Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os mitos sobre os turbos e as recuperações (ex. 335i vs M3)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    É que foi precisamente essa ideia que eu pretendi desmistificar.

    Que digam que um S2000 é morto antes das 6.000 já acho forçado, agora o M3 V8 morto ? só quando ainda não se inseriu a chave e carregou no start/stop
    Não é morto, mas também não tem um motor tão redondo quanto isso, pelo menos foi a ideia com que fiquei.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      É que foi precisamente essa ideia que eu pretendi desmistificar.

      Que digam que um S2000 é morto antes das 6.000 já acho forçado, agora o M3 V8 morto ? só quando ainda não se inseriu a chave e carregou no start/stop
      Do S2000 posso falar com mais conhecimento de causa. E apesar de estar longe de ser brilhante abaixo das 5-6000 de facto...é um normal 2.0, e bem bom - pessoalmente nem acho que seja necessário que seja mais "vivo" antes disso. É o suficiente para andar normalmente...quando se quer, aquele "extra-mile" então muda-se a coisa.

      Claro que tudo é subjectivo e quem anda diariamente de Ferrari pode achar um S2000 ou até um M3 mortos...ok, aceito. Mas para mim morto são carros submotorizados...carros com relações peso-potência acima dos 12 por exemplo.

      Comentário


        #63
        Atenção que fiquei um pouco com a ideia ao longo do tópico de que um turbo é algo igual em todos os modelos.
        Entre 0,5bar de pressão ou 1bar num mero 2.0 otto vai uma diferença abismal em termos de potência e binário. Com pouca pressão, o desgaste para o bloco pouco difere de ser atmosférico ou não. Quando se puxa pela pressão esse desgaste vai-se acelerar.
        Os actuais diesel, para chegarem à potência que chegaram, têm uma sobrealimentação gigantesca que faz com que na prática tenham o dobro ou triplo da cilindrada que o bloco faz crer.

        A questão é, se o "divino" V12 TDI da VW fosse um motor tão eficaz, forte e poupado como se diz...porque razão a MAN e outras marcas não passam a utilizá-lo nos seus TIR?
        Num sector onde o consumo de combustível vale ouro, porque não trocam os motores de 10.000cc ou mais por estes motores diesel "state of the art"? Como seria a fiabilidade em tarefas de trabalho? E o consumo? Será que "podia com a carroça"?
        Como se comportaria em muito baixa rotação até o turbo entrar, com "apenas" 6000cc? Será que se safaria face a um motor do dobro da cilindrada? Como lidaria com uma transmissão com mais do dobro de velocidades do que está presente no Q7?
        Porque razão a Renault e outras marcas lançam para o mercado os seus furgões, que apesar de turbinados, estão muito menos exploradas a nível de potência do que os carros que a marca comercializa?
        Fica a questão

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Num outro fórum, há alguém que jura que um 335d reprogramado para 340cv (salvo erro) leva a melhor sobre um M3 e92 nas seguintes condições:

          - Partem ambos a 120 Km/h

          - 335d parte em 6ª velocidade

          - M3 parte na sua marcha mais favorável (claro, na óptica de quem o ia a conduzir)

          Resultado:

          A 335d foi taco a taco (com o para-choques na frente) com o M3 até perto dos 250 Km/h e só depois disso o M3 levou a melhor. Penso que esta história se terá passado numa subida.

          Acrescento só que supostamente há um vídeo mas até hoje nada foi mostrado publicamente.

          ---------------

          O que eu tenho a dizer é que realmente a fé no binário... É imeeeeeensaaa.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Creio que nas largas dezenas de tópicos que já criei, nunca consegui fazer um comparativo que fosse unânimemente considerado justo

            Para os comparativos a justiça pouco importa, neste caso pretendi sublinhar um aspecto e acho que até consegui.

            É que muita gente tem a ideia de que genericamente um 335i recupera melhor do que um M3 e eu próprio tinha essa ideia, embora já tenha tido o previlégio de conduzir os 2 e não me ter parecido. Só que o 335i em que andei era o coupé/cabrio e tinha cx sequencial o que altera um pouco as coisas, para além da distância temporal que houve entre as 2 experiências.

