Na minha opinião o CTR seria um erro. O NMiguel quer um carro para passear e um cabrio acaba por dar um gozo 10x superior a um carro fechado. Para além disso a tracção traseira apesar de mais arriscado (subjectivo) acaba por dar um gozo muito maior do que um fwd.
O CTR acredito que seja rápido e tenha um motor porreiro mas falta-lhe qualquer coisa..
Faltar nao falta...Tem é chapa a mais por cima da cabeça!
Na minha opinião o CTR seria um erro. O NMiguel quer um carro para passear e um cabrio acaba por dar um gozo 10x superior a um carro fechado. Para além disso a tracção traseira apesar de mais arriscado (subjectivo) acaba por dar um gozo muito maior do que um fwd.
O CTR acredito que seja rápido e tenha um motor porreiro mas falta-lhe qualquer coisa..
Como vi no titulo a menção a 1 Mini, supos que tb tivesse a considerar carros fechados.
Quanto ao gozo, sinceramente ao longo dos anos tenho assistido a relatos de pessoas proximas que mais cedo ou mais tarde, os tudo a trás dão mal resultado.
Contudo a minha opinião vale o que vale, o que interessa é que o user fique contente com a escolha final.
Para além disso a tracção traseira apesar de mais arriscado (subjectivo) acaba por dar um gozo muito maior do que um fwd.
Eu sou daqueles que sentem dificuldade em entender qual o gozo de um rwd quando se pode ter um fwd tão ou mais eficaz... faz-me um pouco de confusão ler (quase) sempre opiniões a dizerem que rwd é que é e tal... mas como eu não sou nenhum Vettel, também não tenho o hábito de andar por aí nas estradas no limite, tentando decifrar qual a vantagem que têm os ditos rwd, além da óbvia vantagem no arranque...
Por isso é com satisfação que leio e corroboro opiniões como a que o Cbf deixou... no entanto parece-me pouco relevante apontar isso quando o NMiguel já revelou que tem uma paixão por porsches e cabrios...
Edit: Após ler o último post do Cbf, devo reportar que também eu já fui uma "vítima" de um rwd, tendo ido parar a um campo devido a essa caraterística do bólide em que seguia, daí não ter muita boa impressão dos ditos...
Editado pela última vez por Seppuku; 29 April 2013, 13:40.
Acho que quando a malta diz que prefere os RWD é mais por uma questão de gozo de condução, pois permite mais facilmente uma saídinha de traseira...mas depois nas mão de pessoas erradas pode ser de facto mais complicado, ainda mais quando estamos a falar de carros com alguma potência e puristas, ie, sem ajudas!
Estou à vontade para falar do CTR vs. MX5...aliás já o fiz várias vezes pelo fórum. Tenho o 2º, e tive o 1º durante 3 anos.
E...epá, não tem nada a ver Claro que cada um lá saberá e gosta do que gosta, pelo que nem vou entrar nessa discussão...mas basta ler o que o NMiguel tem escrito pelo fórum (neste e noutros tópicos) e conhecendo-o um pouco, para dizer que para ele é uma péssima opção o CTR.
É o mesmo que dizer que um CTR é melhor que um S2000. Para mim nunca será, e não é pela potência, que é muito redutor.
Fiz alguns trajectos iguais com um e outro para perceber as vantagens e sempre disse uma coisa (fi-lo na 1ª vez que experimentei esse trajecto com o MX5) - no CTR é mais fácil e mais rápido de o fazer...no MX5 chega-se mais suado e "apertado" , mas com um sorriso bem maior
Eu não tenho dúvida nenhuma, para mim e para o NMiguel, entre o CTR e o MX5 é melhor o MX5. Agora metendo outros na disputa, como um S2000 ou um Boxster S, as coisas mudam.
Acho que quando a malta diz que prefere os RWD é mais por uma questão de gozo de condução, pois permite mais facilmente uma saídinha de traseira...mas depois nas mão de pessoas erradas pode ser de facto mais complicado, ainda mais quando estamos a falar de carros com alguma potência e puristas, ie, sem ajudas!
Claro que pode sempre acontecer, e sendo estes sem ajudas electrónicas é necessário conduzir com algum cuidado - mas isso não deve acontecer sempre em qualquer carro?
O MX5 também não é nenhum bicho e não se vira à 1ª curva (aliás, os sustos que já apanhei são normalmente em rectas - piso molhado e polido com muita aceleração e a traseira quer chegar primeiro que a frente ). Não sou nenhum Vettel, longe disso...mas também não me armo...e tendo o carro há 5 anos, nunca aconteceu (bater 3x na madeira)
Claro que pode sempre acontecer, e sendo estes sem ajudas electrónicas é necessário conduzir com algum cuidado - mas isso não deve acontecer sempre em qualquer carro?
