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Motor 1.5 DCI 105 cv da Renault. FIABILIDADE

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    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    A Renault parece que ainda não aprendeu a construir sistemas de lubrificação eficientes.

    Nos 1.9 DCi era o turbo que berrava por falta de lubrificação, agora nos 1.5 DCi a história dos bronzes.

    Sinceramente ganham má fama porque querem. Que deixem de comprar as bombas de óleo aos chineses.

    É péssimo ter um motor com 100 e poucos mil km a dar problemas, já nem falo nos casos recorrentes que acontecem em motores com muito menos km.

    É pena, são motores que são muito poupados e que têm prestações engraçadas para a cilindrada que têm, mas a fiabilidade deixa muito a desejar.
    Esta situação (parecida com as corrente partidas dos bmws e das cabeças rachadas dos 2.0tdi da vag) é que me lixa. Existe um número muito elevado de casos destes, tanto com muitos Kms, assim como poucos, e as marcas nada fazem para prevenir novos acontecimentos. Limitam-se a assumir total ou parcialmente os custos, e a partir de certos parâmetros, assumem NADA. É impressionante. São problemas crónicos, assumidos como defeitos de fabrico e nem assim os resolvem com celeridade.

    Parece que os novos bmws (a partir de certa data) já têm o problema resolvido. As cabeças dos tdis parece que atinaram. Estes dois exemplos, levaram largos anos a serem resolvidos. E os novos dcis de 110cv, ainda não ouvi nenhum relato (espero que tenham achado a solução).

    Podem acreditar que não é mentira (alguns já me "ouviram" dizer isto), mas o ano passado estive para comprar uma megane dci de 105cv de um amigo e por causa destas histórias, não comprei. Pensei no 320d do meu Pai e por causa das correntes partidas não comprei. Agora tenho a hipótese de comprar o A4 de 143cv da minha Mãe e já está com problemas no turbo, nem 70 mil Kms e 4 anos tem. Acho que a minha ecoflex ainda vai "bater muito chocolate" nas minhas mãos.

    Comentário


      Ainda ontem numa loja de peças para automóvel falava-se do tema bronzes. Para o 1.5 dCi parece quase fazer parte da manutenção programada tal a frequência dos problemas. Um colega explicou que se devem substituir os bronzes da biela e cambota. Explicou ainda que não se deve comprar simplesmente outros iguais. Uma vez que também as peças adjacentes estão sujeitos a desgaste, deve tirar-se os bronzes para medição e comprar na medida ajustada. De outra forma, haverá folgas mínimas, mas que mais tarde darão problemas grandes. Como nada percebo disto, deixo aqui estes argumentos para discussão.

      Comentário


        Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
        Tenho um motor destes e infelizmente ontem deixou-me a pé!!

        Começou a fazer um barulho estranho no motor mas leve, andei mais uns 20Km com ele achei o motor estranho (em termos de barulho e vibrações, mas em força estava bom) parei e reboque com ele para a Renault.

        Hoje ligam-me a dizer que foi os bronzes que deram o berro e provavelmente a cambota, mas ainda tinham que desmontar tudo para confirmar se a cambota dava para recuperar ou tinha que ser nova, amanha já me confirmam isto!!

        O carro tem 143000Km comprei-o usado com 90000Km e desde que o tenho nas minhas mãos sempre bem tratado média de 4,8 (só por aqui podem ver que não estico muito o motor)..
        Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
        Sim nacional e com Kms reais, pelo menos quando o comprei meti logo na Renault para revisão (mudar correia, etc) e não acusou nada nas máquinas de ter sido alterado!!
        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
        Esta semana falei com um vendedor que anda de Megane III com esse motor.
        Perguntei-lhe por problemas e até agora teve de levar um volante bi massa, ainda na garantia, fora isso mais nada. Mas ainda só leva 210 mil kms.
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Tal como o meu.

        Ora, sendo um Megane III, tem menos de 4 anos. Quando for vendido existe uma enorme probabilidade de o ser com 90000kms......depois dão o berro quase novos.
        É triste mas é verdade...

        http://forum.autohoje.com/forum-gera...-do-carro.html
        Editado pela última vez por Vanquish; 29 July 2012, 00:16.

