Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.5 DCI 105 cv da Renault. FIABILIDADE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
    Cá em casa andou uma megane break de 2007 1.5 dci 105cv com 6 velocidades, veio quase nova, foi vendida com 210.000km nunca teve um unico problema, a revisão mais dispendiosa foi a troca da correia de distribuição, bomba de agua, etc.

    Fazia 160km por dia com um consumo de 5.2. Foi na minha opinião o carro mais fiavel que passou ca por casa.

    Um colega do trabalho tem um laguna de 2002 ou 2003 com o motor 1.9 ou 2.0 dci (não tenho a certeza), tem 260.000km, de problemas foi ate agora o turbo.
    Aqui está um dos factores de sucesso, presumo que em estrada e em poucos anos de uso atingiu-se os 200 mil Kms. É muito diferente de andar "às voltas" em cidade e fazer 1/3 desses Kms, implica um desgaste maior. Não estou a tirar mérito, mas sim a dizer que em comparação se tivesses feito esses mesmos Kms em 10 anos e fossem realizados em percursos mistos, não terias tido "a sorte" de não avarias.
    Agora que é uma boa marca ultrapassar a barreira dos 200 mil Kms sem stress, lá isso é, e com um consumo fenomenal. Só mostra que és um condutor que poupa o carro.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por multijet Ver Post
      o problema é mesmo as capas das bielas que teem um desgaste muito acentuado levando a que mais tarde se tenha problemas graves
      tambem sei que existem muitos casos por ai como o teu e com menos kms
      Há imensos relatos de problemas nas bielas, com muitos motores partidos.

      Os novos motores da Renault (leia-se 1.6 dCi) até podem ser fiáveis, mas ... "gato escaldado de água fria tem medo".

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Aqui está um dos factores de sucesso, presumo que em estrada e em poucos anos de uso atingiu-se os 200 mil Kms. É muito diferente de andar "às voltas" em cidade e fazer 1/3 desses Kms, implica um desgaste maior. Não estou a tirar mérito, mas sim a dizer que em comparação se tivesses feito esses mesmos Kms em 10 anos e fossem realizados em percursos mistos, não terias tido "a sorte" de não avarias.
        Agora que é uma boa marca ultrapassar a barreira dos 200 mil Kms sem stress, lá isso é, e com um consumo fenomenal. Só mostra que és um condutor que poupa o carro.
        Maya, és tu?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Maya, és tu?
          Deve ser a piada do milénio........ se não viesses defender os dcis até me espantava.
          Será assim tão dificil aceitar que o tratamento que se dá ao carro (condução, tipo de percurso, manutenção, etc) é o mais importante na sua durabilidade sem problemas? É óbvio que é um "suponhamos", mas se calhar é melhor abster-me de comentar os tópicos dos dcis, assim, pelo menos, não me sujeito a ser confundido.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Deve ser a piada do milénio........ se não viesses defender os dcis até me espantava.
            Será assim tão dificil aceitar que o tratamento que se dá ao carro (condução, tipo de percurso, manutenção, etc) é o mais importante na sua durabilidade sem problemas? É óbvio que é um "suponhamos", mas se calhar é melhor abster-me de comentar os tópicos dos dcis, assim, pelo menos, não me sujeito a ser confundido.
            Tu disseste isto:

            se tivesses feito esses mesmos Kms em 10 anos e fossem realizados em percursos mistos, não terias tido "a sorte" de não avarias.
            E eu só gostava de saber com que bases, com que fundamento consegues "garantir" que assim teria sido.

            Será pedir muito? Eu sei que explicar a futurologia não é fácil, mas...

            Quanto ás discussões sobre este ou qualquer outro motor, meu amigo, estás á vontade, discutes o que quiseres e com quem quiseres. Pela minha parte, se quiseres ter esse trabalho, poderás ir ver os problemas que já por ai relatei relativamente a dCi's (e Renault's em geral), dois dos quais meus! Mais que isto não posso fazer!

            Não deixa no entanto de ser curioso ficares melindrado quando (segundo a tua leituira) se defende um motor quando o teu username é "Ecoflex".

