Anúncio

Collapse
No announcement yet.

caixa de 6 velocidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    O que eu não dava para conseguir acrescentar uma 6 no meu carro.. Podiam ficar as relações actuais que são perfeitas para andar em cidade e nacionais pois qualquer uma delas tem uma resposta bastante boa acima das 1300/1400RPM, mas uma sexta para AE vinha a calhar.. É "penoso" ir a 140km/h e o ponteiro ir quase em cima das 3500RPM a faltarem pouco mais de 1000RPM para o redline..

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
      Motores 1.3 com caixa de seis velocidades?
      É só isso e a oferta de jantes gigantes.

      Continua OPEL que vais no bom caminho
      No novo Astra com a nova variante deste 1.3 (95cv), a caixa adoptada é de 5 velocidades. É um dos raros casos actuais em que a caixa, duma geração para outra do motor, perdeu uma velocidade.

      Agora lembrei-me foi dos Fiat Punto com caixa de 7 velocidades

      Comentário


        #63
        Os de cá de casa,

        Rav 2.2 D4D 136
        C 270
        C4 II e-hdi

        todos cx de 6vel. , à excepção de um 206 1.4 hdi que também temos.

        De facto ter caixa de 5vel. para os padrões actuais já é quase um "martírio"... Fazer AE a alta rotação é desconfortável ao fim de vários kms... Já para não falar no maior desgaste e consumo.

        Sempre que conduzo um carro de 5vel tento engrenar uma 6a velocidade (fruto do hábito)... Por vezes "faço cócegas" à MA

        Comentário


          #64
          Quantas mais velocidades uma caixa estiver dividida,mais significa que se esta está a lidar com um motor raquitico e sem força nenhuma em baixas.Para um motor realmente potente em binário,bastam 3 velocidades,que era o que tinham alguns antigos Americanos.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post

            Já agora aproveito para perguntar se estás satisfeito com a repro a nível global e se vale a pena nesse motor. Combate os pontos fracos do mesmo?

            Cumprimentos
            Globalmente eu estou muito satisfeito, mas desde que mantenha sempre o carro acima das 2000rpm

            A repro atenuou um pouco as baixas. Durante uns dias tu até ficas satisfeito, mas depois de algum tempo apercebes-te que as baixas continuam más. Ou seja, o fosso continua lá apesar de certa forma atenuado. Eu fui tentar afinar a repro e o Engenheiro disse-me que era defeito do carro, e que se aumentasse os valores da repro estava era a provocar fumos e a injectar mais combustível. Acabei por manter o que tenho, porque tenho zero fumos e zero problemas na embraiagem. Estou com 238Nm de binário e 109.7 CV

            Daí que quando metia Cruise Control a 120km/h e em 6ª velocidade eu estava sempre atento às rotações para não correr o risco de cair no fosso

            Fora estes problemas o carro tem "imensa" força para o motor que tem, consigo fazer a subida de Fátima com o carro carregado a 140km/h em 5ª e sem nunca morrer, tem sempre binário, até me faz esquecer que é um 1248cc

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
              Daí que quando metia Cruise Control a 120km/h e em 6ª velocidade eu estava sempre atento às rotações para não correr o risco de cair no fosso
              Eu acho que nem dormia descansado sabendo que ia pegar no carro no dia seguinte


              EDIT: Agora mais a sério... Devias de pesquisar um pouco sobre o que é uma embriagem e como funciona. Porque definitivamente que não fazes ideia do que isto é, nem para que serve.
              Editado pela última vez por Crysis; 10 April 2012, 18:31.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post

                Pois, 120km/h às 2.000rpm só se for como quem diz 2250, anda por ali o ponteiro vá, não sejas picuinhas .
                120km/h não é bem 2000rpm, vocês estão a ser mesmo picuinhas.....são 2000rpm e uns pozinhos, talvez 2100 ? não sei, só sei que ficava perto das 2000.....e o meu medo era numa subida cair no tal fosso das 2000 em 6ª........não sei se tinha dito mas eu usei o Cruise Control e portanto fixava a velocidade nos 120km

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                  Motores 1.3 com caixa de seis velocidades?
                  É só isso e a oferta de jantes gigantes.

