When used as vehicle fuel, it is commonly known as liquefied petroleum gas (LPG or LP-gas), which can be a mixture of propane along with small amounts of propylene, butane, and butylene. An odorant such as ethanethiol or thiophene is added so that people can easily smell the gas in case of a leak."


                  Fica o link:

                  Propane - Wikipedia, the free encyclopedia

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                    Da wikipédia:

                    "O GPL ou GLP é um dos sub-produtos do petróleo como a gasolina, diesel e os óleos lubrificantes, sendo retirado do mesmo através de refino em uma refinaria de petróleo. Torna-se liquefeito apenas quando é armazenado em bilhas/botijões ou tanques de aço em pressões de 6 a 8 atmosferas (6 a 8 kgf/cm²)."
                    Da mesma Wikipédia
                    LPG is synthesised by refining petroleum or 'wet' natural gas, and is usually derived from fossil fuel sources, being manufactured during the refining of crude oil, or extracted from oil or gas streams as they emerge from the ground
                    Por outras palavras: Podes extrair GPL a partir do Petróleo (obviamente, vem daí o nome), mas este não é a única fonte. O Gás Natural é uma das principais.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      O Gás Natural é uma das principais.
                      Não temos um acordo com a Argélia para o fornecimento?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        Não temos um acordo com a Argélia para o fornecimento?
                        Até podíamos ter produção própria. O que é que isso muda?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Até podíamos ter produção própria. O que é que isso muda?
                          fiz uma pergunta, respondes só se quiseres.

                          Comentário


                            #73
                            O diesel e a gasolina são refinados do petróleo, o GPL é extraído. Portanto a dependência face ao petróleo é muito diferente.
                            Para o GPL custar o mesmo que a gasolina, tinha de ter um imposto brutal porque tem um preço de venda muito mais baixo. Daí custar menos de metade da gasolina em todos os países da Europa, se aqui custasse o mesmo era um caso de escândalo
                            Editado pela última vez por GPL; 29 March 2010, 16:10.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                              O diesel e a gasolina são refinados do petróleo, o GPL é extraído. Portanto a dependência face ao petróleo é muito diferente.
                              Refinado ou "extraído", continuaria a necessitar do Petróleo, se fosse a única fonte!

                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                              Para o GPL custar o mesmo que a gasolina, tinha de ter um imposto brutal porque tem um preço de venda muito mais baixo. Daí custar menos de metade da gasolina em todos os países da Europa, se aqui custasse o mesmo era um caso de escândalo
                              Estás a confundir as coisas e nem sequer estás bem informado. A gasolina é que tem um "imposto brutal" (vá-se lá saber porquê, é penalizado em relação ao combustível mais poluente - Gasóleo). Sem impostos, os valores dos vários combustíveis até estão muito próximos.
                              Se o GPL tem a vantagem de preço em relação aos outros combustíveis rodoviários, deve-o exclusivamente à política fiscal.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                volto a perguntar: sabes o que significa gpl?
                                Pergunto: já alguma vez abasteceste gpl? Dizer gás petrolífero liquefeito está ao alcance de qualquer um após procurar no google. Agora compreender o que isso realmente é na prática e a sua composição já é mais dificil.
                                Não me vais dizer que é mais parecido com a gasolina ou o diesel do que com o gás propano e butano, pois não? E que fica mais caro a produzir do que esses dois combustiveis que são vendidos mais caros, pois não? A refinação do petróleo tem um custo muito superior a um mero processo de extracção. Vê o que leva a gasolina e o diesel e rapidamente percebes a razão dos preços.
                                O autocolante que trago no carro diz "veículo a gás". Não diz "veículo a petróleo líquido".