        Comentário


          Já agora, numa pesquisa pela net, encontrei dois casos, um de um proprietário alarmado que pediu a mudança das capas de biela e um outro de um proprietário que teve problemas com as capa de biela. Nos dois casos realço isto:

          O oleo que uso é o Elf Competition ST 10w40
          Mudança óleo aos 105.000 fora da marca, com oleo 10W30.
          Sabendo-se que o 1.5 dCi 105cv (assim como outros) deve usar imperativamente este óleo -> Elf Evolution SXR 5W40, ou outro que cumpra a norma Renault RN0710, não admira que certas coisas ocorram...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Sim é verdade, esqueci-me de aqui vir actualizar o tópico! Só esta semana me deram a resposta na Renault e realmente os Km do carro não eram reais descobri agora. Quando comprei o carro na revisão que fiz na Renault não perguntei nada dos Km e eles também não foram ver e passou agora descobri isso!!

            Vamos lá ver no que isto vai dar, quanto ao meu carro vai levar um bloco novo (usado) comprado pela Renault e vai ser tudo mudado já nesse bloco (bronzes, etc), assim como no resto do motor em relação a correias, filtros, etc. Depois de ponderar a compra de um motor usado a Renault pôs-me esta opção e tendo em conta que leva tudo novo e o orçamento que deram ia ficar pelo mesmo valor que um motor usado!!

            Comentário


              De facto o 1.5 DCI de 110cv, não tem o fosso do de 105cv, por "acordar" mais cedo.

              O binário é igual em ambos, ou seja, de 240 Nm. Mas o de 105cv tem binário máximo às 2000 RPM, enquanto que o de 110cv tem às 1750 RPM.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Já vi e já comentei lá.

                Acho que já aqui o disse, um primo de um colega meu, com um QQ com 27mil Kms (comprou novo) e 4 anos, aconteceu-lhe a mesma coisa. Não sei o tratamento que dá ao carro (confesso essa parte), mas sei que foi sempre assistido na marca, e como tal vai "só" pagar 1500 € por esse arranjo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por fernandevd Ver Post
                  Ainda ontem numa loja de peças para automóvel falava-se do tema bronzes. Para o 1.5 dCi parece quase fazer parte da manutenção programada tal a frequência dos problemas. Um colega explicou que se devem substituir os bronzes da biela e cambota. Explicou ainda que não se deve comprar simplesmente outros iguais. Uma vez que também as peças adjacentes estão sujeitos a desgaste, deve tirar-se os bronzes para medição e comprar na medida ajustada. De outra forma, haverá folgas mínimas, mas que mais tarde darão problemas grandes. Como nada percebo disto, deixo aqui estes argumentos para discussão.
                  Esta história dos bronzes é mesmo muito estranha e indicia lubrificação deficiente (não necessariamente culpa da bomba de óleo) ou material anti-fricção muito fraco!
                  Já agora, uma substituição de bronzes implica obrigatoriamente rectificação de mancais e moentes para que o trabalho fique bem feito. Fica mais caro mas é melhor do que estar a abrir o motor outra vez passado meia dúzia de km...estamos a falar de folgas de décimos e às vezes centésimos de mm.

                  Comentário


                    Testemunho convosco o que me aconteceu com a minha Renault Scenic de 105 CV, 1.5 DCI, evitando desde já o diz que diz, pois aconteceu comigo.
                    A viatura tem cerca de 130 000 Km, ano de 2005. Comprada em 2ª mão em outubro de 2005 (a uma Instituição Financeira, por falta de pagamento do anterior proprietário), ainda com garantia da marca.
                    Descrição da situação:
                    No início de Julho em plena A1, no sentido Norte Sul ao quilómetro 59 (entre Santarém e o Cartaxo) circulava a 120 Km/h, com o "Cruise Control" ligado, e surgiu vindo do capô um Tac-tac intermitente que durou cerca de 30 segundos.
                    De repente sinto um solavanco na viatura e de imediato disparam duas luzes de aviso:
                    -Deficiência de injecção e Baixa de pressão do óleo.
                    Encosto a viatura desligando o motor, que não tinha ido abaixo, mantendo-se sempre a trabalhar. Constato de imediato que algo de muito grave tinha acontecido pela quantidade e óleo que o carro perdia. Quando chegou o pronto socorro e depois de levantar a capa de plástico que se encontrava por cima do motor, com a ajuda de uma lanterna verificamos que o bloco do motor estava partido.
                    Mandei rebocar a viatura para uma oficina em Arcos de Valdevez, e o mecânico ao começar a desmontar o motor verificou que existiam fragmentos de biela no carter do mesmo. A biela partida é a do lado direito, e ficou um buraco no motor dos dois lados com cerca de 8 cm de diâmetro. A biela segurava um disco circular que sobe e desce que não sei o nome (desculpem a minha ignorância nestes casos, pois não percebo muito de mecânica) que ainda tocou nas duas válvulas que se encontram na colaça na parte superior do motor empenando uma delas. Devo acrescentar que durante estes anos tenho o carro estimado, pois sou daqueles que está sempre atento aos gastos e não tenho condução agressiva pois tenho filhos muito pequenos e zelo pela sua segurança. Resposta via telefone da Renault a uma exposição por escrito: " A viatura excede largamente o período da garantia". Mandei que me enviassem resposta por escrito, perguntando se é normal uma viatura com 130 mil Km ter um problema similar. Um abraço e quem tem um carro destes pense em verificar/mudar capas de bielas, pois o mecânico verificou uma dilatação/desgaste que pode ter originado o problema.

