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Veículos com "azeite" de frábrica? Ou por ser de fábrica já não tem "azeite"?!

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    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Há uma grande diferença entre os adereços estéticos de um OPC e de um Focus RS.

    O OPC que eu saiba não se baseia em nada. Fizeram um Opel Corsa potente e rápido (e nem vou discutir se um Clio com metade do espalhafato é muito mais rápido) e depois para aquilo não parecer um simples Corsa, toca a meter uma saída de escape em triângulo e mais umas coisas no mínimo discutíveis. E pronto.... Cá está um Opel OPC Racing.

    No Focus não é bem assim que acontece. Como sabes, praticamente todos as versões RS do Escort (e depois Focus) são baseadas nos carros de Rally da mesma marca, ou vice-versa. Isto acontece desde 1970's. Assim, também esse Focus RS é muuuuito semelhante à versão WRC no que à estética diz respeito e não só se falarmos em estradas de asfalto.

    Para além de que não encontras ali nada que não tenha funcionalidade, por exemplo, aquele Aileron completamente inspirado nos WRC não é só Show-Off. O Armindo Araújo que o diga que exeperimentou o novo Mini WRC com e sem kit-aerodinâmico e diz que é uma diferença brutal.



    Portanto, quer se queira quer não, não vamos meter o Focus RS no mesmo saco de um OPC... Não é bem a mesma coisa.
    Um "simples" Corsa com 192 cv's...E o Focus RS é um "simples" focus com 300cv's...O Focus tem versão rally? Também tem o Clio, e a maioria dessas versões desportivas de estrada...

    O Mini WRC com kit aerodinâmico fica muito diferente? Queres ver que o JCW se calhar tem azeite? Ou será que não?

    Comentário


      Peguei no exemplo do 107 porque foi citado no primeiro post e pareceu-me pertinente.

      O que entendemos por azeite é muito subjectivo. Para mim azeite é pegar num carro seja ele fraquito ou performante e espetar-lhe "extras" escusados e espalhafatosos. Neons, jantes desproporcionais e coloridas só para se destacarem, luzinhas azuis, ailerons, fibras, entradas de ar para o boneco, capas do continente a dizer tuning, pipos coloridos, lettering extra, tapetes para o chão de alumínio, manete das velocidades ultra-GT etc etc. Ou seja, acessórios supostamente "universais" e que noto logo que não fazem parte do carro e destoam (excepto para aqueles que os têm).

      Honestamente nunca vi nada de fábrica que me parecesse azeiteiro. "Armado para o pingarelho" ok, azeiteiro não. Não significa que possa gostar, como por exemplo as faixas do Mini, eu simplesmente é que não as colocava.

      Comentário


        Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
        Tanto exagero... existe neste forúm um trauma muito grande com certas coisas e esta é uma delas.




        Pois, o problema é assumir que é a mesma coisa...
        Só estamos a falar da parte estética, e pensando bem, até é mesmo a mesma coisa, já que o xuning não existe, tudo é tuning, do melhor ao pior. Do que fica bem e realça o carro, aquele que o desfigura completamente, e o torna piroso.

        Comentário


          Originalmente Colocado por bbturbopower Ver Post
          Um "simples" Corsa com 192 cv's...E o Focus RS é um "simples" focus com 300cv's...O Focus tem versão rally? Também tem o Clio, e a maioria dessas versões desportivas de estrada...

          O Mini WRC com kit aerodinâmico fica muito diferente? Queres ver que o JCW se calhar tem azeite? Ou será que não?
          É claro que um Mini WRC (que tem +300 cv e alguns 550 Nm de binário) é totalmente diferente com e sem o Kit Aerodinâmico. Foi o próprio Armindo Araújo que o disse já que experimentou o mesmo carro igual com e sem esse kit. (experimentou em ralis diferentes, do Mundial).

          Comentário


            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
            Há uma grande diferença entre os adereços estéticos de um OPC e de um Focus RS.

