Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SIC --- Jornal da Noite Edição de 28-03-2010 (GPL)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    EU dou exemplos concretos, tu desconversas.
    Eu desconverso?!

    Tu é que me acusas de não saber do que falo, quando até acompanhei e conheço os processos de homologação. Logo, quem não sabe do que fala, és tu!

    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    O que não certamente voltar a fazer, é dar-me ao trabalho de partilhar conhecimento que é normalmente pago.
    Para continuar a ser uma mão cheia de nada, bom proveito!

    E os "exemplos concretos", não são justificação para o caso em discussão, como já chamei a atenção.

    Comentário


      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      Quanto ao gasóleo, já defendi que devia ter 3 preços:

      - Normal (para todos em geral)
      - "Verde" (Aquecimento, agricola, etc)
      - Sem qualquer imposto para os Transportes, o que fazia por exemplo os autocarros com bilhetes mais baratos, mais gente, menos carros nas ruas... logo... e aqui está o problema verdadeiro... menos colecta de impostos em combustíveis e portagens, logo menos para as algibeiras deles e menos jobs for the boys
      Os bilhetes dos autocarros podiam ser muito mais baratos, se os transportes publicos nas grandes cidades optassem exclusivamente por ter veiculos a GPL.
      Ganhava o zé pagante e o ambiente

      Por acaso sabem que o "Ayuntamiento de Madrid", criou uma norma que proibe a aquesição de novos autocarros que não sejam movidos a GPL?

      O objectivo é que no prazo de 3 a 5 anos, toda a frota de autocarros da cidade de Madrid sejam a GPL, acabando assim com a emissão de particulas nocivas derivado do gasoleo, e portanto terem uma atmosfera mais limpa na cidade

      Comentário


        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
        Os bilhetes dos autocarros podiam ser muito mais baratos, se os transportes publicos nas grandes cidades optassem exclusivamente por ter veiculos a GPL.
        Ganhava o zé pagante e o ambiente

        Por acaso sabem que o "Ayuntamiento de Madrid", criou uma norma que proibe a aquesição de novos autocarros que não sejam movidos a GPL?

        O objectivo é que no prazo de 3 a 5 anos, toda a frota de autocarros da cidade de Madrid sejam a GPL, acabando assim com a emissão de particulas nocivas derivado do gasoleo, e portanto terem uma atmosfera mais limpa na cidade
        Os "boys" de cá não deixam isso acontecer, caminha-se precisamente no sentido oposto do caso espanhol que relataste

        Comentário


          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          e tendo em conta que os custos com este produto são muito superiores aos dos combustiveis liquidos, o valor final se não fosse o ISP beneficiado seria superior ao dos outros combustiveis.
          Então é melhor é mesmo não criar muitas ondas, que com o desespero que há em criar receitas para alimentar o buraco, os nossos dirigentes são capazes de mexer em tudo.

          Comentário


            http://www.autogas.pt/media/Qualidade_do_GPL_web.pdf

            Comentário


              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
              Os "boys" de cá não deixam isso acontecer, caminha-se precisamente no sentido oposto do caso espanhol que relataste
              Existem vários projectos, e com sucesso, de uso de frotas a GN para transportes públicos. Que me parece um bom caminho a seguir para o GN ou para o GPL.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Existem vários projectos, e com sucesso, de uso de frotas a GN para transportes públicos. Que me parece um bom caminho a seguir para o GN ou para o GPL.
                A Carris tem "meia-dúzia" deles a GN, pena não serem mais sinceramente, na minha opinião é de louvar a atitude dos espanhois

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Existem vários projectos, e com sucesso, de uso de frotas a GN para transportes públicos. Que me parece um bom caminho a seguir para o GN ou para o GPL.
                  Pois, mas tendo em conta aos anos que se lançaram os primeiros, os avanços foram quase nenhuns. No Porto andei em vários a GN quando ia para a faculdade, e sinceramente sempre vi com bons olhos esses autocarros. Quando arrancava um a gasóleo ou um a GN, a poluição que ficava no ar era completamente distinta.
                  Mas sinceramente, ainda este fim-de-semana andei pela zona da Boavista a dar uma volta e a percentagem a GN continua a mesma de há anos atrás.

