Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Testar automóveis, só porque sim

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Que é aquilo que não estás a fazer...já que comentas actos completamente diferentes dos expostos como dúvida no tópico inicial. Onde está escrito aqui algo como "palmilhar concessionários"??
    Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Olá a todos,

    Outro dia, depois de uma conversa com um amigo meu vendedor de uma conceituada marca de automóveis, fiquei a pensar numa coisa. É comum a alguns users do fórum, deslocarem-se a um stand/concessionário testar um modelo só porque sim? Apenas porque querem conhecer o carro, dar uma volta, testar determinado motor, etc?
    Creio que o "só porque sim" é essencial na interpretação da coisa. E para mim é indiferente se a pessoa em causa vai a um ou mais concessionários. Basta ser "porque sim".

    Comentário


      #62
      Já referi que o título podia ter sido escrito de outra forma só para não criar confusão, mas a ideia seria a mesma. Ideia essa que estás a passar completamente ao lado, porque depois desse parágrafo está o resto da contextualização...

      Ou seja, percebeu-se que a opinião geral é que papa concessionários não será das posturas mais apreciadas, o que condordo e sim, entra no âmbito de não ter nada de mais útil para fazer na vida...

      Mas contextualizando no que vem escrito depois, acho que está mais do que óbvio de que a ideia real não é essa, e sim ir experimentar um carro que...não sendo uma prioridade na compra, até tens curiosidade por se tratar de um modelo ou "determinado motor" que se irá ver pouco, o que implica que dificilmente alguma vez irás sentar o rabo num para tirares opiniões reais e próprias...e quem sabe, até pode vir a entrar nas tuas opções de compra, já que estás (ou estou) comprador de um carro do mesmo conceito e valor, embora usado

      Comentário


        #63
        1º - o «porque sim» é sem intenção de compra, e quem tem portas abertas é para vender. Aquilo são concessionários que estão ali para vender e não um serviço gratuito de acompananhtes.
        Não pensem que o vendedor não tem sempre a esperança de convencer e encontrar um cliente, mesmo que inesperado. Ele desempenha o seu papel, até porque recebe comissões pelas vendas e pontualmente consegue conquistar um cliente que nem vinha comprar. Não confundir préstimo com servidão.

        Isto até nem seria problema, não houvesse um «senão». É que o pessoal passa a vida a protestar pelo facto de no seu emprego ser tratado sem consideração por quem diz “Quem paga manda” ou “És pago para servir”, e depois cá fora faz aos outros o mesmo que não gostou que lhe fizessem a si.
        O português é especialista nisto – “Eu tenho direito”.
        As pessoas têm o “direito”, mas esquecem-se é que também têm de ter o “respeito” para com os outros. Uma coisa é eu experimentar um carro porque até tenho em vista este e/ou outros modelos para futuramente poder vir a comprar. Outra coisa é fazer disto um passatempo.

        Antigamente não existiam carros para test-drives e as pessoas compravam só pela apresentação do carro. Agora o pessoal entra nos concessionários e acha-se no direito. No direito de experimentar, de usar os préstimos do empregado ao seu serviço e ainda saem dali com a ideia de que lhe fizeram um favor porque o fulano que ali está não faz nada o dia todo. Pois é, a mandar somos todos bons.

        Não se trata de direitos, mas do propósito e do trabalho desnecessário que se dá a terceiros.
        Assim, num mundo cheio de direitos, até seria bom que de vez em quando nos lembrássemos dos direitos dos outros. Eu sei que custa vestir a pele dos outros, mas às vezes não custa nada.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Creio que o "só porque sim" é essencial na interpretação da coisa. E para mim é indiferente se a pessoa em causa vai a um ou mais concessionários. Basta ser "porque sim".
          ?

          Então se não há nada que impeça a pessoa de o fazer e se essa mesma pessoa tiver interesse em experimentar o carro, que até quem sabe lhe desperte uma futura compra por gostar do que testou, não o há-de fazer porquê? Se está á disposição, não é crime nenhum que eu saiba...

