Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Modificações num R. Clio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu ficava quieto.

    E o aumento de pneu não é só coisas boas, muito menos num carro desses para 205...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
      SLAB concordo contigo em quase tudo, mas a reprogramação não afectar a mecânica do carro, não posso concordar. Até podes dizer que em certos pontos até ajuda na mecânica, e eu posso concordar, mas afecta sempre a mecânica do carro. Disso podes ter a certeza. Mas é como tudo, os motores de origem também partem, e eu conheço um clio 1.9DTI que tem provavelmente quase o dobro dos kms de origem, e não tem dado grandes problemas. É lógico que tem de se saber andar com um motor destes, e saber que após uma repro os limites mecânicos estão mais postos em causa.
      Não me fiz perceber. O que queria dizer era que não afecta a mecânica mais do que o normal, visto que estas reprogramações são feitas de maneira a preservar todos os componentes de fabrica. Mas é como tudo, se andar sempre em rotações elevadas e a puxar pelo carro, com ou sem reprogramação o motor vai ao ar.
      A principal razão pela qual fiz a reprogramação na PKE foi mais a questão de reduzir os consumos e ter uma condução mais agradável.
      As únicas recomendações que me fizeram lá foi usar gasóleo (não precisa ser o ultimate ou geforce) e óleo de qualidade, coisas que sempre fiz, por isso não houve nenhum problema.

      Comentário


        #33
        SLAB eu tenho repro já à uns anos num carro e no Domingo já me pediu a 2ª reparação do turbo

        Vida não dá, venha quem vier. O motor até pode aguentar mas há sempre alguma coisa a ceder.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Eu ficava quieto.

          E o aumento de pneu não é só coisas boas, muito menos num carro desses para 205...
          Acho que não pode ir além de 195 até porque a versão mais potente da altura só trazia 195. Tirando um pequeno aumento do consumo não estou a ver nenhum inconveniente.
          Há uma questão bastante importante e só quem tem este motor neste carro é que sabe. O motor é muito pesado para o carro. É preferível distribuir o peso por 195mm de borracha do que por 175mm.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
            SLAB eu tenho repro já à uns anos num carro e no Domingo já me pediu a 2ª reparação do turbo

            Vida não dá, venha quem vier. O motor até pode aguentar mas há sempre alguma coisa a ceder.
            Fizeste a tua reprogramação onde?
            Felizmente não há só um tipo de reprogramação. A que eu fiz respeita os limites de binário dos componentes que tenho de origem do carro.
            Fiz uma reprogramação muito soft: 20cv e 50Nm de binário. Quem quiser melhores performances tem que mudar vários componentes, turbos, embraiagens reforçadas. É tudo uma questão de orçamento.

            Comentário


              #36
              É tão simples como em vários carros, a diferença entre o modelo x e o modelo a seguir mais potente, a diferença é apenas uma reprogramação da centralina...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                É tão simples como em vários carros, a diferença entre o modelo x e o modelo a seguir mais potente, a diferença é apenas uma reprogramação da centralina...
                Isso não é bem assim... Tens intercoolers, etc.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                  Isso não é bem assim... Tens intercoolers, etc.
                  Ai é que te enganas, na VW, por exemplo o 1.6 TDI é igual nas versões de 75, 90, 105cv apenas a centralina está programada para dar isso..

                  E como se diz as repros desde que sejam bem feitas e que seja feita a manutençao a tempo e horas e se tome em atenção nao andar a acelerar logo depois de ligar o carro, não tens nada que ter medo..
                  O que pode assim de repente ter problemas futuros ou desgaste é a embraiagem, e o turbo caso mexam na pressão...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                    Ai é que te enganas, na VW, por exemplo o 1.6 TDI é igual nas versões de 75, 90, 105cv apenas a centralina está programada para dar isso..

                    E como se diz as repros desde que sejam bem feitas e que seja feita a manutençao a tempo e horas e se tome em atenção nao andar a acelerar logo depois de ligar o carro, não tens nada que ter medo..
                    O que pode assim de repente ter problemas futuros ou desgaste é a embraiagem, e o turbo caso mexam na pressão...
                    Mas pensa la por exemplo no preço de uma embraiagem que suporta o binário do 105cv. Achas que vão por a mesma nos 3 níveis de potência?

