Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda.» Martin Winterkorn dixit

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    A mim disseram-me que a qualidade não era a mesma, a "pintura do VW tem 3 camadas e a da skoda tem 2".

    Vendedor da VW, se é verdade, não sei..

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
      A mim disseram-me que a qualidade não era a mesma, a "pintura do VW tem 3 camadas e a da skoda tem 2".

      Vendedor da VW, se é verdade, não sei..

      Sinceramente não sei, mas tenho muitas duvidas que assim seja, dado que os processos de fabrico são os mesmos.

      As diferenças estão lá para se ver:Plataformas já utilizadas,aproveitamento de material já testado/fora de utilização (na VW) e pequenas (grandes dependendo do grau de exigência de cada um claro) diferenças em pormenores de nível de equipamento (os tais "cromados",comandos dos vidros,etc )

      Mas atenção: Todas estas soluções ja eram ou ainda estão em uso na VW, bastando apenas defenir prioridades e escolher o que é que se pretende

      Comentário


        #63


        SKODA POWER!

        Deixem a marca viver, se a VW está tão empenhada em fazer do Polo, Golf e Passat produtos de qualidade então que baixe o preço porque não sou o primeiro a dizer que os VW são Skoda com um símbolo diferente...
        Se acham que a marca não dá rendimento então que a vendam, como querem fazer com a Seat, assim fica caminho livre para a VW nos generalistas e a Audi nos premium...
        Eu não era fã dos produtos Skoda mas realmente pelo preço que eles pedem dificilmente se arranja um produto da mesma qualidade, quando (por exemplo) temos o Superb com X extras, e com os mesmos extras o Passat fica (por exemplo) 5.000 € mais caro e o Audi A4 (por exemplo) 10.000 € mais caro, estamos em tempo de crise e comprar Skoda significa poupar umas massas e muitas pessoas estão se "danando" para o Status e dai deriva todo o sucesso da Skoda nos ultimos 10 anos.

        Abraço

        EDIT: Apaguei o preço da foto, isto não é um forum de publicidade...
        Editado pela última vez por Fahrenheit; 10 September 2010, 10:23.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
          Se bem te lembras houve uma gaff que ficou famosa à 1-2 anos quando numa entrevista sobre os lucros da VW, respondeu que a forma de aumentar os lucros era incorporar mais componentes fabricados na China.

          Agora nenhuma marca no seu site oficial vai dizer que fabrica componentes na China, no entanto provavelmente neste momento todas compram lá componentes.

          Em relação à diminuição dos lucros com vendas record, essas afirmações valem o que valem.
          À uns anos atrás estive na fabrica de caixas de velocidade Renault em Cacia, o que me disseram foi que os Franceses quando quiserem colocam a fabrica a dar prejuizo, eles é que estipulam o preço das Caixas de Velocidade(falou-se por causa do encerramento da Renault Setubal e Guarda).

          Isto só para te dizer que se a Skoda receber motores da VW na Alemanha, quem decide o preço do motor VW para a Skoda é o Presidente da VAG, logo pode aumentar ou diminuir os lucros como entender entre as filiais, fica tudo em casa.

          Bem, se a maneira de ganhar mais lucros seria incorporar mais componentes vindos da China, é porque se calhar não são assim tantos... na verdade é q no meu carro não vejo lá nada q diga "made in China", apesar de q se tiver não me envergonha em nada, desde q tenha qualidade.

          Aliás, se tu próprio admites q todas as marcas terão componentes chineses não compreendo essa fixação por dizer q os carros e componentes VW são feitos na China, como q a desacreditar o grupo/marcas.

          Em relação aos lucros: bem, a VW vende motores mais caros à Skoda para provocar uma quebra de lucros de uma empresa q é 100% sua??
          Esse cenário até poderia ser possível caso a VW não tivesse o total controlo da Skoda e quisesse comprar o resto, e nesse caso poderia forçar a Skoda a ter prejuízos subindo o preço dos componentes.
          Toda a gente sabe q se as marcas produzem componentes podem subir os preços quando quiserem, mas vão fazê-lo às próprias fábricas da marca??
          E o quê, a VW sobe o preço do 1.6 Tdi à Skoda e depois a Skoda sobe o preço do 1.2 Tsi à VW???

