O que eu não dava para conseguir acrescentar uma 6 no meu carro.. Podiam ficar as relações actuais que são perfeitas para andar em cidade e nacionais pois qualquer uma delas tem uma resposta bastante boa acima das 1300/1400RPM, mas uma sexta para AE vinha a calhar.. É "penoso" ir a 140km/h e o ponteiro ir quase em cima das 3500RPM a faltarem pouco mais de 1000RPM para o redline..
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Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver PostMotores 1.3 com caixa de seis velocidades?
É só isso e a oferta de jantes gigantes.
Continua OPEL que vais no bom caminho
Agora lembrei-me foi dos Fiat Punto com caixa de 7 velocidades
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Os de cá de casa,
Rav 2.2 D4D 136
C 270
C4 II e-hdi
todos cx de 6vel. , à excepção de um 206 1.4 hdi que também temos.
De facto ter caixa de 5vel. para os padrões actuais já é quase um "martírio"... Fazer AE a alta rotação é desconfortável ao fim de vários kms... Já para não falar no maior desgaste e consumo.
Sempre que conduzo um carro de 5vel tento engrenar uma 6a velocidade (fruto do hábito)... Por vezes "faço cócegas" à MA
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Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
Já agora aproveito para perguntar se estás satisfeito com a repro a nível global e se vale a pena nesse motor. Combate os pontos fracos do mesmo?
Cumprimentos
A repro atenuou um pouco as baixas. Durante uns dias tu até ficas satisfeito, mas depois de algum tempo apercebes-te que as baixas continuam más. Ou seja, o fosso continua lá apesar de certa forma atenuado. Eu fui tentar afinar a repro e o Engenheiro disse-me que era defeito do carro, e que se aumentasse os valores da repro estava era a provocar fumos e a injectar mais combustível. Acabei por manter o que tenho, porque tenho zero fumos e zero problemas na embraiagem. Estou com 238Nm de binário e 109.7 CV
Daí que quando metia Cruise Control a 120km/h e em 6ª velocidade eu estava sempre atento às rotações para não correr o risco de cair no fosso
Fora estes problemas o carro tem "imensa" força para o motor que tem, consigo fazer a subida de Fátima com o carro carregado a 140km/h em 5ª e sem nunca morrer, tem sempre binário, até me faz esquecer que é um 1248cc
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Originalmente Colocado por Altar Ver PostDaí que quando metia Cruise Control a 120km/h e em 6ª velocidade eu estava sempre atento às rotações para não correr o risco de cair no fosso
EDIT: Agora mais a sério... Devias de pesquisar um pouco sobre o que é uma embriagem e como funciona. Porque definitivamente que não fazes ideia do que isto é, nem para que serve.Editado pela última vez por Crysis; 10 April 2012, 18:31.
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Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
Pois, 120km/h às 2.000rpm só se for como quem diz 2250, anda por ali o ponteiro vá, não sejas picuinhas .
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Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver PostMotores 1.3 com caixa de seis velocidades?
É só isso e a oferta de jantes gigantes.
Continua OPEL que vais no bom caminho
Explica lá que não percebi o teu raciocínio, mas digo já que duvido que venha alguma coisa boa.
Quanto ao caso em questão, como já foi aqui referido, ele deve andar sempre em sexta em nacional (70/90km/h) em AE, exceptuando grandes subidas e ultrapassagens, simples.Editado pela última vez por marelo; 10 April 2012, 18:42.
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Originalmente Colocado por topspeed Ver PostNo novo Astra com a nova variante deste 1.3 (95cv), a caixa adoptada é de 5 velocidades. É um dos raros casos actuais em que a caixa, duma geração para outra do motor, perdeu uma velocidade.
Agora lembrei-me foi dos Fiat Punto com caixa de 7 velocidades
Eu conheço o 1.2 60cv que vinha acoplado de uma caixa de 6 velocidades.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostSó há desgaste da embraiagem se esta estiver accionada. Como pode ter desgaste em andamento se não está accionada?
