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    Por acaso, a luz de avaria de motor do meu Yaris anda sempre ligada.
    Houve um instalador que disse que me tratava do assunto, mas eu não quis.
    Já estava tão habituado a ela, que se a apagassem, me iria sentir sozinho...

    Ahhh, a luz acende porque a mistura é demasiado rica. Tenho um combustivel de ricos

    Comentário


      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
      rca33, mas isto todos dizem... é muito importante escolher um bom instalador. Há relatos de pessoas que metem o carro a instalar lá numa oficina que dizem que mete carros a gás. Depois há casos que andam 100 metros, o motor rebenta e o instalador diz que foi coincidência que ele não tocou naquilo etc etc... Um instaldor competente tem acesso a informação por parte do fabricante do kit gpl e também tem o autodata que qualquer oficina costuma ter. Mas isto é com gpl, como pode ser numa oficina auto normal. No meu antigo carro fui mudar a distribuição á "marca"... e no dia seguir o carro nem pegava. Certas intervenções mais complexas só deve ser feitas por pessoal competente. Mudar um filtro do ar no zé da esquina não é a mesma coisa que mudar uma distribuição ou instalar um kit gpl.
      Então estamos de acordo, como podes ver!

      Ainda há pouco tempo houve um amigo meu que me pediu conselhos sobre aceleras 125cc para o cunhado fazer uns 60 km por dia para o trabalho. Ele já tem um carro a diesel e queria reduzir custos.

      A minha sugestão (e tenho mota há anos, se bem que um bocadinho maior) foi esquecer a acelera e comprar um carro usado com motor pequeno e converter para GPL!

      Era honestamente o que eu faria nessa situação, pois feitas as contas todas aos custos de uma mota (mesmo estas mais pequenas), dificilmente compensa em euros - especialmente porque o carro é facilmente utilizável 365 dias por ano - o que na mota não acontece sem uma boa dose de resistência e risco.
      Claro que ele comprou a acelera na mesma (por vezes a economia serve também como desculpa para um brinquedo novo ), mas eu iria para a solução de carro a GPL (excepto se tivesse de me deslocar para zonas de estacionamento complicado).

      Não me parece que este tipo de sugestão (junto com a que dei ao outro amigo do C5) seja de alguém que tem algo contra o GPL.

      Neste momento tenho 2 carros a diesel e um a gasolina. Nenhum dos diesel tem FAP ou deu qualquer problema de motor, pelo que não tenho motivo para insatisfação.

      Qual será o combustível do carro que comprarei a seguir?

      Não faço ideia!

      Um diesel com FAP teria de ser muito bem estudado, um carro a gasolina para funcionar apenas a gasolina tinha de ser numa situação muito específica, e um carro para converter a GPL seria um forte candidato, mas tem de ser (em qualquer dos casos) algo que me inspire confiança.

      É que como bem dizes, instalar GPL não é mudar um filtro de ar.

      Quanto a autocolantes e tretas, isso não me poderia preocupar menos.

      Comentário


        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
        Por acaso, a luz de avaria de motor do meu Yaris anda sempre ligada.
        Houve um instalador que disse que me tratava do assunto, mas eu não quis.
        Já estava tão habituado a ela, que se a apagassem, me iria sentir sozinho...

        Ahhh, a luz acende porque a mistura é demasiado rica. Tenho um combustivel de ricos
        Isso é a sério? É que no meu acontecia porque a mistura era demasiado pobre. Estava com o débito limitado e em situação de condução agressiva acima das 5.500rpm às vezes passava sozinho para gasolina porque o débito de gpl era insuficiente (mas nem se notava no andamento).

        Mas era um 1.6i de 90cvs que bebia 8 litros de gasolina e o mesmo de gpl.

        Comentário


          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
          rca33, com uma saída dessas quem deve ter a mania da perseguição és tu certamente. Falaste numa situação do meu antigo carro...
          Enganas-te, meu caro, e foste tu quem deu a prova!