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
            fui ver o artigo

            Skoda-Vorschau: Die Volks-Wagen von morgen - autobild.de

            e as declarações são "off the record"

            tanto que o texto é do georg kacher
            O q torna o sr. Winterkorn ainda mais descuidado... ter conversas "off record" com amigos da imprensa é meio caminho andado para se meter o pé na poça, já q nestas conversas informais muitas vezes as verdades vêm ao de cima.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
              O carro tem 3 anos! Sair uma nova geração ao fim de 3 anos não faz sentido.
              O Fabia I saiu em 1999 e sofreu um restyling em 2007(!!). O Polo com a mesma plataforma saiu em 2002 e sofreu um restyling em 2005 e passou à nova geração em 2009, e o Ibiza saiu em 2002 e em 2008 passou para a nova geração. É uma questão de bom senso: ou o Fabia I tinha sofrido um restyling mais cedo e agora em 2010 saltava já para a plataforma PQ25, ou então não sofria o restyling em 2007 e saia logo em 2008 com a plataforma PQ25 ao mesmo tempo do q o Ibiza.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                O Fabia I saiu em 1999 e sofreu um restyling em 2007(!!). O Polo com a mesma plataforma saiu em 2002 e sofreu um restyling em 2005 e passou à nova geração em 2009, e o Ibiza saiu em 2002 e em 2008 passou para a nova geração. É uma questão de bom senso: ou o Fabia I tinha sofrido um restyling mais cedo e agora em 2010 saltava já para a plataforma PQ25, ou então não sofria o restyling em 2007 e saia logo em 2008 com a plataforma PQ25 ao mesmo tempo do q o Ibiza.
                Acho que te equivocaste todo.......

                O Fabia 1 sofreu um restyling em Set de 2004. Em 2007 saiu o Fabia 2.
                O mais certo é o Fabia 2 ter mantido a plataforma porque em 2007 ainda não estaria pronta da PQ25. Se assim foi continua a não fazer sentido fazer um Fabia 3 ao fim de 3 anos de comercialização do 2.

                Comentário


                  #68
                  Não faz sentido nenhum dizer que um VW é um Skoda com um símbolo diferente... Basta comparar os resultados eurncap Octavia vs Golf e Fabia vs Polo para perceber que os skodas muito provavelmente usam plataformas mais antiquadas do grupo VAG.

                  Tal como o Seat Exeo usa a plataforma do antigo Audi A4.

                  Agora se os Skoda são ou não bons negócios, ou mesmo melhores negócios que os VW, isso já é outra história.

                  É tudo relativo...

                  Comentário


                    #69
                    Da parte dos alemães nada disto me espanta, senão aprecie-se o que se passou com a BMW/MG-Rover... em especial no lançamento do 75!

                    Os alemães têm uma inveja de morte de tudo quanto não é alemão e se for inglês, pior ainda!

                    Se há povo xenofobo, o alemão deve ser o que os bate a todos aos pontos!

                    Se não fazem ainda pior é apenas e só porque ficariam com uma péssima imagem aos olhos do mundo e eles não querem ver novamente o país divido em dois!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Acho que te equivocaste todo.......

                      O Fabia 1 sofreu um restyling em Set de 2004. Em 2007 saiu o Fabia 2.
                      O mais certo é o Fabia 2 ter mantido a plataforma porque em 2007 ainda não estaria pronta da PQ25. Se assim foi continua a não fazer sentido fazer um Fabia 3 ao fim de 3 anos de comercialização do 2.