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Aqui está um dos factores de sucesso, presumo que em estrada e em poucos anos de uso atingiu-se os 200 mil Kms. É muito diferente de andar "às voltas" em cidade e fazer 1/3 desses Kms, implica um desgaste maior. Não estou a tirar mérito, mas sim a dizer que em comparação se tivesses feito esses mesmos Kms em 10 anos e fossem realizados em percursos mistos, não terias tido "a sorte" de não avarias.
              Agora que é uma boa marca ultrapassar a barreira dos 200 mil Kms sem stress, lá isso é, e com um consumo fenomenal. Só mostra que és um condutor que poupa o carro.
              Quem andava com a carrinha era praticamente a minha cunhada, eu so andava de vez em quando, os ultimos 6/8 meses como ela mudou-se de casa pertinho do trabalho, fazia so 14km por dia, não deu problemas ha mesma, mas tambem foi so pouco mais de meio ano a fazer esses percursos.
              As mudas de oleo e de filtros eram feitos de 10 em 10 mil km, sempre foi assim nos carros ca de casa mesmo que o fabricante diga que é de 15 em 15 ou de 30 em 30.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Tu disseste isto:



                E eu só gostava de saber com que bases, com que fundamento consegues "garantir" que assim teria sido.

                Será pedir muito? Eu sei que explicar a futurologia não é fácil, mas...

                Quanto ás discussões sobre este ou qualquer outro motor, meu amigo, estás á vontade, discutes o que quiseres e com quem quiseres. Pela minha parte, se quiseres ter esse trabalho, poderás ir ver os problemas que já por ai relatei relativamente a dCi's (e Renault's em geral), dois dos quais meus! Mais que isto não posso fazer!

                Não deixa no entanto de ser curioso ficares melindrado quando (segundo a tua leituira) se defende um motor quando o teu username é "Ecoflex".
                Não tem nada a ver, mesmo nada, até porque conheço e reconheço os defeitos (e as virtudes) do motor que tenho no meu carro. O nick "ecoflex" foi o que me lembrei na altura porque tinha acabado de comprar um. E se te deres ao trabalho (e eu sei que não o vais fazer) nunca andei ao "despique" com quem critica os 1.7 da Opel, não tenho porque o fazer. E não estou melindrado com a defesa de um motor, mas sim quando se não aceita as criticas ao mesmo. Aliás, nunca andei a pesquisar problemas de dcis, apenas opino nos tópicos actuais. Não tenho nada contra eles e como não possou nenhum, não me dou ao trabalho de os ir pesquisar. Como já disse noutro tópico, estive para comprar um e dei uma vista de olhos, ainda muito antes de me inscrever num DB que por aí andava e mais nada. Depois como desisti.....pesquisei do astra 1.7 cdti, que foi o que comprei, e onde participo activamente.

                Quando escrevemos perdemo-nos, muitas vezes no nosso raciocinio de escrita e podia ter dito, "SE CALHAR......." e depois o resto da frase, mas isso pareceu-me subentendido, de qualquer forma, porque como dizes não sou a Maya.

                Acho que como moderador devias privar-te de espicaçar os demais com estas piadas. Chamar-me Maya, caramba.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                  Quem andava com a carrinha era praticamente a minha cunhada, eu so andava de vez em quando, os ultimos 6/8 meses como ela mudou-se de casa pertinho do trabalho, fazia so 14km por dia, não deu problemas ha mesma, mas tambem foi so pouco mais de meio ano a fazer esses percursos.
                  As mudas de oleo e de filtros eram feitos de 10 em 10 mil km, sempre foi assim nos carros ca de casa mesmo que o fabricante diga que é de 15 em 15 ou de 30 em 30.
                  Mais um factor de bom senso

                  Comentário


                    #69
                    Cá em casa há 2 carros com esse motor ainda que em carrocerias diferentes (duster e kai-kai). Ambos a caminhar para os 100.000 (o kai-kai muito próximo).
                    Anteriormente, também existiam outros 2 carros com esse motor (clio e megane). O clio saiu para lá dos 100.000 (ainda circula sem problemas, mas não sei os km's) e a megane a caminho dos 200.000 e ambos sem problemas de motor (no clio foram mudados os injetores ainda na garantia).