                    Comentário


                      Ja me aconteceu exactamente o mesmo problema mas numa laguna com o 1.9dci. Na altura houve pessoas que me disseram que nestes motores, por causa das capas das bielas se desgastarem facilmente, deveriam ser substituidas juntamente quando se substitui a correia de distribuição para evitar este problema.. A reparação ficou em cerca de 6.500€ e a renault nao assumiu nada, a unica coisa que fez foi facilitar o pagamento em prestaçoes, o que nos fez optar pelo arranjo da carrinha pois nao tinhamos condiçoes para comprar outro carro.

                      Cumprimentos

                      Sent from my GT-I9100

                      Comentário


                        Cada vez que leio estes relatos lembro-me logo da altura em que trocamos de carro cá em casa (por volta de junho, julho de 2004) e que ainda chegamos a ver o renault megane. Felizmente e por uma razão que pode parecer absurda, na altura não quis optar pelo renault, porque achava que o motor era demasiado puxado (105cv num 1.5 não me inspirou confiança), apesar da minha mulher já estar toda encantada pelas "mariquices" que o renault tinha. Acabámos por ir para o Altea e ainda bem: até hoje o único problema mais grave foi o cruisse control que se desligava sozinho e isto foi na garantia, por isso, nada a pagar

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JVSilva Ver Post
                          Testemunho convosco o que me aconteceu com a minha Renault Scenic de 105 CV, 1.5 DCI, evitando desde já o diz que diz, pois aconteceu comigo.
                          A viatura tem cerca de 130 000 Km, ano de 2005. Comprada em 2ª mão em outubro de 2005 (a uma Instituição Financeira, por falta de pagamento do anterior proprietário), ainda com garantia da marca.
                          Descrição da situação:
                          No início de Julho em plena A1, no sentido Norte Sul ao quilómetro 59 (entre Santarém e o Cartaxo) circulava a 120 Km/h, com o "Cruise Control" ligado, e surgiu vindo do capô um Tac-tac intermitente que durou cerca de 30 segundos.
                          De repente sinto um solavanco na viatura e de imediato disparam duas luzes de aviso:
                          -Deficiência de injecção e Baixa de pressão do óleo.
                          Encosto a viatura desligando o motor, que não tinha ido abaixo, mantendo-se sempre a trabalhar. Constato de imediato que algo de muito grave tinha acontecido pela quantidade e óleo que o carro perdia. Quando chegou o pronto socorro e depois de levantar a capa de plástico que se encontrava por cima do motor, com a ajuda de uma lanterna verificamos que o bloco do motor estava partido.
                          Mandei rebocar a viatura para uma oficina em Arcos de Valdevez, e o mecânico ao começar a desmontar o motor verificou que existiam fragmentos de biela no carter do mesmo. A biela partida é a do lado direito, e ficou um buraco no motor dos dois lados com cerca de 8 cm de diâmetro. A biela segurava um disco circular que sobe e desce que não sei o nome (desculpem a minha ignorância nestes casos, pois não percebo muito de mecânica) que ainda tocou nas duas válvulas que se encontram na colaça na parte superior do motor empenando uma delas. Devo acrescentar que durante estes anos tenho o carro estimado, pois sou daqueles que está sempre atento aos gastos e não tenho condução agressiva pois tenho filhos muito pequenos e zelo pela sua segurança. Resposta via telefone da Renault a uma exposição por escrito: " A viatura excede largamente o período da garantia". Mandei que me enviassem resposta por escrito, perguntando se é normal uma viatura com 130 mil Km ter um problema similar. Um abraço e quem tem um carro destes pense em verificar/mudar capas de bielas, pois o mecânico verificou uma dilatação/desgaste que pode ter originado o problema.
                          Piston