                      Talvez me tenha explicado mal... o Fabia sofreu ligeiras mudanças interiores (há quem lhes chame restyling...) em 2005 e 2006 (novo volante, luzes, apoio para o braço e pouco mais...), e em 2007 sofreu o restyling, q foi um novo modelo mas baseado na mesma geração. Tendo em conta q o novo Ibiza PQ25 saiu em 2008 (um ano depois) o novo modelo poderia ter esperado mais um ano e já agora ter dado o salto para a nova plataforma. Não é nada absurdo, tendo em conta q tanto o Ibiza como o Polo saltaram para a plataforma PQ24 em 2002 e em 2008 e 2009 respectivamente saltaram logo para a PQ25.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                        Não faz sentido nenhum dizer que um VW é um Skoda com um símbolo diferente... Basta comparar os resultados eurncap Octavia vs Golf e Fabia vs Polo para perceber que os skodas muito provavelmente usam plataformas mais antiquadas do grupo VAG.

                        Tal como o Seat Exeo usa a plataforma do antigo Audi A4.

                        Agora se os Skoda são ou não bons negócios, ou mesmo melhores negócios que os VW, isso já é outra história.

                        É tudo relativo...

                        Bem, os resultados do Euro N Cap também te deram a perceber q o Audi A3, Bmw Serie 5, VW Eos, Audi Q7 (entre outros) usam plataformas antigas?

                        O Skoda Roomster utiliza a plataforma do Fabia, do Octavia I (!!) e do Octavia II e tem 5 estrelas no Euro N Cap; o Yeti usa a PQ35 (a mesma do A3 e do Octavia II) e tem 5 estrelas e melhor classificação do q os novos Mercedes Classe C e E. E o q é q isso prova?

                        Em relação às plataformas: o Fabia é neste momento o único modelo Skoda q utiliza uma plataforma diferente do q o seu "irmão" VW. Mas quando utilizavam a mesma plataforma vê lá q o Fabia até teve melhores resultados do q o Polo no impacto frontal, perdendo depois no lateral.

                        Em relação aos outros modelos, tanto o Octavia, Yeti e Superb utiilizam a plataforma PQ 35, igual à do novo Golf, A3, Scirocco, Q3, etc.

                        Comentário


                          #72
                          Bem, os resultados do Euro N Cap também te deram a perceber q o Audi A3, Bmw Serie 5, VW Eos, Audi Q7 (entre outros) usam plataformas antigas?
                          "Compare apples to apples..."

                          O Série 5 e o Q7 não têm nada a ver com este tópico por isso ficam de fora.

                          O EOS também é outra história, visto ser um CC deve ter alterações estruturais relativamente ao resto dos "Primos", mas se é baseado no Golf, visto que ainda não tinha saído o Golf 6 deve ser baseado no Golf 5 e não é que os resultados do EOS e do Golf 5 são semelhantes?

                          O Octavia também tem resultados idênticos ao Golf 5.

                          O A3 actual, que é o restyling do restyling do modelo de 2003, também tem resultados semelhantes ao Golf 5...

                          Conclusão: O Golf 6 muito provavelmente usa uma plataforma mais recente e superior...

                          Podes ver as semelhanças...

                          Audi A3 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                          Skoda Octavia | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                          VW Eos | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                          http://www.euroncap.com/tests/vw_golf_2004/196.aspx

                          E as diferenças

                          VW Golf 6 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating
                          Editado pela última vez por UserAHO; 10 September 2010, 17:38.

                          Comentário


                            #73
                            Dado mais alguns comentários reforço a minha opinião, os Alemães são um povo de nazis e racistas e malandros e também patifes. Nunca me enganaram

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                              "Compare apples to apples..."

                              O Série 5 e o Q7 não têm nada a ver com este tópico por isso ficam de fora.

                              O EOS também é outra história, visto ser um CC deve ter alterações estruturais relativamente ao resto dos "Primos", mas se é baseado no Golf, visto que ainda não tinha saído o Golf 6 deve ser baseado no Golf 5 e não é que os resultados do EOS e do Golf 5 são semelhantes?