                                Agora é que vi que este post não era do dysplay, peço desculpa ter-te confundido.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                  O diesel e a gasolina são refinados do petróleo, o GPL é extraído. Portanto a dependência face ao petróleo é muito diferente.
                                  Para o GPL custar o mesmo que a gasolina, tinha de ter um imposto brutal porque tem um preço de venda muito mais baixo. Daí custar menos de metade da gasolina em todos os países da Europa, se aqui custasse o mesmo era um caso de escândalo

                                  segundo um post meu do dia 10 de março:

                                  SC95 = €1.35
                                  IVA = €0.225
                                  ISP = €0.58295
                                  preço base sem impostos = €0.54205

                                  Gasoleo = €1.11
                                  IVA = €0.185
                                  ISP = €0.36441
                                  preço base sem impostos = €0.56058

                                  GPL = €0.66
                                  IVA = €0.11
                                  ISP = €0.10878
                                  preço base sem impostos = €0.44122
                                  ai realmente é uma diferença gigante entre o preço do gpl e da gasolina. 10 centimos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                    (...)
                                    Também à custa dessa maneira de pensar é que eu comprei o meu carro. A rapariga que mo vendeu tinha-o comprado por 12 000€ em 2007 e vendeu-mo por 5000€ para comprar agora um Golf1.6 Tdi por 30 000€. Tudo desespero por causa dos consumos que ela tinha a gasolina, porque gostava do carro mas não o conseguia manter. Foi estritamente isso, ela só queria um carro que lhe ficasse mais económico e não por ser "recente".(...)
                                    só me ocorre uma coisa:

                                    há pessoal que não deve mesmo nada à inteligência...

                                    pois claro, não tinha $$$ pra gasolina, mas prefire perder 7000 euros no carro e gastar mais 30000 num a diesel!!

                                    há gente burra, irra!!

                                    Mas no fundo, eu sei que é apenas o "bichinho" de ir possuir um carro novo que dá cabo do raciocínio

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                      Pergunto: já alguma vez abasteceste gpl? Dizer gás petrolífero liquefeito está ao alcance de qualquer um após procurar no google. Agora compreender o que isso realmente é na prática e a sua composição já é mais dificil.
                                      A composição do GPL para o que estava a ser discutído é perfeitamente irrelevante! A questão é se está ou não dependente do Petróleo, como o seu nome sugere!

                                      Já agora, também deves saber o porquê do "liquefeito", certo?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Quanto mais falam do GPL, pior será...

                                        Nunca o preço de venda ao público esteve tão alto como hoje...nem mesmo naquela fase em que o crude atingiu os 150$/barril.

                                        Os 0,45 a 0,50€/lt habituais já começam a ficar muito distantes...dasssss.

                                        Parem lá de perder tempo a discutir um tema que não convém ser discutido!!!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                          Quanto mais falam do GPL, pior será...

                                          Nunca o preço de venda ao público esteve tão alto como hoje...nem mesmo naquela fase em que o crude atingiu os 150$/barril.

                                          Os 0,45 a 0,50€/lt habituais já começam a ficar muito distantes...dasssss.

                                          Parem lá de perder tempo a discutir um tema que não convém ser discutido!!!
                                          Não deves ter acompanhado a "evolução" dos preços da gasolina, pois não?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                            só me ocorre uma coisa:

                                            há pessoal que não deve mesmo nada à inteligência...

                                            pois claro, não tinha $$$ pra gasolina, mas prefire perder 7000 euros no carro e gastar mais 30000 num a diesel!!

                                            há gente burra, irra!!

                                            Mas no fundo, eu sei que é apenas o "bichinho" de ir possuir um carro novo que dá cabo do raciocínio
                                            Sem dúvida! Passei pelo mesmo durante este mês! E pio que isso nem era para poupar era só para ter cavalos extra!!
                                            Depois de muito pensar... Decidi: deixo-me estar quieto mais um tempo e quando estiver mesmo a precisar troco! Se me dão 6000 euros agora, para o ano ou depois dão-me 3 ou 4 mil, mas até lá vou poupando, porque a crise aperta! Eu até tenho o dinheiro mas custa ver a conta a baixar!!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                              segundo um post meu do dia 10 de março:

