Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Modificações num R. Clio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post

    Muito fácil, uma reprogramação não baixa os consumos do carro, só em situações muito particulares da configuração do mapa se meteres mais débito e mais binário em regimes que não "pises", se meteres o pico de potencia num regime que passes sistematicamente a agulha (2500 rpm num diesel por exemplo) só aumenta, e muito.

    O aumento significativo de consumo depende do conceito de significativo, 1 litro a mais para mim pode ser significativo, e para ti não, para além disso a passagem para duas medidas acima, 185 para 205 aumenta o consumo, e não é pouco.
    Totalmente errado! Na reprogramação que eu fiz consegui baixar os consumos em todas as situações. Perguntas como? Sabes quantos anos tem o motor 1.9DTI? Sabes que quando saiu não havia a tecnologia que há agora... Com um mapeamento mais eficiente da centralina conseguem-se milagres. O motor responde muito melhor, sobretudo em baixas, já não preciso de reduzir de mudança em certas situações que antes reduzia ou tinha que puxar um pouco mais pelo carro para depois manter a velocidade.

    Quanto aos pneus: Fazer uma reprogramação com um mínimo de +50Nm de binário e manter uns pneus 175, só vai dar duma coisa. Pneus desfeitos. Pneus mais largos = maior superfície de contacto com a estrada = mais atrito = maior consumo = em linha recta quanto mais estreitos os pneus menos gasta. Imagina la a seguinte situação: Numa curva ou rotunda com pneus estreitos tu travas mais do que com pneus largos, logo quando queres retomar a velocidade com que ias vais ter que acelerar mais, logo gastar mais combustível.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
      Uma coisa que é universal: um carro com repro ira ter mais desgaste e ira consumir mais. Ha varias variaveis aqui, mas nao te iras safar disto.
      Tudo bem. Na parte do desgaste até podes ter razão, mas se tiveres o carro de origem e abusares do carro desgastas mais do que com uma reprogramação sem grandes abusos. Como faço revisões a horas e com material de qualidade não me preocupo com desgaste.

      Na parte dos consumos estas completamente errado. Tu estas a falar de reprogramações de +50cv/100Nm de certeza. Se andar normalmente sem grandes pressas (mas sem andar a pisar ovos) consigo fazer médias entre 4 e 4,5. Viagens pela nacional ate ao algarve por ex. a uma media de 80+- na ordem dos 3,5 sem grande dificuldade. Se andar a puxar pelo carro, coisa que raramente faço é possível chegar aos 6,5.
      Podes dizer que é impossível e tudo o que quiseres, mas esta é a experiência real que eu tenho do meu carro.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post

        Para começar repro (que passará pelo aumento do débito de gasóleo) e para mim algo essencial também é a colocação de um intercooler.
        Com isto deves conseguir alcançar a marca redonda de 100 ou 110 cv facilmente, e ficas com um motor bem mais forte, mais gastador, um pouco mais fumarento, mas a fazer o gosto ao pé. Vai parecer que mudaste de carro.
        Mas, e apesar de estar já um pouco desactualizado, arrisco-me a dizer que qualquer mecânico te faz isso.
        É por causa de afirmações destas que os carros a gasóleo reprogramados ficam com a fama de fumarentos e mais gastadores.
        Intercooler não dá por causa do espaço reduzido.
        Qualquer mecânico faz isso?

        Comentário


          #64
          Há uma coisa básica que as pessoas não conseguem/querem meter na cabeça. Dois carros iguais, com o mesmo tipo de utilização, um reprogramado e outro de série, o reprogramado tem um amior desgaste. E pode vir quem vier. Alteras as condições alteras o desgaste. Acho que é muito simples. Agora podem é querer assumir esse risco. Não venham é dizer que repros e tudo maravilhas. Não é...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
            Ao aumentar a potencia do motor e alterando o conjunto jante e pneu para um de maiores dimensões, não será necessário fazer um upgrade à suspensão?

            Hipotese alternativa: O valor que dão pelo carro, mais o que pensa gastar não dará para trocar por outro carro que lhe "encha mais as medidas"?

