Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro apenas para quando apetecer conduzir!- MX-5, mas surgiu um Cooper S?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
    Nightlord, foste tu que fizeste o detalhe ou levaste a alguma casa profissional?
    Fiz eu...mas com uma boa ajuda

    http://forum.autohoje.com/diario-de-...o-detalhe.html

    Comentário


      Obrigado a todos pela ajuda.

      Nightlord, engraçado, vejo-me na situação que falaste.
      É dificil explicar a alguem o porque de se querer mudar de carro, ou de não estar satisfeito com nada.
      O MX-5 parece-me uma boa escolha, a favor, bastante mais economica que o mini.
      A estética é que perde...

      Vamos a ver no que dá...O teu está muito engraçado, podes colocar mais umas fotos?
      Por curiosidade, por que valores andam iguais?
      É que há tantos diferentes...

      Cumprimentos

      Comentário


        No tópico que deixei o link sobre o detalhe tem várias fotos do durante e do depois.

        Sobre preços...o grande problema é que de facto não há muitos nesta configuração já que foi uma versão especifica e limitada no tempo. Numa busca rápida no Standvirtual por MX5 de 2000 a 2005 com mais de 135cvs. (para apanhar só os 1.8 - há com 140 ou 146cvs. e as variações aqui devem ser poucas) dá Mazda MX-5 - Carros Mazda MX-5 no Standvirtual

        São 5 carros...todos ali nos 10-12mil...um deles por acaso conheço e é aqui do fórum e há 2 Sport - a forma mais visivel é pelas jantes de 16" específicas do Sport. Também há 2 Nardi ed. e 1 Special Ed. - todos com performances semelhantes -> acredito, mas nunca experimentei.

        A maioria parece-me até é do norte. Nada como experimentares. Se puder ajudar com alguma dica, está à vontade.

        Sobre os preços...pois, o problema é que baixando a fasquia dos 10mil€ já se apanham principalmente os 1.6 ou 1.8 mais antigos/mais mal tratados. Claro que agora depende da procura e da negociação posterior. O que é facto é que os bons serão sempre mais caros...mas também um descanso maior.

        Não faço disto regra, mas não me esqueço que o meu era o MX5 mais caro da altura. A um valor que já se viam (poucos) S2000 que é um muito melhor carro. Mas eram sempre S2000 com algo que me deixava de pé atrás. Preferi jogar pelo seguro e pagar por um "mais fraco" mas em boas condições do que ir à procura do pior dos melhores...se é que me entendes.

        Comentário


          Ola,

          Ja vi as do detalhe, mas queria mais

          Em comparaçao com o ctr, que tens a dizer do mx-5?

          Por isso e que nao estou a procura dos s2000, os mais baratos nunca, ou dificilmente, estao em boas condiçoes.
          Para um s2000 a homem preciso sempre na casa dos 20 000euros, o que para mim e muito.

          No mazda tenho duas opçoes, como tenho o saxo, posso aguardar meio anito e tentar arranjar um nc, que andam pelos 15000euros, ou entao, pegar em 10 000euros e comprar um nb.
          A diferença nao e muita, estamos a falar talvez de uns 4000euros, entre um NB e um NC. Estou indeciso, por um lado, vender o Jazz e ficar com o saxo(posso utiliza lo 90por cento do ano, o meu pai precisa dele dce vez em quando apenas), e tambem tinha o civic da maria, mas esse ja leva gota da cara. E abdicaria do Jazz.

          O NB, poupava 4000euros, e se abdicasse do Jazz, seria o negocio perfeito, pois os valores de mercado sao coincidentes. Porque tenho pensado, que talvez nao necessite de 3 carros, e a abdicar, abdico do Jazz, para o trabalho, chega o saxo, ou outro carro de baixo custo. e ficava com um menino melhor.

          Inicialmente pensei em chegar aos 7 mil euros, mas com este valor... bem, mx5 ha, mas nao como eu quero. e comprar por comprar, nao vale a pena. Talvez pondere a venda do Jazz e compra de um NB bom ou NC.

          O NC teria de esperar por alguma desvalorizaçao... Mas vale a pena? sera muito mais carro e mais utilizavel que o NB?

          Como e o comportamento em pista? ja experimentaste?

          um abraço e obrigado

          Comentário


            Não tenho muito mais fotos do MX5. Acho que pelo DB dos mesmos haverá por lá algumas.

            CTR e MX5 são mesmo carros que nada têm a ver, não só na condução, mas também na posição, no conforto, funcionalidade, imagem...enfim, filosofias diferentes. Devo dizer que o MX5 agora é algo que prezo mais do que um hot-hatch assim...mas a nível de condução (e nem falo de performance) o Honda era muito mais simples...dando menos trabalho para retirar já muito prazer.

            No MX5 a coisa é mais delicada e em estradas torna-se mais complicado (sem ser nos GT5 wannabes) aproveitar o que de melhor ele tem para dar, que é a tracção traseira em conjunto com um autoblocante à séria, com um peso baixo e principalmente muito bem distribuído...e com comandos muito directos e acertados...sem electrónicas pelo meio. Lembro-me de comparar com o CTR na Lagoa Azul...o MX5 já me fazia chegar ao fim a suar e com um ou outro cagaço Principalmente porque a descer tinha a mania de me fazer shift-lock (bloquear as rodas nas reduções mais à queima)...o Honda com muito mais potência e um chassis muito duro e FWD era só manter o motor na zona de tiro (acima das 5000-6000) e apontar, depois era só tirar o pé se houvesse alargamento de trajectória.