                  Interessante estudo australiano, onde o GPL está a crescer a olhos vistos:
                  http://www.environment.gov.au/settle...pubs/2ch10.pdf


                  A conclusão é a seguinte:

                  10.8 Summary
                  10.8.1 Advantages
                  • It has low cold-start emissions due to its gaseous state.
                  • It has lower peak pressure during combustion, which generally reduces noise and improves
                  durability; noise levels can be less than 50% of equivalent diesel engines.
                  • LPG fuel systems are sealed and evaporative losses are negligible.
                  • It is easily transportable and offers ‘stand-alone’ storage capability with simple and selfcontained
                  LPG dispensing facilities, with minimum support infrastructure.
                  • LPG vehicles do not require special catalysts.
                  • It contains negligible toxic components.
                  • LPG has lower particle emissions and lower noise levels relative to diesel, making it more
                  attractive for urban areas.
                  • Its low emissions have low greenhouse gas effects and low NOx precursors.
                  • Relative to other fuels, any increases in future demand for LPG can be easily satisfied from
                  both natural gas fields and oil refinery sources.
                  • Emissions of PAH and aldehydes are much lower than those of diesel-fuelled vehicles.

                  10.8.2 Disadvantages
                  • Although LPG has a relatively high energy content per unit mass, its energy content per unit
                  volume is lower than diesel, which explains why LPG tanks take more space than diesel fuel
                  tanks. They are pressure vessels so that they also weigh more than diesel tanks.
                  • It is heavier than air, which requires appropriate handling.
                  • Though the lower flammability limit for LPG is actually higher than the lower flammability
                  limit for petrol, the vapour flammability limits in air are wider than those of petrol, which
                  makes LPG ignite more easily,
                  • It has a high expansion coefficient so that tanks can only be filled to 80% of capacity.
                  • LPG in liquid form can cause cold burns to the skin in case of inappropriate use.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                    A Carris tem "meia-dúzia" deles a GN, pena não serem mais sinceramente, na minha opinião é de louvar a atitude dos espanhois
                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                    Pois, mas tendo em conta aos anos que se lançaram os primeiros, os avanços foram quase nenhuns. No Porto andei em vários a GN quando ia para a faculdade, e sinceramente sempre vi com bons olhos esses autocarros. Quando arrancava um a gasóleo ou um a GN, a poluição que ficava no ar era completamente distinta.
                    Mas sinceramente, ainda este fim-de-semana andei pela zona da Boavista a dar uma volta e a percentagem a GN continua a mesma de há anos atrás.

                    Interessante estudo australiano, onde o GPL está a crescer a olhos vistos:
                    http://www.environment.gov.au/settle...pubs/2ch10.pdf


                    A conclusão é a seguinte:

                    10.8 Summary
                    10.8.1 Advantages
                    • It has low cold-start emissions due to its gaseous state.
                    • It has lower peak pressure during combustion, which generally reduces noise and improves
                    durability; noise levels can be less than 50% of equivalent diesel engines.
                    • LPG fuel systems are sealed and evaporative losses are negligible.
                    • It is easily transportable and offers ‘stand-alone’ storage capability with simple and selfcontained
                    LPG dispensing facilities, with minimum support infrastructure.
                    • LPG vehicles do not require special catalysts.
                    • It contains negligible toxic components.
                    • LPG has lower particle emissions and lower noise levels relative to diesel, making it more
                    attractive for urban areas.
                    • Its low emissions have low greenhouse gas effects and low NOx precursors.
                    • Relative to other fuels, any increases in future demand for LPG can be easily satisfied from
                    both natural gas fields and oil refinery sources.
                    • Emissions of PAH and aldehydes are much lower than those of diesel-fuelled vehicles.

                    10.8.2 Disadvantages
                    • Although LPG has a relatively high energy content per unit mass, its energy content per unit
                    volume is lower than diesel, which explains why LPG tanks take more space than diesel fuel
                    tanks. They are pressure vessels so that they also weigh more than diesel tanks.
                    • It is heavier than air, which requires appropriate handling.
                    • Though the lower flammability limit for LPG is actually higher than the lower flammability
                    limit for petrol, the vapour flammability limits in air are wider than those of petrol, which
                    makes LPG ignite more easily,
                    • It has a high expansion coefficient so that tanks can only be filled to 80% of capacity.
                    • LPG in liquid form can cause cold burns to the skin in case of inappropriate use.
                    Existem projectos, salvoerro, pelo menos em Lisboa, Porto, Braga e Évora.
                    Como ao que sei, todos eles partiram de iniciativas diferentes, faltou a partilha de experiências para evitar problemas.

