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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostAs comissões são um mundo à parte. Há n variáveis que as condicionam. As percentagens não são taxativas.
Fazendo um pequeno exercício muito simplista (os valores que vou colocar nada têm a ver com nenhuma marca em particular):
Viatura: 50000€
P. Base (sem impostos nem despesas): 30.000€
Desconto ao cliente: 3000€
Margem da concessão 12% = 3600€
Ou seja, a concessão, nesta viatura, ganha 600€ (margem - desconto). Se a esta viatura corresponder uma comissão do vendedor de 10%, ganha 60€, a que serão depois retirados os devidos impostos.
Achas muito, para uma viatura que, para todos os efeitos e aos olhos de um comum cliente, custa 50.000€?
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostAh, então não estou mesmo a par das vendas de automóveis e tinha uma ideia um pouco diferente da realidade, nomeadamente a nível de ordenado base. Tinha ideia que em determinada marca, cada segmento tinha uma tabela com as respectivas taxas para a comissão.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostAcho completamente vergonhoso que alguém vá um stand experimentar um carro que não está interessado em comprar. Os vendedores estão ali para trabalhar, não para brincar. E, digam o que disserem, ir testar carros é brincar com o tempo deles.
Futura venda? Isso não existe e serve apenas para tentar justificar o injustificável. Quem está interessado em comprar, compra. Não planeia coisas com uma antecedência de anos, ainda para mais num mercado que está em constante mudança.
Não sou vendedor, mas vendi carros meus, como usados. Tive um à venda durante quase um ano e, sendo um carro relativamente raro, levou a que muitos cromos o fossem experimentar. Estive quase a perder a calma com alguns e levou-me a não querer vender mais carros nos próximos tempos. Há muita gente mal-formada!
Então o interesse para ti num objecto é logo à partida um dado adquirido?
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Originalmente Colocado por Amarantha Ver PostFutura venda isso não existe? Só me apetece rir, então eu posso estar interessado em comprar sei lá, digamos um chevrolet, marco um teste drive e cheguei à conclusão de que não gosto do carro atavés do que me foi transmitido pela condução, sou obrigado a comprá-lo?! É porque tu dizes "quem está interessado em comprar compra".
Então o interesse para ti num objecto é logo à partida um dado adquirido?
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Originalmente Colocado por Amarantha Ver PostFutura venda isso não existe? Só me apetece rir, então eu posso estar interessado em comprar sei lá, digamos um chevrolet, marco um teste drive e cheguei à conclusão de que não gosto do carro atavés do que me foi transmitido pela condução, sou obrigado a comprá-lo?! É porque tu dizes "quem está interessado em comprar compra".
Então o interesse para ti num objecto é logo à partida um dado adquirido?
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostConvinha saberes interpretar o texto e inseri-lo no contexto antes de te rires.
Liberdade de expressão meus caros.
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Originalmente Colocado por Amarantha Ver PostEu aprendi a interpretar textos no secundário há muito tempo. Ao fim ao cabo acho que há demasiada gente hipócrita no fórum que escreve para agradar ao próximo e isso nota-se a milhas de distância, não só aqui mas em todos os tópicos e torna-se dificil ler coisas fluídas e espontâneas.
Liberdade de expressão meus caros.
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É como ir à worten testar e mandar vir pela net, a uma sapataria saber o nº do modelo e comprar no ebay, beber café à borla nas bancas da nespresso ou passar 10x qd estão a oferecer amostras.
Se ser poeta é ser mais mais alto e maior do que os homens, ser tuga é claramente ser mais esperto.
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Nightlord, respeito a tua opinião, mas não concordo e está fora da actualidade do mundo das vendas. Há outras áreas de negócio que, dada a sua natureza ser de dificil teste "só porque sim", são promovidas feiras para atrair os clientes, seja os compradores, os curiosos, os que querem apenas ver, etc...e não me digas que é coisa diferente, porque não é, o princípio é o mesmo. Simplesmente as marcas têm os carros para mostrar, outras áreas de negócio não têm lojas do género porque o que vendem não se mostra assim numa loja, têm de promover estes eventos. E mal seria se se achasse quem quem lá vai como curioso dar trabalho, tem falta de respeito...
