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Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)

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    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Vá vá... Não vamos (re)começar com isso!
    Estamos a falar de tempos em que 1 Escudo (1$) dava ir à feira e comprar mercearia que hoje tens que desembolsar mais de 5€, 30$, a contar por baixo, equivalem a mais ou menos 150 € actuais, que é o dinheiro que uma família da classe média-baixa, que recebe o salário mínimo, pensionistas e desempregados e mais uns quantos NÃO TÊM suficiente para essas despesas.
    Editado pela última vez por Fahrenheit; 11 October 2012, 00:50.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
      E este tópico deu lugar à "Discussão da semana" na revista Autohoje.

      É que somos lindos e bons.

      Arranja-se scanner disso ? ou não é permitido ?

      Comentário


        Originalmente Colocado por AndreSantarem Ver Post
        Concordo com os comentarios aqui feitos.

        Primeiro: depende da utilizaçao e manutençao do carro.

        E depois do dinheiro que queres gastar nele.

        Até podes ter um Mini 1000 com 35 anos, basta andares sempre a gastar dinheiro nele.
        O que até acaba por fazer mais sentido monetariamente do que andar a comprar carro novo de 5 em 5 ou 10 em 10 anos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
          Arranja-se scanner disso ? ou não é permitido ?
          É só pedir a quem comprou para o fazer. Eu por acaso só dei uma vista de olhos nas bombas, não comprei.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            É só pedir a quem comprou para o fazer. Eu por acaso só dei uma vista de olhos nas bombas, não comprei.
            É isso vou ver se passo numa livraria para dar uma vista de olhos também

            Comentário


              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
              Isto hoje é quase como uma incógnita, mas também é uma evolução.
              Há uns anos, quando houve o primeiro automóvel com vidros eléctricos (um mero exemplo) pensava-se "Epá, vidros eléctricos!? Estou mesmo a ver que vou gastar dinheiro nisto, mais vale a manivela", e idem idem aspas aspas para outras novas tecnologias como o ar condicionado, o computador de bordo ou os recentes sensores de estacionamento.
              Outra questão importante, que poderá ser relativa ou não é a marca/conceito do automóvel. Por exemplo, nos dias que correm, apesar de usarem motores competentes e fidedignos, não podemos exigir que um Dacia Sandero de 9500€ tenha a mesma durabilidade interior (materiais aplicados) e exterior (como a pintura) que um Renault Clio de 15000€. Melhores materiais levaria a um acréscimo de preço, e aí perderia-se o lema "Bom/razoável por um preço atractivo"
              Quanto tempo pode durar um carro? Por exemplo, depende muito da unidade que saia, pois em milhares pode sair uma bomba Hiroshima como pode sair um carro perfeitamente bom no meio de milhares assassinados; Depende do dinheiro que a pessoa esteja disposta a gastar com ele; Depende do cuidado que temos com o carro.
              Em suma, para mim um automóvel tem que durar, no mínimo e sem problemas de maior, 150000kms.
              É mesmo assim que eu penso. Começam a introduzir cada vez mais gadgets no automóveis - veja-se até no segmento B já se poderá aceder à internet, instalar aplicações. Fantástico. O problema será, do ponto de vista, daqui a uns anos quando modificarem normas da internet (tal como aconteceu com as tv analógicas dos automóveis), o fabricam deixar de produzir aplicações, como irá ser? Aquele componente do automóvel irá ficar completamente obsoleto!

              Comentário


                Eu costumo ver nas estações de serviço quando paro para abastecer.

                Tomo um cafezinho e folheio. Às vezes compro se me interessar, outras vezes fico-me só pela leitura.

                Comentário


                  Voltando ao tópico.
                  O primeiro carro que comprei novo, em 1988, um R19 TR com 1237 cc , tinha 6 meses de garantia (fez-me 400.000 km e ainda aí anda depois de lhe terem posto o conta kms a zero).
                  Em 1997 comprei um scenic 1.6e, tinha um ano de garantia, está com 370.000km e a avaria mais grave que teve foi a substituição das bobinas aos 360.000 km.
                  Em 2003 comprei um picasso, tinha dois anos de garantia, está com 200.000kms e espero fazer muitos mais.
                  Hoje vi um anuncio da Renault a anunciar 5 anos de garantia. A Kia parece que dá 7 anos de garantia.
                  Se as marcas confiam nos seus carros a ponto de oferecerem garantias com estas durações sabendo que muitos dos seus carros são sujeitos a abusos por parte dos donos, podemos pensar que se um carro for conduzido numa utilização normal e respeitando os cuidados básicos que todos deveriam ter, esse carro irá durar mais do que aquilo que o seu dono necessitará. Penso que uma duração de 20 anos com 15-20.000kms por ano, é uma marca ao alcance de qualquer carro antes de a manutenção começar a ser muito dispendiosa.