          Comentário


            #65
            Antes que me caiam em cima, e porque também tenho muitos defeitos, já fiz o mesmo uma vez enquanto o carro estava na oficina. O técnico de vendas foi extraordinário e incansável, mas no fim acabei por me sentir mal por lher ter roubado o tempo e lhe ter dado trabalho sem outra finalidade que não fosse a de eu estar ali a passar o tempo enquanto esperava. Talvez, por isso, não veja com bons olhos fazer-se isso sem propósito de compra.

            Comentário


              #66
              Ninguém gosta de trabalhar para o boneco! Os test-drives são para potenciais clientes! São um investimento para captar vendas!
              Não se destinam a quem não tem a miníma intenção ou possibilidade de comprar a viatura! Mas haverá sempre abusadores.........

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                ?

                Então se não há nada que impeça a pessoa de o fazer e se essa mesma pessoa tiver interesse em experimentar o carro, que até quem sabe lhe desperte uma futura compra por gostar do que testou, não o há-de fazer porquê? Se está á disposição, não é crime nenhum que eu saiba...
                Não é o facto de ser crime.
                É mais por uma questão de moralidade, ou talvez de respeito pelo trabalho os outros.

                Eu diria que a maior parte dos vendedores quando confrontados com a pergunta "dá para fazer um test drive" mesmo a quem não está interessado na compra, eles respondem afirmativamente, tudo para que eles e a casa fiquem bem conotados.
                Aliás, eu até acredito que os vendedores com "calo" saibam logo ver quando entra gente que é ou não um possível comprador.

                Comentário


                  #68
                  Epah, eu posso não estar a pensar em comprar carro algum. Certo dia vejo anuncio de um carro que achei engraçado. Continuo sem vontade de o comprar, mas aprecio bastante o carro e não me o importava de ter (mesmo não tendo a ideia de o ir comprar). Mesmo assim apatece-me muito experimentar, e quem sabe o facto de andar com o carro e ouvir o paleio do vendedor (sim porque embora ele saiba as intenções, é pago para vender, e há-de tentar sempre convercer-me a levar o carro) me faça comprar o carro? É bem possivel e não vejo maldade nisso... Aliás, se não existissem test-drives, provavelmente muitos carros não seriam vendidos.

                  Era baseando nesta situação que disse o que disse.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Não é o facto de ser crime.
                    É mais por uma questão de moralidade, ou talvez de respeito pelo trabalho os outros.
                    Eu sei que estamos num fórum de automóveis, e que por isso se valoriza muito a área, mas...acho que se exagera um pouco no pedestal que se põe aqui um vendedor automóvel em não o poder incomodar se não for MESMO para comprar (com o devido respeito pelos mesmos)! Extrapolando, quantas pessoas não vão a uma loja de roupa, relógios, telemóveis, o que seja, experimentam, ocupam o tempo dos vendedores, com perguntas, pedir para ir buscar este e aquele modelo ou tamanho e depois vão-se embora sem nada ou vão comprar ao ebay que é mais barato?? Então isto nas mulheres nas lojas de roupa é mato...

                    Isto é falta de respeito??

                    Voltanto aos carros...ando a pensar em comprar um carro, mas quero ver modelos, preços, ir-me inteirando do que o mercado tem para oferecer...não quero comprar ja, mas quero ir vendo alternativas...é moralmente incorrecto começar a fazer alguns testes só para não incomodar?? E quanto não se deslocam a stands de marcas que não têm a mínima intenção de comprar, só para pedir o melhor valor e depois ir partir preço na marca que efectivamente querem??