                              O Octavia também tem resultados idênticos ao Golf 5.

                              O A3 actual, que é o restyling do restyling do modelo de 2003, também tem resultados semelhantes ao Golf 5...

                              Conclusão: O Golf 6 muito provavelmente usa uma plataforma mais recente e superior...

                              Podes ver as semelhanças...

                              Audi A3 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                              Skoda Octavia | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                              VW Eos | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                              VW Golf | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                              E as diferenças

                              VW Golf 6 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                              Eh pá, não existem plataformas novas no grupo VW. Põe isto na cabeça, o GOlf VI tem a MESMA plataforma do Golf V, Leon, Octavia, Audi Q3, etc. É publico e toda a gente o sabe. Não se criam plataformas para um só carro a nível generalista.

                              The PQ35 platform is designed to be more modular and flexible than previous A platforms. For the first time, a fully independent suspension front and rear will be present in all A platform vehicles. There is also a derivative version of this platform for 'B'-class cars (with larger variations expected in the future) called PQ46.
                              PQ35 is intended for compact-size vehicles, and PQ46 is an enlarged version for mid-size vehicles, such as the Volkswagen Passat. A common misconception is that the PQ46 generation of the Passat is based on the "B6" (PL46) platform. However, this transverse-engined Passat has little in common with the longitudinal-engined "B6" Audi A4.
                              Current and expected PQ35 platform cars (Typ numbers in brackets):

                              Current PQ46 platform cars (Typ numbers in brackets):

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                Talvez me tenha explicado mal... o Fabia sofreu ligeiras mudanças interiores (há quem lhes chame restyling...) em 2005 e 2006 (novo volante, luzes, apoio para o braço e pouco mais...), e em 2007 sofreu o restyling, q foi um novo modelo mas baseado na mesma geração. Tendo em conta q o novo Ibiza PQ25 saiu em 2008 (um ano depois) o novo modelo poderia ter esperado mais um ano e já agora ter dado o salto para a nova plataforma. Não é nada absurdo, tendo em conta q tanto o Ibiza como o Polo saltaram para a plataforma PQ24 em 2002 e em 2008 e 2009 respectivamente saltaram logo para a PQ25.
                                Isso é muito mais que um restyling. Apesar de usar a mesma plataforma é um carro bem diferente. É maior, todos os painéis da carroçaria, vidros etc são distintos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                  Não faz sentido nenhum dizer que um VW é um Skoda com um símbolo diferente... Basta comparar os resultados eurncap Octavia vs Golf e Fabia vs Polo para perceber que os skodas muito provavelmente usam plataformas mais antiquadas do grupo VAG.

                                  Tal como o Seat Exeo usa a plataforma do antigo Audi A4.

                                  Agora se os Skoda são ou não bons negócios, ou mesmo melhores negócios que os VW, isso já é outra história.

                                  É tudo relativo...
                                  não usa apenas a plataforma, até os paineis são quase todos os mesmos
                                  no fundo não passa de um A4 com o simbolo da Seat estampado.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                    Talvez me tenha explicado mal... o Fabia sofreu ligeiras mudanças interiores (há quem lhes chame restyling...) em 2005 e 2006 (novo volante, luzes, apoio para o braço e pouco mais...), e em 2007 sofreu o restyling, q foi um novo modelo mas baseado na mesma geração. Tendo em conta q o novo Ibiza PQ25 saiu em 2008 (um ano depois) o novo modelo poderia ter esperado mais um ano e já agora ter dado o salto para a nova plataforma. Não é nada absurdo, tendo em conta q tanto o Ibiza como o Polo saltaram para a plataforma PQ24 em 2002 e em 2008 e 2009 respectivamente saltaram logo para a PQ25.
                                    Não quero estar a contrariar, mas apesar de utilizar a mesma plataforma, em 2007 não um restyling, mas sim uma nova geração.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                      Não quero estar a contrariar, mas apesar de utilizar a mesma plataforma, em 2007 não um restyling, mas sim uma nova geração.
                                      Sim, é verdade. Eu quando falo no restyling digo-o para diferenciar o verdadeiro salto de geração q houve no Polo/Ibiza e não no Fabia. O Fabia hoje em dia tem uma plataforma de 11 anos, e espera-o ainda uns 2/3 anos de vida como mínimo. Ou seja, mais do q isto só mesmo a Sharan!