                    Na revisão dos 100.000 do kai-kai estou a pensar pedir que mudem também as capas de bielas. Algo como manutenção preventiva. No Duster logo se vê, mas prefiro gastar 200€. Tenho é que arranjar alguém de confiança para fazer o trabalho...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      Na revisão dos 100.000 do kai-kai estou a pensar pedir que mudem também as capas de bielas.
                      Isso fica carote, não ?

                      Comentário


                        #71
                        Já há um par de anos que me afastei de acompanhar estes motores (dci 105cv), mas no tempo que andava por dentro esses problemas das bielas era nos de 80 e 100cv, não sabia que agora já tinha chegado aos 105cv.

                        Comentário


                          #72
                          O problema de capas de bielas tem origem na bomba de óleo que perde eficácia.
                          Um dos sintomas que está em mau funcionamento é o aparecimento do erro de nível de óleo ao ligar o carro.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Isso fica carote, não ?
                            Honestamente não sei bem, mas espero que não!

                            Será necessário comprar as capas novas, os respetivos parafusos e ainda uma junta nova para o cárter. Pelo que pesquisei, não deve ir muito além dos 100€ em material. Depois falta o resto: aproveitar a mudança de óleo, colocar no elevador e fazer o serviço... por alguém que saiba, nomeadamente os binários de aperto...

                            Quando for feito, lá para o final do Verão, venho dar notícias. Antes vou saber preço com rigor e ver onde mando fazer

                            Comentário


                              #74
                              Alguém sabe concretamente até que mês/ano se manifestou esse problema nos 1.5 DCI de 105 cv? É que temos um lá em casa de 03/2007...

                              Existe algum ruído característico desse problema?

                              Aquele até agora (138k km's) tem-se portado bem, irá agora levar os foles de transmissão (lado da caixa) e sinoblocos traseiros.

                              Comentário


                                #75
                                Mudar óleo ou aos 10.000km ou aos 20.000km, óleo de qualidade com as especificações indicadas e não de marca branca, diesel de jeito que não mande os injectores para o galheiro, verificar o óleo pelo menos uma vez por mês, saber conduzir o carro (pois ainda há muita mentalidade de conduzir como um gasolina) e MUITO IMPORTANTE também, sorte! Estas são as minhas boas práticas para manter o meu 1.5dCi 85cv de 2008 com 115.000km de boa saúde. Vejo as pessoas dos tempos modernos "sem tempo" para cuidarem do carro e a queixarem-se que o carro não presta porque avariou. Não tenho estas pessoas em conta seja em que motor de que marca for.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Z1gZa Ver Post
                                  Mudar óleo ou aos 10.000km ou aos 20.000km, óleo de qualidade com as especificações indicadas e não de marca branca, diesel de jeito que não mande os injectores para o galheiro, verificar o óleo pelo menos uma vez por mês, saber conduzir o carro (pois ainda há muita mentalidade de conduzir como um gasolina) e MUITO IMPORTANTE também, sorte! Estas são as minhas boas práticas para manter o meu 1.5dCi 85cv de 2008 com 115.000km de boa saúde. Vejo as pessoas dos tempos modernos "sem tempo" para cuidarem do carro e a queixarem-se que o carro não presta porque avariou. Não tenho estas pessoas em conta seja em que motor de que marca for.
                                  Sem dúvida as mais importantes para manter a saúde do carro

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Z1gZa Ver Post
                                    Mudar óleo ou aos 10.000km ou aos 20.000km, óleo de qualidade com as especificações indicadas e não de marca branca, diesel de jeito que não mande os injectores para o galheiro, verificar o óleo pelo menos uma vez por mês, saber conduzir o carro (pois ainda há muita mentalidade de conduzir como um gasolina) e MUITO IMPORTANTE também, sorte! Estas são as minhas boas práticas para manter o meu 1.5dCi 85cv de 2008 com 115.000km de boa saúde. Vejo as pessoas dos tempos modernos "sem tempo" para cuidarem do carro e a queixarem-se que o carro não presta porque avariou. Não tenho estas pessoas em conta seja em que motor de que marca for.
                                    Ou seja, carregar o "menino ás costas"???

                                    Ainda sou do tempo, em que aqui se ria na cara de quem tinha um carro que fazia revisões de 15 em 15 mil, e se afirmava que era "retrógrado" e "obsoleto" e que se a marca dizia que era 30 mil, então era 30 mil e pronto (enquanto outros afirmavam que lhes parecia demasiado)!

