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«Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda.» Martin Winterkorn dixit

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    #91
    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
    Eh pá, não existem plataformas novas no grupo VW. Põe isto na cabeça, o GOlf VI tem a MESMA plataforma do Golf V, Leon, Octavia, Audi Q3, etc. É publico e toda a gente o sabe. Não se criam plataformas para um só carro a nível generalista.
    Custa a acreditar que seja exactamente a mesma plataforma do A3 de 2003... De qualquer forma o Golf 6 tem melhores resultados que os outros "primos", isso é um facto.

    O Jetta MK5 pareceu-me mais confortável e acolhedor que o Octavia mais recente, os dois despidos de extras.

    Estão a levantar aqui uma falsa questão, não existe nenhuma má vontade da VAG em relação à Skoda, apenas quer certificar-se de que as diferentes marcas se sobreponham o menos possível não só para criar um leque mais variado de oferta como para evitar a canibalização.
    Editado pela última vez por UserAHO; 11 September 2010, 09:42.

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      #92
      Originalmente Colocado por eu Ver Post

      Não faz sentido uma marca como a Skoda estar a produzir um carro com aquele tamanho e qualidade. Por enquanto a imagem de marca vai afastando muitos compradores para o Passat e A4, mas em termos de produto, está ao mesmo nível.
      Nem pouco mais ou menos.

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        #93
        Eu creio que o que o presidente quis dizer é que ha alguma sobreposição de produtos entre a Skoda e a propria VW, algo que não acontece por exemplo com a Seat que tem um posicionamento mais dinamico e desportivo.

        O publico alvo do Fabia e do Polo é em grande parte o mesmo. O Fabia usa a plataforma anterior e isso deve dar-lhe alguma vantagem competitiva em termos de custos e não sei até que ponto o prejudica no espaço e na dinamica, a distancia entre eixos é a mesma nas duas. Talvez o prejudique em termos de segurança.

        Na gama Octavia tb ha sobreposição com o Golf, no caso das stations ainda é pior pois a Golf VI é uma Golf V com a nova frente, o resto é o mesmo. A qualidade dos materiais e da construção será nelhor no Golf mas não compensa de forma nenhuma face à diferença de preço e em termos de desenho a VW não tem sido muito feliz.

        No caso da Superb a sobreposição tambem sempre existiu, a anterior era uma Passat com mais espaço e até com mais luxo e na actual a colagem tmbém é evidente.

        Portanto acho que o homem até tem alguma razão e será necessário afastar um pouco a Skoda da colagem com a marca Volkswagen.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por JCF Ver Post
          Eu creio que o que o presidente quis dizer é que ha alguma sobreposição de produtos entre a Skoda e a propria VW, algo que não acontece por exemplo com a Seat que tem um posicionamento mais dinamico e desportivo.

          O publico alvo do Fabia e do Polo é em grande parte o mesmo. O Fabia usa a plataforma anterior e isso deve dar-lhe alguma vantagem competitiva em termos de custos e não sei até que ponto o prejudica no espaço e na dinamica, a distancia entre eixos é a mesma nas duas. Talvez o prejudique em termos de segurança.

          Na gama Octavia tb ha sobreposição com o Golf, no caso das stations ainda é pior pois a Golf VI é uma Golf V com a nova frente, o resto é o mesmo. A qualidade dos materiais e da construção será nelhor no Golf mas não compensa de forma nenhuma face à diferença de preço e em termos de desenho a VW não tem sido muito feliz.

          No caso da Superb a sobreposição tambem sempre existiu, a anterior era uma Passat com mais espaço e até com mais luxo e na actual a colagem tmbém é evidente.

          Portanto acho que o homem até tem alguma razão e será necessário afastar um pouco a Skoda da colagem com a marca Volkswagen.

          A Peugeot também detém 90% da Citroen, e não me lembro de ver algo como "temos de pôr rédea curta à Citroen". Se há problemas, resolvem-se "entre paredes".
          Sem competição não há evolução. Se a VW (q tem o poder) não consegue fazer produtos com melhor relação preço/qualidade do q a Skoda Audi A4, Skoda Superb und VW Passat Vergleich - autobild.de, a culpa é da Skoda? É baixando a qualidade dum q a qualidade do outro vai subir? Puro engano, a meu ver.

          O novo presidente da Skoda já disse q quer vender o dobro e apostar em modelos eléctricos, por isso vamos lá a ver no q isto dá.