                                      No entanto, não considero o Fabia um carro velho, tanto q se bate com qualquer segmento B em termos de qualidade geral.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        Para além das preocupações VW versus Skoda, outro processo preocupante é Renault versus Dacia, se a Renault fizer uma nova geração de Dacia com um design aceitavel, não sei como ficam as vendas Renault, vejam as vendas da Renault na Alemanha, onde as vendas da mesma decrescem e a Dacia aumenta, existe um canibalização de mercado!?

                                        É uma situação interessante. Na minha opinião a Dacia a continuar assim a vender vai querer mais, porque qualquer pessoa/empresa quer sempre mais e melhor. E apostando no design, é provável q vá ganhando cada vez mais mercado.

                                        No caso da Skoda o Walter de Silva já disse q queria acabar com a imagem mais conservadora da marca e lançar produtos mais agressivos, mesmo os lowcost previstos para mercados com a Rússia (e países de Leste), Índia e China.

                                        Aqui está um esboço q alguns garantem estar muito próximo do q poderá ser um próximo modelo para países de Leste (o substituto do Octavia Tour):

                                        Comentário


                                          #80
                                          Já que falaram na Dacia, na Rússia o Duster não será vendido como Dacia, mas sim Renault.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                            O q torna o sr. Winterkorn ainda mais descuidado... ter conversas "off record" com amigos da imprensa é meio caminho andado para se meter o pé na poça, já q nestas conversas informais muitas vezes as verdades vêm ao de cima.

                                            han?

                                            não foi isso que aconteceu

                                            foi uma fonte não identificada que passou isto para fora.

                                            não foi obviamente o sr winterkorn

                                            Comentário


                                              #82
                                              Na minha opinião, o único modelo que pode canibalizar de facto os VW e Audi é o Superb.

                                              Não faz sentido uma marca como a Skoda estar a produzir um carro com aquele tamanho e qualidade. Por enquanto a imagem de marca vai afastando muitos compradores para o Passat e A4, mas em termos de produto, está ao mesmo nível.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Vocês dão como justificação o facto de a Skoda ser barato utilizar plataformas antigas. Mas os VW também utilizam. Quando um novo carro sai para o mercado normalmente utiliza a mesma plataforma do modelo que o vai substituir. Penso que a média com uma marca desenvolve uma nova plataforma é de 10 anos em 10 anos.

                                                Por exemplo o novo Golf utiliza a plataforma do Golf V e no entanto não deixa de ser um carro bem mais caro que o Octavia. Penso que ambos utilizam a mesma plataforma. Isso das plataformas não quer dizer nada.
                                                Editado pela última vez por Olimpo; 10 September 2010, 23:45.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por GranTurismo Ver Post
                                                  Tanto tu como o outro não percebem nada de economia. É claro que os operários portugueses da GM ganhavam menos que os da GM Espanha, mas a razão não era os custos serem mais baixos em Espanha.
                                                  Aqui é uma questão de logística e economias de escala. A fábrica portuguesa devido à sua localização mais periférica e á reduzida produção (menos de 50000 carros ano) não era economicamente viável, ao menos numa economia de mercado globalizada e completamente aberta como a da UE.
                                                  Antes de entrarmos na CEE havia cá fábricas de várias marcas e nãp eram modelos apenas produzidos cá para todos os mercados como os da Autoeuropa. Era exactamente o contrário. Para dar um exemplo, a Renault fabricava cá os mesmos modelos que fabricava em França e na Espanha por ex., mas eram quase todos para o mercado interno, porque havia quotas de contingentação e para venderem cá as amarcas tinham no mínimo que produzir ou montar alguns modelos cá.