                          Realmente problemas mecanicos... ja agora, que oleo usavas ou nao sabes? É que ha muito pessoal cuidadoso com os carros, mas por falta de informaçao ou mesmo informaçao errada de certas oficinas, usam oleo errados que prejudicam o motor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Piston

                            Realmente problemas mecanicos... ja agora, que oleo usavas ou nao sabes? É que ha muito pessoal cuidadoso com os carros, mas por falta de informaçao ou mesmo informaçao errada de certas oficinas, usam oleo errados que prejudicam o motor.
                            Pistão.

                            Comentário


                              .............................
                              Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:29.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JVSilva Ver Post
                                Testemunho convosco o que me aconteceu com a minha Renault Scenic de 105 CV, 1.5 DCI, evitando desde já o diz que diz, pois aconteceu comigo.
                                A viatura tem cerca de 130 000 Km, ano de 2005. Comprada em 2ª mão em outubro de 2005 (a uma Instituição Financeira, por falta de pagamento do anterior proprietário), ainda com garantia da marca.
                                Descrição da situação:
                                No início de Julho em plena A1, no sentido Norte Sul ao quilómetro 59 (entre Santarém e o Cartaxo) circulava a 120 Km/h, com o "Cruise Control" ligado, e surgiu vindo do capô um Tac-tac intermitente que durou cerca de 30 segundos.
                                De repente sinto um solavanco na viatura e de imediato disparam duas luzes de aviso:
                                -Deficiência de injecção e Baixa de pressão do óleo.
                                Encosto a viatura desligando o motor, que não tinha ido abaixo, mantendo-se sempre a trabalhar. Constato de imediato que algo de muito grave tinha acontecido pela quantidade e óleo que o carro perdia. Quando chegou o pronto socorro e depois de levantar a capa de plástico que se encontrava por cima do motor, com a ajuda de uma lanterna verificamos que o bloco do motor estava partido.
                                Mandei rebocar a viatura para uma oficina em Arcos de Valdevez, e o mecânico ao começar a desmontar o motor verificou que existiam fragmentos de biela no carter do mesmo. A biela partida é a do lado direito, e ficou um buraco no motor dos dois lados com cerca de 8 cm de diâmetro. A biela segurava um disco circular que sobe e desce que não sei o nome (desculpem a minha ignorância nestes casos, pois não percebo muito de mecânica) que ainda tocou nas duas válvulas que se encontram na colaça na parte superior do motor empenando uma delas. Devo acrescentar que durante estes anos tenho o carro estimado, pois sou daqueles que está sempre atento aos gastos e não tenho condução agressiva pois tenho filhos muito pequenos e zelo pela sua segurança. Resposta via telefone da Renault a uma exposição por escrito: " A viatura excede largamente o período da garantia". Mandei que me enviassem resposta por escrito, perguntando se é normal uma viatura com 130 mil Km ter um problema similar. Um abraço e quem tem um carro destes pense em verificar/mudar capas de bielas, pois o mecânico verificou uma dilatação/desgaste que pode ter originado o problema.
                                O motor parece ter desarvorado e isso acontece quando passa óleo para a admissão e só paras o carro arrancando em 5ª com travão de pé e parque puxado (se tiveres sorte!).
                                As capas de bielas ou cambota, vulgo bronze, vulgo metal anti-fricção em princípio não originam uma passagem de óleo para a admissão...

                                Comentário


                                  A minha namorada comprou em França um megane 2 com este motor (caixa de 6) para andar por lá.

                                  Custou 4 mil euros (nem 4 anos tinha feito acho...), tem um equipamento básico (mas suficiente), não faz barulhos excessivos (para um megane ), não teve acidentes (verifiquei nas seguradoras e ainda foi visto numa oficina), os kms eram os indicados (170k, quando foi vendido pela dona a um stand oficial renault).