          Volta lá ao post que me citaste e vieste falar do teu carro, e vê se em alguma altura eu referi o teu carro ou a ti?

          Nunca!!!

          Não posso falar por ti, mas eu não acompanho sequer 1/30 dos DB deste fórum, e mesmo os que acompanho raramente acompanho regularmente.

          A partir daqui, ou a situação do (ex) teu carro é única (e parece que até nem ser) e tu conheces todos os DB deste fórum que têm carros a GPL, ou assumiste imediatamente que isso era para ti!

          A isso chama-se de perseguição, pois se eu quisesse focar a questão num único caso e exemplo, diria "o carro X do user Y conforme escrito no Diário de Bordo Z".

          No entanto, quando me citas e escreves o que escreveste estás a ser muito claro relativamente a algo que aparentemente já terias insinuado antes (nem li para trás com atenção, para confessar).

          Para terminar a intervenção, digo-te apenas para te preocupares tu com isso se quiseres, porque eu tenho mais que fazer (sem ofensa).

          Comentário


            Originalmente Colocado por TSport Ver Post
            Por acaso, a luz de avaria de motor do meu Yaris anda sempre ligada.
            Houve um instalador que disse que me tratava do assunto, mas eu não quis.
            Já estava tão habituado a ela, que se a apagassem, me iria sentir sozinho...

            Ahhh, a luz acende porque a mistura é demasiado rica. Tenho um combustivel de ricos
            se tiver tudo bem afinado não devem haver luzes... mistura pobre causa sobre aquecimento dos cilindros, mistura rica rebenta com o catalizador. nem uma nem outra situação são saudáveis para o motor.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
              se tiver tudo bem afinado não devem haver luzes... mistura pobre causa sobre aquecimento dos cilindros, mistura rica rebenta com o catalizador. nem uma nem outra situação são saudáveis para o motor.
              Se a mistura é demasiado rica (ou pobre) tanto a gasolina como a GPL, o mais certo é a sonda lambda não estar a fazer o seu trabalho.

              Comentário


                Alguém andou a rogar pragas, só pode!!!!

                Ontem ao final do dia, depois de atestar a bilha, passados alguns km's o carro começou aos "soluços", de seguida passou para gasolina e o comutador a apitar de forma intermitente.
                Sei que ele avisa quando faço 20k km para trocar o filtro, mas nunca me tinha acontecido passar autom/ para gasolina...dassss. É que nem me deixa circular a gás...arghhhh

                Já avisei o instalador. Tenho consulta marcada para as 14h, com prioridade máxima

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Bullit68 Ver Post
                  Se a mistura é demasiado rica (ou pobre) tanto a gasolina como a GPL, o mais certo é a sonda lambda não estar a fazer o seu trabalho.
                  se estiver a gasolina ou gpl com esse erro é o mais certo

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Enganas-te, meu caro, e foste tu quem deu a prova!

                    Volta lá ao post que me citaste e vieste falar do teu carro, e vê se em alguma altura eu referi o teu carro ou a ti?

                    Nunca!!!

                    Não posso falar por ti, mas eu não acompanho sequer 1/30 dos DB deste fórum, e mesmo os que acompanho raramente acompanho regularmente.

                    A partir daqui, ou a situação do (ex) teu carro é única (e parece que até nem ser) e tu conheces todos os DB deste fórum que têm carros a GPL, ou assumiste imediatamente que isso era para ti!

                    (...)
                    Rogério, tal como tu também não conheço todos os DB's do fórum, mas o que falaste foi uma situação demasiado especifica. Aqui fica.

                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    (...)Nos diários de bordo esbarramos com coisas que são 'normais' (como recentemente li que um carro ficava com a luz de motor acesa caso não levasse GPL da Repsol), quando de normal não têm nada!

                    Para mim, se um carro acende uma luz vermelha do motor é para parar e ver se é seguro prosseguir...até à oficina.
                    Se eu me habituar a que algumas luzes de erro se acendam de forma "natural", pode acontecer que um dia a electrónica do carro me esteja mesmo a querer dizer alguma coisa e eu a ignorar o aviso...