                    Esse estudo australiano que referes, já tibve oportunidade de o ler, e é quanto a mim bastante parcial e tem como objectivo fundamentar o incentivo do estado À conversão.
                    Temos que ser sérios quanto aos trabalhos, e não fazer do GPL-Auto a melhor descoberta ao cimo da terra.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                      só me ocorre uma coisa:

                      há pessoal que não deve mesmo nada à inteligência...

                      pois claro, não tinha $$$ pra gasolina, mas prefire perder 7000 euros no carro e gastar mais 30000 num a diesel!!

                      há gente burra, irra!!

                      Mas no fundo, eu sei que é apenas o "bichinho" de ir possuir um carro novo que dá cabo do raciocínio
                      Exactamente.
                      Isso foi querer trocar de carro, não foi contenção de custos.

                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                      Volto a frisar, o objectivo foi 99% ter economia e não ter um carro melhor. Uma prestação todos os meses+gasóleo não é lá grande economia
                      Honestamente acho que nem tu acreditas nisso.
                      Um crédito de 25.000 € tem uma prestação que antes de tudo, necessita que alguém a consiga suportar (pagar).

                      Tu sabes certamente quanto ela paga por mês de prestação, e das duas uma: ou ela fazia uma loucura de km por mês a gasolina, ou está a pagar muito mais da prestação (o mais certo).
                      Ora, se pode pagar a prestação, também podia pagar a gasolina.

                      Não acredito que tenha comprado o carro sem saber quanto ia pagar de prestação por mês, e não acredito que não tivesse noção (nem que fosse vaga) de quanto gastava por mês em gasolina.


                      Agarrando nas palavras de quem disse que ninguém anda a GPL por prazer, se excluirmos as particularidades da nossa lei ao não deixar estacionar em parques fechados e usar o dístico (que concordo que é discriminatório), será que eliminando estes dois "problemas" as conversões aumentariam exponencialmente?

                      Eu não acredito!

                      Se eu tentasse "vender a ideia" do GPL aos Portugueses, iria pela vertente ecológica (isto hoje vende tudo), com a vantagem do custo associada.

                      Mas a realidade é que a procura é baixa (como é dito na reportagem), e talvez esse tenha sido até agora o grande problema do GPL.

                      Talvez fosse interessante especular sobre os motivos dessa reduzida procura.
                      É que mesmo se pensarmos no factor "status", o diesel era o combustível dos táxis, camiões e tractores...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post


                        Agarrando nas palavras de quem disse que ninguém anda a GPL por prazer, se excluirmos as particularidades da nossa lei ao não deixar estacionar em parques fechados e usar o dístico (que concordo que é discriminatório), será que eliminando estes dois "problemas" as conversões aumentariam exponencialmente?

                        Eu não acredito!

                        Se eu tentasse "vender a ideia" do GPL aos Portugueses, iria pela vertente ecológica (isto hoje vende tudo), com a vantagem do custo associada.

                        Mas a realidade é que a procura é baixa (como é dito na reportagem), e talvez esse tenha sido até agora o grande problema do GPL.

                        Talvez fosse interessante especular sobre os motivos dessa reduzida procura.
                        É que mesmo se pensarmos no factor "status", o diesel era o combustível dos táxis, camiões e tractores...
                        Acho que o facto de não haver oferta de carros novos a gpl, pelo menos não em grande escala, é o principal factor. As pessoas não vêem com bons olhos ter de levar o carro a um instalador que não está ligado à marca.
                        Porque se fossem a um stand comprar um astra por exemplo e tivessem lá um que faz o mesmo que os outros mas o combustível custa 60c muita gente comprava.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          É que mesmo se pensarmos no factor "status", o diesel era o combustível dos táxis, camiões e tractores...
                          E continua a ser.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Se não queres ler, ou não sabes, nada posso fazer.
                            EU dou exemplos concretos, tu desconversas.
                            O que não certamente voltar a fazer, é dar-me ao trabalho de partilhar conhecimento que é normalmente pago.

