Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preferem mais motor ou mais carro? [Espaço, conforto, prestações]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Cada vez mais quero mais carro, mais espaço, mais conforto.

    Para motor, para motor basta um motor redondinho.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Tens um Mito ? Já andei com um 1.6 Mjet, de facto, motor fantástico mesmo. Adorei. Mas nunca andei com o 1.3 mas não deve desiludir.
      Tenho...O 1.6 encaixa que nem uma luva no MiTo...e não gasta muito mais que o 1.3. De resto o "pequenino motor" serve bem para o quotidiano, sendo que na versão de 95cv já tem umas baixas mais interessantes que a versão de 90cv

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
        Tenho...O 1.6 encaixa que nem uma luva no MiTo...e não gasta muito mais que o 1.3. De resto o "pequenino motor" serve bem para o quotidiano, sendo que na versão de 95cv já tem umas baixas mais interessantes que a versão de 90cv
        Já experimentei esse motor (95CV) numa Dobló e pareceu-me fraquito em baixas, existe alguma diferença para o do Mito (para além do carro que o envolve)?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Request Ver Post
          Já experimentei esse motor (95CV) numa Dobló e pareceu-me fraquito em baixas, existe alguma diferença para o do Mito (para além do carro que o envolve)?
          Não sei, talvez a Dobló seja mais pesada...depois não tem o seletor DNA, que no modo D, o carro deixa de ter fosso, a partir das +- 1200rpm já começa a andar bem. Em modo normal a partir das 1500rpm é porreiro. Eu falei em relação ao anterior modelo de 90cv. Mesmo este de 95cv não é uma referencia no que toca a baixas rotações.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
            Não sei, talvez a Dobló seja mais pesada...depois não tem o seletor DNA, que no modo D, o carro deixa de ter fosso, a partir das +- 1200rpm já começa a andar bem. Em modo normal a partir das 1500rpm é porreiro. Eu falei em relação ao anterior modelo de 90cv. Mesmo este de 95cv não é uma referencia no que toca a baixas rotações.
            Sim, esqueci-me do DNA, o seu efeito é assim tão perceptivel?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Request Ver Post
              Sim, esqueci-me do DNA, o seu efeito é assim tão perceptivel?
              Sim, é. No fundo funciona como um modo "sport", a direção fica mais comunicativa, a suspensão mais dura, o carro responde mais rapido...depois acaba por perder em altas rotações face ao modo N.
              Mas acho que estamos a fugir um pouco ao assunto do tópico

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                Sim, é. No fundo funciona como um modo "sport", a direção fica mais comunicativa, a suspensão mais dura, o carro responde mais rapido...depois acaba por perder em altas rotações face ao modo N.
                Mas acho que estamos a fugir um pouco ao assunto do tópico
                Só uma achega.

                O DNA não altera a suspensão. Apenas altera a sensibilidade do acelerador (e julgo que o mapa do motor) e torna a direcção mais pesada.
                Editado pela última vez por DigCb; 09 September 2012, 21:40.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Discordo em absoluto.

                  Um motor maior é normalmente mais agradável de utilizar, desde o ralenti até ao corte.

                  Na cidade tens mais resposta com menos carga de acelerador o que é bom.

                  No exemplo que deste (o 307 já é um bocado datado) o 1.6 cumpre mas pelos minimos. Então no pesado 308 mesmo a versão de 110 cv não era muito folgada.

                  Uma coisa é termos que lidar com carros fracos ou que escapam, outra é dizer-mos que são bons.

                  Pegando no exemplo aqui do topico

                  - Seat Ibiza FR 2.0 TDI 170
                  - Ford Focus 1.6 TDCI 109

                  Basicamente, o Focus é melhor em quase tudo, tirando o motor. O problema continua a ser o que disse... o 2.0 se nao for utilizado em AE ou nacional, vais a andar com 20% de acelerador e a consumir bem mais que o 1.6, a manutençao tambem sera por sua vez mais cara.

                  Um maior motor claro que é bom, mas tambem nao podemos ter por ter. Depois cai em cima a parte economica, gastamos no combustivel, IUC maior, manutençao maior (e preço final), e nao temos retorno, qual o gozo de andar com 170 ou 180cv em cidade num 3.0 Diesel? Mal aceleramos estamos num semaforo, e o consumo continua a ser de um 3.0. Quando o metemos em AE e vamos a 150 ou 160 as 2500rpm ai ja temos o retorno de ter um carro potente, circular em AE a uma boa velocidade sem qualquer tipo de esforço e podemos esticar para os 200 que ele nao se importar.

