Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasolina vs Gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A propósito de fazer as contas ao consumo de combustível:

    Como calcular os custos do consumo de combustível - Gosto mais de Carros do que Chocolates

    Toda a gente faz contas, o problema é fazê-las bem
    E estas são apenas relativas ao real consumo do veículo e inerentes custos em combustível. O que será das restantes desde a compra do carro até à venda (para quem quiser vender) afectada pela desvalorização

    Comentário


      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post

      Claro que só uma pequena percentagem de condutores tem preferência por um motor diesel (com o mesmo nível de um otto), sendo que a maior parte cai no erro de confundir turbo diesel com otto NA.

      Ponha-se carro idêntico de potência idêntica diesel e otto e estou certo que só uma ínfima percentagem poderá afirmar convictamente que prefere o diesel.
      O erro não está na confusão de turbodiesel com ottos sem turbo. As marcas têm os motores que podem e os compradores fazem as comparações com os motores disponíveis para o carro que querem comprar. Apenas e só isto.

      Relativamente ao carro idêntico com potência idêntica, otto e diesel dá pano para mangas. Arrisco dizer que se venderam mais Peugeot 307 1.4 HDI do que 1.4i. Igualmente deve acontecer agora com o BMW 318d e o 318i.

      Comentário


        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        tópico animado

        apesar do dominio diesel na Europa, veremos pelas mãos da própria industria, uma tendência pra regressar ao "bom e velho" otto, pelo menos nos segmentos A a C.

        E por uma razão simples. Os tipos gostam de ganhar dinheiro
        E devido à galopante sofisticação que o motor diesel sofreu em 2 décadas, os custos de produção do mesmo aumentaram consideravelmente, e actualmente, na linha de produção, um diesel custa o dobro a produzir do que um otto equivalente.

        Se os custos aumentam para o produtor, mas mantém-se para o consumidor, margens de lucro descem e isso é um cenário que a industria não gosta muito.

        E nem sequer estou a falar se há vantagens ambientais ou não da mudança de paradigma. A questão eco é mesmo imposta pelos reguladores, não propriamente pela industria, que apenas tem de fazer tudo para os cumprir.

        No final, a questão é que falamos de 2 soluções poluidoras.
        E o problema aqui, às vezes não passa tanto pelo tipo de motor, mas mais pelo tipo de combustivel.

        O motor diesel, originalmente, e pelas mãos do seu criador, funcionava a oleo de amendoim. O gasóleo acaba por mostrar o lado pior do motor diesel. Mudando o combustivel, talvez ajude a atenuar os problemas ambientais de ambas as soluções.

        A dieselização da Europa deu-se por motivos puramente económicos. Pesava menos na carteira na altura de abastecer. A questão de CO2 só rebentou mesmo na última década. E já o diesel era o motor do momento.
        Facto é que com o aumento galopante de motores diesel em circulação, assistiu-se também a um incremento de casos de problemas respiratórios em áreas urbanas.
        Ao ponto de, por exemplo, em Espanha, existir já projectos-lei (não sei se já aprovados ou não), que querem banir dos transportes públicos o motor diesel, substituindo-o por unidades a gás natural.

        Enquanto não haver a hipotese de massificar soluções realmente próximos do Sto Graal de zero emissões, o que se pode fazer é optimizar.
        Vejo mais possibilidade nos otto que nos diesel por diversas razões.
        É mais barato para os produtores, não necessitam de tanto hardware, e também tem a possibilidade de usar combustiveis mais limpos que a gasolina em si.

        É claro que os diesel não vão desaparecer de um momento para o outro, mas tendo em conta o estado actual das coisas, e segundo o que se vai ouvindo dos bastidores, a tendência será mesmo a aposta em pequenos ottos turbinados, e o expandir de soluções hibridas, mas de formas mais simples do que por exemplo, um Prius.

        No entanto, talvez ainda apareçam a médio prazo novas arquitecturas, que permitem aumentos de eficiência em motores de combustão interna acima dos actuais diesel.
        Investiguem pelo tipo de motor OPOC, que dá sempre uma boa leitura, e alem disso, de várias novas arquitecturas mais eficientes que tenho lido, esta parece-me aquela que poderá conseguir uma mais rápida implementação, e este discurso gasolina/diesel será conversa de historiadores.