                                                  Hoje é uma realidade 100% diferente e se o mercado é único, não temos a protecção fiscal, adunaneira e de contingentação de outrora. Quase todas as fábricas que por cá ainda existem baseiam-se em producções específicas de modelos, ou seja modelos que só são produzidos nas mesmas. É a especialização que veio com a globalização.

                                                  Na GM em Saragoça, a razão foi a mesma, a capacidade instalada dava muito bem para os valores suplementares de Combo a produzir lá, sem ser necessário mais trabalhadores, logo mudar a produção para lá era uma estratégia Win-Win para a GM.
                                                  Tu vê lá como é que falas.

                                                  Eu não falei nesse caso especifico da GM, mas Portugal é dos países da UE a 15 com os custos de produção mais baixos. Apesar disso por vezes não compensa ter por cá fábricas como aconteceu com esse caso da GM. Mas como dizes e até me dás razão é por razões que nada tem a ver com as condições no nosso país mas sim questões de logística da própria empresa e politicas internas.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                    Sim, é verdade. Eu quando falo no restyling digo-o para diferenciar o verdadeiro salto de geração q houve no Polo/Ibiza e não no Fabia. O Fabia hoje em dia tem uma plataforma de 11 anos, e espera-o ainda uns 2/3 anos de vida como mínimo. Ou seja, mais do q isto só mesmo a Sharan!

                                                    No entanto, não considero o Fabia um carro velho, tanto q se bate com qualquer segmento B em termos de qualidade geral.
                                                    Um Peugeot 607 usa a mesma plataforma de um Peugeot 605 apresentado em 1989 salvo erro.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Já que falaram na Dacia, na Rússia o Duster não será vendido como Dacia, mas sim Renault.
                                                      no brasil a mesma coisa.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                        no brasil a mesma coisa.
                                                        Na África do Sul e no México os Dacia que se vendem na Europa são por lá vendidos como... Nissan

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                          Na África do Sul e no México os Dacia que se vendem na Europa são por lá vendidos como... Nissan
                                                          também é verdade sim senhor.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Na minha opinião, o único modelo que pode canibalizar de facto os VW e Audi é o Superb.

                                                            Não faz sentido uma marca como a Skoda estar a produzir um carro com aquele tamanho e qualidade. Por enquanto a imagem de marca vai afastando muitos compradores para o Passat e A4, mas em termos de produto, está ao mesmo nível.
                                                            O Octavia também faz mossa...

                                                            Na versão break deve dar 15 a 0 à Golf, e devo estar a ser simpático...

                                                            O Fabia será talvez aquele que menos fará. Depois temos o Roomster e um Yeti que nem sequer comichão devem fazer.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                              O Octavia também faz mossa...

                                                              Na versão break deve dar 15 a 0 à Golf, e devo estar a ser simpático...

                                                              O Fabia será talvez aquele que menos fará. Depois temos o Roomster e um Yeti que nem sequer comichão devem fazer.

                                                              Sim, o Octavia break é a q faz mais mossa directamente, porque é dentro dum segmento em q a marca ainda não conta assim tanto (ao contrário do Superb).
                                                              O "novo" Fabia ao novo Polo se calhar não, mas ao outro sim. Por exemplo ano passado na Alemanha foram vendidos 109 000 mil Polos e 104 500 Fabias. Nós aqui é q vemos muitos mais Polos/Ibizas e temos a sensação q a nível geral venderá pouco.
                                                              Agora o novo sim, vende mais mais do q o Fabia.

                                                              Em relação ao Yeti eu acho q não existe um competidor directo, já q o Tiguan é maior do q o Yeti e como tal o mercado para um e outro poderá não ser exactamente o mesmo.

                                                              O Roomster é um caso à parte.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X