                                    É curioso, depois de alguns anos, muitos deles tiverem efectivamente problemas e/ou não fazem revisões aos 30 mil...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Z1gZa Ver Post
                                      Mudar óleo ou aos 10.000km ou aos 20.000km, óleo de qualidade com as especificações indicadas e não de marca branca, diesel de jeito que não mande os injectores para o galheiro, verificar o óleo pelo menos uma vez por mês, saber conduzir o carro (pois ainda há muita mentalidade de conduzir como um gasolina) e MUITO IMPORTANTE também, sorte! Estas são as minhas boas práticas para manter o meu 1.5dCi 85cv de 2008 com 115.000km de boa saúde. Vejo as pessoas dos tempos modernos "sem tempo" para cuidarem do carro e a queixarem-se que o carro não presta porque avariou. Não tenho estas pessoas em conta seja em que motor de que marca for.
                                      Não percebi o que queres dizer com a mentalidade de conduzir como um a gasolina. Tivemos ca em casa um DCI de 105cv, foi embora com mais de 200.000km como ja tinha dito acima e quem o conduzia (incluindo eu) era tal e qual a condução de um outro qualquer a gasolina. Passou os 200.000 km com zero problemas. por essa prespectiva passava a vida na oficina, porque conduzo os carros todos sendo gasolina ou gasoleo de forma igual.

                                      Comentário


                                        #79
                                        O unico cuidado era praticamente o que está a negrito, para além das verificações constantes de fluidos.

                                        Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                        Quem andava com a carrinha era praticamente a minha cunhada, eu so andava de vez em quando, os ultimos 6/8 meses como ela mudou-se de casa pertinho do trabalho, fazia so 14km por dia, não deu problemas ha mesma, mas tambem foi so pouco mais de meio ano a fazer esses percursos.
                                        As mudas de oleo e de filtros eram feitos de 10 em 10 mil km, sempre foi assim nos carros ca de casa mesmo que o fabricante diga que é de 15 em 15 ou de 30 em 30.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                          Não percebi o que queres dizer com a mentalidade de conduzir como um a gasolina. Tivemos ca em casa um DCI de 105cv, foi embora com mais de 200.000km como ja tinha dito acima e quem o conduzia (incluindo eu) era tal e qual a condução de um outro qualquer a gasolina. Passou os 200.000 km com zero problemas. por essa prespectiva passava a vida na oficina, porque conduzo os carros todos sendo gasolina ou gasoleo de forma igual.
                                          Não fui eu que o disse, mas penso que seja o tipo de rotações que se pratica, sabendo, claro, que um diesel não faz mais que 4500rpms (casos até de menos, outros um pouco mais), e que o uso e abuso desse redline é bem mais prejudicial para o carro, do que esse tipo de condução num carro a gasolina. Mas vamos ver se ele acaba por esclarecer a sua ideia.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Ou seja, carregar o "menino ás costas"???

                                            Ainda sou do tempo, em que aqui se ria na cara de quem tinha um carro que fazia revisões de 15 em 15 mil, e se afirmava que era "retrógrado" e "obsoleto" e que se a marca dizia que era 30 mil, então era 30 mil e pronto (enquanto outros afirmavam que lhes parecia demasiado)!

                                            É curioso, depois de alguns anos, muitos deles tiverem efectivamente problemas e/ou não fazem revisões aos 30 mil...
                                            Infelizmente acho que o tempo de o carro aguentar tudo e mais alguma coisa já acabou ou está para acabar, e quem é mais preventivo nas suas intervenções pode sair beneficiado a médio/longo prazo.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Vocês já repararam na porrada de clios comerciais que andam há o quê? Uma década?
                                              Se víssemos a sua kilometragem real seria um bom espelho da fiabilidade dos dci.

                                              Um dos meus fornecedores usou clios ainda de 65 e 70 cv durante anos. Todos os funcionários estavam contentes com eles, levavam 180000 em cima antes da troca. Os plásticos e interior é que se desfaziam.
                                              Isso para um carro a diesel, ainda para mais de empresa, não é nada.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Não fui eu que o disse, mas penso que seja o tipo de rotações que se pratica, sabendo, claro, que um diesel não faz mais que 4500rpms (casos até de menos, outros um pouco mais), e que o uso e abuso desse redline é bem mais prejudicial para o carro, do que esse tipo de condução num carro a gasolina. Mas vamos ver se ele acaba por esclarecer a sua ideia.
                                                Sim, mas um carro a gasolina vai por exemplo a 120kmh a 3500 rotações e o mesmo a gasoleo deve ir a umas 2500 rotações, acho que não é por aí e hoje em dia os carros todos têm o conta rotações, só estraga o carro quem "quer".