                    Eu trabalho numa empresa e área que não sendo do ramo automóvel, todos os dias recebe dezenas de pedidos de orçamentos que a maioria são para esse fim...é por isso que digo que quem mos pede é imoral?? Não, é a realidade do mundo das vendas...e sim, também me posso considerar vendedor, pois o meu título na empresa refere isso mesmo. Se alguém me liga com dúvidas técnicas, de valores ou mesmo de pedidos de orçamento que por vezes me levam um dia a fazer, pois bem, faço-o...se começar a recusar ou achar que essa pessoa é imoral só porque sei que a probabilidade de o vir a ganhar é reduzido...havia de ser bonito lol

                    E mais uma vez recordo: já admiti que o título pudesse ser diferente para não criar confusão embora o objectivo real não mudasse assim tanto: a ideia do tópico não é alguém que está à espera do autocarro e que por isso vai experimentar um carro só para ocupar tempo, e sim alguém que quer conhecer o que o mercado tem para oferecer, experimentar modelos novos, porque está comprador ou para comprar num futuro relativamente próximo, algo do género que vai experimentar. Se querem continuar a dar tanto enfase ao "porque sim", tudo bem, mas é um termo que até se pode aplicar ao escrito a bold, vou experimentar um carro porque sim, porque quero conhecer o mesmo sem ter no entanto para já intenções à partida de o comprar...se o carro me convencer e vendedor for bom e me motivar, até sou capaz de comprar.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                      Perdes o teu tempo.....já deixei de contribuir para este peditorio: eles julgam que os vendedores ganham fortunas, que ganham dinheiro a fazer test-drives, que tem plafons desmesurados, e condições fantabulasticas; fazia falta a muita gente trabalhar 2 ou 3 meses num stand de automoveis como vendedores. Desiste, a ignorãncia só existe, porque quem a têm insite em mante-la em detrimento de procurar saber a realidade das coisas.

                      Eu não sei é como é que isto, sendo tão bom, há tantos vendedores a sairem do mercado automovel, tantas a concessões a reduzir pessoal e tantas que vão fechar até final do ano. Eu espero ser um dos que vai largar isto a breve prazo.....não sou capaz de me contentar com o ordenado minimo todos os meses.


                      Eu acrescento:

                      Chega-se ao rídiculo de se falar à boca cheia de ganhar 20€ por Test Drive, quando há desgraçados em grandes grupos de concessões automóveis, neste País, a ganhar esses 20€ SE VENDEREM um carro, seja ele um utilitário ou um topo de gama do segmento D.

                      Nota: Não, não sou vendedor. Sim, conheço bem a realidade.

                      Editado pela última vez por PAZ; 02 August 2011, 16:40.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                        Já fiz muitos test drives; nunca o fiz a carros que nunca pensaria comprar (não ando a experimentar MPVs ou SUVs), mas boa parte das vezes tratavam-se de carros que não estava a pensar adquirir no imediato. Sempre o fiz questão de mencionar ao vendedor, e nunca me foi rejeitado um test drive até hoje. Por muitas vezes, sobretudo quando é o lançamento do carro, os vendedores é que insistem no test drive. É uma maneira de valorizar o stand e a marca, e por meia dúzia de tostões pode-se conquistar um cliente para futuras vendas. Mas ainda há os vendedores que pensam que um stand é uma mercearia, cujo objectivo é que o cliente saia de lá com o quilo de maçãs...
                        Pronto,ainda bem que para ti 1.43 ( gasoleo/litro ) são tostões....!! Fico contente que o teu nivel de vida te permita achar o combustivel barato....e digo-te isto sem ponta de ironia.

                        Agora imagina 3 test-drives por dia....e faz as contas a quanto é que isso pode pesar ao final de um mês, para mim é dinheiro.....e grande parte são expectativas e boas intenções possiveis futuras. A conversa do "digo aos amigos" e " fico bem impressionado para o futuro" é muito bonito.....mas para quem esta do lado de la da barreira, quem tem de meter dinheiro do bolso é um custo real, imediato e baseado numa expectativa que 99% das vezes não se realiza....

                        E infelizmente "prespectivas" não pagam as contas no final do mês nem quando se vai ao supermercado.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Uma coisa é ir por iniciativa própria, num dia normal, a um stand.

                          Outra é ir por convite ou numa apresentação em que se sabe de antemão que quem vai provavelmente vai querer experimentar.

