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Polo TSI vs Polo TDI - O que os números não explicam

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    #31
    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Como ja aqui disseram, seria mais justa uma comparaçao com o 1.6 Tdi de 90 Cvs MAS, como ja aqui disseram, 4500 euros de diferença, a meu ver, dificilmente justificariam comprar o Tdi...
    É uma questão de fazer as contas. Aqui é que realmente cada um tem que usar a calculadora porque contra factos não há argumentos. Se alguém quiser manter o carro durante muitos anos ou fazer muitos KM, acaba por compensar largamente o TDI.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      É uma questão de fazer as contas. Aqui é que realmente cada um tem que usar a calculadora porque contra factos não há argumentos. Se alguém quiser manter o carro durante muitos anos ou fazer muitos KM, acaba por compensar largamente o TDI.
      O meu caso por exemplo. Carro com 9 anos e meio e 296000km....

      Comentário


        #33
        Honestamente eu não iria pelo domínio das altas velocidades para comparar estes motores, afinal são 1.2 para o segmento B.

        Contudo acredito plenamente que no contexto da utilização comum deste tipo de carros (cidade e alguma AE), o TSI faça ainda mais diferença pela positiva que a altas velocidades pela agradabilidade de condução.

        Comentário


          #34
          A comparação é anedótica.

          A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.

          E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            A comparação é anedótica.

            A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.

            E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.


            É verdade mas o que o utilizador tinha eram estes dois apenas.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              A comparação é anedótica.

              A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.

              E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.

              Vão ser os motores mais vendidos, e a maior parte das pessoas vão estar entre estes 2, nessa medida acho que faz todo o sentido a comparação.

              Já agora no caso acima descrito o diesel começa a começar a partir dos 50 mil km.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                A comparação é anedótica.

                A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.

                E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.
                Pois estamos em Portugal, daí que a comparação que faz sentido é a do tópico.
                Aposto que tens mais compradores indecisos entre os 1.2 que entre o 1.2 TSI e 1.6 TDI.

                Comentário


                  #38
                  Já agora e por falar em GPL...fixe era meter o meu C1 a GPL e ficava com um consumo equivalente a 2.5 ou 3 L / 100 de gasolina, bem, era como andar de mota 125

                  Comentário


                    #39
                    Muitos falam da desvalorizaçao, preço do diesel e afins, mas de um ponto de vista realmente racional, 4500 euros e uma diferença ENORME e poucos sao os que vao recuperar essa diferença!

                    Mas cada um sabe de si...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                      Muitos falam da desvalorizaçao, preço do diesel e afins, mas de um ponto de vista realmente racional, 4500 euros e uma diferença ENORME e poucos sao os que vao recuperar essa diferença!

                      Mas cada um sabe de si...
                      São 100 kkm +-, para quem faça 20kkm ano são 5 anos, se for comprado a credito demora mais 1 pelo menos..

                      Comentário


                        #41
                        Assim 'tá bem.
                        Dá gosto ler este tipo de textos mais virados para a realidade.

                        JGTB, podias fazer este tipo de relatos/comparações mais vezes.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                          São 100 kkm +-, para quem faça 20kkm ano são 5 anos, se for comprado a credito demora mais 1 pelo menos..

                          Por essa altura ja se esta apensar em trocar de carro

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Por essa altura ja se esta apensar em trocar de carro
                            Se o trocares basicamente na venda recuperas o que pagaste a mais por ele..

                            Comentário


                              #44
                              JGTB, apreciei bastante o relato de ambas motorizações, obrigado pela partilha.

                              A mais destacada vantagem que a motorização 1.2 TSI possui em relação à 1.2 TDI é mesmo aquela que citas, ou seja, grande agradabilidade de utilização, principalmente pela suavidade, disponibilidade, linearidade, quase ausência de vibrações e com uma sonoridade mais cativante (mesmo comparado com o 1.6 TDI).

                              Em relação às questões meramente económicas, existem vários factores que podem alterar essa racionalidade e que já foram aqui expostas por alguns úsers: É evidente que 2500 euros de diferença ainda são notórios (quando se fala de um pronto pagamento), pois dará para muita gasolina de 95 octanas, mas existem muitos indivíduos que adquirem essas mesmas viaturas em sistema de crédito e o valor acrescido de 2500 euros (sendo num prazo de crédito relativamente longo não penaliza assim tanto a mensalidade) e assim sendo esses indivíduos dão mais importância ao valor real que irão gastar mensalmente em combustível e aí o 1.2 TDI será sempre beneficiado por uma margem ainda notória. Outra factor é que o mercado de usados ainda continua geralmente a valorizar mais uma retoma que possua uma motorização a gasóleo do que uma a gasolina (pelo menos ainda actualmente) e talvez em 4 ou 5 anos essa hipotética retoma do 1.2 TDI poderá ser valorizada em quase mais 2500 euros que o 1.2 TSI (ou próximo disso).

