Anúncio

Collapse
No announcement yet.

os 10 melhores carros para jovens recém encartados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post



    O meu pai aprendeu a conduzir num desses... Depois saltou para um Civic de 1975.

    Eu não me pronuncio quanto ao melhor carro para se aprender a conduzir, porque, por norma, gosto da ideia de começar com um carro velhinho sem qualquer tipo de ajudas... Esses sabem ensinar.

    Comentário


      #32
      Este foi o primeiro carro que conduzi antes e depois de tirar a carta. Faz bem à mente e aos músculos, recomendo!

      Comentário


        #33
        agora mais a serio, eu comecei num corsa B 1.5TD, adorei aquele carro , mas tambem estava para comecar num renault clio mk1

        Comentário


          #34
          Eu sou novo e comecei com um Peugeot 107

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por djm Ver Post
            JC: There's a Top Gear top tip: if you're a 17 old boy and you need car insurance, slice your penis off.
            RH: I would have done.
            JM: I did.

            Comentário


              #36
              Chasso, sem rede electrónica de segurança e pneus de bicicleta.
              Já que as escolas não ensinam a conduzir, ao menos que o carro que conduzimos obrigue-nos a perceber o que é essa que coisa que reage aos inputs dados pelos nossos pés e mãos.

              Comentário


                #37
                Acham mesmo isso?

                Bem eu a um filho meu a principal preocupação seria dar-lhe o carro mais seguro possível. Não só as estrelinhas, mas como a estabilidade, travagem etc...

                Preferia o meu filho a andar a 180 na AE (porque já sei que ele vai andar à velocidade que entender e tenho de estar preparado para isso) num polo xpto que 160 ou 170 num ax ou saxo...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RuiTurbo Ver Post
                  Para um recém-encartado, o melhor carro é o seguinte.



                  Quem não conseguir conduzir uma coisa destas nas ruas de Lisboa, não consegue conduzir nada.
                  Não será antes "quem conseguir conduzir uma coisa destas, consegue conduzir qualquer coisa"?






                  EDIT: O melhor será sempre um FIAT Uno. A sério.
                  Editado pela última vez por Torres; 02 October 2011, 16:42.

                  Comentário


                    #39
                    O Uno é a melhor invenção de sempre para gente com pouco dinheiro para gastar e que quer uma coisa muito prática e muito descomprometida.

                    Ainda vou ter um.

                    Comentário


                      #40
                      Carros com 1.1 ou 1.2 de cilindrada e entre os 60-80 cv

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                        Acham mesmo isso?

                        Bem eu a um filho meu a principal preocupação seria dar-lhe o carro mais seguro possível. Não só as estrelinhas, mas como a estabilidade, travagem etc...

                        Preferia o meu filho a andar a 180 na AE (porque já sei que ele vai andar à velocidade que entender e tenho de estar preparado para isso) num polo xpto que 160 ou 170 num ax ou saxo...
                        Compreendo isso, e se, provavelmente chegar a altura, farei exactamente a mesma coisa
                        Mas daquilo que tenho visto, existe uma enorme falta de percepção entre recém-encartados do que é aquilo que têm entre mãos. Às vezes dá para uns sustos, não só como abordam o alcatrão, como tratam a máquina ou até como ajustam o banco no carro.

                        Na altura que era recém-encartado, e vendo pelos meus colegas de faculdade (maior parte deles bastante melhor na vida do que eu), com carros novos ou carros bem acima do alcance da maioria da população, já naquela altura com múltiplos equipamentos de segurança activa, confiavam em demasia na capacidade desses sistemas. Eu andava com um "mísero" Uno com pneus de bicicleta, onde subviragem era um modo de vida (mesmo assim, o animal ainda me mordeu um par de vezes, com sobreviragens súbitas)

                        Mas as fraquezas do Uno e os baixos limites do seu chassis, permitiu-me uma curva de aprendizagem bem mais acentuada sobre a máquina e como abordar a estrada, dependendo das condições.
                        Não quero generalizar, até porque um dos meus colegas da altura, também recém-encartado já andava ao volante de 911 e M5, até me ensinou umas lições valiosas (apesar de algumas ser só mesmo para o escafianço e brincadeira). Mas o background dele, com uns aninhos valentes em karts, teve como consequência um dominio nas "artes mágicas" da condução, muito acima do nível médio do condutor típico.

