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Carros mais poluentes proibidos na Baixa lisboeta a partir de segunda-feira

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    #61
    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    As outras empresas ainda é tudo a gasóleo. No centro pouco se vê, mas na periferia, sobretudo do lado de Gaia, ainda circulam muitos daqueles que ao arrancar pintam tudo de negro. E alguns têm o escape virado para o passeio, porreiro para um gajo ir a passar e levar com o bafo

    Se querem mesmo acabar com a poluição do ar nos centros urbanos, para mim era proibir:
    - qualquer veículo a gasóleo sem filtro de partículas
    - qualquer veículo sem catalisador
    - qualquer veículo com elevado consumo de óleo (como por ex aqueles Golf mk 1 e 2 que ainda se vê bastante e que mesmo sendo a gasolina mais parecem a gasóleo tal é o fumo que fazem)

    O problema é controlar isto. Quando um Ibiza TDI todo martelado e com escape livre vai à inspecção e com uma nota por baixo da mesa passa com distinção, o sistema falha logo.
    Concordo plenamente.
    menciono também as Passat's e Transit's que muitas delas largam nuvens de fumo pelos escapes...

    Comentário


      #62
      Limitações de acesso Av.Liberdade / Baixa

      Veículos poluentes fora da Baixa de Lisboa em Julho

      Os veículos sem catalisador vão deixar de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa a partir de 4 de Julho. O vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, acredita que esta restrição, que quer ver alargada a toda a cidade no início de 2012, vai permitir reduzir as emissões poluentes em cerca de 50 por cento na zona.
      Segundo o vereador Nunes da Silva, daqui a mês e meio os veículos anteriores a Julho de 1992 (com excepção daqueles cujos proprietários tenham entretanto instalado um catalisador, que filtra os gases tóxicos) não poderão deslocar-se entre a Rua de Alexandre Herculano e a Praça do Comércio. Excepto aos dias úteis entre as 20h00 e as 8h00 e aos fins-de-semana.

      De fora dessa restrição ficam transportes públicos, veículos de emergência, carros históricos certificados, bem como veículos de pessoas com mobilidade reduzida e de moradores na zona em causa. Em relação aos primeiros, Nunes da Silva explica que "a Carris não tem qualquer problema", porque os seus autocarros cumprem as exigências ambientais.

      Quanto aos táxis, o vereador da Mobilidade admite que "cerca de 20 por cento" dos que circulam em Lisboa não obedecem aos critérios para entrar naquela que será a primeira zona de emissões reduzidas (ZER) da capital. Ainda assim, Nunes da Silva explica que esses veículos só deixarão de poder circular no fim deste ano, para os profissionais do sector terem tempo de renovar a sua frota.

      Com base nas últimas informações disponíveis, datadas de 2008, o vereador estima que os veículos sem catalisador representem "menos de 20 por cento" daqueles que circulam entre a Rua de Alexandre Herculano e a Praça do Comércio. Mas isso não impede, frisa, que sejam "responsáveis por praticamente 50 por cento das emissões poluentes" naquela que é a área de Lisboa com pior qualidade do ar.

      No início de 2012 a intenção é que os condicionamentos se alarguem a toda a cidade, à excepção de alguns eixos de atravessamento como a Segunda Circular e de vias como as avenidas de Brasília e do Infante D. Henrique. Os moradores poderão circular sem restrições, mesmo que os seus veículos sejam anteriores a Julho de 1992.

      Nunes da Silva diz que o cumprimento será verificado "por fiscalização policial, com base na matrícula". No futuro, a ideia é que quando os veículos forem à inspecção automóvel lhes seja atribuído um selo verde, amarelo ou vermelho, consoante o desempenho ambiental, sendo os últimos proibidos de entrar nas ZER.


      Fonte
      Quem tiver carros anteriores a 1992 e circula na baixa de Lisboa, deve ter em atenção á estas novas regras da Câmara Municipal de Lisboa.

      Links:

      Câmara Municipal de Lisboa
      Editado pela última vez por Alpiger; 01 June 2011, 13:11.

      Comentário


        #63
        Embora reconheça a validade da ideia, aqui está mais uma forma dissumulada de ir ao bolso ao Zé Povinho...

        Comentário


          #64
          Lol ,

          Comentário


            #65
            Quem vê e sente o fumo que saem de muitos carros antigos, especialmente a diesel, percebe que isto é uma boa medida para dar uma melhor qualidade do ar numa zona tão utilizada por táxis, autocarros e outros veículos antigos sem qualquer tipo de equipamento anti-poluição.

            Também prevejo que esta medida irá alastrar a outras zonas da cidade e também a outros centros urbanos.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Quem vê e sente o fumo que saem de muitos carros antigos, especialmente a diesel, percebe que isto é uma boa medida para dar uma melhor qualidade do ar numa zona tão utilizada por táxis, autocarros e outros veículos antigos sem qualquer tipo de equipamento anti-poluição.