                            Não preciso de defender nada, se tivesse um número superior de veículos convertidos no nosso país, só tinha a ganhar com isso.
                            Gostaria de solicitar aos caros utilizadores de GPL para não fazerem tanta publicidade ao mesmo e deixar o número de veículos permanecer insignificante.

                            É que, como pretendo converter o meu carro, quantos menos houver melhor será em virtude de não incentivar o Estado a mudar as regras e aumentar a carga fiscal sobre o combustível verde para não perder receitas.

                            Amigos: continuai a comprar diesel que isso é que é bom! Têm o mesmo prazer a conduzir que um tractor, emitem partículas poluentes e nocivas para a vossa saúde e de toda a gente que vos circunda sempre que dão a volta à chave, pagam ISV e IUC forte e feio, têm manutenção mais cara mas fazem consumos de 5L e poupam muito dinheiro (apesar de os vossos carros só compensarem em média a partir dos 25000KM)!

                            Deixem os do GPL sozinhos! O motor gasta mais, perde potência, têm que andar com um depósito na mala, têm que usar autocolante, não podem estacionar em lugares fechados quando forem com a Maria ao shopping e ainda queimam as mãos a abstecer. É só defeitos!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Exactamente.
                              Isso foi querer trocar de carro, não foi contenção de custos.



                              Honestamente acho que nem tu acreditas nisso.
                              Um crédito de 25.000 € tem uma prestação que antes de tudo, necessita que alguém a consiga suportar (pagar).

                              Tu sabes certamente quanto ela paga por mês de prestação, e das duas uma: ou ela fazia uma loucura de km por mês a gasolina, ou está a pagar muito mais da prestação (o mais certo).
                              Ora, se pode pagar a prestação, também podia pagar a gasolina.

                              Não acredito que tenha comprado o carro sem saber quanto ia pagar de prestação por mês, e não acredito que não tivesse noção (nem que fosse vaga) de quanto gastava por mês em gasolina.


                              Agarrando nas palavras de quem disse que ninguém anda a GPL por prazer, se excluirmos as particularidades da nossa lei ao não deixar estacionar em parques fechados e usar o dístico (que concordo que é discriminatório), será que eliminando estes dois "problemas" as conversões aumentariam exponencialmente?

                              Eu não acredito!

                              Se eu tentasse "vender a ideia" do GPL aos Portugueses, iria pela vertente ecológica (isto hoje vende tudo), com a vantagem do custo associada.

                              Mas a realidade é que a procura é baixa (como é dito na reportagem), e talvez esse tenha sido até agora o grande problema do GPL.

                              Talvez fosse interessante especular sobre os motivos dessa reduzida procura.
                              É que mesmo se pensarmos no factor "status", o diesel era o combustível dos táxis, camiões e tractores...
                              Só aqui no forum é que pensam que há "paletes" de gente a querer andar a GPL-Auto.

                              Comentário


                                Ideia a tirar de tudo o que foi dito mestes últimos posts:

                                Diesel: Para quem não pode manter um carro a gasolina e tem de comprar um carro com um motor que não foi idealizado para ligeiros mas sim para pesados, barcos, carros de trabalho e outros veículos cujo funcionamento do motor implica ir a "moer" e não a "disparar" como um otto. Simplesmente está afogado pela insonorização, tem fap, egr, tem injectores xpto, tem turbo que funciona como um segundo motor e esconde a falta de eficácia do motor atmosférico e cada vez mais tretas porque as leis ambientais apertam. Mas por cada vez mais gente ter carros assim ganhou algum "status" e quem não tem é pobre por não conseguir comprar um (já ouvi isso muitas vezes). Custa bem mais do que um a gasolina (e treta do CO2 ajuda e muito no imposto), tem manutenção e reparações muito mais caras (obriga a gastar mais tempo em mão de obra), etc etc