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            #95
            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            Nem pouco mais ou menos.
            Porquê? Podes elucidar-nos?

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              #96
              Creio que a situação é um pouco diferente, a Citroen é uma marca com historia propria e a partir do momento que foi integrada no grupo PSA utiliza os mesmos motores e plataformas da Peugeot mas está numa situação de igualdade e em concorrencia com a Peugeot e com terceiros. Creio que motores e plataformas são desenvolvidos pelo grupo e não propriamente pela Peugeot.

              No caso da Skoda trata-se duma marca claramente subalterna que utiliza a tecnologia da VW tanto a nivel de motores como plataformas, como componentes em geral.

              Porque é que a situação não se coloca tb em relação à Audi? São posturas diferentes, a Audi é naturalmente mais cara, tem estatuto premium e desenvolve também produtos que são usados pela VW como por exemplo o novo V6 TDI usado tb pela Porsche. A Skoda vive praticamente em tudo à custa da tecnologia desenvolvida pela VW e creio que será natural que esta queira ver a Skoda com um publico alvo algo diferente do da propria VW.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                Creio que a situação é um pouco diferente, a Citroen é uma marca com historia propria e a partir do momento que foi integrada no grupo PSA utiliza os mesmos motores e plataformas da Peugeot mas está numa situação de igualdade e em concorrencia com a Peugeot e com terceiros. Creio que motores e plataformas são desenvolvidos pelo grupo e não propriamente pela Peugeot.

                No caso da Skoda trata-se duma marca claramente subalterna que utiliza a tecnologia da VW tanto a nivel de motores como plataformas, como componentes em geral.

                Porque é que a situação não se coloca tb em relação à Audi? São posturas diferentes, a Audi é naturalmente mais cara, tem estatuto premium e desenvolve também produtos que são usados pela VW como por exemplo o novo V6 TDI usado tb pela Porsche. A Skoda vive praticamente em tudo à custa da tecnologia desenvolvida pela VW e creio que será natural que esta queira ver a Skoda com um publico alvo algo diferente do da propria VW.

                A Skoda também é uma marca com uma história de mais de 100 anos, tão ou mais rica do q a VW e Audi. A Skoda não faz mais porque não é suposto fazer, não porque não sabe.

                A Citroen também teve uma altura em q funcionava um pouco como low cost da Peugeot, e em q mesmo em termos de design exterior e interior andava ela por ela com a Peugeot.

                A estratégia da VW em relação à Skoda é mesmo essa, q seja uma marca "parasita". Se a VW assim não quisesse, não o era. Simplesmente fica mais barato ao grupo. Daí... a Skoda ser mais barata. E a verdade é q isto vai acabar por ser uma realidade a nível global, porque cada vez mais é necessária a partilha de componentes para rentabilizar os investimentos e gerar lucros cada vez maiores, q por turno vão gerar mais e melhor tecnologia. Daí q é redutor catalogar a Skoda de "parasita" e a VW de "coitadinha". Existe um trabalho de simbiose q favorece as marcas, q no fundo são a mesma.

                Não te esqueças q a tecnologia VW/Audi também é criada com o dinheiro ganho pelas vendas da Skoda, e q a Skoda faz motores, transmissões, etc, nas suas fábricas para o grupo, logo também é natural q a Skoda possa usufruir do material criado pelo grupo.

                No caso da Audi, não tenhamos ilusões, o próprio Martin Winterkorn o disse: se não fosse o dinheiro, material e mão de obra do grupo VW, a Audi dificilmente sobreviveria. Por outras palavras: a Skoda "chupa" material, a Audi "chupa" dinheiro.
                Editado pela última vez por cjr; 13 September 2010, 17:24.

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                  #98
                  Já agora, vocês acham q vão haver mais grupos no futuro, ou q alguns se vão "partir"? Se sim, quais?
                  Acham q é possível haver marcas q sobrevivam sozinhas muito mais tempo?

                  Comentário


                    #99
                    A Skoda é o que é hoje graças à tecnologia trazida da VW, não tenhas qq duvida relativemente a isto.