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  O que quis dizer e não me referi a ninguém em concreto, é que há gente que faz reduções sem nexo, leva o carro a rotações elevadas, faz estrada a fundo durante quilómetros, puxam pelo carro a frio, etc etc. Eu tive um Clio 1.2 16v antes deste e não tinha tanto cuidado como tenho com este actualmente. Isso de um ir a 120km/h e 3500rpm varia de carro para carro. Tudo depende da caixa que acompanha a motorização. Mas disseste algo que eu referi. Só estraga o carro quem quer ou não sabe e essas experiências com X motor/carro para mim valem pouco mais que zero porque sejamos honestos, a época dos 190D já lá vai à muito. Hoje em dia os carros são mais para consumo que para durar.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                    Sim, mas um carro a gasolina vai por exemplo a 120kmh a 3500 rotações e o mesmo a gasoleo deve ir a umas 2500 rotações, acho que não é por aí e hoje em dia os carros todos têm o conta rotações, só estraga o carro quem "quer".
                                                    Como já te disseram, depende e muito da relação de caixa montada no motor e no motor em questão, mas a questão principal não é essa. A questão é em condução desportiva, os diesel sofrem mais desgaste.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Como já te disseram, depende e muito da relação de caixa montada no motor e no motor em questão, mas a questão principal não é essa. A questão é em condução desportiva, os diesel sofrem mais desgaste.
                                                      Sim, sim, foi apenas um exemplo que dei.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Z1gZa Ver Post
                                                        Mudar óleo ou aos 10.000km ou aos 20.000km, óleo de qualidade com as especificações indicadas e não de marca branca, diesel de jeito que não mande os injectores para o galheiro, verificar o óleo pelo menos uma vez por mês, saber conduzir o carro (pois ainda há muita mentalidade de conduzir como um gasolina) e MUITO IMPORTANTE também, sorte! Estas são as minhas boas práticas para manter o meu 1.5dCi 85cv de 2008 com 115.000km de boa saúde. Vejo as pessoas dos tempos modernos "sem tempo" para cuidarem do carro e a queixarem-se que o carro não presta porque avariou. Não tenho estas pessoas em conta seja em que motor de que marca for.
                                                        Para isso mais vale não comprar carro, afinal quem é que está ao serviço de quem?

                                                        Carro é cumprir a manutenção preconizada pelo fabricante, não abusar do motor, monitorizar os níveis entre revisões, meter gasóleo/gasolina e andar. O que passar deste limite ou é por gosto ou algo não está bem...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Já que se fala no DCI de 105cv, alguém sabe a que sintomas está associado a perca total de potência do carro?

                                                          É que ontem de um momento para o outro, um familiar com Mégane de 2007 (comprado novo) e 80.000km, ficou sem qualquer força.

                                                          O mesmo mal passava dos 50km/h.

                                                          Ainda me lembrei da MAF, mas como o mesmo referiu que desde há uns dias, o carro andava a fazer um barulho diferente, mas nada de especial...
                                                          Editado pela última vez por nto; 04 June 2012, 06:44. Razão: Correcção ortográfica

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                            Para isso mais vale não comprar carro, afinal quem é que está ao serviço de quem?

                                                            Carro é cumprir a manutenção preconizada pelo fabricante, não abusar do motor, monitorizar os níveis entre revisões, meter gasóleo/gasolina e andar. O que passar deste limite ou é por gosto ou algo não está bem...
                                                            Vocês disseram basicamente a mesma coisa, com uma excepção de relevo, que foi uma troca intermédia de óleo (por motivos preventivos, acho eu).

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              Vocês disseram basicamente a mesma coisa, com uma excepção de relevo, que foi uma troca intermédia de óleo (por motivos preventivos, acho eu).
                                                              Quando li pensei exactamente o mesmo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X