                  Comentário


                    Ainda não sei se já responderam isto, já vai na 5ª página e não li tudo.

                    Segundo um colega meu que trabalha numa empresa de automóveis, fizeram estudos sobre o parque automóvel deles, os segmentos C para baixo duram em média 7 anos em primeira mão e 7 anos em segunda, já os segmento D para cima é 10 anos + 10 anos.

                    Com base na idade (e não na kilometragem) fazem o carro com qualidade suficiente para durar esse tempo, o objectivo é reduzir os custos. O que faz sentido porque actualmente um carro é muito mais perfeito que um carro mais antigo, basta ver por exemplo o intervalo de revisões, só que hoje em dia as pessoas fazem 100 mil km com um carro e vendem-nos, mandam-se carros em bom estado para abate e muitos nem fazem metade dos km que aguentam, daí os carros actuais não fazerem os km que faziam antigamente

                    Comentário


                      Isso é muito relativo e, além de todos os outros factores, um determinado carro, dura o tempo que o mercado "quer" que ele dure!!

                      Se aqui no mundo acidental, as pessoas trocam de carro de x em x tempo, num mercado dos países de 3º mundo, os carros terão que durar muito mais tempo, pois nesse mercado as pessoas não tem capacidade para trocar de carro com tanta "facilidade"!

                      Além disso, há outro factor muito importante (talvez o mais importante) que é o desenvolvimento tecnológico, e que condiciona a "duração" dos carros!
                      Não vale a pena uma marca estar a investir e melhorar os materiais para que o carro dure 30 ou 40 anos, quando, ao fim de 15, ele está completamente desactualizado em tudo (segurança, consumos, design, etc, etc)!!


                      É tão simples quanto isso, e, não é preciso andar a "elaborar" teorias da conspiração.....
                      Editado pela última vez por ASAS; 11 October 2012, 15:39.

                      Comentário


                        Basta entrar por exemplo no novo Lancer, para ver o que se está a passar. Contenção de custos vergunhosa para manter ou aumentar o lucro...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                          O que até acaba por fazer mais sentido monetariamente do que andar a comprar carro novo de 5 em 5 ou 10 em 10 anos.
                          Acho que se tivermos muito amor por um carro faz mais sentido gastarmos dinheiro nesse do que comprar outro.

                          Mas compensará reparar um carro anos após anos ?

                          Comentário


                            A empresa onde trabalho faz uma peça que é accionada quando se entra no carro. O teste de durabilidade é de 100.000 ciclos.

                            Fazendo contas exageradas, se entrar no carro 20 vezes ao dia, 365 dias por ano isso dá 7.300 accionamentos por ano.

                            100.000/7.300 dá 13 anos de vida.

                            É preciso ter em atenção que as condições dos ensaios são mais rigorosas do que o accionamento na porta.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              A empresa onde trabalho faz uma peça que é accionada quando se entra no carro. O teste de durabilidade é de 100.000 ciclos.

                              Fazendo contas exageradas, se entrar no carro 20 vezes ao dia, 365 dias por ano isso dá 7.300 accionamentos por ano.

                              100.000/7.300 dá 13 anos de vida.

                              É preciso ter em atenção que as condições dos ensaios são mais rigorosas do que o accionamento na porta.
                              Com uma utilização normal, essa peça vai apodrecer antes de avariar

                              Comentário


                                Entrando aqui assim de repente fica a questão:

                                Restringindo-nos ao motor propriamente, qual a estimativa de durabilidade em kms de um motor sem abrir?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                  Os diesel duram mais.

                                  segundo o que li há uns tempos
                                  Já começa... Provas disso?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DriverPT Ver Post
                                    Entrando aqui assim de repente fica a questão:

                                    Restringindo-nos ao motor propriamente, qual a estimativa de durabilidade em kms de um motor sem abrir?
                                    A mim parece-me que um motor bem tratado dure mais do que a vida do carro. Se não for um carro puramente de cidade, se dizer uma AE regularmente, se não for puxado a frio faz bem a vontade 300-400 mil km.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                      Já começa... Provas disso?
                                      Atenção, não sou nenhum fanático por diesel, tenho carro a gasolina.

