Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Breve incursão nos familiares médios de marcas generalistas ou low cost

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Também temos de tentar analisar o percurso da Skoda na última década (ou talvez mais um pouco).

    Eu recordo-me de ter tido contacto com a Skoda Felicia (andar numa), e aquilo na altura era francamente mau.
    Um Seat era claramente mais interessante (na época), e aí sentia-se efectivamente o produto low-cost.

    Já uns anos depois, andei num Fabia a gasolina, e já me pareceu um produto bastante mais "honesto".

    Ou seja, se o último contacto que uma pessoa teve com um Skoda se ficar pelo Felicia, a impressão de 'low-cost' fica lá bem gravada.


    No entanto, e não tendo eu nenhum 'fetiche' com o grupo VW, tiro o chapéu ao que conseguiram fazer na última década e meia (pelo menos), de um modo quase transversal às marcas que tirou 'lá do fundo'.

    Sabendo que a Europa respeita (de um modo geral) bastante o produto alemão, eles conseguiram criar várias vertentes dessa mesma imagem, e para diversas bolsas.

    Vão chover já canivetes nesta direcção, mas a realidade é que a Skoda com um grupo Fiat por trás não teria a mesma aceitação, mesmo que o produto até fosse melhor.
    Mas não tenhas duvidas!

    O grupo Fiat só "agora" é que está a acordar para a vida! O 500, os produtos da alfa estão a fazer toda a diferença, mas existe muito trabalho ainda pela frente.

    Se bem que acho que nunca conseguirão atingir a "fama" (merecida ou não) do grupo VW...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Honestamente, há 3/4 anos eu participava muito mais neste fórum, e se há coisa que não tenho grande memória é da Skoda reunir muitos simpatizantes nessa altura.

      O apelo da Skoda é relativamente fácil de entender, especialmente se considerarmos o lugar que a VW ocupa em vendas na Europa e em Portugal.

      A Skoda apresenta-se hoje como a "escolha acertada" em tempos de crise (utilizando a tão conhecida expressão PROTESTE) de escolher um VW.


      Quanto aos "teus números", se tivesses posto as vendas de alguns países importantíssimos na Europa, bem como o alargamento do enquadramento dessa análise, o resultado era um bocado diferente.

      Basta olhar para o enquadramento (em segmento) onde estes números da Alemanha o colocam, para perceber que está a lutar com coisas que cá praticamente nem têm expressão de vendas.

      Tens toda a razão, até porque há 3/4 anos nem eu andava cá!

      Falo em 2009, quando o Octavia sofreu o restyling e começou a ter alguma notoriedade.

      Em relação aos números, não são os "meus" números, isto foi tirado literalmente do link q pus abaixo, sem tirar nem pôr, só deixei o texto de fora. As vendas correspondem obviamente ao segmento C compacto, ou se quisermos a um segmento "híbrido" C/D.

      Obviamente q o formato 3 volumes/2 volumes e meio ou como o queiram chamar não é muito popular na Europa, logo o Octavia é um carro q per si nunca poderá competir em vendas com um Golf, Megane ou Astra por melhor q fosse.

      Aliás, nestes tops de vendas o Octavia vem sempre catalogado como compacto e nunca vem ao lado do Golf, Astra, etc. Não fui eu q o cataloguei assim.

      Mas também é verdade q para um carro q tem quase 8 anos é obra q o ano passado tenha vendido quase 180 000 mil carros enquanto o melhor da concorrência (obviamente q aceito q há ali modelos q realmente não se sabe onde se devem meter em termos de segmento) nem aos 50 000 chegou.

      Em relação aos mercados acho q só falta ali a Itália e a Inglaterra, mas tendo em conta q o mês passado a Skoda bateu o seu recorde de sempre de vendas em Inglaterra ultrapassando as 7000 unidades vendidas, tendo inclusive ultrapassado a Fiat, e tendo o Octavia vendido 2800 unidades, creio q também andará nos primeiros lugares dentro dos compactos.