        E depois há outro factor.
        Preocupam-se realmente com o ambiente?
        Então, uma das coisas que podem fazer é um uso mais inteligente da vossa viatura. Caso haja possibilidade, andem de transportes públicos e se o café ficar a 1km de casa, vão a pé, PORRA!!
        Só vos faz é bem!!!!
        Ao fim de tanta página de barbaridade alguém que diz algo com pés e cabeça...curiosamente dos poucos posts que não é tendencioso também

        Acho curioso que se agarrem a este tema da poluição com unhas e dentes...quando depois vemos que a realidade é bem diferente em 2 lados:

        - Quando vemos que comportamentos para poupar o planeta (principalmente extra-transportes) são completamente ignorados. E no âmbito dos transportes a maioria só fala da poluição se for como uma justificação para outras coisas -> nomeadamente a carteira

        - E quando estando num fórum de apaixonados por automóveis e sua condução...parece que o que querem é não os usar -> sendo assim a sugestão de andar a pé é a que menos poluí.

        Em conclusão: Será que isto não são só tentativas de convencer o mundo das vossas escolhas pessoais? Mas para quê essa necessidade? Estão descontentes e erraram na escolha?

        Comentário


          Originalmente Colocado por crash Ver Post
          Pois, isso já tinha percebido.
          Então o que se discute mesmo?

          Eu sou assumidamente um fã de um bom motor otto.
          Pouco me interessa se anda a gasolina, GPL, ou confettis.
          Desde que não prejudique o desempenho do mesmo, e tendo em conta o que tenho disponivel no mercado, obviamente tentaria seguir a via GPL, porque ajuda a manter a carteira pesada
          O GPL emite menos emissões que a gasolina? Porreiro! No meu caso seria uma agradável consequência e não propriamente um objectivo!


          Aquilo que realmente fiz para diminuir, não só os custos, mas também diminuir a pegada neste bocadinho de terra, foi mudar uns quantos hábitos comodistas, e os resultados foram expressivos. Menos 4000km/ano com o carro, isto num rasteirinho que está com uma média global de 9.2l/100, o que dá quase menos 1 tonelada do famigerado CO2/ano.
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Eu deixo o carro na garagem e apanho bus para ir para o metro.

          Poupo na carteira e no ambiente, para alem disso quando são distancias curtas evito ir de carro.

          Mas admito, penso mais na carteira, aliás, dúvido alguem compre um diesel porque emite menos CO2 ou um GPL porque emite isto ou otto aquilo..

          Mesmo quem compra um hibrido é na procura de pouco consumo e não da poluição..
          Ora agora começamos a chegar a algum lado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por crash Ver Post
            tópico animado

            apesar do dominio diesel na Europa, veremos pelas mãos da própria industria, uma tendência pra regressar ao "bom e velho" otto, pelo menos nos segmentos A a C.

            E por uma razão simples. Os tipos gostam de ganhar dinheiro
            E devido à galopante sofisticação que o motor diesel sofreu em 2 décadas, os custos de produção do mesmo aumentaram consideravelmente, e actualmente, na linha de produção, um diesel custa o dobro a produzir do que um otto equivalente.

            Se os custos aumentam para o produtor, mas mantém-se para o consumidor, margens de lucro descem e isso é um cenário que a industria não gosta muito.

            E nem sequer estou a falar se há vantagens ambientais ou não da mudança de paradigma. A questão eco é mesmo imposta pelos reguladores, não propriamente pela industria, que apenas tem de fazer tudo para os cumprir.

            No final, a questão é que falamos de 2 soluções poluidoras.
            E o problema aqui, às vezes não passa tanto pelo tipo de motor, mas mais pelo tipo de combustivel.

            O motor diesel, originalmente, e pelas mãos do seu criador, funcionava a oleo de amendoim. O gasóleo acaba por mostrar o lado pior do motor diesel. Mudando o combustivel, talvez ajude a atenuar os problemas ambientais de ambas as soluções.

            A dieselização da Europa deu-se por motivos puramente económicos. Pesava menos na carteira na altura de abastecer. A questão de CO2 só rebentou mesmo na última década. E já o diesel era o motor do momento.
            Facto é que com o aumento galopante de motores diesel em circulação, assistiu-se também a um incremento de casos de problemas respiratórios em áreas urbanas.
            Ao ponto de, por exemplo, em Espanha, existir já projectos-lei (não sei se já aprovados ou não), que querem banir dos transportes públicos o motor diesel, substituindo-o por unidades a gás natural.