            O que realmente acho que vale a pena realçar é que um bom atmosférico é ou pode ser um motor sem pontos fracos.
            Acho que neste aspecto nunca conseguias, porque se os motores fossem iguais só o combustível diferente, ainda assim não eram "iguais".
            Se afirmam que um não é justo porque tem mais cavalos; se tivesse mais cavalos, depois não era justo porque era o outro a ter mais cilindrada, ou a ter mais binário, ou o que fosse. Depois argumenta-se que um pesa mais, depois argumenta-se que o outro tem escalonamento de caixa diferente, depois vai-se para os consumos, etc, etc...
            Se fossem iguais eram "iguais" logo não valia a pena comparar. Justo, justo nunca é.

            Comentário


              #66
              É uma comparação sem sentido..

              Para compararem a diferença entre NA e Turbo é com potencia equivalente. Neste caso a unica coisa semelhante é o binário máximo.

              E quanto a performances não há nenhum mito... há uma realidade " Turbo > N/A "

              335i vs M3 E92 com potencias equivalentes.












              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                Atenção que fiquei um pouco com a ideia ao longo do tópico de que um turbo é algo igual em todos os modelos.
                Entre 0,5bar de pressão ou 1bar num mero 2.0 otto vai uma diferença abismal em termos de potência e binário. Com pouca pressão, o desgaste para o bloco pouco difere de ser atmosférico ou não. Quando se puxa pela pressão esse desgaste vai-se acelerar.
                Os actuais diesel, para chegarem à potência que chegaram, têm uma sobrealimentação gigantesca que faz com que na prática tenham o dobro ou triplo da cilindrada que o bloco faz crer.

                A questão é, se o "divino" V12 TDI da VW fosse um motor tão eficaz, forte e poupado como se diz...porque razão a MAN e outras marcas não passam a utilizá-lo nos seus TIR?
                Num sector onde o consumo de combustível vale ouro, porque não trocam os motores de 10.000cc ou mais por estes motores diesel "state of the art"? Como seria a fiabilidade em tarefas de trabalho? E o consumo? Será que "podia com a carroça"?
                Como se comportaria em muito baixa rotação até o turbo entrar, com "apenas" 6000cc? Será que se safaria face a um motor do dobro da cilindrada? Como lidaria com uma transmissão com mais do dobro de velocidades do que está presente no Q7?
                Porque razão a Renault e outras marcas lançam para o mercado os seus furgões, que apesar de turbinados, estão muito menos exploradas a nível de potência do que os carros que a marca comercializa?
                Fica a questão
                Sim ! julgo que tens um fundamento de razão.

                Nos pesados as potências unitárias são bastante mais conservadoras que nos ligeiros e principalmente o número de cilindros em relação à cilindrada total é muito menor.

                É um tema interessante, para trabalhos pesados, parece que mais ccs por cilindros resultam melhor.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                  É uma comparação sem sentido..

                  Para compararem a diferença entre NA e Turbo é com potencia equivalente. Neste caso a unica coisa semelhante é o binário máximo.

                  E quanto a performances não há nenhum mito... há uma realidade " Turbo > N/A "

                  335i vs M3 E92 com potencias equivalentes.
                  Comparação sem sentido ......

                  e depois apresentas uns filmes de um carro alterado a ser comparado com um stock .....

                  eu nesses carros que estás a comparar diria que a única coisa semelhante é a potência ou nem isso ......

                  Nem toda a gente se interessa por carros chispalhados

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                    Atenção que fiquei um pouco com a ideia ao longo do tópico de que um turbo é algo igual em todos os modelos.
                    Entre 0,5bar de pressão ou 1bar num mero 2.0 otto vai uma diferença abismal em termos de potência e binário. Com pouca pressão, o desgaste para o bloco pouco difere de ser atmosférico ou não. Quando se puxa pela pressão esse desgaste vai-se acelerar.
                    Os actuais diesel, para chegarem à potência que chegaram, têm uma sobrealimentação gigantesca que faz com que na prática tenham o dobro ou triplo da cilindrada que o bloco faz crer.