              Também prevejo que esta medida irá alastrar a outras zonas da cidade e também a outros centros urbanos.

              Ora aqui é que está a questão, são estes a excepção à regra de circulação condicionada.

              Em 1992 os motores a gasolina eram reis e senhores, não se tendo assistido até então à massificação da utilização de veiculos a diesel tal como se assiste nos dias de hoje. A maioria de veiculos anteriores a 1992 movidos a gasóleo serão concerteza transportes públicos.
              Editado pela última vez por GreenArcher; 01 June 2011, 13:15.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                Ora aqui é que está a questão, são estes a excepção à regra de circulação condicionada.
                Só até Janeiro de 2012

                Depois todos os veículos terão de obedecer no mínimo á norma Euro I, ou seja estarem equipados com catalisador.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Só até Janeiro de 2012

                  Depois todos os veículos terão de obedecer no mínimo á norma Euro I, ou seja estarem equipados com catalisador.
                  Mário, excepto se estiverem certificados como clássicos/veículos de interesse histórico.

                  Um abraço,

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                    Mário, excepto se estiverem certificados como clássicos/veículos de interesse histórico.

                    Um abraço,
                    Logico

                    Não estás a ver o Ford T ter de instalar um catalisador

                    Comentário


                      #70
                      O meu ainda se safa, mas como quando vou para a Baixa vou de Metro, não me afecta minimamente.

                      Há muito táxi que vai ter de deixar de fazer serviço na Baixa, nomeadamente o W115 e o W123 que andam por Lisboa.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                        O meu ainda se safa, mas como quando vou para a Baixa vou de Metro, não me afecta minimamente.

                        Há muito táxi que vai ter de deixar de fazer serviço na Baixa, nomeadamente o W115 e o W123 que andam por Lisboa.
                        Isso não é verdade.
                        Basta instalar um catalisador no escape para ficar legal.

                        Esta semana já tenho feito varias aplicações de catalisadores em táxis e em W123 para ficarem legais e poderem circular na baixa.
                        Regra geral a maioria dos carros é de solução simples e por valores perfeitamente aceitáveis.

                        Não é nada de complicado como muitos pensam.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          Isso não é verdade.
                          Basta instalar um catalisador no escape para ficar legal.

                          Esta semana já tenho feito varias aplicações de catalisadores em táxis e em W123 para ficarem legais e poderem circular na baixa.
                          Regra geral a maioria dos carros é de solução simples e por valores perfeitamente aceitáveis.

                          Não é nada de complicado como muitos pensam.
                          Independentemente de estarem legais ou não, acho que já não deviam de andar a fazer serviço público.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                            Independentemente de estarem legais ou não, acho que já não deviam de andar a fazer serviço público.
                            Isso é outra coisa e sim, muitos já não tem as mínimas condições para fazerem serviço de táxi.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Isso é outra coisa e sim, muitos já não tem as mínimas condições para fazerem serviço de táxi.
                              Eu falo principalmente destes dois, e de alguns 190 que já levaram tanta ''porrada'', e estão num estado miserável.

                              Comentário


                                #75
                                Há muitos taxis que são autenticos calhambeques, que fazem barulho terríveis na suspensão e já só pedem para ser feitos panquecas.

                                No fundo, acho isto bom, pois eu não considero racional sequer levar o carro para a baixa! Há uma rede de transportes óptimas e para ir trabalhar não há melhor. Mas a fiscalização é coisa que não me convence.

                                Comentário


                                  #76
                                  Ou seja, se eu meter catalizador no meu Escort de 1971 já posso andar na baixa, mas quando for á inspecção chumbo porque é alteração no sistema de escape não homologada............e como fazem para fiscalizar? Vão espreitar debaixo dos carros para ver se tem catalizador ou não......pura e simples demagogia barata.......

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                    Ou seja, se eu meter catalizador no meu Escort de 1971 já posso andar na baixa, mas quando for á inspecção chumbo porque é alteração no sistema de escape não homologada............e como fazem para fiscalizar? Vão espreitar debaixo dos carros para ver se tem catalizador ou não......pura e simples demagogia barata.......
                                    também estava a pensar no meu ke20... não é que ande muito com ele, mas por vezes para sair à noite ou dar uma volta ao fim de semana, gosto de andar com ele.

                                    Provavelmente esta alteração no sistema de escape deverá ser homologada e não deve dar lugar a chumbo... Mas também gostava de saber como é que eles vão fiscalizar isso.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Ainda o mais simples é fazer uma matricula com o ano 93 em vez do 71........com a ignorancia de muitos dos agentes da lei se calhar até passa.....