                          Há que contextualizar as situações.
                          As minhas únicas vezes que foram sem convite foram as primeiras, a partir daí há sempre convite da marca para ir experimentar os carros...


                          Eu não tenho intenção nenhuma de comprar, e digo isso quando vou fazer test-drive, mas depois quando saí um modelo novo, eles próprios convidam-me para o testar, não sei o drama deste tópico, enfim

                          Comentário


                            #73
                            É sabido que um ou outro vendedor daqui acha que quem compra não faz mais que a sua obrigação de lhe pagar as contas...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                              Pronto,ainda bem que para ti 1.43 ( gasoleo/litro ) são tostões....!! Fico contente que o teu nivel de vida te permita achar o combustivel barato....e digo-te isto sem ponta de ironia.

                              Agora imagina 3 test-drives por dia....e faz as contas a quanto é que isso pode pesar ao final de um mês, para mim é dinheiro.....e grande parte são expectativas e boas intenções possiveis futuras. A conversa do "digo aos amigos" e " fico bem impressionado para o futuro" é muito bonito.....mas para quem esta do lado de la da barreira, quem tem de meter dinheiro do bolso é um custo real, imediato e baseado numa expectativa que 99% das vezes não se realiza....

                              E infelizmente "prespectivas" não pagam as contas no final do mês nem quando se vai ao supermercado.
                              Que eu saiba não existe na lei um limite de teste drives por cada pessoa que se queira inscrever a seu bel prazer. Vocês vendedores só têm é que dar o vosso parlapié, se o carro depois é vendido ou não já não está à vossa responsabilidade.

                              Façam as vossas 8h de trabalho como qualquer outra pessoa.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                É sabido que um ou outro vendedor daqui acha que quem compra não faz mais que a sua obrigação de lhe pagar as contas...
                                Mas era só o que faltava

                                Originalmente Colocado por Amarantha Ver Post
                                Que eu saiba não existe na lei um limite de teste drives por cada pessoa que se queira inscrever a seu bel prazer. Vocês vendedores só têm é que dar o vosso parlapié, se o carro depois é vendido ou não já não está à vossa responsabilidade.

                                Façam as vossas 8h de trabalho como qualquer outra pessoa.
                                O Test-Drive não passa de um meio de promoção da marca, quer para quem vai "apenas" testar o carro, quer para possíveis compradores.

                                No tempo das "gordas" andavam a gastar onde deviam e onde não deviam, a fazer descontos descomunais, e agora que elas estão "magras" estão a fazer-se de coitadinhos...

                                Sinceramente
                                Editado pela última vez por Fahrenheit; 02 August 2011, 18:01.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Amarantha Ver Post
                                  Que eu saiba não existe na lei um limite de teste drives por cada pessoa que se queira inscrever a seu bel prazer. Vocês vendedores só têm é que dar o vosso parlapié, se o carro depois é vendido ou não já não está à vossa responsabilidade.

                                  Façam as vossas 8h de trabalho como qualquer outra pessoa.
                                  Pois não, eu sei: já para outra coisa que não existe limite na lei é para uma coisa que eu me vou escusar a dizer para evitar ser banido: ainda gosto de postar no off-topic.

                                  8 horas ? Tomara eu fazer 8 horas por dia...!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Os stands não têm outra alternativa se não satisfazerem os pedidos que lhes vão chegando às mãos de testes drives e os vendedores estão lá para ajudar no que for preciso.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Um pequeno apontamento... acho que aqui não se fala de futuros clientes...
                                      Não consigo distinguir isso, o ramo automóvel é dos que mais mal trata os futuros clientes bem como os entusiastas.

                                      Para vocês vendedores até falar do carro e dizer boa tarde custa imenso, é uma chatice... É triste generalizar, mas poucos são os casos em que não o é.

                                      Em todos os outros ramos de comércio o vendedor tenta mostrar o produto o máximo que consegue para apenas e só a pessoa ficar a conhecer, nos carros é mentira.