      Em relação a Itália a Skoda não tem expressão nenhuma.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Também temos de tentar analisar o percurso da Skoda na última década (ou talvez mais um pouco).

        Eu recordo-me de ter tido contacto com a Skoda Felicia (andar numa), e aquilo na altura era francamente mau.
        Um Seat era claramente mais interessante (na época), e aí sentia-se efectivamente o produto low-cost.

        Já uns anos depois, andei num Fabia a gasolina, e já me pareceu um produto bastante mais "honesto".

        Ou seja, se o último contacto que uma pessoa teve com um Skoda se ficar pelo Felicia, a impressão de 'low-cost' fica lá bem gravada.


        No entanto, e não tendo eu nenhum 'fetiche' com o grupo VW, tiro o chapéu ao que conseguiram fazer na última década e meia (pelo menos), de um modo quase transversal às marcas que tirou 'lá do fundo'.

        Sabendo que a Europa respeita (de um modo geral) bastante o produto alemão, eles conseguiram criar várias vertentes dessa mesma imagem, e para diversas bolsas.

        Vão chover já canivetes nesta direcção, mas a realidade é que a Skoda com um grupo Fiat por trás não teria a mesma aceitação, mesmo que o produto até fosse melhor.

        Isto é a total realidade.
        Para mim o Octavia é um bom carro. Mas apenas porque tem uma qualidade geral boa. Contra si tem um estilo ultrapassado, e alguns pormenores "simples e banais demais" para meu gosto.
        Assim sendo, preferia um Cruze, que peca igualmente por não dispor de algumas soluções mais avançadas.
        Com tudo, Cruze ou Octavia são óptimas opções para estes tempos de austeridade.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
          Isto é a total realidade.
          Para mim o Octavia é um bom carro. Mas apenas porque tem uma qualidade geral boa. Contra si tem um estilo ultrapassado, e alguns pormenores "simples e banais demais" para meu gosto.
          Assim sendo, preferia um Cruze, que peca igualmente por não dispor de algumas soluções mais avançadas.
          Com tudo, Cruze ou Octavia são óptimas opções para estes tempos de austeridade.

          São pontos e vista! Eu acho Cruze algo "foleiro" e de aspecto mais rafeiro que o Octávia!

          Mas concordo que tem uma abordagem interior mais jovial que o Octávia
          Editado pela última vez por REDLINER; 18 October 2011, 21:42.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
            São pontos e vista! Eu acho Ccruze algo "foleiro" e de aspecto mais rafeiro que o Octávia!

            Mas concordo que tem uma abordagem interior mais jovial que o Octávia
            Sim, o Cruze não tem a qualidade do Octavia por exemplo. Mas oferece um estilo bonito, com soluções estilisticas mais avançadas (exteriomente/interiormente) e uma qualidade mediana.
            São opções...gostos...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
              São pontos e vista! Eu acho Ccruze algo "foleiro" e de aspecto mais rafeiro que o Octávia!

              Mas concordo que tem uma abordagem interior mais jovial que o Octávia
              E eu concordo contigo !

              É precisamente o ar simples mas bom e despretencioso do Octavia e restantes Skoda que me cativam.

              Todos os skoda invariavelmente são dos mais espaçosos dos seus segmentos tanto espaço para pessoas como para passageiros, acho um optimo cartão de visita.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                Segundo a informação que vi num site onde fazem medições (se estiverem certas):

                Atrás:
                S - 76 cm
                Superb carrinha - 83 cm
                S longo - 86 cm

                Esse comprimento atrás (penso que o assento dos bancos tb é mais curto o que ajuda nisso) é um dos pontos fortes da Superb.
                Na largura a coisa muda de figura, onde por exemplo uma C5, Passat ou Mondeo têm uma largura superior.
                Que site é ?

