Lembrem se que as relaçoes de caixa contam e muito mesmo , um 106 gti com a caixa de origem dá 230 +/- quase em red , e com a caixa do 1.5D dá mais velocidade
No sábado fiz o mesmo troço nas mesmas condições com o FR e deu cerca de 2km/h a mais que da outra vez, ou seja, chegou a dar 213 reais a descer ligeiraemente e no topo de uma pequena subida deu 203 reais em vez de 201, já está mais perto daquilo que seria normal, mas devia dar um pouco mais.
No sábado fiz o mesmo troço nas mesmas condições com o FR e deu cerca de 2km/h a mais que da outra vez, ou seja, chegou a dar 213 reais a descer ligeiraemente e no topo de uma pequena subida deu 203 reais em vez de 201, já está mais perto daquilo que seria normal, mas devia dar um pouco mais.
Eu acho esse valor muito real, visto o meu 1.6 tdci apartir dos 150 ser relativamente lento e dificilmente passa dos 175.
Portanto o teu 2.0 dar 210/215 parece-me muito razoável mesmo.
No sábado fiz o mesmo troço nas mesmas condições com o FR e deu cerca de 2km/h a mais que da outra vez, ou seja, chegou a dar 213 reais a descer ligeiraemente e no topo de uma pequena subida deu 203 reais em vez de 201, já está mais perto daquilo que seria normal, mas devia dar um pouco mais.
Precisas do cone de ar do 205?
Isso está bom pah. Melhor que o andamento é a pausa que isso manda em andamento.
Olha que basta apanhar um dia de vento e não passas dos 160, chegar, chegas bem, mas passar não passas!!!
Basta perguntares a bastantes proprietários de G.Punto´s 90cv aqui do forum, eu já tive um, e lembro-me bem.
Claro que o Linea não dá os 190reais, mas 181/3kmh dá.
E testado várias vezes com gp´s, onde nenhum deles em ponta foi "lá", ficando todos para trás!!
Sei que não se está a falar do GP, mas confirmo que em dias de vento adeus.. A aerodinâmica do GP não é grande coisa, pelo que me parece até o meu antigo Hyundai era melhor.
Já agora, o meu antigo Hyundai a chover não molhava o óculo traseiro(em andamento), isto é bom ou mau a este nivel? Desculpem lá a ignorância e desculpem o OT(se quiserem mandem PM)
Editado pela última vez por JoelM; 17 May 2011, 08:09.
Mas imaginando que falamos do mesmo condutor e que os carros estão em condições (por assim dizer), o C30 perde claramente, agora entre o Mito e a A4, eu gostava era de ver porque são muito semelhantes e os meus 2cents são que o condutor fará a diferença!
Já deste 190cv reais com o 70cv 1.3cdti ??
O PD 130cv anda mais que o 1.6 120cv JTD, apesar de gostar da força do 1.6 120cv
Editado pela última vez por JoelM; 17 May 2011, 08:10.
A A4 a 180 vai ali nas 3500 rpm, o Ibiza por volta das 3000 rpm.
A relação das caixa é diferente, e isso já ajuda a explicar as diferenças de velocidade máxima.
A A4 como é uma carrinha mais pesada, precisa de uma caixa que permita arrastar melhor esse peso (ou seja mais curta), o ibiza como é mais leve pode levar uma caixa mais longa.
Se for como descreves, não me surpreende que o Audi ande mais
É um erro comum aqui no fórum a ideia de que uma transmissão mais longa implica uma velocidade de ponta superior.
Não é verdade ! simplesmente depende, mas uma transmissão longa muitas vezes castra a velocidade máxima.
Exactamente.
Nem nunca percebi de onde vem esse teoria...
E aliás quando há subidas pelo meio, mesmo pouco acentuadas, ainda pior pois com caixa longa mais velocidade se perde pois sai-se em demasia da zona de potência máxima.
Já com caixa curta as subidas aguentam-se muito melhor.
De facto a diferença do declarado é um bocado grande, para depois se inverterem os papeis ...........
