Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasolina vs Gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É claro que se pode generalizar!

    O que acontece é haver a excepção que confirma a regra!

    Comentário


      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      Claro que lhes interessa vender mais caro.

      Ah e tal 7000 € de diferença vão num instante porque isto não gasta "gásoil" quase nenhum.
      Ah se for entubado por um igual a gasolina, vai a um engenheiro (de esquina) e mete a repro que isso arranca paralelo (e a andar devagar gasta menos).
      É o melhor de dois mundos blá blá blá...

      E claro, em vez de 25.000 € ficam lá com 32.000 €
      E o que tu tens a ver com isso, por acaso critico os otto que compras?
      Nem que fosse 50000€, comprava na mesma.
      Mas que grande ataque... aos Diesel... que pais tão liberal e que cabeças tão liberais...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
        É claro que se pode generalizar!

        O que acontece é haver a excepção que confirma a regra!
        Excepção? Desculpa mas o que não faltam são "excepções" basta entrares no domínio dos carros a gasolina com compressor + turbo e comparares com a mesma cilindrada a diesel, para veres que não podes generalizar.

        Os diesel têm mais binário sim, mas não muito mais como o utilizador tinha dito.

        Cumprimentos

        Comentário


          [QUOTE=andantedodia;1063681074]Um TSI leva com uma repro tão bonita quanto um TDI... consegues por 200 cv no TSI (no polo GTI vem com 180cv de origem) enquanto que o TDI consegues esticá-lo até uns não tão seguros 183cv e 400Nm...

          Pois logo vi que você é das repros... Compra-se otto fraquinho e depois repro p'ra carola e meu carro é mais potente do que o teu...

          Comentário


            Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post

            Gasolina vs Diesel
            2 carros de potência igual não têm, necessariamente, a mesma distribuição das performances nem os mesmos comportamentos. Na maioria dos casos aproximam-se, mas não são iguais, pois podem ter vantagens em regimes de rotação distintos.

            Os carros a diesel, por exemplo, têm performances parecidas com os a gasolina de potência semelhante, quando as distribuições de binário e regimes de utilização são completamente diferentes.

            Os diesel são menos rotativos, por isso têm de recorrer a caixas mais longas que desmultiplicam muito o binário que chega as rodas. Os a gasolina têm melhor binário a rotações mais altas, o que permite o uso de caixas mais curtas.

            Por outro lado os diesel têm muito mais binário que um carro a gasolina, por isso se podem dar ao luxo de ter uma caixa mais longa.

            Um carro a diesel puxa muito em baixa/média rotação, mas perde em alta porque faz menos rotações. Um motor a gasolina tem menos binário, mas uma faixa de utilização mais ampla.

            Em resumo, as principais diferenças são: nas recuperações e ultrapassagens, os diesel são superiores. Nos a gasolina é preciso trabalhar mais com a caixa, mas em performance pura são superiores, porque permitem um maior aproveitamento da caixa e um regime alargado de utilização.



            Essa reflexão é sobre um um diesel ou sobre um TurboDiesel? É relativa a motores de 8, 16 ou quantas válvulas?
            Nos países onde o gasóleo é ignorado, os motores a gasolina atmosféricos com cilindrada decente puxam que nem uns desalmados pela carga e não se queixam, se o desempenho a baixa rotação não for suficiente podem sempre calcar e lá vão eles. Se for precisa ainda mais pujança, monta-se um turbo ou um compressor para baixas e o gasolinas até levanta tudo no ar. Quem não se lembra dos camiões americanos otto? Brutais
            Mesmo nos EUA aderiram muito aos diesel porque compensava para quem fazia muitos kms devido ao menor consumo, mas agora com a proliferação do gás natural e do propano estão a voltar os camiões à americana, mais económicos que os diesel e são uns autênticos animais, passando os 1000 cv!!!


            Onde está o muito mais binário do diesel?

            2001 Seat Ibiza 1.9 SDi specs, specifications, tech specs - 3 door 1.9 litre (1896 cc) S4 63.9 PS, 5 speed manual
            1987 Mercedes-Benz 190 2.5D specs, specifications, tech specs - 4 door 2.5 litre (2497 cc) S5 91.3 PS, 5 speed manual


            Sem ser turbinado não anda das pernas nem nunca andou, um otto atmosférico (usado por quem sabe) em muitos casos basta para se bater taco a taco com um TD, quanto mais se também estiver turbinado. E se lhe enfiarem com um compressor para baixas.... ui ui
            O "motor" de ciclo diesel em si continua a ser a velha carcaça de há décadas, simplesmente usa injecção directa common rail, é turbinado e tem intercooler. Se vamos a dar ao otto as mesmas armas...

            oops, acho que me lembrei do Nissan GTR
            Editado pela última vez por GPL; 30 July 2010, 10:55.