                Comentário


                  #98
                  Eu também acho o Skoda Superb muito interessante para o preço que tem mas não entrem pelos exageros.

                  Escrever Skoda Superb e Mercedes S-class na mesma frase devia dar punição. É que só que nunca esteve no classe S pode achar que o Superb é mais espaçoso.

                  Em cada topic que se fala do Superb o seu espaço interior aumenta. Quando saiu era o melhor do seu segmento. Depois começou a ser melhor que o segmento superior. Agora já é mais espaçoso que um classe S. Daqui a 3 topics já o Skoda Superb têm mais espaço que os iates do Abramovich.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                    Eu também acho o Skoda Superb muito interessante para o preço que tem mas não entrem pelos exageros.

                    Escrever Skoda Superb e Mercedes S-class na mesma frase devia dar punição. É que só que nunca esteve no classe S pode achar que o Superb é mais espaçoso.

                    Em cada topic que se fala do Superb o seu espaço interior aumenta. Quando saiu era o melhor do seu segmento. Depois começou a ser melhor que o segmento superior. Agora já é mais espaçoso que um classe S. Daqui a 3 topics já o Skoda Superb têm mais espaço que os iates do Abramovich.


                    Falava-se de espaço para as pernas.

                    De qualquer forma já estive dentro tanto de um Actual S como de um Superb, como de um S anterior longo, mas como não foram todos no mesmo dia não me posso pronunciar com rigor.

                    Para avaliar o espaço atrás, habitualmente regulo o lugar do condutor para a minha posição de condução e depois vou-me sentar atrás e vejo como é que me sinto. Encosto o rabo atrás e vejo a distância aos bancos da frente.

                    Fiz este teste rudimentar no Superb, Mondeo, Focus, Focus C-max, Espace, etc. no mesmo dia e neste parâmetro o Superb é excelente.

                    Tu conheces (já tiveste) num Superb e num mercedes S ?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                      São pontos e vista! Eu acho Cruze algo "foleiro" e de aspecto mais rafeiro que o Octávia!

                      Mas concordo que tem uma abordagem interior mais jovial que o Octávia
                      Concordo.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                        Eu também acho o Skoda Superb muito interessante para o preço que tem mas não entrem pelos exageros.
                        Quem é que entrou? Não li aqui nada disso.

                        Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                        Escrever Skoda Superb e Mercedes S-class na mesma frase devia dar punição. É que só que nunca esteve no classe S pode achar que o Superb é mais espaçoso.
                        Punição? WOW... Contigo as medidas de austeridade seriam à Hóme!

                        Como referi atrás convivo regularmente com um classe S e reitero que o espaço atrás é inferior ao oferecido pela Superb.


                        E agora?! Qual é a punição?!


                        Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                        Em cada topic que se fala do Superb o seu espaço interior aumenta. Quando saiu era o melhor do seu segmento. Depois começou a ser melhor que o segmento superior. Agora já é mais espaçoso que um classe S. Daqui a 3 topics já o Skoda Superb têm mais espaço que os iates do Abramovich.
                        Acertaste em tudo... Agora a história dos iates... Tens aí as medidas para compararmos? É que se virmos bem... se calhar...

                        Comentário


                          os conceitos de low-cost e premium são muito dificeis de explicar dentro do grupo VW,
                          se pegarem por exemplo no segmento C, com motores 2.0 tdi de 140cv
                          um Audi a3 sportback bem equipado, (xenon, cruise control, sensores estacionamento - pack de oferta actualmente)
                          custa à volta dos 30.000€
                          quando custa um golf 2.0 tdi confortline/highline ?
                          quando custa um skoda octavia 2.0 tdi sportline ?
                          quanto custa um leon 2.0 tdi fr / style ?