O MX5 também não é nenhum bicho e não se vira à 1ª curva (aliás, os sustos que já apanhei são normalmente em rectas - piso molhado e polido com muita aceleração e a traseira quer chegar primeiro que a frente ). Não sou nenhum Vettel, longe disso...mas também não me armo...e tendo o carro há 5 anos, nunca aconteceu (bater 3x na madeira)
+1
O único "susto" que tive com o MX-5 nem foi em condução empenhada numa estrada de curvas. Foi na saída do garrafão da ponte 25 de Abril, num dia de chuva, a acelerar praí a 75% em 4ª, enquando mudava da faixa da esquerda (com o gradeamento) para a do meio (em alcatrão). Houve uma ligeira saída de traseira inesperada, mas nem sequer cheguei a sair da minha faixa. Basicamente o carro endireitou-se sozinho...
Editado pela última vez por Zar; 03 May 2013, 09:12.
No inicio do tópico, já de data atrasada, ponderei alguns carros diferentes.
Mas com os test-drives, com a experiência e procura por estes carros fui-me chegando aos roadsters.
E é nessa base que procuro. Até posso ter sustos, espero que não, mas é o que pretendo.
Não por serem RWD, pois até considero o Barchetta, mas pelo conceito, pela posição de condução, pela envolvente.
Agradeço todas as opiniões, e concordo com muitas delas, mas o prazer que pessoalmente sinto num roadster é diferentes que num ctr por exemplo. E sou fã da marca. Gosto bastante do CTR, mas para agora não pondero. Talvez daqui por uns tempos .
Eu sou daqueles que sentem dificuldade em entender qual o gozo de um rwd quando se pode ter um fwd tão ou mais eficaz... faz-me um pouco de confusão ler (quase) sempre opiniões a dizerem que rwd é que é e tal... mas como eu não sou nenhum Vettel, também não tenho o hábito de andar por aí nas estradas no limite, tentando decifrar qual a vantagem que têm os ditos rwd, além da óbvia vantagem no arranque...
Por isso é com satisfação que leio e corroboro opiniões como a que o Cbf deixou... no entanto parece-me pouco relevante apontar isso quando o NMiguel já revelou que tem uma paixão por porsches e cabrios...
Edit: Após ler o último post do Cbf, devo reportar que também eu já fui uma "vítima" de um rwd, tendo ido parar a um campo devido a essa caraterística do bólide em que seguia, daí não ter muita boa impressão dos ditos...
Mas eu não falava a nível de eficácia. Eu tenho a certeza que sou mais rápido num FWD (p. ex Megane Rs) do que num RWD (p. ex Honda S2000). Mas como não sou nenhum piloto o gozo que retiro do S2000 é superior ao do Megane. Não consigo explicar mas sente-se . E depois de vez em quando uns donuts que quando se compra um rwd potente não se consegue resistir bem como umas rotundas mais rápidas
Mas eu não falava a nível de eficácia. Eu tenho a certeza que sou mais rápido num FWD (p. ex Megane Rs) do que num RWD (p. ex Honda S2000). Mas como não sou nenhum piloto o gozo que retiro do S2000 é superior ao do Megane. Não consigo explicar mas sente-se . E depois de vez em quando uns donuts que quando se compra um rwd potente não se consegue resistir bem como umas rotundas mais rápidas
Tu és malandro Ai uns donuts...E umas rotundas rápidas...
Já ando em brincadeiras com RWD's há anos e até hoje nunca apanhei um susto na estrada. ESP on
No ano passado apanhei um sustinho numa estrada de terra batida de acesso à praia. ESP off
Mesmo com o ESP ligado passo a vida a atravessar o carro especialmente em rotundas. O único problema é quando olho para o pneu traseiro do lado direito e vejo que está a desaparecer mais depressa que o esquerdo.
NMiguel, não consideras o Z4? É que para mim é o melhor.