                    A questão é, se o "divino" V12 TDI da VW fosse um motor tão eficaz, forte e poupado como se diz...porque razão a MAN e outras marcas não passam a utilizá-lo nos seus TIR?
                    Num sector onde o consumo de combustível vale ouro, porque não trocam os motores de 10.000cc ou mais por estes motores diesel "state of the art"? Como seria a fiabilidade em tarefas de trabalho? E o consumo? Será que "podia com a carroça"?
                    Como se comportaria em muito baixa rotação até o turbo entrar, com "apenas" 6000cc? Será que se safaria face a um motor do dobro da cilindrada? Como lidaria com uma transmissão com mais do dobro de velocidades do que está presente no Q7?
                    Porque razão a Renault e outras marcas lançam para o mercado os seus furgões, que apesar de turbinados, estão muito menos exploradas a nível de potência do que os carros que a marca comercializa?
                    Fica a questão
                    Por mais que não te pareça o V12 TDi é um motor para veículos ligeiros de passageiros.

                    Isto se se pode chamar de ligeiro ao Q7


                    Agora a sério, 500cv e 1000nm são números que fazem, de facto, lembrar motores de camião (ainda que com menos potência mas bem mais binário).

                    A questão é que os motores de camião são diferentes de o V12 TDi, têm outra tipologia, ou seja, mais cilindrada que este TDi, menos cilindros e bastante menos rotação.

                    Um motor de camião tem o binário máximo entre as 1000 e 1500rpm (sensivelmente) e a potência máxima das 1500 às 2000rpm, em números redondos obviamente.


                    Já este motor V12 tem a potência máximas pelas 4000rpm (penso) e tem os 1000nm algures entre as 1500 3000rpm.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Comparação sem sentido ......

                      e depois apresentas uns filmes de um carro alterado a ser comparado com um stock .....

                      eu nesses carros que estás a comparar diria que a única coisa semelhante é a potência ou nem isso ......

                      Nem toda a gente se interessa por carros chispalhados
                      Yup, acima coloquei dois projectos que conheço um 535d ~360cv e um E39M5 com uns toques e a diferença é notória...

                      Quando se começa a ir para os JB3 e os Vishnus, aquilo são N54 com 450cv ás rodas!!!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Comparação sem sentido ......

                        e depois apresentas uns filmes de um carro alterado a ser comparado com um stock .....

                        eu nesses carros que estás a comparar diria que a única coisa semelhante é a potência ou nem isso ......

                        Nem toda a gente se interessa por carros chispalhados
                        O ir buscar carros não-stock introduz mais factores de erro, mas a meu ver se querias comparar as recuperações em turbo vs não turbo, iria buscar carros com potências iguais, nem que no limite o atmosférico tivesse bastante mais cilindrada (aliás, tinha mesmo de ter).

                        O binário do M3 é igual do 335i (em valores máximos), mas a potência do M3 é "só" mais de 30% superior!!!

                        Se pensares que a recuperação abrange sempre um leque de rotações vasto, sem saber o resto ficamos sem saber "da missa a metade".

                        O ideal seria saber exactamente as curvas de potência de cada carro, a relação de caixa de cada um, e a partir daí tentar perceber quanto tempo é que cada um destes motores passava na "rotação de vantagem".

                        Ironicamente, e por não existir nenhum S3 turbo com 410 cavalos, um 335i reprogramado pode ser efectivamente a coisa mais parecida.

                        Comentário


                          #72
                          Já que se fala em turbos, porque razão estará o público português a passar totalmente ao lado dos novos otto turbinados?
                          O 1.4 T-Jet da Fiat, os TFSI da Audi, os TSI da VW, os i turbo da BMW, os TCE da Renault, os Turbo da Opel, Ecoboost da Ford e por aí fora?
                          Para quem gosta de carros com um pouco (bastante) nervo, até que ponto é incalcinável comprar e manter um bicho destes?
                          Os consumos parecem-me perfeitamente aceitáveis, infelizmente o preço da gasolina é que é uma vergonha para um país com um custo de vida tão débil como o nosso.