            O OPC que eu saiba não se baseia em nada. Fizeram um Opel Corsa potente e rápido (e nem vou discutir se um Clio com metade do espalhafato é muito mais rápido) e depois para aquilo não parecer um simples Corsa, toca a meter uma saída de escape em triângulo e mais umas coisas no mínimo discutíveis. E pronto.... Cá está um Opel OPC Racing.

            No Focus não é bem assim que acontece. Como sabes, praticamente todos as versões RS do Escort (e depois Focus) são baseadas nos carros de Rally da mesma marca, ou vice-versa. Isto acontece desde 1970's. Assim, também esse Focus RS é muuuuito semelhante à versão WRC no que à estética diz respeito e não só se falarmos em estradas de asfalto.

            Para além de que não encontras ali nada que não tenha funcionalidade, por exemplo, aquele Aileron completamente inspirado nos WRC não é só Show-Off. O Armindo Araújo que o diga que exeperimentou o novo Mini WRC com e sem kit-aerodinâmico e diz que é uma diferença brutal.



            Portanto, quer se queira quer não, não vamos meter o Focus RS no mesmo saco de um OPC... Não é bem a mesma coisa.
            Discordo de algumas coisas que dizes.
            Vejamos: Um Corsa Opc andar menos que um Clio Rs?? Numa utilização de condutor normal o Corsa tem outro motor.Agora se entras no romantismo das pistas...acredito que seja mais eficaz o francês.

            Lá porque é inspirado numa versão de rally não quer dizer que para um modelo STOCK não seja demasiado exuberante.É um carro muito espalhafatoso.
            O Corsa tem este Kit aerodinâmico a pensar igualmente em eficácia. Não só em Show Off.
            A saída de escape, pessoalmente eu gosto. Se tu não gostas... É um poremnor estéctico que lhe dá uma certa singularidade.
            Mas um carro tem que se inspirar em algo para apresentar determinadas características?

            Parece que aqui os kit´s azeiteiros se mantiveram...e são eficazes.

            No local onde treino, há um fulano que tem umFocus RS branco.Apesar de toda a gente saber que aquilo anda muito, o rapaz já tem um rótulo naquela testa de azeiteiro que nem imaginas.

            E em que saco metes os Opc?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
              Discordo de algumas coisas que dizes.

              A saída de escape, pessoalmente eu gosto. Se tu não gostas... É um poremnor estéctico que lhe dá uma certa singularidade.

              Parece que aqui os kit´s azeiteiros se mantiveram...e são eficazes.

              No local onde treino, há um fulano que tem umFocus RS branco.Apesar de toda a gente saber que aquilo anda muito, o rapaz já tem um rótulo naquela testa de azeiteiro que nem imaginas.
              E fazes muito bem em discordar porque a minha opinião vale o que vale, admito que este assunto é discutível.

              Isso é como tudo. Alguns também olham para os donos de Ferraris e dizem "é só para se exibir", outros olham para Astons e dizem "não paga aos empregados mas anda de Astão Martine". Portanto o que dizem desse rapaz do Focus...

              Eu não disse que o OPC era azeiteiro. Disse que tem lá muita coisinha que não serve para nada mas que nem por isso torna o carro mais agradável. E pelos vistos até tenho alguma razão já que esse carro de Rally no sítio do escape maçónico (triangular) tem um simples escape circular como qualquer carro normal.

              Já o Focus é inspirado no WRC tal como foram os seus antecessores desde o primeiro Escort RS, o RS 2000. Ou ainda antes, o Escort Twin-Cam (Lotus).

              Comentário


                É impressão minha ou há muita gente que tem uma noção de "Azeite" completamente errada?




                Muitos de vós estão a pegar em carros full stock, que por terem um ar mais agressivo, graças ás suas linhas mais "desportivas" e estudadas para melhorar a aerodinamica e tudo o resto, e dizem que isso é ser azeite?