Mas eu não falava a nível de eficácia. Eu tenho a certeza que sou mais rápido num FWD (p. ex Megane Rs) do que num RWD (p. ex Honda S2000). Mas como não sou nenhum piloto o gozo que retiro do S2000 é superior ao do Megane. Não consigo explicar mas sente-se . E depois de vez em quando uns donuts que quando se compra um rwd potente não se consegue resistir bem como umas rotundas mais rápidas
A questão é esta mesmo...vamos concretizar - um troço antigo do Rally de Portugal, a Lagoa Azul
Não tenho dúvida que com o CTR fi-la bem rápido e de facto era relativamente fácil de o fazer, o carro é certinho, tirando o pé nas curvas mais enroladas da descida ainda ajuda bem com a traseira, o motor berra por ali acima nas subidas...quando foge é de frente e basta aliviar o pé ou em apuro dar um toque mais forte no travão e "aliviar" o volante.
Mas com o MX5 é bem mais divertido, o feedback dos comandos e das sensações é mais directo (só a direcção que no CTR é electrica e pouco interactiva, estraga muito), o carro dá mais luta Dos momentos mais divertidos de condução que já tive foi no autodromo com o mx5 a varrer as curvas interiores...e quando se entra bem, faz-se a curva a olhar pelo vidro do lado e principalmente se sai bem (virado para o local certo) é bem fixe
Donuts por acaso não acho tanta piada porque me parece que estou a estragar mais o material do que outra coisa...mas o que gostava é que fechassem uma rotunda num dia de chuva durante um tempo só para estar ali à vontade
Donuts por acaso não acho tanta piada porque me parece que estou a estragar mais o material do que outra coisa...mas o que gostava é que fechassem uma rotunda num dia de chuva durante um tempo só para estar ali à vontade
Same here.. De preferência o Marquês de Pombal antes das obras que levou ou a Rotunda do Relógio.
Estou à vontade para falar do CTR vs. MX5...aliás já o fiz várias vezes pelo fórum. Tenho o 2º, e tive o 1º durante 3 anos.
E...epá, não tem nada a ver Claro que cada um lá saberá e gosta do que gosta, pelo que nem vou entrar nessa discussão...mas basta ler o que o NMiguel tem escrito pelo fórum (neste e noutros tópicos) e conhecendo-o um pouco, para dizer que para ele é uma péssima opção o CTR.
É o mesmo que dizer que um CTR é melhor que um S2000. Para mim nunca será, e não é pela potência, que é muito redutor.
Fiz alguns trajectos iguais com um e outro para perceber as vantagens e sempre disse uma coisa (fi-lo na 1ª vez que experimentei esse trajecto com o MX5) - no CTR é mais fácil e mais rápido de o fazer...no MX5 chega-se mais suado e "apertado" , mas com um sorriso bem maior
Eu não tenho dúvida nenhuma, para mim e para o NMiguel, entre o CTR e o MX5 é melhor o MX5. Agora metendo outros na disputa, como um S2000 ou um Boxster S, as coisas mudam.
Conheci-te à largos anos e passamos alguns momentos juntos, quer no Estoril quer algumas vezes à noite na Galp juntamente com o Paulo Raposo e o seu ATR.
Já vi que vendes-te o teu CTR, eu pelo contrário ainda o tenho estimadinho, pois preenche-me completamente.
Eu sou daqueles que sentem dificuldade em entender qual o gozo de um rwd quando se pode ter um fwd tão ou mais eficaz... faz-me um pouco de confusão ler (quase) sempre opiniões a dizerem que rwd é que é e tal... mas como eu não sou nenhum Vettel, também não tenho o hábito de andar por aí nas estradas no limite, tentando decifrar qual a vantagem que têm os ditos rwd, além da óbvia vantagem no arranque...
Por isso é com satisfação que leio e corroboro opiniões como a que o Cbf deixou... no entanto parece-me pouco relevante apontar isso quando o NMiguel já revelou que tem uma paixão por porsches e cabrios...
Edit: Após ler o último post do Cbf, devo reportar que também eu já fui uma "vítima" de um rwd, tendo ido parar a um campo devido a essa caraterística do bólide em que seguia, daí não ter muita boa impressão dos ditos...
Eu sou daqueles que sentem um enorme gozo com um RWD, mesmo tendo também já sido vítima de um, quando tinha apenas 1 mês de carta.
A mim pouco me interessa o tempo que demoro do ponto A para o B. Já se alguma rotunda ou algum gancho forem feitos mais com o acelerador do que com o volante, até sou capaz de dar a volta para lá passar outra vez.
Está difícil vender.
Está bom para comprar mas para vender nada... Mesmo anunciando abaixo do valor real.
Eu sei como isso é Miguel. E para além de estarmos a vender por vezes mais barato que os restantres carros equivalentes no mesmo estado ainda recebemos aquelas propostas de 50% do valor que estamos a pedir e parece que nos estão a fazer um favor
Claro que pode sempre acontecer, e sendo estes sem ajudas electrónicas é necessário conduzir com algum cuidado - mas isso não deve acontecer sempre em qualquer carro?