                          diria que entre estas 4 opções a diferença entre o mais caro e o mais barato não ultrapassa os 1.000€

                          será que mais um ou outro pormenor no equipamento faz pender a balança para uma ou outra marca ?
                          ou o design, e o preço são os 2 factores essenciais na escolha ?
                          Editado pela última vez por Ccorreia; 19 October 2011, 13:03.

                          Comentário


                            acho que dentro da gama skoda, para mim,
                            a melhor opção em todos os aspectos (estetica, equipamento, preço, espaço, motor, etc)
                            é sem sombra de dúvida a carrinha skoda superb (até a preferia a uma carrinha passat)
                            era o unico modelo que gostaria de ter da gama skoda
                            (tambem acho alguma graça ao yeti, mas, não passa disso)

                            Comentário


                              Eu por acaso nunca achei piada ao fabia nem ao (como diria um amigo meu) Super-B... e então o Super-B nesta ultima versão, não gosto mesmo nada.

                              Falando apenas da estética claro.

                              Deixava o Super-B no stand e traria o octavia provavelmente.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                Segundo a informação que vi num site onde fazem medições (se estiverem certas):

                                Atrás:
                                S - 76 cm
                                Superb carrinha - 83 cm
                                S longo - 86 cm

                                Esse comprimento atrás (penso que o assento dos bancos tb é mais curto o que ajuda nisso) é um dos pontos fortes da Superb.
                                Na largura a coisa muda de figura, onde por exemplo uma C5, Passat ou Mondeo têm uma largura superior.
                                Já descobri quem faz estas medições.

                                O critério é interessante, regulam o banco da frente de forma a que fique com 100 cm de comprimento e depois medem a distância entre as costas do banco de trás e o da frente.

                                Só a titulo de curiosidade o meu Outlander que às vezes refiro como muito espaçoso tem 77 cm, ou seja mais que a generalidade dos segmentos D e até que os E.

                                A referencial carrinha Passat tem 74 cm, o mesmo que uma carrinha serie 5 ou uma mercedes E.

                                Uma carrinha A6 tem 76

                                Comentário


                                  Chutas o site, sff?

                                  Já agora... fiquei curioso... Quero ver o que vale o XC que, confesso, não me parece que, sem comprometer não será referencial.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                    os conceitos de low-cost e premium são muito dificeis de explicar dentro do grupo VW,
                                    se pegarem por exemplo no segmento C, com motores 2.0 tdi de 140cv
                                    um Audi a3 sportback bem equipado, (xenon, cruise control, sensores estacionamento - pack de oferta actualmente)
                                    custa à volta dos 30.000€
                                    quando custa um golf 2.0 tdi confortline/highline ?
                                    quando custa um skoda octavia 2.0 tdi sportline ?
                                    quanto custa um leon 2.0 tdi fr / style ?

                                    diria que entre estas 4 opções a diferença entre o mais caro e o mais barato não ultrapassa os 1.000€

                                    será que mais um ou outro pormenor no equipamento faz pender a balança para uma ou outra marca ?
                                    ou o design, e o preço são os 2 factores essenciais na escolha ?
                                    Não me parece que estejas correcto.

                                    Pelo menos, em 2007, qd pesquisei este segmento de mercado, vi os preços do A3 sport 170cv, Golf V Highline 170cvs e o Leon FR.

                                    E mantinha-se o escalonamento "hierarquico", ou seja, o Audi (ate era o 3 portas) rondava os 38K/39K (e com uma sombra do equipamento do Leon...), o Golf rondava os 36K (o mesmo comentário em relação ao equipamento) e o Leon FR tive propostas entre os 30K e os 31K.

                                    POrtanto, pelo menos em 2007, as diferenças afloravam os 8000/9000 euros.