                    (...)

                    Comentário


                      Como não encontrei o tópico do GPL coloco aqui.
                      Excelentes notícias:

                      A Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas aprovou, esta quarta-feira, um projeto-lei que prevê que os veículos a GPL e a gás natural passem a poder estacionar em parques subterrâneos e deixem de ter de usar dístico.
                      "Depois de ouvir quatro associações do setor e de efetuar algumas alterações ao projeto-lei inicial, a comissão redigiu um texto comum que foi aprovado por todos os partidos", disse à Lusa a deputada socialista Hortense Martins.
                      O projeto-lei que visa acabar com a proibição de os carros que usam GPL (gás liquefeito) em parques subterrâneos e com a obrigatoriedade de estes veículos ostentarem um dístico identificativo foi apresentado pelo PS em fevereiro deste ano, mas baixou à Comissão de Economia e Obras Públicas.
                      "São dois elementos discriminatórios que não fazem sentido e que obstaculizam um maior uso do GPL, quando o mesmo deveria ser incentivado por se tratar de um combustível mais barato, mais verde e menos poluente", afirmou a deputada.
                      Invocando um estudo elaborado para a APETRO - Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, os socialistas consideram que "está provado que não existe risco na circulação nem no estacionamento deste tipo de veículos", que já dispõem de "sistemas adequados de segurança".
                      Segundo o PS e a APETRO, Portugal é também "dos poucos países europeus" onde estes automóveis continuam a não poder usar os parques subterrâneos" e, juntamente com a Bulgária e a Hungria, os únicos onde se mantém a obrigatoriedade do dístico.
                      O projeto-lei que baixou à comissão mereceu, esta quarta-feira, o consenso de todos os partidos, depois de "efetuadas algumas alterações como o alargamento das novas normas aos carros a gás natural", acrescentou a deputada.
                      O novo projeto-lei aguarda agora aprovação no plenário, no qual a deputada espera que seja votado "com urgência" para "resolver uma situação que afeta milhares de consumidores" e acabar com os constrangimentos que levam a que em Portugal "estes veículos não tenham a expansão que se verifica noutros países".

                      Segundo o PS, que cita dados da AEGPL (a associação europeia do setor), "a quota de mercado no ano de 2010 associada ao GPL Auto na Europa ascendia a 5% do total do parque automóvel".
                      Veículos a GPL vão poder aparcar em zonas subterrâneas - JN

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                        Já avisei o instalador. Tenho consulta marcada para as 14h, com prioridade máxima
                        Bem, comecei a pensar que era um injector que tinha dado a sua alma ao criador.
                        Porém, depois de colocar um novo, chegou-se à conclusão que foi algo mais "simples".
                        Uma das fichas e respectivo cabo estavam partidos. Foi trocar o cabo, colocar nova ficha

                        No diagnóstico à centralina, deu avaria no injector à esquerda.
                        Foto com ele retirado.

                        Comentário


                          os carros a gpl comem fichas e cabos, além de nos carros japoneses cuspirem pelo escape bocados de válvulas

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            os carros a gpl comem fichas e cabos, além de nos carros japoneses cuspirem pelo escape bocados de válvulas
                            Então é por isso que os outros não se encostam ao meu carro no para-arranca da cidade

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                              Então é por isso que os outros não se encostam ao meu carro no para-arranca da cidade
                              Não, o teu deve mandar lavaredas do escape aka maçarico...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                Não, o teu deve mandar lavaredas do escape aka maçarico...
                                Depois de uma feijoada é capaz

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                  Não, o teu deve mandar lavaredas do escape aka maçarico...
                                  Labaredas !

                                  Parece-vos que caso as leis restritivas em relação a carros convertidos a GPL se flexibilizem, como aparenta vir a acontecer, que o GPL vai aumentar de preço ou não ?

                                  Comentário


                                    Não só o GPL como o preço das instalações e os carros que já vêm fábrica a GPL.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Labaredas !