                    Antes disso a Skoda fabricava o Felicia e Forman que eram carros tecnologicamente ultrapassados ja nessa altura e que eram vendidos unicamente graças ao baixo preço. Sem uma injecção de dinheiro e tecnologia muito grandes estava perfeitamente condenada.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                      No caso da Audi, não tenhamos ilusões, o próprio Martin Winterkorn o disse: se não fosse o dinheiro, material e mão de obra do grupo VW, a Audi dificilmente sobreviveria. Por outras palavras: a Skoda "chupa" material, a Audi "chupa" dinheiro.
                      E o que seria da Skoda? AH! Já sei:

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                        A Citroen também teve uma altura em q funcionava um pouco como low cost da Peugeot, e em q mesmo em termos de design exterior e interior andava ela por ela com a Peugeot.
                        É favor não dizer barbaridades como esta...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                          Porquê? Podes elucidar-nos?
                          Querem comparar o nível tecnológico do A4 B8 com o Superb?

                          Logo aí o Superb fica arrumado no (seu) canto.

                          Mesmo comparativamente ao Passat, o Superb -tal como os restantes Skoda face aos produtos equivalentes da VW e Audi- não tem igual atenção a itens mais invisíveis ao olho, taragem dos amortecedores (algo por exemplo que consegue transformar por completo a condução de carros que partilham a mesma plataforma), insonorização, etc.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                            Querem comparar o nível tecnológico do A4 B8 com o Superb?
                            Estás a referir-te ao quê concretamente ?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                              Mesmo comparativamente ao Passat, o Superb -tal como os restantes Skoda face aos produtos equivalentes da VW e Audi- não tem igual atenção a itens mais invisíveis ao olho, taragem dos amortecedores (algo por exemplo que consegue transformar por completo a condução de carros que partilham a mesma plataforma), insonorização, etc.
                              Hem?!?!??! tens feito TD. Mas, já conduziste um Skoda recentemente e fizeste comparações reais?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                Querem comparar o nível tecnológico do A4 B8 com o Superb?

                                Logo aí o Superb fica arrumado no (seu) canto.

                                Mesmo comparativamente ao Passat, o Superb -tal como os restantes Skoda face aos produtos equivalentes da VW e Audi- não tem igual atenção a itens mais invisíveis ao olho, taragem dos amortecedores (algo por exemplo que consegue transformar por completo a condução de carros que partilham a mesma plataforma), insonorização, etc.
                                Sim e isso é baseado em quê? Experiência pessoal? Dados concretos? Tens acesso a dados internos do Grupo VW dos projectos integrais dos produtos Skoda VW e Audi? Não deves ter porque se os tivesses já os tinhas colocado aqui

                                Eu não digo que os VW não sejam superiores aos Skodas, o que digo é que ninguém nem pode confirmar nem desmentir as comparações que se fazem entre as duas marcas, ou mesmo por exemplo entre a VW e a Audi.

                                Um produto tem uma imagem e o seu valor real é aquele que o mercado tem dele e não o seu valor intrínseco. Tu podes estar certo, mas ninguém pode, nem mesmo tu, confirmar isso. Pura especulação. Só os engenheiros chefes da Skoda e VW saberão a verdade

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                  Já agora, vocês acham q vão haver mais grupos no futuro, ou q alguns se vão "partir"? Se sim, quais?
                                  Acham q é possível haver marcas q sobrevivam sozinhas muito mais tempo?
                                  O meu palpite é o seguinte:

                                  A VW compra Alfa Romeo e faz dela uma rival da BMW, enquanto a Audi é mais virada para a Mercedes.

                                  A Seat só sobreviverá se a VW decidir fizer dela uma marca low cost para concorrer com a Dacia, e com os chineses.

                                  A Skoda não faço a mínima ideia Provavelmente continuará como até aqui, uma semi-low cost, concorrente da Chevrolet, Kia, Hyundai.

                                  Daqui por 10 anos veremos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                    E o que seria da Skoda? AH! Já sei:
                                    Pois, o Felicia e Forman creio que foram já evoluções do Favorit feitas depois da integração sa Skoda no grupo VW...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                      A Skoda é o que é hoje graças à tecnologia trazida da VW, não tenhas qq duvida relativemente a isto.


                                      Antes disso a Skoda fabricava o Felicia e Forman que eram carros tecnologicamente ultrapassados ja nessa altura e que eram vendidos unicamente graças ao baixo preço. Sem uma injecção de dinheiro e tecnologia muito grandes estava perfeitamente condenada.

                                      Não devido à tecnologia trazida da VW, mas à tecnologia VW da qual a Skoda faz parte. A Skoda vende, a VW dá. A malta tem tendência a pensar q a Skoda só tira, quando isso não é verdade. Todos os anos mete nos cofres da VW 400,500,600 milhões de euros q servem para o grupo fazer investigação, criar plataformas, etc. Além disso constrói motores, transmissões, peças, etc, q são utilizados por todo o grupo.

