Enganei-me a escrever, sim d15z6 :P Tecla ao lado. Quanto as diferenças não as sei mesmo, apesar de ser dos que também anda com a enciclopédia de baixo do braço :P
Apesar que ha tambem nesse carro o D15z3 que "só" tem 90 eguas muito asmaticas. Mas entre esses 2, acho que não haja diferença, só se for na gestão electrónica do mesmo.
Enganei-me a escrever, sim d15z6 :P Tecla ao lado. Quanto as diferenças não as sei mesmo, apesar de ser dos que também anda com a enciclopédia de baixo do braço :P
Apesar que ha tambem nesse carro o D15z3 que "só" tem 90 eguas muito asmaticas. Mas entre esses 2, acho que não haja diferença, só se for na gestão electrónica do mesmo.
O D15Z3 só saiu na geração MA e tem quer na mala quer no tampa das valvulas VTEC-E ! É algo raro mesmo..
O d15z6 é vtec-e com 115cvs , ou seja , até as 3500 rpm trabalha a 12 v , e depois dai até ao corte 7200 rpm trabalha a 16v normais . É o melhor de 2 mundos , tens economia em baixas , e tens performance com os 115cv , é um motor que mais rpm faz mais ele quer andar .
Depois existe o 1.5 vtec que saiu no lsi com 125 cvs se nao estou em erro , e este já tem o vtec em altas .
O mais fraquito deve der o D16 porque com escafia alguns partem a biela .
O d15z6 é vtec-e com 115cvs , ou seja , até as 3000RPm de quinta e 2500RPM de terceira e quarta trabalha a 12 v , e depois dai até ao corte 7200 rpm trabalha a 16v normais . É o melhor de 2 mundos , tens economia em baixas , e tens performance com os 115cv .
Depois existe o 1.5 que saiu no lsi com 90 no hatchback (EG4) e 102 no Coupe (EJ2) cvs e esse não tem vtec nenhum .
O mais fraquito deve der o D16 porque com escafia alguns partem a biela . O Bloco D16 não é mau, até tem potencias razoáveis, no D16Z6 do Civic ESi 125 cavalos e no Civic 1.6iSR 130, mas de facto o D16Z6 não é dos mais quadrados não..
O 1.6i SR também tinha 125 cavalos, tal como o EG ESi. No tempo dos MB já não se usava a versão de 130 cavalos, o Concerto foi o último a usar (o Civic EG já não o usou, nem o Del Sol; usavam sim o ESi de 125).
130 tinha o 1.6i-16 dos Civic, CR-X e Concerto (D16A9), e mais tarde houve também uma versão com catalisador e sonda lambda que tinha 122 cavalos (D16A8). Eu tive o A9 num Concerto e o A8 num Rover Coupé.
O 1.6i SR também tinha 125 cavalos, tal como o EG ESi. No tempo dos MB já não se usava a versão de 130 cavalos, o Concerto foi o último a usar (o Civic EG já não o usou, nem o Del Sol; usavam sim o ESi de 125).
130 tinha o 1.6i-16 dos Civic, CR-X e Concerto (D16A9), e mais tarde houve também uma versão com catalisador e sonda lambda que tinha 122 cavalos (D16A8). Eu tive o A9 num Concerto e o A8 num Rover Coupé.
Nem um nem outro, tinha 127 cavalos no 1.6iSR
D16Y8
1.6L 16-Valve SOHC VTEC Also available in New Zealand under the code D16Y6
Displacement – 1,590 cc
Redline – 6,800 rpm
Rev Limit – 7,200 rpm
ECU Code – P2P
Piston Code - P2P
Vtec Switch over – 5,600 rpm
127 hp (95 kW) at 6,600 rpm
107 lb·ft (145 N·m) at 5,500 rpm
Compression – 9.6:1
Curb weights:
96-98 coupé (MT/AT): 1,116 or 1,132 kg (2,460 or 2,496 lb)
99-00 coupé (MT/AT): 1,140 or 1,161 kg (2,513 or 2,560 lb)
96-98 sedan (MT/AT): 1,142 or 1,165 kg (2,518 or 2,568 lb)
99-00 sedan (MT/AT): 1,140 or 1,162 kg (2,513 or 2,562 lb)
O Concerto, CRX e Civic EF foram os ultimos a usar D16 mas com cabeças A9, a tal dos 1.6-i16 130 cavalos
D16Y8 montou o Civic da geração EK, este caso o Coupe, e era diferente do A9, era só de uma árvore de cames
O A8 e o A9 eram os chamados ZC, entre outros, um bocado diferentes dos restantes série D.
Em relação aos 127 cavalos, penso que não era essa a potência que teriam por cá (até porque já antes os ESi tinham 125 e a tendência nessa fase não seria para aumentar), e nos catálogos e sites com especificações costuma aparecer 125; na wikipedia creio que aparecem os 127. De qualquer modo, como se costuma dizer, não é por aí.
O A8 e o A9 eram os chamados ZC, entre outros, um bocado diferentes dos restantes série D.
Em relação aos 127 cavalos, penso que não era essa a potência que teriam por cá (até porque já antes os ESi tinham 125 e a tendência nessa fase não seria para aumentar), e nos catálogos e sites com especificações costuma aparecer 125; na wikipedia creio que aparecem os 127. De qualquer modo, como se costuma dizer, não é por aí. [;)]
Exactamente
Porque dizes que a tendencia não era aumentar potencias ?