                Comparem bem pff:

                http://carsmedia.ign.com/cars/image/...1050548973.jpg

                VS

                http://3.bp.blogspot.com/_jwovzQ7q3g...ranco_rosa.jpg

                http://3.bp.blogspot.com/_qRM4mc5KCZ...0/E1070301.jpg

                Ok, que há carros extremamente feios, mas isso já existe há muitos anos. E não é por agora virem com linhas todas "modernas" que deixam de existir. É o caso desse Citroen (DS4??) vermelho que colocaram, que a primeira vez que vi um, foi ao vivo e amarelo......

                O OPC é um carro muito porreiro, muito diferente do que é habitual da Opel, e até que enfim que o Opel Corsa passou a ter um ar mais seguro que o antigo... Eu comprava, mesmo não gostando muito de Opel...
                Ficheiros anexados

                Comentário


                  Talvez eu tenho a definição um bocado "alargada" mas para mim quem encaixa na definição de azeiteiro são os exemplos que o user de cima postou, fibras sem nexo, alargamentos a "olhómetro", farois cheio de ondas e aurelas em led´s...enfim, tudo que em vez de melhorar só piora.

                  Agora, um Focus RS azeiteiro? lol Eu se fosse o dono desse RS branco só me ria era de quem me dissesse isso tal era a ignorância de quem certamente não sabe o que ostenta aquele carro, sim porque esses são os mesmo que pensam que o spoiler de um Escort Cosworth ou de um EVO está lá para fazer feitio ou que se pode encontrar numa norauto.

                  Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                  Se isto é azeiteiro...ora eu quero ser azeiteiro então. Não me importo.
                  O carro tem kit´s normais para uma versão desportiva...
                  Se treinas num sitio onde um dono de um Focus RS é gozado, imagina o que te aconteceria como dono de um corsa OPC.
                  Editado pela última vez por Abilio; 30 July 2011, 02:46.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                    É impressão minha ou há muita gente que tem uma noção de "Azeite" completamente errada?




                    Muitos de vós estão a pegar em carros full stock, que por terem um ar mais agressivo, graças ás suas linhas mais "desportivas" e estudadas para melhorar a aerodinamica e tudo o resto, e dizem que isso é ser azeite?



                    Comparem bem pff:

                    http://carsmedia.ign.com/cars/image/...1050548973.jpg

                    VS

                    http://3.bp.blogspot.com/_jwovzQ7q3g...ranco_rosa.jpg

                    http://3.bp.blogspot.com/_qRM4mc5KCZ...0/E1070301.jpg

                    Ok, que há carros extremamente feios, mas isso já existe há muitos anos. E não é por agora virem com linhas todas "modernas" que deixam de existir. É o caso desse Citroen (DS4??) vermelho que colocaram, que a primeira vez que vi um, foi ao vivo e amarelo......

                    O OPC é um carro muito porreiro, muito diferente do que é habitual da Opel, e até que enfim que o Opel Corsa passou a ter um ar mais seguro que o antigo... Eu comprava, mesmo não gostando muito de Opel...
                    O autor do tópico refere-se a azeite de fábrica e aí o Corsa OPC é dos melhores exemplos actuais. Não é uma maneira muito justa/correcta de julgar pessoas, mas duvido que alguém seja levado a sério quando se faz transportar numa coisa dessas (então se for nesse azul...). Leis da natureza...

                    Outra coisa, esse Corsa OPC, com o seu motor interessante, faria exactamente o mesmo sem essa quantidade de fibra de mau gosto.

                    Quando o azeite é aftermarket o céu é o limite.
                    Editado pela última vez por ARDav; 30 July 2011, 08:07.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
                      Talvez eu tenho a definição um bocado "alargada" mas para mim quem encaixa na definição de azeiteiro são os exemplos que o user de cima postou, fibras sem nexo, alargamentos a "olhómetro", farois cheio de ondas e aurelas em led´s...enfim, tudo que em vez de melhorar só piora.

                      Agora, um Focus RS azeiteiro? lol Eu se fosse o dono desse RS branco só me ria era de quem me dissesse isso tal era a ignorância de quem certamente não sabe o que ostenta aquele carro, sim porque esses são os mesmo que pensam que o spoiler de um Escort Cosworth ou de um EVO está lá para fazer feitio ou que se pode encontrar numa norauto.



