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Toyota alimentado a hidrogénio (500 a 700km de autonomia) [concept FCV]

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    #31
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    É de facto fácil de produzir, mas precisa de energia, muita energia para ser produzido. Depois, o hidrogénio tem um problema terrível que é o seu armazenamento: é muito complicado de armazenar, tem que ser a altas pressões, e isso implica gastar muita energia para o pressurizar.

    Eu acredito muito mais num futuro híbrido "à lá" Volt: uma bateria para os percursos curtos e combustíveis tradicionais para percursos longos.

    PS: os carros nunca serão fonte de energia, quanto muito serão um armazém temporário de energia...
    O que é hoje verdade amanhã já poderá não ser

    Fontes de energia, não, geradores de energia, sim. E uma das coisas que aprendi é que não se deve dizer "nunca".

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
      A longo prazo, pessoalmente não acredito na manutenção dos combustíveis poluentes, mas é apenas a minha opinião.

      Os STCP (empresa de transportes do Porto) tinha (e suponho ainda tenha) diversos autocarros movidos a hidrogénio. Não acredito que, tanto o fabricante como os STCP, apostassem num produto economicamente inviável... isto considerando o custo de obtenção do hidrogénio como dizes, mas fica a dúvida.
      Os autocarros da STCP a hidrogénio poucas vezes os vês na rua. A esmagadora maioria anda a gás natural.

      E voltamos ao mesmo problema dos eléctricos: a electricidade é (relativamente) barata...agora que ninguém a usa para transportes. Se toda a gente a começar a usar, o consumo triplica e o preço dispara porque simplesmente não há produção suficiente para o sustentar, é preciso investir, abrir mais centrais, comprar a outros países etc.

      Combustíveis "poluentes" é um termo enganador porque os carros a combustíveis químicos cada vez poluem menos e também é natural que as emissões poluentes continuem a diminuir. Já o CO2 não é um poluente e se os combustíveis vierem de fontes biológicas as emissões de CO2 tornam-se completamente irrelevantes porque esse é depois consumido para produzir mais combustível.

      Comentário


        #33
        A discussão está um pouco em abstracto...em concreto, qual seria o custo de 1 litro de hidrogénio e para quantos km daria para andar, estas são as questões fundamentais!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
          O que é hoje verdade amanhã já poderá não ser
          Mas isso é válido tanto para o hidrogénio como para as baterias. E parece-me que existe mais potencial para desenvolver baterias do que para desenvolver a tecnologia do hidrogénio.

          Fontes de energia, não, geradores de energia, sim. E uma das coisas que aprendi é que não se deve dizer "nunca".
          Penso que é aceitável dizer "nunca" em questões fundamentais da física... "gerador"? Sim, no sentido de transformar uma forma de energia (hidrogénio) noutra forma de energia (electricidade)...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
            Embora se fale de 2015, a Toyota aponta o ano de 2017 como o mais realista para a entrada deste modelo o mercado.
            Por um lado é uma positiva evolução estílistica relativamente ao antecessor, o FCV-R.
            Proporções aparentemente melhor resolvidas (é demasiado alto para um sedan, 1.53m, pelo que as proporções seriam sempre um desafio), e o estilo mais fluido, integra-se e expressa melhor com a unidade motriz que usa para se locomover, já que o que sairá do escape será água.

            O que não consigo perceber é porque apostam numa carroçaria fluida, soft, estilizada e algo "zen", contrapondo entradas de ar frontais que fariam sentido num camião. E pelo aspecto, parecem ser apenas "dummies", ou seja, buracos que não o são.

            Consigo compreender a necessidade da Toyota em injectar dinamismo e agressividade nos seus modelos, justificando algumas das desgraças visuais a que temos assistido na apresentação dos seus últimos modelos.

            Mas isto é apenas rídiculo. Não têm propósito algum e chocam de forma gritante com todo o restante desenho. O aspecto dinâmico/agressivo é mais que suficiente representado pela frente afilada e conjunto grelha/grupos ópticos, de baixa altura.