                                GPL: Para quem não pode manter um carro a gasolina e em termos de comportamento fica com tudo igual incluindo ainda menos ruído de funcionamento, menos trepidação e maior tempo de vida do motor. Claro que no caso de ser um motor japonês deve seriamente usar o lubrificante automático de válvulas e vários testes actuais provam que deixou de ser "arriscado" converter um nipónico.
                                Claro que gasta dinheiro numa instalação que entretanto virá a recuperar, é proíbido de entrar em parques fechados e tem de andar com um Tó colante azul (que quase ninguém usa e estão-se lixando para essas leis dos nossos boys manipulados pela "GOLP").
                                Também é acusado de ser "pobre" e não ter dinheiro para gasolina (verdade) mas quem usa diesel e faz esta acusação não podia cair mais no ridiculo.

                                Ou seja, no fundo o combustível "nobre" é a gasolina que esse sim tem status. Quem anda a GPL é como se fosse um genérico da gasolina em termos de funcionamento. Quem anda num ligeiro diesel tem um motor para puxar carga com recurso a turbos, não para ser "desportivo" e andar em alta rotação.
                                Um motor diesel e gasolina não têm nada a ver, e quem pode (como os americanos) jamais andaria a gasóleo.
                                Se vamos a falar de comportamento co carro de quem não pode andar a gasolina porque lhe fica caro, o GPL implica converter um motor a gasolina. Não optar por um tipo de motor completamente diferente que tenta a todo custo imitar um otto (vejam-se estes novos). Porque razão iria um otto imitar um diesel?

                                Se os "€" não fossem problema, ganha sempre a gasolina. Simplesmente a maior parte dessas carros que andam por cá são 1.2 e do género e "têm pouco binário", "arrastam-se" e por aí. Vão convencer os tipos da Top Gear que o diesel é que é bom.
                                Infeliz a frase de que ninguém anda a GPL porque quer (que é igual à gasolina e em injecção directa líquida ainda é melhor).
                                Será que ainda vamos ter um Pagani Zonda dci ou um Lamborghini Gallardo Tdi? Afinal quem usa estes motores é por prazer e não por não ter dinheiro para gasolina.
                                Desculpem lá, eu admito com toda a sinceridade que não tenho dinheiro para manter gasolina, mas quem anda a diesel...
                                Se querem "disponibilidade" e "descontracção de condução" muito simples, comprem um carro com um BOM motor a gasolina, convertam-no e ganham silêncio, quase ausencia de trepidação, linearidade e alta rotação
                                E muito importante, o ambiente
                                Editado pela última vez por GPL; 31 March 2010, 09:44.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Só aqui no forum é que pensam que há "paletes" de gente a querer andar a GPL-Auto.
                                  Basicamente, quem quer, anda! Não vejo onde possa haver dúvidas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                    Vão convencer os tipos da Top Gear que o diesel é que é bom.
                                    Esta tua frase fez-me lembrar quando o Richard Hammond a experimentar o A4 Cabrio TDi diz: "Oh... puseram um motor de tractor num cabrio"

                                    Concordo contigo principalmente na parte de que os portugueses compram "tdi´s" porque o combustível é mais barato... se pagássemos a gasolina ao preço dos "states" era ver os 2.0i como o carro económico pra mulher ir às compras e uns V8 (no minimo) Turbo/Kompressor como carro de familia... Acho que isto é mais que óbvio...

                                    Edit: Atenção que não tenho nada contra os diesel, até já tive 2, e quando os comprei foi porque fazia muitos kms e precisava de poupar €€€ no combustivel (infelizmente ainda era "verde" no gpl) neste momento prefiro o gpl pra economizar, não é a melhor invenção a seguir à roda, mas que é muito boa é...
                                    Editado pela última vez por 3pelos; 31 March 2010, 09:51.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                      Esta tua frase fez-me lembrar quando o Richard Hammond a experimentar o A4 Cabrio TDi diz: "Oh... puseram um motor de tractor num cabrio"