                        Comentário


                          #42
                          Segmento C (ou B recente); Fwd; <100cv; manutenção barata.
                          Dependendo do orçamento, Golf III/IV, Mégane I/II...

                          Comentário


                            #43
                            Eu aprendi numa Hiace dos anos 80 com uma batelada de kms, enorme folga na direcção e caixa cujo selector está no volante, para colocar a 3ª sem arranhar era preciso fazer um jeito especial, ainda demorei a apanhar o jeito da caixa mas dava-me um certo gozo conduzir aquele carro, que tanque.
                            O opel carroça b da escola de condução era bem pior e com uma direcção incrivelmente pesada, mais que a da hiace!

                            Quanto a essa Iveco novinha é peanuts comparada com estes dois, conduzo uma Daily de 93 e é muito boa de se conduzir, tem uma caixa melhor que muitos automoveis recentes e já passa dos 400 mil. O unico incomodo é o tamanho porque de resto sao impecaveis.

                            Comentário


                              #44


                              O que é velho... é novo

                              Comentário


                                #45
                                Eu tenho 19 anos e o que posso falar é da minha experiência. Comecei com um 306 1.4 que andava pouco mas para as 1º voltas desenrascava e depois os meus pais ofereceram-me um golf iv 1.9 tdi 90cv pois é confortável, seguro, consome pouco, ando o suficiente e é fiável por isso acho um carro perfeito para se começar, isto falando tendenciosamente claro pois sempre gostei bastante deste modelo desde miudo...

                                Mas temos de ver que o carro certo é bastante relativo, primeiro depende tudo da carteira e depois para que vai servir o carro, se fôr um jovem encartado no meu caso que precisa fazer valentes km todos os fds para ir e vir para a universidade o meu carro na minha opinião é perfeito dado ás minhas condições, agora se fôr para simplesmente andar dentro de uma cidade todos os dias já preferia outro tipo de carro.

                                Cumpz

                                Comentário


                                  #46
                                  Deviam era obrigar as pessoas a andar pelo menos uns 2 anos de scooter ou moto 125, pra depois quando andassem de carro, aprendessem a olhar em REDOR, e não só pra frente.

                                  Um carro ideal para aprender a conduzir é qualquer FWD sub 100cv. Eu tirei a carta no corsa B 1.7diesel, depois andava no A4 1.8tdi(98) e num Freelander. Acho é que um carro como um Focus ou mesmo um Fiesta é que não devia ser para primeiro carro....é que aquilo pede para ir brincar pras curvas lol.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    Compreendo isso, e se, provavelmente chegar a altura, farei exactamente a mesma coisa
                                    Mas daquilo que tenho visto, existe uma enorme falta de percepção entre recém-encartados do que é aquilo que têm entre mãos. Às vezes dá para uns sustos, não só como abordam o alcatrão, como tratam a máquina ou até como ajustam o banco no carro.

                                    Na altura que era recém-encartado, e vendo pelos meus colegas de faculdade (maior parte deles bastante melhor na vida do que eu), com carros novos ou carros bem acima do alcance da maioria da população, já naquela altura com múltiplos equipamentos de segurança activa, confiavam em demasia na capacidade desses sistemas. Eu andava com um "mísero" Uno com pneus de bicicleta, onde subviragem era um modo de vida (mesmo assim, o animal ainda me mordeu um par de vezes, com sobreviragens súbitas)

                                    Mas as fraquezas do Uno e os baixos limites do seu chassis, permitiu-me uma curva de aprendizagem bem mais acentuada sobre a máquina e como abordar a estrada, dependendo das condições.
                                    Não quero generalizar, até porque um dos meus colegas da altura, também recém-encartado já andava ao volante de 911 e M5, até me ensinou umas lições valiosas (apesar de algumas ser só mesmo para o escafianço e brincadeira). Mas o background dele, com uns aninhos valentes em karts, teve como consequência um dominio nas "artes mágicas" da condução, muito acima do nível médio do condutor típico.
                                    Vamos contextualizar a um presente mais recente.