                          Fica a questão, vejo estes novos modelos a passarem totalmente ao lado aqui no fórum e nas nossas estradas.
                          E têm quase tudo o que se pode pedir pelo preço, tendo em conta o nosso mercado em que carros diesel de performances muito inferiores custa o mesmo ou até mais.




                          O mercado da gasolina em Portugal está moribundo no que toca a carros novos, sem uma baixa do ISP vai-se de vez. Para minha tristeza
                          Editado pela última vez por GPL; 25 June 2011, 16:26.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Comparação sem sentido ......

                            e depois apresentas uns filmes de um carro alterado a ser comparado com um stock .....

                            eu nesses carros que estás a comparar diria que a única coisa semelhante é a potência ou nem isso ......

                            Nem toda a gente se interessa por carros chispalhados
                            não se trata de estar chispalhado ou não, eu tentei fazer o comparativo da melhor forma.

                            Têm o mesmo chassis, o mesmo peso e potencias equivalentes. A principal diferença está, que um é turbo e o outro atmosferico.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                              Sim mas o teu M tem caixa de 5v, sendo que a 5ª é uma "verdadeira" 5ª, ou não ?




                              Se esqueceres os consumos sim...

                              Em PT parece-me difícil esquecer esta componente, se estivéssemos nos Emirados ainda podia esquecer esse facto, mas a verdade é que não estamos.


                              A não ser que se vá para opção GPL, que em carros deste estilo (grandes motores otto NA) é onde mais sentido faz.

                              Mais sentido de uma forma estritamente económica, não vou aqui entrar em guerras GPL vs gasolina vs diesel e afins.
                              A 5ª é 1:1 mas no M3 E46, Z4M, etc também é assim. Nas restantes mudanças existe uma diferença mas não é nada do outro mundo...a principal diferença está no diferencial final, que torna a caixa do meu mais longa e a BMW fez isto por ter decidido usar a caixa de 5 que já tinham do M3E36 3.0...gosto muito da caixa mas em termos de performance, gostaria mais que fosse como a do M3E46 ou como a do Z4M...(não são iguais).

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                Em termos teóricos basta ver que o este novo M5 anuncia menos 5 litros que o E60.

                                Em termos práticos não faço ideia, mas mesmo que a diferença seja menor (que é bem provável) não deixa de ser assinável face às melhores performances e um veículo mais pesado em cerca de 100/150kg.
                                A Merc mostra com o seu V6 a gasolina NA (3.5 creio) que não é necessário recorrer a turbos para diminuir consumos. Antigamente até se dizia que um carro com turbo bebia mais...mas reconheço que actualmente não se pode fazer essa generalização!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                  não se trata de estar chispalhado ou não, eu tentei fazer o comparativo da melhor forma.

                                  Têm o mesmo chassis, o mesmo peso e potencias equivalentes. A principal diferença está, que um é turbo e o outro atmosferico.
                                  Tu nivelaste os carros pela potência eu nivelei pelo binário

                                  Mas como já referi os comparativos não têm que ser equilibrados, justos, etc. tem que ter um propósito.

                                  Comentário


                                    #77
                                    M3 > 330i > 335i. É assim que os coloco e é assim a minha preferência. Vou deixar o M de fora porque é outro campeonato mas os in line 6 atmosféricos atraem-me mais. Mesmo o 25i. Não o coloco à frente do 35i porque sei que estou a abusar da sorte Mas chegava-me.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Tu nivelaste os carros pela potência eu nivelei pelo binário

                                      Mas como já referi os comparativos não têm que ser equilibrados, justos, etc. tem que ter um propósito.
                                      Se vamos a medir tempos, tanto de aceleração como de recuperações, analisar apenas o binário serve de muito pouco.
                                      É de facto muito importante para mover grandes pesos e aguentar baixíssimas rotações sem reduzir com frequência.
                                      No entanto, sem potência nada feito. Sempre foi e sempre será muito mais lógico comparar esses valores pela relação peso/potência do que pelo binário.