O MX5 também não é nenhum bicho e não se vira à 1ª curva (aliás, os sustos que já apanhei são normalmente em rectas - piso molhado e polido com muita aceleração e a traseira quer chegar primeiro que a frente ). Não sou nenhum Vettel, longe disso...mas também não me armo...e tendo o carro há 5 anos, nunca aconteceu (bater 3x na madeira)
Tens qual?
Aconselha esse carro para pura diversão?
Está difícil vender.
Está bom para comprar mas para vender nada... Mesmo anunciando abaixo do valor real.
É verdade, por isso é que dei o meu de retoma, poderia vender o meu a particular e se calhar ganhar mais 500-750€, mas quanto tempo é que isso poderia demorar!?
Não contabilizando o tempo perdido para mostrar o carro e aturar propostas absurdas...
É verdade, por isso é que dei o meu de retoma, poderia vender o meu a particular e se calhar ganhar mais 500-750€, mas quanto tempo é que isso poderia demorar!?
Não contabilizando o tempo perdido para mostrar o carro e aturar propostas absurdas...
Sabes quanto me oferecem na retoma jazz de 09? Ja cheguei a ouvir 4mil euros... E dizerem que era muito bom o valor
A questão é esta mesmo...vamos concretizar - um troço antigo do Rally de Portugal, a Lagoa Azul
Não tenho dúvida que com o CTR fi-la bem rápido e de facto era relativamente fácil de o fazer, o carro é certinho, tirando o pé nas curvas mais enroladas da descida ainda ajuda bem com a traseira, o motor berra por ali acima nas subidas...quando foge é de frente e basta aliviar o pé ou em apuro dar um toque mais forte no travão e "aliviar" o volante.
Mas com o MX5 é bem mais divertido, o feedback dos comandos e das sensações é mais directo (só a direcção que no CTR é electrica e pouco interactiva, estraga muito), o carro dá mais luta Dos momentos mais divertidos de condução que já tive foi no autodromo com o mx5 a varrer as curvas interiores...e quando se entra bem, faz-se a curva a olhar pelo vidro do lado e principalmente se sai bem (virado para o local certo) é bem fixe
Donuts por acaso não acho tanta piada porque me parece que estou a estragar mais o material do que outra coisa...mas o que gostava é que fechassem uma rotunda num dia de chuva durante um tempo só para estar ali à vontade
Entendo-te perfeitamente!
Sabes que eu sempre te incentivei a comprares o MX-5. Talvez por te conhecer pessoalmente, ter convivido contigo e ter-me apercebido do que é importante para ti em termos de prazer de condução.
Não se trata de ser o mais rápido ou o mais eficaz, mas do gozo que conseguimos ter na condução de um carro. E nisso, o MX-5 é exemplar. Longe de ser rápido, mas de certeza entre os carros que mais gozo dão ao seu condutor. E arrisco-me a dizer que o MX-5 continua a ter a melhor relação preço/gozo de condução do mercado. E o facto de ser um roadster RWD não é alheio a este facto. Mas não é só isto, é todo o equilíbrio que o MX-5 revela, a precisão dos comandos, a posição de condução, enfim a interatividade com o condutor que este pequeno grande roadster permite.
Tens qual?
Aconselha esse carro para pura diversão?
Um MX5 NB, o 1.8 Sport que já trás algum motor (não é de facto o forte, e tenho mais pena pelo som do que pelos cavalos, mas é linear), autoblocante, caixa de 6v. e mais algumas barras de reforço no chassis e suspensão "mais desportiva"
Para diversão aconselho. Claro que é preciso ter em conta o preço...tal como diz o Paulo Raposo, vale pelo rácio custo/diversão que oferece. É um roadster dos pobres Qualquer S2000, Z4, etc. serão melhores...mas mais caros.
Claro que pode sempre acontecer, e sendo estes sem ajudas electrónicas é necessário conduzir com algum cuidado - mas isso não deve acontecer sempre em qualquer carro?
O MX5 também não é nenhum bicho e não se vira à 1ª curva (aliás, os sustos que já apanhei são normalmente em rectas - piso molhado e polido com muita aceleração e a traseira quer chegar primeiro que a frente ). Não sou nenhum Vettel, longe disso...mas também não me armo...e tendo o carro há 5 anos, nunca aconteceu (bater 3x na madeira)
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