                                    Porque afirmas que alguém aprende mais num uno do que num focus com 10 anos por exemplo, num 206 ou num golf 4? (para pegar nos carros do 1º post)

                                    O que faz alguém aprender a conduzir (apenas no domínio da máquina porque saber conduzir há muito mais) é um carro ser francamente mau? Eu acho que quanto mais potencial tiver o carro, maior será a aprendizagem pois permitirá atingir um nível superior, e quanto melhor o carro a um nível maior ele poderá ir. E para mim a questão é mesmo esta, prefiro que ele o faça num carro que seja certo e cujas reacções não sejam uma inconstante, dentro da insegurança inerente a uma condução agressiva.

                                    E claro, não é por teres muita habilidade num uno e já estares à vontade com ele que pegas numa carrinha bmw de 6 cilindros e a sabes conduzir bem. Eu sinceramente até acho que alguém que conduza muito bem um carro recente e potente quando pega numa chocolateira velha e fracota domina muito mais...

                                    Quanto muito um carro velho e de fácil manutenção pode trazer aprendizagem a nível de manutenção devido a 'manhas' truques, pequenas avarias que se sabem contornar e tal...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                      O meu pai aprendeu a conduzir num desses... Depois saltou para um Civic de 1975.

                                      Eu não me pronuncio quanto ao melhor carro para se aprender a conduzir, porque, por norma, gosto da ideia de começar com um carro velhinho sem qualquer tipo de ajudas... Esses sabem ensinar.

                                      Exactamente essa a ideia. Foi o meu caso também e hoje não quereria tê-lo feito de outra forma !

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                        Eu tenho 19 anos e o que posso falar é da minha experiência. Comecei com um 306 1.4 que andava pouco mas para as 1º voltas desenrascava e depois os meus pais ofereceram-me um golf iv 1.9 tdi 90cv pois é confortável, seguro, consome pouco, ando o suficiente e é fiável por isso acho um carro perfeito para se começar, isto falando tendenciosamente claro pois sempre gostei bastante deste modelo desde miudo...

                                        Mas temos de ver que o carro certo é bastante relativo, primeiro depende tudo da carteira e depois para que vai servir o carro, se fôr um jovem encartado no meu caso que precisa fazer valentes km todos os fds para ir e vir para a universidade o meu carro na minha opinião é perfeito dado ás minhas condições, agora se fôr para simplesmente andar dentro de uma cidade todos os dias já preferia outro tipo de carro.

                                        Cumpz


                                        Por acaso até acho que o primeiro carro nos deve deixar na estrada umas quantas vezes e ter vários defeitos. Mas concordo que deve ser o mais seguro possível

                                        Comentário


                                          #50
                                          Adoro estes tópicos.

                                          Mas vocês acham-se que por serem pais ou mais velhos que x pessoa ou filho, têm mais habilidade ou o quer que seja para conduzir carros mais potentes? Como se a idade ou experiência contasse para o quer que seja. Mas ainda há muita mente retrograda e depois vêem-se os putos a espetarem-se por os travões (dos chassos já todos a caírem de podre) terem partido miraculosamente.

                                          Cada um tem que ter aquilo que pode mediante aquilo que consegue conduzir.

                                          Conheço quem começou com carros de alta potencia, coisas de meter inveja a muita gente, e conheço quem começou com a primeira coisa que encontrou a 500 euros.