            Já agora sobre qual geração do Clio é que estamos a falar?
            Para ser o DTi é o Clio II phI.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              Há uma coisa básica que as pessoas não conseguem/querem meter na cabeça. Dois carros iguais, com o mesmo tipo de utilização, um reprogramado e outro de série, o reprogramado tem um amior desgaste. E pode vir quem vier. Alteras as condições alteras o desgaste. Acho que é muito simples. Agora podem é querer assumir esse risco. Não venham é dizer que repros e tudo maravilhas. Não é...
              Tudo na vida é um risco. Achas um risco grande ganhar 20cv e 50Nm num motor 1900cm3?

              Ainda não percebeste uma coisa muito simples. A teoria e a prática nem sempre se encontram na vida real.

              O carro tem desgaste todos os dias, quer a andar quer parado. Se com uma reprogramação vais acelerar o desgaste? Sim vais, mas felizmente as reprogramações não são todas iguais.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                Tudo na vida é um risco. Achas um risco grande ganhar 20cv e 50Nm num motor 1900cm3?

                Ainda não percebeste uma coisa muito simples. A teoria e a prática nem sempre se encontram na vida real.

                O carro tem desgaste todos os dias, quer a andar quer parado. Se com uma reprogramação vais acelerar o desgaste? Sim vais, mas felizmente as reprogramações não são todas iguais.
                Qualquer repro provoca maoir desgaste. Nem que estejas a pôr 1 cv a mais do que aqueles para os quais o motor foi concebido. Os componentes estão dimensionados para uns valores e 20cv é mais de 20% a mais.
                Eu não estou a falar de teoria. Estou a falar de práctica. Óbvio que o carro tem sempre desgaste, por isso falei em dois carros iguais conduzidos da mesma forma um com e outro sem repro.

                Comentário


                  #68
                  e se reprogramar para tirar cavalos aumenta a fiabilidade?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                    e se reprogramar para tirar cavalos aumenta a fiabilidade?
                    claro. Como é óbvio. Estás a solicitar os componentes menos do que para aquilo que foram concebidos, logo tens maior fiabilidade. É a mesma coisa que num carro se andares sempre a 4000rpm, tens maior desgaste que andar a 2000rpm.

                    Comentário


                      #70
                      Eu acho que nisso da repro vs fiabilidade estão a dar demasiada importância à potência máxima. Digo eu que não percebo nada disto...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                        claro. Como é óbvio. Estás a solicitar os componentes menos do que para aquilo que foram concebidos, logo tens maior fiabilidade. É a mesma coisa que num carro se andares sempre a 4000rpm, tens maior desgaste que andar a 2000rpm.
                        será assim tão óbvio? se a reprogramação tiver niveis de mistura pobre em certos regimes ficas com mais desgaste.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                          será assim tão óbvio? se a reprogramação tiver niveis de mistura pobre em certos regimes ficas com mais desgaste.
                          e para que raio pões mistura pobre????

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Qualquer repro provoca maoir desgaste. Nem que estejas a pôr 1 cv a mais do que aqueles para os quais o motor foi concebido. Os componentes estão dimensionados para uns valores e 20cv é mais de 20% a mais.
                            Eu não estou a falar de teoria. Estou a falar de práctica. Óbvio que o carro tem sempre desgaste, por isso falei em dois carros iguais conduzidos da mesma forma um com e outro sem repro.
                            Já que estas a ser tão meticuloso fica sabendo que não há dois carros iguais. Não é possível fazer uma peça exactamente (ao nano milímetro) igual à outra. Dois carros não podem ser conduzidos da mesma forma porque não há duas pessoas iguais e sendo a mesma pessoa a conduzir os dois carros seria em espaços de tempo diferentes.

                            Agora quando eu digo que tenho um carro igual ao dele com o mesmo motor, tu dizes que isso para ti vale zero. Então queres comparar o carro dele com um camião? Com um comboio?
                            Podes falar de prática quando tiveres a trabalhar numa casa do género e te passarem muitos carros pelas mãos ou fizeres uma reprogramação no teu carro para veres o antes e o depois.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Eu acho que nisso da repro vs fiabilidade estão a dar demasiada importância à potência máxima. Digo eu que não percebo nda disto...
                              Na verdade o que é mais preocupante para todos os elementos da transmissão é mesmo o Binario máximo.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Na verdade o que é mais preocupante para todos os elementos da transmissão é mesmo o Binario máximo.
                                E, corrige-me se estou enganado, as rpm's a que está disponível o binário máximo, certo?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                  Já que estas a ser tão meticuloso fica sabendo que não há dois carros iguais. Não é possível fazer uma peça exactamente (ao nano milímetro) igual à outra. Dois carros não podem ser conduzidos da mesma forma porque não há duas pessoas iguais e sendo a mesma pessoa a conduzir os dois carros seria em espaços de tempo diferentes.

