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Existe por aqui alguém que tenha trocado de carro diesel por gasolina?
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Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver PostEu troquei um 206 2.0 HDI por um MINI Cooper S 175 cvs. Como disse o Wildchild
Estou super satisfeito.
Em 3 anos fiz mais kms do que em 4 com o Peugeot.
O carro é fantástico e da um gozo enorme conduzir, sabe andar num carro que dizem que é feminino, assim andamos sempre "dentro" delas
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostA otto? Otto é o nome do inventor do ciclo...otto
Não há carros a Otto, tal como não há carros a Diesel - coitados dos senhores
Gasto cerca de 150€ por mês de gasolina. 3 depósitos em média - não chega a 3 depósitos em 30 dias.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostVê lá tu que eu há meses que nem um depósito gasto (mas há alturas em que gasto um por semana) e bem sabes como eu queria ter ido para um rasteirinho, mas no meu caso, acabei por tomar a decisão mais acertada (ou pelo menos tenho de me convencer disso )
Era o que eu chamava consumos de 0,0l/100kms. Até tinha um CTR parado só para de vez em quando gastar gasolina
Mas um gajo farta-se de estar bem...
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostPois eu acho que ganha aí ainda mais importância. É que os nossos pulmões fazem-nos falta
O FAP está lá por alguma razão. Se dá problemas...bem, faz parte dos problemas da opção diesel Também vejo problemas com injectores, turbos...mas também a maioria não tem esses problemas, verdade seja dita - é como em tudo, é um risco.
Se é mais arriscado em trajectos curtos, e visto que a grande razão da opção é as deslocações longas/fazer muitos kms. - estranho que os seus proprietários depois façam meia dúzia por dia
O ambiente agradece pelo FAP. Mas a conta bancária não, no momento da troca da FAP.
E fazendo contas, o que se poupa comparando com gasolina, acaba-se por gastar na FAP.
E para quem faz trajectos curtos, num carro com FAP convém dar um italian tune up na via rápida mais próxima por causa das regenerações.
Mas pensando melhor, eu também faço isso com regularidade num carro a gasolina para não ficar preso. E lá faço o gosto ao pé.
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostÉ mesmo muita cidade
O declarado pela marca é 11,4. Mas por exemplo quando fui a Coimbra, gastei 14, com a velocidade em AE muito tempo a rondar os 18...
Também faço muito trânsito de cidade, aliás o matinal da marginal é parar ainda antes sequer de ter aquecido e fazer 1 horita em pára-arranca por 10 kms. - média do último depósito 9,46 - mas é claro que também incluí muito passeio fora de horas de ponta.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostTambém já fui assim...mas andava todos os dias, até mais kms. do que faço agora. Mas passavam-se meses sem gastar um depósito
Era o que eu chamava consumos de 0,0l/100kms. Até tinha um CTR parado só para de vez em quando gastar gasolina
Mas um gajo farta-se de estar bem...
PS: trocaste o CTR pelo MX-5?
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostFiz as continhas a arredondar para cima e até dava para ter ido para o Audi S3
Convenci ainda este mês um colega a ir em frente na compra de um Audi TT quattro com 225cvs. Ele gostou daquilo e quando a malta gosta, mais vale aproveitar para curtir a vida enquanto é tempo. O que é facto é que anda completamente feliz da vida e fez ele muito bem, andava numa Punto van diesel (de 1995) e agora está noutro mundo.
O S3 chama por ti
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostJá fiz médias de depósito acima dos 18 litros
Mas ao menos divertiste-te?
Se sim, foram bem gastos.
Os mecânicos da oficina da Mazda disseram à minha maria que os donos dos MX-5 bem podiam gostar do carro que têm porque não dá lucro nenhum à oficina (contam pelos dedos os que apareceram lá avariados).
Portanto, acho que estás muito bem servido. Mesmo que os custos coma gota não sejam os melhores (muito por culpa do preço ridículo da gasolina em Portugal), desde que não avarie (aliado à manutenção em conta) mantém a carteira confortável.Editado pela última vez por GPL; 29 December 2010, 22:09.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostEu no Verão também utilizo muito mota e o carro fica encostado, depois ao fim de semana ando com os carros dos pais, em altura de exames e frequencias é só percurso casa-faculdade-casa e nisto se poupa uns bons €€. Fiz as continhas a arredondar para cima e até dava para ter ido para o Audi S3, mas estar a comprar usado com estas histórias...Acabei por manter o meu que sei como está
PS: trocaste o CTR pelo MX-5?
O mx5 veio depois só, mas foi um bocado para suprir a falta que um carro mais engraçado me fazia
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostMas ao menos divertiste-te?
Se sim, foram bem gastos.
Mas já fiz mais algumas em torno disso. Quando participei no trackday aho também andou por aí.