                                          A diferença entre estes foi apenas dinheiro e mentalidade. Até porque o que tinha o carro potente (neste caso) portava-se melhor que o que tinha o charuto, este que tinha que andar sempre a estica-las a fundo para chegar a onde quer que fosse.

                                          Eu conduzo hoje como da primeira vez que comecei a pegar em carros. Sempre na defensiva, com cuidado no que faço e atenção a tudo o que mereça a minha atenção.

                                          O que me assusta não é ouvir putos dizerem que querem ter um carro potente para primeiro carro... O que me assusta é ouvir como oiço muitos a dizer "assim que tiver carta lá vou eu comprar o meu turbo i.e, para papa-los todos ali na recta de Sacavém" Isto sim, é que é preciso ter cuidado.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            Este é mais um tópico que nasceu mal e para se endireitar vai ser o camandro.
                                            Parece que ultimamente qualquer tópico começa mal, tal é a animosidade dos participantes. O FAH está a tornar-se um sítio difícil, cheio de gente com muita vontade de se impor, sabe-se lá porquê...

                                            Comentário


                                              #52
                                              De forma idealista, seria o carro mais moderno possível, com os melhores sistemas de segurança (passiva e activa) disponíveis no mercado, para que os erros - naturais - dos jovens encartados não tivessem sequelas graves... ou pelo menos para diminuir a probabilidade de haver os tais problemas.

                                              De forma realista: qualquer carro (em bom estado), que seja fácil de sustentar e manter e, acima de tudo, cabecinha no sítio e não pensar que acidentes só acontecem aos outros!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Bem o meu primeiro carro foi o carro que os meus pais me puderam dar, um belo Fiat Uno 45s de 1988, herdado da minha irmã pois também tinha sido o primeiro carro dela.
                                                Carrinho 5 estrelas, muito económico, com pouca potência para não andar em grandes cavalgadas. Passado uns dois ou três anos troquei-o por um Alfa Romeo 33, com o dobro dos cavalos e já a dar para fazer umas brincadeiras, mas a experiência também já era outra.

                                                Quando tiver filhos faço a mesma coisa que os meus pais fizeram, compro consoante as minhas possibilidades, com preferência para um carro pequenino e pouco potente. Se tiver muito dinheiro não lhe vou comprar nenhum mitsubishi evo, scooby doo ou bmw m3 pois para tudo há uma idade certa. Se vocês repararem ninguém que tira carta de moto aos 18 anos pode conduzir mais que 250cc até aos 21 anos. O pessoal tem de ter 3 anos de carta para poder guiar mais que 250cc por uma questão de prática e maturidade...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                  Bem o meu primeiro carro foi o carro que os meus pais me puderam dar, um belo Fiat Uno 45s de 1988, herdado da minha irmã pois também tinha sido o primeiro carro dela.
                                                  Carrinho 5 estrelas, muito económico, com pouca potência para não andar em grandes cavalgadas. Passado uns dois ou três anos troquei-o por um Alfa Romeo 33, com o dobro dos cavalos e já a dar para fazer umas brincadeiras, mas a experiência também já era outra.

                                                  Quando tiver filhos faço a mesma coisa que os meus pais fizeram, compro consoante as minhas possibilidades, com preferência para um carro pequenino e pouco potente. Se tiver muito dinheiro não lhe vou comprar nenhum mitsubishi evo, scooby doo ou bmw m3 pois para tudo há uma idade certa. Se vocês repararem ninguém que tira carta de moto aos 18 anos pode conduzir mais que 250cc até aos 21 anos. O pessoal tem de ter 3 anos de carta para poder guiar mais que 250cc por uma questão de prática e maturidade...
                                                  Isso é neste país, ideologias diferentes não quer dizer que seja o mais correcto. Há países onde tiras a carta aos 16 anos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Acho que mais importante do que o tipo de carro, são as primeiras experiências de condução.
                                                    O que acontece, muitas vezes, é que os recém-encartados andam pouco de carro; assim, qualquer "escapadela" se torna num momento propício à adrenalina.
                                                    No outro dia, ouvi uma história que me deixou a pensar: uma colega minha, excelente condutora, disse-me que mal tirou a carta veio a conduzir desde o norte de França até Portugal. O pai, ao lado, ia-lhe dando dicas. Bem, foi tal a experiência de condução que apanhou que nunca sentiu aquele apelo de ir a 200 km/h aldeias fora... Simplesmente, conduzir tornou-se uma experiência de tranquilo prazer.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Acho fundamental definir-se o perfil do condutor porque se for homem ou mulher já cria diferenças. Também depende do extracto financeiro de cada um e até do gosto pessoal.