            Comentário


              Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
              Só se for no teu carro que o Ac tem a função de sugar os cheiros de fora...
              No meu não tem

              Não vás para lá

              Ando por todo o lado.. Nacionais, AE, Ip, IC, Municipais e por caminhos vicinais.

              Nunca modifiquei o meu carro, nunca lhe retirei nada do que menciona ou outros aqui mencionaram. Sempre de origem, até os pneus depois de muitas trocas porque se gastam e poluem... São os tais com que veio do Stand...

              E já substitui 2x o meu Catalizador e restante panóplia do sistema extracção de fumos do veículo.
              E se fazes isso é de louvar. Fossem todos iguais!

              Comentário


                Mas... estes não são todos Otto???

                Mas que grande enterranço, GPL...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Já vi 2.0 TFSIs a bombar 350cv sem qualquer modificação física (com catalizador de origem e tudo) e sem qualquer problema.

                  Um 2.0TDI com 350cv é uma bomba relógio (pressões de turbo de 3bar/45PSI ou mais) e se não lhe tirarem o catalizador e FAP ele entope-os todos em duas aceleradelas.
                  2.0 TFSIs a bombar 350cv sem qualquer modificação física???

                  Explica lá isso por miúdos?

                  Comentário


                    A relação entre otto e diesel e se compensa ou não depende muito dos carros!

                    Eu tenho um 1.6 110cv a gasolina que gasta em andamentos normais 6.6/100 misto! Um diesel com a mesma cavalagem e cilindrada gasta uns 5 e custa mais 3000/4000€. Eu prefiro carro a gasolina e neste contexto não comprava um diesel a não ser que fosse fazer 50000km por ano!!

                    Depois vem o binário, pois um carro a gasoleo com 110cv tem 240/260 Nm o meu tem uns 160nm de binário, mas a verdade é que na estrada o meu ainda não foi envergonhado por nenhum 1.6 a diesel, antes pelo contrário!!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                      A relação entre otto e diesel e se compensa ou não depende muito dos carros!

                      Eu tenho um 1.6 110cv a gasolina que gasta em andamentos normais 6.6/100 misto! Um diesel com a mesma cavalagem e cilindrada gasta uns 5 e custa mais 3000/4000€. Eu prefiro carro a gasolina e neste contexto não comprava um diesel a não ser que fosse fazer 50000km por ano!!

                      Depois vem o binário, pois um carro a gasoleo com 110cv tem 240/260 Nm o meu tem uns 160nm de binário, mas a verdade é que na estrada o meu ainda não foi envergonhado por nenhum 1.6 a diesel, antes pelo contrário!!
                      É preciso ver que,para quem compra a crédito,a diferença não é esta,os juros que se pagam ao banco a mais sobre este valor acresce na diferença. Isto de usar diesel porque sim, já lá vai. Comparando os méganes 1.5 dci e 1.4 tce, se calhar pela diferença de 1,5l no consumo combinado,já não compensa para 20000kms por ano.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                        Já fui confrontado várias vezes com a frase (até terá o seu nexo segundo um ponto de vista monetário):
                        "ninguém anda a gpl porque gosta".

                        Certo, embora a gasolina seja mais poluente, se a gasolina custasse tanto como o GPL a malta andava toda a gasolina e não estou contra isso, era bem melhor do que o enxame de petroleiros que temos nas nossas ruas. Enfim, concordo com a frase. O GPL é uma alternativa menos poluente, se não for encorajado não tem nexo face à gasolina.