                                      Parece-vos que caso as leis restritivas em relação a carros convertidos a GPL se flexibilizem, como aparenta vir a acontecer, que o GPL vai aumentar de preço ou não ?
                                      My mistake

                                      Sobre os preços, vai aqui : http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/82829-garagem-subterranea-dos-veiculos-movidos-gpl-e-desta-que-lei-muda-135.html#post1066692911

                                      Já se anda a falar sobre o assunto

                                      Comentário


                                        Agora não encontro o local onde li, mas há algo acerca de uma lei comunitário da CE que impede até cerca de 2020 que o preço do GPL suba para valores da gasolina diesel devido a ser uma energia mais limpa, não sei se isso ainda está activo ou não.

                                        De qualquer maneira, sendo real, é óbvio que inventarão um imposto qualquer pro GPL, IPO mais cara, etc etc a fim de xularem o pessoal.

                                        Não acredito que seja já, mas havendo um boom de carros a GPL vai acontecer o mesmo aconteceu com o diesel, começou a haver muitos e toca a subir o preço do diesel...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                          Agora não encontro o local onde li, mas há algo acerca de uma lei comunitário da CE que impede até cerca de 2020 que o preço do GPL suba para valores da gasolina diesel devido a ser uma energia mais limpa, não sei se isso ainda está activo ou não.

                                          De qualquer maneira, sendo real, é óbvio que inventarão um imposto qualquer pro GPL, IPO mais cara, etc etc a fim de xularem o pessoal.

                                          Não acredito que seja já, mas havendo um boom de carros a GPL vai acontecer o mesmo aconteceu com o diesel, começou a haver muitos e toca a subir o preço do diesel...
                                          Ipo mais cara?

                                          Era o que mais faltava. Assim também teria de haver preços diferentes para diesel e os carros a gpl até fazem a inspecção a gasolina.

                                          Comentário


                                            Interessante era que, caso se dê a alteração de legislação, se começassem a disponibilizar alguns modelos a GPL de origem, como acontece noutros mercados.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                              Agora não encontro o local onde li, mas há algo acerca de uma lei comunitário da CE que impede até cerca de 2020 que o preço do GPL suba para valores da gasolina diesel devido a ser uma energia mais limpa, não sei se isso ainda está activo ou não.

                                              De qualquer maneira, sendo real, é óbvio que inventarão um imposto qualquer pro GPL, IPO mais cara, etc etc a fim de xularem o pessoal.

                                              Não acredito que seja já, mas havendo um boom de carros a GPL vai acontecer o mesmo aconteceu com o diesel, começou a haver muitos e toca a subir o preço do diesel...
                                              "Muitos" é relativo. Actualmente a fatia de mercado do GPL é insignificante e mesmo que passe para dez vezes mais continua a não ser nada comparado com o mercado italiano por exemplo, onde mesmo com tanto consumo têm GPL barato.

                                              O Diesel é um problema diferente porque a procura nos últimos anos ultrapassou largamente a oferta daí o aumento dos preços (a Galp até tem que comprar gasóleo já refinado para além do petróleo enquanto não faz a remodelação das refinarias para extrair mais gasóleo por barril). O GPL não sofre disto.

                                              Há muitos anos que há gente que, mais numa de botar abaixo que outra coisa, está sempre a defender que o GPL não vai ser sempre barato, que se começar a ser comum os preços disparam, que o estado vai introduzir impostos novos e sei lá mais o quê, mas o que se viu nos últimos dez anos foi o aumento do preço do GPL ter sido muito tímido face ao aumento da gasolina e do gasóleo e a tendência é para a diferença aumentar cada vez mais.

                                              O GPL é uma aposta segura pelo menos a médio prazo.
                                              Editado pela última vez por SRLA; 30 June 2012, 09:14.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Interessante era que, caso se dê a alteração de legislação, se começassem a disponibilizar alguns modelos a GPL de origem, como acontece noutros mercados.
                                                Se o mercado assim o justificar (o que não acho que vá acontecer), acredita que aparecem.

