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Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)

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    #61
    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
    Eu penso que antigamente duravam mais tempo que agora a nivel mecânico, porque têm maior tecnologia passível de avariar:
    Nenhum 220CDI durará tanto tempo imune a problemas como um 2.5D
    Da mesma forma, um 1.2 TSI estará mais propicio a problemas que um 1.4i de "boa raça".

    É a evolução, actualmente os motores são mais eficientes, económicos, ecológicos e andam melhor, mas para conseguirem isso foi introduzida nova electrónica e nova tecnologia que não existia nos motores antigos e por isso está mais vulnerável a falhar.

    Quanto ao mais fiável, se forem atmosféricos o diesel será mais fiável porque está sujeito a menor desgaste (rotação) e produz menos potencia especifica, se o diesel for turbo o motor a gasolina atmosférico será mais fiável, só não é se não for bom já de fábrica.

    Tudo o que andar só com o ar da admissão é mais fiável, para além dos componentes internos estarem sujeitos a menor desgaste, mesmo que sejam concebidos para ser sobrealimentado é sempre menos um componente passível de avariar.
    A mercedes é um caso especial.
    Até porque no seu tempo um Mercedes custava MUITO mais, não sei se digo uma bacorada ao referir praticamente o dobro de alguns carros do mesmo segmento.
    Claro que com a evolução dos outros o valor pedido por um MB torna-se menos justificável pelo que hoje há uma maior aproximação não só no preço como na qualidade.
    Quanto ao resto concordo contigo, se antigamente na evolução dos motores e o que mudava de um para outro eram coisas que se substituíam a outras, como a bobine que substituia os platinados, ou a injecção os carburadores hoje assiste-se a um acumular de equipamento que rodeiam o motor.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      Os carros hoje fazem mais Kms mas são Kms muito melhores que antigamente.

      Não esquecer que há 25 anos atrás Porto - Lisboa só pela Nacional, a maioria das nacionais eram em paralelo e as municipais eram em terra muitas vezes. Então no interior do país era certinho.
      Uma AE de hoje feita àquela rotação certa ao longo de uma viagem grande é muito mais desgastante num carro antigo que num moderno, alias, diria mesmo que AE é a forma mais rapida de estoirar com um motor antigo. A questão da velocidade nem se põe porque a fundo um carro antigo aguenta muito menos que um moderno.
      Melhor sistema de refrigeração, qualidade do próprio metal e na forma muito mais precisas de como as peças do interior do motor são feitas ajuda imenso quando se toca a circular a alta rotação, a vibração e a flexão do material é muito menor e isso faz toda a diferença.

      Comentário


        #63
        OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA - YouTube
        Não fala directamente de automóveis, mas acredito que a obsolescência programada também se aplica a este caso.

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          #64
          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
          A mercedes é um caso especial.
          Até porque no seu tempo um Mercedes custava MUITO mais, não sei se digo uma bacorada ao referir praticamente o dobro de alguns carros do mesmo segmento.
          A tua afirmação é um bocado genérica, mas genericamente essa é uma afirmação errada.

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            #65
            Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
            é normal, estás a te esquecer de uma dos problemas mais graves que os carros dos anos 70 e 80 tinham e mesmo dos anos 90: a carroçaria e a chapa, incluindo por vezes chassis.
            o material de que eram feitos, não tinham nem a resistência dos materiais actuais nem a protecção contra os agentes corrosivos.
            em vários casos acabava primeiro o carro do que o motor.
            Pelo que li noutro tópico, o BMW é uma exepção à regra.

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              #66
              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
              A mercedes é um caso especial.
              Até porque no seu tempo um Mercedes custava MUITO mais, não sei se digo uma bacorada ao referir praticamente o dobro de alguns carros do mesmo segmento
              O preço era semelhante, a vida é que era totalmente diferente

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                #67
                O meu pai tem um mercedes 190 e custou o mesmo que na epoca pediam por um apartamento em portimão...

                Bem que a minha mãe lhe disse que o apartamento era bem melhor, mas enfim o meu pai tinha como objectivo na vida ter um mercedes...e ainda o tem e com ele ficará. Ele também partilha da opinião de que existe 2 marcas Mercedes e o resto .

                Mas em casa ainda existe uma toyota das antigas, de referir que aquilo não acaba é impossivel acabar com aquela carrinha. É uma carrinha de trabalho, já fez de tudo nunca avariou passa sempre nas inspeções e só teve de levar molas e amortecedores e bancos novos, motor = zero problemas é por gasoleo e andar .

                Vocês qnd veem os talibans e afins eles vao sempre montados em carrinhas toyotas, acham mesmo que aqueles carros fazem revisões?