                        Fica esta minha frase:
                        "ninguém anda a gasóleo porque gosta"

                        explicação: andam porque é mais barato que a gasolina (ISP mais baixo), tem desconto na compra do carro com base no CO2 (o mercado diesel adorou a alteração das tabelas), gasta menos que um a gasolina, podem retirar coisas incómodas como a FAP, catalisador, EGR, etc e espetar com repros a poluir tanto como um TIR (potência e binário fáceis sem olhar a meios) e é só.
                        De resto, face a um gasolinas nas mesmas condições, que teria de ser um turbinado de injecção directa de última geração, perde rigorosamente em tudo desde o som, à performance, à trepidação, ao peso do motor e "nariz pesado" do carro, custos de manutenção com FAP, em tudo!
                        Só que como a manutenção passa ao lado e a performance resolve-se com uma repro, toca a ir para essa opção.

                        Se o custo de combustível não fosse problema éramos todos americanos e andávamos a gasolina. Ninguém anda a gasóleo porque gosta, usa esse tipo de veículos porque são os protegidos cá em Portugal
                        Ou haveria quem preferisse um Turbodiesel a um grande motor a gasolina, com turbo ou sem turbo como o freguês desejasse?
                        Por algum motivo os americanos lixam-se de alto para o gasóleo, pelo menos até a crise dos combustíveis chegar até ele. Quem pode andar a gasolina, não quer mais nada!
                        Mas isso é você que diz.
                        Chega a essa conclusão sozinho...
                        Eu pessoalmente gosto de conduzir motores Diesel. turbinados como você lhes chama...
                        Mas já parou para pensar que há pessoas que não se importam com o som, à performance, à trepidação, ao peso do motor e "nariz pesado" do carro, custos de manutenção com FAP.

                        Comigo as manutenções não passam ao lado, quem não tem dinheiro não tem vícios,
                        Está a ser muito generalista nessa suas apreciações e conclusões, um bocado tendencioso e extremista.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          Obrigado pelo link é interessante. Sabes se os exemplos a diesel que eliminam algumas das emissoes é devido apenas ao filtro de particulas?

                          A principal função de um filtro de particulas é a de reduzir ou eliminar a emissão de particulas (PM), uma das principais emissões de motores de combustão(Diesel).
                          Actualmente nos veiculos de combustão, utilizam-se simultaneamente os catalizadores e os filtros de particulas o que em conjunto com sistemas de injecção de cada vez mais evoluidos, tem reduzido bastante as emissões poluentes destes motores.

                          ECO Travel : Diesel Particulate Filters

                          Chamo a atenção para este parágrafo :

                          "The technology required to do this is called a Diesel Particulate Filter (DPF). A DPF can be integrated into the exhaust system where it catches the fine particles preventing them from entering the atmosphere. The systems are maintenance free and do not affect your vehicle's performance."

                          Pode ser que alguém do tunning leia isto ...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                            Um TSI leva com uma repro tão bonita quanto um TDI... consegues por 200 cv no TSI (no polo GTI vem com 180cv de origem) enquanto que o TDI consegues esticá-lo até uns não tão seguros 183cv e 400Nm...

                            Pois logo vi que você é das repros... Compra-se otto fraquinho e depois repro p'ra carola e meu carro é mais potente do que o teu...
                            Pois logo vi que você é das repros... Compra-se otto fraquinho e depois repro p'ra carola e meu carro é mais potente do que o teu...
                            Devia ver melhor o contexto, é que essa informação foi colocada para explicar porque não fazia sentido ter em conta a reprogramação do motor a diesel que estava a ser comparado na altura.

                            Já noutros tópicos mostrei que não sou nem a favor nem contra as reprogramações.

                            Se calhar uma leitura mais atenciosa era indicada.

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                              Mas... estes não são todos Otto???

                              Mas que grande enterranço, GPL...












                              http://www.climatemediapartnership.o...e-choking-air/

                              O constantemente ignorado "Black Carbon".

                              Não me enterrei, são mesmo diesel.
                              Pela foto não tenho a certeza quanto a essas, mas deverão ser equipadas com o Greaves Lombardini diesel engine.
                              Na Índia, como é um país super pobre, tudo servia para poupar e claro que foram logo procurar a economia do diesel.
                              Nem todo o motor pequeno tem obrigatoriamente de ser a gasolina...
                              O problema é o ar que se respirava por lá, até começarem a proibir tudo e a obrigar a motas a GPL e gás natural.

                              LPG on Bikes - Shiva Interviews the Inventor and answers questions | CarTradeIndia.com
                              Editado pela última vez por GPL; 30 July 2010, 11:12.