                    Comentário


                      #40
                      Talvez só haja uma que seja igual para todas? Essas coisas são pensadas... É que se não o fizerem estão a perder dinheiro... E nessa diferença de potencia não há risco... as peças são sempre feitas com alguma margem... Por exemplo, um carro com 200 cv, tem sempre embraiagem para suportar um pouco mais, se não era tudo feito ao limite...

                      Comentário


                        #41
                        Tas a pensar em diferenças de valores pequenas mas mesmo assim duvido um pouco que seja apenas na centralina a diferença, posso estar enganado.
                        Basta pensar no motor da bmw. Ninguém vai comprar o 116d e depois com uma reprogramação fica automaticamente com o 123d.

                        Comentário


                          #42
                          Mas em motores de cilindrada igual que só muda a cavalagem, existem vários veículos que só muda mesmo a centralina!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                            Mas em motores de cilindrada igual que só muda a cavalagem, existem vários veículos que só muda mesmo a centralina!
                            Tens a certeza absoluta do que estas a dizer em relação ao 1.6tdi?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                              Tens a certeza absoluta do que estas a dizer em relação ao 1.6tdi?
                              Sinceramente não te sei apontar modelos exactos, pois não me lembro, mas sei que existem... Sobre o 1.6tdi não sei mas presumo que seja pelo q o bacm8 diz...

                              Comentário


                                #45
                                O 116d e o 123d têm o mesmo bloco de 1995cm3 e no entanto uma potência com quase 100cv.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                  O 116d e o 123d têm o mesmo bloco de 1995cm3 e no entanto uma potência com quase 100cv.

                                  Que comparação... o bloco é igual por fora mas o resto muda tudo e desde logo 2 turbos no 23d

                                  Os chipadores andam a espalhar que o 90 e 105 tdi é tudo igual, mas ainda não me convenceram. Então com repros de 90 para 150cv vou gostar de ler o que vai aparecer partido.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                    Que comparação... o bloco é igual por fora mas o resto muda tudo e desde logo 2 turbos no 23d

                                    Os chipadores andam a espalhar que o 90 e 105 tdi é tudo igual, mas ainda não me convenceram. Então com repros de 90 para 150cv vou gostar de ler o que vai aparecer partido.
                                    Era isso precisamente que eu estava a dizer. foi só um exemplo de como podem ter o mesmo bloco e potencias diferentes sem ser pela centralina.
                                    A mim também não me convencem que a diferença do 75cv para o 105cv é e apenas na programação da centralina.
                                    Sendo assim compro o 1.6tdi de 75cv e com uma reprogramação (que fica sempre mais barata que a versão de 105cv) fico com o de 105cv.. não tem lógica.

                                    Comentário


                                      #48
                                      A centralina as tantas até é a mesma, agora o tamanho dos IC, turbo, os bicos injectores, linha de escape, entrada de ar para o filtro, ou mesmo caixa do filtro de ar, provavelmente têm alguma alteração. Apenas a centralina digo-te já que é quase impossível ser, e era mau negocio para a VW e resto do grupo vag, assim será para os restantes fabricantes de automóveis.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                        Desculpa mas não percebi.

                                        Muito fácil, uma reprogramação não baixa os consumos do carro, só em situações muito particulares da configuração do mapa se meteres mais débito e mais binário em regimes que não "pises", se meteres o pico de potencia num regime que passes sistematicamente a agulha (2500 rpm num diesel por exemplo) só aumenta, e muito.

                                        O aumento significativo de consumo depende do conceito de significativo, 1 litro a mais para mim pode ser significativo, e para ti não, para além disso a passagem para duas medidas acima, 185 para 205 aumenta o consumo, e não é pouco.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Essa opção não me parece totalmente descabida, por isso vou dar a opinião do que faria se estivesse no teu lugar:

                                          Aumentar cerca de 20cv por reprogramação de centralina é possível, e dentro desses valores, com uma mapa em condições podes ficar com um carro bem mais agradável de conduzir. Sobre consumos não vou dar a minha opinião, digo só para não acreditares em milagres... Mas para fazeres isto é necessário que antes todos os componentes estejam em condições, e que a partir de agora não facilites em nada que é intervalos de manutenção, pecando por diminuí-los até.