            Enquanto não haver a hipotese de massificar soluções realmente próximos do Sto Graal de zero emissões, o que se pode fazer é optimizar.
            Vejo mais possibilidade nos otto que nos diesel por diversas razões.
            É mais barato para os produtores, não necessitam de tanto hardware, e também tem a possibilidade de usar combustiveis mais limpos que a gasolina em si.

            É claro que os diesel não vão desaparecer de um momento para o outro, mas tendo em conta o estado actual das coisas, e segundo o que se vai ouvindo dos bastidores, a tendência será mesmo a aposta em pequenos ottos turbinados, e o expandir de soluções hibridas, mas de formas mais simples do que por exemplo, um Prius.

            No entanto, talvez ainda apareçam a médio prazo novas arquitecturas, que permitem aumentos de eficiência em motores de combustão interna acima dos actuais diesel.
            Investiguem pelo tipo de motor OPOC, que dá sempre uma boa leitura, e alem disso, de várias novas arquitecturas mais eficientes que tenho lido, esta parece-me aquela que poderá conseguir uma mais rápida implementação, e este discurso gasolina/diesel será conversa de historiadores.

            E depois há outro factor.
            Preocupam-se realmente com o ambiente?
            Então, uma das coisas que podem fazer é um uso mais inteligente da vossa viatura. Caso haja possibilidade, andem de transportes públicos e se o café ficar a 1km de casa, vão a pé, PORRA!!
            Só vos faz é bem!!!!
            Enche-me a alma a esperança de um dia poder contar a um neto meu do grande demónio que havia há muitos anos chamado Diesel, mas que acabou felizmente derrotado pelas forças do bem

            Comentário


              Originalmente Colocado por crash Ver Post
              tópico animado

              apesar do dominio diesel na Europa, veremos pelas mãos da própria industria, uma tendência pra regressar ao "bom e velho" otto, pelo menos nos segmentos A a C.


              E por uma razão simples. Os tipos gostam de ganhar dinheiro

              E devido à galopante sofisticação que o motor diesel sofreu em 2 décadas, os custos de produção do mesmo aumentaram consideravelmente, e actualmente, na linha de produção, um diesel custa o dobro a produzir do que um otto equivalente.

              Se os custos aumentam para o produtor, mas mantém-se para o consumidor, margens de lucro descem e isso é um cenário que a industria não gosta muito.


              E nem sequer estou a falar se há vantagens ambientais ou não da mudança de paradigma. A questão eco é mesmo imposta pelos reguladores, não propriamente pela industria, que apenas tem de fazer tudo para os cumprir.


              No final, a questão é que falamos de 2 soluções poluidoras.

              E o problema aqui, às vezes não passa tanto pelo tipo de motor, mas mais pelo tipo de combustivel.

              O motor diesel, originalmente, e pelas mãos do seu criador, funcionava a oleo de amendoim. O gasóleo acaba por mostrar o lado pior do motor diesel. Mudando o combustivel, talvez ajude a atenuar os problemas ambientais de ambas as soluções.


              A dieselização da Europa deu-se por motivos puramente económicos. Pesava menos na carteira na altura de abastecer. A questão de CO2 só rebentou mesmo na última década. E já o diesel era o motor do momento.

              Facto é que com o aumento galopante de motores diesel em circulação, assistiu-se também a um incremento de casos de problemas respiratórios em áreas urbanas.
              Ao ponto de, por exemplo, em Espanha, existir já projectos-lei (não sei se já aprovados ou não), que querem banir dos transportes públicos o motor diesel, substituindo-o por unidades a gás natural.

              Enquanto não haver a hipotese de massificar soluções realmente próximos do Sto Graal de zero emissões, o que se pode fazer é optimizar.

              Vejo mais possibilidade nos otto que nos diesel por diversas razões.
              É mais barato para os produtores, não necessitam de tanto hardware, e também tem a possibilidade de usar combustiveis mais limpos que a gasolina em si.

              É claro que os diesel não vão desaparecer de um momento para o outro, mas tendo em conta o estado actual das coisas, e segundo o que se vai ouvindo dos bastidores, a tendência será mesmo a aposta em pequenos ottos turbinados, e o expandir de soluções hibridas, mas de formas mais simples do que por exemplo, um Prius.


              No entanto, talvez ainda apareçam a médio prazo novas arquitecturas, que permitem aumentos de eficiência em motores de combustão interna acima dos actuais diesel.