            Tanto na frente como na traseira, as pseudo entradas/saídas de ar são apenas decoração gratuita para show-off e este concept não necessitava de tal artimanha para olharem para ele. Os limites desses elementos, formando arestas verticais, poderão ter influência aerodinâmica, conseguindo um corte mais limpo do fluxo de ar. Essa transição mais abrupta entre frente/traseira e lateral, já hoje pode ser observada em vários modelos Toyota.
            O que não justifica é terem aproveitado tal necessidade aerodinâmica para criar uma atrocidade estética.

            Esperemos que o modelo de produção resolva estas incoerências.

            Comentário


              #36
              Em Tóquio

              Comentário


                #37
                Versão de produção:

                - Comercialização no Japão começa antes de Abril 2015
                - Na Europa e Norte da América começa no verão de 2015
                - Preços no Japão são aprox.: 7M yen (50 000€)
                - 0-100km/h - 10s
                - Demora 3 minutos a ser atestado e consegue percorrer aprox. 482km

                2015 Toyota FCV production design revealed









                Editado pela última vez por reckoner00; 25 June 2014, 11:03.

                Comentário


                  #38
                  Espero que seja de facto muito bom, porque de aspecto é medonho.

                  Comentário


                    #39
                    Qual é o preço do hidrógénio e o consumo aos 100?

                    Comentário


                      #40
                      Mas que grande aborto!
                      Aquela traseira mete medo ao susto.

                      Comentário


                        #41
                        Boas,

                        A Toyota está outra vez a fazer o mesmo que fez com o Prius, lembrem-se que em 1997 ninguém acreditava que fosse viável carros híbridos e iam dar problemas de baterias, que iam custar muito dinheiro, que não baixavam os consumos e tudo e mais alguma coisa que consegui ler por ai...

                        Realidade hoje, todas as marcas querem ter híbridos, afinal a Toyota tinha razão como provavelmente têm agora com o FuelCell.

                        Já agora alguem me consegue explicar bem como vai funcionar esta tecnologia.

                        Abraços

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por hpalma87 Ver Post
                          Boas,

                          A Toyota está outra vez a fazer o mesmo que fez com o Prius, lembrem-se que em 1997 ninguém acreditava que fosse viável carros híbridos e iam dar problemas de baterias, que iam custar muito dinheiro, que não baixavam os consumos e tudo e mais alguma coisa que consegui ler por ai...

                          Realidade hoje, todas as marcas querem ter híbridos, afinal a Toyota tinha razão como provavelmente têm agora com o FuelCell.

                          Já agora alguem me consegue explicar bem como vai funcionar esta tecnologia.

                          Abraços
                          FIXED:
                          "Realidade hoje, todas as marcas precisam ter híbridos, afinal a Toyota tinha razão como provavelmente têm agora com o FuelCell."

                          Não é a questão de quererem. É mesmo uma necessidade, de modo a conseguirem cumprir as normas de consumos nos EUA e emissões na Europa.
                          Quererem hibridos é algo dispensável. Só a Toyota consegue verdadeiramente fazer sucesso com os hibridos, porque as restantes marcas vendem-nos a conta-gotas.

                          A mesma história com os elétricos. Ninguém faz dinheiro com a venda de carros elétricos (e até ao momento, nem mesmo a Tesla). As vendas são baixas e os carros são obrigatoriamente mais caros. Mas para cumprir as normas e vender em alguns mercados, além de que é "boa onda" mostrar ao mercado que estão a trabalhar em soluções "azuis e verdes", os construtores vão tacteando essa nova realidade.

                          O que leva aqui ao FCV. Poderá levar muito mais tempo que os hibridos até se conseguir um modelo de negócio que funcione e dê lucro para os Fuell Cell. Nem os elétricos conseguem-no actualmente, quanto mais os Fuell Cell, que necessitam de infraestruturas de produção e abastecimento de hidrogenio bem mais complexas que uma rede de postos de abastecimento para carros a baterias. Isto é um plano a longo, longo prazo, décadas de distância.

