E já agora, GPL no jumbo de faro baixou para 0,599 e no entanto o preço da repsol está nos 0,869.. devem ser os aditivos
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GPL - Que grande berbicacho...
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Originalmente Colocado por Vehicle Ver Posttenho dois a gpl, e na primeira vez que tive o primeiro carro a gpl pensei... o mesmo que tu, o carro até começar a andar bem deve acender a luz do motor, deve soluçar etc etc. Até agora nunca foi preciso afinar nada. Foi pagar e usar.. passado 1000 kms da instalação é que se vai lá ao instalador fazer uma revisão para ver se está tudo ok.
Aliás, como te disse, a impressão que eu tenho é que a maioria é assim.
Como no bolo rei, uma pessoa só se chateia quando a fava nos calha a nós. Embora a probabilidade seja reduzida, é do caraças levar com a fava.
Repara num relato de alguém que colocou GPL nos últimos dias.
Quanto ao desempenho do carro em si, noto ali uma falta de genica. Notei também um poço em 1.ª entre as 1500 rpm e as 2000 rpm. Aconteceu uma única vez e já tinha muito pouco GPL no depósito, pelo que acredito que tenha influenciado. Quando mudo para gasolina ele ruge e puxa bem. Quando está a rolar a GPL já não é bem assim. As rotações não sobem tão rapidamente, e algumas vezes falta força em baixas. Acredito que isso possa ser ajustado e afinado mais tarde.
Tirado daqui: http://forum.autohoje.com/diario-de-...-glx-5p-2.html
Não me entendas mal, eu nestas coisas de dinheiro são muito objectivo e frio. Se faço as contas para um determinado caso e vejo que a melhor solução é gasolina, gasóleo, GPL ou cascas de nozes, é dessa que eu gosto. Mas têm de cumprir o que prometem, e não apenas "mais ou menos". E não calhar "favas".
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CLio, esse kit colocado é dos antigos.. é um aspirado. Esse kits não são grande coisa e foram os que deram má fama aos primeiros carros a gpl. Perda de potência acentuada, rateres e afinações constantes.. Mas um carro como aquele ibiza sem ficha obd não poderia levar um kit dos recentes penso eu.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostFico contente que assim seja e que estejas plenamente satisfeito.
Aliás, como te disse, a impressão que eu tenho é que a maioria é assim.
Pela minha experiência eu diria que 90~95% dos "problemas" a gpl (engasgos, rateres, "poços" em aceleração) são problemas de ignição (velas, cabos ou bobines).
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post(...) O A3 FSI é de injecção directa
-Existem dois kits disponíveis em Portugal para esse motor
-O da BRC é um kit de injecção indirecta de gpl adaptado para funcionar com injecção directa de gasolina; além de ser um downgrade para o motor é tudo menos eficiente.
-O kit de Viale é o indicado para esse motor, ligeiramente mais caro que o anterior mas de longe mais eficiente (a potencia é mantida e a economia muito superior);
-É óbvio que se um instalador não trabalha com BRC ou Vialle dizer que não instala nesse carro;
-O kit da BRC só está a ser instalado (e vai ser descontinuado) pela USSE, que só para o final do ano já terá os BRC de injecção líquida.
-O kit da Vialle é instalado pela FF (...)
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Originalmente Colocado por Botabaixo Ver PostQuase o dobro desse valor.
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Audi a3 sportback 1.4tfsi 125cv
Boa noite.
Aqui estou eu com mais um AUDI
Agora julgo que encontrei o carro ideal para o GPL; com injeção líquida.
Alguem tem um AUDI A3 SPORT BACK 1.4TFSI de 125CV ? Devo comprar um de 2007 e gostava de saber que consumos costuma fazer o carro.
Existe algm problema por ser T FSI, os motores Turbo dão-se bem com o GPL?
Mais uma perguntinha de alguibeira, qual o valor de uma viatura destas com 50.000Km?
Obrigado
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Voltamos ao mesmo, esse carro tem injecçao directa. So se conseguires converter o carro a GPL (penso que sim) e consigas mais barato que o 1.6
Ja agora, nao ponderas o Leon? É que o A3 com esse motor deve andar na casa dos 15-17.000€, ja o Leon consegue arranjar um por 12-15.000€ com poucos km. Alias ate consegues abaixo dos 10.000€:
http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Leon/P7014669/
Com 12.000€: http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Leon/P7157449/
Ja um A3 http://www.standvirtual.com/carros/Audi/A3/P7083320/ - tudo bem que tem 18.000km, mesmo assim é um preço bastante mais alto que um Leon por exemplo.Editado pela última vez por Drifter; 24 June 2012, 01:17.
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Então já nao tinhas comprado o Audi ?