            Em pista é que aí sim o carro mostra o que é mesmo. Com muito espaço o power slide é fácil e é incrível como o carro parece facilitar e comunicar tão bem connosco.

            O NC não posso falar muito pois nunca conduzi. Por fora tem uma grande vantagem que é a estética (o 1º MX5 que gosto mesmo ), deverá ser bem mais confortável para o dia-a-dia (afinal é um chassis novo que o NA/NB). Mas talvez não tão focado e não tão comunicativo e "fun" que os anteriores. Andará mais no entanto. Para a época actual do "os números é que contam" e para "tempos" o NC deverá ser mais rápido, mesmo em curva. Talvez haja uma troca é entre o conforto e a diversão.

            Como dizes que é carro só para diversão, um 2º ou 3º carro...talvez não faça tanto sentido. Principalmente sabendo que é mais caro - só recomendo o 2.0 já que o 1.8 no NC é um outro motor que não o do meu - menos performante (e mais peso)

            Tens tu que decidir essas trocas de carros. Apenas aconselho a que penses a médio longo prazo pois as coisas podem mudar, e que faças bem as contas de que valem os teus actuais e o que podes ir buscar. O NA será mais puro e duro ainda...o NB é um intermédio...o NC mais actual (mais conforto, mais segurança, mais "números").

            Pessoalmente, e gostando do NC sei que os valores já vão para valores de um S2000 por exemplo...e aí a guitarra toca de outra forma Mas isto subindo vai sempre sem fim...é que eu gostar, gostar era de um Z4 da anterior geração (capota), restyling, 3.0si, azulinho e pack M. O NB parece-me o melhor value-for-money / prazer de condução...não desilude (já é melhor do que a maioria do cinzentismo), não é caro, é fiável, faz tudo mais ou menos (o espaço e o desconforto em utilização intensiva é a sua maior desvantagem e a sua maior vantagem ao mesmo tempo), já tem o equipamento essencial, etc.

            Comentário


              Honda CTR, é uma GRANDE escolha. É um carro soberbo em todos os aspectos. Faz consumos baixos, anda de crl, curva ainda melhor, e é lindo. Podes variar em questões de para-choques e tal, e interior, de modo a que eu tenho uma opinião quanto a isso de que o carro fica soberbo com a junção de vários styles desse modelo. Aliás, vai ser um carro que irei ter para acompanhar o meu actual. Mais uma coisa, o CTR é um carro que tem 200 cv completamente restringido por causa das normas e etc, que basta trocar a linha central de escape (mesmo mantendo o catalizador e tal) apenas alargando o diametro da linha que tem ganhos acima de 10/15 cv medidos em banco por centenas de utilizadores. Em papel é algo, mas em andamento é uma diferença abismal, pois fica quase com o andamento de um S2000. Quase, lol.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                Não tenho muito mais fotos do MX5. Acho que pelo DB dos mesmos haverá por lá algumas.

                CTR e MX5 são mesmo carros que nada têm a ver, não só na condução, mas também na posição, no conforto, funcionalidade, imagem...enfim, filosofias diferentes. Devo dizer que o MX5 agora é algo que prezo mais do que um hot-hatch assim...mas a nível de condução (e nem falo de performance) o Honda era muito mais simples...dando menos trabalho para retirar já muito prazer.

                No MX5 a coisa é mais delicada e em estradas torna-se mais complicado (sem ser nos GT5 wannabes) aproveitar o que de melhor ele tem para dar, que é a tracção traseira em conjunto com um autoblocante à séria, com um peso baixo e principalmente muito bem distribuído...e com comandos muito directos e acertados...sem electrónicas pelo meio. Lembro-me de comparar com o CTR na Lagoa Azul...o MX5 já me fazia chegar ao fim a suar e com um ou outro cagaço Principalmente porque a descer tinha a mania de me fazer shift-lock (bloquear as rodas nas reduções mais à queima)...o Honda com muito mais potência e um chassis muito duro e FWD era só manter o motor na zona de tiro (acima das 5000-6000) e apontar, depois era só tirar o pé se houvesse alargamento de trajectória.

                Em pista é que aí sim o carro mostra o que é mesmo. Com muito espaço o power slide é fácil e é incrível como o carro parece facilitar e comunicar tão bem connosco.

                O NC não posso falar muito pois nunca conduzi. Por fora tem uma grande vantagem que é a estética (o 1º MX5 que gosto mesmo ), deverá ser bem mais confortável para o dia-a-dia (afinal é um chassis novo que o NA/NB). Mas talvez não tão focado e não tão comunicativo e "fun" que os anteriores. Andará mais no entanto. Para a época actual do "os números é que contam" e para "tempos" o NC deverá ser mais rápido, mesmo em curva. Talvez haja uma troca é entre o conforto e a diversão.

                Como dizes que é carro só para diversão, um 2º ou 3º carro...talvez não faça tanto sentido. Principalmente sabendo que é mais caro - só recomendo o 2.0 já que o 1.8 no NC é um outro motor que não o do meu - menos performante (e mais peso)

                Tens tu que decidir essas trocas de carros. Apenas aconselho a que penses a médio longo prazo pois as coisas podem mudar, e que faças bem as contas de que valem os teus actuais e o que podes ir buscar. O NA será mais puro e duro ainda...o NB é um intermédio...o NC mais actual (mais conforto, mais segurança, mais "números").