Mas estava a reforçar que o escalonamento do Audi me parece mais adequado.
E de pneus ? que pneus têm ambos (medidas) ? com que pneus terão sido homologadas as velocidades máximas ?
Isso já eu aqui referi e mais uma vez, torna ainda mais difícil a explicação dos valores obtidos...
Os valores para a B6 devem ter sido aferidos com jantes 15" e calça 16", enquanto que o FR já vem de serie com essas 17" e os valores teoricamente foram aferidos com essa medida!
De facto a diferença do declarado é um bocado grande, para depois se inverterem os papeis ...........
Mas estava a reforçar que o escalonamento do Audi me parece mais adequado.
E de pneus ? que pneus têm ambos (medidas) ? com que pneus terão sido homologadas as velocidades máximas ?
Essa é outra das razões pela qual continuo a achar que isto não faz sentido.
Como disse o topspeed o FR teve de ser medido com jante 17' em 215/40 (nem há outra opção de origem) e a A4' até é capaz de ter sido medida com jante 15' em pneu 195/xx pois é a medida mais pequena possível, era a jante base.
Eu sei que estavas a falar com o topspeed, mas eu já dei 190km/h reais (e não 190cv ) com um Corsa 1.3CDTi de 70cv.
Anuncia apenas 165km/h e, normalmente, não é fácil passar dos 160.
Eu já dei perto de 200 num Corsa C 70cv mas de ponteiro.
Com o meu(GP 90CV) dei 210 ponteiro.
190 reais com o 70cv é bastante, mas se voces dizem acredito.
Isso já eu aqui referi e mais uma vez, torna ainda mais difícil a explicação dos valores obtidos...
Os valores para a B6 devem ter sido aferidos com jantes 15" e calça 16", enquanto que o FR já vem de serie com essas 17" e os valores teoricamente foram aferidos com essa medida!
Essa é outra das razões pela qual continuo a achar que isto não faz sentido.
Como disse o topspeed o FR teve de ser medido com jante 17' em 215/40 (nem há outra opção de origem) e a A4' até é capaz de ter sido medida com jante 15' em pneu 195/xx pois é a medida mais pequena possível, era a jante base.
E nota-se assim tanto a diferença, ainda por cima em valores de ponta?
Pensei que o calçado afectava mais as recuperações.
Sim em terreno plano mesmo plano ele não atinge os 210, mas 200/205 , isto em 6ª, em 5ª dá uns 3km/h a mais.
E sim penso que não existem limitadores quer pelo que leio de outros FRs 6J quer pela minha experiência em grandes descidas.
Pois devia arranjar um cabo desses, até porque já me disseram que existe um que funciona nos 3 VAGs cá de casa. E talvez até funcione no 4º VAG que é uma passat de 99' em que o meu irmão anda, emprestada por um familiar.
Depois com o cabo e o software que querias que eu fizesse para tentar perceber qual o problema ? Há lá alguma opção que estima a potência é ?
É que nos rolos a coisa é mais fiável não ? Digo eu, não sei...
Pelo menos em bancos de jeito, como os MAHA.
Não sei onde foste buscar que Ibizas FR não andavam nada de jeito mas isso só pode ser dito por dois tipos de pessoas:
Pessoas habituadas a carros mais fortes, ou então pessoas que resumem performance a velocidade máxima e isso, na minha óptica, é parvo porque performance não é só dar a velocidade máxima x ou y.
Nunca fiz nenhum teste lado a lado mas garanto-te que dos 40 aos 120km/h, por exemplo, a A4 leva um banho de morte, mas é que não tenhas dúvidas. E até aos 170/180 também fica para trás, agora depois dos 200 as coisas invertem-se.
Aliás quem quer um carro para andar muito depressa em AE deve arranjar um 335d ou algo do género, e nunca um "Ibizazito" de 140cv.
Penso que tem um acelerómetro,mas não era a isso que me referia,até porque a fiabilidade dos resultados é reduzida.