Neste topico dizes que sim
http://forum.autohoje.com/forum-gera...erbicacho.html
Originalmente Colocado por SrSniper Ver PostBoa tarde
Comprei um Audi A3 SportBack 1.6 FSI 115CV com o código de motor BLF e ando a tentar colocar a GPL.
Telefonei para 12 oficinas que instalam o KIT GPL ( vi as 12 aqui no forum ) e parece-me que não à gente muito séria nisto.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostEntão já nao tinhas comprado o Audi ?
Neste topico dizes que sim
http://forum.autohoje.com/forum-gera...erbicacho.html
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostTestemunho engraçado, principalmente para os que acham que é só facilidades.
Boa sorte na resolução disso.
Não tenho tempo agora para ler o que foi escrito depois deste post, mas deixo aqui o exemplo recente de um amigo meu.
Tendo ele um C5 1.8 a gasolina, e como até tem um vizinho com um já convertido, decidiu fazer uma pesquisa numa perspectiva séria de fazer a conversão.
Inicialmente preencheu algo que existe o fórum 'da especialidade' semelhante a um formulário (que se percebi bem iria para instaladores GPL) e as respostas foram zero!
Eu minimizei a falta de resposta com o facto da internet e os emails poderem gerar um grande tráfego de emails, e sugeri-lhe ir pessoalmente a instaladores.
Ora, na zona de Sintra e arredores visitou 3, ficando sem saber qual deles o pior!
O C5 precisa de um módulo adicional para impedir que o ponteiro da gasolina continue a descer como se estivesse a funcionar com ela (o que parece estranho, mas explica algumas coisas no meu C4) - o que por curiosidade acresce 92€ + IVA ao valor da instalação.
As informações que lhe deram numa das oficinas foram todas depois de ele (o cliente) colocar as dúvidas específicas, o que com respostas vagas (e a oficina vazia) fizeram esquecer aquele instalador.
Noutro ali para os lados da Tabaqueira, e eles levavam o carro à inspecção pós-instalação, mas o averbamento no IMTT tinha de ser feito pelo cliente.
Para juntar mais um 'miminho', quando o meu colega levantou a questão do ponteiro, disseram-lhe que poderia acontecer, mas não havia nada a fazer quanto a isso!!!
A cereja em cima do bolo foi só aceitar marcações para daí a mais de 15 dias, mas exigir um sinal de 400€ na marcação.
Eu compreendo o princípio de um pagamento de sinal, mas numa oficina que tem agenda cheia para mais de 15 dias, já está a trabalhar com o dinheiro dos clientes.
Eu acredito que existam bons profissionais nesta área, e maus existem nesta e em todas.
Mas se olharmos para algumas especificidades que as conversões GPL têm, bem como alguns problemas que por vezes destapam (ou mesmo originam), não será de espantar que muita gente se assuste!
Parece-me claro que ter um certificado em como está habilitado a montar sistemas de GPL em automóveis é manifestamente insuficiente nos dias que correm.
Certificar que são cumpridas regras de segurança é uma coisa.
Certificar que existe know-how para converter motores com algum grau de complexidade é outra coisa! É que mesmo antes de entrar em motores de injecção directa e turbo, já temos a electrónica para potenciar muitas dores de cabeça - e parece-me que anda aí muito instalador de tubos e abraçadeiras de gás em automóveis sem conhecer bem "o resto do filme".
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostNuma leitura atenta pelo forum, vocês constatarão que o tema FSI e TFSI foi muito falado no que concerne à conversão a GPL e, nenhum dos defensores do GPL disse categoricamente que havia facilidades sobre este tema.
Foi dito, inclusive, que o único tipo de sistema de injecção GPL que existe capaz de ser colocado, com sucesso, nestes motores ou em qualquer motor a gasolina de injecção directa, é precisamente o sistema a GPL...de injecção directa - para já sem regulamentação no nosso país.
A bem do bom senso acho que bocas foleiras sem conhecimento sobre o assunto ficam mesmo mal.
Nos diários de bordo esbarramos com coisas que são 'normais' (como recentemente li que um carro ficava com a luz de motor acesa caso não levasse GPL da Repsol), quando de normal não têm nada!
Para mim, se um carro acende uma luz vermelha do motor é para parar e ver se é seguro prosseguir...até à oficina.
Se eu me habituar a que algumas luzes de erro se acendam de forma "natural", pode acontecer que um dia a electrónica do carro me esteja mesmo a querer dizer alguma coisa e eu a ignorar o aviso...
Eu até era capaz de converter um carro a GPL, mas ia ter de estudar muito bem o processo, o carro e o instalador antes!
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostSendo assim, força nisso, por 12.000€ é bom negocio
Também me parece um bom negócio.