                              Mas percebi bem o que quiseste transmitir e eu sou de opinião idêntica (mas existem outros que mesmo que tenham opinião divergente, poderão na sua perspectiva ter alguma razão).

                              PS. Já agora, duvido que mesmo que nos deparemos com uma descida acentuada que o VW Polo 1.2 TSI (90cv) ultrapasse a fasquia dos 196 kms/h no velocímetro digital (deduzo que possuam um limitador de velocidade), pois com o Polo 1.2 TSI (105cv) da minha mulher chegado a esse valor exacto existe uma estagnação "repentina" do evoluir de velocidade, mas sou sincero, ainda não o testei numa descida acentuada.
                              Editado pela última vez por SandroTrigo; 05 November 2012, 22:17.

                              Comentário


                                #45
                                Nesse sentido,
                                não têm um bocado de inveja (!) dos americanos por só conduzirem carros a gasolina?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por f1inportugal Ver Post
                                  Nesse sentido,
                                  não têm um bocado de inveja (!) dos americanos por só conduzirem carros a gasolina?
                                  Muita

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                    Se o trocares basicamente na venda recuperas o que pagaste a mais por ele..
                                    Sim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?

                                    Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?

                                    Eu raramente compro um carro a pensar na retoma

                                    Comentário


                                      #48
                                      Bom post JGTB. Subscrevo e de forma ainda mais abrangente, seja qual for o Diesel, gosto sempre mais do funcionamento da versão a gasolina. No Diesel falta-me tudo, o silencio, o "cantar", a suavidade, o cheiro da gasolina, a rotação, etc...

                                      Percebo a vantagem dos Diesel na economia e fico-me por aí, não lhes reconheço mais nada de bom.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                        Muitos falam da desvalorizaçao, preço do diesel e afins, mas de um ponto de vista realmente racional, 4500 euros e uma diferença ENORME e poucos sao os que vao recuperar essa diferença!

                                        Mas cada um sabe de si.
                                        ..
                                        Eu concordo contigo, o dinheiro é sempre melhor "deste lado" do que a contar com o "ovo no cu da galinha"

                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        A comparação é anedótica.

                                        A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.

                                        E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável
                                        .
                                        Nunca neste fórum se faz uma comparação que seja concensual. Esta na tua opinião é anedótica, quais foram as que tu já fizeste válidas ? e já agora práticas ?

                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                        Sim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?

                                        Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?

                                        Eu raramente compro um carro a pensar na reto
                                        ma
                                        Mais uma vez concordo genericamente, embora haja neste tipo de decisões algo de pessoal.

                                        Eu que até aprecio o carro em questão e que cheguei a pensar comprar um recentemente, acho que neste caso o 1.2 tdi não cumpre os meus minimos actuais em termos de performances e até por isso em principio não seria uma opção para mim. Mas para além disso não sou, habitualmente, uma pessoa que faça um enorme numero de km, não moro muito longe do lugar onde trabalho e apesar de fazer viagens regularmente, não faço uma enormidade de km.

                                        No meu caso um Polo se a prespectiva fosse eminenetemente económica, seria este 1.2 tsi ou melhor o de 105 cv, caso a questão económica não pesasse tanto iria para o GTI como quase aconteceu.

                                        Para o meu tipo de utilização o maior custo com os carros é a sua desvalorização, combustiveis e manutenção têm a sua importância, mas menos. Por outro lado gosto de carros que andam bem, embora já tenha partilhado um 127 de 45 cv, tenha tido um polo de 45 cv e um 106 de 50, actualmente tentaria sempre fosse 1º ou 2º carro, algo que desse 200 e que fizesse os 0-100 na casa dos 10 ou pouco mais.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                          Sim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?

                                          Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?

                                          Eu raramente compro um carro a pensar na retoma
                                          Como disseste cada um sabe de si, se compras um carro e queres gastar o menos possível quer na aquisição quer nos custos de utilização e o vais vender ao fim de 5 anos é bastante relevante a retoma...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Sim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?

                                            Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?

                                            Eu raramente compro um carro a pensar na retoma
                                            Ainda há o crédito que se o carro custar mais 4.500€ à partida se vai fazer pagar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por f1inportugal Ver Post
                                              Nesse sentido,
                                              não têm um bocado de inveja (!) dos americanos por só conduzirem carros a gasolina?
                                              Não aquece nem arrefece. Como já disse em outros tópicos, não é por ser diesel que me vai tirar o divertimento da condução

                                              Comentário


                                                #53
                                                Daquilo que estou habituado os pequenos motores a gasolina são mais agradaveis que os pequenos motores diesel, mesmo quando os diesel são mais potentes.