E mais, se num mundo ideal um vendedor só devesse atender quem de facto vai comprar...então não eram precisos vendedores, não achas?? Um possível comprador é um interessado, um curioso, qualquer pessoa que seja bem atendida, seja porque compra ele próprio ou porque divulga o bom tratamento de que foi alvo. Se para haver respeito o cliente vai lá já para comprar, então eram escusados os vendedores porque o produto já estava vendido.
PeugeotSales, eu compreendo essas dificuldades, aliás, eu também as tenho no meu trabalho. Mas uma coisa é os problemas que nós temos com a nossa entidade patronal e com as pseudo-injustiças que somos obrigados a conviver porque assinámos um contrato onde diz que a nossa entidade patronal nos pode fazer isto. Outra é dizer que o possível cliente é imoral porque sem ter culpa nenhuma no contrato que nós assinámos, vai testar uma coisa que implica gastos para o vendedor.
E finalmente: este tópico não é relacionado a quem testa mas que não tem o mínimo interesse em carros...por amor de Deus! É para quem inicialmente tem outra prioridade mas que quer conhecer o que o mercado tem para dar e obviamente não descura a possível compra do produto que vai testar. Estamos num fórum de automóveis, não de surfistas que vão testar carros para passar o tempo enquanto não há ondas. Acho que isso ficou bem explícito no 1º post.Editado pela última vez por DV82; 03 August 2011, 14:11.
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Originalmente Colocado por Amarantha Ver PostFutura venda isso não existe? Só me apetece rir, então eu posso estar interessado em comprar sei lá, digamos um chevrolet, marco um teste drive e cheguei à conclusão de que não gosto do carro atavés do que me foi transmitido pela condução, sou obrigado a comprá-lo?! É porque tu dizes "quem está interessado em comprar compra".
Então o interesse para ti num objecto é logo à partida um dado adquirido?
Se estás realmente interessado num determinado carro, acho normal que o vás experimentar. Outra coisa bem diferente, à qual me referi, é ires experimentar esse carro sem teres qualquer intenção de compra, escondendo-te na tal falácia da futura compra. Testas o carro porque um dia, nem que seja daqui a 20 anos, poderás querer comprar aquele carro...
Não, não falo para agradar a ninguém. Há uns dois anos, ponderei comprar um carro a alguém que até já postou neste tópico. Como não tinha a certeza se ia, ou não, avançar para a compra daquele carro, achei por bem não solicitar um test-drive. Acabei por não comprar o carro e não gastei tempo e dinheiro ao vendedor, tirando aquele em que me deu preços, características, etc.
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostE até pode ter. Mas tens que ter em conta sobre que valor é calculada essa percentagem. As pessoas devem achar que é sobre o preço base e como viste, tal não é verdade. Há muitas variáveis pelo meio (muitas nem eu mencionei).
Já agora, como vi que percebes deste mercado, será que os vendedores das marcas ditas "premium" e aqui vamos falar da Audi, MB e BMW não têm melhores condições ou é a mesma história ? (assumindo que essa simulação que fizeste fosse de uma marca generalista)
E os de marcas de nicho, como Porsche, Ferrari, Lambo, Aston Martin, etc? Se calhar para alguns vender 5 carros/mês já é um pouco utópico, logo deverão ser compensados nas comissões ou no ordenado base (?)
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Originalmente Colocado por DV82 Ver PostNightlord, respeito a tua opinião, mas não concordo e está fora da actualidade do mundo das vendas. Há outras áreas de negócio que, dada a sua natureza ser de dificil teste "só porque sim", são promovidas feiras para atrair os clientes, seja os compradores, os curiosos, os que querem apenas ver, etc...e não me digas que é coisa diferente, porque não é, o princípio é o mesmo. Simplesmente as marcas têm os carros para mostrar, outras áreas de negócio não têm lojas do género porque o que vendem não se mostra assim numa loja, têm de promover estes eventos. E mal seria se se achasse quem quem lá vai como curioso dar trabalho, tem falta de respeito...
E mais, se num mundo ideal um vendedor só devesse atender quem de facto vai comprar...então não eram precisos vendedores, não achas?? Um possível comprador é um interessado, um curioso, qualquer pessoa que seja bem atendida, seja porque compra ele próprio ou porque divulga o bom tratamento de que foi alvo. Se para haver respeito o cliente vai lá já para comprar, então eram escusados os vendedores porque o produto já estava vendido.