                                                      No entanto, tomando ponto de partida um português, independentemente do género, que tenha 1000€, e nem mais 1 cêntimo, para investir no seu 1º carro e com carta acabada de tirar dou as minhas sugestões para contribuir para a elaboração do top e sem ordem definida!


                                                      - Citroen Saxo 1.1i pela facilidade de utilização e dimensões contidas para facilitar as manobras.

                                                      - FIAT Punto ELX 1ª geração pelo espaço oferecido, manutenção barata e modernidade qb

                                                      - Peugeot 106 1.1 que é pequeno, gasta pouco, é leve e baixo pelo que agarra-se muito bem à estrada e guia-se "como um kart"!

                                                      - Opel Corsa B 1.2 Swing foi durante muito tempo um dos carros mais vendidos de Portugal, pelo que há bons negócios por aí. Um carro simpático, com um motor disponível em baixas e que se safa razoavelmente bem em AE e percursos maiores!

                                                      - Renault Clio 1.2 RT/Chipie/Oasis que é um carro bastante confortável, leve e baixo, muito fiável com pouco consumo mas algo molengão (óptimo!)

                                                      - Renault Twingo que, embora seja a pender para o feminino, oferece imenso espaço, interiores luminosos, é fiável, económico e é óptimo para se estar com a namorada devido aos encostos dos bancos da frente ficarem quase horizontais criando uma cama que juntamente com um tecto em lona...querem melhor para umas aventuras??

                                                      - VW Golf 3 que é espaçoso, resistente e um pouco mais confortável para longas tiradas desde a faculdade até às visitas de fim-de-semana a casa dos pais a centenas de Km's!

                                                      - Alfa Romeo 145 1.4 e porquê? Gasta muito e dá problemas, mas não será um excelente candidato a um automóvel de 5 lugares relativamente confortável, com espaço qb e com um belo gostinho desportivo do motor boxer de 1,4l e 90cv?



                                                      Mini's e R4's são para esquecer, a este preço não se encontra nenhum que "ande"!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Cá vai a minha lista:

                                                        1- o carro do amigo;
                                                        2- o carro do vizinho;
                                                        3- o carro do irmão;
                                                        4- o carro da namorada;
                                                        5- o carro da mãe;
                                                        6- o carro do pai;
                                                        7- o autocarro;

                                                        Só grandes máquinas portanto. -.-

                                                        EDIT: isto porque...eh pá...antes, um tipo tirava a carta. Herdava um carro sem AC, sem direcção assistida, sem espelhos eléctricos e dava para tudo e muito mais!
                                                        O recém-encartado, entenda-se: aquela criatura que provavelmente ainda subsiste às custas de outrem não se pode dar ao luxo de ser esquisito e escolher "o melhor carro para o recém encartado"! "Escolhe" o que houver! E vai ter que se convencer de que é o melhor para ele!
                                                        Editado pela última vez por MrBrown; 02 October 2011, 20:05.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Não acho que haja uma resposta que sirva para todos os casos, porque acima de tudo cada pessoa (e cada recém-encartado) é um caso individual.

                                                          No entanto, é inquestionável que o risco de acidentes nos primeiros anos é muito mais elevado, e as próprias companhias de seguros reflectem isso.

                                                          Por mais voltas que se dê, ninguém nasce ensinado, da mesma forma que nem todas as pessoas nascem com as mesmas aptidões específicas.