                Pessoalmente, e gostando do NC sei que os valores já vão para valores de um S2000 por exemplo...e aí a guitarra toca de outra forma Mas isto subindo vai sempre sem fim...é que eu gostar, gostar era de um Z4 da anterior geração (capota), restyling, 3.0si, azulinho e pack M. O NB parece-me o melhor value-for-money / prazer de condução...não desilude (já é melhor do que a maioria do cinzentismo), não é caro, é fiável, faz tudo mais ou menos (o espaço e o desconforto em utilização intensiva é a sua maior desvantagem e a sua maior vantagem ao mesmo tempo), já tem o equipamento essencial, etc.
                Ola,

                Bem, cada vez estou mais confuso!

                O NC sobe sim, para valores proximos, ou tentadores de um s2000.
                O S2000 continua a ser o meu topo, nele recaem todas as minha atençoes, mas nao é facil conseguir ter um. Nem tenho possibilidades neste momento de o ter.
                O NC seria para algum uso diário, pelo que tenho lido, nao é gastador, é confortavel qb, portanto tornar-se-ia uma boa escolha para alguns dias de utilizaçao.

                O NA esta fora de questao, nao gosto do que tenho visto. E melhor pagar mais um pouco e chegar ao NB. Com sorte arranjo um em bom estado, e que fique por algum tempo.
                Nao quero pensar a medio prazo... Mas por outro lado, o que estou a sugerir encaixa perfeitamente na garagem, lado a lado com o resto da equipa japuna!(o frances é um mero emigrante).

                Hoje ponderei um pouco, e talvez o NB seja mesmo a melhor opção. Mas economica, tem provas dadas, e creio ser utilizavel no dia a dia, sendo este o meu ponto de duvida fundamental.
                Um outro ponto, será a conduçao mais forte, mas acabaste por me responder, é dificil tirar o sumo da laranja no mx5, enquanto que num cooper s, ou ctr ele sai todo de uma vez! O ctr ja conduzi...mas nem o coloco, porque nao me atrai para este tipo de carro, e continuam caros, e...enfim, com bastante azeite a maioria. ha quem goste,@mas eu prefiro tudo stock. Com o valor do ctr, venha um s2000.

                Mas ainda vou pensar, talvez aguarde ate inicios de janeiro, tenho receio que o mx5 me saiba a pouco, e que o s2000@nao me saia da cabeça. vdendo bem, falamos de 7000euros de diferença. é muito, mas será que o mx5 chega? será que o prazer que ele me pode dar, apaga ou atenua o s2000? é que desde que conduzi o s2000 que aquela posiçao, a sonoridade, tudo, nao me sai da cabeça. é um carro fantástico. mas custa o que custa, e estou a po-lo de parte por isso.

                a maria está á espera que eu me decida... já lhe falei em vários, mas infelizmente nao gosta de nenhum, apenas do mini. Portanto e uma decisao puramente masculina!

                Comentário


                  Vai para o NB, está visto que é o ideal, dá para o dia-a-dia, dá para trackdays, dá para condução calma, assim como para condução na montanha.

                  Tem a melhor relação qualidade preço, além do mais, se te arrependeres, poes à venda e não perdes nada, o preço dos MX5 está +- estabilizado, se não ficares muito tempo com o carro não tens prejuízo.

                  Comentário


                    caros? My friend, ctrs a 10 mil euros, queres mais o quê? E não não estão escafiados.

                    Comentário


                      Hoje fui experimentar uma coisinha nova... e diferente.

                      Um bmw 330ci... de 2001.

                      Apesar de ser um tipo de carro diferente, venho desbocado, é fantástico. Nao estava a espera, eu que nunca fui muito de modas com a bmw. É um misto de desportivo com executivo, nao explico bem. Na volta que dei, pareceu-me muito bem!
                      Nao conhecia este motor.

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        E vi mais um mx-5... mas infelizmente era o 1.6. informaram-me mal sobre o motor.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                          caros? My friend, ctrs a 10 mil euros, queres mais o quê? E não não estão escafiados.
                          Já ontem estive para responder...é que o tema do tópico está muito longe daquilo que estás a querer e daquilo que tu achas que é o mundo inteiro.

                          Qual foi a parte de "O ctr ja conduzi...mas nem o coloco, porque nao me atrai para este tipo de carro, e continuam caros, e...enfim, com bastante azeite a maioria. ha quem goste,@mas eu prefiro tudo stock" não percebeste?

                          Não sei qual a intenção do NMiguel na procura deste carro, mas parece-me que não é essa. E posso acrescentar, por mim apenas, que neste momento nunca trocaria um modesto e consumista MX5 por um CTR...e ninguém melhor habilitado para o dizer pois tive realmente os 2 - não é de leitura de net.

                          Aproveito para acrescentar que o motor do Civic gasta bastante...não é muito, mas é qualquer coisa. E gasta cerca de mais 1 litro nas mesmas situações que o 1.8 do MX5, excepto em AE em altas velocidades de cruzeiro em que a aerodinâmica caixote do NB não perdoa. E sim o CTR anda muito mais e curva muito mais, se é a pica que importa é melhor - mas haverá melhor, haverá sempre melhor aliás. Não tem é metade do gozo na condução...acredita! Não tem o feeling e o feedback nos comandos, não tem a ligeireza do MX5 NB

                          CTRs a 10mil? No SV o mais barato que encontrei está a 12500. A grande maioria cheia de alterações e xuninguices. E depois é a tal imagem, coisa que senti bem quando o tive...eu pelo menos não gosto e não me identifico. Não deixa de ser um bom carro, ou aliás foi um bom carro...porque estava numa época em que algumas daquelas coisas eram toleradas e actualmente já não venderia bem - a própria marca assim o soube.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                            Hoje fui experimentar uma coisinha nova... e diferente.