                                          Sobre a alteração dos pneus, como já falaram aqui, a medida 195/50 r15 é uma boa escolha em rácio segurança/estabilidade vs arrasto (e atenção à ideia de que pneu mais largo=+segurança. A geometria de suspensão foi pensada para o que o carro monta de origem, podendo-se alterar a medida dentro de determinado intervalo. Exageros só levam a desgaste prematuro e más reacções no comportamento).
                                          Além disso é uma medida bastante em conta para pneus em condições, e com sorte consegues encontrar jantes 15' da marca, o que é uma vantagem no aspecto visual também.
                                          Poderás ficar com o carro um pouco alto, pelo que apenas umas molas um pouco mais baixas, especificas para o modelo trarão vantagens a nível de estética e comportamento (por serem mais rijas e teres o centro de gravidade do carro mais baixo).
                                          Editado pela última vez por bernardoR; 09 August 2012, 20:37.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Como já disseram não estás no forum certo. Aqui há muitos super de origem, por isso a maioria vai-te aconselhar a estar quieto.

                                            Mas se quisesses estar quieto não vinhas perguntar, e por isso em 1º lugar aconselho-te a passares em alguns projectos de clios alterados:
                                            Ex:
                                            http://www.tuning.online.pt/forum/clio-1-5dcigatu-t18711p8.html

                                            Depois, o que te posso dizer é que o 1.9Dti de 80cv é um motor muito pouco puxado para a cilindrada que tem, dá para fazer umas boas alterações e manter a fiabilidade (não sejamos ingénuos e dizer que a fiabilidade aumenta).

                                            Para começar repro (que passará pelo aumento do débito de gasóleo) e para mim algo essencial também é a colocação de um intercooler.

                                            Com isto deves conseguir alcançar a marca redonda de 100 ou 110 cv facilmente, e ficas com um motor bem mais forte, mais gastador, um pouco mais fumarento, mas a fazer o gosto ao pé. Vai parecer que mudaste de carro.

                                            Actualmente deixei de acompanhar as alterações nos turbo diesel, estando mais virado para os otto turbinados que se revelam muito mais complexos.

                                            Mas, e apesar de estar já um pouco desactualizado, arrisco-me a dizer que qualquer mecânico te faz isso.

                                            Há muita informação e muitos projectos de 1.9Dti alterados. Tens algures na net um Megane I com o 1.9Dti com perto de 150cv. Por isso tudo se faz.

                                            Quanto às jantes, para mim ao aumentar a potência é natural que se queira aumentar a aderência ao piso, e por isso a colocação de umas jantes e pneus mais largos é importante. Não coloques é algo exagerado, o clio é um carro pequeno, jantes muito grandes ficam mal. Que jantes tens actualmente? São as de ferro ainda ou são jantes especiais?
                                            Editado pela última vez por Maraki; 09 August 2012, 21:02.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                              Mas pensa la por exemplo no preço de uma embraiagem que suporta o binário do 105cv. Achas que vão por a mesma nos 3 níveis de potência?
                                              Garanto te porque tenho andado a ver e inclusive em fóruns..
                                              Basta dares uma olhadela no etka sãs peças...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                                                Ai é que te enganas, na VW, por exemplo o 1.6 TDI é igual nas versões de 75, 90, 105cv apenas a centralina está programada para dar isso..

                                                E como se diz as repros desde que sejam bem feitas e que seja feita a manutençao a tempo e horas e se tome em atenção nao andar a acelerar logo depois de ligar o carro, não tens nada que ter medo..
                                                O que pode assim de repente ter problemas futuros ou desgaste é a embraiagem, e o turbo caso mexam na pressão...
                                                Fia-te nessa. Achas que só muda a programação da centralina?