                                  Agora quando eu digo que tenho um carro igual ao dele com o mesmo motor, tu dizes que isso para ti vale zero. Então queres comparar o carro dele com um camião? Com um comboio?
                                  Podes falar de prática quando tiveres a trabalhar numa casa do género e te passarem muitos carros pelas mãos ou fizeres uma reprogramação no teu carro para veres o antes e o depois.
                                  O que podes tu dizer do que posso eu falar ou não? Claro que não há carros exctamente iguais, nem conduções exactamente iguais. Agora uma coisa te digo, as diferenças, por exemplo de motores, são minimas e bastante longe das alterações que se fazem com repros. MAs continua com a tua que eu fico-me pela minha....

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                    Totalmente errado! Na reprogramação que eu fiz consegui baixar os consumos em todas as situações. Perguntas como? Sabes quantos anos tem o motor 1.9DTI? Sabes que quando saiu não havia a tecnologia que há agora... Com um mapeamento mais eficiente da centralina conseguem-se milagres. O motor responde muito melhor, sobretudo em baixas, já não preciso de reduzir de mudança em certas situações que antes reduzia ou tinha que puxar um pouco mais pelo carro para depois manter a velocidade.
                                    Talvez tenhas razão.

                                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                    Quanto aos pneus: Fazer uma reprogramação com um mínimo de +50Nm de binário e manter uns pneus 175, só vai dar duma coisa. Pneus desfeitos. Pneus mais largos = maior superfície de contacto com a estrada = mais atrito = maior consumo = em linha recta quanto mais estreitos os pneus menos gasta. Imagina la a seguinte situação: Numa curva ou rotunda com pneus estreitos tu travas mais do que com pneus largos, logo quando queres retomar a velocidade com que ias vais ter que acelerar mais, logo gastar mais combustível.
                                    Aqui contradizes-te, na primeira com pneus mais finos em linha recta gasta menos, na segunda com pneus mais finos para arrancar gasta mais. Isto não acontece na prática. Primeiro travas mais rápido com pneus maiores mas esforças muito mais os travões.
                                    Para retomar a velocidade com pneus mais finos tenho que acelarar mais ? Acontece precisamente o contrário: O motor para "retomar a velocidade" como dizes é quem tem que fazer mais esforço para mover uns pneus com maior superfície de contacto no asfalto.
                                    Editado pela última vez por RicardoAndre; 10 August 2012, 11:53.

                                    Comentário


                                      #78
                                      O ideal, na minha opinião, é aumentar o diâmetro para 15" , a largura para 195 e diminuir o peso das jantes.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        O que podes tu dizer do que posso eu falar ou não? Claro que não há carros exctamente iguais, nem conduções exactamente iguais. Agora uma coisa te digo, as diferenças, por exemplo de motores, são minimas e bastante longe das alterações que se fazem com repros. MAs continua com a tua que eu fico-me pela minha....
                                        Mas eu não disse o que podias falar ou não. Na minha opinião para falar deste tema em particular é preciso ter alguma experiência e não falar apenas pelo que ouves dos outros.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post

                                          Aqui contradizes-te, na primeira com pneus mais finos em linha recta gasta menos, na segunda com pneus mais finos para arrancar gasta mais. Isto não acontece na prática. Primeiro travas mais rápido com pneus maiores mas esforças muito mais os travões.
                                          Para retomar a velocidade com pneus mais finos tenho que acelarar mais ? Acontece precisamente o contrário: O motor para "retomar a velocidade" como dizes é quem tem que fazer mais esforço para mover uns pneus com maior superfície de contacto no asfalto.
                                          Acho que não percebeste ou eu não me fiz perceber.
                                          A velocidade de entrada nas curvas é diferente se tiveres um pneus finos ou largos certo? Ora se tiveres um pneus mais largos não precisas de reduzir tanto a velocidade à entrada de uma curva, logo à saída da curva não tens que recuperar a velocidade. Podes dizer que não é significativo? Eu acho que é.