PeugeotSales, eu compreendo essas dificuldades, aliás, eu também as tenho no meu trabalho. Mas uma coisa é os problemas que nós temos com a nossa entidade patronal e com as pseudo-injustiças que somos obrigados a conviver porque assinámos um contrato onde diz que a nossa entidade patronal nos pode fazer isto. Outra é dizer que o possível cliente é imoral porque sem ter culpa nenhuma no contrato que nós assinámos, vai testar uma coisa que implica gastos para o vendedor.
E finalmente: este tópico não é relacionado a quem testa mas que não tem o mínimo interesse em carros...por amor de Deus! É para quem inicialmente tem outra prioridade mas que quer conhecer o que o mercado tem para dar e obviamente não descura a possível compra do produto que vai testar. Estamos num fórum de automóveis, não de surfistas que vão testar carros para passar o tempo enquanto não há ondas. Acho que isso ficou bem explícito no 1º post.
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Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver PostIsso não diz nos contractos normalmente......são imposições á posterior....eu não tenho no contrato de trabalho que tenho carro de serviço, por exemplo. Em relação ao que dizes, eu não digo que seja culpa dos clientes: como disse acima; tomara eu ter um cartão ilimitado na empresa para efeitos de test-drive. O que digo é que os vendedores fugirem dos test-drives é uma consequencia dos custos que representam para eles/barra facilidade com que o test-drive é oferecido e se democratizou que, como em tudo, dá origem ao abuso.
Mas será que o facto de ser distribuido um carro de serviço ao vendedor (coisa que se eu tivesse baixava consideravelmente os meus gastos mensais) não quererá dizer que o minimo que terá de fazer é de proporcionar TD´s (a quem quer comprar naturalmente) e com cara alegre??Editado pela última vez por Celsius; 03 August 2011, 15:36.
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Faz agora cerca de 2 meses que fui a um concessionário para comprar uma peça para o meu carro quando vi lá um modelo novo que tive curiosidade de conhecer. Então, enquanto eu estava de volta do carro, aproxima-se um vendedor (que se lembrava de mim por eu ter lá levado alguém que lhe comprou um carro) e esteve comigo a explicar-me tudo o que quis saber. Até me disse que quando tivesse um modelo igual para test-drive que teria todo o gosto em me o proporcionar... e era um carro de 80/90 mil.
Ele está farto de saber qual é o meu carro. Não tenho, nem de perto nem de longe, poder económico para comprar aquele carro.
Coitado.... perder aquele tempo todo comigo...
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostJá te responderam por mim, mas, de qualquer forma, não foi nada disso que eu disse.
Se estás realmente interessado num determinado carro, acho normal que o vás experimentar. Outra coisa bem diferente, à qual me referi, é ires experimentar esse carro sem teres qualquer intenção de compra, escondendo-te na tal falácia da futura compra. Testas o carro porque um dia, nem que seja daqui a 20 anos, poderás querer comprar aquele carro...
Não, não falo para agradar a ninguém. Há uns dois anos, ponderei comprar um carro a alguém que até já postou neste tópico. Como não tinha a certeza se ia, ou não, avançar para a compra daquele carro, achei por bem não solicitar um test-drive. Acabei por não comprar o carro e não gastei tempo e dinheiro ao vendedor, tirando aquele em que me deu preços, características, etc.
Ainda nao percebi a diferença entre testar por curiosidade e testar com intençao de comprar, nao agradar e adeus venda.
Ora, chego a um stand, testo um Aveo porque tenho intençao de o comprar, nao gosto nada do carro logo risco da minha lista, adeus ao vendedor e nunca mais la meto os pes.
Ora, chego a um stand, testo um Aveo por pura curiosidade avisando que nao tenho qualquer intençao na compra, adeus ao vendedor e nunca mais la meto os pes.
Nas 2 situaçoes o vendedor perdeu tempo, gastou combustivel para nada, qual é mesmo a diferença? So porque quero comprar o carro ja nao é falta de respeito?
Acho que devemos distinguir os que testam por curiosidade mas dizem que nao tem a minima intençao de compra (nem € para tal muita das vezes) e os que testam por curiosidade mas mostram um interesse falso. No meu anterior post (pagina anterior), falei de um test-drive de um Captiva, o vendedor sabia que nao tinha a minima intençao de compra e mesmo assim insistiu para fazer um test-drive. Sou má pessoa por isso?