              Investiguem pelo tipo de motor OPOC, que dá sempre uma boa leitura, e alem disso, de várias novas arquitecturas mais eficientes que tenho lido, esta parece-me aquela que poderá conseguir uma mais rápida implementação, e este discurso gasolina/diesel será conversa de historiadores.

              E depois há outro factor.

              Preocupam-se realmente com o ambiente?
              Então, uma das coisas que podem fazer é um uso mais inteligente da vossa viatura. Caso haja possibilidade, andem de transportes públicos e se o café ficar a 1km de casa, vão a pé, PORRA!!
              Só vos faz é bem!!!!
              Isso é tudo muito bonito mas quem manda é o mercado (como um todo), e o mercado reage a tendências e (no caso dos automóveis) ao custo dos mesmos.

              Como comprador/utilizador de um carro, eu quero lá saber se o fabricante ganhou muito ou pouco no carro que me vendeu...
              ...eu quero saber é do que é que eu ganho (ou não perco) ao utiliza-lo.

              E isto será a realidade da maioria das pessoas.

              O gasóleo foi sendo adoptado pelos consumos inferiores que faz, aliado a um desempenho que melhorou face aos fracos diesel anteriores.

              Motores turbo e potentes a gasolina já existiam à décadas, apesar da maioria das pessoas fugir deles exactamente pelos consumos.

              A indústria automóvel é pressionada pelas normas ambientais, mas também pelos compradores - veja-se o exemplo da Honda ou da Porsche com motores a diesel (no caso da Honda teve mesmo de o desenvolver do zero).

              O futuro poderá passar por muitas coisas, desde gasolina, gpl, diesel, ou outra coisa qualquer.

              Ao consumidor final (este sim, o grande juíz) cabe a decisão da escolha, e é essa decisão que diz se o fabricante continua ou não.

              Comentário


                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Motores turbo e potentes a gasolina já existiam à décadas, apesar da maioria das pessoas fugir deles exactamente pelos consumos.
                Bons motores a gasolina turbinados já existiam à décadas mas falamos de máquinas de alta performance e não ao acesso de qualquer um.

                Motores pequenos a gasolina turbinados para carros "normais" também já existiam há décadas mas com turbos de geometria fixa, muitas vezes sem intercooler o que obrigava a baixíssimas taxas de compressão, que resultava em muito lag e os tornava impráticos numa condução normal e com sistemas de injecção básicos ou até de carburadores, que resultava em altos consumos e emissões.

                Motores pequenos a gasolina com turbos de geometria variável e injecção directa só começaram a aparecer no mercado generalista há uns 10 anos, inicialmente com muita timidez.

                Comentário


                  Já agora fica um ponto que acho que ainda não foi mencionado: quem aqui já ouviu falar do projecto DiesOtto da MB? Trata-se basicamente de um motor a gasolina turbinado de injecção directa como qualquer outro, com a particularidade de, numa utilização de cruzeiro, funcionar por ignição espontânea - variando em tempo real a pressão do turbo e taxa de compressão, consegue fazer com que a gasolina pré-detone precisamente na altura em que se quereria que a vela fizesse a ignição. Nesta situação porta-se portanto como um motor Diesel, mas queima gasolina. Em carga funciona como um motor convencional.

                  Num teste preliminar, o motor, um 1.8 de 235cv, montado num classe S, consegui consumos inferiores a 6l/100.

                  Um pequeno motor eléctrico é utilizado para manter a rotação do motor na transição entre os diferentes modos de funcionamento, evitando "soluços".

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                    Para já só existem autocarros numa área muito pequena de Portugal, depois têm horários e rotas definidas.
                    Os táxis são carros alugados ao fim ao cabo e ou estão em praças, ou chamam-se.
                    Pagamos a corrida e não pagamos selos, seguros, inspecções, manutenção.
                    Se é só para transporte de pessoas, o táxi serve na perfeição.
                    Um carro de 20.000 € em 4 anos dava para 1000 corridas de 5€ de táxi por ano.

                    Carros a gasóleo ligeiros só fazem sentido por questões económicas, para quem faz as contas ao que anda.

                    Não é por acaso que no Brasil, são proíbidos carros ligeiros a gasóleo; óbviamente porque conspurcam demasiado o ar.
                    Passos alguns meses do ano em Fortaleza e não vi preocupação com a qualidade do ar.
                    Um bom exemplo disso são os transportes publicos, escapes bem no topo trazeiro expelindo fumo negro e todos diesel.
                    A não existencia de automóveis a gasóleo deve-se á politica de combustiveis, querendo impor o etanol em vez de outro..
                    Mesmo assim os 4X4 já começam a aparecer com motores diesel.