                  Continua OPEL que vais no bom caminho

                  Explica lá que não percebi o teu raciocínio, mas digo já que duvido que venha alguma coisa boa.

                  Quanto ao caso em questão, como já foi aqui referido, ele deve andar sempre em sexta em nacional (70/90km/h) em AE, exceptuando grandes subidas e ultrapassagens, simples.
                  Editado pela última vez por marelo; 10 April 2012, 18:42.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                    No novo Astra com a nova variante deste 1.3 (95cv), a caixa adoptada é de 5 velocidades. É um dos raros casos actuais em que a caixa, duma geração para outra do motor, perdeu uma velocidade.

                    Agora lembrei-me foi dos Fiat Punto com caixa de 7 velocidades
                    A sério?

                    Eu conheço o 1.2 60cv que vinha acoplado de uma caixa de 6 velocidades.

                    Comentário


                      #70
                      O meu velhote com 60cv e caixa de 5 claro a 160 de ponteiro (no GPS vai a marcar 145/150, varia com o momento, não sei bem porquê) vai a gritar às 4000 e à minima inclinação lá desce 1000rpm até aos 110 reais

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                        Só há desgaste da embraiagem se esta estiver accionada. Como pode ter desgaste em andamento se não está accionada?
                        A embraiagem tambem gira em funcionamento:

                        Funcionamento da embreagem | R19Club

                        Funcionamento da embreagem

                        Como saber se a embraiagem do carro precisa de ser substituída | Amolgadelas

                        Ora o calcar a fundo em esforço vai fazer com que haja uma grande dose de binario do ''nada'' havendo uma maior aceleraçao logo a embraiagem vai sofre com isso.

                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Quantas mais velocidades uma caixa estiver dividida,mais significa que se esta está a lidar com um motor raquitico e sem força nenhuma em baixas.Para um motor realmente potente em binário,bastam 3 velocidades,que era o que tinham alguns antigos Americanos.
                        Mais importante é o escalonamento, carro americano com 3 velocidades é por 2 motivos: caixas longas logo a força do motor é suavemente distribuida (nao tens de arrancar em 1 e ires ate a 3 a escavar), e porque principalmente, os Muscle Car's eram carros desportivos baratos.

                        Um carro ate pode ter 7 velocidades, se forem longas e nao tiver motor para tirar o devido proveito nao anda.

                        Aqui, a 6ª nao é uma mudança de força, como é a 2 ou 3, a 6ª existe simplesmente para isto: diminuir consumos e ruido do motor. Claro que se pode fazer recuperaçoes com 6ª mas nao é conveniente nao pelo desgaste mas porque nao ha motor para fazer recuperaçao como deve de ser e passa ha haver consumos exagerado de combustivel.
                        Editado pela última vez por Drifter; 10 April 2012, 18:54.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                          120km/h não é bem 2000rpm, vocês estão a ser mesmo picuinhas.....são 2000rpm e uns pozinhos, talvez 2100 ? não sei, só sei que ficava perto das 2000.....e o meu medo era numa subida cair no tal fosso das 2000 em 6ª........não sei se tinha dito mas eu usei o Cruise Control e portanto fixava a velocidade nos 120km
                          Mal qual é o drama de "cair no fosso" ??? O esforço da embraiagem é directamente proporcional à força que o motor tiver a produzir naquele determinado momento. Ou seja quando cai no fosso é porque o motor está a produzir pouca força, logo a embraiagem sofre menos esforço.
                          Editado pela última vez por Crysis; 10 April 2012, 19:46.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                            Mal qual é o drama de "cair no fosso" ??? O desgaste da embraiagem é directamente proporcional à força que o motor tiver a produzir naquele determinado momento. Ou seja quando cai no fosso é porque o motor está a produzir pouca força, logo a embraiagem tem menos desgaste.
                            Corrijam se tiver errado, recuperar entao as 2000rpm em 6ª é menos prejudicial porque a entrega do binario nao é feita de força abrupta, como acontece recuperar das 1500 em 2ª onde a entrega do binario é bem mais notavel.