Dou o exemplo na minha familia de uma pessoa que trabalha no ramo imobiliario, quantas vezes nao mostra 5,6,7 vezes a mesma casa num dia de trabalho e se 1 pessoas fica mais interessada e tenta negociar o preço casa ja se da por contente. Ora, nisto o meu familiar perde 40 minutos em cada visita a casa, combustivel, perde o proprietario tempo para mostrar a casa muitas vezes so mesmo porque sim, a pessoa nao tem interesse na casa mas vê porque tem curiosidade para ver a sala, ou nas fotos nao mostra isto ou aquilo, aqui é ainda pior que perde o funcionario da imobiliária e o proprietario da casa. Comprar algo por fotografias nao esta com nada, e tanto perde tempo o vendedor no gajo que quer testar por curiosidade e o que testa com intençao de compra e que afinal nao lhe agrada o carro.Editado pela última vez por Drifter; 03 August 2011, 16:01.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostAinda nao percebi a diferença entre testar por curiosidade e testar com intençao de comprar, nao agradar e adeus venda.
Ora, chego a um stand, testo um Aveo porque tenho intençao de o comprar, nao gosto nada do carro logo risco da minha lista, adeus ao vendedor e nunca mais la meto os pes.
Ora, chego a um stand, testo um Aveo por pura curiosidade avisando que nao tenho qualquer intençao na compra, adeus ao vendedor e nunca mais la meto os pes.
Nas 2 situaçoes o vendedor perdeu tempo, gastou combustivel para nada, qual é mesmo a diferença? So porque quero comprar o carro ja nao é falta de respeito?
Acho que devemos distinguir os que testam por curiosidade mas dizem que nao tem a minima intençao de compra (nem € para tal muita das vezes) e os que testam por curiosidade mas mostram um interesse falso. No meu anterior post (pagina anterior), falei de um test-drive de um Captiva, o vendedor sabia que nao tinha a minima intençao de compra e mesmo assim insistiu para fazer um test-drive. Sou má pessoa por isso?
Dou o exemplo na minha familia de uma pessoa que trabalha no ramo imobiliario, quantas vezes nao mostra 5,6,7 vezes a mesma casa num dia de trabalho e se 1 pessoas fica mais interessada e tenta negociar o preço casa ja se da por contente. Ora, nisto o meu familiar perde 40 minutos em cada visita a casa, combustivel, perde o proprietario tempo para mostrar a casa muitas vezes so mesmo porque sim, a pessoa nao tem interesse na casa mas vê porque tem curiosidade para ver a sala, ou nas fotos nao mostra isto ou aquilo, aqui é ainda pior que perde o funcionario da imobiliária e o proprietario da casa. Comprar algo por fotografias nao esta com nada, e tanto perde tempo o gajo que testa um carro por curiosidade como outro que testa porque é um carro que tem interesse mas que nao gostou do carro e riscou-o da lista.
Repara numa coisa: Estás a ter uma perspectiva de apenas UM stand de automóveis, mas num processo de compra podem envolver-se vários stands, de várias marcas. Mas tens de ter em conta que a pessoa que quer comprar o Aveo e o experimenta e risca, deve ter outros carros semelhantes ao Aveo em mente, e algum deles irá comprar, seja chevrolet, seja hyundai, seja que marca for. Logo, depois do acto da compra, até o trocar possivelmente não vai andar a "empatar" (chamemos-lhe assim) mais vendedores. A outra pessoa que o testa sem qualquer objectivo de compra, é porque já tem esse hábito recorrente e se quem comprou o hyundai em vez do aveo "lesou" algumas concessões com test-drives sem comprar nenhum carro, a partir do momento em que fez a compra, pelo menos por uns anos já não irá lesar mais stand nenhum com test-drives infrutíferos Por outro lado, a pessoa que experimenta os carros mesmo sabendo que não quer comprar nenhum, de certa forma irá fazer disso um hábito por um período de tempo mais prolongado, lesando muito mais stands, do que o que viu o aveo e não gostou, tendo comprado o hyundai e a partir daí nunca mais chateou ninguém.