                    Comentário


                      @247

                      Ottos com TGV são uma minoria muitissimo restrita, porque não é qualquer turbo que aguenta os 900ºC do colector de escape de um otto. nos diesel existem porque apenas têm de suportar cerca de 600ºC.

                      Aqui está a explicação para os Tce, TSi, multiair e outros terem turbo de geometria fixa.

                      Comentário


                        Tinha a ideia que os Multiair por exemplo usavam geometria variável (mas por alguma razão é muito difícil saber o modelo de turbo de um carro pela internet ).

                        Se usam geometria fixa, ainda mais mérito têm, já que mesmo assim conseguem uma distribuição do seu binário de fazer inveja a qualquer Diesel com turbo de geometria variável, e alguns conseguem até ter tanto ou mais binário específico (em potência então nem se fala que é bater no ceguinho).

                        Mais uma prova da superioridade do motor Otto, faz mais com menos

                        Comentário


                          Ainda aqui há uns meses valentes fiz uma pergunta parecida que era qualquer coisa como:

                          - Que contas fazem antes de comprar carro?

                          E o que o pessoal faz simplesmente é....nenhuma LOL

                          Se for para fazer menos de 15 mil ano ponderam gasolina VS diesel, se for mais que isso vao para o diesel.

                          Eu fiz mais contas quando comprei o meu jazz, só que nunca pensei que preço das revisões fosse tão elevado.

                          Selo, seguro, gasolina, revisões, preço, juro associado à diferença de preço inicial, valor de revenda. São pontos que interessam na compra de um carro. Em certos casos, ate se deveria entrar com preço de pneus, inspecções, etc.

                          Mas ninguem quer saber disso para nada. Na compra de um carro novo se houver modelo comparavel diesel vs gasolina, o diesel é quase sempre mais económico, mesmo para quem faça menos de 15mil ano (digam alguma situação que achem o contrário). Na compra de um usado...à mais contas a fazer.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                            Mas ninguem quer saber disso para nada. Na compra de um carro novo se houver modelo comparavel diesel vs gasolina, o diesel é quase sempre mais económico, mesmo para quem faça menos de 15mil ano (digam alguma situação que achem o contrário). Na compra de um usado...à mais contas a fazer.
                            Quando a versão a gasolina à qual se compara tem turbo, normalmente sai com vantagem. Este downsizing das marcas europeias tem sido um maná para Portugal, onde existe um imposto que incide sobre o tamanho do motor.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                              @247

                              Ottos com TGV são uma minoria muitissimo restrita, porque não é qualquer turbo que aguenta os 900ºC do colector de escape de um otto. nos diesel existem porque apenas têm de suportar cerca de 600ºC.

                              Aqui está a explicação para os Tce, TSi, multiair e outros terem turbo de geometria fixa.

                              Olha que existem pequenos otto´s com turbo de geometria variável, os TSI tenha a sensação que são!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                Olha que existem pequenos otto´s com turbo de geometria variável, os TSI tenha a sensação que são!
                                Só o Porsche 911 Turbo o utiliza, pelo menos até há muito pouco tempo era assim.

                                Turbo especiamente desenvolvido pela KKK para o efeito.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Quando a versão a gasolina à qual se compara tem turbo, normalmente sai com vantagem. Este downsizing das marcas europeias tem sido um maná para Portugal, onde existe um imposto que incide sobre o tamanho do motor.
                                  Exemplo gritante é o 1.2 tsi no octavia em que,com a mesma potência existe uma diferença de 5000€ nas versões equivalentes gasoleo/gasolina. Mesmo para 20000kms/ano poderá ser uma opção mais que válida.
                                  Editado pela última vez por TMSC; 31 July 2010, 13:10.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                    Exemplo gritante é o 1.2 tsi no octavia em que,com a mesma potência existe uma diferença de 5000€ nas versões equivalentes gasoleo/gasolina. Mesmo para 20000kms poderá ser uma opção mais que válida.
                                    é gritante??

                                    Se quiser manter o carro por 8 anos a 20 mil por ano são 160 mil.

                                    Quanto poupas em gasoleo?

                                    Quanto perdes na diferença compra-venda??

                                    O 1.6 tdi é quase de certeza melhor opção.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                      é gritante??