Referia-me a fazeres uns logs,que é basicamente gravar os valores de vários dados relacionados com o motor(egt´s,intakes,timing´s,etc)e não só.Ao fazer isso podia ajudar a perceber o porquê de isso acontecer.Depois de algum tempo a fundo,ele pode estar a atingir temperaturas,em que a eletrónica começa a limitar algumas coisas para proteger a mecânica.
Não é comum acontecer tão rápido,que nem te permita fazer o topspeed anunciado,mas há carros em que se nota ao fim de 30seg. a fundo,que alguns cv´s começam progressivamente a desaparecer.(Isto nota-se imenso nos mini jcw e sobretudo no GP R53,até num 911 turbo 997 ao fim de10/15 km a fundo os 480 cv´s já não estão lá todos,é algo perfeitamente natural num sobrealimentado,sobretudo otto).
Mas mede isso num maha,se lá estiverem os cavalos todos,parte-se para a possibilidade que eu referi em cima,que é apenas mais uma,até porque não me parece nada que esse cr143,sofra mais por temperaturas do que o pd130 com a sua amostra de ic.
O PD 130cv anda mais que o 1.6 120cv JTD, apesar de gostar da força do 1.6 120cv
Qual o espanto??,eu já fiz isso com um mísero 1.2 60cv´s.Aponta ali na A1 com tudo,a descer a serra de candeeiros e chegas a essas velocidades.Aqui tudo depende do tamanho da descida.
Isso depende da carroçaria onde o pd130 estiver montado.
Eu já dei perto de 200 num Corsa C 70cv mas de ponteiro.
Com o meu(GP 90CV) dei 210 ponteiro.
190 reais com o 70cv é bastante, mas se voces dizem acredito.
O problema do GP 90CV é a caixa de 6 que para descidas sem vento é boa, dá para "bater recordes", o problema é que quando há vento..
Peço desculpa estar para aqui a OTizar
No meu caso, ia ali todo espremido de bofes de fora, nem se ouvia o rádio com o barulho do motor quase e de salientar que o carro, apesar de comercial, ia carregado até ao tecto com perto de 400kg ou mais...O que também ajudou a embalar na descida, em recta não passava dos 180km/h!
Qual o espanto??,eu já fiz isso com um mísero 1.2 60cv´s.Aponta ali na A1 com tudo,a descer a serra de candeeiros e chegas a essas velocidades.Aqui tudo depende do tamanho da descida.
Isso depende da carroçaria onde o pd130 estiver montado.
Pois realmente em certas descidas dá para se conseguir grandes velocidades..
Só conheço o 1.9 130 PD de um A6 e de um A4 B6, mas no A6 não deu para conhecer quase nada.
No A4 fiquei com a ideia de que é mais agradavel que o 1.6JTD e que no geral anda mais mesmo em ponta, mas atenção que gosto bastante do 1.6 JTD 120cv, quem me dera no meu GP.
Pois realmente em certas descidas dá para se conseguir grandes velocidades..
Só conheço o 1.9 130 PD de um A6 e de um A4 B6, mas no A6 não deu para conhecer quase nada. No A4 fiquei com a ideia de que é mais agradavel que o 1.6JTD e que no geral anda mais mesmo em ponta, mas atenção que gosto bastante do 1.6 JTD 120cv, quem me dera no meu GP.
Mesmo com o peso da A4 o motor 1.9 TDI anda mais que o Mito? Que tem apenas menos 10 cv é bem mais leve, tem mais binário....Acredito que a A4 tenha mais ponta mas não me acredito de maneira alguma que ganhe em arranque ou em reprises. Se este motor estivesse no Ibiza ainda acreditava mas assim não...
Mesmo com o peso da A4 o motor 1.9 TDI anda mais que o Mito? Que tem apenas menos 10 cv é bem mais leve, tem mais binário....Acredito que a A4 tenha mais ponta mas não me acredito de maneira alguma que ganhe em arranque ou em reprises. Se este motor estivesse no Ibiza ainda acreditava mas assim não...
Suponho que estejas a comparar o Mito, certo?
Não vejo como para ti é assim tão clara a superioridade do 1.6 de 120cv no Mito...