Tens que pensar nas concessões de automóveis como um todo e não apenas como uma concessão, e aí irás perceber que a médio prazo, dá muito mais prejuízo, no geral, o que experiementa tudo e não compra nada do que o que experimenta Peugeot, Citroen, Renault e por fim acaba por comprar Opel e nunca mais "chateia" nenhuma das outras marcas...
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Eu acho que existem pessoas mal intencionadas.
Nao vejo mal ir a um Stand ver um carro e consoante a disponibilidade do Vendedor, testar o carro, mesmo que não o vá comprar.
Mas ( e falando por mim ) se o vendedor me cativar,e fôr empenhado ( coisa que não existe em regra geral em Portugal ) eu mesmo que não compre o carro, vou recomendar a conhecidos e familiares aquela Marca/Stand e o vendedor.
Quando comprei o meu carro, entrei no stand , mas fui numa de ver o carro por dentro e nunca me passou pela cabeça testa-lo.
Mal entrei começei a ver o carro por fora, e aproximou-se um vendedor na casa dos seus 20 e poucos anos, que perguntou se podia ajudar, perguntei qual o valor aproximado daquele carro e fui presenteado com a seguinte resposta " o preço é o que esta ai exposto".
Fiquei estupefacto a olhar para ele, e respondi que eu sabia ler e o que o valor estava lá, mas queria sentar-me um pouco com ele para pedir valores de referencia ( andava à procura de carro para comprar) e tinha alguns modelos em vista sendo que aquele era uma deles.
Voltou a dizer que o valor era aquele exposto.
Desisti, virei costas e ja quando estava quase a sair do Stand, um vendedor ( na casa dos 50 anos) chamou me perguntando se podia ajudar-me, estive 3 horas com ele a falar, onde inclusive me pagou o almoço.
Resultado? Comprei o carro naquele momento e na semana seguinte recomendei o stand e o vendedor a dois colegas de trabalho onde lhe compraram dois modelos iguais, tudo ao mesmo vendedor.
Por isso hà casos e casos e há MUITO MAUS profissionais, mas também MUITAS pessoas mal intencionadas....
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Originalmente Colocado por Amarantha Ver PostQue eu saiba não existe na lei um limite de teste drives por cada pessoa que se queira inscrever a seu bel prazer. Vocês vendedores só têm é que dar o vosso parlapié, se o carro depois é vendido ou não já não está à vossa responsabilidade.
Façam as vossas 8h de trabalho como qualquer outra pessoa.
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Originalmente Colocado por Celsius Ver PostBem bom. (Não quero com isto dizer que tens bom contrato ou não).
Mas será que o facto de ser distribuido um carro de serviço ao vendedor (coisa que se eu tivesse baixava consideravelmente os meus gastos mensais) não quererá dizer que o minimo que terá de fazer é de proporcionar TD´s (a quem quer comprar naturalmente) e com cara alegre??
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Isto é malta frustrada que queria ser jornalista e testar carros á vontade. De certeza que quando estão no test drive sentem uma vontade enorme de ir comentando o carro estilo 5ºgear. Imaginam que está lá a câmara e toca de pensar no que diriam naquele momento para as pessoas em casa.
É o equivalente ás pessoas que nas lojas andam a pedir números de sapatos e tamanhos de roupas que sabem que não vão comprar e lá andam os vendedores para trás e para diante para nada, vá lá que neste caso não lhes custa dinheiro só calorias. É uma questão de bom senso ou falta de educação.
Tenho azar também, normalmente os carros em que participo na compra são de trabalho e fazer um test drive a uma Berlingo não é propriamente o momento alto do meu dia.
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Acho que tenho de começar a fazer test drives aos carros que penso comprar no futuro. Experimento novo e quando surgir uma oportunidade num usado, compro.
O último test drive que fiz foi a um veículo que nunca sequer sonhei comprar, mas como estava no stand e o vendedor ofereceu 2x não recusei...
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostCom a simulação que fizeste já fiquei a perceber um pouco melhor, e realmente está muito longe de ser fácil a vida de vendedor. Não tinha de todo, essa ideia!
Já agora, como vi que percebes deste mercado, será que os vendedores das marcas ditas "premium" e aqui vamos falar da Audi, MB e BMW não têm melhores condições ou é a mesma história ? (assumindo que essa simulação que fizeste fosse de uma marca generalista)
E os de marcas de nicho, como Porsche, Ferrari, Lambo, Aston Martin, etc? Se calhar para alguns vender 5 carros/mês já é um pouco utópico, logo deverão ser compensados nas comissões ou no ordenado base (?)