                            Um bmw 330ci... de 2001.

                            Apesar de ser um tipo de carro diferente, venho desbocado, é fantástico. Nao estava a espera, eu que nunca fui muito de modas com a bmw. É um misto de desportivo com executivo, nao explico bem. Na volta que dei, pareceu-me muito bem!
                            Nao conhecia este motor.

                            Cumprimentos
                            O meu conselho é que não vás pelo MX5 só porque achaste piada, sem ver primeiro outras opções...isto porque vejo que um Mini ou um 330ci estão no teu leque - no meu caso o 330ci ou mesmo o 325ci (desde que com 6 cilindros já ia ) também estiveram e continua a ser um carro que gostava de ter. Até mesmo o coupé desses...tinha é de ser o E46 restyling, com os led's atrás, e numa mecânica nobre.

                            Já conduziste um Mini por estes valores? Também é um carro divertido e com muito feedback. Se o factor roadster não é determinante.

                            PS: Quanto aos MX5 a minha opinião é que mais vale procurar aqueles que ali te indiquei...ainda que mais caros, são os que dão algumas garantias de ser o que procuras, com mais sumo.

                            Comentário


                              De todos os que falas, o MX5 deverá têr os custos de manutenção mais baixos e dos melhores indices de fiabilidade; coisas que ao fim e ao cabo acabam também por importar. Falaram atrás nos M3 E36; que andam na casa dos 10/15k€ dependendo do ano/spec/estado mas o problema é que têem peças e custos de manutenção completamente diferentes da restante gama, o mesmo se passa com os M5 E34 que andam pelos mesmos valores e sofre do mesmo mal: peças específicas são caras ou caríssimas, uma MAF nova para um M5 ronda os 1000€!!! São estas "pequenas" coisas que muitas vezes as pessoas esquecem na compra deste tipo de "brinquedos" e depois dá asneira.
                              Nisso a enorme base e fama do MX5 ajuda um pouco, havendo uma boa oferta de peças originais e de "concorrência" a preços aceitáveis lá fora, aqui em Portugal é para esquecer pois os preços praticados são completamente desajustados.

                              Nunca andei num Mini, apesar de já têr lido bastante sobre o mesmo e saber qual a opinião unânime sobre o mesmo, o "giro" é ir comparar o tamanho dum Mini com o do MX5 e perceber que de mini, o Mini tem pouco.

                              Quanto aos E46, partilho a opinião do Nightlord, 25i ou 30i são os que valem a pena, os outros sabem a pouco. Mas são de evitar as caixas auto porque quando dão problemas são geralmente caros, e por volta dos 10 anos/160k kms convém mudar bomba de água, radiador (o fundo fica abaulado) e vaso de expansão (convém usar um original, os da concorrência são de evitar); e ao contrário do preconizado pela BMW, estes motores apreciam mudanças de óleo a cada 10k kms em vez dos 20k kms previstos.

                              Resta-me desejar-te boa sorte na tua "caçada".

                              Comentário


                                Bem, se o ponto de referência é o S2000, o Mx5 poderá ser uma grande desilusão.
                                A começar no motor. Foram feitos para resistir a ataques nucleares, mas ficam muito longe do 4cil da Honda. Nem falo na óbvia diferença de pujança. Os motores do Mx5, seja qual fôr a geração, nunca foram o melhor do carro. Falta alguma dose de excitação nos mesmos. Falta sonoridade e vivacidade que se espera de um sports-car, por muito pequeno que seja.
                                A vantagem do Mx5, é que tem disponivel um enorme conjunto de upgrades, e no geral, razoavelmente acessiveis, que permitem extrair mais do potencial latente. Pode ser um projecto a médio-longo prazo muito cativante
                                Continua a ser um dos melhores brinquedos, com uma dinâmica ágil, divertida e performance q.b. Custos de utilização baixos, já que é senhor de uma fiabilidade bastante acima da média.

                                Mas compreendo que o possas sentir curto. Mesmo comparando com o Mini, a performance do Mx5 parecerá insuficiente. O 330ci nem se fala.
                                No que toca à experiência de condução, vou pela opinião do Nightlord, é sem dúvida a sua qualidade mais forte e no geral, superior à maioria dos visados.
                                Os outros podem ter melhores motores, performances e até ir do ponto A ao B aos "esses" em menos tempo, mas ir de A a B aos "esses" num Mx5 acaba por ser uma experiênciamais rica. Seja pelo feeling dos comandos, pela direcção directa, ou a ansiedade de ter entrado na curva depressa de mais e estar à espera uma chapada da traseira a meio da mesma, tal é a agilidade demonstrada pelo carro.
                                (Num S2000 isto poderia ser mesmo medo)

                                Comentário


                                  Concordo com o Crash, por isso recomendei atenção ao que ele próprio pretende. É que mesmo o 1.8 na sua versão mais arraçada do NB (a de 146cvs. com variação das cames de admissão) é fraquito em termos de performance e som...é um bom motor, não me entendas mal...mas não é um desportivo como o resto do carro é.