                                      Concordo contigo principalmente na parte de que os portugueses compram "tdi´s" porque o combustível é mais barato... se pagássemos a gasolina ao preço dos "states" era ver os 2.0i como o carro económico pra mulher ir às compras e uns V8 (no minimo) Turbo/Kompressor como carro de familia... Acho que isto é mais que óbvio...
                                      Eu sinceramente não entendo. Outro dia andei num S-Type V6. Aquilo a andar normal gasta 15l aos 100. Mas anda que se farta e tem uma linearidade espectacular, babei-me completamente Mesmo a gastar isso, fica por 8€ aos 100! Eu a gasolina num 1.3 55cv gastava 10€ aos 100 km e o meu carrito não andava nadinha à beira do Jag!
                                      Nem todos os carros a GPL Auto são carros "velhos", de gente desesperada que lá foi converter o carro porque não tinha nada a perder. Um colega do que trabalha num centro de inspecções diz que já viu lá de tudo a GPL, é nesse dia que as "máquinas" lá colocam o Tó e siga. Podem não andar no GPL por prazer, mas poder andar muito mais com as máquinas de sonho dá prazer de certeza. Lá por serem ricos não dão gorjetas de 100€ em todos os restaurantes onde vão pois não?
                                      Há pouquinho vinha para o trabalho e vi uma tia num Jaguar XKR a GPL com um mísero tó que mal se via. Será que ela é que é parva?
                                      Editado pela última vez por GPL; 31 March 2010, 10:00.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                        Diesel: Para quem não pode manter um carro a gasolina e tem de comprar um carro com um motor que não foi idealizado para ligeiros mas sim para pesados, barcos, carros de trabalho e outros veículos cujo funcionamento do motor implica ir a "moer" e não a "disparar" como um otto.
                                        Humm...
                                        ...é impressão minha ou estás a defender o GPL, para o qual poucos motores foram concebidos e idealizados para trabalhar?

                                        Sabes que uma coisa é meteres um motor otto a queimar GPL, isso é como por um diesel a queimar óleo de fritar batatas - ele funciona!
                                        Mas não quer dizer que tenha sido concebido para isso, e a prova está nos modelos que se dão mal com o GPL, por muitos ou poucos que sejam.

                                        Antes de dizeres que o lubrificante de válvulas resolve sempre o problema, informa-te!
                                        Tens no fórum autogas hondas crv com a cabeça estragada por causa do GPL, e com o flashlube a funcionar.
                                        Troquei emails com um indivíduo alemão que tinha um Accord 2.4 vtec a GPL, e a cada 20.000 km tinha de afinar válvulas, porque nem o ralenti aguentava (e tinha flashlube também).

                                        Mais ainda, a Honda na Alemanha não tirava a garantia a quem fizesse a conversão nas oficinas da marca...
                                        ...até ao dia em que veio um service bulletin a desaconselhar vivamente a instalação de GPL nos motores Honda (adeus garantia).

                                        Estes até podem ser casos pontuais (vamos admitir que sim), mas tu dizeres que o lubrificante resolve o problema é algo que não é verdade.

                                        Aliás, quando eu tive o Accord a gasolina, mandei um mail para a Honda a questionar sobre a instalação de GPL.
                                        A resposta foi um desaconselhar, exactamente pelo facto do motor não ter sido pensado para queimar GPL, logo eles não saberem quais as consequências (o meu carro estava fora da garantia), logo o problema nem era esse).

                                        Portanto, antes de andares de bandeira em punho, pensa que há outros motivos para a não instalação do GPL.
                                        Eu andei em fóruns de todo o mundo a tentar encontrar exemplos de instalações com km feitos no carro que eu tinha, pois queria converte-lo.
                                        Os poucos que encontrei tinham problemas fruto do GPL, logo ou andava a gasolina ou o vendia (o que fiz).

                                        Eu ainda andei uma estupidez de tempo a ler fóruns (até me registei/participei em fóruns de línguas que não domino com ajuda do tradutor google), e a informação que tive foi negativa (para aquele carro - note-se).

                                        Se eu fosse como a maioria das pessoas, perguntava numa oficina Honda, iam dizer-me o mesmo, e a ideia que eu ficava é que o GPL estragava os motores, o que genéricamente não é verdade (apesar de ser em alguns japoneses e não só).

                                        Posto isto, é natural que muitas pessoas tenham receios e optem pelo diesel, que pelo menos vem pensado para queimar combustível de "tractor".

                                        Já agora, podias deixar de falar no GPL como se falasses num veículo ecológico. O facto de ser mais limpo do que o diesel não anula o facto de que é um combustível bastante poluente.