                              Comentário


                                Cidades mais poluídas:

                                Cidade do México (México)
                                Pequim (China)
                                Cairo (Egito)
                                Jacarta (Indonésia)
                                Los Angeles (EUA)
                                São Paulo (Brasil)
                                Moscovo (Rússia)

                                O que têm todas elas em comum, e só por acaso, é uma baixa percentagem de carros a diesel!!!

                                Comentário


                                  Isto das particulas e da poluição é muito lindo mas neste pais não interessa nada, alguns vendedores de automoveis falam logo em carros a gasóleol como se não existisse mais nada, um até me chegou a propor comprar um diesel de serviço com 1 ano modelo base, em vez do modelo a gasolina novo com o equipamento quase completo e o fantástico é que ficavam ao mesmo preço! Houve outro que apesar de dizer especificamente que queria a gasolina, tentou "impingir" o modelo a gasóleo... A maioria das pessoas compra diesel porque é o que se vende e por vezes são levadas a comprar, e porque é mais barato na hora de abastecer, mesmo que nem 10mil klm façam por ano. Depois há uma coisa que não percebo, porquê que pago mais impostos ao abastecer com gasolina do que com gasóleo?

                                  Comentário


                                    Os Tuk Tuk são todos otto.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                      Cidades mais poluídas:

                                      Cidade do México (México)
                                      Pequim (China)
                                      Cairo (Egito)
                                      Jacarta (Indonésia)
                                      Los Angeles (EUA)
                                      São Paulo (Brasil)
                                      Moscovo (Rússia)

                                      O que têm todas elas em comum, e só por acaso, é uma baixa percentagem de carros a diesel!!!
                                      Essa poluição é relativa a quê? Nesses países todos o catalisador é obrigatórios nos carros a gasolina? Se não for não há milagres!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                        Cidades mais poluídas:

                                        Cidade do México (México)
                                        Pequim (China)
                                        Cairo (Egito)
                                        Jacarta (Indonésia)
                                        Los Angeles (EUA)
                                        São Paulo (Brasil)
                                        Moscovo (Rússia)

                                        O que têm todas elas em comum, e só por acaso, é uma baixa percentagem de carros a diesel!!!
                                        Essa associação foi infeliz. O principal factor daquela poluição é a quantidade e não o combustivel usado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                          Cidades mais poluídas:

                                          Cidade do México (México)
                                          Pequim (China)
                                          Cairo (Egito)
                                          Jacarta (Indonésia)
                                          Los Angeles (EUA)
                                          São Paulo (Brasil)
                                          Moscovo (Rússia)

                                          O que têm todas elas em comum, e só por acaso, é uma baixa percentagem de carros a diesel!!!

                                          Também estás a comparar cidades em que têm quase todos carros ou do século passado, ou de cilindradas brutais!
                                          Queres o que, bolachas?

                                          E agora mete lá aí a comparação como deve ser de um veiculo diesel e otto da mesma gama, e poderá ser que te surpreendas com o que polui mais... isto a nível global

                                          Só vou enumerar alguns pontos:
                                          - o gasóleo é mais caro para ser produzido e é mais poluente
                                          - no barril de crude, só 20% é gasóleo quando 40 ou mais é gasolina, e o resto são derivados do petróleo.
                                          - o gasóleo larga mais NOx que são substâncias cancerigenas
                                          - a gasolina por norma larga sp mais CO2
                                          - a gasolina é mais cara, e isto é mm mentalidade à tuga, sendo que nos pagamos a mais para o gasóleo.. que é o produto mais caro...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                            Mas isso é você que diz.
                                            Chega a essa conclusão sozinho...
                                            Eu pessoalmente gosto de conduzir motores Diesel. turbinados como você lhes chama...
                                            Mas já parou para pensar que há pessoas que não se importam com o som, à performance, à trepidação, ao peso do motor e "nariz pesado" do carro, custos de manutenção com FAP.

                                            Comigo as manutenções não passam ao lado, quem não tem dinheiro não tem vícios,
                                            Está a ser muito generalista nessa suas apreciações e conclusões, um bocado tendencioso e extremista.
                                            que looool


                                            Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                            Cidades mais poluídas:

                                            Cidade do México (México)
                                            Pequim (China)
                                            Cairo (Egito)
                                            Jacarta (Indonésia)
                                            Los Angeles (EUA)
                                            São Paulo (Brasil)
                                            Moscovo (Rússia)

                                            O que têm todas elas em comum, e só por acaso, é uma baixa percentagem de carros a diesel!!!
                                            poluidas em que aspecto? em que tipo de gases? e o nível de industrialização não contribui?