                                      Se quiser manter o carro por 8 anos a 20 mil por ano são 160 mil.

                                      Quanto poupas em gasoleo?

                                      Quanto perdes na diferença compra-venda??

                                      O 1.6 tdi é quase de certeza melhor opção.

                                      Mas, VERDADEIRAMENTE, quem fica com 1 carro generalista esse tempo todo?Nos segmentos mais acima isso acontece quase de certeza devido ás marcas que estão envolvidas,mas nestas....

                                      O tuga muda de carro,O MÁXIMO, de 5 em 5 anos.

                                      Comentário


                                        E aos 160000km o 1.6TDi ainda nem teve o custo da mudança da distribuição.

                                        Edit: Devo ser uma excepção ao ter comprado um carro generalista do segmento C para 8 anos no mínimo...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                          Mas ninguem quer saber disso para nada. Na compra de um carro novo se houver modelo comparavel diesel vs gasolina, o diesel é quase sempre mais económico, mesmo para quem faça menos de 15mil ano (digam alguma situação que achem o contrário). Na compra de um usado...à mais contas a fazer.
                                          Como já tinha dito anteriormente eu fiz as minhas contas entre um Scirocco 1.4 TSI 160 cv e o Scirocco 2.0TDI 140cv.

                                          Não entrei em conta com a retoma porque isso é um factor que varia de pessoa para pessoa, há pessoas que simplesmente ficam com o carro tempo suficiente até a diferença de retoma ser irrelevante, há pessoas que passam os carros para os filhos, demasiadas situações por isso cada um deve entrar com esse valor como lhe convém.

                                          A nível de revisões o motor TSI é mais barato pelo que tenho lido, já para não falar que não há limpezas de FAP's etc...

                                          A diferença de consumo combinado é de 5.4 e 6.6 , diesel e 95 respectivamente.

                                          Tendo em conta que a diferença de preço é de 7000€... e com 15 000km anuais, para abater esta diferença exclusivamente no combustível levaria praticamente 10 anos.

                                          É possível que o valor da retoma ao fim de 5 anos pudesse compensar os outros 3500€...mas não é certo prever o mercado....

                                          E teríamos que andar 5 anos com um motor com piores performances e mais desagradável de conduzir :P

                                          Conclusão: Com 15000km anuais ninguém me convence a comprar um TDI em vez do TSI.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                            é gritante??

                                            Se quiser manter o carro por 8 anos a 20 mil por ano são 160 mil.

                                            Quanto poupas em gasoleo?

                                            Quanto perdes na diferença compra-venda??

                                            O 1.6 tdi é quase de certeza melhor opção.
                                            Se for para vender normalmente compensa o carro a gasóleo.

                                            Para que o carro a gasóleo comece a render, nessas condições, são necessários no mínimo 200.000Km.

                                            Mas temos que ter em conta outras coisas, o motor a gasóleo será provavelmente mais agradável de usar do que o 1.2 TSI.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Se for para vender normalmente compensa o carro a gasóleo.

                                              Para que o carro a gasóleo comece a render, nessas condições, são necessários no mínimo 200.000Km.

                                              Mas temos que ter em conta outras coisas, o motor a gasóleo será provavelmente mais agradável de usar do que o 1.2 TSI
                                              .

                                              Olha que não,olha que não....,já experimentei o 1.2 tsi no YETI e aquilo mexe-se muito bem,nas 1500rpm MESMO!!!! Encosta um gajo ás costas do assento (nas devidas proporções,claro)

                                              O 1.6 TDI não experimentei,mas pelos relatos aqui nos DB`s é um bocado amorfo antes das 1750rpm.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                o motor a gasóleo será provavelmente mais agradável de usar do que o 1.2 TSI.
                                                Porquê "provavelmente"?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                  E aos 160000km o 1.6TDi ainda nem teve o custo da mudança da distribuição.

                                                  Edit: Devo ser uma excepção ao ter comprado um carro generalista do segmento C para 8 anos no mínimo...

                                                  Um gajo faz previsões a longo prazo que depois de algum tempo,por inúmeros motivos, deixam de ter razão de ser...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Porquê "provavelmente"?
                                                    E porque é que havia de não ser?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                                      Um gajo faz previsões a longo prazo que depois de algum tempo,por inúmeros motivos, deixam de ter razão de ser...
                                                      Mas isso vale para menos e para mais...