                                      E depois sabes tão bem como eu, que existem nºs para cumprir em test-drives e que tens um cartão de combustível para ires à bomba atestar! Se não chega o plafond é porque andas a passear demais, pois em test-drives dificlmente gastas um depósito por mês nisso.
                                      Editado pela última vez por Autobahn; 02 August 2011, 18:16.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Sabem o que falta às pessoas? Algo tão simples como o bom-senso.
                                        Que uma pessoa um dia até aproveite sessões de apresentação de carros para os experimentar ou que o faça a pensar em futuras compras, é natural. É para isso que serve o test-drive. Agora se toda a gente se lembrasse de ir experimentar carros à la carte porque gosta ou lhe apetece... era excessivo e todos compreendem isso.

                                        Mas pronto, cada um pensa da sua maneira. Aliás, algumas justificações aqui dadas são totalmente descabidas. Toda a gente sabe que o vendedor é obrigado a deixar experimentar os carros disponibilizados e até a aturar toda a gente, pois faz parte da sua profissão.
                                        Querem dar a vossa voltinha, vão lá dá-la que ninguém vos proíbe. Escusavam é de argumentar que o vendedor que cumpra o seu horário, que está lá para isso mesmo, que agora se fazem de coitadinhos e que vocês têm direito e tal.
                                        Não invalida que um dia até aproveitemos uma ocasião para experimentar o tal carro porque se proporcionou, mas não partilho essa tal coisa do "eu tenho direito e tu cumpres e calas".
                                        Essas palavras só vêm dar razão ao que disse anteriormente acerca da nossa obcessão pelos NOSSOS direitos.

                                        "De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes." (Gandhi) Já que usam tanto a Wikipedia, vão lá ver o que significa bom-senso. (e, não. Não sou vendendor de carros. Vendo outras coisas)

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu parto do principio que para a pessoa se deslocar ao stand (um local bem especifico) é porque tem de certo modo interesse em conhecer o produto. Os meus comentários não vão no sentido de no dia X alguém decidir correr as concessões todas e ir experimentar todos os seg C do mercado por exemplo.

                                          Já agora, eu nunca pedi um test-drive a ninguém, inclusive já os recusei, mas não gosto nem posso compreender a postura de muitos profissionais do ramo

                                          Comentário


                                            #81

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                              Sabem o que falta às pessoas? Algo tão simples como o bom-senso.
                                              Que uma pessoa um dia até aproveite sessões de apresentação de carros para os experimentar ou que o faça a pensar em futuras compras, é natural. É para isso que serve o test-drive. Agora se toda a gente se lembrasse de ir experimentar carros à la carte porque gosta ou lhe apetece... era excessivo e todos compreendem isso.

                                              Mas pronto, cada um pensa da sua maneira. Aliás, algumas justificações aqui dadas são totalmente descabidas. Toda a gente sabe que o vendedor é obrigado a deixar experimentar os carros disponibilizados e até a aturar toda a gente, pois faz parte da sua profissão.
                                              Querem dar a vossa voltinha, vão lá dá-la que ninguém vos proíbe. Escusavam é de argumentar que o vendedor que cumpra o seu horário, que está lá para isso mesmo, que agora se fazem de coitadinhos e que vocês têm direito e tal.
                                              Não invalida que um dia até aproveitemos uma ocasião para experimentar o tal carro porque se proporcionou, mas não partilho essa tal coisa do "eu tenho direito e tu cumpres e calas".
                                              Essas palavras só vêm dar razão ao que disse anteriormente acerca da nossa obcessão pelos NOSSOS direitos.

                                              "De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes." (Gandhi) Já que usam tanto a Wikipedia, vão lá ver o que significa bom-senso. (e, não. Não sou vendendor de carros. Vendo outras coisas)
                                              Não invalido e concordo com o Post, é como disse anteriormente, fiz os que fiz mas maioritariamente por convite da própria marca e por curiosidade em testar o modelo em questão, eu não peço para fazer Test-Drive, em regra geral até os recuso...