                  Neste caso tambem escolhia o Focus, claro nao é um bom carro (quer dizer... quem esta habituado como tu a conduzir bons carros nao é bom, mas para o comum dos mortais nao é mau), nao tem menos 60cv e 100nm salvo erro, mas tera mais conforto, mais espaço, a construçao nao é brilhante mas pelo que vejo do Ibiza normal é melhor (o FR nao deve ter uma construçao melhorada, digo eu), e acredito que em AE tenho mais insonorização
                  Editado pela última vez por Drifter; 09 September 2012, 21:48.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                    Só uma achega.

                    O DNA não altera a suspensão. Apenas altera a sensibilidade do acelerador (e julgo que o mapa do motor) e torna a direcção mais pesada.
                    Pelo menos sinto o carro muito mais duro...e não é efeito placebo

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                      Pelo menos sinto o carro muito mais duro...e não é efeito placebo
                      Dizes tu.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                        Pelo menos sinto o carro muito mais duro...e não é efeito placebo
                        A suspensão do mito não é adaptativa.

                        Comentário


                          Nada como um bom compromisso. Para um segmento D nunca queria um motor 1,6 a diesel, mas para um segmento C já acharia um 2,0 demais (nos termos actuais).

                          Tudo deve ser proporcional!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Cada vez mais quero mais carro, mais espaço, mais conforto.

                            Para motor, para motor basta um motor redondinho.
                            Eu também,

                            Algo que leve o carro a rolar sem esforço entre os 160-180 já chega para a maioria das viagens em PT.

                            Já liguei muito mais á potência que hoje em dia, e um carro não é só motor.

                            Já disse por aqui que dos 0-100 na casa dos 8 seg e velocidade max a rondar os 200 já chega é suficiente, embora potência a mais nunca é demais...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                              Eu também,

                              Algo que leve o carro a rolar sem esforço entre os 160-180 já chega para a maioria das viagens em PT.

                              Já liguei muito mais á potência que hoje em dia, e um carro não é só motor.

                              Já disse por aqui que dos 0-100 na casa dos 8 seg e velocidade max a rondar os 200 já chega é suficiente, embora potência a mais nunca é demais...
                              Já são especificações bem boas...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                A suspensão do mito não é adaptativa.
                                No mito QV é que altera a suspensão os amortecedores ficam mais duros no amortecimento no modo D pois contém nanoparticulas dentro dos amortecedores que alteram o comportamento do carro.

                                Comentário


                                  prefiro motor... num bom carro

                                  Comentário


                                    Prefiro mais carro do que mais motor.

                                    Prefiro sem qualquer dúvida um segmento C com um 1.6 a um segmento B 2.0

                                    Comentário


                                      Quando tinha mais carro queria mais motor, agora que tenho mais motor tenho saudades de ter mais carro.. basicamente acho que queremos sempre aquilo que não temos

                                      Comentário


                                        É sempre complicado fazer este tipo de comparações, pois não se pode generalizar. Ou seja, notaste muita diferença porque foste comparar o Focus com um utilitário pouco refinado e que, neste caso, ainda é a versão mais desconfortável. O Ibiza é mal insonorizado e a suspensão é um bocado seca, efetivamente.

                                        Se a comparação fosse com um Polo, por exemplo, não notarias as diferenças que referes. A diferença entre o segmento B e C é cada vez mais ténue, mas claro que se vai notar sempre, até porque espaço é luxo.

                                        A questão do motor grande também é bastante discutível. Um dois litros é melhor que um 1600? Sim, nitidamente. Vale aquilo que custa a mais? Na maioria dos casos, não.
                                        Os pequenos motores diesel já conseguem prestações bastante aceitáveis, sendo que a 99% das pessoas nem notará a diferença para o motor maior. Aliás, basta observarmos a velocidade média das autoestradas portuguesas. Para andar a 120, ou mesmo 140 km/h, qualquer 1600 serve.

                                        Comentário


                                          Eu por acaso fui sempre apologista do mais motor, aliás o meu irmão tem um Seg. B com 85 CV por sugestão minha, ao invés de um GPunto ou Corsa Black Edition com 70/75 Cv.

                                          E o rapaz anda todo contente porque tem mais motor e pelo mesmo preço trouxe mais carro.

                                          Comentário


                                            Eu como não tenho orbigações familiares acabo por preferir mais motor a mais carro. Mas também não exagero, prefiro algo com qualidade do que um super canhão sem qualidade ou conforto.

                                            Comentário


                                              Eu creio que depende do objectivo para o qual o carro é comprado, particularmente porque os combustíveis estão muito caros, e a aumentar e os nossos rendimentos a diminuir. Mas por norma também gostaria que os carros não fossem sub-motorizados.

