ainda hoje, na praça do comercio vi 2 taxis merc w123
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Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira
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Originalmente Colocado por RFS Ver PostVi esta notícia num meio de comunicação social, e ontem em conversa com um amigo advogado, perguntei-lhe se esta medida era legal para automóveis clássicos matriculados após a entrada da nova lei em 2007.
Como tenho um automóvel de 1969, matriculado em Portugal em 2009, como tal sujeito ao pagamento de IUC, quase 500€ anuais, perguntei a esse advogado se poderiam restringir a circulação deste veiculo em estradas publicas como é o caso.
A resposta foi negativa, desde que devidamente pago o IUC, não poderiam impor limitações à circulação do meu veículo clássico, só em casos excepcionais se a estrada estiver fechada á circulação como por ex. obras, realização dum evento desportivo, etc.
Esta era a ideia que tinha, se pago um imposto de circulação do meu clássico, é para circular em todas as estradas públicas.
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o mais engraçado é que existem carros sem catalisador que respeitam as emissões de CO2 EURO I, o lógico era proibir pelas emissões e não pelo ano, a minha xad é de 1993 igual a uma de 1990, eu posso la circular e outra igual mas mais antiga não pode,enfim...! o que vale é que no Porto não devemos ter nada igual,não estou a ver o Rui Rio amante de carros antigos a fazer algo igual..
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Eu não sou de Lisboa, thank god (tendo em conta isto). E espero que esta moda não pegue.
São medidas de uma hipocrisia extrema, hoje de manhã ouvi as declarações de um manda-chuva qualquer da EMEL em que dizia que isto ia ser mau para eles porque a procura do estacionamento ia ser fortemente reduzida e eles ainda iam ter menos lucro. Tretas!
Infelizmente, continuam a saquear as pessoas em bom nome do ambiente mas nada fazem para o melhorar. Aldrabões.
E este António Costa.. Que rico presidente que lhes calhou (a eles, Lisboetas) mas aparentemente gostam muito dele.....
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Originalmente Colocado por JBPinto Ver Postinscritos num clube a pagar....infelizmente hoje em dia tudo se resume a isto, pagar,pagar,pagar....
Ou não pagar directamente, mas pagas através dos teus impostos, e ter um serviço incompetente? Eu sei bem aquilo que prefiro
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Originalmente Colocado por PedroN Ver PostEu prefiro pagar e ter um serviço de qualidade e competência?
Ou não pagar directamente, mas pagas através dos teus impostos, e ter um serviço incompetente? Eu sei bem aquilo que prefiro
Que serviço recebo eu em ter um carro meu certificado pela ACP?
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostMas que serviço?
Que serviço recebo eu em ter um carro meu certificado pela ACP?
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Originalmente Colocado por MetalKing Ver PostE já agora porque não legislar de modo a que os veículos que efectuem transporte público, sejam eles ligeiros ou pesados, tenham também limite de idade para poderem efectuar tal serviço?
Autocarros, pelo menos em Lisboa, não tanto, mas alguns táxis, é de bradar aos céus.
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Originalmente Colocado por JBPinto Ver Posto mais engraçado é que existem carros sem catalisador que respeitam as emissões de CO2 EURO I, o lógico era proibir pelas emissões e não pelo ano, a minha xad é de 1993 igual a uma de 1990, eu posso la circular e outra igual mas mais antiga não pode,enfim...! o que vale é que no Porto não devemos ter nada igual,não estou a ver o Rui Rio amante de carros antigos a fazer algo igual..
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O que me faz confusão é o dizerem que é em TODA a cidade de Lisboa. Ora Lisboa é enorme e a ser assim estão a impedir a normal liberdade de todos - sim, há transportes, mas quando precisarem de transportar grandes móveis ou electrodomésticos no autocarro avisem que eu tenho um furgão depois de Julho de 92. Ninguém tem culpa de ter um carro velho. Eu tenho um já com catalisador, pois também já tem injecção electrónica, mas se não o tivesse, iria prevaricar de toda a vez que lá precisasse de ir.