Funcionamento da embreagem | R19Club
Funcionamento da embreagem
Como saber se a embraiagem do carro precisa de ser substituída | Amolgadelas
Ora o calcar a fundo em esforço vai fazer com que haja uma grande dose de binario do ''nada'' havendo uma maior aceleraçao logo a embraiagem vai sofre com isso.
Originalmente Colocado por PEDROM Ver PostQuantas mais velocidades uma caixa estiver dividida,mais significa que se esta está a lidar com um motor raquitico e sem força nenhuma em baixas.Para um motor realmente potente em binário,bastam 3 velocidades,que era o que tinham alguns antigos Americanos.
Um carro ate pode ter 7 velocidades, se forem longas e nao tiver motor para tirar o devido proveito nao anda.
Aqui, a 6ª nao é uma mudança de força, como é a 2 ou 3, a 6ª existe simplesmente para isto: diminuir consumos e ruido do motor. Claro que se pode fazer recuperaçoes com 6ª mas nao é conveniente nao pelo desgaste mas porque nao ha motor para fazer recuperaçao como deve de ser e passa ha haver consumos exagerado de combustivel.Editado pela última vez por Drifter; 10 April 2012, 18:54.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Post120km/h não é bem 2000rpm, vocês estão a ser mesmo picuinhas.....são 2000rpm e uns pozinhos, talvez 2100 ? não sei, só sei que ficava perto das 2000.....e o meu medo era numa subida cair no tal fosso das 2000 em 6ª........não sei se tinha dito mas eu usei o Cruise Control e portanto fixava a velocidade nos 120kmEditado pela última vez por Crysis; 10 April 2012, 19:46.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostMal qual é o drama de "cair no fosso" ??? O desgaste da embraiagem é directamente proporcional à força que o motor tiver a produzir naquele determinado momento. Ou seja quando cai no fosso é porque o motor está a produzir pouca força, logo a embraiagem tem menos desgaste.
O cair no fosso nao é bom porque ha perda de velocidade e maior consumo de combustivel, somente.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostCorrijam se tiver errado, recuperar entao as 2000rpm em 6ª é menos prejudicial porque a entrega do binario nao é feita de força abrupta, como acontece recuperar das 1500 em 2ª onde a entrega do binario é bem mais notavel.
A limitação da embraiagem está no binario, independentemene da rotação ou da potência.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostEDIT: Agora mais a sério... Devias de pesquisar um pouco sobre o que é uma embriagem e como funciona. Porque definitivamente que não fazes ideia do que isto é, nem para que serve.
Mas acho que vocês também não entenderam muito bem o que queria dizer ou eu não soube explicar-me bem
A questão fundamental para mim é um estilo de condução para economizar combustível, e o que me apercebi era que para circular a 100km/h numa 6ª velocidade e usando cruise control as rotações ficavam perigosamente a roçar as 2000rpm
Ora bastava uma ligeira subida para facilmente entrar a embraiagem em esforço, assim para usar o CC eu tive que aumentar a circulação aos 120/130km/h...o que para mim é um contrassenso, um disparate para quem deseja poupar combustível
Fiz ida e volta de Alverca / Bragança sempre numa velocidade 130/140, às vezes muito mais, e gastei 5.6 L / 100 confirmados quer manualmente quer pelo CB
Eu enchi completamente o depósito em Alverca, e coloquei o contador a zeros. Quando cheguei exactamente ao meu destino, em Bragança, o contador mostrava 493KM
Fui logo encher totalmente o depósito numas bombas ali a escassos metros, levou 28.13L
(28.13*100)/493 = 5.7 L/100
Era precisamente isso que marcava o CB, nada mau porque a IP4 está toda em obras e de Vila-Real a Bragança circulei muitas vezes pela Nacional e com muitos pára-arrancas. Acho que não foi nada mau. E nas subidas puxei bem por ele...
