Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o motor Diesel com mais performance no mercado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
    Quem diz isto, ou pouco anda de carro ( e pode ter um a gasolinas ) ou se fizer 50 000km ano tem um orçamento muito alto para gastar em combustivel!

    O Diesel sem duvida alia o melhor de dois mundos performances e consumos.
    Dizer ".. é lixo o diesel" é muito bom nos dias de hoje em que toda a gente tenta cortar em despesas.
    Ou então tem um carro com um motor Otto, mas invés de gasolina alimenta-o com algo bem mais barato, e aí sim tem o melhor dos dois mundos, a economia do Diesel mas sem perder as qualidades do Otto

    Mas não vamos já descambar para a discussão do costume.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
      Quem diz isto, ou pouco anda de carro ( e pode ter um a gasolinas ) ou se fizer 50 000km ano tem um orçamento muito alto para gastar em combustivel!

      O Diesel sem duvida alia o melhor de dois mundos performances e consumos.
      Dizer ".. é lixo o diesel" é muito bom nos dias de hoje em que toda a gente tenta cortar em despesas.
      Quem diz essas coisas ou não conhece bem uma coisa e outra ou está numa fase em que gosta de dar nas vistas.

      Eu conheço de andar e conduzir largas dezenas de carros a gasolina, coisas como o Mercedes S 600 e SL 55AMG, Porsches Cayenne Turbo, 911 turbo e GT3, BMW M3 e 750i, Aston Martin DB9, etc.

      e não acho de forma nenhuma que os motores a diesel sejam lixo

      Comentário


        #63
        Que os Diesel evoluiram muito de á uns anos para cá é uma verdade universal!
        Mas a nível de perfomance pura (ou seja potência máxima) é e sempre será incapaz de "ombrear" com motores otto e mesmo aspirados!
        Nas competições automóveis vêm-se algumas perfomances "entusiasmantes" destes motores, mas porque e só os regulamentos são imensamente "castradores"!
        Senão vejamos o caso da <formula 1, motores V8 limitados ás 19.000rpm e 2.4 de cilindrada e normalmente aspirados.Digam-me lá se o grande grupo VW q adora estes tipos d motores a gasoil conseguiria potências de cerca de 700cv, mesmo com os turbos que quisessem e se o regulamento o permitisse!
        Éra garantido que nem exprimentavam um único protótipo que fosse!
        Contra facto não há argumentos.
        Estou curioso este ano pra ver o q os Leon a gasoil vão fazer perante os Cruze 1.6 turbo no WTCC, cheiram-me a "esmagamento" total

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
          Que os Diesel evoluiram muito de á uns anos para cá é uma verdade universal!
          Mas a nível de perfomance pura (ou seja potência máxima) é e sempre será incapaz de "ombrear" com motores otto e mesmo aspirados!
          Nas competições automóveis vêm-se algumas perfomances "entusiasmantes" destes motores, mas porque e só os regulamentos são imensamente "castradores"!
          Senão vejamos o caso da <formula 1, motores V8 limitados ás 19.000rpm e 2.4 de cilindrada e normalmente aspirados.Digam-me lá se o grande grupo VW q adora estes tipos d motores a gasoil conseguiria potências de cerca de 700cv, mesmo com os turbos que quisessem e se o regulamento o permitisse!
          Éra garantido que nem exprimentavam um único protótipo que fosse!
          Contra facto não há argumentos.
          Estou curioso este ano pra ver o q os Leon a gasoil vão fazer perante os Cruze 1.6 turbo no WTCC, cheiram-me a "esmagamento" total
          Fala-se no topico em "O diesel mais performante do mercado..." o da formula 1 esta no mercado onde?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
            Que os Diesel evoluiram muito de á uns anos para cá é uma verdade universal!
            Mas a nível de perfomance pura (ou seja potência máxima) é e sempre será incapaz de "ombrear" com motores otto e mesmo aspirados!
            Nas competições automóveis vêm-se algumas perfomances "entusiasmantes" destes motores, mas porque e só os regulamentos são imensamente "castradores"!
            Senão vejamos o caso da <formula 1, motores V8 limitados ás 19.000rpm e 2.4 de cilindrada e normalmente aspirados.Digam-me lá se o grande grupo VW q adora estes tipos d motores a gasoil conseguiria potências de cerca de 700cv, mesmo com os turbos que quisessem e se o regulamento o permitisse!
            Éra garantido que nem exprimentavam um único protótipo que fosse!
            Contra facto não há argumentos.
            Estou curioso este ano pra ver o q os Leon a gasoil vão fazer perante os Cruze 1.6 turbo no WTCC, cheiram-me a "esmagamento" total
            O tópico não é mais um diesel vs gasolina, já toda a gente está farta de saber as diferenças entre os 2 e as limitações que têm

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Verdade. Isto há alguns anos atrás.

