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Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira

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    #91
    Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira

    A partir de segunda-feira, os veículos anteriores a 1993 sem catalisador estão proibidos de circular na Baixa de Lisboa para diminuir a poluição do ar naquela zona, que vai ter mais polícias a fiscalizar o trânsito.

    A Câmara de Lisboa aprovou em Maio (com os votos contra do PCP e do CDS e os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PSD) uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que proíbe veículos anteriores a 1993 - portanto, sem catalisador de origem – e que não tenham colocado um catalisador posteriormente de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa, que será assim a primeira Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da cidade.
    Segundo o vereador da mobilidade da autarquia lisboeta, Fernando Nunes da Silva, a circulação destes automóveis será impedida através «da sinalização de proibição de trânsito, que depois terá o controlo pela polícia».
    «O sinal escolhido é um de sentido proibido que depois apresenta excepções, que na prática englobam 98 por cento dos carros, como que os táxis, os autocarros, os autocarros de turismo, os residentes, veículos de emergência e de transporte de deficientes, veículos clássicos e veículos classificados com a norma Euro 1 ou superior», salientou Nunes da Silva.
    O vereador destacou ainda que na primeira semana as autoridades farão «operações stop» nos separadores, «fundamentalmente com objectivo pedagógico, para chamar a atenção das pessoas» e mostrar-lhes as alternativas.
    «Depois vamos ter de começar a actuar de uma forma menos agradável e a passar multas», acrescentou.
    Em Janeiro de 2012 esta proibição estende-se a toda a cidade, excepto nas vias que funcionam como atravessamentos e ligações a concelhos vizinhos, como a 2.ª Circular, Eixo Norte-Sul e parte das avenidas Infante D. Henrique, Chelas, Brasília e Índia.


    Lusa/SOL


    enfim!

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      #92
      Eu acho bem, temos de evoluir a certa altura.

      Há sempre os transportes públicos.

      Comentário


        #93
        E aproveito para fazer reparar que os novos tarifários dos parquímetros estão em vigor: emel - mais moblidade, melhor cidade

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          #94
          Acho curioso ninguém ter comentado ontem nas noticias que vi, que a adaptação de um catalizador a um veículo sem controlo electrónico de alimentação de combustivel vantagens nem menores.
          Não é por acaso que a inserção de catalizador nos veículos, convém dizer que esta foi sempre por obrigação, quase sempre veio associada à implemntação de injecção electrónica.
          Estou a falar de Ottos, ma a lógica também se aplica ao Diesel.

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            #95
            Acho esta medida uma perfeita estupidez. É que não consigo mesmo compreender.

            Quem, portanto, tenha um classico descapotavel não pode ir dar um passeio de fim de tarde pela baixa. Quem possua um carro antigo e não tenha capacidade ou não queira comprar um carro novo, será impossibilitado de ir à baixa de carro. E ainda estou para saber se merceiros e alguns donos de cafés e tascas, canalisadores etc... que possuem carrinhas de trabalho mais antigas como as Vanettes, que ainda vejo bastantes, também vão ficar proibidos de circular.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Arrastadeira243 Ver Post
              Acho esta medida uma perfeita estupidez. É que não consigo mesmo compreender.

              Quem, portanto, tenha um classico descapotavel não pode ir dar um passeio de fim de tarde pela baixa. Quem possua um carro antigo e não tenha capacidade ou não queira comprar um carro novo, será impossibilitado de ir à baixa de carro. E ainda estou para saber se merceiros e alguns donos de cafés e tascas, canalisadores etc... que possuem carrinhas de trabalho mais antigas como as Vanettes, que ainda vejo bastantes, também vão ficar proibidos de circular.
              Os clássicos estão fora desta regulamentação, os outros vão ter de se adaptar.

              Comentário


                #97
                Por acaso tenho ideia que os carros antigos, com valor histórico de devidamente comprovados como tal, podem circular na Baixa.

                Eu poderei fazê-lo com o meu Volvo 144 GL de 1971, já que está inscrito e homolgado no CPAA - Clube Portugues Automóvel Antigo.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Os clássicos estão fora desta regulamentação, os outros vão ter de se adaptar.

                  Ah bom, não sabia, mas acho muito bem. Assim já me calo

                  Comentário


                    #99
                    Já há dois tópicos a falar sobre a essa questão.