A questão é que eu normalmente circulo a 100KM/h na AE.....e não vejo qualquer utilidade na 6ª velocidade neste carro, acho até que as velocidades todas estão mal escalonadas por serem precisamente 6 : as baixas são demasiado curtas, além de que existe sempre o tal fosso antes das 2000rpm
Tu conheces a história da minha repro, sabes que foi soft para não danificar nada, agora mesmo que aumentasse mais o fosso nunca desaparecerá por completo. O que o Engenheiro disse era que ia estar a injectar mais combusítvel, causar fumos e para nada....e realmente deixei ficar como estáEditado pela última vez por Altar; 10 April 2012, 19:15.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Post(...)
Ora bastava uma ligeira subida para facilmente entrar a embraiagem em esforço, assim para usar o CC eu tive que aumentar a circulação aos 120/130km/h...o que para mim é um contrassenso, um disparate para quem deseja poupar combustível
(...)
Vai lá ver primeiro como funciona um motor, embraiagem e transmissão.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostJá te disseram que não entra nada a embraiagem em esforço.
Vai lá ver primeiro como funciona um motor, embraiagem e transmissão.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postok, está bem, mas desde que não carregue pedal a fundo como também alguns disseram aqui nesta thread, ou também não ?
Acima disso, não deves pisar a fundo SE a embraiagem patinar. Caso contrario podes pisar à vontade em qualquer rotação.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postok, está bem, mas desde que não carregue pedal a fundo como também alguns disseram aqui nesta thread, ou também não ?
O problema das baixas rotações não tem nada a ver com essas coisas.
Há condições de muito maior stress para a mecânica do que isso, e mesmo
para essas a mecânica está preparada para aguentar.
O problema das baixas rotações está ligado principalmente ao knocking.
Engine knocking - Wikipedia, the free encyclopedia
(...) there is also evidence that knock occurs more easily at low rpm than high regardless of other factors (...)
(...) Low rpm and heavy throttle is the condition at which knock
(detonation) does occur. (...)
é para usar, seja a 100Km/h ou a 120Km/h. Se queres acelerar, aí podes pensar
em meter uma abaixo ***se*** o carro não tiver força.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostPodes carregar a fundo á vontade antes das 2000rpm, porque nessas rotações tens pouca força.
Acima disso, não deves pisar a fundo SE a embraiagem patinar. Caso contrario podes pisar à vontade em qualquer rotação.
Em condições normais, a embraiagem nunca patina.
E carregar a fundo antes das 2000RPM por ter pouca força é
precisamente o que não se deve fazer. Ou seja, se está em
6ª abaixo das 2000RPM e o carro não desenvolve (pouca força),
o ideal é meter uma abaixo.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostSe a embraiagem patinar é porque já está muito velhinha.
Em condições normais, a embraiagem nunca patina.
Se a embraiagem tiver um limite de 280Nm e a reprogramação permitir ao motor 320Nm certamente que vai patinar.
E carregar a fundo antes das 2000RPM por ter pouca força é
precisamente o que não se deve fazer.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostSe a embraiagem patinar é porque já está muito velhinha.
Em condições normais, a embraiagem nunca patina.
E carregar a fundo antes das 2000RPM por ter pouca força é
precisamente o que não se deve fazer. Ou seja, se está em
6ª abaixo das 2000RPM e o carro não desenvolve (pouca força),
o ideal é meter uma abaixo.
Como é claro, a entrada do binario em 6ª nao é igual que a entrada do binario em 2ª.
O que dizes é o que nao se deve fazer, meter uma abaixo e acelerar (forte por vezes), ai é que existe uma forte aceleração na embraiagem nada saudavel.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostPodes carregar a fundo á vontade antes das 2000rpm, porque nessas rotações tens pouca força.
Acima disso, não deves pisar a fundo SE a embraiagem patinar. Caso contrario podes pisar à vontade em qualquer rotação.
Aconselho-te (Altar) a seguires os conselhos de quem te fez a reprogramação a apenas a rires do que aqui se diz
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostA sério?
Eu conheço o 1.2 60cv que vinha acoplado de uma caixa de 6 velocidades.
Não satisfeitos, na 2ª geração, colocaram uma caixa de 7 velocidades (nesta não te sei dizer o motor)
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