              YouTube - BMW 525 TDS E39

              Portanto é perfeitamente possível esconder o som tipicamente diesel.
              Sem dúvida, acho esse carro fantástico e tem um som bastante adequando para o tipo de carro que é, não envergonha ninguém, não soa pior que muitos otto 4 cilindros vendidos hoje em dia.

              A verdade é que um diesel cada vez se justifica mais, houve uma aproximação interessante entre otto e diesel nos ultimos anos, claro que para nós entusiastas continuam a ser como agua e azeite mas para as pessoas ditas "normais" vai dar ao mesmo com a diferença de pouparem uns cobres valentes no diesel, opção bastante racional. Alguns como o do 335d ainda conseguem dar uma bela coça na esmagadora maioria dos otto que circulam nas nossas estradas e não apenas em números.
              Editado pela última vez por FernandoAc; 27 January 2011, 14:53.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                O tópico não é mais um diesel vs gasolina, já toda a gente está farta de saber as diferenças entre os 2 e as limitações que têm
                Ja foi mais que esmiuçado isso do diesel vs gasolina

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                  Não, não ia.

                  Esse V12 bi-turbo a gasóleo ia ser completamente humilhado pelo simples V10 atmosférico.

                  E o binário desse diesel não é nada de especial. O SL65 AMG Black tem um motor também V12 biturbo mas a gasolina e por utilizar o combustível certo debita 661 cavalos e 1000 N.m de binário, que até poderia ser maior se não fosse a restante mecânica não aguentar.
                  E segundo o que li na altura o V12 TDI que rolou no Audi tinha perto de 600cv e 1200 N.m, tanto que rolava com uma caixa de velocidades "feita à medida" pois não havia no mercado caixa que aguentasse tanto binário. Isto era o que vinha numa revista nacional que eu li.

                  Eu não tinha assim tanta certeza, nessa comparação V10 vs V12 Diesel (com as specs que mencionei)....
                  Editado pela última vez por Bj40; 27 January 2011, 14:55.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                    Quem diz isto, ou pouco anda de carro ( e pode ter um a gasolinas ) ou se fizer 50 000km ano tem um orçamento muito alto para gastar em combustivel!

                    O Diesel sem duvida alia o melhor de dois mundos performances e consumos.
                    Dizer ".. é lixo o diesel" é muito bom nos dias de hoje em que toda a gente tenta cortar em despesas.
                    Não te preocupes que ele tem tanta economia (ou mais) com o otto dele como teria com um diesel
                    Eu também nunca compraria um diesel nem quero saber deles para nada, tenho mais que fazer do que gastar fortunas em motores que não me agradam em nada.
                    É que se ainda fossem oferecidos, agora pagar um dinheirão por um carro que gasta menos combustível quando esse combustível está cada vez mais caro de pouco vale.
                    Editado pela última vez por GPL; 27 January 2011, 15:11.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                      Engine 5.5 litre V12 HDI FAP twin-turbo, mid-engined, longitudinally mounted Transmission 6-speed sequential manual Fuel Total Diesel
                      ts output has been revealed to be over 730 horsepower (540 kW) and 1,200 N·m (890 ft·lbf) of torque


                      Infelizmente voces não acompanham o desporto automóvel...mas o topo do diesel está na peugeot.

                      908 hdi.
                      Não convém misturar motores de competição com motores de estrada. Um motor de competição é feito para ter uma vida útil de poucos milhares de quilómetros.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                        E o binário desse diesel não é nada de especial. O SL65 AMG Black tem um motor também V12 biturbo mas a gasolina e por utilizar o combustível certo debita 661 cavalos e 1000 N.m de binário, que até poderia ser maior se não fosse a restante mecânica não aguentar.
                        Vê-se a utilidade desse carro, pé a fundo e os pneus traseiros vão à vida, pé ao fundo com o controlo de tracção ligado e nem andas

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                          Vê-se a utilidade desse carro, pé a fundo e os pneus traseiros vão à vida, pé ao fundo com o controlo de tracção ligado e nem andas
                          Esse é o outro lado da questão, às vezes demasiado torna-se obsoleto.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                            Agora penso que se colocares um 2.0 tsi e um 2.0 TDI common rail lado a lado e os ouvires aos dois, facilmente vês qual é o diesel. Deixem isso para os ottos, é só escolher e não devemos confundir economia (porque um diesel é de facto menos gastador do que um otto) com som e linearidade.
                            Não foi na base da comparação directa que eu falei no 2.0TDI, mas sim na analise singular... e falei especificamente ao ralenti. De qualquer forma, mesmo em andamento (e aqui já falo dentro do carro) é muito aceitável.

                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                            Há que falar com a emoção e não com a razão e vejo muitas vezes associar emoção a diesel cá no fórum
                            Eu falo em emoção seja a gasolina ou diesel, desde que sejam motores competentes e aproveitados de acordo com as suas características.

                            Em relação a motores serem lixo, para mim, lixo são os que partem (gasolina ou diesel).

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                              Vai na volta... Basta veres a diferença de peso. Por outro lado o ibiza quando passa dos 200 já vai quase a voar, se lhe puserem as asas lá vai a leopoldina. Ou então basta fazer uma curva... Já andei ai em ibizas bastante poderosos, em que qualquer semelhança com a realidade é pura fantasia.
                              Eu também já guiei um Ibiza Cupra TDI com turbo híbrido e cerca de 240cv e não era nada do que descreves, não dava gozo nenhum em curva mas para um segmento B tinha uma exelente aderência e estabilidade em curva.

                              Comentário


                                #75
                                Sai um bocadinho do âmbito do tópico, mas a sonoridade diesel que já ouvi que mais gostei foi a dos camiões que fazem o Dakar.

                                Não é só mais interessante que os carros mais vulgares a gasolina é mesmo muito interessante (mas ainda não chega aos melhores a gasolina )

                                Comentário


                                  #76
                                  Isto não era sobre o diesel com mais performance?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Não estou a ver o que há mais a dizer sobre isso.

                                    Se não há mais a dizer, fala-se de outra coisa.

                                    Relativamente à sonoridade, destaco o 5 cilindros Land Rover, o 6 cilindros da Nissan.
                                    Foram os que mais me impressionaram, bem como um V8 maericano, mesmo grande, "muita" grande!

                                    Comentário


                                      #78
                                      De facto e não havendo mais dados, o 6.0 V12 TDI é o diesel com mais performance a ser comercializado em carros "ligeiros".

                                      Relativamente ao tópico pode continuar a falar-se de temas relacionados, logo que sirva para aprendermos algo é sempre bem vinda mais informação!

                                      Já agora MadDragon o Land Rover não tinha um motor TDS da BMW?
                                      É que o som era mesmo muito parecido!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                        De facto e não havendo mais dados, o 6.0 V12 TDI é o diesel com mais performance a ser comercializado em carros "ligeiros".

                                        Relativamente ao tópico pode continuar a falar-se de temas relacionados, logo que sirva para aprendermos algo é sempre bem vinda mais informação!

                                        Já agora MadDragon o Land Rover não tinha um motor TDS da BMW?
                                        É que o som era mesmo muito parecido!
                                        5 Cilindros TD5
                                        6 Cilindros TDS

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                          5 Cilindros TD5
                                          6 Cilindros TDS
                                          Exacto, mas se colocassem os 2 lado a lado, de olhos fechados é muito difícil identificar qual é qual. Têm um som muito idêntico mesmo!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            Exacto, mas se colocassem os 2 lado a lado, de olhos fechados é muito difícil identificar qual é qual. Têm um som muito idêntico mesmo!
                                            Por acaso até nem acho!
                                            Eu consigo distinguir muito bem a diferença entre os 2
                                            Os motores de 5 e 6 cilindros têm um registo sonoro muito próprio, principalmente os 5 cilindros.

                                            Já agora, o 5 cilindros TD5 é Land Rover.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Mas qual fiabilidade? Não precisas alterar nada aos motores para os juntar! A fiabilidade mantém-se igual para tudo da cambota para cima. Só esta precisa de ser diferente, e não deve ser difícil fazer uma cambota "fiável", cambotas a partir felizmente são uma coisa do passado (tirando excepções muito pontuais).

                                              E a do fan-boy não pode ser para mim, porque Diesel para mim é lixo, seja qual for a marca. Esta discussão para mim é puramente académica.
                                              Eu é que sou o burro e o que não sabe nada mas vocês (os iluminados) são tão espertinhos que nem se lembram (ou não querem lembrar) que um motor, por si só, de nada vale se não há um conjunto embreagem/caixa para lidar com ele e, neste caso, aguentar todo aquele binário.

                                              Aliás para que saibas este Q7 V12 era para ter não 1000nm mas 1200nm.

                                              Tiveram que limitar o binário para poderem usar uma caixa convencional (dentro do possível).


                                              Mas claro, fazer um V12 destes qualquer mecânico de esquina faz, basta juntar dois inline6 com um cambota e já está

                                              Nem sequer há normas ambientais para cumprir nem nada.

                                              Já que estás tão entendido e que é tão fácil porque não fazes tu um V12 a partir de dois inline6 ?


                                              Sobre isso que dizes de diesel ser lixo a resposta do v7 é esclarecedora:

                                              Típico de alguém que quer chamar a atenção, um pouco como os bebés.

                                              Isto porque eu também não gosto de muitas coisas, e não digo que são lixo apenas e só por isso.


                                              Ah e mesmo que não gostes de diesel, logo no teu 1º post há referências a motores BMW e à junção de dois deles para a criação de um V12 que destronaria o V12 TDi.

                                              Portanto, mesmo sem quereres, já te estás a denunciar.


                                              Como já te disseram de "ses" está a vida feita.

                                              O V12 TDi não tem concorrência, ponto final.



                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              É o que dá discutir com quem pouco ou nada percebe do assunto.
                                              Como ninguém tem nada a ver com isto, PM enviada.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Há por aqui muito mecânico de sofá com dedos calejados...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Gosto mesmo muito do Td5 que tenho no defender, mesmo em termos de som. E nem é gastador

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    Eu é que sou o burro e o que não sabe nada mas vocês (os iluminados) são tão espertinhos que nem se lembram (ou não querem lembrar) que um motor, por si só, de nada vale se não há um conjunto embreagem/caixa para lidar com ele e, neste caso, aguentar todo aquele binário.

                                                    Aliás para que saibas este Q7 V12 era para ter não 1000nm mas 1200nm.

                                                    Tiveram que limitar o binário para poderem usar uma caixa convencional (dentro do possível).


                                                    Mas claro, fazer um V12 destes qualquer mecânico de esquina faz, basta juntar dois inline6 com um cambota e já está

                                                    Nem sequer há normas ambientais para cumprir nem nada.

                                                    Já que estás tão entendido e que é tão fácil porque não fazes tu um V12 a partir de dois inline6 ?


                                                    Sobre isso que dizes de diesel ser lixo a resposta do v7 é esclarecedora:

                                                    Típico de alguém que quer chamar a atenção, um pouco como os bebés.

                                                    Isto porque eu também não gosto de muitas coisas, e não digo que são lixo apenas e só por isso.


                                                    Ah e mesmo que não gostes de diesel, logo no teu 1º post há referências a motores BMW e à junção de dois deles para a criação de um V12 que destronaria o V12 TDi.

                                                    Portanto, mesmo sem quereres, já te estás a denunciar.


                                                    Como já te disseram de "ses" está a vida feita.

                                                    O V12 TDi não tem concorrência, ponto final.





                                                    Como ninguém tem nada a ver com isto, PM enviada.
                                                    Já via tua PM e a tua figurinha, no mínimo, deplorável.

                                                    Não é mais do que fazes por aqui e o teu post mostrou isso mesmo.
                                                    Não mostras qualquer conhecimento sobre o que se pode ou não fazer mecanicamente.
                                                    Ficarias deslumbrado com coisas que são feitas.
                                                    Coisas que nem sonhas que existem.

                                                    Mecânicos à frente do computador, todos sabem.
                                                    Na altura de fazer alguma coisa, sujar as mãos e colocar a cabeça à obra, é outra.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Já via tua PM e a tua figurinha, no mínimo, deplorável.
                                                      Sabes bem o que quer dizer PM mas como queres é armar peixarada tinhas de responder aqui claro.

                                                      Mas se é isso que queres, tudo bem.

                                                      Assim pelo menos todos podem ver a personagem que és:


                                                      Convidei-te para apareceres no próximo almoço e me dizeres tudo o aqui dizes pessoalmente.

                                                      Se és homem para dizeres o que aqui dizes, também o és para dizer pessoalmente.

                                                      Dizes que não podes, pois claro, muito conveniente.

                                                      E eu é que faço figurinhas ?


                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Não é mais do que fazes por aqui e o teu post mostrou isso mesmo.
                                                      Não mostras qualquer conhecimento sobre o que se pode ou não fazer mecanicamente.
                                                      Ficarias deslumbrado com coisas que são feitas.
                                                      Coisas que nem sonhas que existem.
                                                      Mas quais coisas e o que é isso interessa para este tópico ??

                                                      E por mais espectaculares que sejam, não cumprem certamente normais ambientais, tal como não têm de ter a fiabilidade de um motor de produção que, caso não saibas, é disso que estamos a falar.


                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Mecânicos à frente do computador, todos sabem.
                                                      Na altura de fazer alguma coisa, sujar as mãos e colocar a cabeça à obra, é outra.
                                                      Sempre a meter palavras das bocas dos outros.

                                                      Eu não tenho a mania que sou mecânico e sei mais que todos, esse gajo és tu. Portanto já que és assim tão bom mostra tudo o que sabes, não te fiques por meias palavras.

                                                      Aliás, nunca me viste nas boxes, por exemplo, a mandar bitaites do que não sei.

                                                      Sim porque essa de dizer que eu sou um mecânico de trás de um computador é de rir pois se há coisa que eu não faço é falar de mecânica e de coisas que não sei.


                                                      Mas enfim, vale tudo quando é para gozar com os demais.

                                                      Nada de novo, vindo de quem vem.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        por acaso continuar isso por MP não era nada mal pensado.


                                                        Sei que é difícil, mas alguém sabe de um sitio onde possa comprar a esponja que vem agarrada á protecção do td5? Os ratos não respeitam nada.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Começa a ficar na altura de fechar o tópico, já esgotou o tema há muito e isto está a azedar. Isto é apenas um fórum e ninguém ganha dinheiro ou status com isto, é para a malta se divertir e aprender umas coisas. Não entrem ainda mais por esse caminho porque ganhamos em aprender uns com os outros, não com coisas deste tipo

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                            Sabes bem o que quer dizer PM mas como queres é armar peixarada tinhas de responder aqui claro.

                                                            Mas se é isso que queres, tudo bem.

                                                            Assim pelo menos todos podem ver a personagem que és:


                                                            Convidei-te para apareceres no próximo almoço e me dizeres tudo o aqui dizes pessoalmente.

                                                            Se és homem para dizeres o que aqui dizes, também o és para dizer pessoalmente.

                                                            Dizes que não podes, pois claro, muito conveniente.

                                                            E eu é que faço figurinhas ?




                                                            Mas quais coisas e o que é isso interessa para este tópico ??

                                                            E por mais espectaculares que sejam, não cumprem certamente normais ambientais, tal como não têm de ter a fiabilidade de um motor de produção que, caso não saibas, é disso que estamos a falar.




                                                            Sempre a meter palavras das bocas dos outros.

                                                            Eu não tenho a mania que sou mecânico e sei mais que todos, esse gajo és tu. Portanto já que és assim tão bom mostra tudo o que sabes, não te fiques por meias palavras.

                                                            Aliás, nunca me viste nas boxes, por exemplo, a mandar bitaites do que não sei.

                                                            Sim porque essa de dizer que eu sou um mecânico de trás de um computador é de rir pois se há coisa que eu não faço é falar de mecânica e de coisas que não sei.


                                                            Mas enfim, vale tudo quando é para gozar com os demais.

                                                            Nada de novo, vindo de quem vem.
                                                            Carissimo:

                                                            Eu não vou discutir mais este assunto contigo, sob pena do tópico acabar fechado.

                                                            Mas digo-te desde já que a peixeirada já está armada, por culpa tua já que eu não desvendei nada do que foi dito por PM. Já tu fizeste esse favor, o que só deu para te queimares a ti já que demonstra que levas isto demasiado a peito.

                                                            Acrescento também (e faltou no meu post anterior) que não citei nenhum nome no meu post, pelo que a carapuça te serviu perfeitamente.

                                                            Nem sequer me vou dar ao trabalho de ler e muito menos responder às as tuas PM.

                                                            O poder ou não ir ao encontro é só comigo, mas ficas a saber que sou do Porto, sou estudante e não tenho luxo suficiente para me deslocar a Palmela, pagar os custos da viagem e do almoço.

                                                            E não sou nenhum mecânico. Gosto de mecânica e nas BOXES falo do que sei.
                                                            Aliás, sempre foi e desafio-te a encontrar algo em contrário.
                                                            Parece-me é que tens algum problema de ego. Talvez quisesses ser mais do que és.

                                                            Finalizo com a sugestão de saíres mais e não levares isto tanto a sério.

                                                            PS - lembro que quem alguma vez faltou ao respeito foste tu há umas largas semanas quando disparataste comigo, mandando as bocas foleiras sobre fanatismo.
                                                            Existe uma expressão que diz
                                                            Diz o roto ao nu...
                                                            Assenta-te que nem uma luva.


                                                            PS2 - não vale a pena fechar o tópico. Não direi mais uma palavra sobre este assunto.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                              por acaso continuar isso por MP não era nada mal pensado.


                                                              Sei que é difícil, mas alguém sabe de um sitio onde possa comprar a esponja que vem agarrada á protecção do td5? Os ratos não respeitam nada.
                                                              A protecção interna do capot?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X