                                    Comentário


                                      Dos ultimos 3 carros que tive, 2 foram Skoda e posso dizer que superaram as minhas espectativas.
                                      Tirando alguns pormenores (por exemplo a pega da porta da bagageira ser uma "tira" em borracha ou o corte da ignição deixar as escovas limpa vidros a meio caminho e alguns pkásticos, isto comparado com o Golf V) acho que não fica a dever nada aos carros do segmento aonde se inserem.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                        Dos ultimos 3 carros que tive, 2 foram Skoda e posso dizer que superaram as minhas espectativas.
                                        Tirando alguns pormenores (por exemplo a pega da porta da bagageira ser uma "tira" em borracha ou o corte da ignição deixar as escovas limpa vidros a meio caminho e alguns pkásticos, isto comparado com o Golf V) acho que não fica a dever nada aos carros do segmento aonde se inserem.
                                        Gosto muito do Yeti! Estranho não se verem mais...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                          Gosto muito do Yeti! Estranho não se verem mais...
                                          Estás a ficar um Suvaolico

                                          Isto ao inicio estranha-se mas depois entranha-se

                                          O site é o km77 e o teu XC60 tem 70 cm segundo os dados deles.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Gosto muito do Yeti! Estranho não se verem mais...
                                            Uma das coisas que mais gosto nele é o espaço interior, superior ao do Octávia!

                                            E quanto a verem-se poucos, ainda bem (pelo menos andam todos a comprar a "anedota" da Nissan)!
                                            Editado pela última vez por PSerra; 19 October 2011, 16:04.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Estás a ficar um Suvaolico

                                              Isto ao inicio estranha-se mas depois entranha-se

                                              O site é o km77 e o teu XC60 tem 70 cm segundo os dados deles.
                                              Nãããã... nada disso.

                                              Acho piada às linhas quadradonas e ao desenho da dianteira, da lhe um ar ruffffffffffffffffffff

                                              Em relação aos 70cm... já estava à espera, acho que até o Leon tinha mais espaço (atenção que o Leon, tinha muito espaço atras).

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                Uma das coisas que mais gosto nele é o espaço interior, superior ao do Octávia!
                                                Ainda não tive o prazer de entrar num...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                  Ainda não tive o prazer de entrar num...
                                                  Quando puderes vai ver.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                                    Eu também acho o Skoda Superb muito interessante para o preço que tem mas não entrem pelos exageros.

                                                    Escrever Skoda Superb e Mercedes S-class na mesma frase devia dar punição. É que só que nunca esteve no classe S pode achar que o Superb é mais espaçoso.

                                                    Em cada topic que se fala do Superb o seu espaço interior aumenta. Quando saiu era o melhor do seu segmento. Depois começou a ser melhor que o segmento superior. Agora já é mais espaçoso que um classe S. Daqui a 3 topics já o Skoda Superb têm mais espaço que os iates do Abramovich.

                                                    Mesmo dispensando entrar num Mercedes S, só mesmo quem nunca se sentou no banco traseiro de um(a) Superb pode ter este discurso.

                                                    Espaço para pernas no banco traseiro bate TODAS as carrinhas do mercado.

                                                    Ok, dou como óbvio que a largura não é das mais abonadas, mas chega perfeitamente para irem à vontade 5 pessoas. Porque compensa com o espaço para as pernas. E a altura também é muito boa.

                                                    E mala só mesmo a Mercedes E a bate com os seus fantásticos 695l contra os 633 da Superb.
                                                    Editado pela última vez por asjesus; 19 October 2011, 16:09.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                      Não me parece que estejas correcto.

                                                      Pelo menos, em 2007, qd pesquisei este segmento de mercado, vi os preços do A3 sport 170cv, Golf V Highline 170cvs e o Leon FR.

                                                      E mantinha-se o escalonamento "hierarquico", ou seja, o Audi (ate era o 3 portas) rondava os 38K/39K (e com uma sombra do equipamento do Leon...), o Golf rondava os 36K (o mesmo comentário em relação ao equipamento) e o Leon FR tive propostas entre os 30K e os 31K.