                                  Nisso o S2000 é muito mais completo. Por acaso acho (mas aí só conduzi um pouco, e não anos) é que em comportamento o S2000 é bem mais delicado não sendo tanto o "jimba itai" (não faço ideia agora como se escreve) que o criador do mx5 quis - o "oneness between driver and car" ou cavalo originalmente na filosofia japuna . O S2000 já exige mais dotes de condução, mas também dá as performances que o MX5 só em sonhos.

                                  Se depois vês Minis com 200cvs. ou ainda pior 330i's...são carros com muito mais motor. Simplesmente mais motor e menos noutros locais. Lá está é o tradeoff...tradeoff que só tu podes saber o que prezas

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                    O meu conselho é que não vás pelo MX5 só porque achaste piada, sem ver primeiro outras opções...isto porque vejo que um Mini ou um 330ci estão no teu leque - no meu caso o 330ci ou mesmo o 325ci (desde que com 6 cilindros já ia ) também estiveram e continua a ser um carro que gostava de ter. Até mesmo o coupé desses...tinha é de ser o E46 restyling, com os led's atrás, e numa mecânica nobre.

                                    Já conduziste um Mini por estes valores? Também é um carro divertido e com muito feedback. Se o factor roadster não é determinante.

                                    PS: Quanto aos MX5 a minha opinião é que mais vale procurar aqueles que ali te indiquei...ainda que mais caros, são os que dão algumas garantias de ser o que procuras, com mais sumo.
                                    Bom dia,

                                    Em relação ao Mini, já conduzi o cooper s, e acho o carro muito bom, dá-me a sensação de um peugeot 106 gti por exemplo, um pouco mais refinada.
                                    Mas é só isso, não tem mais nada de relevante a nível de condução pura. Não se sente um certo charme na condução, apesar de ser um brinquedo muito muito muito engraçado.

                                    Os MX-5 tenho visto alguns, não anunciados na net, aqui da zona. Na esperança de surgir um impecável, mas não está fácil...

                                    O bmw...bem, desconhecia o 330ci, quer dizer, nunca o tinha conduzido... Mas foi uma grande experiencia. O motor é soberbo!
                                    Mas tenho muito medo de futuros problemas mecânicos... Muito medo mesmo.
                                    Pode-me trazer dissabores a media prazo, com reparações altissimas. E, ao preço que custa, já é pisar o risco...

                                    No fundo, dentro da irracionalidade deste negócio, o mais racional acaba por ser o mx-5 1.8 NB. Mas na minha procura aqui pela zona, têm-me aparecido alguns carros que nunca equacionei, como este 330ci, e que abrem bastante o apetite.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                      De todos os que falas, o MX5 deverá têr os custos de manutenção mais baixos e dos melhores indices de fiabilidade; coisas que ao fim e ao cabo acabam também por importar. Falaram atrás nos M3 E36; que andam na casa dos 10/15k€ dependendo do ano/spec/estado mas o problema é que têem peças e custos de manutenção completamente diferentes da restante gama, o mesmo se passa com os M5 E34 que andam pelos mesmos valores e sofre do mesmo mal: peças específicas são caras ou caríssimas, uma MAF nova para um M5 ronda os 1000€!!! São estas "pequenas" coisas que muitas vezes as pessoas esquecem na compra deste tipo de "brinquedos" e depois dá asneira.
                                      Nisso a enorme base e fama do MX5 ajuda um pouco, havendo uma boa oferta de peças originais e de "concorrência" a preços aceitáveis lá fora, aqui em Portugal é para esquecer pois os preços praticados são completamente desajustados.

                                      Nunca andei num Mini, apesar de já têr lido bastante sobre o mesmo e saber qual a opinião unânime sobre o mesmo, o "giro" é ir comparar o tamanho dum Mini com o do MX5 e perceber que de mini, o Mini tem pouco.

                                      Quanto aos E46, partilho a opinião do Nightlord, 25i ou 30i são os que valem a pena, os outros sabem a pouco. Mas são de evitar as caixas auto porque quando dão problemas são geralmente caros, e por volta dos 10 anos/160k kms convém mudar bomba de água, radiador (o fundo fica abaulado) e vaso de expansão (convém usar um original, os da concorrência são de evitar); e ao contrário do preconizado pela BMW, estes motores apreciam mudanças de óleo a cada 10k kms em vez dos 20k kms previstos.

                                      Resta-me desejar-te boa sorte na tua "caçada".
                                      è o meu receio, estamos a falar de custos de manutenção altos, e isso conta, claro. Se depois de investir 12k€ no carros, ele me pedir uma intervenção de 3k€, mais valia no inicio ter ido logo para o s2000!

                                      Obrigado, e quando tiver a máquina, deixo-vos conduzir!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                        Bem, se o ponto de referência é o S2000, o Mx5 poderá ser uma grande desilusão.
                                        A começar no motor. Foram feitos para resistir a ataques nucleares, mas ficam muito longe do 4cil da Honda. Nem falo na óbvia diferença de pujança. Os motores do Mx5, seja qual fôr a geração, nunca foram o melhor do carro. Falta alguma dose de excitação nos mesmos. Falta sonoridade e vivacidade que se espera de um sports-car, por muito pequeno que seja.
                                        A vantagem do Mx5, é que tem disponivel um enorme conjunto de upgrades, e no geral, razoavelmente acessiveis, que permitem extrair mais do potencial latente. Pode ser um projecto a médio-longo prazo muito cativante
                                        Continua a ser um dos melhores brinquedos, com uma dinâmica ágil, divertida e performance q.b. Custos de utilização baixos, já que é senhor de uma fiabilidade bastante acima da média.