                                                Então como é que explicas que num 1.6TDi com 75cv se consiga uma reprogramação para uns 110cv e com o mesmo aumento num 1.6TDi com 105cv se consiga para os 130cv?

                                                Muda muita coisa, como injectores, turbo (que pode ser de geometria variável ou não), dimensão do intercooler, etc.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                  Fia-te nessa. Achas que só muda a programação da centralina?

                                                  Então como é que explicas que num 1.6TDi com 75cv se consiga uma reprogramação para uns 110cv e com o mesmo aumento num 1.6TDi com 105cv se consiga para os 130cv?

                                                  Muda muita coisa, como injectores, turbo (que pode ser de geometria variável ou não), dimensão do intercooler, etc.
                                                  Já disse isso mais atrás. Nem nas primeiras ibizas 6k de 90cv, saiam todas iguais. Havia modelos de turbos que eram TGV e outros que não eram.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Bem o que posso dizer... gostei dos comentários, têm sido bastante elucidativos, agradeço-vos a todos mesmo.
                                                    Espero que continuem a postar porque vai surgindo sempre algo de novo que vale a pena reter.

                                                    Fica só uma ressalva: ... trocar de carro neste momento está fora de questão, o carro que tenho está ainda pra durar uns bons anitos. Apesar de ter já perto dos 200mil Km não me tem dado chatices maiores, e a nivel de motor e mecânica penso estar impecável, sem nada a apontar do meu mecânico.

                                                    ... Tenho retido infomação, e continuo a querer dar-lhe uma "performance" mas tal efeito terá de ficar para mais tarde um bocadito (é que sinceramente pensava ficar mais em conta um pouco) portanto tenho de começar a ir pondo algum de parte para o acto! :-D

                                                    Cumprimentos a todos e continuem a postar.
                                                    OBRIGADOS A TODOS

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Se não quiseres investir tudo de uma vez, começa por uma repro ligeira, até pode ser que fique logo como queres, e não precisas investir em mais. Tem em conta que o sistema de travagem é ainda o original, e que para mais cavalos e binário, precisas de mais espaço para parar o carro.
                                                      Outra coisa que não podes esquecer, é de não poupar na qualidade do óleo e nos prazos da muda deste devem ser encurtados.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                        Não me fiz perceber. O que queria dizer era que não afecta a mecânica mais do que o normal, visto que estas reprogramações são feitas de maneira a preservar todos os componentes de fabrica. Mas é como tudo, se andar sempre em rotações elevadas e a puxar pelo carro, com ou sem reprogramação o motor vai ao ar.
                                                        A principal razão pela qual fiz a reprogramação na PKE foi mais a questão de reduzir os consumos e ter uma condução mais agradável.
                                                        As únicas recomendações que me fizeram lá foi usar gasóleo (não precisa ser o ultimate ou geforce) e óleo de qualidade, coisas que sempre fiz, por isso não houve nenhum problema.
                                                        Claro que afecta, o motor vai ter uma vida util mais reduzida, agora isso depende do uso. E mesmo sem puxar pelo carro, se na entrada do turbo vais ter mais 50nm, a embraiagem vai ja sofrer com isso, tens desgaste prematuro da mesma.

                                                        Nao vas pela ''cantiga'' que as casas de repro vendem, ja ouvi um senhor numa oficina famosa na area de Lisboa pelas repros, quase a insunuar que uma repro ate dava saude e chegou mesmo a dizer que o consumo era bastante mais baixo mesmo a fundo... claro que quem nao percebe muito vai nessa, mas nao é nada disso.

                                                        Uma coisa que é universal: um carro com repro ira ter mais desgaste e ira consumir mais. Ha varias variaveis aqui, mas nao te iras safar disto.

                                                        Podes dizer que nao tens sentido desgaste prematuro no teu, o que depende do uso, se fizeres mais uso do pedal acredita que iras sentir, o mesmo acontece com o consumo, o mais certo é com o melhoramento das baixas carregues menos no acelerador, mas basta pisar um pouco mais e iras ver que ira consumir mais que em stock na mesma situaçao, se o carro ira debitar mais gasoleo ira consumir mais

                                                        Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                                                        Ai é que te enganas, na VW, por exemplo o 1.6 TDI é igual nas versões de 75, 90, 105cv apenas a centralina está programada para dar isso..