                      Se treinas num sitio onde um dono de um Focus RS é gozado, imagina o que te aconteceria como dono de um corsa OPC.
                      Eu acho engraçado que para um Focus Rs um spoiler é para eficácia.Num Opc é para show off...
                      O carro é agressivo e na minha opinião está espectacular.Imagino a vossa opinião face aos Kit´s manhosos dos Leon...medo.

                      O rapaz leva gozo pela exuberância e por ter dado tanto dinheiro por um Ford segundo aquelas cabeças iluminadas.
                      Acredito que fosse gozado.Mas um Corsa Opc passa mais despercebido que um RS.

                      Comentário


                        http://members.fortunecity.com/freec...cer_evo_10.jpg

                        Sou azeiteiro e gosto

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                          Eu acho engraçado que para um Focus Rs um spoiler é para eficácia.Num Opc é para show off...
                          O carro é agressivo e na minha opinião está espectacular.Imagino a vossa opinião face aos Kit´s manhosos dos Leon...medo.

                          O rapaz leva gozo pela exuberância e por ter dado tanto dinheiro por um Ford segundo aquelas cabeças iluminadas.
                          Acredito que fosse gozado.Mas um Corsa Opc passa mais despercebido que um RS.
                          Não sei se num OPC é show, mas não vamos comparar as bases de um OPC ao de um RS, a história e a performance de um e outro falam por si.
                          O user Bj40 já te mostrou do porquê do Focus RS ser assim, tem como base a versão rally, e tratando-se de um dos segmento C mais potentes do mercado (senão o mais potente com o RS500) todos os apêndices que sejam para ajudar dinamicamente são bem vindos...não iam se pôr a tirar.

                          Epah se ele leva gozo por isso pior ainda porque demonstra a total ignorância deles, imagino os carros desses iluminados todos.
                          Imagino o gozo que deve dar ao dono do FocusRS ao ver os bitaites dessa malta sabendo ele o que têm ali.
                          Editado pela última vez por Abilio; 30 July 2011, 13:38.

                          Comentário


                            Acho bastante piada baterem tanto no OPC, quando o DS3 Racing tem um aspecto bem mais, digamos...questionável.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                              Nenhuma construtora está livre de pôr algum azeite na confecção de um carro. Porém, existe muita gente que quando compra um carro acha que ele vem nu - falta-lhe tudo. Faltam-lhe as mil e uma faixas, as letras e numerações que aldrabam à grande o que está escondido debaixo das calç... do capô, os ailerons “arrancados dos aviões”, os spoilers, saias, aventais que raspam no chão transformando o carro numa caixa de sapatos, os escapes descomunais que provavelmente compensam a falta de qualquer coisa, umas entradas de ar por todo o lado fazendo com que o veículo mais pareça um queijo suíço, já para não falar nas cores aberrantes e fluorescentes que até dói só de olhar descaracterizando o carro e transformando-o numa «coisa». Bem, no interior vê-se todo o género de atentados ao bom gosto estético e à funcionalidade que é melhor nem falar.

                              Há pessoal que ainda não descobriu que factores como a ergonomia, antropometria, aerodinâmica, conforto, comportamento, dinâmica, consumos, resistência, durabilidade, segurança, e (já agora) estilo, estão por trás dos materiais, formas e aspecto visual escolhidos para cada veículo. Cada detalhe é estudado tendo sempre em atenção o binómio forma-função.

                              Claro que como o Zé do palito não entende isto, mete-lhe uns grandes badalos ao pendurão atrás, uma asa maior que o carro, umas jantes que mal cabem nas cavas das rodas, pinta-o da cor dos pega-monstros que brilham no escuro (fosforescente) e se mesmo assim ninguém ligar puto ao carro, põe-se o som no máximo para se ouvir 5 quarteirões à frente. Então toda a gente olha.
                              “Azeite” é quando isto é colocado num carro e nada disto faz sentido, nem estético, nem funcional. É só para encher a vista dos azeiteiros.