                                      Tens aqui dois bons exemplos:

                                      HowStuffWorks - O que é torque?

                                      HowStuffWorks - O que é potência?

                                      Para máquinas de trabalho, que normalmente operam a rotações muito baixas, o binário é de facto importante. Até mais do que a própria potência.
                                      Contudo, nos nossos carros que se ficam pelos 1500 kgs se tanto, um binário razoável é interessante mas a potência é essencial para boas performances.

                                      Tens aqui o caso de um carro que não é leve e tem apenas 4 velocidades. Ou seja, um motor com pouco binário nem mexia o carro.



                                      Repara que num primeiro instante o binário entra em força e as rodas giram com determinação mas depois se não entra potência em boa dose não fugia dali como fugiu.

                                      Quanto mais pesados se tornam os carros de mais binário vão precisar. A questão é que esse binário nestes motores turbo não está disponível desde o ralenti, pelo que sentes o lag (do género de um soluço como se estivesse morto) e só depois ao entrar o turbo o carro sai dali com afinco. É uma situação muito vista na entrada das rotundas com motores turbodependentes, querem arrancar em segunda mas ficam ali atravessados até o turbo entrar. Esse segundo pode ser fatal porque mais vale arrancar com menos "força" mas mexer-se do que empancar e sair dali de rompante.
                                      São conceitos diferentes, obviamente que não há nada melhor que um motor otto com bastante cilindrada e binário q.b. desde o ralenti aliado a alta potência e ampla faixa de utilização.
                                      À parte disto, só falta a transmissão ser eficiente a transmitir tudo às rodas. Esse Chevelle do vídeo em performance divertia-te à brava,já que dás muito valor ao binário.
                                      Editado pela última vez por GPL; 25 June 2011, 20:58.

                                      Comentário


                                        #79
                                        "-O binário entra em força e depois entra a potência..."


                                        Como?!!


                                        Parece que se está a criar um filme em volta do binário que eu ainda não percebi.


                                        O que é o binário? Para que serve?


                                        O binário é apenas a força exercida das bielas sobre a cambota, que ao criar o movimento rotativo resulta em potência. Ou seja, os Nm apenas serve para o motor converter em potência... Não me parece correcto dizer que o binário entra em baixas e depois aparece a potência. Afinal de contas o que faz o carro movimentar-se é a potência em cv, Kw,... etc

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                          Isso está a fazer muito fumo!

                                          Será da reprogramação, da FAP ou dos injectores sujos?

                                          Comentário


                                            #81
                                            No comparativo 335i vs M3 o 1º não só tem o binário máximo às 1.300 como o mantém nos mesmos valores durante muitas rpms, já o M3 é referido frequentemente como um carro quase pontudo, que só entrega toda a sua alma em altas.

                                            Eu devia ter começado por questionar qual acham que seria mais rápido nas recuperações tradicionalmente medidas pelas revistas.

                                            Porque depois de olhar para os números é fácil dizer que a vantagem de cv é demasiado grande.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Como a modos que entrei agora de férias e devo começar outra vez a chatear o pessoal (sobretudo nestas questões em que os mitos teimam em não morrer, o que me faz um formigueiro miudinho desgraçado), e como por coincidência até tinha aqui à mão a comparação de três motores aqui discutidos, achei bem cá deixar esta imagem.

                                              Isto é a potência em KW em função da percentagem de rotação máxima, ou seja, os motores ligados a uma relação de transmissão que permitisse aos três a mesma velocidade quando fossem os três no corte - a meu ver a única maneira justa de comparar motores com rotatividades diferentes. O binário à roda seguirá obrigatoriamente a mesma tendência que a potência (se tem mais potência, à mesma velocidade, à roda tem mais binário de certeza absoluta).