                                              Até porque a minha média é para aí um Test-Drive de 3 em 3 meses Daí a Test-Driver Profissional OMG

                                              Também não deve haver muitas pessoas que andam a passear pelos Stands a fazer Test-Drives, e os que Testam por testar são casos muito pontuais.

                                              Quem compra é normal fazer um estudo de mercado, e testar vários carros, isso é normal e não há nenhum mal nisso.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                                Não consigo distinguir isso, o ramo automóvel é dos que mais mal trata os futuros clientes bem como os entusiastas.

                                                Para vocês vendedores até falar do carro e dizer boa tarde custa imenso, é uma chatice... É triste generalizar, mas poucos são os casos em que não o é.

                                                Em todos os outros ramos de comércio o vendedor tenta mostrar o produto o máximo que consegue para apenas e só a pessoa ficar a conhecer, nos carros é mentira.

                                                E depois sabes tão bem como eu, que existem nºs para cumprir em test-drives e que tens um cartão de combustível para ires à bomba atestar! Se não chega o plafond é porque andas a passear demais, pois em test-drives dificlmente gastas um depósito por mês nisso.

                                                Eu posso te dar outra prespectiva:

                                                É raro o cliente que entra no stand e se digna a dizer, sequer, a dizer bom dia a quem lá está....seja a um vendedor seja um recepcionista. Em todos os outros ramos, não se têm de meter do bolso para mostrar: de certeza que não custa a um vendedor mostrar um carro num stand.

                                                Se conheces tão bem o mercado automovel, sabes que nos grandes grupos como Santogal, Salvador Caetano e por aí os vendedores não têm plafon de combustivel nenhum: têm um valor depositado na conta baseado nas vendas no mês anterior.....e é literalmente uma miseria. Tu, se vendesses alguma, e tivesses de por do teu ordenado para alguem que tu não conheces de lado nenhum exprimentar....se calhar tambem não punhas.

                                                Ou se tiveres um carro para vender, deixas toda a gente exprimentar e fazer test-drives no teu carro com o teu dinheiro ?????????

                                                Mais: ficas a saber ( os vendedores que tem plafon ) não o têm só para os test-drives: têm para tudo e para fazer a vida toda profissional com ele...e têm de durar:infelizmente não dura é muito porque os plafons....são, em 90% dos casos, 120 euros por mês.

                                                Dá uma media de 2 depositos para um carro do segmento medio que para test-drives da concessão inteira, demostrações varias, prospecções a cliente e visitas aqui e ali é literalmente uma miseria.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Caro PugSales:

                                                  São mais as vezes em que entro no stand e sou menosprezado pelos teus colegas que o contrário... Quantas vezes já me desloquei a um stand para ver um produto não por ir comprar, mas por gostar de automóveis e crer ir ver in loco e o teu prezado colega não me diz boa tarde este é o novo chifronte zz. Não te estou a dizer que ele me devia dizer, quer ir dar uma volta! Não, longe disso!

                                                  Não conheço tão bem o mercado automóvel, nem te interessa muito se conheço ou não como funcionam as coisas, mas do pouco que sei, existem de facto marcas em que os test-drives contam para nº e inclusive o importador pede-os!

                                                  O carro dos test-drive não é do vendedor, é da entidade patronal, é normal que esse carro que anda ao serviço de um funcionário sirva para o que a entidade patronal bem entenda! O funcionário não ter de ter carro próprio já uma benesse bem grande, (embora considere que faça sentido que assim seja).

                                                  Concluo dizendo que ser vendedor não é o melhor emprego do mundo, mas olha que poderia ser bem melhor se os teus colegas fossem mais abertos ao cliente e sobretudo fossem mais orientados para o cliente.

                                                  Já apanhei vendedores impecáveis (poucos) e no fim disse sempre: como lhe disse no inicio não estou interessado neste carro vim só ver, mas isto é hoje amanhã nunca se sabe.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Não tenho grande interesse em entrar na polémica mas a verdade é que ando a ver um carro para comprar. E claro que fui ver a mesma viatura a vários stands, e faria o TD no primeiro que mo desponibilizasse. O primeiro, foi simpático mas td só dali a 2 semanas pq dali a 3 dias iam estar numa feira qq e era preciso prepará-lo.