                                        Mas compreendo que o possas sentir curto. Mesmo comparando com o Mini, a performance do Mx5 parecerá insuficiente. O 330ci nem se fala.
                                        No que toca à experiência de condução, vou pela opinião do Nightlord, é sem dúvida a sua qualidade mais forte e no geral, superior à maioria dos visados.
                                        Os outros podem ter melhores motores, performances e até ir do ponto A ao B aos "esses" em menos tempo, mas ir de A a B aos "esses" num Mx5 acaba por ser uma experiênciamais rica. Seja pelo feeling dos comandos, pela direcção directa, ou a ansiedade de ter entrado na curva depressa de mais e estar à espera uma chapada da traseira a meio da mesma, tal é a agilidade demonstrada pelo carro.
                                        (Num S2000 isto poderia ser mesmo medo)
                                        O meu principal receio do MX-5 é mesmo esse, não ter o sal suficiente. O carro é muito bom, e proporciona uma condução bastante agradável e divertida, mas será suficiente? Fará tirar da cabeça um s2000?

                                        Por outro lado, os custos atenuam um pouco a ideia do S2000. Pois ainda é bastante grande a diferença, e falamos da compra de um mx-5 no topo do preço, ou seja, não o mais barato da procura, e de um s2000, que na procura será o mais barato. Não significa necessariamente que o MX-5 esteja imaculado, e que o s2000 esteja escafiado, até pode acontecer o contrário, mas será menos provável, e isto claro, causa um efeito "psicologicamente seguro" na compra.

                                        Será que vai saber a pouco? Certamente sim, mas o MX-5, por aquilo que tenho visto, talvez chegue.

                                        O MX-5 é mais utilizável no dia-a-dia, menos tentador a loucuras, e menos gastador. Falamos de quê, 2 ou 3 litros por cada 100km? Se fr necessário utilizar algumas vezes no dia-a-dia torna-se um bom companheiro, enquanto que o s2000 já não será tanto assim.

                                        Por outro lado, se eu já estivesse 100% seguro na compra do MX-5, digo eu, não estava tentado a experimentar outras máquinas. Mas o certo é que a racionalidade também conta, e o MX-5 leva muitos pontos de avanço sobre qualquer outro aqui falado.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                          Por outro lado, os custos atenuam um pouco a ideia do S2000. Pois ainda é bastante grande a diferença, e falamos da compra de um mx-5 no topo do preço, ou seja, não o mais barato da procura, e de um s2000, que na procura será o mais barato. Não significa necessariamente que o MX-5 esteja imaculado, e que o s2000 esteja escafiado, até pode acontecer o contrário, mas será menos provável, e isto claro, causa um efeito "psicologicamente seguro" na compra.
                                          Nisto estás com pensamentos muito semelhantes aos que tive em 2008 quando procurei um carro deste tipo. Ao contrário de ti eu parti de 2 premissas: O dinheiro a gastar estava muito bem identificado (nem mais nem menos), e queria um carro diferente um carro que desse prazer de conduzir e de dar umas voltinhas (seja no autódromo, na serra ou a passear na marginal).

                                          O budget estava entre os MX5 mais caros e os S2000 mais baratos e os BMs Série 3 cabrio/coupé mais baratos. Z4 nem vê-los. Preferi, muito por esse efeito psicológico (mas que não é só psicológico, atenção!) do ir para o melhor dos piores, do que o pior dos melhores - se é que me faço entender.

                                          Isto dos usados é sempre uma lotaria, e podes gastar no mais caro e levar um grande barrete...e o mais barato até ser uma grande compra que o vendedor não sabia o que tinha em mãos. Mas isto é cada vez mais raro! Apenas posso falar por mim, fui buscar o MX5 mais caro que havia, fui muito pela confiança que o vendedor e dono actual (o que para mim valeu muito) me transmitiu, e pelo estado do carro em si (visto com mais 2 amigalhaços aqui do fórum) - não tive dúvidas...e tinha outros bem mais baratos que "ofereciam" a mesma coisa!

                                          4 anos passados, e principalmente 60mil (comprei-o com 64mil e vai com 124mil), com todo o tipo de tratamento à mistura...pode até avariar amanhã (bater 3x na madeira ) mas o que é facto é que cumpriu...e mais, o mais caro saiu-me mais barato - é que só este ano tive mais despesa com a troca de amortecedores e pneus...de resto tinha sido só as revisões normais, até pneus ele tinha novos na altura. Isto para mim, em conjunto com o à vontade de saber que o motor é de guerra e atura tudo sempre muito certinho e afinadinho, é para mim uma mais-valia.

                                          Mas tal também não invalida que o S2000 me fica atravessado e que talvez até tinha conseguido ter um. Mas não vale a pena pensar...se calhar o que conseguia estava escafiado, daria-me problemas e podia até nem tê-lo. Mas já andamos no reino dos ses...e aqui nunca vais ter certezas, certezas só num carro novo com garantia (e mesmo assim nem nisso)...o importante é que gostes do carro agora e que te sintas seguro da opção que faças. Depois só o tempo o dirá se foi a mais correcta. Não é por eu ter tido uma boa experiência, que vais tê-la também.