                A minha opinião pessoa é que, antigamente os carros eram feitos para durar muito por causa do estado das vias e mecanica usada, era uma mecanica mais rude mas mais fiavel. Atualmente temos carros muito bonitos mas muito dependente dos compunentes electronicos, e esses falham e muito não à volta a dar.

                há ainda tenho um seat ibiza TDI van 90cv, com 250mil km e 12 anos, avarias zero o motor daquele animal tá para as curvas.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                  Pelo que li noutro tópico, o BMW é uma exepção à regra.
                  Não percebi !

                  A que nivel ?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                    O meu pai tem um mercedes 190 e custou o mesmo que na epoca pediam por um apartamento em portimão...

                    Bem que a minha mãe lhe disse que o apartamento era bem melhor, mas enfim o meu pai tinha como objectivo na vida ter um mercedes...e ainda o tem e com ele ficará. Ele também partilha da opinião de que existe 2 marcas Mercedes e o resto .

                    Mas em casa ainda existe uma toyota das antigas, de referir que aquilo não acaba é impossivel acabar com aquela carrinha. É uma carrinha de trabalho, já fez de tudo nunca avariou passa sempre nas inspeções e só teve de levar molas e amortecedores e bancos novos, motor = zero problemas é por gasoleo e andar .

                    Vocês qnd veem os talibans e afins eles vao sempre montados em carrinhas toyotas, acham mesmo que aqueles carros fazem revisões?

                    A minha opinião pessoa é que, antigamente os carros eram feitos para durar muito por causa do estado das vias e mecanica usada, era uma mecanica mais rude mas mais fiavel. Atualmente temos carros muito bonitos mas muito dependente dos compunentes electronicos, e esses falham e muito não à volta a dar.

                    há ainda tenho um seat ibiza TDI van 90cv, com 250mil km e 12 anos, avarias zero o motor daquele animal tá para as curvas.
                    Maior parte dos países subsarianos usam Toyota.
                    Eu vi que quando fui à África do Sul em 2007, os táxis eram Hiaces, os do campo Hilux e os que tinham mais posses Land Cruiser e Rav4. A marca a seguir era a Mercedes precisamente

                    Comentário


                      #70
                      Os automóveis de hoje são feitos para durarem um X tempo, não necessáriamente muito longo.
                      Quem mo disse foi alguém de dentro de uma conceituada marca.
                      Os automóveis de hoje são como os telemóveis.
                      Têm um tempo de vida suficiente para durarem bem até ao final da garantia.
                      A partir daí existem certos componentes que vão começar a dar um ar de sua graça.

                      Não fui eu que o disse, mas acredito já que todo o comércio é assim hoje em dia.

                      De qualquer forma, isto de qual dura mais é sempre muito incerto e qualquer conclusão é falaciosa.
                      Depende da vivência que cada um teve.

                      Haverão os que dirão que os antigos duram mais porque tinham menos por onde avariar e haverão os que dizem que a tecnologia evoluiu e por isso os automóveis duram mais.

                      Do que me tenho apercebido, os automóveis de hoje são mais sólidos, mas parece-me que chegam á idade dos outros tendo tido mais intervenções a fundo e dispendiosas.

                      Antigamente eramos capazes de em meio em meio ano trocar platinados, tampas dos distribuidores e rotores, - e alguns ficaram a meio da estrada - enquanto que hoje num ano só se fará uma revisão geral.

                      Por outro lado, platinados, tampas e rotores eram baratos e á parte isto um automóvel não tinha muito mais por onde avariar.

                      Hoje andamos um ano bem e no outro ano temos turbos e centralinas a mudar.
                      Editado pela última vez por MadDragon; 02 October 2012, 10:25.

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                        #71
                        Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                        OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA - YouTube
                        Não fala directamente de automóveis, mas acredito que a obsolescência programada também se aplica a este caso.
                        Pois não, mas a obsolescência começou nos automóveis, na GM mais propriamente.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          A mercedes é um caso especial.
                          Até porque no seu tempo um Mercedes custava MUITO mais, não sei se digo uma bacorada ao referir praticamente o dobro de alguns carros do mesmo segmento.
                          Acredito que sim mas mesmo actualmente um Classe C é bastante mais caro que um Avensis, Laguna ou Accord também, pode é não ser na mesma proporção que antigamente...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Não percebi !

                            A que nivel ?
                            Corrosão: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066866943

                            Não resisti a uma picardia sem maldade.

