Originalmente Colocado por Maraki
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Editado pela última vez por Fahrenheit; 11 October 2012, 00:50.
-
Originalmente Colocado por AndreSantarem Ver PostConcordo com os comentarios aqui feitos.
Primeiro: depende da utilizaçao e manutençao do carro.
E depois do dinheiro que queres gastar nele.
Até podes ter um Mini 1000 com 35 anos, basta andares sempre a gastar dinheiro nele.
Comentário
-
Originalmente Colocado por diogomsl Ver PostIsto hoje é quase como uma incógnita, mas também é uma evolução.
Há uns anos, quando houve o primeiro automóvel com vidros eléctricos (um mero exemplo) pensava-se "Epá, vidros eléctricos!? Estou mesmo a ver que vou gastar dinheiro nisto, mais vale a manivela", e idem idem aspas aspas para outras novas tecnologias como o ar condicionado, o computador de bordo ou os recentes sensores de estacionamento.
Outra questão importante, que poderá ser relativa ou não é a marca/conceito do automóvel. Por exemplo, nos dias que correm, apesar de usarem motores competentes e fidedignos, não podemos exigir que um Dacia Sandero de 9500€ tenha a mesma durabilidade interior (materiais aplicados) e exterior (como a pintura) que um Renault Clio de 15000€. Melhores materiais levaria a um acréscimo de preço, e aí perderia-se o lema "Bom/razoável por um preço atractivo"
Quanto tempo pode durar um carro? Por exemplo, depende muito da unidade que saia, pois em milhares pode sair uma bomba Hiroshima como pode sair um carro perfeitamente bom no meio de milhares assassinados; Depende do dinheiro que a pessoa esteja disposta a gastar com ele; Depende do cuidado que temos com o carro.
Em suma, para mim um automóvel tem que durar, no mínimo e sem problemas de maior, 150000kms.
Comentário
-
Voltando ao tópico.
O primeiro carro que comprei novo, em 1988, um R19 TR com 1237 cc , tinha 6 meses de garantia (fez-me 400.000 km e ainda aí anda depois de lhe terem posto o conta kms a zero).
Em 1997 comprei um scenic 1.6e, tinha um ano de garantia, está com 370.000km e a avaria mais grave que teve foi a substituição das bobinas aos 360.000 km.
Em 2003 comprei um picasso, tinha dois anos de garantia, está com 200.000kms e espero fazer muitos mais.
Hoje vi um anuncio da Renault a anunciar 5 anos de garantia. A Kia parece que dá 7 anos de garantia.
Se as marcas confiam nos seus carros a ponto de oferecerem garantias com estas durações sabendo que muitos dos seus carros são sujeitos a abusos por parte dos donos, podemos pensar que se um carro for conduzido numa utilização normal e respeitando os cuidados básicos que todos deveriam ter, esse carro irá durar mais do que aquilo que o seu dono necessitará. Penso que uma duração de 20 anos com 15-20.000kms por ano, é uma marca ao alcance de qualquer carro antes de a manutenção começar a ser muito dispendiosa.
Comentário
-
Ainda não sei se já responderam isto, já vai na 5ª página e não li tudo.
Segundo um colega meu que trabalha numa empresa de automóveis, fizeram estudos sobre o parque automóvel deles, os segmentos C para baixo duram em média 7 anos em primeira mão e 7 anos em segunda, já os segmento D para cima é 10 anos + 10 anos.
Com base na idade (e não na kilometragem) fazem o carro com qualidade suficiente para durar esse tempo, o objectivo é reduzir os custos. O que faz sentido porque actualmente um carro é muito mais perfeito que um carro mais antigo, basta ver por exemplo o intervalo de revisões, só que hoje em dia as pessoas fazem 100 mil km com um carro e vendem-nos, mandam-se carros em bom estado para abate e muitos nem fazem metade dos km que aguentam, daí os carros actuais não fazerem os km que faziam antigamente
Comentário
-
Isso é muito relativo e, além de todos os outros factores, um determinado carro, dura o tempo que o mercado "quer" que ele dure!!
Se aqui no mundo acidental, as pessoas trocam de carro de x em x tempo, num mercado dos países de 3º mundo, os carros terão que durar muito mais tempo, pois nesse mercado as pessoas não tem capacidade para trocar de carro com tanta "facilidade"!