                                      Sim tenho.

                                      Motores a diesel e gasolina - veja as diferenças

                                      E existem mais sites. E também é fácil de provar, com que frequência vê um carro a gasolina com 400 mil km? E um diesel? é aos montes.

                                      Comentário


                                        Hoje estava a dar um documentário na National Geographic sobre a produção do Porsche 911, e o engenheiro de produção disse a certa altura que em condução a fundo o motor era feito para durar 100 mil km. A conduzir normalmente durava no mínimo 200 mil km.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Hoje estava a dar um documentário na National Geographic sobre a produção do Porsche 911, e o engenheiro de produção disse a certa altura que em condução a fundo o motor era feito para durar 100 mil km. A conduzir normalmente durava no mínimo 200 mil km.
                                          Mas isso deve-se ao facto de serem motores boxer que sofrem imenso desgaste ...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                            Atenção, não sou nenhum fanático por diesel, tenho carro a gasolina.


                                            Sim tenho.

                                            Motores a diesel e gasolina - veja as diferenças

                                            E existem mais sites. E também é fácil de provar, com que frequência vê um carro a gasolina com 400 mil km? E um diesel? é aos montes.
                                            Isso não prova NADA!!!
                                            Quantos queres (a gasolina!) com mais de 400 mil km?!
                                            É só ir ao mercado norte americano (já para não falar do resto do mundo!).....

                                            O mundo automóvel não é só a Europa e o lobby diesel alemão.....
                                            Editado pela última vez por ASAS; 30 October 2012, 04:36.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
                                              Mas isso deve-se ao facto de serem motores boxer que sofrem imenso desgaste ...
                                              ?!!!
                                              De onde vem essa ideia que os motores boxer sofrem "imenso desgaste"?!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                ?!!!
                                                De onde vem essa ideia que os motores boxer sofrem "imenso desgaste"?!
                                                Cilindros e Pistões deitados, o desgaste é mais acentuado e a temperatura elevada a que estes motores estão sujeitos por se situarem na traseira...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                  Isso não prova NADA!!!
                                                  Quantos queres (a gasolina!) com mais de 400 mil km?!
                                                  É só ir ao mercado norte americano (já para não falar do resto do mundo!).....

                                                  O mundo automóvel não é só a Europa e o lobby diesel alemão.....
                                                  Ainda recentemente o meu pai andou durante uns dias na Express de serviço onde ele trabalha e o 1.2 Energy continua a rolar com 375 mil kms e revisões normalmente feitas uns milhares de kms depois (o raio da carrinha sempre foi muito mal estimada).
                                                  Ainda anda lá outra com o 1.1 com perto de 200 mil kms (andou pouco), que apesar de ter motor curto e guloso, ainda se aguenta bem nas viagens de AE (e não são feitas a pastar).

                                                  Mecânicas simples acabam por durar mais
                                                  Mas pronto, deixa estar que só vê quem quer

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 6r4ff3r Ver Post
                                                    Ainda recentemente o meu pai andou durante uns dias na Express de serviço onde ele trabalha e o 1.2 Energy continua a rolar com 375 mil kms e revisões normalmente feitas uns milhares de kms depois (o raio da carrinha sempre foi muito mal estimada).
                                                    Ainda anda lá outra com o 1.1 com perto de 200 mil kms (andou pouco), que apesar de ter motor curto e guloso, ainda se aguenta bem nas viagens de AE (e não são feitas a pastar).

                                                    Mecânicas simples acabam por durar mais
                                                    Mas pronto, deixa estar que só vê quem quer
                                                    Mas para esses exemplos quantos diesel queres com mais de 500 mil km?

                                                    Normalmente os motores gasolina tendem a ser mais puxados, a levarem mais porrada, a serem mais vezes levados à red line, e por isso tendem a durar menos.

                                                    Por outro lado os diesel como atingem o seu binário máximo bem cedo e a potência máxima é atingida antes da red line, o condutor tende a puxar menos pela mecânica e por isso acaba por durar mais.

                                                    Se me disserem que um diesel e um otto conduzido na esfrega, o otto é capaz de durar mais acredito. Mas genericamente assim não acontece e os diesel duram mais.