                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                            Acredito que sim mas mesmo actualmente um Classe C é bastante mais caro que um Avensis, Laguna ou Accord também, pode é não ser na mesma proporção que antigamente...
                            No seu tempo o Citroen DS era um carro caríssimo, mesmo quando comparado com o Mercedes equivalente.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                              Acredito que sim mas mesmo actualmente um Classe C é bastante mais caro que um Avensis, Laguna ou Accord também, pode é não ser na mesma proporção que antigamente...
                              Tinha ideia de que isto acontecia.
                              Era interessante ver uma tabela de preços dos anos 80 para se comparar por exemplo o preço de um R21 e de um 190.
                              Se alguma alma caridosa disponibilizasse agradecia.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Tinha ideia de que isto acontecia.
                                Era interessante ver uma tabela de preços dos anos 80 para se comparar por exemplo o preço de um R21 e de um 190.
                                Se alguma alma caridosa disponibilizasse agradecia.
                                Em casa tenho isso, aqui não.

                                O que tenho ideia é que nos anos 80 os constructores faziam o preço com base nos custos de produção mais uma margem, actualmente a construção dos preços tem essencialmente a ver com mercado.

                                Aliás condiciona-se o processo productivo para encaixar num determinado orçamento.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  Tinha ideia de que isto acontecia.
                                  Era interessante ver uma tabela de preços dos anos 80 para se comparar por exemplo o preço de um R21 e de um 190.
                                  Se alguma alma caridosa disponibilizasse agradecia.
                                  O R21 era muito mais barato.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Tenho noção de que por exemplo um BMW 316i de 1990 custava cerca de 3600 contos (um I-VT cerca de 4500 contos) e um Opel Kadett cerca de 2000. Um Fiat Uno 60 SX cerca de 1100 contos. Um Mercedes 190 cerca de 6000 contos

                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                    Tinha ideia de que isto acontecia.
                                    Era interessante ver uma tabela de preços dos anos 80 para se comparar por exemplo o preço de um R21 e de um 190.
                                    Se alguma alma caridosa disponibilizasse agradecia.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      actualmente a construção dos preços tem essencialmente a ver com mercado.
                                      Falas de Smart e Fiat 500 que são autenticas aberrações de Preço? ou de outros?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Falas de Smart e Fiat 500 que são autenticas aberrações de Preço? ou de outros?
                                        Todos os carros actualmente á venda em Portugal têm uma aberração de preço...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Os automoveis hoje dão avarias diferentes. Os Automoveis actuais são construidos para aguentarem as garantias sem problemas apartir dai não tem interesse para a Marca, pode e deve avariar para ir chateando o cliente e o Concessionario ter margem para sugerir a troca por um novo.

                                          Nos motores e caixas de velocidade a parte mecânica é hoje melhor construida com tolerâncias mais apertadas e maior rigor, nessa parte duram mais, agora tudo o que seja periferico ao motor, nomeadamente electronica é uma desgraça é avarias e avarias, a juntar a isto acresce perifericos que não são construidos pela Marca do automovel, em que as Marcas tentam comprar o mais barato possivel, Grupo VW compra muitos perifericos na China e depois são precisamente esses que colocam em causa a fiabilidade alemã, mas o preço versus margem de lucro assim obrigam.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                            Tinha ideia de que isto acontecia.
                                            Era interessante ver uma tabela de preços dos anos 80 para se comparar por exemplo o preço de um R21 e de um 190.
                                            Se alguma alma caridosa disponibilizasse agradecia.
                                            Tenho as tabelas de 1993.
                                            Já publico

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Tinha ideia de que isto acontecia.
                                              Era interessante ver uma tabela de preços dos anos 80 para se comparar por exemplo o preço de um R21 e de um 190.
                                              Se alguma alma caridosa disponibilizasse agradecia.

                                              As diferenças de preços, hoje acabam por ser menores, do que as da altura.

                                              Então se fossemos a ver o valor pago por certas viaturas cá, comparativamente ao outros mercados, diferenças eram ainda mais gritantes do que há uns anos a esta parte.

                                              Comentário


                                                #83
                                                temos que nos lembrar também que com a entrada da moeda "Euro", ficou tudo mais caro.

                                                Dantes comprava-se um carro novo com 100 contos, e 300.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                  temos que nos lembrar também que com a entrada da moeda "Euro", ficou tudo mais caro.

                                                  Dantes comprava-se um carro novo com 100 contos, e 300.
                                                  Lembro-me que em 1975 um carro do tipo Fiat 127 custava cerca de 90 contos, 10 anos mais tarde um Uno 45 já passava os 600 contos.