Além disso, há outro factor muito importante (talvez o mais importante) que é o desenvolvimento tecnológico, e que condiciona a "duração" dos carros!
Não vale a pena uma marca estar a investir e melhorar os materiais para que o carro dure 30 ou 40 anos, quando, ao fim de 15, ele está completamente desactualizado em tudo (segurança, consumos, design, etc, etc)!!
É tão simples quanto isso, e, não é preciso andar a "elaborar" teorias da conspiração.....Editado pela última vez por ASAS; 11 October 2012, 15:39.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostO que até acaba por fazer mais sentido monetariamente do que andar a comprar carro novo de 5 em 5 ou 10 em 10 anos.
Mas compensará reparar um carro anos após anos ?
Comentário
-
A empresa onde trabalho faz uma peça que é accionada quando se entra no carro. O teste de durabilidade é de 100.000 ciclos.
Fazendo contas exageradas, se entrar no carro 20 vezes ao dia, 365 dias por ano isso dá 7.300 accionamentos por ano.
100.000/7.300 dá 13 anos de vida.
É preciso ter em atenção que as condições dos ensaios são mais rigorosas do que o accionamento na porta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostA empresa onde trabalho faz uma peça que é accionada quando se entra no carro. O teste de durabilidade é de 100.000 ciclos.
Fazendo contas exageradas, se entrar no carro 20 vezes ao dia, 365 dias por ano isso dá 7.300 accionamentos por ano.
100.000/7.300 dá 13 anos de vida.
É preciso ter em atenção que as condições dos ensaios são mais rigorosas do que o accionamento na porta.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DriverPT Ver PostEntrando aqui assim de repente fica a questão:
Restringindo-nos ao motor propriamente, qual a estimativa de durabilidade em kms de um motor sem abrir?
Comentário
-
Originalmente Colocado por ednw Ver PostJá começa... Provas disso?
Sim tenho.
Motores a diesel e gasolina - veja as diferenças
E existem mais sites. E também é fácil de provar, com que frequência vê um carro a gasolina com 400 mil km? E um diesel? é aos montes.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Maraki Ver PostHoje estava a dar um documentário na National Geographic sobre a produção do Porsche 911, e o engenheiro de produção disse a certa altura que em condução a fundo o motor era feito para durar 100 mil km. A conduzir normalmente durava no mínimo 200 mil km.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fabio90 Ver PostAtenção, não sou nenhum fanático por diesel, tenho carro a gasolina.
Sim tenho.
Motores a diesel e gasolina - veja as diferenças
E existem mais sites. E também é fácil de provar, com que frequência vê um carro a gasolina com 400 mil km? E um diesel? é aos montes.
Quantos queres (a gasolina!) com mais de 400 mil km?!
É só ir ao mercado norte americano (já para não falar do resto do mundo!).....
O mundo automóvel não é só a Europa e o lobby diesel alemão.....Editado pela última vez por ASAS; 30 October 2012, 04:36.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ASAS Ver PostIsso não prova NADA!!!
Quantos queres (a gasolina!) com mais de 400 mil km?!
É só ir ao mercado norte americano (já para não falar do resto do mundo!).....
O mundo automóvel não é só a Europa e o lobby diesel alemão.....
Ainda anda lá outra com o 1.1 com perto de 200 mil kms (andou pouco), que apesar de ter motor curto e guloso, ainda se aguenta bem nas viagens de AE (e não são feitas a pastar).
Mecânicas simples acabam por durar mais
Mas pronto, deixa estar que só vê quem quer
Comentário
-
Originalmente Colocado por 6r4ff3r Ver PostAinda recentemente o meu pai andou durante uns dias na Express de serviço onde ele trabalha e o 1.2 Energy continua a rolar com 375 mil kms e revisões normalmente feitas uns milhares de kms depois (o raio da carrinha sempre foi muito mal estimada).
Ainda anda lá outra com o 1.1 com perto de 200 mil kms (andou pouco), que apesar de ter motor curto e guloso, ainda se aguenta bem nas viagens de AE (e não são feitas a pastar).