                                                          O recém-encartado que tem muito jeito para a coisa, mas que por se sentir muito à-vontade arrisca muito é frequentemente pior do que aquele que não arrisca por falta de confiança.

                                                          Isso leva-me a analisar esta resposta como exemplo:

                                                          Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                          Acham mesmo isso?

                                                          Bem eu a um filho meu a principal preocupação seria dar-lhe o carro mais seguro possível. Não só as estrelinhas, mas como a estabilidade, travagem etc...

                                                          Preferia o meu filho a andar a 180 na AE (porque já sei que ele vai andar à velocidade que entender e tenho de estar preparado para isso) num polo xpto que 160 ou 170 num ax ou saxo...
                                                          Este princípio é errado na minha forma pessoal de ver as coisas.

                                                          Aqui assume-se logo que vai andar a 180 km/h em AE, e tenta-se estar preparado para isso.

                                                          Ora, isso não existe!
                                                          Um acidente a 180 km/h já tem as suas consequências mais dependentes da sorte do que da tecnologia.
                                                          Se o carro atravessa o separador e entra na faixa contrária, serve mais "o santo" do que qualquer tecnologia que o carro tenha para tentar minimizar um impacto frontal com 250 km/h de diferença.

                                                          Se o carro se atravessar a 180 km/h, as probabilidades de se endireitar novamente sozinho e de não capotar/bater em nada são muito reduzidas, mesmo nas mãos de quem efectivamente sabe muito.


                                                          Por isso eu olho para a frase que citei e inverto o princípio:

                                                          - Em vez de dar a um filho meu um carro onde ele se sinta à vontade a 180 km/h, prefiro dar-lhe um onde ele tenha medo de se aproximar dessa velocidade.

                                                          O carro não tem obrigatoriamente de ser perigoso, basta transmitir uma sensação de que se vai mesmo depressa.

                                                          Quando tirei a carta tive carros que (na altura) não eram maus, mas numa época onde o ABS e afins eram coisa de carros executivos.

                                                          Eu fui sempre arriscando, tendo o carro como um cão que de vez em quando me rosnava.
                                                          Fiquei atravessado algumas vezes, fiquei pálido muitas outras, mas isto sempre se passou a velocidades relativamente baixas.

                                                          É preferível aprender que o carro em piso molhado pode sair debaixo do rabo com facilidade a 40 km/h num carro despido do que a 120 km/h depois do ESP já não ter conseguido cumprir a sua função.

                                                          No primeiro caso pode ficar a frente amarrotada ou um eixo todo torcido. No segundo pode estar um carro com o tejadilho a servir de rodas.

                                                          Tendo carta há 20 anos e deixado de contar já há algum tempo as centenas de milhares de km percorridos, continuo a achar que a carta de condução deveria sempre ter uma componente de conduzir o carro em más condições provocadas (como se faz em eventos nos autódromos em piso molhado, sem rodas atrás, etc).

                                                          A esmagadora maioria das pessoas não faz ideia de como o carro pode 'sair debaixo do rabo', e descobrem-no na estrada com sustos ou com acidentes.

                                                          Como pai, sou da opinião de que os pais devem procurar ensinar aos filhos formas de evitar bater com a cabeça na parede, não é meter almofadas para baterem à vontade.
                                                          Embora diga isto no sentido figurado, aqui até tem uma aplicação literal.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Rca, isso não tem lógica alguma. Não é por um carro transmitir mais ou menos segurança que a pessoa vai ou não andar a abrir num carro. Por isso, continua sempre a ser preferível dar um carro minimamente decente do que uma porra qualquer que caso se estique e tenha azar, o final seja mais triste.

                                                            Claro que temos que mostrar as coisas como elas são, mas essa técnica de transmitir insegurança não ensina ninguém.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Uma Skoda Octavia break greenline!!!!!








                                                              O quê? Para este caso não? Então não é a melhor para tudo? Ai não, pronto!

                                                              Então,................. o carro do pai!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X