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Para não haver duvidas quanto á área a que respeita a ZER, ficam aqui o link com toda a informação sobre o assunto:
Aprovação da Zona de Emissões reduzidas (ZER) na cidade de Lisboa
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostEsta medida vai ser extensível a outras zonas da cidade de Lisboa e também será implementada em outras cidades do pais, nomeadamente nos centros das grandes cidades.
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"O fundamentalismo ou a falta de bom senso, copiar o que fazem as outras capitais europeias só por copiar,não só demonstra a falta de inteligência e equidade, bem como, tomam-se medidas populista para dar uma lofada de "ar fresco" e esconde-se o que realmente se deve fazer e mudar para o bem estar e para a boa qualidade de vida da população.- Senão eu pergunto:baseado em que estudo é que são tomadas estas medidas, isto é, que a circulação de veiculos anteriores a 1992 poluem mais a cidade de Lisboa?
- Que critérios utilizados para tais medidas? Por acaso não está estipulado na lei o gases que podem ser emitidos por todos e quiasquer veiculos e que caso estes não cumpram não passam na inspecção periódica?
- Que os ordenados em Portugal, contrariamente aos restantes europeus não permite que se troquem de viaturas como era desejável?
- Que os veiculos clássicospor exemplo que estejam certificados, podem circular e os não certificados não podem. Então é uma licença ou certificação que os torna menos poluentes? Será impressão minha ou isto é uma hipocrisia que me faz lembrar os tempos inquisitórios de quem pagava a bula podia comer carne durante o periodo da quaresma.
- Será que, quem tem carros anteriores a 1992 tem de começar a andar a pé e por mais tenha estimado o seu carro e o tenha completamente impecável, deva vender para fora da capital ou mandar abater?
- Será quem poupou o seu carinho para poder ter as suas poupanças, agora vê-se obrigado a deitar algo bom fora por alguns iluminados acham que os seus veiculos poluem mais que os outros?
- Os carros alterados que largam largas nuvens de fumo e são superiores a 1992 podem circular livremente? Será que este não poluem mais?
- Qual a democracia aplicada nesta medida?
- Os niveis de CO2 estipulados por lei estão errados?
- Ou o facto de acabar o incentivo ao abate vai fazer com que os lobby's estudem outras "medidas" para aumentar a venda de veiculos novos?
- Os veiculos dos senhores vareadores ou dos senhores presidentes ou ainda dos senhores ministros e secretários de estado de alta cilindrada a gastar balúrdios de combustivel poluem menos?
Pois eu acho que os representantes das organizações e instituições que defendam os automoveis e os seus proprietários deveriam levar estas e outras questões aos responsaveis de tais medidas e rever a constitucionalidade das mesmas, visto que este pais é democrata, ainda, e como já referi atrás a norma da camara de Lisboa sobrepõe-se ás regras estabelecidas e regulamentadas, tal como a emissões dos gases?"
Restrições à circulação de veículos anteriores a Julho 1992 - Clássicos Mania
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostEsta medida vai ser extensível a outras zonas da cidade de Lisboa e também será implementada em outras cidades do pais, nomeadamente nos centros das grandes cidades.
Essas medidas nunca podem ser implementadas no interior e norte, nas zonas onde existe o parque automovel mais antigo, os ordenados são baixos e inexistentes, os Presidentes de Câmara que fizessem isso tinham os dias contados no cargo.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostO que eles já deviam ter feito há muito tempo era obrigar todos os transportes públicos das maiores cidades a funcionarem a gás natural.
A verdade é que as Camaras nunca se preocuparam muito com a poluição, esta medida nem foi devidamente analisada, é apenas uma medida avulso para tornar o actual Presidente da Câmara mais conhecido.
Os Trolleis, autocarros electricos com rede de fornecimento electrico proprio(rede identica aos "electricos" de algumas decadas atrás), ao longo das ultimas decadas ouviu-se de tudo desde que não eram rentaveis, e começaram a ser desmantelados no Porto, até agora que de um momento para o outro voltaram a ser muito apreciados, e já são exemplo para todo o Pais, enfim novelas à Portuguesa, com os protagonistas do costume, Politicos Incompetentes.