                                          O MX-5 é mais utilizável no dia-a-dia, menos tentador a loucuras, e menos gastador. Falamos de quê, 2 ou 3 litros por cada 100km? Se fr necessário utilizar algumas vezes no dia-a-dia torna-se um bom companheiro, enquanto que o s2000 já não será tanto assim.
                                          Não andei tempo o suficiente com um S2000 para saber ao certo diferenças de consumos. Mas apontaria para os 2 litros, sim. O CTR gastava mais 1 litro nas mesmas condições (excepto em AE acima dos 140 em que o MX5 é mesmo mau pela aerodinamica), sendo que o S2000 como roadster será sempre mais gastador que o CTR - o motor é diferente e não tão dócil (mais puxado e mais gastador?) como o do CTR, a tracção atrás também dissipa mais potência, aerodinamica de roadster - tudo ajuda a gastar mais. Penso que o S2000 será tão utilizável no dia-a-dia como o MX5...não vejo diferenças aí.
                                          Editado pela última vez por Nightlord; 02 December 2011, 09:58.

                                          Comentário


                                            Relativamente ao Mx5, partilho experiência semelhante que o Nightlord...
                                            Só peças normais de desgaste, isto num carro, que no meu caso já ia a caminho dos 14 anos.
                                            O meu tinha um "cancro" chamado ferrugem e foi a razão para o largar, numa altura que também já pedia amortecedores e uma reparação na capota (a área À volta do fecho zip tinha descosido). Só que fiquei reticente em largar as centenas de euros necessárias num carro que necessitava de reparação profunda na carroçaria.
                                            A carroçaria é o mais frágil do carro, com o tratamento anti-corrosão a não ser dos melhores. O meu era um NA, mas os NB são melhores nesse aspecto.
                                            Quanto aos consumos, é pequenito mas bebe como gente grande
                                            Médias de 9 a 10l é o normal...

                                            Comentário


                                              Resumindo, o MX-5 NB será mesmo a melhor escolha.

                                              Não vale a pena andar metido em sarilhos, senão nunca mais me decido.

                                              Em Dezembro e Janeiro não me vai sobrar muito tempo para me deslocar a ver carros mais longe, por motivos profissionais, mas a partir de Janeiro começo a procurar fora da minha área de jurisdição .

                                              Se eventualmente, o mais certo é mesmo, vou ter que ir á zona de Lisboa ou Porto.

                                              Se algum de vocês me pudesse ajudar, agradecia.

                                              CUmprimentos

                                              Comentário


                                                Se for pela zona de Lisboa e eu tenha disponibilidade é na boa...é só dizeres. Mas há pessoal aí de perto do Porto com muito conhecimento de MX5 e que até já aqui postaram

                                                Em termos de corrosão tenho lido bastantes problemas nesse capitulo, principalmente atrás das portas, em baixo junto à roda de trás (à frente das rodas de trás) onde tem umas passagens de água que podem sair do sitio e ficar com água dentro da carroçaria. No meu caso, e mesmo sendo o meu um "importado da Alemanha", até ver não há problemas de corrosão. Mas já é um NB de 2002 - os japunas dos anos 90 eram todos fraquitos. Aliás, mesmo o Civic de 2004 notavam-se diferenças para pior, para um Golf IV de 1998 por exemplo.

                                                O bom dos mx5 é que tens n locais com n how-to's e n comunidades muito fortes para tudo e mais um par de botas. Não há nada que não se faça neste carro lego Desde o miatamania (lá tens até documentos sobre "o que procurar quando compro um mx5 em 2ª mão") ao miata.net (aconselho - The MX-5 Miata Pit Stop: MX-5 Miata.net), mx5parts - aqui tens tudo o que precisas para a manutenção e arranjo do carro.

                                                Depois da 1ª encomenda até te enviam um catálogo de peças onde até partes da carroçaria tens à disposição Tudo o que tenho feito no carro vem de lá...mesmo os amortecedores foram 5* já que o meu tinha uns Bilstein especificos que era um filme para arranjar. Mesmo os simples kit's de revisão com o óleo, filtros, etc. - mx5parts já vem tudo tratadinho por revisão e tudo...no worries mesmo. Depois livros sobre o carro e sobre a sua manutenção, manuais de oficina, etc. é o que há mais. Falta-me aconselhar também o FlyinMiata e o IL Motorsport.

                                                Já tens aí leitura para o fim-de-semana e alguma info sobre a comunidade que há aí pelo mundo.

                                                Comentário


                                                  Vai pelo mx5, desses seria a minha escolha (a seguir ao Barcheta que já puseste de lado)

                                                  Também estou á espera de um mx5 (da minha sogra) muito bem tratado, sempre na garagem só sai aos fins-de-semana enfim já lhe disse que quando não o quiser eu compro-o mas rais partam o carro é o dos sonhos dela e assim não se livra dele!! Se não for eu de vez em quando a levá-lo a gritar, ele nem o que é passar das 3000 rpms sabia quanto mais powerslides...
                                                  Pena que é o NB 1.6 mas mesmo assim já dá um gozo incrivel. O feeling de condução é magnifico mesmo quando reparas que num qualquer diesel actual com 150 cvs passarias mais rápido naquela curva

                                                  Voltando à tua escolha, se fosse a ti experimentava na mesma um barchetta 1.8 130cvs, é um motor delicioso no som. O meu irmão tem um HGT com ele e é muito bom, imagino num roadster. Depois de ver o TopGear especial Iraque em que atravessam o deserto nestes roadsters e depois de ver a sua opinião a favor do barcheta fiquei com água na boca. Se poderes vê esse episodio, é com um mx5, um barchetta e um Z3.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                    Resumindo, o MX-5 NB será mesmo a melhor escolha.