Agora os TFSI e o gaz... vou pesquisar melhor ou esperar 6 meses para ver se vêm mais kits para o mercado e o valor baixa
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostExiste efectivamente um facilitar da ideia de todo o processo de conversão (ou melhor, do resultado final) que assenta em facilidades que por vezes esbarram em coisas complicadas, e isso acontece nos motores sem injecção directa na mesma!
Nos diários de bordo esbarramos com coisas que são 'normais' (como recentemente li que um carro ficava com a luz de motor acesa caso não levasse GPL da Repsol), quando de normal não têm nada!
Para mim, se um carro acende uma luz vermelha do motor é para parar e ver se é seguro prosseguir...até à oficina.
Se eu me habituar a que algumas luzes de erro se acendam de forma "natural", pode acontecer que um dia a electrónica do carro me esteja mesmo a querer dizer alguma coisa e eu a ignorar o aviso...
Eu até era capaz de converter um carro a GPL, mas ia ter de estudar muito bem o processo, o carro e o instalador antes!
Normalmente acende alguns segundos e apaga. Se estiver uns minutos sim poderá ser algo mais grave. Mas não vamos exagerar em parar o carro. Por alguma coisa a luz de erro no motor é amarela e a de falta de óleo é vermelha.
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Originalmente Colocado por SrSniper Ver PostMas o preço não deverá baixar ? Neste momento julgo que só a vialle tem esse tipo de kit mas a BRC vai ter disponivel no final do ano...
Originalmente Colocado por rca33 Ver PostPois...
Não tenho tempo agora para ler o que foi escrito depois deste post, mas deixo aqui o exemplo recente de um amigo meu.
Tendo ele um C5 1.8 a gasolina, e como até tem um vizinho com um já convertido, decidiu fazer uma pesquisa numa perspectiva séria de fazer a conversão.
Inicialmente preencheu algo que existe o fórum 'da especialidade' semelhante a um formulário (que se percebi bem iria para instaladores GPL) e as respostas foram zero!
Eu minimizei a falta de resposta com o facto da internet e os emails poderem gerar um grande tráfego de emails, e sugeri-lhe ir pessoalmente a instaladores.
Ora, na zona de Sintra e arredores visitou 3, ficando sem saber qual deles o pior!
O C5 precisa de um módulo adicional para impedir que o ponteiro da gasolina continue a descer como se estivesse a funcionar com ela (o que parece estranho, mas explica algumas coisas no meu C4) - o que por curiosidade acresce 92€ + IVA ao valor da instalação.
As informações que lhe deram numa das oficinas foram todas depois de ele (o cliente) colocar as dúvidas específicas, o que com respostas vagas (e a oficina vazia) fizeram esquecer aquele instalador.
Noutro ali para os lados da Tabaqueira, e eles levavam o carro à inspecção pós-instalação, mas o averbamento no IMTT tinha de ser feito pelo cliente.
Para juntar mais um 'miminho', quando o meu colega levantou a questão do ponteiro, disseram-lhe que poderia acontecer, mas não havia nada a fazer quanto a isso!!!
A cereja em cima do bolo foi só aceitar marcações para daí a mais de 15 dias, mas exigir um sinal de 400€ na marcação.
Eu compreendo o princípio de um pagamento de sinal, mas numa oficina que tem agenda cheia para mais de 15 dias, já está a trabalhar com o dinheiro dos clientes.
Eu acredito que existam bons profissionais nesta área, e maus existem nesta e em todas.
Mas se olharmos para algumas especificidades que as conversões GPL têm, bem como alguns problemas que por vezes destapam (ou mesmo originam), não será de espantar que muita gente se assuste!
Parece-me claro que ter um certificado em como está habilitado a montar sistemas de GPL em automóveis é manifestamente insuficiente nos dias que correm.
Certificar que são cumpridas regras de segurança é uma coisa.
Certificar que existe know-how para converter motores com algum grau de complexidade é outra coisa! É que mesmo antes de entrar em motores de injecção directa e turbo, já temos a electrónica para potenciar muitas dores de cabeça - e parece-me que anda aí muito instalador de tubos e abraçadeiras de gás em automóveis sem conhecer bem "o resto do filme".
O ideal é mesmo procurar um instalador como deve de ser.
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Curioso como com variadíssimos tópicos de GPL, só agora ouvi falar nessa questão do ponteiro do combustível dos PSA.
É mais uma coisinha a juntar às afinações que podem ser necessárias, à necessidade de lubrificação, etc. que tornam o todo um nadinha mais complexo do que pode parecer à 1ª vista.
Só acho estranho é que os especialistas que sobrevoam este tipo de tópicos nunca o tenham mencionado !? Alguns praticamente não participam em mais nada do que tópicos do GPL. Será que parte deles anda a ver se arranja clientes ?
O que parece um facto é que há uma predominante falta de competência e até de seriedade nos instaladores, o que até se conjuga bem com algumas das participações por aqui
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Um amigo meu não deve ter feito um mês que instalou GPL no seu 207 e nunca o ouvi a queixar-se disso (o do que quer que fosse). Tem um kit BRC.