                                      Eu percebo o q queres dizer, e concordo, mas é errado pensar q só uma é q dá. Se não ficasse mais barato ao grupo fazer isto a Skoda estaria a fazer outra coisa qualquer ou a criar plataformas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                        E o que seria da Skoda? AH! Já sei:


                                        Mas tens alguma duvida q a Audi foi "fabricada" pela VW? É q nem há hipótese de refutares dados históricos e números...
                                        A Audi levou nos últimos anos anos (10/20) uma injecção de biliões de euros do grupo para "combater" a Mercedes e BMW. Se não fosse assim possivelmente hoje já nem existia (tal como a Skoda), ou seria "mais uma" VW. A Audi vai buscar dinheiro ao grupo VW, as coisas não nascem do nada. Foi o próprio Winterkorn q o disse.
                                        Editado pela última vez por cjr; 13 September 2010, 19:17.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          Querem comparar o nível tecnológico do A4 B8 com o Superb?

                                          Logo aí o Superb fica arrumado no (seu) canto.

                                          Mesmo comparativamente ao Passat, o Superb -tal como os restantes Skoda face aos produtos equivalentes da VW e Audi- não tem igual atenção a itens mais invisíveis ao olho, taragem dos amortecedores (algo por exemplo que consegue transformar por completo a condução de carros que partilham a mesma plataforma), insonorização, etc.
                                          Invisíveis ao olho, mas q tu vês...

                                          Teste A4/Superb/Passat:

                                          Insonorização:

                                          Superb: 50 km/h - 58 db - 100km/h - 66 db - 130km/h -70 db

                                          Passat: 50 km/h - 58 db - 100km/h - 66 db - 130km/h -70 db

                                          Audi: 50 km/h - 58 db - 100km/h - 64 db - 130km/h -69 db


                                          Conclusão: o fórum AH anda cheio de maestros, isto é só ouvidos absolutos...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                            Querem comparar o nível tecnológico do A4 B8 com o Superb?

                                            Logo aí o Superb fica arrumado no (seu) canto.

                                            Mesmo comparativamente ao Passat, o Superb -tal como os restantes Skoda face aos produtos equivalentes da VW e Audi- não tem igual atenção a itens mais invisíveis ao olho, taragem dos amortecedores (algo por exemplo que consegue transformar por completo a condução de carros que partilham a mesma plataforma), insonorização, etc.

                                            Na motorização Diesel de topo da Skoda (TDI 170CR) utilziada no Superb, podes dizer qual é a diferença para o A4 com o mesmo motor?

                                            Podes referir (e é ai a diferença) que a Audi utiliza motores mais potentes V6, 8, 10 e 12.

                                            No Superb tens no máximo o 3.2 V6 a gasolina. é o "maior" motor utilizada pela Skoda.

                                            De resto, e no caso que indiquei no meu 1º parágrafo, não encontras qualquer diferença, e porventura tens mais pontos positivos no Skoda.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                              O meu palpite é o seguinte:

                                              A VW compra Alfa Romeo e faz dela uma rival da BMW, enquanto a Audi é mais virada para a Mercedes.

                                              A Seat só sobreviverá se a VW decidir fizer dela uma marca low cost para concorrer com a Dacia, e com os chineses.

                                              A Skoda não faço a mínima ideia Provavelmente continuará como até aqui, uma semi-low cost, concorrente da Chevrolet, Kia, Hyundai.

                                              Daqui por 10 anos veremos.
                                              Isso não passam de boatos e nem a Fiat venderia uma das marcas com mais importância no grupo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                Isso não passam de boatos e nem a Fiat venderia uma das marcas com mais importância no grupo.
                                                Qual importância? Só se for histórica. Hoje em dia A Alfa Romeo é uma marca moribunda. Praticamente não existe fora de Itália. Só tinha a ganhar em ser integrada num Grande grupo forte financeiramente e com estratégias realistas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Estás a referir-te ao quê concretamente ?
                                                  Logo para começar na estrutura técnica.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Logo para começar na estrutura técnica.
                                                    A plataforma?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                      Qual importância? Só se for histórica. Hoje em dia A Alfa Romeo é uma marca moribunda. Praticamente não existe fora de Itália. Só tinha a ganhar em ser integrada num Grande grupo forte financeiramente e com estratégias realistas.