Estou aqui a fazer um highlight desde a quarta geração Civic até á Sexta que é aquela que tenho e na geração EF lembro estes motores:
Falo em tendência para baixar por causa dos consumos e emissões. Já no tempo do D16A9 existia, resultando no D16A8, que é ligeiramente mais fraco em baixas. Em altas não reparei (só as usei bem no Concerto) mas também deve ser, são 8 cavalos de diferença.
Eish ricardo já não estou a perceber nada,essas motorizações são de quais hondas?
Gerações EF, EG e EK, são gerações japonesas, e todas com hatchback e ferio, é diferente do MB que queres, são mais velhas e só partilham dois motores com a geração que gostas, o 1.4iS e o 1.5iLS da geração EK
é o eu dizia...
Vão lá trocar essas infos brutais p o tópico da Honda, q o Panike já está meio marado!... Também, pudera...
Exacto, vamos centrar no que é preciso
Panike, estás a brincar, mas eu fiquei ganda fanático do 323 BJ, aqueles que te meti na página atrás, bom money for value, fiabilidade e preço em usado quando estamos a falar de um carro de 2001, não tem o mesmo andamento e o mesmo consumo do Civic 1.5 vtec, mas deve ser de guerra
Panike, estás a brincar, mas eu fiquei ganda fanático do 323 BJ, aqueles que te meti na página atrás, bom money for value, fiabilidade e preço em usado quando estamos a falar de um carro de 2001, não tem o mesmo andamento e o mesmo consumo do Civic 1.5 vtec, mas deve ser de guerra
Panike, estás a brincar, mas eu fiquei ganda fanático do 323 BJ, aqueles que te meti na página atrás, bom money for value, fiabilidade e preço em usado quando estamos a falar de um carro de 2001, não tem o mesmo andamento e o mesmo consumo do Civic 1.5 vtec, mas deve ser de guerra
Já conduzi um Corolla G6 e gostei muito, 6 velocidades e relações curtinhas, para um carro com 86 cavalos anda muito bem
Agora:
Designação do Modelo (Corolla G6), carro ideal para quem gosta de praticar uma condução desportiva, pelo desempenho do motor, Correia de distribuição Vitalícia (Vvti).
O corolla parece-me 5* é pena o preço... se fosse 2500 acho que ia busca-lo! Mas não é um carro um bocado mais molengão que o 1.5 do civic?
Olhe que não
Pelo menos era bem mais divertido, dado o escalonamento de caixa, relações todas muito cutas, gostei muito de conduzir, depois aquele quadrante á lá Evolution VIII, é mesmo porreiro, o motor é um 1.4 twin cam de 86 cavalos bem vivaços, lado a lado o Civic até é capaz de ser mais rápido, mas o Corolla 3 vezes mais divertido
Tenho um trauma a esse motor. Não anda nada, bebe que nem um desalmado e ontem calhou-me fazer uma viagem no 206 do costume e fui a conduzir sempre de pé leve com mudança engatada nas descidas e sem pé no acelerador etc etc e 10€ não deu para 100 km só fiz 2 ultrapassagens (que tiveram de ser muito bem calculadas).
Este é de 2002, a caixa é péssima com uma folga enorme e as mudanças custam a entrar... enfim eu abortava isso
O Civic Coupe 1.6iSR até tem um bom motor, de 127 cavalos Mas para mim nem é carne nem é peixe, nem tem o andamento do VTI nem o consumo do 1.5 VTEC, anda ali no meio, gasta um bom bocado mais que o 1.5 e andamento tem nada a ver com o 1.6 VTI, por isso nunca foi minha opção
Tenho um trauma a esse motor. Não anda nada, bebe que nem um desalmado e ontem calhou-me fazer uma viagem no 206 do costume e fui a conduzir sempre de pé leve com mudança engatada nas descidas e sem pé no acelerador etc etc e 10€ não deu para 100 km só fiz 2 ultrapassagens (que tiveram de ser muito bem calculadas).
Este é de 2002, a caixa é péssima com uma folga enorme e as mudanças custam a entrar... enfim eu abortava isso
Conheço três de perto, e o único sem problemas tem 40.000 kms, os outros dois são grandes doidos por bombas injectores de gasolina, um deles parou á frente de minha casa com ese problema e tive que o rebocar até ao mecânico, e o outro teve uma grande avaria de componentes internos mesmo, uma coisa muito chata
Em consumo são razoáveis em percursos mistos (7 l +/-) mas em auto-estrada são insuportáveis, motor pequeno é assim..
Pelo menos era bem mais divertido, dado o escalonamento de caixa, relações todas muito cutas, gostei muito de conduzir, depois aquele quadrante á lá Evolution VIII, é mesmo porreiro, o motor é um 1.4 twin cam de 86 cavalos bem vivaços, lado a lado o Civic até é capaz de ser mais rápido, mas o Corolla 3 vezes mais divertido
Eu afastava esse Corolla por várias razões: parece ter paineis desalinhados (capot/guarda lamas frente esquerdo e porta direita, assim de repente), gasta mais q as versões "normais" e, os pouquíssimos q conheci, eram conduzidos por gajos q se julgavam ao voklante de uma espécie de GTI (coisa confirmada na própria marca). Por fim, e isto é subjectivo, além de n ser tão completo, é feio e tem um aspecto envelhecido, coisa p a qual aquela grelha contribuiu (antes um 1.4 3p Sol cinza de gaja, coisa q ainda se vê bastante por aí).
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