Para se reduzir a poluição nos centros das cidades, tem de se começar por monitorizar a poluição e fazer estudos crediveis, não é medidas politicas avulso e depois logo se vê o resultado.
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sinceramente não sou contra nem a favor...apenas entendo que esta medida acaba por ter o efeito inverso!
no meu trabalho há algumas carrinhas anteriores a 93...a solução? ter que fazer mais meia dúzia de km's para evitar as zonas...ao final de um ano uma carrinha emitiu bastante mais que nos anos anteriores...multiplicar depois pelo numero de carrinhas...deve dar um valor engraçado!
a rua pode ficar menos poluida (muito pouco)...mas a cidade vai acabar por sair prejudicada.
na minha óptica a medida não faz sentido, apenas estão a desviar o transito...acredito porque sejam carros esteticamente ofensivos para as zonas a transitar...e não por motivos de poluição...pois esse vai acabar por sair prejudicado...os carros vão passar a poluir bastante mais ate ao final do tempo útil da sua vida.
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostEu sou completamente favorável a esta regulamentação de emissão de gases. Só peca por ser tardia.
E num país em crise, recessão, com défice externo, potenciar a saída de dinheiro do país para compra de novos automóveis parece-me uma péssima medida. Sem pés nem cabeça. Para inglês ver, diria eu.
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Tenho um Fiat Uno de novembro de 1992 que já vem com injecção electronica e catalizador mas que pela legislação n~ao pode circular na baixa, mas no entanto o meu Escort 1100 de 1971 de carburador, sem catalizador mas com a respectiva certificação de classico pelo acp já pode circular........poucas vezes vou á baixa, mas quando for já sabem que carro vou levar........medidas parvas feitas por gente parva.....nem sei qual o interesse dos carros historicos estarem exentos quando muitos são mais contaminadores que os da decada dos 80 e 90. E practicamente ninguem anda com carros certeficados no dia a dia......sinceramente não percebo mesmo nada desta medida. E depois não se pode circular na avenida da liberdade que é uma artéria bem grande e cheia de vegetação, mas já podemos andar naquelas ruas estreitinhas e fechadas com predios altos ao lado da avenida da liberdade.....só para bruxelas ver.
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Meus senhores sejamos realistas o unico sistema correcto para medir a poluição e mesmo esse sujeito a uma % de erro, é o sistema em que todas as viaturas tem um sistema de GPS a transmitir o numero de kms percorridos que depois é multiplicado pelo indice de poluição aferido na Inspecção periodica e final do ano o Estado envia a conta para casa do proprietario.
Porque por mais voltas que dêm vamos sempre parar no mesmo, porque existe uma viatura com 15 anos? Porque fez poucos Kms por ano, e chegou aos 15 anos com poucos kms se calhar o dono até circula de transportes publicos e só dá uma voltinha ao fim de semana, não tem necessidade de comprar uma viatura nova. Já o vendedor que tem uma viatura nova de 3 em 3 anos e faz no minimo 50.000kms por ano polui muito mais.
Mas conseguir explicar aos Politicos que uma viatura nova que faz 50.000kms por ano polui mais que uma com 15 anos que faz 5.000kms por ano, não entra na cabeça de Incompetentes como o Antonio Costa.
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E estas medidas de discriminação negativa deviam ser acompanhadas de medidas de discriminação positiva.
Que tal facilitar a vida a quem anda de duas rodas e polui bastante menos?
Um exemplo é a criação de zonas antes dos semáforos exclusivas para esses veículos. É uma medida com um custo rídiculo e que incentiva o uso das duas rodas.
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Originalmente Colocado por Alpiger Ver PostComo já escrevi varias vezes, a partir de 1 Janeiro 2012 TODOS os veículos que transitem na ZER tem de cumprir a norma EURO1
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Isto é de uma estupidez nata!
Tenho 2 carros para meu uso pessoal sendo um deles de 1988 e outro de 1997. Se algum dia me quiser deslocar a Lisboa e a essa zona terei a sorte de levar o de 97 para me safar, mas e se só tivesse o outro? Quisesse levar pessoas no meu carro e conhecer a baixa histórica de Lisboa, teria de ter dinheiro para comprar outro?