Quanto a marcas de nicho... 5 carros/mês por vendedor?? Nem por sombras! Há concessões que vendem uma unidade/mês e... e...!!
Originalmente Colocado por Celsius Ver PostBem bom. (Não quero com isto dizer que tens bom contrato ou não).
Mas será que o facto de ser distribuido um carro de serviço ao vendedor (coisa que se eu tivesse baixava consideravelmente os meus gastos mensais) não quererá dizer que o minimo que terá de fazer é de proporcionar TD´s (a quem quer comprar naturalmente) e com cara alegre??
O combustível que tu colocas para te deslocares diariamente para o trabalho e que te sai do bolso é usado em test drives por ti, pelos teus colegas, por vendedores de outras concessões que fazem uma perninha e vendem um carro da tua marca, para fazeres prospecção, para fazeres o jeitinho de ir levar ao trabalho um cliente que deixou o carro na oficina, etc etc etc. Se um colega faz um test drive no teu carro grande parte das vezes não te paga o combustível, da mesma forma que tu não lhe pagas a ele, ou seja, quem fizer mais test drives fica a ganhar ficando alguém a perder, claro!
Em alguns casos recebes, por viatura vendida, 20€ de "bónus combustível" a partir de um determinado nº de viaturas vendidas. Nem sequer é por viatura vendida, é a partir de x viaturas! Se venderes 5 carros/mês (o que começa a ser muito difícil consoante a marca) são 120€, a que tens que retirar impostos. Hoje em dia isso não dá nem para 2 depósitos.
Como diria o outro... é fazer as contas e acho que no final não se fica de cara alegre!
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostJá trabalhei numa marca generalista e numa marca premium. Só mudam as moscas.
Quanto a marcas de nicho... 5 carros/mês por vendedor?? Nem por sombras! Há concessões que vendem uma unidade/mês e... e...!!
Vocês têm que ter a noção que carro de serviço e carro de demonstração (para TD's), apesar de terem nomes diferentes e, num mundo ideal, existirem em simultâneo, na maioria das vezzes são uma só coisa, ou seja, o carrinho que tens de serviço, acaba por ser o carro de demonstração daquele modelo/gama/motorização.
O combustível que tu colocas para te deslocares diariamente para o trabalho e que te sai do bolso é usado em test drives por ti, pelos teus colegas, por vendedores de outras concessões que fazem uma perninha e vendem um carro da tua marca, para fazeres prospecção, para fazeres o jeitinho de ir levar ao trabalho um cliente que deixou o carro na oficina, etc etc etc. Se um colega faz um test drive no teu carro grande parte das vezes não te paga o combustível, da mesma forma que tu não lhe pagas a ele, ou seja, quem fizer mais test drives fica a ganhar ficando alguém a perder, claro!
Em alguns casos recebes, por viatura vendida, 20€ de "bónus combustível" a partir de um determinado nº de viaturas vendidas. Nem sequer é por viatura vendida, é a partir de x viaturas! Se venderes 5 carros/mês (o que começa a ser muito difícil consoante a marca) são 120€, a que tens que retirar impostos. Hoje em dia isso não dá nem para 2 depósitos.
Como diria o outro... é fazer as contas e acho que no final não se fica de cara alegre!
E repito. Se não é para fazer td´s, para que é que o vendedor precisa de carro de serviço??
É que se é para ir para casa, é igual para toda a gente que trabalha. E se é preciso efectuar deslocações para aqui e para ali, tb se resolvia com um carro ou dois adstricto a todo o stand.
Claro que concordo que não tem o vendedor q proporcionar td´s ao bicho careta que quer meter as mãos em td. Mas quem se apresenta lá para comprar, o mínimo quer pode fazer é proporcioná-lo.
Já disse que ando a ver carros, e num stand diziam que só dali a não sei qto tempo. Ficou obviamente fora de contenda.
Num outro stand, em que ia ver o carro de outra marca,foi o próprio vendedor que se disponibilizou de imediato para o fazer, ao que eu recusei pq já conhecia o carro e não valia a pena.
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