Mecânicas simples acabam por durar mais
Mas pronto, deixa estar que só vê quem quer
Normalmente os motores gasolina tendem a ser mais puxados, a levarem mais porrada, a serem mais vezes levados à red line, e por isso tendem a durar menos.
Por outro lado os diesel como atingem o seu binário máximo bem cedo e a potência máxima é atingida antes da red line, o condutor tende a puxar menos pela mecânica e por isso acaba por durar mais.
Se me disserem que um diesel e um otto conduzido na esfrega, o otto é capaz de durar mais acredito. Mas genericamente assim não acontece e os diesel duram mais.
Também há o factor sorte, porque há motores iguais a durarem uns mais que outros. Ás vezes o que até leva mais porrada é o que dura mais e o que é estimado é o que dura menos. Mas isso é sorte em apanhar um unidade boa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Rodri12 Ver PostEu só sei que o meu tem que durar pelo menos 7 anos ou 150000km, pelo menos nesse periodo a responsabilidade é da marca. eheheheh ;)
E outros, 5 anos ou 500.000km.
Como foi o caso do Fiat Bravo, em alguns mercados.
Já agora:
Fiat Bravo garantie 5 ans ou 500.000 km
Une nouvelle offre promotionnelle pour la gamme Fiat Bravo, qui garantit le véhicule pour 5 ans ou 500.000 km. Autant dire sans limitation de kilométrage, car pour faire 500.000 km en moins de 5 ans en Bravo, alors là, bravo!!
Bref, 5 ans de garantie ou 500.000 km, c’est aujourd’hui et jusqu’à fin octobre, l’offre dont peut bénéficier un client en ajoutant 1 € à sa facture lors de la commande d’une Fiat Bravo, quelle que soit la motorisation, y compris sur les Bravo équipées des nouveaux moteurs T-Jet 120 et 150 ch.
Cette garantie constructeur permet au client de jouir d’une assistance 24h sur 24, par le biais d’un atelier mobile de dépannage, y compris en cas de panne de carburant ou de ravitaillement erroné, de crevaison ou de batterie déchargée.L’offre d’extension de garantie est cumulable avec la remise de 1.000 € sur le modèle Bravo. Si toutefois le client ne souhaite pas bénéficier de cette garantie 5 ans / 500.000 km, la remise est alors de 2.000 €.
in: Actualite Fiat Bravo garantie 5 ans ou 500.000 km
Comentário
-
O meu "teste" é simples.
O carro tem de durar o que gastei com ele vs dinheiro que estou disposto a perder por ano.
Isto é, quando compro um carro, considero todo o valor gasto uma despesa (não penso em retomas futuras) e calculo o que estou disposto a perder por ano. Por exemplo, se compro um carro por 10.000€ e estou disposto a aguentar uma perda de 2.000€/ano, então o carro tem de durar 5 anos. Ao fim desse tempo, quando o vender, tudo o que receber é "lucro", pois estará 100% amortizado da minha parte.
Assim, nunca me preocupo muito com a durabilidade de um carro, já que ainda não comprei nenhum com estimativas superiores a 8 anos, e não me parece que algum tenha dificuldade em lá chegar...
Comentário
-
Originalmente Colocado por mcabral Ver PostO meu "teste" é simples.O carro tem de durar o que gastei com ele vs dinheiro que estou disposto a perder por ano.Isto é, quando compro um carro, considero todo o valor gasto uma despesa (não penso em retomas futuras) e calculo o que estou disposto a perder por ano. Por exemplo, se compro um carro por 10.000€ e estou disposto a aguentar uma perda de 2.000€/ano, então o carro tem de durar 5 anos. Ao fim desse tempo, quando o vender, tudo o que receber é "lucro", pois estará 100% amortizado da minha parte.Assim, nunca me preocupo muito com a durabilidade de um carro, já que ainda não comprei nenhum com estimativas superiores a 8 anos, e não me parece que algum tenha dificuldade em lá chegar...
Comentário
-
Originalmente Colocado por nto Ver PostE outros, 5 anos ou 500.000km. Como foi o caso do Fiat Bravo, em alguns mercados. Já agora:in: Actualite Fiat Bravo garantie 5 ans ou 500.000 km
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário