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Motor 1.5 DCI 105 cv da Renault. FIABILIDADE

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    #91
    Um conhecido meu tinha um e esteve sempre a cuidar dele. Económico, fiável, e duradouro pois já conta com mais de 400mil km (creio eu, ou está perto disso). No entanto uma amiga comprou um usado e até agora só deu problemas. Os problemas são mais derivados do que já aqui foi referido em relação à qualidade do óleo e à sua respectiva "inspecção" atenta de níveis e tal. O motor já sofreu bastante mas parece que já está a ser reavivado aos poucos com os cuidados que ela tem. Menção especial para o alternador que está constantemente a "queimar" e eu não sei se isso é comum mas achei pertinente mencionar, pois pode ser algo dispendioso.

    Fora isso, e como já foi referido, se foi um modelo bem tratado (carro novo não se aplica, claro) será tão fiável como a concorrência. E em suma, a meu ver uma boa compra (;

    Boa sorte!

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      #92
      Tenho um motor destes e infelizmente ontem deixou-me a pé!!

      Começou a fazer um barulho estranho no motor mas leve, andei mais uns 20Km com ele achei o motor estranho (em termos de barulho e vibrações, mas em força estava bom) parei e reboque com ele para a Renault.

      Hoje ligam-me a dizer que foi os bronzes que deram o berro e provavelmente a cambota, mas ainda tinham que desmontar tudo para confirmar se a cambota dava para recuperar ou tinha que ser nova, amanha já me confirmam isto!!

      O carro tem 143000Km comprei-o usado com 90000Km e desde que o tenho nas minhas mãos sempre bem tratado média de 4,8 (só por aqui podem ver que não estico muito o motor)..

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
        Tenho um motor destes e infelizmente ontem deixou-me a pé!!

        Começou a fazer um barulho estranho no motor mas leve, andei mais uns 20Km com ele achei o motor estranho (em termos de barulho e vibrações, mas em força estava bom) parei e reboque com ele para a Renault.

        Hoje ligam-me a dizer que foi os bronzes que deram o berro e provavelmente a cambota, mas ainda tinham que desmontar tudo para confirmar se a cambota dava para recuperar ou tinha que ser nova, amanha já me confirmam isto!!

        O carro tem 143000Km comprei-o usado com 90000Km e desde que o tenho nas minhas mãos sempre bem tratado média de 4,8 (só por aqui podem ver que não estico muito o motor)..
        era nacional com kms reais?

        tive um até os 160 mil e nada de problemas com o motor...já o resto lol

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
          Tenho um motor destes e infelizmente ontem deixou-me a pé!!

          Começou a fazer um barulho estranho no motor mas leve, andei mais uns 20Km com ele achei o motor estranho (em termos de barulho e vibrações, mas em força estava bom) parei e reboque com ele para a Renault.

          Hoje ligam-me a dizer que foi os bronzes que deram o berro e provavelmente a cambota, mas ainda tinham que desmontar tudo para confirmar se a cambota dava para recuperar ou tinha que ser nova, amanha já me confirmam isto!!

          O carro tem 143000Km comprei-o usado com 90000Km e desde que o tenho nas minhas mãos sempre bem tratado média de 4,8 (só por aqui podem ver que não estico muito o motor)..
          É um problema identificado e frequente. Na nissan, já andam a aconselhar a troca dos bronzes aos 120 mil Kms, como medida de precaução. Soube a semana passada de um primo de colega de trabalho, com um QQ de 2008 com 27mil Kms (comprou-o novo) e está como o teu, na oficina a arranjar o mesmo problema. A nissan assumiu parte da despesa e mesmo assim deram-lhe um orçamento de 1500 €. Espero que tudo se resolva pelo melhor, no teu caso.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
            era nacional com kms reais?

            tive um até os 160 mil e nada de problemas com o motor...já o resto lol

            Sim nacional e com Kms reais, pelo menos quando o comprei meti logo na Renault para revisão (mudar correia, etc) e não acusou nada nas máquinas de ter sido alterado!!

            Isso é como li num outro fórum, os carros são como os seres humanos, uns nunca vão ao médico e outros estão sempre doentes, o meu pai teve um Mégane I 1.9 que fez 700000km com ele e quando o vendeu ainda ia bom..


            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            É um problema identificado e frequente. Na nissan, já andam a aconselhar a troca dos bronzes aos 120 mil Kms, como medida de precaução. Soube a semana passada de um primo de colega de trabalho, com um QQ de 2008 com 27mil Kms (comprou-o novo) e está como o teu, na oficina a arranjar o mesmo problema. A nissan assumiu parte da despesa e mesmo assim deram-lhe um orçamento de 1500 €. Espero que tudo se resolva pelo melhor, no teu caso.
            Pois, pelo que li os valores eram à volta de 4000€, mas já andei a ver e se for preciso mesmo novo devo comprar um motor usado, fica-me a valores bem mais baixos e compro um com menos Km, mas tenho que ver o que a Renault me vai dizer amanha!!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
              Sim nacional e com Kms reais, pelo menos quando o comprei meti logo na Renault para revisão (mudar correia, etc) e não acusou nada nas máquinas de ter sido alterado!!

              Isso é como li num outro fórum, os carros são como os seres humanos, uns nunca vão ao médico e outros estão sempre doentes, o meu pai teve um Mégane I 1.9 que fez 700000km com ele e quando o vendeu ainda ia bom..




              Pois, pelo que li os valores eram à volta de 4000€, mas já andei a ver e se for preciso mesmo novo devo comprar um motor usado, fica-me a valores bem mais baixos e compro um com menos Km, mas tenho que ver o que a Renault me vai dizer amanha!!
              Grande marca essa dos 700mil Kms, nunca tinha ouvido tal, mas já sabia que era um motor durável.

              Já o teu, não leves a mal, mas vais comprar um motor usado e arriscares o mesmo problema daqui a uns Kms? Eu só assumia 2 opções: ou reparava este e exigia 2 anos de garantia, ao fim dos quais vendia o carro, ou entregava-o assim (não deve valer muito, mas evitas gastar 4mil € numa reparação profunda) e comprava outro.....mas não um 1.5 dci. Mas isso sou eu, que oiço muita coisa e constantemente oiço problemas graves com este motor (ainda não ouvi nada do modelo de 110cv, mas acho que ainda não há muitos, com muitos Kms). Não me cruxifiquem por isso, por favor.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                Tenho um motor destes e infelizmente ontem deixou-me a pé!!

                Começou a fazer um barulho estranho no motor mas leve, andei mais uns 20Km com ele achei o motor estranho (em termos de barulho e vibrações, mas em força estava bom) parei e reboque com ele para a Renault.

                Hoje ligam-me a dizer que foi os bronzes que deram o berro e provavelmente a cambota, mas ainda tinham que desmontar tudo para confirmar se a cambota dava para recuperar ou tinha que ser nova, amanha já me confirmam isto!!

                O carro tem 143000Km comprei-o usado com 90000Km e desde que o tenho nas minhas mãos sempre bem tratado média de 4,8 (só por aqui podem ver que não estico muito o motor)..
                Como é que é possível um motor destes dar estes problemas com tão poucos quilômetros, e um que andou cá por casa, numa mégane como já disse nuns posts anteriores, foi vendida com mais de 200.000km e a despesa mais dispendiosa foi a troca da correia de distribuição e bomba de água, e o motor sempre impecável e NUNCA deu nenhum problema a qualquer nivel?

                Faz-me confusão, como é que motores exactamete iguais, dão o berro com 140.000 e outros fazem quase o dobro sem qualquer tipo de problema!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                  Como é que é possível um motor destes dar estes problemas com tão poucos quilômetros, e um que andou cá por casa, numa mégane como já disse nuns posts anteriores, foi vendida com mais de 200.000km e a despesa mais dispendiosa foi a troca da correia de distribuição e bomba de água, e o motor sempre impecável e NUNCA deu nenhum problema a qualquer nivel?

                  Faz-me confusão, como é que motores exactamete iguais, dão o berro com 140.000 e outros fazem quase o dobro sem qualquer tipo de problema!
                  Então mas isso é o pão nosso de cada dia na industria automovel.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Grande marca essa dos 700mil Kms, nunca tinha ouvido tal, mas já sabia que era um motor durável.

                    Já o teu, não leves a mal, mas vais comprar um motor usado e arriscares o mesmo problema daqui a uns Kms? Eu só assumia 2 opções: ou reparava este e exigia 2 anos de garantia, ao fim dos quais vendia o carro, ou entregava-o assim (não deve valer muito, mas evitas gastar 4mil € numa reparação profunda) e comprava outro.....mas não um 1.5 dci. Mas isso sou eu, que oiço muita coisa e constantemente oiço problemas graves com este motor (ainda não ouvi nada do modelo de 110cv, mas acho que ainda não há muitos, com muitos Kms). Não me cruxifiquem por isso, por favor.
                    Se comprar um motor usado gasto uns 1500€ (ainda posso vender o meu), antes de o montar aproveito e troco logo os bronzes (Fica em menos de 50€) e assim sei que já não deverá ter esse problema!! Pelo que tenho lido no fórum megane esse é um problema muito comum nos motores 1.5 e por isso aconselham a troca dos bronzes aos 100mil, pena não ter visto isto antes se não já os tinha trocado..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                      Se comprar um motor usado gasto uns 1500€ (ainda posso vender o meu), antes de o montar aproveito e troco logo os bronzes (Fica em menos de 50€) e assim sei que já não deverá ter esse problema!! Pelo que tenho lido no fórum megane esse é um problema muito comum nos motores 1.5 e por isso aconselham a troca dos bronzes aos 100mil, pena não ter visto isto antes se não já os tinha trocado..
                      Se encontrares um motor usado por 1500€ (com poucos Kms.....), mas quanto de mão de obra? E a embraiagem aguenta? Não será preciso trocar mais nada. Não sei se te fica por menos de 2500€. Eu ficava muito na dúvida, sinceramente, mas não me quero intrometer no teu percurso, longe disso. Faz o que a tua consciência decidir.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                        Como é que é possível um motor destes dar estes problemas com tão poucos quilômetros, e um que andou cá por casa, numa mégane como já disse nuns posts anteriores, foi vendida com mais de 200.000km e a despesa mais dispendiosa foi a troca da correia de distribuição e bomba de água, e o motor sempre impecável e NUNCA deu nenhum problema a qualquer nivel?

                        Faz-me confusão, como é que motores exactamete iguais, dão o berro com 140.000 e outros fazem quase o dobro sem qualquer tipo de problema!
                        Tanta coisa pode contribuir para isso.....ficávamos aqui a noite inteira.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Se encontrares um motor usado por 1500€ (com poucos Kms.....), mas quanto de mão de obra? E a embraiagem aguenta? Não será preciso trocar mais nada. Não sei se te fica por menos de 2500€. Eu ficava muito na dúvida, sinceramente, mas não me quero intrometer no teu percurso, longe disso. Faz o que a tua consciência decidir.
                          Pois, mas isto ainda sou eu a pensar, pode ser que tenha sorte e a cambota dê para recuperar, amanha logo vejo o que me dizem e pondero as hipóteses!!

                          Comentário


                            Esta semana falei com um vendedor que anda de Megane III com esse motor.
                            Perguntei-lhe por problemas e até agora teve de levar um volante bi massa, ainda na garantia, fora isso mais nada. Mas ainda só leva 210 mil kms.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Tanta coisa pode contribuir para isso.....ficávamos aqui a noite inteira.
                              Sim claro, principalmente no que toca a manutenções e a condução. Mas o user disse que é cuidadoso com o carro, mesmo assim o motor berrou com pouco mais de 140.000km, e se formos pelas médias de consumo, cá em casa esticávamos mais pela carrinha, pois consumia 1L a mais do que o carro do user tiagooliveira20 .

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Esta semana falei com um vendedor que anda de Megane III com esse motor.
                                Perguntei-lhe por problemas e até agora teve de levar um volante bi massa, ainda na garantia, fora isso mais nada. Mas ainda só leva 210 mil kms.
                                Tal como o meu.

                                Ora, sendo um Megane III, tem menos de 4 anos. Quando for vendido existe uma enorme probabilidade de o ser com 90000kms......depois dão o berro quase novos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Tal como o meu.

                                  Ora, sendo um Megane III, tem menos de 4 anos. Quando for vendido existe uma enorme probabilidade de o ser com 90000kms......depois dão o berro quase novos.

                                  O 105 cv ultiliza Monomassa, só depois do 110 é que levou Bimassa

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                    O 105 cv ultiliza Monomassa, só depois do 110 é que levou Bimassa
                                    Explica lá essa...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                                      Explica lá essa...
                                      No Megane 3 os motores 1.5 dci 105cv levam embraiagem com volante monomassa e todos que sejam 1.5dci 110cv usam Bimassa, dito por um chefe de oficina!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                        No Megane 3 os motores 1.5 dci 105cv levam embraiagem com volante monomassa e todos que sejam 1.5dci 110cv usam Bimassa, dito por um chefe de oficina!
                                        Tou a achar estranho, na megane 2 o 1.5dci 105cv tinha bi-massa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                          O 105 cv ultiliza Monomassa, só depois do 110 é que levou Bimassa
                                          Olha que não. O meu levou um volante bimassa e tenho ideia que os de outros users daqui também.

                                          Volant moteur LUK 415 0400 10 pas cher - Pièce de moteur : Embrayage - Volant moteur 415040010

                                          http://media.oscaro.com/pdf/6/415040010EA_VERB_EN.PDF

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                            No Megane 3 os motores 1.5 dci 105cv levam embraiagem com volante monomassa e todos que sejam 1.5dci 110cv usam Bimassa, dito por um chefe de oficina!
                                            Não foi certamente o mesmo chefe de oficina que ordenou a substituição do meu.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por After Ver Post
                                              Tou a achar estranho, na megane 2 o 1.5dci 105cv tinha bi-massa.
                                              E o III também.

                                              Comentário


                                                foi o peixe que me venderam, mas concerteza há opção de utilizar mono para corrigir esse mal

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                                  Tenho um motor destes e infelizmente ontem deixou-me a pé!!

                                                  Começou a fazer um barulho estranho no motor mas leve, andei mais uns 20Km com ele achei o motor estranho (em termos de barulho e vibrações, mas em força estava bom) parei e reboque com ele para a Renault.

                                                  Hoje ligam-me a dizer que foi os bronzes que deram o berro e provavelmente a cambota, mas ainda tinham que desmontar tudo para confirmar se a cambota dava para recuperar ou tinha que ser nova, amanha já me confirmam isto!!

                                                  O carro tem 143000Km comprei-o usado com 90000Km e desde que o tenho nas minhas mãos sempre bem tratado média de 4,8 (só por aqui podem ver que não estico muito o motor)..
                                                  Podias indicar mais pormenores como motor, ano do carro, intervalo de revisões, etc?
                                                  Ainda à uns meses tive conhecimento de um 1.5dCi 105cv numa Scenic com problemas de bronzes também. Já li pela net que o bronze afectado é praticamente sempre o do 4º cilindro que é o que está mais longe da bomba de lubrificação de óleo. Coincidência?
                                                  Neste momento vou pedir a um representante que me analise o óleo para saber se existem já problemas com os bronzes. É a única coisa a preocupar-me actualmente neste motor. Como o meu ainda não deu qualquer tipo de problemas, para mim, continua a ser fiável

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Z1gZa Ver Post
                                                    Podias indicar mais pormenores como motor, ano do carro, intervalo de revisões, etc?
                                                    Ainda à uns meses tive conhecimento de um 1.5dCi 105cv numa Scenic com problemas de bronzes também. Já li pela net que o bronze afectado é praticamente sempre o do 4º cilindro que é o que está mais longe da bomba de lubrificação de óleo. Coincidência?
                                                    Neste momento vou pedir a um representante que me analise o óleo para saber se existem já problemas com os bronzes. É a única coisa a preocupar-me actualmente neste motor. Como o meu ainda não deu qualquer tipo de problemas, para mim, continua a ser fiável

                                                    Na empresa onde trabalho tivemos 2 renault em regime de renting. Um megane III 1.5 dci 105cv (das primeira unidades que ainda traziam este motor) e fez 210.000km em 3 anos e sempre com viagens a velocidades proibitivas. Nunca deu problema algum.

                                                    O outro era um clio 1.5 dci de 75cv e fez 255.000km em 3 anos tambem. Zero problemas.

                                                    Estes dois carros foram entregues num estado irrepreensivel tanto de exterior como de interior. Não duvido que aparecam no mercado e usados com 60.000km no mostrador. E olha que nem eu desconfiaria que não eram reais. Depois aos 150.000km lá vão os bronzes...