                              Não é preciso encher ou transformar muito para que um carro chame a atenção. É nos pequenos detalhes bem colocados e pensados que se nota a diferença.
                              Eu explico melhor. É quase como olhar-se para uma mulher com alguns apontamentos que realçam a sua beleza ou olhar para uma cujo excesso de berloques e cosmética atropela a sua beleza tornando-a espalhafatosa e aberrante.
                              «Azeite» utilizo-o na cozinha, e olhem que é bom e faz bem à saúde!
                              Concordo palavra por palavra...
                              Infelizmente em Portugal existe muito azeite... De varias formas. O que eu aprecio é o de mesa...

                              O mais engraçado é que no mundo dos azeiteiros, o maior deles todos é o maior da vila... É impossivel tentar explicar a um azeiteiro que aquilo tudo é absurdo. Faz parte da identidade de alguns nao saberem o q é bom gosto ( e reflecte-se em tudo das suas vidas). Muito portuga é assim.
                              O mais azeiteiro de tudo é acharem-se mais do q os outros pelo grau de pirosos q eles sao. Nao dá mesmo para reeducar. Pq nao é a questao do carro. O azeiteiro é azeiteiro em tudo e todo o pormenor da sua vida. Ganga style, corte cabelo à ronaldo ou outra estrela qq, relogio grande dos chineses (bem grande), gabar-se daquilo q nao tem e nao faz, dizer q o carro dá aquilo q nao dá, etc... etc...Basicamente é tambem muito complexo de inferioridade `a mistura e tambem (POR NORMA ) baixo grau escolar...
                              Editado pela última vez por ; 30 July 2011, 15:57.

                              Comentário


                                lol, ia dizer que concordo até ler "baixo grau escolar" como se isso tivesse algum tipo de influencia na maneira de ser de quem quer que seja.

                                Comentário


                                  O Subaru Impreza tem dos looks mais azeiteirolas que conheço

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                    lol, ia dizer que concordo até ler "baixo grau escolar" como se isso tivesse algum tipo de influencia na maneira de ser de quem quer que seja.
                                    Por acaso acho que tem, mas em quem tem um grau escolar mais alto.
                                    Já o baixo grau escolar costuma dar para os dois lados...

                                    Comentário


                                      Mas qual é a atrapalhação do corsa/astra opc? ponteira no meio e difusor? A renault gostou tanto que até adopta esse estilo

                                      Comentário


                                        Genericamente (isto n significa fazer generalizações e muito menos apontar casos a dedo...), concordo mesmo c a questão do "baixo nível escolar" - podem vir c pazadas de exemplos, mas é mesmo assim - e n concordo c quem diz q o RS deriva do carro de competição. Esse apenas tem um visual aparentado c o RS q, por sua vez e por razões de marketing, tenta reproduzir a estética da "besta".
                                        Azeiteiros? lembram-se dos personagens q o Manuel Moura dos Santos mimoseava c esse petit nom? exacto, ele n falhava um!
                                        Já agora, um azeiteiro n é necessáriamente 1 xuning. Mas c dinheirito e tempo, n sei n...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                          lol, ia dizer que concordo até ler "baixo grau escolar" como se isso tivesse algum tipo de influencia na maneira de ser de quem quer que seja.
                                          Nao era para ser ofensivo. Conheço pessoas por exemplo bastante cultas e com pouco grau escolar. Generalizacoes sao perigosas.
                                          Quis dizer é q a maioria dos q gostam de um bom grau de parolice e azeiteirice por exemplo nao sao propriamente A nata intelectual de uma sociedade...
                                          Tambem é verdade q um ou outro ate possa ser, mas generalizadndo a maioria nao o é...
                                          Mas como disse generalizar a 100% é obviamente um erro. Parolos e falta de gosto e cultura existe em todos os estratos sociais e tambem de graus de formacao...