                                        Nota que eu até não me importava de ter um 528i (ou acima) a GPL, mas as contas não são tão redondinhas como se pinta por aqui.

                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Basicamente, quem quer, anda! Não vejo onde possa haver dúvidas.
                                        Por isso mesmo:
                                        Quem quer anda = querem poucos, já que a percentagem de carros a GPL é reduzidíssima.

                                        Comentário


                                          Aproveito aqui este tópico que esta bem "hot", para perguntar como se dá o motor V8 3.9 EFI dos Range Rover com GPL.

                                          É um motor que tem bons registos de fiabilidade com esses combustível?

                                          Comentário


                                            esse motor V8 dos RR é o que tem 135cv?
                                            conhecço um rapaz com o dele a GPL, e continua a mandar um ronco engraçado

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                              esse motor V8 dos RR é o que tem 135cv?
                                              conhecço um rapaz com o dele a GPL, e continua a mandar um ronco engraçado
                                              Esse é o 3.5 de carburadores.

                                              O que eu falo é o 3.9 de injecção de 188 cv.

                                              O ronco é lindo em todos os V8, mas eu queria mesmo saber é em termos de fiabilidade.

                                              Comentário


                                                Pegando no ponto da Honda e de alguns nipónicos a GPL.
                                                O flashlube tradicional tem as suas falhas, porque a dosagem podia não acompanhar a solicitação de lubrificação e em certos casos podia até falhar.
                                                Por esse motivo é que está em destaque o lubrificante electrónico, protege não só as válvulas por causa do GPL como da gasolina. Em alta rotação, mesmo para quem anda a gasolina, não faz mal nenhum ter um sistema destes porque 8000rpm são bem diferentes de andar a 2000rpm.
                                                Falando do que dura um motor, experimentem andar nem que seja num 190D sempre no máximo da rotação que der. Os carros em andamento de "moer" fazem muitos, muitos km's. Mas andar no "aço" é muito exigente para o motor e para as válvulas, e um motor bem protegido pode fazer muitos km's mesmo que seja abusado Sem dúvida que para quem gosta de "aço" um otto é melhor, sinceramente é a minha convicção.

                                                No meu carro não precisaria normalmente de Lubrificante electrónico mas vou instalar, é uma forma de andar imensamente mais descansado sempre que quero "ir lá acima" nas rotações.
                                                Como deves imaginar, sou também membro no fórum Autogás (que é um fórum por excelência no que toca a GPL) e muitos dos relatos que passam por lá são de users que andam com os carros japoneses SEM LUBRIFICANTE e depois das válvulas estarem bem gastas é que pesa na consciência e lá o colocam.
                                                Deve ser instalado o mais rapidamente possível após a instalação e eu próprio que adoro carros japoneses não tinha o mínimo receio de comprar um e converter. Se dá num S2000 dá em qualquer um e há por lá users com grandes quilometragens a GPL. Os que tiverem as válvulas mesmo gastas, mais vale muda-las do que deixar andar até á ultima e depois danificar o motor. Um carro japonês a gasolina também pode ter problemas de válvulas, mas num a GPL é estritamente recomendado o uso do lubrificante (electronico de preferencia)

                                                Comentário


                                                  Se essa lubrificação electrónica (suponho que não seja o LT Lubricator) é eficaz, suponho então que a Honda o valide em alguma parte do mundo, certo?

                                                  Se o problema é nós cá em Portugal sermos vítimas da cartelização do estado e fabricantes contra o GPL (que não é bem a minha opinião), então nos países onde isso não acontece (que devem ser muitos...) a Honda deve aconselhar a instalação do GPL, certo?

                                                  Tens um link para isso?

                                                  É que com aval da Honda (fabricante), eu meto GPL no meu civic amanhã!

                                                  Comentário


                                                    LandMania Clube de Portugal • View topic - Opinião sobre RR V8

                                                    Comentário


                                                      Thanks!

                                                      Parece que não se dá mal com GPL... hummmm

                                                      Comentário


                                                        rca33, por curiosidade.... A Honda (mundial) desaconselha o GPL? Por exemplo, em Italia que é dos países que mais utilizadores de GPL tem e o estado incentiva, a Honda tem a mesma postura?