                    Acaba por ser REPOST, aqui ficam os endereços dos tópicos:

                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...de-lisboa.html

                    http://forum.autohoje.com/road-book/...ade-baixa.html
                    Editado pela última vez por nto; 04 July 2011, 14:37.

                    Comentário


                      Já agora uma curiosidade.

                      Existem certas viaturas anteriores a Julho de 1992 que já tem catalisador.

                      No caso destas, também terão de fazer homologação do dito, ou será que não?

                      Isto porque as mesmas já o trazem de origem. (caso de alguns carros importados, quer por ex-emigrantes, quer pelos meios convencionais de importação já conhecidos).

                      Comentário


                        Acho engraçado é eles dizerem que custa €600! Os universais custam entre €120 a €150.

                        Agora catalisadores em carros com carburador... e, se o mesmo (carburador) não for verificada a afinação, o catalisador não irá durar muito não!

                        nto, no caso dessas viaturas, a meu ver, não existe problema, porque elas já traziam de fabrica!

                        Comentário


                          deleted

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                            Concordo, na generalidade, com todas as medidas que visam a melhoria da qualidade do ar que respiramos.

                            Porém, a forma e os "timings" de implementação desta medida em concreto, são uma perfeita aberração. Tinha o Professor Nunes da Silva, como uma pessoa inteligente e sensata, pelos vistos, enganei-me.

                            Algum Lisboeta (nem me atrevo a questionar quem não vive na capital) tinha sido alertado, ou sequer, ouvido falar sobre esta proibição? Será que com a azafama das festas de St. António se esqueceram de divulgar esta medida?

                            A primeira vez que tomei conhecimento desta medida, foi na passada sexta-feira, através de uma reportagem da Sic. Questionava, o jornalista, vários taxistas e pessoas que divagavam pela Baixa e Avenida da Liberdade, se estavam a para desta proibição... a resposta era óbvia - "Não".

                            Mesmo partindo do principio que todos os Lisboetas tinham sido alertados aquando da aprovação, em Maio, não seria sensato ter um período de adaptação/transição, por exemplo, até ao final do ano, para que os proprietários de veículos antigos possam instalar os ditos catalisadores!?

                            E depois, o mais ridículo, multas de 25 euros, quando o custo de instalação, legalização e averbamento de um catalisador é entre 20 a 30 vezes superior. Isto, para não falar dos veículos que são excepcionados (98% diz a autarquia) taxis, autocarros, moradores, etc.

                            Temos, então, uma redução de 2% dos veículos ditos “poluentes".

                            Resultado, vamos assistir a uma autêntica caça à multa a pessoas que não têm possibilidade para ter carros mais recentes.

                            Caro Professor Nunes da Silva, e que tal propor medidas para acabar com as verdadeiras fontes de poluição!?

                            - Os taxistas que andam com chaços cujos escapes parecem as chaminés das centrais de queima de carvão de revolução industrial. Fazem centenas de quilómetros por dia...

                            - Os motoristas da Carris, TST e Rodoviária, que no tempo que aguardam para fazer as respetivas carreiras, chegam a estar mais de 20 minutos com os motores dos autocarros ligados.

                            - Os donos dos restaurantes, cafés e bares, cuja exaustão das cozinhas está virada para as ruas e atinge diretamente quem por lá passa.

                            Estes sim, são os maiores poluidores do ar de Lisboa e não vejo nenhum vereador preocupado.

                            Mas pronto, um velhote que pegue no seu carrito para ir ao hospital e tem de passar na Avenida da Liberdade já leva uma multa. Tenham vergonha.

                            Comentário


                              «Se tivesse sido feito há dez anos teria um impacto brutal, hoje em dia não tem impacto nenhum» porque «há pouquíssimos carros naquelas condições em Lisboa»,

                              Câmara de Lisboa debate proibição de veículos poluentes na Baixa - Sociedade - Sol

                              Comentário


                                Vi ontem essa notícia num canal televisivo (não me lembro qual), e no espaço de 15 min. passaram no Marquês de Pombal apenas 5 carros nas condições de serem impedidos de circular; pelo que acho que esta medida não acrescenta nenhum benefício visível. E isto durante o dia, não foi de noite.

                                Comentário


                                  Parecendo que não é uma medida interessante: Li numa revista há uns anos que por exemplo um Corsa 1.4 sem catalizador polui mais 10 ou 20 carros novos.

                                  Comentário


                                    Pelos vistos sempre vai entrar em vigor estas supostas medidas ecologicas.