                                          Em termos de consumo de combustível são piores as mudanças de velocidade do que velocidades constantes.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                            Mas eu não disse o que podias falar ou não. Na minha opinião para falar deste tema em particular é preciso ter alguma experiência e não falar apenas pelo que ouves dos outros.
                                            eu não falo do que os outros dizem ou deixam de dizer.... Não preciso de ter um carro com repro para saber o que é ou deixa de ser.....

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              eu não falo do que os outros dizem ou deixam de dizer.... Não preciso de ter um carro com repro para saber o que é ou deixa de ser.....
                                              É por isso que a tua opinião vale o que vale neste tópico em concreto.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                Acho que não percebeste ou eu não me fiz perceber.
                                                A velocidade de entrada nas curvas é diferente se tiveres um pneus finos ou largos certo? Ora se tiveres um pneus mais largos não precisas de reduzir tanto a velocidade à entrada de uma curva, logo à saída da curva não tens que recuperar a velocidade. Podes dizer que não é significativo? Eu acho que é.

                                                Em termos de consumo de combustível são piores as mudanças de velocidade do que velocidades constantes.
                                                É, mas estás a tomar a situação como se falássemos de condução desportiva, na verdade ninguém antes de fazer uma rotunda entra a uma velocidade que tenha que abrandar bruscamente para sair em plena aceleração, 98% das pessoas que andam na estrada têm uma condução suave a progressiva, e não nos limites que é onde baseias a tua opinião. Em condução pacata, essa situação não se verifica, porque todos fazemos as rotundas sensivelmente a mesma velocidade, e não tencionamos faze-lo mais depressa para poupar combustível.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                  É, mas estás a tomar a situação como se falássemos de condução desportiva, na verdade ninguém antes de fazer uma rotunda entra a uma velocidade que tenha que abrandar bruscamente para sair em plena aceleração, 98% das pessoas que andam na estrada têm uma condução suave a progressiva, e não nos limites que é onde baseias a tua opinião. Em condução pacata, essa situação não se verifica, porque todos fazemos as rotundas sensivelmente a mesma velocidade, e não tencionamos faze-lo mais depressa para poupar combustível.
                                                  Não estou a falar de andar nos limites nem só em rotundas.
                                                  Vais numa estrada nacional com um limite de 90km/h. Vais a uma velocidade constante de 70km/h. Tens uma curva mais apertada que consegues fazer a 70 à vontade com pneus largos. Com pneus mais finos fazes a 50 por exemplo.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                    É por isso que a tua opinião vale o que vale neste tópico em concreto.
                                                    Ou seja, o facto de ter um carro com repro faz de mim um expert da matéria? Hummm... interessante

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Eu acho que deviam todos fazer repro's....

                                                      ...todos menos eu.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                        Não estou a falar de andar nos limites nem só em rotundas.
                                                        Vais numa estrada nacional com um limite de 90km/h. Vais a uma velocidade constante de 70km/h. Tens uma curva mais apertada que consegues fazer a 70 à vontade com pneus largos. Com pneus mais finos fazes a 50 por exemplo.
                                                        Mas isso é uma situação muito particular, no restante 99% da condução, o motor faz sempre mais esforço para mover pneus maiores, prejudicando a performance, ou não concordas ?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                          Ou seja, o facto de ter um carro com repro faz de mim um expert da matéria? Hummm... interessante
                                                          Ou não percebes ou então não queres mesmo perceber. Eu falo de experiência própria, tu de teoria. Percebes??
                                                          No meu ver a minha opinião vale mais que a tua neste tópico. Achas que ter um carro igual e ter feito o que ele quer fazer ao dele não é relevante?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                                            Ou não percebes ou então não queres mesmo perceber. Eu falo de experiência própria, tu de teoria. Percebes??
                                                            No meu ver a minha opinião vale mais que a tua neste tópico. Achas que ter um carro igual e ter feito o que ele quer fazer ao dele não é relevante?
                                                            Claro que a tua experiência é relevante. Não podes é dizer que não há desgaste extra, não podes é dizer que há só maravilhas. Quanto eu ser teoria ou não não fazes a minima ideia do que faço na vida portanto não sabes o que faço na práctica ou o que conheço de motores....

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              só li os primeiros post's , mas julgo que já tenhas sido crucificado , aqui o pessoal não gosta muito dessas coisas(a maior parte porque alguns gostam) é tudo stock e mais stock ...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X