                                                    O outro disponibilizou-me logo o carro e fui sózinho fazer o td!! Sendo certo que eu até preferia que o vendedor viesse connosco, mas foi assim.


                                                    Adivinhem quem vai ficar com o negócio??

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                                      Caro PugSales:

                                                      São mais as vezes em que entro no stand e sou menosprezado pelos teus colegas que o contrário... Quantas vezes já me desloquei a um stand para ver um produto não por ir comprar, mas por gostar de automóveis e crer ir ver in loco e o teu prezado colega não me diz boa tarde este é o novo chifronte zz. Não te estou a dizer que ele me devia dizer, quer ir dar uma volta! Não, longe disso!

                                                      Não conheço tão bem o mercado automóvel, nem te interessa muito se conheço ou não como funcionam as coisas, mas do pouco que sei, existem de facto marcas em que os test-drives contam para nº e inclusive o importador pede-os!

                                                      O carro dos test-drive não é do vendedor, é da entidade patronal, é normal que esse carro que anda ao serviço de um funcionário sirva para o que a entidade patronal bem entenda! O funcionário não ter de ter carro próprio já uma benesse bem grande, (embora considere que faça sentido que assim seja).

                                                      Concluo dizendo que ser vendedor não é o melhor emprego do mundo, mas olha que poderia ser bem melhor se os teus colegas fossem mais abertos ao cliente e sobretudo fossem mais orientados para o cliente.

                                                      Já apanhei vendedores impecáveis (poucos) e no fim disse sempre: como lhe disse no inicio não estou interessado neste carro vim só ver, mas isto é hoje amanhã nunca se sabe.
                                                      Acabaste por não responder a nada do que eu referi:

                                                      Eu, certamente, que atendo muito mais pessoas do que tu entras em stands....! Compreendo que te faltem ao respeito por nao dizer bom dia, no entanto, o contrario existe e em muito maior percentagem por uma razão muito simples: existe muito mais gente a entrar em stand, do que vendedores nos stands: já uma vez referi que isso deve-se a um fator muito simples: educação; e isso é algo que tem haver com a pessoa não em estar do lado do cliente ou estar do lado do vendedor.

                                                      Há importadores que pedem...no entanto a historia é a do costume: "com as calças do meu pai eu tambem sou um grande homem"; o importador pede á concessão, a concessão exige ao vendedor mas depois ele que se desenrrasque, se tiver que meter do bolso dele, paciência.

                                                      É a mesma coisa que tu trabalhares para uma multinacional que preciona a tua sucursal para tu trabalhares mais horas, a tua sucursal diz-te: trabalha mais horas....mas olha, tens de ter paciencia, trabalhas de borla e tens um objectivo de "x" horas que tens de fazer por mês.....mas olha....isso pode-te trazer resultados; tu não sabes se trás....mas olha, "dizem-te" que pode dar, e tu aguentas.

                                                      Para terminar, o carro não é do vendedor, é da entidade patronal...mas o que aqui se discutia não era se o vendedor quer o carro para ele; é o plafon para o efeito....e esse, já não é da entidade patronal quando lhe exigem um conjunto de coisas, com o mesmo valor para o efeito e o combustivel á aumentar.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                        Não tenho grande interesse em entrar na polémica mas a verdade é que ando a ver um carro para comprar. E claro que fui ver a mesma viatura a vários stands, e faria o TD no primeiro que mo desponibilizasse. O primeiro, foi simpático mas td só dali a 2 semanas pq dali a 3 dias iam estar numa feira qq e era preciso prepará-lo.

                                                        O outro disponibilizou-me logo o carro e fui sózinho fazer o td!! Sendo certo que eu até preferia que o vendedor viesse connosco, mas foi assim.