                          Não que as marcas não tentem explorar a coisa, mas mais uma vez, há normas para cumprir. O estado da California, que tem sido sempre o grande impulsionador e consumidor destas alternativas está a mudar os regulamentos sobre a questão dos créditos de carbono, pelo que ter um carro eléctrico poderá não ser suficiente para um determinado construtor atingir os seus objectivos no que toca a consumos e emissões.

                          Daí estes modelos Fuel Cell a antecipar essa realidade.
                          O FCV não é o primeiro. A Hyundai já entregou o primeiro ix35 FC por lá. A Honda tem o FCX Clarity desde 2008. E é provável que vejamos mais, mas o impacto destes carros será mínimo, servindo mais um propósito de teste, marketing e cumprimento de regulamentos.

                          Comentário


                            #43
                            Falasse de que o h2 poderá ser caro, mas é fácil de produzir e difícil de guardar sob a forma líquida! Agora o que é importante é generalizar e banalizar o seu consumo e o que é raro e caro passa a ser barato! Mas então e os srs das arábias que têm cotas nas empresas automóveis e nas financeiras que concedem créditos aos tais fabricantes querem este tipo de tecnologia? Não! Existe um lobby contra o H2? Sim! Porquê? Tem o melhor dos 2 mundos, o motor em si é elétrico, o que quer dizer que é muito menos complexo do que um de combustão interna, fácil de produzir e menos componentes é igual a menor probabilidade de avarias. Mas tem a practicalidade de um de combustão interna, fácil e rápido de abastecer, e menor número de baterias. E poluí menos do que um elétrico, porque no mundo grande parte da electricidade ainda é obtida através da queima de combustíveis fósseis e garanto-vos de que estas energéticas não têm filtro de partículas!
                            Voltando ao tópico do preço alguém se lembra de quanto é que custava um computador no fim da década de 80 princípio da de 90? E quais eram as capacidades desses computadores? E da internet digamos em 96...Quanto é que custava o serviço mais a chamada telefónica e... Qual era a velocidade? Quanto custa hoje em dia e qual a velocidade. Os telemóveis... É interminável a quantidade de exemplos, a tecnologia banaliza a produção é em massa e os preços caem!
                            num mundo ideal sem preconceitos, sem corrupção e sem jogos de poder o hidrogénio seria sem dúvida o combustível da nossa locomoção automóvel (até o sol o usa como combustível)!!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                              E poluí menos do que um elétrico, porque no mundo grande parte da electricidade ainda é obtida através da queima de combustíveis fósseis e garanto-vos de que estas energéticas não têm filtro de partículas!
                              E sabes quanta electricidade é gasta na produção/refinação de combustíveis ? E pensas que o H2 pode ser obtido como?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                Falasse de que o h2 poderá ser caro, mas é fácil de produzir e difícil de guardar sob a forma líquida! Agora o que é importante é generalizar e banalizar o seu consumo e o que é raro e caro passa a ser barato ! Mas então e os srs das arábias que têm cotas nas empresas automóveis e nas financeiras que concedem créditos aos tais fabricantes querem este tipo de tecnologia? Não! Existe um lobby contra o H2? Sim! Porquê? Tem o melhor dos 2 mundos, o motor em si é elétrico, o que quer dizer que é muito menos complexo do que um de combustão interna, fácil de produzir e menos componentes Agora percebo porque são tão baratos é igual a menor probabilidade de avarias. Mas tem a practicalidade de um de combustão interna, fácil e rápido de abastecer, e menor número de baterias. E poluí menos do que um elétrico, porque no mundo grande parte da electricidade ainda é obtida através da queima de combustíveis fósseis e garanto-vos de que estas energéticas não têm filtro de partículas! Felizmente não é preciso gastar energia para produzir H2
                                Voltando ao tópico do preço alguém se lembra de quanto é que custava um computador no fim da década de 80 princípio da de 90? E quais eram as capacidades desses computadores? E da internet digamos em 96...Quanto é que custava o serviço mais a chamada telefónica e... Qual era a velocidade? Quanto custa hoje em dia e qual a velocidade. Os telemóveis... É interminável a quantidade de exemplos, a tecnologia banaliza a produção é em massa e os preços caem! Nos custos da energia tem acontecido o mesmo. O crude e o brent estão quase de borla.
                                num mundo ideal sem preconceitos, sem corrupção e sem jogos de poder o hidrogénio seria sem dúvida o combustível da nossa locomoção automóvel (até o sol o usa como combustível)!!
                                Parece que anda uma grande confusão nessa cabeça.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                  E sabes quanta electricidade é gasta na produção/refinação de combustíveis ? E pensas que o H2 pode ser obtido como?
                                  Eletrólise - a daimler-benz tem um protótipo que com água da chuva a transforma em h2...
                                  Chegará a altura em que será utilizada a energia produzida pelo h2 para produzir h2... Qual é a dificuldade? É necessário investir - é mas porque não?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                    Parece que anda uma grande confusão nessa cabeça.
                                    E que tal think out of your little box?
                                    os elétricos são caros não pelo motor... É devido à quantidade de baterias....
                                    leu não disse que não era necessário gastar energia, não coloque palavras na minha boca... Agora e como já disse em cima chegará o dia em que energia produzida através de h2 poderá servir para fazer a electrolise!
                                    em relação aos custos dos combustíveis fósseis não tem nada que ver com o resto da tecnologia, por 2 razões :
                                    1- a extração tem custos e estes são de difícil redução
                                    2- se eu posso explorar os infiéis até ao tutano e em junho ir a Londres mostrar como sou tão rico como eles nunca poderão ser... Chama-se lobby das arábias