                                                      A vida pode correr muito bem e dar para trocar antes, como pode não correr tão bem e ter de durar 12 anos em vez de 8... E basta em vez de 1 filho virem gémeos para mudarem as contas todas.

                                                      Daí que eu defenda que a escolha que se faz, pelos valores que envolve, deve ter em conta o máximo de situações possível com vista a tirar o maior partido possível do automóvel.

                                                      Comprar agora sem ponderar bem, para haver uma qualquer alteração de paradigma daqui a 2 anos, é dar um bombom a quem vai comprar esse carro usado. Nºao esquecer que a maior desvalorização ocorre nos primeiros anos, pelo que, por quantos mais anos se diluir, melhor é o negócio.

                                                      Mas isto é observar o carro de um ponto de vista racional e do negócio, cada um sabe o que faz ao seu dinheiro.

                                                      Isto de Otto vs diesel não tem resposta exacta, se tivesse só se vendia uma das tecnologias.

                                                      Para pequenos trajectos e baixas kilometragens anuais: Otto.
                                                      para grandes trajectos e elevadas kilometragens: Diesel.

                                                      As consequências da utilização inversa são as seguintes:

                                                      Otto: Aumento do gasto com combustíveis, solucionável com GPL (mais de 2000€ numa instalação num carro turbo de injecção directa). Ressalvo que nestes casos continuam a consumir uma boa percentagem de gasolina como lubrificante e refrigerante dos injectores. (li numa reportagem sobre um Golf TSi a GPL, bastante conhecida)

                                                      Diesel: Potencial aumento da probabilidade de problemas no filtro de partículas, que não é barato, mas é solucionável com um certo critério e cuidados na utilização.

                                                      Vamos excluir as manutenções e fiabilidade, que no caso dos otto turbinados de baixa cilindrada ainda são uma incógnita.

                                                      Resumindo, na minha opinião um Diesel ainda permite uma maior flexibilidade de utilização, seja para alta/média kilometragem, sendo inadequado para baixas kilometragens.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        E porque é que havia de não ser?
                                                        Ou sabes do que falas, ou mais vale estar calado. Ou é, ou não é. Tens argumentos para achar que é? Venham eles. "Provavelmente" não é nada!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                          Como já tinha dito anteriormente eu fiz as minhas contas entre um Scirocco 1.4 TSI 160 cv e o Scirocco 2.0TDI 140cv.

                                                          Não entrei em conta com a retoma porque isso é um factor que varia de pessoa para pessoa, há pessoas que simplesmente ficam com o carro tempo suficiente até a diferença de retoma ser irrelevante, há pessoas que passam os carros para os filhos, demasiadas situações por isso cada um deve entrar com esse valor como lhe convém.

                                                          A nível de revisões o motor TSI é mais barato pelo que tenho lido, já para não falar que não há limpezas de FAP's etc...

                                                          A diferença de consumo combinado é de 5.4 e 6.6 , diesel e 95 respectivamente.

                                                          Tendo em conta que a diferença de preço é de 7000€... e com 15 000km anuais, para abater esta diferença exclusivamente no combustível levaria praticamente 10 anos.

                                                          É possível que o valor da retoma ao fim de 5 anos pudesse compensar os outros 3500€...mas não é certo prever o mercado....

                                                          E teríamos que andar 5 anos com um motor com piores performances e mais desagradável de conduzir :P

                                                          Conclusão: Com 15000km anuais ninguém me convence a comprar um TDI em vez do TSI.

                                                          Cumprimentos

                                                          ora aqui está uma opinião bem fundamentada, na qual me revejo... existem certas diferenças (estilo 2000 ou 3000€) que realmente são facilmente diuluidas em pouco tempo, agora tudo aquele modelo que só comece a compensar ter optado pelo diesel a partir de 5 ou 6 anos, é pra esquecer.... esta diferença que o user mostrou (7000€) compensa claramente o TSI... e ele ainda comparou com a versão 140cv... se comparasse com a de 170cv, para ter performances semelhantes, a diferença iria para os 9000€, não compensa!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            E porque é que havia de não ser?
                                                            O velho mito da "força"?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                              Ou sabes do que falas, ou mais vale estar calado. Ou é, ou não é. Tens argumentos para achar que é? Venham eles. "Provavelmente" não é nada!
                                                              A agradabilidade de um motor não é algo absoluto, há pessoas que gostam de coisas diferentes. Se não sabes do que falas mais vale estares calado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X