                                                        Adivinhem quem vai ficar com o negócio??
                                                        É o primeiro se te fizer menos 250€ porque nessa altura tu vais-te estar a marimbar para se o segundo te disponibilizou carro, se teve mais tempo contigo, se foi mais simpatico, se te disse bom dia, se te tratou melhor, se te explicou o carro todo e se te ofereceu o cafe.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                          Eu posso te dar outra prespectiva:

                                                          É raro o cliente que entra no stand e se digna a dizer, sequer, a dizer bom dia a quem lá está....seja a um vendedor seja um recepcionista. Em todos os outros ramos, não se têm de meter do bolso para mostrar: de certeza que não custa a um vendedor mostrar um carro num stand.

                                                          Se conheces tão bem o mercado automovel, sabes que nos grandes grupos como Santogal, Salvador Caetano e por aí os vendedores não têm plafon de combustivel nenhum: têm um valor depositado na conta baseado nas vendas no mês anterior.....e é literalmente uma miseria. Tu, se vendesses alguma, e tivesses de por do teu ordenado para alguem que tu não conheces de lado nenhum exprimentar....se calhar tambem não punhas.

                                                          Ou se tiveres um carro para vender, deixas toda a gente exprimentar e fazer test-drives no teu carro com o teu dinheiro ?????????

                                                          Mais: ficas a saber ( os vendedores que tem plafon ) não o têm só para os test-drives: têm para tudo e para fazer a vida toda profissional com ele...e têm de durar:infelizmente não dura é muito porque os plafons....são, em 90% dos casos, 120 euros por mês.

                                                          Dá uma media de 2 depositos para um carro do segmento medio que para test-drives da concessão inteira, demostrações varias, prospecções a cliente e visitas aqui e ali é literalmente uma miseria.
                                                          Os vendedores imobiliários também têm de pagar tudo do bolso deles!

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                                            Os vendedores imobiliários também têm de pagar tudo do bolso deles!
                                                            Pois, e é de lamentar que assim seja: de certeza que tu tambem não gostarias de trabalhar assim. Mas as casas não são para exprimentar...o vendedor não têm de pagar para eles lá dormirem duas ou três noites para ver se gostam dela.

                                                            O vendedor de uma imobiliaria é um empresario em nome individual que trabalha por conta propria, paga cartazes e tal mas recebe uma comissão muito superior a que eu recebo numa casa. É verdade que não esta famoso tambem, tanto que se tivesse, não se via imobiliarias todos os dias a pedir vendedores.
                                                            Editado pela última vez por PeugeotSales; 02 August 2011, 20:38.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Já fiz alguns test-drive sem qualquer intenção de comprar. Mas nunca me desloquei ao stand com esse intuito.

                                                              Normalmente gosto de ir espreitar as novidades ao stand... e isso não incomoda ninguém. Se por acaso em conversa o vendedor me oferece um test-drive normalmente aceito.

                                                              Agora não vou para o stand pedinchar por ir dar uma volta... e se houver mais gente no stand normalmente digo que estou só a ver para não perderem tempo comigo.

                                                              A verdade é que a atenção dada por um vendedor a alguém que não quer comprar pode trazer um cliente para a marca no futuro.

                                                              Dou um exemplo... quando saiu o Scirocco fui com mais 2 amigos ver o carro. Já eram quase 19h de uma sexta feira e fomos mesmo só para espreitar. O vendedor já estava sozinho no stand e a fechar a loja... lá olhou para nós (3 gajos ainda com aspecto de putos) e perguntou se precisávamos de ajuda e nós lá dissemos que era mesmo só curiosidade.

                                                              Ficou uns segundos a olhar para nós e lá nos disse: "Vá, vamos lá dar uma volta". E lá fomos os 4 dar um giro ao quarteirão. Foi uma atitude brutal do vendedor... pouco tempo depois comprei carro, mas usado. No dia em que conseguir comprar um novo sem dúvida que vou passar naquele stand ver se aquele vendedor ainda lá está. Provavelmente não o apanharei por lá, pois todos sabemos que a vida dá muitas voltas, mas se o encontrar e o carro escolhido for da marca que ele representa terá preferência.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X