                            O cair no fosso nao é bom porque ha perda de velocidade e maior consumo de combustivel, somente.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Corrijam se tiver errado, recuperar entao as 2000rpm em 6ª é menos prejudicial porque a entrega do binario nao é feita de força abrupta, como acontece recuperar das 1500 em 2ª onde a entrega do binario é bem mais notavel.
                              Teoricamente, a embraiagem está submetida a maior esforço na faixa de rotação do binario máximo, não interessa se é nas 1500, 2000 ou 10.000rpm.

                              A limitação da embraiagem está no binario, independentemene da rotação ou da potência.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Se a memória não me falha, o Vectra do LinoMarques é o 1.9 de 120cv e não o de 150cv.
                                Correcto.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                  EDIT: Agora mais a sério... Devias de pesquisar um pouco sobre o que é uma embriagem e como funciona. Porque definitivamente que não fazes ideia do que isto é, nem para que serve.
                                  Não percebo nada de mecânica, é verdade

                                  Mas acho que vocês também não entenderam muito bem o que queria dizer ou eu não soube explicar-me bem

                                  A questão fundamental para mim é um estilo de condução para economizar combustível, e o que me apercebi era que para circular a 100km/h numa 6ª velocidade e usando cruise control as rotações ficavam perigosamente a roçar as 2000rpm

                                  Ora bastava uma ligeira subida para facilmente entrar a embraiagem em esforço, assim para usar o CC eu tive que aumentar a circulação aos 120/130km/h...o que para mim é um contrassenso, um disparate para quem deseja poupar combustível

                                  Fiz ida e volta de Alverca / Bragança sempre numa velocidade 130/140, às vezes muito mais, e gastei 5.6 L / 100 confirmados quer manualmente quer pelo CB

                                  Eu enchi completamente o depósito em Alverca, e coloquei o contador a zeros. Quando cheguei exactamente ao meu destino, em Bragança, o contador mostrava 493KM

                                  Fui logo encher totalmente o depósito numas bombas ali a escassos metros, levou 28.13L

                                  (28.13*100)/493 = 5.7 L/100

                                  Era precisamente isso que marcava o CB, nada mau porque a IP4 está toda em obras e de Vila-Real a Bragança circulei muitas vezes pela Nacional e com muitos pára-arrancas. Acho que não foi nada mau. E nas subidas puxei bem por ele...

                                  A questão é que eu normalmente circulo a 100KM/h na AE.....e não vejo qualquer utilidade na 6ª velocidade neste carro, acho até que as velocidades todas estão mal escalonadas por serem precisamente 6 : as baixas são demasiado curtas, além de que existe sempre o tal fosso antes das 2000rpm

                                  Tu conheces a história da minha repro, sabes que foi soft para não danificar nada, agora mesmo que aumentasse mais o fosso nunca desaparecerá por completo. O que o Engenheiro disse era que ia estar a injectar mais combusítvel, causar fumos e para nada....e realmente deixei ficar como está
                                  Editado pela última vez por Altar; 10 April 2012, 19:15.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    A sério?

                                    Eu conheço o 1.2 60cv que vinha acoplado de uma caixa de 6 velocidades.
                                    60 não, 55!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      60 não, 55!
                                      Uma viatura Racing para a epoca, com caixa de 6 velocidades, muito à frente.

                                      Na pratica essa 6ª velocidade um nojo.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                        (...)

                                        Ora bastava uma ligeira subida para facilmente entrar a embraiagem em esforço, assim para usar o CC eu tive que aumentar a circulação aos 120/130km/h...o que para mim é um contrassenso, um disparate para quem deseja poupar combustível
                                        (...)
                                        Já te disseram que não entra nada a embraiagem em esforço.
                                        Vai lá ver primeiro como funciona um motor, embraiagem e transmissão.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Já te disseram que não entra nada a embraiagem em esforço.
                                          Vai lá ver primeiro como funciona um motor, embraiagem e transmissão.
                                          ok, está bem, mas desde que não carregue pedal a fundo como também alguns disseram aqui nesta thread, ou também não ?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                            ok, está bem, mas desde que não carregue pedal a fundo como também alguns disseram aqui nesta thread, ou também não ?
                                            Podes carregar a fundo á vontade antes das 2000rpm, porque nessas rotações tens pouca força.