                                                    Também há o factor sorte, porque há motores iguais a durarem uns mais que outros. Ás vezes o que até leva mais porrada é o que dura mais e o que é estimado é o que dura menos. Mas isso é sorte em apanhar um unidade boa.

                                                    Comentário


                                                      Eu só sei que o meu tem que durar pelo menos 7 anos ou 150000km, pelo menos nesse periodo a responsabilidade é da marca. eheheheh ;)

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                                        Eu só sei que o meu tem que durar pelo menos 7 anos ou 150000km, pelo menos nesse periodo a responsabilidade é da marca. eheheheh ;)

                                                        E outros, 5 anos ou 500.000km.

                                                        Como foi o caso do Fiat Bravo, em alguns mercados.

                                                        Já agora:

                                                        Fiat Bravo garantie 5 ans ou 500.000 km

                                                        Une nouvelle offre promotionnelle pour la gamme Fiat Bravo, qui garantit le véhicule pour 5 ans ou 500.000 km. Autant dire sans limitation de kilométrage, car pour faire 500.000 km en moins de 5 ans en Bravo, alors là, bravo!!

                                                        Bref, 5 ans de garantie ou 500.000 km, c’est aujourd’hui et jusqu’à fin octobre, l’offre dont peut bénéficier un client en ajoutant 1 € à sa facture lors de la commande d’une Fiat Bravo, quelle que soit la motorisation, y compris sur les Bravo équipées des nouveaux moteurs T-Jet 120 et 150 ch.

                                                        Cette garantie constructeur permet au client de jouir d’une assistance 24h sur 24, par le biais d’un atelier mobile de dépannage, y compris en cas de panne de carburant ou de ravitaillement erroné, de crevaison ou de batterie déchargée.L’offre d’extension de garantie est cumulable avec la remise de 1.000 € sur le modèle Bravo. Si toutefois le client ne souhaite pas bénéficier de cette garantie 5 ans / 500.000 km, la remise est alors de 2.000 €.

                                                        in: Actualite Fiat Bravo garantie 5 ans ou 500.000 km
                                                        Editado pela última vez por nto; 30 October 2012, 11:52. Razão: correcção texto

                                                        Comentário


                                                          O meu "teste" é simples.

                                                          O carro tem de durar o que gastei com ele vs dinheiro que estou disposto a perder por ano.

                                                          Isto é, quando compro um carro, considero todo o valor gasto uma despesa (não penso em retomas futuras) e calculo o que estou disposto a perder por ano. Por exemplo, se compro um carro por 10.000€ e estou disposto a aguentar uma perda de 2.000€/ano, então o carro tem de durar 5 anos. Ao fim desse tempo, quando o vender, tudo o que receber é "lucro", pois estará 100% amortizado da minha parte.

                                                          Assim, nunca me preocupo muito com a durabilidade de um carro, já que ainda não comprei nenhum com estimativas superiores a 8 anos, e não me parece que algum tenha dificuldade em lá chegar...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                            O meu "teste" é simples.O carro tem de durar o que gastei com ele vs dinheiro que estou disposto a perder por ano.Isto é, quando compro um carro, considero todo o valor gasto uma despesa (não penso em retomas futuras) e calculo o que estou disposto a perder por ano. Por exemplo, se compro um carro por 10.000€ e estou disposto a aguentar uma perda de 2.000€/ano, então o carro tem de durar 5 anos. Ao fim desse tempo, quando o vender, tudo o que receber é "lucro", pois estará 100% amortizado da minha parte.Assim, nunca me preocupo muito com a durabilidade de um carro, já que ainda não comprei nenhum com estimativas superiores a 8 anos, e não me parece que algum tenha dificuldade em lá chegar...
                                                            x 2 Esse é o meu raciocinio

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                              E outros, 5 anos ou 500.000km. Como foi o caso do Fiat Bravo, em alguns mercados. Já agora:in: Actualite Fiat Bravo garantie 5 ans ou 500.000 km
                                                              Eu normalmente não levo um carro a fazer mais que 150000km, primeiro porque a partir desses km's é só despesas por que tem que se começar a substituir muita coisa de desgaste normal, depois porque ao vender um carro acima dessa quilometragem é vendê-lo por um pechincha, nem que ele esteja com aspeto de novo. O meu Ibiza foi-se com +/- 120000 e este não deve fugir à regra.

                                                              Comentário

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