                                          Nao confundir grupo A (azeiteiros) ser 90% pessoas de pouco grau escolar e baixo nivel culturar. Obviamente o inverso é mentira. Uma pessoa pode nao ter estudos elevados e ser naturalmente muito culta , inteligente e de bom gosto... E saber o que fica bem e o q é ridiculo. Mas sinceramente para se ser um verdadeiro parolo tem que faltar muitas qualidades dentro daquelas cabeças...
                                          Editado pela última vez por ; 30 July 2011, 23:45.

                                          Comentário


                                            Eu não considero bem azeiteiro os kits estéticos. Desde que seja para diferenciar dos "irmãos" menos musculados.

                                            Uma moda que me faz confusão são os tejadilhos pintados a preto. O problema é que é uma praga. Um guna gostou, os outros paspalhos foram atrás.

                                            Comentário


                                              [QUOTE=LuisPedro;1066062484]Mas qual é a atrapalhação do corsa/astra opc? ponteira no meio e difusor? A renault gostou tanto que até adopta esse estilo

                                              Ora nem mais LuisPedro. Foi tão mau que o Hothatch do momento seguiu as pisadas e nem se lembraram.
                                              Pessoalmente gosto destes escapes centrais.Isto claro, se estivermos a falar de versões desportivas.

                                              Concordo com o que o Luzinhas tem dito.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
                                                Eu não considero bem azeiteiro os kits estéticos. Desde que seja para diferenciar dos "irmãos" menos musculados.

                                                Uma moda que me faz confusão são os tejadilhos pintados a preto. O problema é que é uma praga. Um guna gostou, os outros paspalhos foram atrás.
                                                Numa viagem que fiz recentemente vi um tipo que levou essa moda aos extremos, neste caso do carro Portanto, o preto começava no capot e acabava na mala. O verdadeiro bicolor

                                                Comentário


                                                  O GTO tem o tejadilho preto e eu gosto

                                                  Comentário


                                                    Eu serei mais um Retro-Azeiteiro. Obrigado por tamanho elogio...
















                                                    Editado pela última vez por nunomplopes; 31 July 2011, 12:44.

                                                    Comentário


                                                      se a marca colocasse à disposição coils, discos, pastilhas e etc, em vez dos kits é que fazia bem

                                                      Comentário


                                                        Acho que é impossível pensar em azeite de fábrica sem a imagem do primeiro Opel Tigra (aquele contemporâneo do Corsa B) nos vir à cabeça.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                                          O Subaru Impreza tem dos looks mais azeiteirolas que conheço
                                                          E o Lancer Evo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                            E o Lancer Evo.
                                                            Realmente há pessoas que não fazem ideia do que é uma ficha de homologação FIA e da sua complexidade e detalhe técnico, do que são os regulamentos e prescrições técnicas FIA e a influência que estes itens têm e tiveram na construção de alguns modelos que posteriormente acabam também por ser vendidos ao público e matriculados.

                                                            Também parecem desconhecer quais são os dois principais modelos que estão em condições regulamentares de disputar os campeonatos de Rally em Grupo N (carros de produção) e de os ganhar. (Evo e Impreza)

                                                            Eu contínuo a dizer, não tem nexo nenhum misturar OPCs, DS3 Racing, etc com Cosworth, Impreza, Subaru mas pronto, também não vou insistir.

                                                            Comentário


                                                              ter ou não ter "azeite" é muito relativo principalmente quando o carro sai assim de fabrica,as marcas sempre tentaram diferenciar as versões exclusivas das ditas normais e por isso muitas vezes os modelos são alvo de alterações esteticas,umas vezes para dar um ar mais apimentado outras vezes por questões de homologação,a partir dai depende do gosto de cada um.
                                                              se nos lembrarmos de modelos como o ax gti,renault 5 turbo,uno turbo ie,escort cosworth,sierra cosworth,delta integrale,impreza,lancer evo etc..,vemos que as versões base são bastante diferentes destas mas a verdade é que hoje em dia são estas versões especiais por muitos chamadas de "azeitolas"que são as mais procuradas

                                                              Comentário

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