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                      E que tal think out of your little box?
                                      os elétricos são caros não pelo motor... É devido à quantidade de baterias....
                                      leu não disse que não era necessário gastar energia, não coloque palavras na minha boca... Agora e como já disse em cima chegará o dia em que energia produzida através de h2 poderá servir para fazer a electrolise!
                                      em relação aos custos dos combustíveis fósseis não tem nada que ver com o resto da tecnologia, por 2 razões :
                                      1- a extração tem custos e estes são de difícil redução
                                      2- se eu posso explorar os infiéis até ao tutano e em junho ir a Londres mostrar como sou tão rico como eles nunca poderão ser... Chama-se lobby das arábias
                                      Tens andado a faltar às aulas física, não tens?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Tens andado a faltar às aulas física, não tens?
                                        Com toda a certeza...ou então deve ser daqueles que acredita no tal kit ultimate cell

                                        Comentário


                                          #50
                                          A energia eólica produzida durante a noite, nao é totalmente aproveitada, uma vez que nao há consumo.
                                          Essaenergia poderia ser utilizada para produzir hidrogénio.
                                          Se é suficiente ou nao, nao faço ideia.
                                          Mas era uma forma barata de o produzir, pois a energia seria desperdiçada em condições normais.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Japanese company lays claim to world's cheapest hydrogen production process
                                            Fuccional water - porque não? Será que a ciência não pode evoluir? Temos todos de seguir as regras dos professores que nasceram há 50 anos e ainda se baseam nós incríveis anos 70 e 80???

                                            Comentário


                                              #52
                                              G-Class Environmentally Friendly SUV - Future Vehicle | Mercedes-Benz
                                              Será que sou eu que faltei às aulas de físicas ou as aulas de física do Sr. Newton já não se aplicam? (Sarcasmo)

                                              será que sou eu que estou a sonhar ou há mesmo cientistas que estão a melhor e a pensar à frente!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                                Japanese company lays claim to world's cheapest hydrogen production process
                                                Fuccional water - porque não? Será que a ciência não pode evoluir? Temos todos de seguir as regras dos professores que nasceram há 50 anos e ainda se baseam nós incríveis anos 70 e 80???
                                                Ciência não é a tua área, pois não? É que se fôr, fico preocupado.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                  Ciência não é a tua área, pois não? É que se fôr, fico preocupado.
                                                  Depende do que consideres ciência ! Não que te tenha de responder mas sou médico! Se há algo que ao longo dos anos de conferências aprendi é que não devemos ser excessivamente cépticos ou críticos! Porquê? A ciência em qualquer das suas vertentes acabará por lá chegar! Mais depressa ou mais devagar, chega lá!