                                              Comentário


                                                Acho que o ideal, e considerando os tempos que correm, é algo na casa dos 130/140cv, diesel, e cujo peso não ultrapasse os 1400 kg.
                                                Acho que já se move razoavelmente (capacidade de aceleração) e apresenta consumos interessantes.

                                                Comentário


                                                  No inicio quando me comecei a interessar por carros, com 13 anos as performances eram o aspecto mais excitante e quando apareceu o 205 gti era o meu carro fetiche e o meu objectivo quando mais tarde pudesse comprar um.

                                                  Quando comecei a conduzir e mais tarde quando comprei o meu 1º carro (106 XN 50 cv) e comecei a fazer viagens nele, o meu ideal de carro era um segmento C com um bom motor como o Golf GTI. Naquela altura achava que era um carro que cumpria bem em termos de espaço e mala e tinha um motor forte e um exclente comportamento, na altura era o Golf 2 e o Golf 3.

                                                  Com o passar do tempo, os motores diesel foram ganhando algum protagonismo e a percepção das dimensões dos automóveis mudou um bocado, o golf apesar de ter crescido nas suas sucessivas gerações, no meu imaginário é hoje um carro mais pequeno !?

                                                  Em 98 comprei o meu primeiro SUV e fui descobrindo os prós e os contras deste formato, simultaneamente fui tendo outros carros, em 2005 tive o meu primeiro diesel e também pela 1ª vez uma marca premium, o que me levou a constatar na prática que há diferenças valorizáveis (pelo menos para mim) enfim tendo tido já vários formatos, hoje diria que para mim o ideal é bastante diferente do que começou por ser.

                                                  Hoje continuo a achar o formato SUV fantástico pela sua versatilidade e por poder cumprir bem como familiar e em termos de motorização acho importante que se locomova com ligeireza, ainda que não seja uma máquina infernal.

                                                  Isto falando sempre no carro "principal" ou único que sirva para tudo, ou seja é uma interpretação do carro como se fosse o cavalo de um CowBoy, porque como a generalidade adoro desportivos, mas acho que idealmente não devem ser o nosso daily-drive.

                                                  Para mim desde sempre o aspecto mais importante num carro é a sua capacidade para fazer longas viagens e nos levar a qualquer local, faça muito calor ou muito frio, seja a que horas for e sob quaisqueres condições de tráfego.

                                                  Com todos os carro que tive fiz viagens grandes, de pelo menos 500 km seguidos e talvez por isso acho valorizável tanto "carro" como "motor"

                                                  Comentário


                                                    ola pessoal.

                                                    Já a algum tempo que aqui não vinha mas este topico é interessante.

                                                    Realmente as nossas prioridades e escolhas vão mudando com o tempo e com os anos, eu poe ex. gostava muito de desportivos e agora prefiro familiares espaçosos e confortaveis e tambem jipes ou Suvs pelo espaço e potencialidades que tem, já tive um Kia sportage que adorei apesar de ser um carro lento mas que me levava a sitios que de outra maneira não chegaria lá e agora tenho uma 407sw com motor 1.6 de 110cv que eu preferi a uma BMW 320D por ter mais espaço, mais conforto e mais economica, faço medias de 4.6L em estrada nacional e em AE para andar a 140/150 chega e sobra eu estou muito satsfeito com a minha escolha no entanto para alguns acham que tenho um carro submotorizado, eu penço que é um carro equlibrado, claro que o 2.0 seria mais performante mas não conseguia fazer os mesmos consumos e o meu tipo de condução seia igual por isso acho que fiz a escolha acertada, os motores hoje embora pequenos já são bem bons para uma utilização diaria e não se sente um grande fosso em relação aos motores maiores mas e tudo uma questão de preferençias.

                                                    Abraço.

                                                    Comentário


                                                      Desde que não entrando em níveis de sub motorização conheces a minha opinião... acho que mais carro acaba por ser uma vantagem na utilização diária.

                                                      Reforcei ainda mais esta opinião à medida que tenho feito kms na 316d... um motor de caca para o que estou habituado, mas cujas limitações acabas por sentir poucas vezes e mesmo num carro com equipamento medíocre acabas por te sentir melhor durante a maior parte do tempo do que, por exemplo, no meu golf... Agora claro que para um gajo que gosta, como nós aqueles 115cv deixam muito a desejar.

                                                      O mesmo serve para a passat... é mecanicamente muito menos agradavel de usar que o golf, mas mesmo ignorando os consumos sempre que é para fazer viagens é nela que pego.