                                                      POrtanto, pelo menos em 2007, as diferenças afloravam os 8000/9000 euros.
                                                      em 2007 a audi penso que não faria descontos de quase 10% num a3 sportback e ainda oferece pack de equipamento
                                                      o golf e o skoda centram a sua gama nos 1.6tdi (acho eu), pelo que devem ter menos margem de manobra nos 2.0
                                                      e a seat lançou agora o fr 2.0 140 cv com um preço de combate a rondar os 30.000€, e cheio de equipamenento, gps, xenon, etc

                                                      mas em carro ditos equivalentes (plataformas e motores), as diferenças de preço não são muito grandes entre os "premium e os low-cost"

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                        em 2007 a audi penso que não faria descontos de quase 10% num a3 sportback e ainda oferece pack de equipamento
                                                        o golf e o skoda centram a sua gama nos 1.6tdi (acho eu), pelo que devem ter menos margem de manobra nos 2.0
                                                        e a seat lançou agora o fr 2.0 140 cv com um preço de combate a rondar os 30.000€, e cheio de equipamenento, gps, xenon, etc

                                                        mas em carro ditos equivalentes (plataformas e motores), as diferenças de preço não são muito grandes entre os "premium e os low-cost"
                                                        Não é verdade. A diferença não é só 1000€ como referes... Pode ter sido atenuada pelo facto de, por exemplo, o A3 ser quase "geriátrico" (apesar de continuar a ser um excelente automovel)... mas por 1000€ de diferença, a SKODA e a SEAT teriam vendas residuais, como é óbvio no mercado REAL. O FAHO não é a imagem do mercado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                          Mesmo dispensando entrar num Mercedes S, só mesmo quem nunca se sentou no banco traseiro de um(a) Superb pode ter este discurso.

                                                          Espaço para pernas no banco traseiro bate TODAS as carrinhas do mercado.
                                                          Nem mais.

                                                          Eu quando fui ver a Superb, já sabia que era a referencia da classe, e mesmo assim consegui ficar de boca aberta.

                                                          Com 1,90 de altura que tenho, é o único automovel em que sentei o "dito cujo" e que consegui, com uma normalidade fora do comum, cruzar as pernas.

                                                          Só vendo, acreditem!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Já descobri quem faz estas medições.

                                                            O critério é interessante, regulam o banco da frente de forma a que fique com 100 cm de comprimento e depois medem a distância entre as costas do banco de trás e o da frente.

                                                            Só a titulo de curiosidade o meu Outlander que às vezes refiro como muito espaçoso tem 77 cm, ou seja mais que a generalidade dos segmentos D e até que os E.

                                                            A referencial carrinha Passat tem 74 cm, o mesmo que uma carrinha serie 5 ou uma mercedes E.

                                                            Uma carrinha A6 tem 76
                                                            Sim, o site é o KM77.
                                                            Têm lá uma base de dados...esperemos que a fita "trabalhe" sempre bem e não haja ali enganos....

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                              Nem mais.

                                                              Eu quando fui ver a Superb, já sabia que era a referencia da classe, e mesmo assim consegui ficar de boca aberta.

                                                              Com 1,90 de altura que tenho, é o único automovel em que sentei o "dito cujo" e que consegui, com uma normalidade fora do comum, cruzar as pernas.

                                                              Só vendo, acreditem!
                                                              Com 1,90 vai-se mal na generalidade dos carros atrás.

                                                              Eu com apenas 1,77 já acho isso (embora seja muito raro andar atrás, com excepção de taxis), com a tua altura em muitos carros terás que ir meio de lado para não tocares com os joelhos no banco da frente.

                                                              Se não me engano no sector automóvel o percentil 95 é 1,85 (ou seja 95% por cento da população está abaixo de 1,85 mts).

                                                              Tenho a sensação que a partir daí a população não é muito tida em conta.

                                                              A pessoa mais alta que conheço, tem 2,05 conduz um Opel Zafira.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X