                                                A Dacia, a Alfa, a Renault e muitas outras marcas vendem carros a GPL de "fabrica" nos outros mercados, bastava começarem a apostar no nosso também.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Labaredas !

                                                  Parece-vos que caso as leis restritivas em relação a carros convertidos a GPL se flexibilizem, como aparenta vir a acontecer, que o GPL vai aumentar de preço ou não ?

                                                  O GPL vai aumentar pelo menos o IVA, é o unico gás que mantém IVA reduzido de 6%, deve ter sido lapso, pois aumentaram para 23% o gás de cidade e mantiveram o dos automoveis em 6% !!!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    O GPL vai aumentar pelo menos o IVA, é o unico gás que mantém IVA reduzido de 6%, deve ter sido lapso, pois aumentaram para 23% o gás de cidade e mantiveram o dos automoveis em 6% !!!
                                                    Acho que estás enganado, o GPL sempre teve IVA a 23%, tal como o gás propano e butano residencial. O Gás natural é que tinha IVA reduzido e agora passou para a taxa máxima.

                                                    Comentário


                                                      Exacto, sempre paguei IVA máximo no GPL (e até no gás de botija o que é ridículo, quem usa gás natural canalizado paga taxa reduzida porque água quente é um bem de primeira necessidade mas para quem tem botija é um luxo).

                                                      O que o GPL paga bem menos é ISP por imposição da UE.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                        Ipo mais cara?

                                                        Era o que mais faltava. Assim também teria de haver preços diferentes para diesel e os carros a gpl até fazem a inspecção a gasolina.
                                                        Suposições que tou a fazer... Imaginemos que os sistemas GPL têm de ser inspeccionados tambem na IPO (até acho muito bem por motivos de segurança), que é que os inspectores percebem de sistemas GPL? Nada... aliás o carro tem que ir a trabalhar a gasolina e a unica coisa que vêm é se tem distico e o nº de série do depósito confere com o que está no DUA, se começam a fazer inspecção têm que ter formação, formação dada pelos centro que por sua vez o utilizador irá pagar com IPO mais cara... A ipo dos pesados não é mais cara?

                                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                        O GPL vai aumentar pelo menos o IVA, é o unico gás que mantém IVA reduzido de 6%, deve ter sido lapso, pois aumentaram para 23% o gás de cidade e mantiveram o dos automoveis em 6% !!!
                                                        Nos meus recibos de abastecimento tem lá 23% de IVA no GPL...

                                                        Comentário


                                                          Era completamente a favor de inspecção ao sistema GPL...se também fizessem inspecção aos sistemas de gasóleo e gasolina. Fugas em diversos pontos de combustível e vapores, estado da mistura em carga, estado do catalisador, filtro de partículas, etc. Se calhar metade dos Diesel que circulam na estrada ficavam lá...

                                                          O facto da maioria do pessoal nos IPOs ser incompetente não significa que não se deve inspeccionar estas coisas todas. Significa que precisamos de mão de obra mais qualificada.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Era completamente a favor de inspecção ao sistema GPL...se também fizessem inspecção aos sistemas de gasóleo e gasolina. Fugas em diversos pontos de combustível e vapores, estado da mistura em carga, estado do catalisador, filtro de partículas, etc. Se calhar metade dos Diesel que circulam na estrada ficavam lá...

                                                            O facto da maioria do pessoal nos IPOs ser incompetente não significa que não se deve inspeccionar estas coisas todas. Significa que precisamos de mão de obra mais qualificada.
                                                            Sou desta opinião. Se é para ser exigente tem de ser com todos.

                                                            O problema seria mesmo o custo de uma ipo a disparar e isso também não pode ser.

                                                            Comentário


                                                              Penso que fazia-se tudo numa hora e uma hora de trabalho numa oficina qualquer anda na casa dos 40€, não me parece um aumento muito significativo face à diferença abismal em qualidade de serviço.

                                                              Comentário

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