Naturalmente ninguém aqui (que que conheça) é instalador e tem obrigação de conhecer as particularidades mais esquisitas de todos os motores que existem no mercado e existiram nos últimos 10-20 anos. Para isso existem manuais para consultar. Isto parece-me óbvio mas há aqui gente que parece tirar prazer directamente de fazer chacota dos entraves que possam aparecer, não sei bem porquê. É inveja do combustível a 70 cêntimos?Editado pela última vez por SRLA; 25 June 2012, 07:52.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostPois...
Não tenho tempo agora para ler o que foi escrito depois deste post, mas deixo aqui o exemplo recente de um amigo meu.
Tendo ele um C5 1.8 a gasolina, e como até tem um vizinho com um já convertido, decidiu fazer uma pesquisa numa perspectiva séria de fazer a conversão.
Inicialmente preencheu algo que existe o fórum 'da especialidade' semelhante a um formulário (que se percebi bem iria para instaladores GPL) e as respostas foram zero!
Eu minimizei a falta de resposta com o facto da internet e os emails poderem gerar um grande tráfego de emails, e sugeri-lhe ir pessoalmente a instaladores.
Ora, na zona de Sintra e arredores visitou 3, ficando sem saber qual deles o pior!
O C5 precisa de um módulo adicional para impedir que o ponteiro da gasolina continue a descer como se estivesse a funcionar com ela (o que parece estranho, mas explica algumas coisas no meu C4) - o que por curiosidade acresce 92€ + IVA ao valor da instalação.
As informações que lhe deram numa das oficinas foram todas depois de ele (o cliente) colocar as dúvidas específicas, o que com respostas vagas (e a oficina vazia) fizeram esquecer aquele instalador.
Noutro ali para os lados da Tabaqueira, e eles levavam o carro à inspecção pós-instalação, mas o averbamento no IMTT tinha de ser feito pelo cliente.
Para juntar mais um 'miminho', quando o meu colega levantou a questão do ponteiro, disseram-lhe que poderia acontecer, mas não havia nada a fazer quanto a isso!!!
A cereja em cima do bolo foi só aceitar marcações para daí a mais de 15 dias, mas exigir um sinal de 400€ na marcação.
Eu compreendo o princípio de um pagamento de sinal, mas numa oficina que tem agenda cheia para mais de 15 dias, já está a trabalhar com o dinheiro dos clientes.
esse 1.8 do C5 é um motor bom para gpl, e tal como a maioria dos franceses é preciso um emulador para forçar ele a actualizar o ponteiro da gasolina. Isso é algo simples e nunca vi um instalador cobrar esse extra. Aliás um dos meus carro tem isso e n paguei mais nada.
Eu acredito que existam bons profissionais nesta área, e maus existem nesta e em todas.
Mas se olharmos para algumas especificidades que as conversões GPL têm, bem como alguns problemas que por vezes destapam (ou mesmo originam), não será de espantar que muita gente se assuste!
Parece-me claro que ter um certificado em como está habilitado a montar sistemas de GPL em automóveis é manifestamente insuficiente nos dias que correm.
Certificar que são cumpridas regras de segurança é uma coisa.
Certificar que existe know-how para converter motores com algum grau de complexidade é outra coisa! É que mesmo antes de entrar em motores de injecção directa e turbo, já temos a electrónica para potenciar muitas dores de cabeça - e parece-me que anda aí muito instalador de tubos e abraçadeiras de gás em automóveis sem conhecer bem "o resto do filme".
Concordo com o que dizes, há bons e maus instaladores por isso é que sempre que alguém pergunta que kit meter a resposta é sempre a mesma.. os kits são equivalente, a grande preocupação é na escolha que um instalador competente. Felizmente há vários no país .. nada como consultar um forum da especialidade para ler feedbacks e pedir opiniões.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostExiste efectivamente um facilitar da ideia de todo o processo de conversão (ou melhor, do resultado final) que assenta em facilidades que por vezes esbarram em coisas complicadas, e isso acontece nos motores sem injecção directa na mesma!
Nos diários de bordo esbarramos com coisas que são 'normais' (como recentemente li que um carro ficava com a luz de motor acesa caso não levasse GPL da Repsol), quando de normal não têm nada!
Para mim, se um carro acende uma luz vermelha do motor é para parar e ver se é seguro prosseguir...até à oficina.
Se eu me habituar a que algumas luzes de erro se acendam de forma "natural", pode acontecer que um dia a electrónica do carro me esteja mesmo a querer dizer alguma coisa e eu a ignorar o aviso...
Eu até era capaz de converter um carro a GPL, mas ia ter de estudar muito bem o processo, o carro e o instalador antes!
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