                                            Acima disso, não deves pisar a fundo SE a embraiagem patinar. Caso contrario podes pisar à vontade em qualquer rotação.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                              ok, está bem, mas desde que não carregue pedal a fundo como também alguns disseram aqui nesta thread, ou também não ?
                                              Esquece isso.
                                              O problema das baixas rotações não tem nada a ver com essas coisas.
                                              Há condições de muito maior stress para a mecânica do que isso, e mesmo
                                              para essas a mecânica está preparada para aguentar.

                                              O problema das baixas rotações está ligado principalmente ao knocking.

                                              Engine knocking - Wikipedia, the free encyclopedia
                                              (...) there is also evidence that knock occurs more easily at low rpm than high regardless of other factors (...)
                                              Engine knocks at low RPM - rec.autos.misc | Google Groups
                                              (...) Low rpm and heavy throttle is the condition at which knock
                                              (detonation) does occur. (...)
                                              Mas não tens que te preocupar com isso. Esquece essa história. A 6ª está lá e
                                              é para usar, seja a 100Km/h ou a 120Km/h. Se queres acelerar, aí podes pensar
                                              em meter uma abaixo ***se*** o carro não tiver força.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                Podes carregar a fundo á vontade antes das 2000rpm, porque nessas rotações tens pouca força.

                                                Acima disso, não deves pisar a fundo SE a embraiagem patinar. Caso contrario podes pisar à vontade em qualquer rotação.
                                                Se a embraiagem patinar é porque já está muito velhinha.
                                                Em condições normais, a embraiagem nunca patina.

                                                E carregar a fundo antes das 2000RPM por ter pouca força é
                                                precisamente o que não se deve fazer. Ou seja, se está em
                                                6ª abaixo das 2000RPM e o carro não desenvolve (pouca força),
                                                o ideal é meter uma abaixo.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Se a embraiagem patinar é porque já está muito velhinha.
                                                  Em condições normais, a embraiagem nunca patina.
                                                  Não necessariamente, visto que esta-mos a falar de um carro reprogramado.

                                                  Se a embraiagem tiver um limite de 280Nm e a reprogramação permitir ao motor 320Nm certamente que vai patinar.

                                                  E carregar a fundo antes das 2000RPM por ter pouca força é
                                                  precisamente o que não se deve fazer.
                                                  Não se deve fazer porque ?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Se a embraiagem patinar é porque já está muito velhinha.
                                                    Em condições normais, a embraiagem nunca patina.

                                                    E carregar a fundo antes das 2000RPM por ter pouca força é
                                                    precisamente o que não se deve fazer. Ou seja, se está em
                                                    6ª abaixo das 2000RPM e o carro não desenvolve (pouca força),
                                                    o ideal é meter uma abaixo.
                                                    A entrega do binario nao é igual em todas as mudanças.

                                                    Como é claro, a entrada do binario em 6ª nao é igual que a entrada do binario em 2ª.

                                                    O que dizes é o que nao se deve fazer, meter uma abaixo e acelerar (forte por vezes), ai é que existe uma forte aceleração na embraiagem nada saudavel.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      Podes carregar a fundo á vontade antes das 2000rpm, porque nessas rotações tens pouca força.

                                                      Acima disso, não deves pisar a fundo SE a embraiagem patinar. Caso contrario podes pisar à vontade em qualquer rotação.
                                                      Aqui está um user que não faz a mínima ideia o que é um carro reprogramado.

                                                      Aconselho-te (Altar) a seguires os conselhos de quem te fez a reprogramação a apenas a rires do que aqui se diz

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                        Aqui está um user que não faz a mínima ideia o que é um carro reprogramado.

                                                        Aconselho-te (Altar) a seguires os conselhos de quem te fez a reprogramação a apenas a rires do que aqui se diz

                                                        Podes justificar a tua afirmação ?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                          Podes justificar a tua afirmação ?
                                                          Experiência com carros reprogramados.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                            Experiência com carros reprogramados.
                                                            Ou melhor, o que te levou a tal afirmação ? Disse alguma coisa de errado ?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                              A sério?

                                                              Eu conheço o 1.2 60cv que vinha acoplado de uma caixa de 6 velocidades.
                                                              A primeira geração do Punto teve um 6 speed associado ao 1.1 Fire de 55cv.

                                                              Não satisfeitos, na 2ª geração, colocaram uma caixa de 7 velocidades (nesta não te sei dizer o motor)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X