                                                    Isto tudo para dizer que a renault apesar de vender muitos automoveis a particulares têm um politica de preços para empresas muito boa e que vendem muitissimos carros em regime de renting. Portanto o mercado de usados está carregado destes carros.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Z1gZa Ver Post
                                                      Podias indicar mais pormenores como motor, ano do carro, intervalo de revisões, etc?
                                                      Ainda à uns meses tive conhecimento de um 1.5dCi 105cv numa Scenic com problemas de bronzes também. Já li pela net que o bronze afectado é praticamente sempre o do 4º cilindro que é o que está mais longe da bomba de lubrificação de óleo. Coincidência?
                                                      Neste momento vou pedir a um representante que me analise o óleo para saber se existem já problemas com os bronzes. É a única coisa a preocupar-me actualmente neste motor. Como o meu ainda não deu qualquer tipo de problemas, para mim, continua a ser fiável
                                                      O carro é de 2006, mas como disse comprei usado por isso não faço ideia de revisões antes de mim, sei que quando chegou às minhas mãos foi logo para a Renault para fazer revisão, de resto normalmente levo-o ao meu mecânico para as mudanças de óleos e filtros (10 em 10mil), etc.
                                                      O motor é o do tópico 1.5 105cv.

                                                      Se fores ao fórum clube mégane ou lá como se chama o que não falta são problemas dos motores 1.5 da renault e o problema é quase sempre este. Claro que devem ser mais os que não têm do que os que têm, os Renault costumam ser carros fiáveis, e a bons preços, por essa razão se vê a quantidade de Renaults na estrada que se vê, mas este foi um problema de fabrico dos motores 1.5 que não lubrificam bem os bronzes e por isso têm este desgaste!

                                                      No entanto já li também que a versão 105 e 110cv vêm com a cambota reforçada para evitar este problema, por isso talvez se vejam menos 105cv com este problema, no entanto também costuma acontecer a alguns!

                                                      O que sei é que já liguei para a Renault e algumas sucatas e sempre que procuro se têm cambotas à venda eles respondem sempre que para este carro é raro se encontrar porque é a peça que mais procura tem.

                                                      Comentário


                                                        O problema é que os motores podem não ser feitos todos no mesmo sitio e uns virem com componentes X e outro com componentes Y conforme o pais onde são montados e isto cria destas situações, uns duram milhares sem problemas e outros têm problemas crónicos em alguns componentes.

                                                        Numa loja online para o Megane 3 tanto o de 105 como de 110 apenas têm lá bi-massa, agora isso não significa que haja alguma versão que venha mono-massa. Para um Megane 2 80cv (Valeo) não diz bi-massa e o preço é menos de metade que para um Megane 2 105 bi-massa (Luk).

                                                        Trocar filtros e óleo de 10 em 10 mil para quem faz muitos kms...cá em casa não ganhávamos para os carros, tínhamos 3 carros a fazer entre 20/30 mil ao ano cada um!
                                                        Editado pela última vez por Cagi; 20 July 2012, 14:27.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                          Sim claro, principalmente no que toca a manutenções e a condução. Mas o user disse que é cuidadoso com o carro, mesmo assim o motor berrou com pouco mais de 140.000km, e se formos pelas médias de consumo, cá em casa esticávamos mais pela carrinha, pois consumia 1L a mais do que o carro do user tiagooliveira20 .
                                                          Sim claro, e quem sou eu para dizer o contrário. Mas dos 140mil Kms só fez os últimos 50mil Kms e contando que sejam mesmo 140mil Kms....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                            Esta semana falei com um vendedor que anda de Megane III com esse motor.
                                                            Perguntei-lhe por problemas e até agora teve de levar um volante bi massa, ainda na garantia, fora isso mais nada. Mas ainda só leva 210 mil kms.
                                                            E há casos de 350mil sem registo de problemas. Já aqui se falou disso recentemente.

                                                            Comentário


                                                              A Renault parece que ainda não aprendeu a construir sistemas de lubrificação eficientes.

                                                              Nos 1.9 DCi era o turbo que berrava por falta de lubrificação, agora nos 1.5 DCi a história dos bronzes.

                                                              Sinceramente ganham má fama porque querem. Que deixem de comprar as bombas de óleo aos chineses.

                                                              É péssimo ter um motor com 100 e poucos mil km a dar problemas, já nem falo nos casos recorrentes que acontecem em motores com muito menos km.

                                                              É pena, são motores que são muito poupados e que têm prestações engraçadas para a cilindrada que têm, mas a fiabilidade deixa muito a desejar.

                                                              Comentário

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