                                                  Tu como cientista de renome à 10 anos atrás acreditavas que as sub partículas atómicas podiam comportar-se de forma diferente consoante estivessem ou não a ser observadas???
                                                  agora foi provado que sim...
                                                  questionar racionalmente claro que sim, ser um céptico que não está aberto a aceitar que algo a nível científico possa mudar de paradigma é ......

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Sabes então que existem determinadas leis da física que são imutáveis, algumas delas já com mais de 2000 anos, não sabes? Em concreto, a termodinâmica é uma delas

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por nrv Ver Post
                                                      Depende do que consideres ciência ! Não que te tenha de responder mas sou médico! Se há algo que ao longo dos anos de conferências aprendi é que não devemos ser excessivamente cépticos ou críticos! Porquê? A ciência em qualquer das suas vertentes acabará por lá chegar! Mais depressa ou mais devagar, chega lá!

                                                      Tu como cientista de renome à 10 anos atrás acreditavas que as sub partículas atómicas podiam comportar-se de forma diferente consoante estivessem ou não a ser observadas???
                                                      agora foi provado que sim...
                                                      questionar racionalmente claro que sim, ser um céptico que não está aberto a aceitar que algo a nível científico possa mudar de paradigma é ......
                                                      Para médico estás muito desatualizado. Quem primeiro me falou nessa "novidade", como tu lhe chamas, foi o meu avô paterno que faleceu em 1970. E se calhar quem lhe falou nisso a ele foi o meu bisavô.
                                                      Ps: as "sub partículas atómicas" costumam chamar-se particulas sub atómicas
                                                      Editado pela última vez por manelov; 26 June 2014, 18:31.

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                                                        #57
                                                        Sempre achei o hidrogénio uma boa solução para a mobilidade sustentável. Se conseguirem produzir o hidrogénio com mais facilidade poderá rivalizar com os carros eléctricos a baterias, com a vantagem de serem muito mais fáceis de atestar. Agora a Toyota precisa de resolver melhor o deisign da versão de produção porque este concept está muito mau.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por KZD Ver Post
                                                          Sempre achei o hidrogénio uma boa solução para a mobilidade sustentável. Se conseguirem produzir o hidrogénio com mais facilidade poderá rivalizar com os carros eléctricos a baterias, com a vantagem de serem muito mais fáceis de atestar. Agora a Toyota precisa de resolver melhor o deisign da versão de produção porque este concept está muito mau.
                                                          Isto já é a versão de produção.

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                                                            #59
                                                            Os veículos eléctricos e os multi-power não vão descolar até termos sistemas de produção e redes de distribuição avançados e apoiados nas smart-grids. E aí sim, teremos energia mais barata e veículos mais eficientes (já sei que isto vai ser tópico de discórdia).

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                              Para médico estás muito desatualizado. Quem primeiro me falou nessa "novidade", como tu lhe chamas, foi o meu avô paterno que faleceu em 1970. E se calhar quem lhe falou nisso a ele foi o meu bisavô.
                                                              Ps: as "sub partículas atómicas" costumam chamar-se particulas sub atómicas
                                                              parabéns pelo facto de seres neto de um visionário, uma vez que isto foi provado no CERN e o acelerador de partículas não existia quando o teu avô faleceu! E não vale vires falar de que conhecia a teoria de Schroedinger! Porque essa teoria é mais metafísica do que ciência baseada em factos! Assim, se me disseres que para ti nos anos 20 a teoria de Schroedinger tinha valor científico e que só foi provado à pouco tempo! Então colocares em questão novas técnicas de obtenção de h2 que possam ainda não estar comprovadas mas próximo de tal ..... É vamos dizer incongruente no mínimo
                                                              Editado pela última vez por nrv; 27 June 2014, 10:20.

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