                                                        E como se diz as repros desde que sejam bem feitas e que seja feita a manutençao a tempo e horas e se tome em atenção nao andar a acelerar logo depois de ligar o carro, não tens nada que ter medo..
                                                        O que pode assim de repente ter problemas futuros ou desgaste é a embraiagem, e o turbo caso mexam na pressão...
                                                        Tambem me venderam isso e... nao, como o Maraki disse, muda o IC, Turbo etc, claro que te mexidas na centralina e ate podem ter centralinas iguais, mas o de 75cv nao tem somente uma repro para ter menos cavalos.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                          Fia-te nessa. Achas que só muda a programação da centralina?

                                                          Então como é que explicas que num 1.6TDi com 75cv se consiga uma reprogramação para uns 110cv e com o mesmo aumento num 1.6TDi com 105cv se consiga para os 130cv?

                                                          Muda muita coisa, como injectores, turbo (que pode ser de geometria variável ou não), dimensão do intercooler, etc.
                                                          Não sei onde andas a ver mas é tudo igual, podes ir ao face da pke por exemplo e ve lá se todos não atingem os 140cv ou perto..
                                                          Apenas ultrapassam os 140 os que têm o motor nos segmentos c e b que tem um radiador maior e acho que o faz também é maior. De resto no pólo, ibiza, fabia e tudo igual assim como os outros nos segmentos anteriores que falei, em que apenas tem essa variação..

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                                                            Não sei onde andas a ver mas é tudo igual, podes ir ao face da pke por exemplo e ve lá se todos não atingem os 140cv ou perto..
                                                            Apenas ultrapassam os 140 os que têm o motor nos segmentos c e b que tem um radiador maior e acho que o faz também é maior. De resto no pólo, ibiza, fabia e tudo igual assim como os outros nos segmentos anteriores que falei, em que apenas tem essa variação..
                                                            Então segundo a tua teoria logo que seja um 1.9 TDI é tudo igual, desde o 90cv até ao 150cv, o que muda é a programação.

                                                            Nada mais errado. Não te fies no que dizem as casas de repros, pensa pela tua cabeça.

                                                            Basta pensar que mesmo naquelas repros feitas pela marca é sempre alterado algum componente mecânico para acompanhar o conjunto.

                                                            Tens o exemplo da BMW que adicionava um intercooler de maiores dimensões, a Peugeot que além de intercooler reforçava um elemento da tubagem de admissão.

                                                            As marcas não andam a dormir, o bloco em si é igual por uma questão de custo de produção, mas os outros componentes têm que ser necessariamente mais resistentes sob pena de a fiabilidade ficar comprometida.

                                                            Tens o exemplo dos BMW 118d e 120d, blocos iguais, mas intercooler de maiores dimensões no 120d, injectores de maior débito no 120d, turbo diferente e outros pormenores que escapam ao observador comum.

                                                            A acrescentar a isso há ainda o facto de antigamente ser comum 2 motores exactamente iguais e feitos na mesma fábrica e com os mesmos componentes declararem potências diferentes (apesar de próximas). Actualmente e apesar de a concepção dos motores ser mais criteriosa não está imune a esses pormenores técnicos.

                                                            Onde quero chegar com isto?

                                                            A marca faz as preparações de forma a dotar o motor de fiabilidade para aquele nível de potência, não se limita a uma simples programação, porque poderiam ocorrer dissabores.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                              finalmente alguém percebe

                                                              Ao aumentar a potencia do motor e alterando o conjunto jante e pneu para um de maiores dimensões, não será necessário fazer um upgrade à suspensão?

                                                              Hipotese alternativa: O valor que dão pelo carro, mais o que pensa gastar não dará para trocar por outro carro que lhe "encha mais as medidas"?

                                                              Já agora sobre qual geração do Clio é que estamos a falar?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X