O carro que faço referência é um Mercedes W124 Diesel que sempre passou nas IPO's sem nenhuma anotação a nível de gases, é um carro que garante conforto e etc e que para uma família normal que não tenha muito dinheiro este hoje em dia até se revela uma boa aposta para fazer uma viagem ou como no meu caso em especifico fica para guardar para clássico pois em novo custou um balurdio à minha família que o comprou. Agora não poderei ir fazer uma viagem com esse carro nessa zona, quando passam por mim ibizas TDI com linha de escape directa e etc a mandar fumo com fartura, 106 XAD's e AX, e mesmo alguns Opel que já vi chumbar nas IPO's por excesso de niveis de emissões.
Esta medida não me afecta muito pois tenho outra escapatória, mas um SL R129 30024v de 1991 não pode andar, enquanto um SL 300 R12924v de 1993 pode. Enfim
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Originalmente Colocado por frang255 Ver PostTenho um Fiat Uno de novembro de 1992 que já vem com injecção electronica e catalizador mas que pela legislação n~ao pode circular na baixa, mas no entanto o meu Escort 1100 de 1971 de carburador, sem catalizador mas com a respectiva certificação de classico pelo acp já pode circular........poucas vezes vou á baixa, mas quando for já sabem que carro vou levar........medidas parvas feitas por gente parva.....nem sei qual o interesse dos carros historicos estarem exentos quando muitos são mais contaminadores que os da decada dos 80 e 90. E practicamente ninguem anda com carros certeficados no dia a dia......sinceramente não percebo mesmo nada desta medida. E depois não se pode circular na avenida da liberdade que é uma artéria bem grande e cheia de vegetação, mas já podemos andar naquelas ruas estreitinhas e fechadas com predios altos ao lado da avenida da liberdade.....só para bruxelas ver.
A excepção das viaturas Antigas de interesse historico só foi criado posteriormente porque em toda a Europa mesmo em zonas de Monumentos em que não pode haver trânsito de veiculos, os veiculos historicos podem ter concentrações/esposições junto aos Monumentos.
Atenção que viaturas Antigas de interesse historico não podem ser usadas diariamente e têm um limite máximo de Kms por ano, já agora só podem ser aceites viaturas com mais de 30anos em grau de originalidade, e certificadas por CPAA e ACP classicos.
As certificações do CPAA não são para qualquer um e mesmo que chumbe paga a inspecção que não é nada barata, atenção que a viatura pode estar impecavel, mas se tiver por exemplo umas jantes especiais da mesma epoca mas doutro modelo chumba.
As inspecções do ACP classicos se tiver alguém conhecido, como eles pretendem arranjar veiculos certificados e foram criados à pouco tempo por vezes não vêm algumas inconformidades à originalidade.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostA excepção das viaturas Antigas de interesse historico só foi criado posteriormente porque em toda a Europa mesmo em zonas de Monumentos em que não pode haver trânsito de veiculos, os veiculos historicos podem ter concentrações/esposições junto aos Monumentos.
Atenção que viaturas Antigas de interesse historico não podem ser usadas diariamente e têm um limite máximo de Kms por ano, já agora só podem ser aceites viaturas com mais de 30anos em grau de originalidade, e certificadas por CPAA e ACP classicos.
As certificações do CPAA não são para qualquer um e mesmo que chumbe paga a inspecção que não é nada barata, atenção que a viatura pode estar impecavel, mas se tiver por exemplo umas jantes especiais da mesma epoca mas doutro modelo chumba.
As inspecções do ACP classicos se tiver alguém conhecido, como eles pretendem arranjar veiculos certificados e foram criados à pouco tempo por vezes não vêm algumas inconformidades à originalidade.
Excelente post a esclarecer o que são carros antigos e com valor histórico.
No meu caso pessoal, recebi alguns dias atrás o certificado do CPAA para o meu Volvo 144 GL 1971. É um carro que ando poucas vezes com ele.
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