                                  Para já está a chegar aos 190k km. Levou óleo e discos (estavam gastos), de resto cumpre sempre o que se pede, é muito económico em viagens looooooongas (5L muito facilmente a velocidades elevadas e com alguma diversão em estrada de montanha), só uma vez teve alguma dificuldade a pegar (estavam -17ºC, mas mesmo assim pegou).

                                  O que me parece é que é um carro que precisa de algumas atenções relativamente ao óleo e um ou outro pormenor...quase qualquer aspecto do carro relativamente a problemas e cuidados está bem documentado por essa net fora, e se bem que há casos de problemas também encontrei muitos (e digo...muitos mesmo) com mais de 300k km.

                                  Está toda a gente feliz com o carro. Comprava novo? Acho que não (mas isso são gostos).

                                  Se o trouxesse para Portugal ainda era capaz de fazer uns trocados!
                                  Se um dia der o berro...a ideia é que se compra outro igual. É um óptimo work-horse.

                                  Espero que faça muitíssimos mais kms e continue a gastar pouco (quer em combustível, quer em material) e se revele um investimento realmente inteligente...
                                  Ah...além disso sinto-me seguro nele, tive um acidente grave num (colisão frontal com outro veículo) e estou aqui para contar sem sequelas (de qualquer forma era o mais seguro da classe aquando do lançamento).

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                    O motor parece ter desarvorado e isso acontece quando passa óleo para a admissão e só paras o carro arrancando em 5ª com travão de pé e parque puxado (se tiveres sorte!).
                                    As capas de bielas ou cambota, vulgo bronze, vulgo metal anti-fricção em princípio não originam uma passagem de óleo para a admissão...

                                    É desalvorado.


                                    Já agora e para quem nunca viu, fica vídeo exemplificativo:


                                    Editado pela última vez por nto; 01 August 2012, 08:13.

                                    Comentário


                                      Comentário


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                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Já vi isso acontecer num X5 3.0d

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Já vi isso acontecer num X5 3.0d

                                                Por exemplo...


                                                Comentário


                                                  era esse mesmo

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                    O motor parece ter desarvorado e isso acontece quando passa óleo para a admissão e só paras o carro arrancando em 5ª com travão de pé e parque puxado (se tiveres sorte!).
                                                    As capas de bielas ou cambota, vulgo bronze, vulgo metal anti-fricção em princípio não originam uma passagem de óleo para a admissão...
                                                    O motor não desalvorou nada.
                                                    Simplesmente partiu.

                                                    Comentário


                                                      nada na descrição indicia que tenha sido esse o problema

                                                      speccy

                                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                      O motor parece ter desarvorado e isso acontece quando passa óleo para a admissão e só paras o carro arrancando em 5ª com travão de pé e parque puxado (se tiveres sorte!).
                                                      As capas de bielas ou cambota, vulgo bronze, vulgo metal anti-fricção em princípio não originam uma passagem de óleo para a admissão...

                                                      Comentário


                                                        Este problema pode acontecer em qualquer carro, embora mais nos motores turbo.

                                                        O problema é se tiveres caixa automática, ou tapas a admissão de ar (que não é facil) ou então é esperar que parta o motor.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Eu ainda me lembro de te ouvir dizer raios e coriscos do 1.9 Tdi quando toda a gente sabe que, no geral, é um motor muito fiável.

                                                          Assim sendo, por analogia, fico bastante satisfeito em relação ao teu "amor" á Renault, é bom sinal...

                                                          Aliás, mais uma vez por analogia, ainda espero o momento em que vais comprar um Renault dCi e ele vai passar a ser espectacular...

                                                          O meu 1.9 dti rodou 340 mil klm comigo, sem nunca ter um único problema, para além das revisões normais.

                                                          Continua a rodar na mãos de outra pessoa há 3 anos.... sem qualquer problema.

                                                          O meu 1.5 Dci de 110 CV... tem cerca de 70 mil klm e até agora ZERO problemas.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                            Este problema pode acontecer em qualquer carro, embora mais nos motores turbo.
                                                            Falta acrescentar "...a gasóleo".

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                              Falta acrescentar "...a gasóleo".
                                                              Sim claro, em motores a gasoleo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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