                                              ai realmente é uma diferença gigante entre o preço do gpl e da gasolina. 10 centimos.
                                              Numa margem até nem 0.60€ os tais 0.10€ fazem muita diferença por litro fora os impostos. E o custo de produção estava nos 0.35 não há muito tempo, isso sãos o preços actuais.
                                              Agora se fossem 0.10€ numa margem grande pouca diferença fazia

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                Sem dúvida! (...)porque a crise aperta! Eu até tenho o dinheiro mas custa ver a conta a baixar!!!
                                                eheh

                                                tás como eu... ando em fase de procura de substituto para o meu Coupé, preciso de algo "familiar e polivalente"
                                                já ando a sondar o mercado, mas simplesmente não me apetece dispensar o dinheiro

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                  eheh

                                                  tás como eu... ando em fase de procura de substituto para o meu Coupé, preciso de algo "familiar e polivalente"
                                                  já ando a sondar o mercado, mas simplesmente não me apetece dispensar o dinheiro
                                                  Eu estou ao contrário. Quero um carro para mim! O carro da Maria dá para a família! Mas estou curioso com algumas propostas do mercado como o DS4, o AR Giu, o Honda CR-z e o Peugeot Coupé... Está tudo para sair, assim, só camprarei para o ano que vem... mas até lá... sofro......
                                                  Como vês, nem sei bem o que quero!

                                                  (Desculpem o off topic!)

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                    só me ocorre uma coisa:

                                                    há pessoal que não deve mesmo nada à inteligência...

                                                    pois claro, não tinha $$$ pra gasolina, mas prefire perder 7000 euros no carro e gastar mais 30000 num a diesel!!

                                                    há gente burra, irra!!

                                                    Mas no fundo, eu sei que é apenas o "bichinho" de ir possuir um carro novo que dá cabo do raciocínio
                                                    Nem uma vírgula de mentira existe na situação que te relatei.
                                                    Engraçado que nem o tentou vender, ia directo de retoma para a VW pelo que eles dessem. Os tipos moeram-lhe a cabeça e ela aceitou os 5000€. Pelo amor de deus, uns 7000 eurinhos ainda ganhava no carro. Sorte a minha que o comprei pelo valor que dava pela retoma.
                                                    O mais brutal é mesmo ela adorar o carro, que nunca tinha dado uma única avaria de nadinha em 112 000km, revisões na marca, andava perfeitamente bem para a condução dela, etc.
                                                    Mas todas as semanas não conseguia pagar 1.20€ pela gasolina e ver o gasóleo a 1€. Dizia que todos os colegas tinham carros que "gastavam pouco" e ela também tinha de mudar o dela.
                                                    Só isso, não o converteu ela converti-o eu.
                                                    Parece mentira mas é verdade, foi uma margem de 25 000€ que deu do A3 1.6 de 2000 (impec) pelo 1.6 Tdi novo 30 000€.
                                                    Tanto dinheirinho que tinha tido para gasolina para o mesmo efeito.

                                                    Volto a frisar, o objectivo foi 99% ter economia e não ter um carro melhor. Uma prestação todos os meses+gasóleo não é lá grande economia
                                                    Editado pela última vez por GPL; 29 March 2010, 16:48.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      Não me entendes-te. Eu não estou a falar de comparar um carro com 8 anos com um novo.
                                                      Imagina que tens um a3 1.8T de 2002 e não o consegues manter a gasolina. Ias vender o teu carro por uma ninharia ou convertias a GPL? Valia a pena dares 30 000€ por um Tdi só por esse motivo da economia? É apenas isso.