                                    Vamos ver a aplicabilidade pratica.

                                    E concerteza o Antonio Costa já monitorizou os indices de poluição e vai divulgar os ganhos de poluição.

                                    Comentário


                                      Os "carros mais poluentes" deixam de poder circular, mas os autocarros velhos a diesel, taxis e outras velharias a cuspir fumo preto podem circular na boa...

                                      Bem, verdade seja dita que a baixa é algo que cada vez mais será um centro histórico para os turistas estrangeiros passearem.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                        enfim!
                                        Costumas andar a pé?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por voabaixinho Ver Post
                                          Vi ontem essa notícia num canal televisivo (não me lembro qual), e no espaço de 15 min. passaram no Marquês de Pombal apenas 5 carros nas condições de serem impedidos de circular; pelo que acho que esta medida não acrescenta nenhum benefício visível. E isto durante o dia, não foi de noite.

                                          Com a tendencia natural de modernização do parque Automovel, os veiculos mais antigos desapareciam na mesma, assim vamos criar mais burocracia, provavelmente mais injustiças pois autocarros que poluem muito continuam, os taxis têm um prazo alargado para cumprir e compensa ser multado a instalar um catalizador, curioso na reportagem televisiva o responsavel da Câmara não saber descrever um catalizador, classificando-o como purificador quimico.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Os clássicos estão fora desta regulamentação, os outros vão ter de se adaptar.
                                            O que é 1 clássico? 25 anos?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Os "carros mais poluentes" deixam de poder circular, mas os autocarros velhos a diesel, taxis e outras velharias a cuspir fumo preto podem circular na boa...

                                              Bem, verdade seja dita que a baixa é algo que cada vez mais será um centro histórico para os turistas estrangeiros passearem.
                                              Os veículos de transporte publico, que agora estão isentos, terão também de obedecer á nova regulamentação após 1 de Janeiro de 2012

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                O que é 1 clássico? 25 anos?
                                                Um clássico é um carro com mais de 25 anos certificado como Veiculo de Interesse Histórico pelo ACP Clássicos

                                                Comentário


                                                  Também gostaria de saber qual é a legislação que determina quando é que um veículo passa a ser clássico! São os 25 anos?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Um clássico é um carro com mais de 25 anos certificado como Veiculo de Interesse Histórico pelo ACP Clássicos
                                                    Isso é um bom negócio...para o ACP (que nem sequer é público?) São 50€ de 4 em 4 anos... Certificação de Clássicos

                                                    Um clássico deveria-o ser se tivesse mais de 25 anos e passasse nas inspecções. Não vejo para que servem estas tretas.

                                                    Comentário


                                                      Só deviam era entrar híbridos/eléctricos.!
                                                      Editado pela última vez por Honda20; 04 July 2011, 18:03.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Honda20 Ver Post
                                                        Só deviam era entrar híbridos/eléctricos.!

                                                        Nem isso....só bicicletas.....humm......espera, só pessoal a pé ,e desde que o calçado seja feito de material reciclado e amigo do ambiente.

                                                        Comentário


                                                          A questão nem é o ser amigo do ambiente, é mais o ser amigo das pessoas. Isso do CO2 é tudo treta. Existem partículas muito mais perigosas que o CO2. Aliás o CO2 não é perigoso, é tão necessário para a vida como o Oxigénio. Não sei se sabem mas fazer um pequeno jogging à beira de uma estrada congestionada é equivalente a fumar um maço inteiro de tabaco. Só para terem noção dos malefícios para a saúde pública principalmente dos carros Diesel.
                                                          Editado pela última vez por Honda20; 04 July 2011, 18:19.

                                                          Comentário


                                                            E já agora porque não legislar de modo a que os veículos que efectuem transporte público, sejam eles ligeiros ou pesados, tenham também limite de idade para poderem efectuar tal serviço?

                                                            Autocarros, pelo menos em Lisboa, não tanto, mas alguns táxis, é de bradar aos céus.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                              E já agora porque não legislar de modo a que os veículos que efectuem transporte público, sejam eles ligeiros ou pesados, tenham também limite de idade para poderem efectuar tal serviço?

                                                              Autocarros, pelo menos em Lisboa, não tanto, mas alguns táxis, é de bradar aos céus.
                                                              Nunca mais chega esse dia.

                                                              E as traineiras que pintam a traseira de preto, vão poder andar sem limitações? Desde que sejam acima de 1992...

                                                              Comentário

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