                                                  Edit: A propósito disso... Nos anos 80 os carros aumentavam tanto de preço e havia tanta falta de certos modelos, que cheguei a comprar e revender (no espaço de um ou dois meses) um Uno turbo i.e. ganhando dinheiro no negócio.
                                                  Editado pela última vez por Jbranco; 02 October 2012, 14:18.

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Lembro-me que em 1975 um carro do tipo Fiat 127 custava cerca de 90 contos, 10 anos mais tarde um Uno 45 já passava os 600 contos.
                                                    O meu pai diz que em finais dos anos 60 um Mini custava cerca de 30 contos.

                                                    Tendo em conta que um salário média/bom na época rondava os 5000$00, era um preço bastante jeitoso.

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Lembro-me que em 1975 um carro do tipo Fiat 127 custava cerca de 90 contos, 10 anos mais tarde um Uno 45 já passava os 600 contos.

                                                      Edit: A propósito disso... Nos anos 80 os carros aumentavam tanto de preço e havia tanta falta de certos modelos, que cheguei a comprar e revender (no espaço de um ou dois meses) um Unu turbo i.e. ganhando dinheiro no negócio.
                                                      Antigamente a vida era diferente..
                                                      Lembro-me que quando comprei a Escort em 1994, custava cerca de 15000 euros, a versão CLX com o 1.4.
                                                      Em 1980 sensivelmente, comprei um Fiat 127 usado por 180 contos ou perto disso.

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                                                        #87
                                                        Não há resposta absoluta! Depende de tantas variáveis que davam quase para encher um livro!

                                                        Seja como for, quanto a mim, há diferenças significativas entre construtores e países. Por exemplo, o amado Japão é conhecido pela elevada fiabilidade dos motores, mas a chapa era uma verdadeira trampa! Para terem uma ideia, lá por casa há uma Isuzhu KB do início da década de 80 que o motor continua todo de origem (incluindo a embraiagem) e sofre toda a espécie de abusos, mas a chapa é miserável tendo sido já retocada n vezes, pintada... e os podres teimam em aparecer!!!

                                                        De Itália há a fama merecida da estética, dos carros belíssimos, mas os problemas de chapa e, sobretudo de eletrónica, (mesmo em coisas simples) ajudam a reduzir a duração dos mesmos, ainda que costume haver peças com fartura...

                                                        Na Alemanha há a fama de carros robustos e duradouros (mercedes à cabeça, sobretudo nos da velha guarda), mas mesmo aí nem sempre as coisas correm e há problemas recorrentes de injetores, maf's, chaparia...

                                                        De França parece nitidamente que desaprenderam! Longe vão os tempos das Pug 504 e afins! Os produtos são equilibrados e com uma qualidade mediana sendo que uma das grandes queixas tem a ver com a montagem dos materiais e até respetiva qualidade...

                                                        De qualquer modo, os testes em banco de ensaio, de resistência à ferrugem, de abrir e fechar uma porta um milhão de vezes... servem como indicadores e pouco mais que isso!

                                                        Os carros têm cada vez ciclos de vida mais curtos, períodos de desenvolvimento menores (e muitas vezes apenas simulados) e uma complexidade tecnológica impensável há uns anos daí resultando uma conclusão: Cada caso... é um caso, mas há carros mais duráveis que outros, sobretudo se forem bem estimados e quem os construiu não estiver em dia não!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          O meu pai diz que em finais dos anos 60 um Mini custava cerca de 30 contos.

                                                          Tendo em conta que um salário média/bom na época rondava os 5000$00, era um preço bastante jeitoso.
                                                          5000$ em 1960? Penso que estava longe do salário médio.

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            5000$ em 1960? Penso que estava longe do salário médio.
                                                            Estava longe para cima ou para baixo?

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                                                              #90
                                                              Bom post sr. petrus.

                                                              Não é por acaso que o mítico W201 da Mercedes começou a ser projectado em 1976, a ser testado em 1981 em várias zonas do planeta (desde zonas quase glaciares aos desertos de África) e só foi lançado para o mercado em 1982.

                                                              Não se livrou de alguns problemas crónicos, nomeadamente ao nível da chaparia (podres na mala, podres nos buracos onde se insere o macaco) e a pouca electrónica também fazia das suas (o ABS pois claro pregava algumas partidas). Porém e globalmente a Mercedes após anos e anos de estudo, desenvolvimento e testes desenvolveu um carro que perdura até aos nossos dias com elevados padrões de qualidade.

                                                              E isso percebe-se com o desmontar de uma porta, com o fluir de uma revisão (o filtro do óleo está inserido num copo em metal que é do mais resistente e mais fácil que já se viu), tudo simples, resistente, bem dimensionado e extremamente duradouro.

                                                              Comentário

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