                                                      P.S. Como sabes sempre disse que os 1.5/1.6d não eram motores para mim, mas a verdade é que fazem cada vez mais sentido e já não envergonham ninguém... Mas espera mais uns mesinhos que ao ritmo que isto anda tens malta a aceitar o teu ibiza à troca de um 520d com 3 ou 4 anos :p. Com os preços a que eles andam a sair em novos...
                                                      Editado pela última vez por Andre18; 10 September 2012, 15:26.

                                                      Comentário


                                                        Para a minha (cada vez mais) pacata condução penso que uma carrinha tipo Passat com o 2.0 de 140cv chega e sobra para quase todas as situações.

                                                        Não obstante, na maioria das vezes a mesma Passat com o 1.6 de 105cv será mais que suficiente.

                                                        Continua a andar em AE a 140/150 como todos os restantes carros e ainda tem capacidade de mala (motivos familiares) mais que suficientes.

                                                        Agora tudo isto muda consoante os nossos percursos, necessidades reais do carro, idade e acima de tudo dinheiro disponível, quer para a compra quer para a manutenção e combustíveis.

                                                        Ando regularmente num X5 E70 e o panzer alemão é bom em quase tudo... nacionais, IP, AE... conseguindo atingir velocidades interessantes sem esforço aparente.

                                                        Quem precisar de um "all in one" penso que os SUV estão cada vez mais racionais, dentro da irracionalidade que eles têm.

                                                        Acho que para mim é claramente mais carro do que motor (neste momento da vida )

                                                        Comentário


                                                          Mas eu até tenho um certo problema com os motores potentes....é que eu tenho o pé muito pesado Eu, num motor grande, tenho tendência para ter o pé pesado. Ora, até 150 km/h em AE é Contra-ordenação leve ( nos limites onde é 120 ) sendo que não se fica sem carta. Ora eu com um carro de 60cv, ele a 150 já vai esticadinho ( se for 150 reais, vai esganiçado ) , o que torna a coisa interessante. Por outro lado se eu tiver um carro com 100 ou 130cv, já vai a gritar pouco, especialmente no de 130cv, nos mesmos 150 km/h. Tudo bem. Agora se tivesse 200cv , queria andar frequentemente para cima dos 160 km/h...e...epá....faz-me espécie ter 200cv e andar a uma velocidade média em AE de 130 Por outro lado, vamos descansados e em silencio.

                                                          Bem, mas se calhar eu falo assim de 200cv serem " chatos " a 130 porque nunca tive nenhum carro de 200cv

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                                            ola pessoal.

                                                            Já a algum tempo que aqui não vinha mas este topico é interessante.

                                                            Realmente as nossas prioridades e escolhas vão mudando com o tempo e com os anos, eu poe ex. gostava muito de desportivos e agora prefiro familiares espaçosos e confortaveis e tambem jipes ou Suvs pelo espaço e potencialidades que tem, já tive um Kia sportage que adorei apesar de ser um carro lento mas que me levava a sitios que de outra maneira não chegaria lá e agora tenho uma 407sw com motor 1.6 de 110cv que eu preferi a uma BMW 320D por ter mais espaço, mais conforto e mais economica, faço medias de 4.6L em estrada nacional e em AE para andar a 140/150 chega e sobra eu estou muito satsfeito com a minha escolha no entanto para alguns acham que tenho um carro submotorizado, eu penço que é um carro equlibrado, claro que o 2.0 seria mais performante mas não conseguia fazer os mesmos consumos e o meu tipo de condução seia igual por isso acho que fiz a escolha acertada, os motores hoje embora pequenos já são bem bons para uma utilização diaria e não se sente um grande fosso em relação aos motores maiores mas e tudo uma questão de preferençias.

                                                            Abraço.
                                                            Eu nunca andei com o 1.6 HDI 110cv, mas já andei com um 2.0 HDI 110 e 136cv, e, se o 110 já chega e sobra para tudo, já o 136 a em 2ª e com o controlo de tracção ligado, e prego a fundo, as rodas começam a patinar E eu pensei, bem, pelo menos para andar em cidade, a partir de 120 / 140cv já começa a ser " demais ", no sentido em que não se aprecia o motor. Quero dizer que se a utilização de um carro for maioritariamente em cidade, convém fazer bem as contas na hora de dar mais milhares de euros pela versão mais potente.

                                                            Comentário


                                                              Na atualidade... menos motor e menos carro!

                                                              Isto é, menos consumos, menos peso, menos cv e tudo o que ajude a pagar menos IUC, ISP, seguro e minore os riscos de pagar multas!

                                                              Prazer de condução, arranques, velocidade máxima, conforto... isso são águas passadas! Agora só poupar interessa!

                                                              Mais sacrifício menos sacrifício... já estou para tudo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X