                                                    Não vale a pena andar metido em sarilhos, senão nunca mais me decido.

                                                    Em Dezembro e Janeiro não me vai sobrar muito tempo para me deslocar a ver carros mais longe, por motivos profissionais, mas a partir de Janeiro começo a procurar fora da minha área de jurisdição .

                                                    Se eventualmente, o mais certo é mesmo, vou ter que ir á zona de Lisboa ou Porto.

                                                    Se algum de vocês me pudesse ajudar, agradecia.

                                                    CUmprimentos
                                                    Se já estás decidido pelo MX-5, parabéns! Acho que não ficarás desiludido.
                                                    Não conheço o S2000, mas acho que essa decisão pelo MX-5 acaba por ser muito racional: acedes ao mesmo conceito de carro, mas podes fazê-lo de imediato e por um custo mais baixo.

                                                    Agora, permite-me ser um bocado "chato" e perguntar-te: a quanto tempo de distância está o orçamento para poderes comprar o teu S2000 de sonho? Não achas que pode valer a pena esperar mais algum tempo e concretizares o sonho a sério, ao invés de escolheres uma solução de compromisso? Não me entendas mal, acho que o NB 1.8 é uma solução muito válida para o que procuras, mas acaba por não ser verdadeiramente o teu sonho...
                                                    Se eu estivesse no teu lugar, e precisasse de apenas alguns meses para poder chegar ao sonho creio que preferiria esperar. Por outro lado, se forem precisos anos, sem dúvida que é melhor avançares já para o MX-5. Eu custumo dizer que tenho de aproveitar agora para tentar queimar o máximo de gasolina possível e da forma mais interessante possível antes que ela acabe mesmo daqui a uns anos.
                                                    Afinal, tempus fugit, carpe diem, e essas coisas todas...

                                                    P.S.: O último post do Nightlord tem muita informação relevante. Lê muito bem o miata.net. E não te esqueças que também há um DB dos MX-5 por aqui. Qualquer dúvida, é só perguntar.

                                                    Comentário


                                                      Boa noite!

                                                      Muito obrigado a todos! A nossa comunidade AHO é fantástica!

                                                      Nightlord tenho lido bastante e tenho tentado fundamentar uma escolha e acho que tenho a escolha ja definida.
                                                      Zar, obrigado e vou tentar dar resposta a tudo isso, pois tenho ponderado exactamente sobre o que escreveste.
                                                      Peço desculpa se der alguns erros mas estou a escrever pelo tlm.

                                                      Em relaçao ao s2000 falamos de cerca de 7Keuros, e suportavel, e consigo chegar la, mas ja passa um pouco aquilo que eu tinha previsto,@alias como ja o nb 1.8 passa.

                                                      O S2000 é sem duvida o meu sonho de carro(falando de valores razoaveis, claro que há o ferrari f40).
                                                      Mas uma coisa sao os sonhos,outra e o dia a dia, e o S2000 e menos utilizavel, na minha opiniao.

                                                      Acho o s2000 bastante duro para uma deslocaçao mais longa, acho-o uma maquina incrivel, com o 4cilindros mais emocionante que ja vi e ouvi. acho que a partir das 6500rpm transmite uma vibraçao forte directamente para o interior do individuo humano.e que me deixa absolutamente com um sorriso contagiante!
                                                      mas... nao e tudo. ha poucas unidades, e duro como ja disse, muito intolerante, e com mais custos.

                                                      Por outro lado o mx5 tem-me surpreendido, agora levantei um pouco o pano sobre a mistica que envolve este carro, e fiquei deliciado com a cultura que existe em torno deste carro. por outro lado, tem uma boa conduçao, custos mais baixos que o s2000, e uma vasta gama de peças.

                                                      Balizando, quer valores, com 11mil euros arranjo um mx5 em bom estado, e no s2000 preciso de pelo menos 18mil para um exemplar mais ou menos. existe ainda a agravante de o s2000 ser susceptivo a ter um passado mais obscuro que o mazda.

                                                      E como vou trocar o Jazz, vou precisar de um carro minimamente confortavel para algumas deslocaçoes com a maria. e o mx5 é mais confortavel que o S2000.

                                                      posto isto, fica o mx5 1.8 NB sport, nightlord o sport é mesmo o mais bonito!

                                                      Vou aguardar ate março, pois o vendedor da mazda disse-me que em março ia entregar um mx5 novo a um cliente e que ia receber um sport de 03 em bom estado, no entanto a procura continua,@a partir de fevereiro,@que agora o meu trabalho nao me permite. apenas virtualmente posso procurar, mas estar a ver na net e nao ver ao vivo,@vale mais estar quieto porque depois o bixinho nao para de crescer

                                                      um abraço,
                                                      Miguel

                                                      Comentário


                                                        So para que conste... Está perto.

                                                        Comentário


                                                          Pela data dos posts tem sido uma escolha difícil
                                                          Mx5 ou S2000?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                            Pela data dos posts tem sido uma escolha difícil
                                                            Mx5 ou S2000?
                                                            A pressa nao tem sido muita...
                                                            Estou a espera de um teste na marca para focar com ele ou nao.
                                                            Amanha dou novidades...

                                                            Comentário


                                                              Vais para o MX5? Vais-te arrepender pá o teu coração quer o S2000

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X