Como isto de falar vale quase 0, só para não fomentar mais "conflitos", deixo a ficha técnica de ambos. Se quiseres procurar valores aferidos para prestações, depois coloca.
Mesmo com o peso da A4 o motor 1.9 TDI anda mais que o Mito? Que tem apenas menos 10 cv é bem mais leve, tem mais binário....Acredito que a A4 tenha mais ponta mas não me acredito de maneira alguma que ganhe em arranque ou em reprises. Se este motor estivesse no Ibiza ainda acreditava mas assim não...
Suponho que estejas a comparar o Mito, certo?
Não, refiro-me ao delta.
O mito apenas conduzi com o 1.4t 155cv.
Foi a ideia com que fiquei, pode não ser verdade.
Em ponta não sei, acredito que seja melhor o 1.9, mas apenas pelos valores de origem dos carros, em reprises e na agradabilidade, apesar do 1.6 Jtd ser um motor com boas baixas e médios regimes muito bons pareceu-me ser inferior.
Mas o melhor teste é um ao lado do outro e isso nunca fiz.
Não vejo como para ti é assim tão clara a superioridade do 1.6 de 120cv no Mito...
Como isto de falar vale quase 0, só para não fomentar mais "conflitos", deixo a ficha técnica de ambos. Se quiseres procurar valores aferidos para prestações, depois coloca.
Tens aí alguns exemplos da capacidade de recuperação do 1.6 JTDm, em estrada Nacional, venham esses que o Mito avia-os a todos...só em autoestrada é que a menor potência faz a diferença porque de resto.... Até o Ibiza 2.0 TDI fica para trás em alguns valores...Estes valores são retirados das revistas, são valores de medições e não de ficha técnica.
Editado pela última vez por addt; 18 May 2011, 15:16.
O mito apenas conduzi com o 1.4t 155cv.
Foi a ideia com que fiquei, pode não ser verdade.
Em ponta não sei, acredito que seja melhor o 1.9, mas apenas pelos valores de origem dos carros, em reprises e na agradabilidade, apesar do 1.6 Jtd ser um motor com boas baixas e médios regimes muito bons pareceu-me ser inferior.
Mas o melhor teste é um ao lado do outro e isso nunca fiz.
Pois o Delta é mais carrão, é mais pesado que o Mito, com esse modelo já não acredito numa superioridade evidente...o maior peso diluí um pouco a resposta do motor.
Tens aí alguns exemplos da capacidade de recuperação do 1.6 JTDm, em estrada Nacional, venham esses que o Mito avia-os a todos...só em autoestrada é que a menor potência faz a diferença porque de resto.... Até o Ibiza 2.0 TDI fica para trás em alguns valores...Estes valores são retirados das revistas, são valores de medições e não de ficha técnica.
Interessante, os valores das recuperações do Ibiza, pelo facto de ter a 6ª extra looonga são bastante prejudicados.
Se fores a ver, todos eles ganham ao Mito em aceleração, vel max (o Ibiza também em travagem), até um Audi A4 (ou Passat) mais pesado com PD130 com caixa de 5v e apenas 285Nm.
Não sei qual o escalonamento da caixa do Mito, mas para esses valores, parece ser muito bom
Interessante, os valores das recuperações do Ibiza, pelo facto de ter a 6ª extra looonga são bastante prejudicados.
Se fores a ver, todos eles ganham ao Mito em aceleração, vel max (o Ibiza também em travagem), até um Audi A4 (ou Passat) mais pesado com PD130 com caixa de 5v e apenas 285Nm.
Não sei qual o escalonamento da caixa do Mito, mas para esses valores, parece ser muito bom
O 1.6Jtd por exemplo em relação ao 1.6 HDi 110cv era realmente superior, parecia que estavamos a falar de um motor com outra dimensão, pelo menos foi a ideia com que fiquei depois de andar com o delta e o c4.
Quanto ao 1.9 130CV VS 1.6 120cv, como andei com o delta e o Mito para alem de mais leve tem o modo "D", pode ser que isso realmente tenha efeitos bastante significativos.
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