                                                      Ela deu 12 000€ há 3 anos, os carros foram baixando o preço a pique (em termos de gasolina). Mas sim, ela deu uma pipa de massa também por causa do estado do carro, revisões na marca, km's, deve ter engolido a treta do "premium" e tal mas foi-lhe muito caro, pelo menos tendo em conta os preços que se praticam hoje. Felizmente para mim foi barato, ela num jantar disse que o ia dar de retoma na VW por 5000€ e eu disse-lhe: "amanhã pago-to e fico eu com ele". Foi assim
                                                      Se não tivesse dinheiro para o manter não comprava um novo porque também não ia ter dinheiro para ele. Quanto muito podia trocar por um TDI do mesmo ano, é a comparação mais correcta

                                                      E não, não trocava

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                        Ora claro 3pelos, não há nada de difícil de perceber. Quem fica a pagar uma prestação ao banco durante n anos+gasóleo+manutenção mais cara etc ganha assim tanto? Claro que depois todas as justificações servem, dizer que tem um carro melhor etc.
                                                        Já vi pessoal a ir de carros bons a gasolina para carros de qualidade inferior a gasóleo só pela economia, estes é que dificilmente conseguem justificar alguma coisa. Um colega foi de um Golf GTI de 2005 para um 1.3 cdti novo para ter economia.
                                                        Se tivesse convertido a GPL não estava bem melhor? E que dinheiro ficou ele a ganhar afinal? O que lhe deram pelo GTI deu à justa para abater no 1.3 cdti porque precisava de fazer muitos km's.
                                                        Se isto não é ir de cavalo para burro... Também me criticou por usar gpl, que o gti dele não levava com aquilo porque estragava o carro e tal mas agora ao carregar no acelerador vê os cavalos que perdeu e vai vendo que o meu carro não se estraga como ele pensava.
                                                        E se entramos pelos custos de manutenção de um diesel vs GPL nunca mais daqui saímos. A começar na fap são rios e rios de dinheiro. Eu gasto 40€ a cada 20 000km de óleo e filtros e de resto são peças de desgaste como travões, pneus, etc. Mais nadinha de manutenção e tretas de filtros.
                                                        Será que compensa MESMO trocar o otto por um diesel ou é vergonha não ter um carro novo?
                                                        Então quanto é que se gasta no filtro de partículas?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                          Se não tivesse dinheiro para o manter não comprava um novo porque também não ia ter dinheiro para ele. Quanto muito podia trocar por um TDI do mesmo ano, é a comparação mais correcta

                                                          E não, não trocava
                                                          Isto ultrapassa os limites da sensatez, mas nem é uma questão do dinheiro para manter o carro. É a "dor" de ver os outros a gastarem x e nós a gastarmos y.
                                                          Porque não compro um igual ao do outro e gasto tanto como ele? Claro que depois perde-se uma dinheirão e os km's que ela fazia (15 000km ano) nem o justificavam.
                                                          São opções, o meu pai também esteve no mesmo dilema. Mandar a astra de 2002 por 5000€ e comprar um económico ou converter o carro estimadíssimo com 44 000km que tinha?
                                                          Claro que foi a segunda opção, gastou 1400€ e o carro fez quase 20 000km em meio ano. Era a opção lógica
                                                          Eu para não lhe dar tanta coça nos km's comprei um para mim que mantenho do meu bolso e não me custa nadinha dar 12€ para 300km

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                                                            Então quanto é que se gasta no filtro de partículas?
                                                            Está a ser discutido num topico ca do forum, e em alguns modelos dava para a poupança de dois anos em relação à gasolina.
                                                            1300€ num bmw é muito dinheiro por exemplo, isso custou-me a conversão do carro

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                              Isto ultrapassa os limites da sensatez, mas nem é uma questão do dinheiro para manter o carro. É a "dor" de ver os outros a gastarem x e nós a gastarmos y.
                                                              Porque não compro um igual ao do outro e gasto tanto como ele? Claro que depois perde-se uma dinheirão e os km's que ela fazia (15 000km ano) nem o justificavam.
                                                              São opções, o meu pai também esteve no mesmo dilema. Mandar a astra de 2002 por 5000€ e comprar um económico ou converter o carro estimadíssimo com 44 000km que tinha?
                                                              Claro que foi a segunda opção, gastou 1400€ e o carro fez quase 20 000km em meio ano. Era a opção lógica
                                                              Eu para não lhe dar tanta coça nos km's comprei um para mim que mantenho do meu bolso e não me custa nadinha dar 12€ para 300km
                                                              Isso é outra situação, concordo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X