                                                        Conheço uns (poucos) Hondas a GPL e não tenho ouvido falar de problemas com eles...

                                                        Comentário


                                                          YouTube - Prins Calor Honda Civic Type R LPG

                                                          Se pretendes instalar GPL num japonês usado, o meu conselho é:

                                                          - Vai a um instalador de GPL ou até numa Bosch Car Service e vê que tal estão as válvulas (mesmo a gasolina também se gastam e tenho um tio meu com um para provar isso). Levam-te uns 40€ no máximo acho que com afinação incluída (correijam-me se estiver enganado)
                                                          - Instala o sistema GPL e instala imediatamente o lubrificante electrónico. Nos primeiros km's penso que não será muito sensato ires logo a "rasgar" porque o motor vai descarbonizar. Na revisão dos 1000/2000 km fazes a afinação final (gratuita claro) e vais ver se tens problemas. Isso são motores de guerra, se as válvulas estiverem BEM protegidas não vais ter problemas.
                                                          O desgaste das válvulas da-se essencialmente devido ás alta rotações. Conheço uma miuda com um Corolla que era do pai que tem mais de 420 000km só a GPL (marca mais de 500 000) e nem sequer Lubrificação de valvulas tinha. Simplesmente ela nunca andava em alta rotação e os problemas não apareceram.
                                                          Eu compreendo que a malta dos hondas goste de "ir lá acima". Eu também iria mas previnam-se antes que elas aconteçam e basta pedir ao instalador (se ele for fino até vos propõe) o lubrificador de válvulas.

                                                          Se um Type R, nervoso por excelência, se aguenta em competição como viste no vídeo (e não é o único) o teu carro não terá problemas. Volto a dizer, e como utilizador não tenho dúvida nenhuma: o GPL prolonga a vida do motor.
                                                          Quando o levei ao fim de 2000km para a tal revisão o motor estava limpinho, parecia novo e acredita que ao trânsito que apanho (horas e horas e horas) se fosse a gasolina já estava mais que entupido. E meto GPL "premium" Repsol, volto a dizer que está com quase total ausência de trepidações (a gasolina é pior) e mais silencioso. Não estou a mentir
                                                          O dinheiro que perdes face à gasolina dava para trocares de válvulas vezes sem conta. Prevenir é melhor que remediar e quem sabe se o meu próximo carro não será mesmo um japonês (adoro )


                                                          Como foi dito o GPL não é a melhor invencção de sempre nem nunca será, mas olhando para o nosso panorama faz todo o sentido. Se não prestasse não era masoquista ao ponto de andar-me a enganar a mim e aos outros. Eu estou satisfeito e no futuro, a menos que isto mude muito, o GPL voltará a ser a minha opção
                                                          Editado pela última vez por GPL; 31 March 2010, 14:05.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                            Thanks!

                                                            Parece que não se dá mal com GPL... hummmm
                                                            Um motor de ciclo otto queima tão bem ou melhor GPL do que gasolina. Não esquecer que o GPL desenvolve 102 octanas, simplesmente não as aproveita porque a injecção não é líquida directa (neste caso é ainda melhor que a gasolina). Simplesmente existem os tais casos de "válvulas macias" em que se deve sempre ter o tal lubrificador de válvulas (electronico de preferência).
                                                            Esta semana talvez passe no meu instalador para ir buscar o meu Tó Magnético
                                                            Vamos lá ver as máquinas que tem lá desta vez. Já vi um pouco de tudo, e falando em japoneses um cellica vvtl-i
                                                            192 cv, motor que também equipa o Lotus, Lub electronico claro

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                              Há pouquinho vinha para o trabalho e vi uma tia num Jaguar XKR a GPL com um mísero tó que mal se via. Será que ela é que é parva?
                                                              Sinceramente, é uma coisa que não entendo. Uma coisa, é quem não usa autocolante de todo. Esses, compreendo. O que não entendo, são os que optam por versões personalizadas do mesmo.

                                                              É que a Lei, não estipula apenas a obrigatoriedade do uso. Se o autocolante não respeita as cores, dimensões, e localização, é tão ilegal como andar sem ele!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X