                                              Gráficos utilizados:
                                              Powertrain Performance Graph for BMW 335d Touring -07 (210 kW)
                                              Powertrain Performance Graph for BMW 335Ci Aut -07 (225 kW)
                                              Powertrain Performance Graph for BMW M3 -07 (309 kW)

                                              Para já tirem as vossas conclusões, eu mais tarde passo aí e dou a minha opinião, nisto e no assunto do tópico de forma mais generalizada.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Muuuuuuito interessante este gráfico !

                                                Pela primeira vez desde que frequento este fórum vejo uma comparação tendo em conta a % de rotação em vez dos valores absolutos, é que a velha observação de que "fazer mais rpms" ou alcançar a "potência máxima a rpms mais altas" é uma vantagem, não tem quanto a mim grande fundamento.

                                                Esse gráfico de alguma forma faz o mesmo trabalho que o meu comparativo, desmistifica um bocado a questão do binário e a sua vantagem, só por si.

                                                Percebe-se que 335d e 335i têm curvas muito parecidas.

                                                Há uma pequena incorrecção que é o facto dos 100% de rpms para o M3 não acabarem no mesmo sitio dos 335 i e d.

                                                Mas gráfico fantástico

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Há uma pequena incorrecção que é o facto dos 100% de rpms para o M3 não acabarem no mesmo sitio dos 335 i e d.
                                                  Começam e acabam onde os gráficos que usei começam e acabam, não quis estar a inventar valores.

                                                  Por exemplo o gráfico do 35i deixa de contar às ~6700 e não às 7000 que o motor ainda fazia, e depois há a questão dos intervalos discretos que usei para tirar valores de potência (depois o excel liga os pontos) que nem sempre coincidem com o fim do gráfico.

                                                  Não é grave porque já praticamente está tudo visto. Dá para ver o que eu queria que vissem: o 35d e o 35i batem-se de igual para igual na maioria do tempo, este último fugindo em baixas (menos turbo lag e não tão dependente da pressão, e contrariamente ao que os valores absolutos de binário poderiam fazer parecer) e em altas (daí a potência nominal superior). Já contra o M3 o 35d só lhe sente o cheiro muito brevemente logo quando a pressão começa a bombar e depois nunca mais o vê, e o 35i só se aguenta em baixas enquanto o M3 ainda está a "aquecer".

                                                  A questão das rpm não é uma vantagem por si só porque há que ver o panorama global (o que o pessoal não gosta de fazer, porque gosta é de respostas curtas, redutoras e definitivas que servem para todos os casos - as que não existem). É uma vantagem se se manter tudo o resto igual enquanto se aumentam as rotações, porque em termos relativos o motor acaba por ter o seu binário disponível mais cedo, que é o que acontece com o M3: o binário máximo só vem às 3000 enquanto que no 35d vem logo penso que por volta das 1500, mas 3000rpm em 8300 é tão cedo como 1500rpm em 4500 porque o motor menos rotativo vai precisar de uma caixa mais longa e logo não sobe de rotação tão depressa.

                                                  E claro que estamos a falar estritamente de motores, logo a comparação em % aplica-se. As caixas depois podem alterar muita coisa, é possível um 35d ter recuperações mais fortes em 6ª que um M3...mas a caixa tem que ser muito mais longa no M3, o que se vai traduzir em velocidade de ponta. A potência não se altera nem desaparece para lado nenhum, só fica disponível em proporções diferentes (mais velocidade ou mais binário).
                                                  Editado pela última vez por SRLA; 26 June 2011, 10:32.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    E claro que estamos a falar estritamente de motores, logo a comparação em % aplica-se. As caixas depois podem alterar muita coisa, é possível um 35d ter recuperações mais fortes em 6ª que um M3...mas a caixa tem que ser muito mais longa no M3, o que se vai traduzir em velocidade de ponta. A potência não se altera nem desaparece para lado nenhum, só fica disponível em proporções diferentes (mais velocidade ou mais binário).
                                                    Isso no minimo depende, o ideal á que a última relação dê, pelo menos, para chegar à potência máxima, ou seja neste caso que a 6ª (ou 7ª se for DKG) chegue às 8.300 a direito.