                                            Comentário


                                              Engraçado este depoimento, para quem quiser ler

                                              Quatro rodas e um volante!: Gasolina é melhor que gasoleo

                                              Comentário


                                                Então não diabolizes o diesel, porque essa lista mostra que as cidades mais poluídas não são as que têm maior percentagem de carros a diesel, são as que têm otto a 2 tempos com fartura e falta de controlo de emissões.

                                                Prefiro que a minha cidade tenha diesel recentes com FAP, do que alinhar no teu pensamento extremista.

                                                Já agora, e por uma questão de coerência, por que raio haveriam os tuk tuk ser diesel se a produção dos motores é mais cara, e supostamente a produção de diesel também é mais cara?

                                                Ou terás tu conhecimento do ISP indiano para contrapor que o diesel tem benefícios fiscais na Índia?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                                  poluidas em que aspecto? em que tipo de gases? e o nível de industrialização não contribui?
                                                  Temos de separar as emissões automóveis das emissões industriais!
                                                  Por exemplo a China com tanta produção industrial está mais poluída que sei lá o quê em certas zonas! Por algum motivo tiveram de proibir todos os taxis diesel em Hong Kong que tornaram os níveis de emissões quase mortais. Quem não se lembra das reportagens do pessoal lá a usar máscaras, desde que apareceram os taxis a GPL a poluição não desapareceu, mas baixou drasticamente no que toca aos taxis!

                                                  Comentário


                                                    Mais um (post 170) que ainda não descobriu que se extrai de um barril o produto de acordo com o que se necessita, e que os dados que se encontram são do Brasil e EUA, que refinam propositadamente pouco gasóleo.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                      Então não diabolizes o diesel, porque essa lista mostra que as cidades mais poluídas não são as que têm maior percentagem de carros a diesel, são as que têm otto a 2 tempos com fartura e falta de controlo de emissões.
                                                      então mas de repente estávamos a falar de carros recentes e sua comparação e agora já vale ir buscar matracas a 2 tempos de há 3 céculos para suportar um estudo que nada conclui sobre utilização automóvel?




                                                      isto à procura de um argumento vê-se cada coisa...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                        Então não diabolizes o diesel, porque essa lista mostra que as cidades mais poluídas não são as que têm maior percentagem de carros a diesel, são as que têm otto a 2 tempos com fartura e falta de controlo de emissões.

                                                        Prefiro que a minha cidade tenha diesel recentes com FAP, do que alinhar no teu pensamento extremista.

                                                        Já agora, e por uma questão de coerência, por que raio haveriam os tuk tuk ser diesel se a produção dos motores é mais cara, e supostamente a produção de diesel também é mais cara?

                                                        Ou terás tu conhecimento do ISP indiano para contrapor que o diesel tem benefícios fiscais na Índia?

                                                        Mais uma vez, o principal factor de poluição é a quantidade de veiculos. O tipo de combustivel deve vir em 2º ou 3º na lista.

                                                        a associação de ideias que devias fazer é a seguinte: Se naquelas cidades o combustivel mais usado fosse Diesel, o indice de poluição seria ainda maior.

                                                        Esta é a correcta associação de ideas.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                          Mais um (post 170) que ainda não descobriu que se extrai de um barril o produto de acordo com o que se necessita, e que os dados que se encontram são do Brasil e EUA, que refinam propositadamente pouco gasóleo.
                                                          e não o exportam? se refinam menos se calhar é porque nem lhes compensa muito e só o fazem porque há procura

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                                            Mais uma vez, o principal factor de poluição é a quantidade de veiculos. O tipo de combustivel deve vir em 2º ou 3º na lista.

                                                            a associação de ideias que devias fazer é a seguinte: Se naquelas cidades o combustivel mais usado fosse Diesel, o indice de poluição seria ainda maior.

                                                            Esta é a correcta associação de ideas.
                                                            isto já se sabe que cada um torce as coisas de modo a tecer um "argumento válido"

                                                            Comentário


                                                              Se quiseres fazer comparações por comparar com critérios e formas correctas de analisar é uma coisa, agora podemos todos comparar que marte é um melhor planeta que a Terra, porque de lá veio o filme do planeta do macacos


                                                              Achas que faz algum sentido?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X