Edit: Até agora não tenho razão de queixa. Já fiz uns 45mil kms. desde que o comprei e tem sido manutenção anual apenas. Se bem que já gastei bem com ele...correia, embraiagem (ainda durava, mas tinha o defeito deles do clutch judder (a marca assumiu, mas este já tinha passado a garantia há muito e sem assistência na marca...nem lá fui)), pneus...o resto os mais normais líquidos e pastilhas. Espero que continue assim - as peças compram-se ou na Portelcar ou mesmo na net (o mx5parts tem tudo, mas tudo mesmo...desde partes da carroçaria até ao parafuso xpto de afinação do braço z lol)...até kits de revisão me enviam (email de sugestão) na altura da manutenção, com o óleo recomendado, filtros da mazda, nisso está-se bem servido.Editado pela última vez por Nightlord; 29 December 2010, 22:16.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostNão. Eu tive o CTR e tinha carro de serviço. Entretanto vendi o CTR (é um user cá do fórum que o tem) por outras razões e fiquei com o carro de serviço.
O mx5 veio depois só, mas foi um bocado para suprir a falta que um carro mais engraçado me fazia
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Originalmente Colocado por GPL Ver Post
Convenci ainda este mês um colega a ir em frente na compra de um Audi TT quattro com 225cvs. Ele gostou daquilo e quando a malta gosta, mais vale aproveitar para curtir a vida enquanto é tempo. O que é facto é que anda completamente feliz da vida e fez ele muito bem, andava numa Punto van diesel (de 1995) e agora está noutro mundo.
O S3 chama por ti
No fim equacionei bastante um TT 1.8T 180cv coupe e ia ser engraçado ao sair "Vamos no teu TT, ou no meu"
Mas sendo realista, era o mais acertado fazer uma ligeira manutenção na minha Passat e mantê-la do que estar a comprar assim um usado um pouco à pressa sem conhecer o dono com as histórias que têm aparecido Agora não tenho outro remédio senão convencer-me que estou bem assim (a verdade é que nem me posso queixar muito), mas quando vou ver os S3 no site da praxe fico com uma ligeira azia se estiver de estômago cheio
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostNão. Eu tive o CTR e tinha carro de serviço. Entretanto vendi o CTR (é um user cá do fórum que o tem) por outras razões e fiquei com o carro de serviço.
O mx5 veio depois só, mas foi um bocado para suprir a falta que um carro mais engraçado me fazia
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostAlturas malucas em que estava mais longe de Lisboa, lembro-me bem e são daquelas coisas que ficam...atestei ao sair do trabalho, fiz 150 kms. para ir a um café do fórum a abrir, fiz uns passeios na serra com a malta, ao voltar já não chegou e tive de parar na AE (o depósito só tem 45litros )
Mas já fiz mais algumas em torno disso. Quando participei no trackday aho também andou por aí.
Edit: Até agora não tenho razão de queixa. Já fiz uns 45mil kms. desde que o comprei e tem sido manutenção anual apenas. Se bem que já gastei bem com ele...correia, embraiagem (ainda durava, mas tinha o defeito deles do clutch judder (a marca assumiu, mas este já tinha passado a garantia há muito e sem assistência na marca...nem lá fui)), pneus...o resto os mais normais líquidos e pastilhas. Espero que continue assim - as peças compram-se ou na Portelcar ou mesmo na net (o mx5parts tem tudo, mas tudo mesmo...desde partes da carroçaria até ao parafuso xpto de afinação do braço z lol)...até kits de revisão me enviam (email de sugestão) na altura da manutenção, com o óleo recomendado, filtros da mazda, nisso está-se bem servido.
Eles disseram que os Mazda antigos (falando do mercado português) não davam lucro absolutamente nenhum em mão de obra, era só revisões e pouco mais. Os recentes vieram "salvar" o sector e dão trabalho com fartura (acho que toda a gente sabe de quais se tratam, são os próprios mecânicos a falarem).
Com essa máquina à priori podes ter a certeza de que chegas sempre ao destino, a menos que entre algum espírito e te rebente com alguma coisa no motor porque de resto ele é da geração bullet proof
Que te dure muitos anos, já vi que estás bem informado de como o manter sem lhe faltar nada e ele tem-se portado bem.
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Se eu fosse o autor do primeiro post com a diferença da venda do C4 para a compra do RCZ, deve dar para comprar um carro a gasolina engraçado em segunda mão
Tudo bem que tinha de suportar custos de 2 carros e isso tudo, mas ficaria com o C4 para o dia a dia e viagens maiores e o carro a gasolina para entreter e dar umas assapadelas ao fim de semana
E para a semana não ser tão monótono, uma repro a esse hdi
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostÉ assim mesmo, a malta tem de curtir de vez em quando senão entra em paranóia
Eles disseram que os Mazda antigos (falando do mercado português) não davam lucro absolutamente nenhum em mão de obra, era só revisões e pouco mais. Os recentes vieram "salvar" o sector e dão trabalho com fartura (acho que toda a gente sabe de quais se tratam, são os próprios mecânicos a falarem).