                                                      e o grupo Fiat não é??

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                        Invisíveis ao olho, mas q tu vês...

                                                        Teste A4/Superb/Passat:

                                                        Insonorização:

                                                        Superb: 50 km/h - 58 db - 100km/h - 66 db - 130km/h -70 db

                                                        Passat: 50 km/h - 58 db - 100km/h - 66 db - 130km/h -70 db

                                                        Audi: 50 km/h - 58 db - 100km/h - 64 db - 130km/h -69 db


                                                        Conclusão: o fórum AH anda cheio de maestros, isto é só ouvidos absolutos...
                                                        Existe muita imprensa estrangeira que te pode abrir os olhinhos a respeito do tipo de soluções utilizadas, por exemplo, na estrutura inferior da carroçaria. A chamada qualidade invisível e que vai além dos plásticos do interior ou mesmo alinhamentos de painéis que compõe a também conhecida qualidade percebida.

                                                        Como tu mesmo demonstraste o A4 faz melhor, sem falar que o Passat actual é um projecto bem mais antigo face ao Superb e faz igual. Algo surpreende aqui alguém? Obviamente que não. É natural que assim seja.

                                                        Vocês podem dourar a pílula que quiserem e virem com o blá blá blá que os Skodas são iguais aos VW ou mesmo aos Audi.

                                                        As coisas são o que são e tudo tem um preço.

                                                        A Skoda para vender mais barato, não se pode alargar noutros campos em que a VW ou a Audi podem.

                                                        Da mesma forma que um Audi tem cuidados que um VW equivalente não tem.

                                                        É perfeitamente natural que assim seja e não diminui as muitas qualidades que têm.

                                                        O que vocês tentam aqui vender é a ideia que quem compra Skoda (ou Cee'd ou Cruze, os exemplos ditos lowcost são mais que muitos...) compra exactamente o mesmo que os outros (parvos) que compram o "produto de marca". Que isso é que é fazer o bom negócio e que tudo o resto se resume a pagar mais por um símbolo.

                                                        Enfim, é não ter a mínima noção de como funciona a escala de valor numa economia de mercado.
                                                        Editado pela última vez por Andre; 14 September 2010, 01:15.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                          Mas tens alguma duvida q a Audi foi "fabricada" pela VW? É q nem há hipótese de refutares dados históricos e números...
                                                          A Audi levou nos últimos anos anos (10/20) uma injecção de biliões de euros do grupo para "combater" a Mercedes e BMW. Se não fosse assim possivelmente hoje já nem existia (tal como a Skoda), ou seria "mais uma" VW. A Audi vai buscar dinheiro ao grupo VW, as coisas não nascem do nada. Foi o próprio Winterkorn q o disse.
                                                          E o teu ponto é mesmo qual?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                            [/B]
                                                            e o grupo Fiat não é??
                                                            Não...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post



                                                              O que vocês tentam aqui vender é a ideia que quem compra Skoda (ou Cee'd ou Cruze, os exemplos ditos lowcost são mais que muitos...) compra exactamente o mesmo que os outros (parvos) que compram o "produto de marca". Que isso é que é fazer o bom negócio e que tudo o resto se resume a pagar mais por um símbolo.

                                                              Enfim, é não ter a mínima noção de como funciona a escala de valor numa economia de mercado.
                                                              Por vezes isso é verdade, outras vezes não o é. Muitas vezes vezes o preço de um produto nada tem a ver com a sua real qualidade mas sim com a relação oferta / procura / imagem de marca. Não estou a dizer que no caso do Skoda vale tanto como o VW mas acho que não podes desmentir que também não o é.

                                                              Imagina que tens 10 objectos de igual valor.

                                                              Colocas à venda por 50€ cada um, que é o valor que tu decidiste que cada um vale.

                                                              Tem 30 pessoas que pretendem adquirir esse teu produto pelos 50€.

                                                              1- Vendes os 10 objectos por 50€ a 10 pessoas à sorte?

                                                              2- Ou vais aumentando progressivamente o preço de modo a sobrarem apenas 10 pretendentes que estejam dispostos a desembolsarem um valor mais elevado de modo a optimizar o lucro o mais possível?

                                                              A segunda opção pois claro.

                                                              Ninguém vende algo por 5€, quando o pode vender por 10€
                                                              Editado pela última vez por Olimpo; 14 September 2010, 01:37.

                                                              Comentário

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