                                                    Se não chegar (como não chega) provavelmente não alcança tanta velocidade como poderia (falo sempre em plano/direito).

                                                    Aliás em minha opinião o facto de o M3 ter a potência máxima às 8.300 e cortar às 8.400 é uma desvantagem, dá muito jeito ter mais umas rpms utilizáveis depois do regime de potência máxima, neste caso o ideal seria o corte ser às 9.000 ou próximo.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Este M3 tem um corte muito comedido. Faz praticamente a mesma rotação que o anterior, que tinha mais ~1.6cm de curso. Penso que fazia 9000rpm e até mais sem problemas, mas a BMW deve ter ficado um bocado de pé atrás porque alguns da geração anterior tiveram alguns problemas com componentes que falhavam a altas rotações e desta vez foi pelo caminho mais seguro e deixou uma margem de cagaço muito maior.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Uma singela comparação :

                                                        Um Renault 11 1.4
                                                        Um Renault 11 1.4 turbo

                                                        O motor é o mesmo, um com turbo, o outro nem por isso.

                                                        Não tenho gráficos, tabelas, vídeos, nada.

                                                        Apenas a experiência de milhares de kms nestes 2 carros.
                                                        Obviamente, o turbo acelera mais rápido, recupera muito melhor, gasta muito mais combustível.

                                                        Gostava de deixar a minha experiência com um M3, mas neste momento não dá, tenho o meu na oficina....

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Que desenrolar excelente para este tópico!!!

                                                          Estou a ponderar a substituição do meu carro por um irmão mais "bebedolas" e estes últimos posts foram muito interessantes. De facto há mitos que vão sendo alimentados em "medições de pilinhas" ridiculas e que com dados e factos são logo arrumados! Pena que não haja mais gente no fórum com esta visão "científica" e lógica das coisas.

                                                          Normalmente o pessoal é mais adepto do "hoje no meu 535D do veneno pus-me atrás de um M5 e o gajo teve de se meter logo para a direita e depois foi vê-lo desaparecer no retrovisor... e íamos 4 no carro e com o ar condicionado ligado!!"...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por MRD Ver Post
                                                            Que desenrolar excelente para este tópico!!!

                                                            Estou a ponderar a substituição do meu carro por um irmão mais "bebedolas" e estes últimos posts foram muito interessantes. De facto há mitos que vão sendo alimentados em "medições de pilinhas" ridiculas e que com dados e factos são logo arrumados! Pena que não haja mais gente no fórum com esta visão "científica" e lógica das coisas.

                                                            Normalmente o pessoal é mais adepto do "hoje no meu 535D do veneno pus-me atrás de um M5 e o gajo teve de se meter logo para a direita e depois foi vê-lo desaparecer no retrovisor... e íamos 4 no carro e com o ar condicionado ligado!!"...
                                                            A internet é uma coisa terrivel ....

                                                            Mas se tu tens um 330d e ponderas a sua substituição por um mais bebedolas será certamente a gasolina, assim de repente nem um 330i nem um 335i (este um pouco mais) serão um grande upgrade ...... estás a ponderar um M3 ?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              A internet é uma coisa terrivel ....

                                                              Mas se tu tens um 330d e ponderas a sua substituição por um mais bebedolas será certamente a gasolina, assim de repente nem um 330i nem um 335i (este um pouco mais) serão um grande upgrade ...... estás a ponderar um M3 ?
                                                              Existe a hipótese de ir fazer uma temporada para fora do país. E aí venderia o 330d. Juntando mais uns trocos, daria para o tal carro de sonho. Quando num carro de 4000cc não temos de pagar mais de 20.000€ só em impostos, as coisas ficam mais fáceis. Infelizmente Portugal é Portugal...

                                                              Se essa hipótese não for avante, talvez faça o pequeno upgrade de que falaste. Embora os problemas crónicos que o motor 35i tem tido me deixam um bocadinho preocupado...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X