Com essa máquina à priori podes ter a certeza de que chegas sempre ao destino, a menos que entre algum espírito e te rebente com alguma coisa no motor porque de resto ele é da geração bullet proof
Que te dure muitos anos, já vi que estás bem informado de como o manter sem lhe faltar nada e ele tem-se portado bem.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostConheço um MX-5 NB 1.8 que já teve de levar um motor novo e está agora a precisar de mais alguma coisa... De salientar que só tem um dono (vá-se lá adivinhar é uma sra ) que por sinal não cuida dele como merece, mas tem outros carros e continua a usar o MX-5 como carro de dia-a-dia para perto de 500kms semanais, por gostar imenso do carro
Segundos os tipos da Mazda o MX-5 saiu um modelo muito fiável, tal como o 323, o MX-3 ou o RX7. Outros tempos!
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostConheço um MX-5 NB 1.8 que já teve de levar um motor novo e está agora a precisar de mais alguma coisa... De salientar que só tem um dono (vá-se lá adivinhar é uma sra ) que por sinal não cuida dele como merece, mas tem outros carros e continua a usar o MX-5 como carro de dia-a-dia para perto de 500kms semanais, por gostar imenso do carro
Poderá ter sido azar, poderá ter sido mau tratamento, tanta coisa. Só posso desejar que tudo se resolva pelo melhor.
Mas não sabes porque razão levou o motor novo? O bloco todo? Partiu o quê? Pelo que leio é um motor de "não interferência" ou seja não terá sido por partir a correia - que deve ser mudada aos 90mil ou 6 anos. Mas há outras razões...
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostNo tópico estão a cifrar a equação de diesel para gasolina apenas e só com base nos custos com combustível (que é pior no caso da gasolina obviamente).
Mas...e tudo o resto?
Mas é uma grande verdade, o custo do combustível é só uma parte (e se apontarmos tudo num excelzito vamos ver ao fim de uns anos que nem é a maior) dos custos que temos com um carro.
A própria desvalorização, o seguro (é sempre uma brutalidade), a manutenção mesmo que a mais simples, trocas de componentes como pneus...depois para quem precisa, custos com garagens/estacionamentos, portagens...sempre a somar.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostAcho que já escrevi isso por aí...mas já escrevi tanta baboseira que nem encontro onde
Mas é uma grande verdade, o custo do combustível é só uma parte (e se apontarmos tudo num excelzito vamos ver ao fim de uns anos que nem é a maior) dos custos que temos com um carro.
A própria desvalorização, o seguro (é sempre uma brutalidade), a manutenção mesmo que a mais simples, trocas de componentes como pneus...depois para quem precisa, custos com garagens/estacionamentos, portagens...sempre a somar.
O que deixamos na bomba é só e apenas a ponta do iceberg
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostNo tópico estão a cifrar a equação de diesel para gasolina apenas e só com base nos custos com combustível (que é pior no caso da gasolina obviamente).
Mas...e tudo o resto?
Não é o mesmo que ter dinheiro para um Lambo, em que tás a c@gar para os consumos porque tens consciência do tipo de carro que possuis.
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Originalmente Colocado por catalao Ver PostTudo resto também conta, mas o carro não anda a ar e água.
Não é o mesmo que ter dinheiro para um Lambo, em que tás a c@gar para os consumos porque tens consciência do tipo de carro que possuis.
Para mim um carro que gaste até 10 litros aos 100 de gasolina (percurso misto) é um carro económico. O problema é que temos gasolinas caríssimas em Portugal, cada vez mais (creio eu) propositadamente caras para a malta não as gastar e assim a Galp a vender aos estrangeiros e ter imenso lucro dessa forma.
Alguém neste país tem de meter a mão na consciência e reparar que o país não pode, de todo, ficar totalmente dependente do gasóleo (vejam-se os gráficos bem elucidativos ali no tópico dos combustíveis).
O gasóleo é usado pelas transportadoras, pelos agricultores, pela construção civil, geradores e tanta coisa mais. Agora com a massificação no mercado automóvel, a gasolina passa a ser totalmente excedentária e a importação de gasóleo está em níveis incomportáveis.
Acho que já era mais que tempo de relançarem o mercado da gasolina, e bastava baixar o ISP para o mesmo valor do ISP do gasóleo. Assim não dá porque se a quem o importamos se lembra de nos colocar o pé no pescoço, o país pára!
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Speedy
Originalmente Colocado por GPL Ver PostNo tópico estão a cifrar a equação de diesel para gasolina apenas e só com base nos custos com combustível (que é pior no caso da gasolina obviamente).
Mas...e tudo o resto?
Exacto.
No meu caso tive isso em equação.
É que o meu anterior carro, a gasóleo, de 2 em 2, ou de 3 em 3 meses estava na oficina a arranjar qualquer coisa ou a trocar. Aliás muito gastei a arranjar as "coisinhas" que o carro ia tendo. Posso dizer que o actual, que tenho a gasolina só foi à oficina uma vez que foi quando o comprei. Não criei um registo do que o meu outro carro levou e do que gastei, mas secalhar o que poupei no gasóleo esturrei-o na oficina.
Quando vou à bomba claro que é preferível ter um carro a gasóleo...aliás se olharmos para os preços o melhor é ter um a GPL, aí sim!
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostExacto.
aliás se olharmos para os preços o melhor é ter um a GPL, aí sim!
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