                                      Comentário


                                        #79
                                        Estou a ver que já não posso ir a lisboa, o meu apenas cumpre a norma euro 0

                                        Comentário


                                          #80
                                          No Jornal da Tarde falaram disso e fizeram uma observação bastante pertinente, catalisador 600€ + homologação 61€ => Multa 25€, ou seja, fica muito mais barato arriscar ser apanhado

                                          Comentário


                                            #81
                                            Quanto custa o catalisador e a sua aplicação? Cheira-me que custa mais que muitos carros que por aí andam........e se há pessoal que se faz transportar em chaços, não é com certeza porque querem, mas sim porque não podem comprar carros novos ou mais recentes.

                                            Juntem a isso as já mais do que faladas portagens, e vamos ter uma cidade movida a ferrraris, bms, mercedolas e o diabo a quatro. Ah, mas deixem estar porque assim será muito melhor para as aparências, os turistas gostam!

                                            Monte Carlo??? pufff

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                              No Jornal da Tarde falaram disso e fizeram uma observação bastante pertinente, catalisador 600€ + homologação 61€ => Multa 25€, ou seja, fica muito mais barato arriscar ser apanhado
                                              O meu por acaso já tem catalisador e caso dê o prego o arranjo fica caro. Mas quem não o tem compensa sobejamente deixar-se ser apanhado. Metam portagens à entrada da Cidade em vez de criar leis idiotas que, só pelo preço a praticar entre homologação e multa, já se vê o ridiculo que é.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                No Jornal da Tarde falaram disso e fizeram uma observação bastante pertinente, catalisador 600€ + homologação 61€ => Multa 25€, ou seja, fica muito mais barato arriscar ser apanhado
                                                Ops, não tinha visto este post. Se assim for, está tudo dito!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                  No Jornal da Tarde falaram disso e fizeram uma observação bastante pertinente, catalisador 600€ + homologação 61€ => Multa 25€, ou seja, fica muito mais barato arriscar ser apanhado
                                                  E falaram ainda em 150€ para o IMTT, não percebi muito bem para quê...

                                                  Bem, esses 600€ dão para ser apanhado 12 vezes

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    E falaram ainda em 150€ para o IMTT, não percebi muito bem para quê...

                                                    Bem, esses 600€ dão para ser apanhado 12 vezes
                                                    Melhor, 600€/25€= 24 vezes fora o restante, IMTT, homologação, etc.

                                                    Basicamente esta Lei é para inglês ver

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      eu quando muito vou com o escort uma vez ao ano á baixa posso passar os proximos 24 anos a pagar a multa.......jijijijiji

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                        Melhor, 600€/25€= 24 vezes fora o restante, IMTT, homologação, etc.

                                                        Basicamente esta Lei é para inglês ver
                                                        Ah, e tal, 12 vezes porque coiso e estava a contar com a gasolina e a minis, e depois aquilo e aqueloutro, coiso e tal, noves fora 2... ok, enganei-me


                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Qualquer oficina de esquina pôe um catalisador ou é melhor ir à marca ?

                                                          (tenho um Audi de 2001)


                                                          EDIT:

                                                          " Os veículos com matrícula anterior a 1993 que não tenham catalizador vão deixar de poder circular a partir desta segunda-feira na baixa de Lisboa entre as 8:00 e as 20:00 para que assim se possa reduzir a poluição atmosférica na capital. " ( TSF - http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Port...ent_id=1896574 )

                                                          Então é só para carros de matrícula anterior a 1993 ???
                                                          Editado pela última vez por ADF; 04 July 2011, 08:15.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ADF Ver Post
                                                            Qualquer oficina de esquina pôe um catalisador ou é melhor ir à marca ?

                                                            (tenho um Audi de 2001)


                                                            EDIT:

                                                            " Os veículos com matrícula anterior a 1993 que não tenham catalizador vão deixar de poder circular a partir desta segunda-feira na baixa de Lisboa entre as 8:00 e as 20:00 para que assim se possa reduzir a poluição atmosférica na capital. " ( TSF )

                                                            Então é só para carros de matrícula anterior a 1993 ???
                                                            Sim, por agora é.

                                                            Os carros posteriores a 1993 não tinham catalisador mas na sua maioria já cumpriam a regra Euro1 de emissões de gases

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Vi esta notícia num meio de comunicação social, e ontem em conversa com um amigo advogado, perguntei-lhe se esta medida era legal para automóveis clássicos matriculados após a entrada da nova lei em 2007.
                                                              Como tenho um automóvel de 1969, matriculado em Portugal em 2009, como tal sujeito ao pagamento de IUC, quase 500€ anuais, perguntei a esse advogado se poderiam restringir a circulação deste veiculo em estradas publicas como é o caso.
                                                              A resposta foi negativa, desde que devidamente pago o IUC, não poderiam impor limitações à circulação do meu veículo clássico, só em casos excepcionais se a estrada estiver fechada á circulação como por ex. obras, realização dum evento desportivo, etc.
                                                              Esta era a ideia que tinha, se pago um imposto de circulação do meu clássico, é para circular em todas as estradas públicas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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