                                                Claro que pode haver excepções..

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                  JGTB, podias fazer este tipo de relatos/comparações mais vezes.
                                                  Isso é que era

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Os números dizem-nos muita coisa, inclusive que os Diesel saem mais baratos de usar. Mas a verdade é que a condução é muito mais do que isso. Mesmo quando falamos de utilitários e motores pequenos, não há nada que chegue à utilização de uma carro a gasolina. A suavidade, a linearidade, o som são todos parâmetros muito importantes na utilização de um automóvel, mas que são escamoteados pela maior parte das pessoas. Muita gente fala de cor, fixa-se no binário e não consegue perceber que um motor a gasolina é sempre muito mais agradável de utilizar que um motor a gasóleo.

                                                    Serve esta pequena história para que alguns percebam que um automóvel é mais do que números.

                                                    Poderia dizer-se que seria mais justo comparar o TSI com o 1.6 TDI, mas esse já custa mais 4500 euros que o TSI e foram estes que me calharam.
                                                    Concordo plenamente. A minha mãe teve três carros (polo II - gasolina , Starlet - gasolina e agora Aygo - gasolina). Sempre fui fã dos carros a gasolina. Só andei em diesel quando tirei a carta. E sempre achei , neste caso o Aygo , muito mais agradável de conduzir...
                                                    E estou a pensar seriamente , num futuro próximo, comprar um polo. Só não sei se compro o 1.2 tsi 90 ou 105.
                                                    Podiam também testar o tsi 105 com o tdi 105, uma ideia

                                                    Ps: bom tópico
                                                    Editado pela última vez por MisterPolo; 06 November 2012, 10:29. Razão: erro no cavalo

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Não aquece nem arrefece. Como já disse em outros tópicos, não é por ser diesel que me vai tirar o divertimento da condução
                                                      Eu não posso afirmar o mesmo porque sou do tempo em que a malta para se divertir conduzia Uno Turbo I.E; Renault 5 GT Turbo, 205 1.9 GTI, etc...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post

                                                        Parece que o diesel já vem formatado de origem na cabeça das pessoas como sendo superior e mais económico quando nem sempre é assim como sabemos. Todos os meus colegas aos 18 sonhavam ter a curto prazo um carro a gasóleo, e tentar-lhes explicar que não há verdades absolutas e que o mais adequado à situação da grande maioria deles é um otto atmosférico do seg A/B é quase uma missão impossível.
                                                        True stroy

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Eu não posso afirmar o mesmo porque sou do tempo em que a malta para se divertir conduzia Uno Turbo I.E; Renault 5 GT Turbo, 205 1.9 GTI, etc...
                                                          Polo g40, Punto gt, Delta HF, velhos tempos ...

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                                                            #59
                                                            Apesar de ter gostado bastante de ler o tópico e da discussão saudável que dele resultou, acho que a comparação não faz muito sentido.

                                                            Porque para termos pouca diferença de € de um diesel para um Otto, temos sempre de fazer este tipo de comparações, ou seja, entre motores com potências e disponibilidade totalmente diferentes, o que logo à partida não vai ser uma comparação justa, pois a unica coisa que o diesel tem a oferecer em sua defesa são mesmo os consumos.

                                                            E sempre que comparar-mos um diesel com o modelo otto de potencia homologa, neste caso o 1.2 TSI vs 1.6 TDI, vamos verficar que essa diferença nunca compensa a menos que se faça muitos km por ano.

                                                            Em Portugal vejo muita gente a comprar Diesel só porque sim, e quando pergunto porquê, não há jsutificação, eu por exemplo tenho um 1.2 TSI faço cerca de 12-15 mil km por ano, o 1.2 TDI não era se quer opção e o 1.6 TDI não me compensava nem aqui nem na china, nunca iria reaver os 4500€ de diferença, para já não falar que o motor a gasolina dá sempre muito mais gozo conduzir, nunca percebi como há pessoas que adoram carros e conduzir e depois vão para gasóleo mesmo não compensando.

                                                            Sinceramente, há uma coisa que eu adoro nos Diesel, e que a maioria dos Otto não têm, binário com fartura!!! É provavelmente a caracteristica num motor que mais dou importância (sempre que bem relacionado com uma potencia aceitavel claro, se não em vez de um carro tinha um burro de carga), mas que neste caso dos TSI por serem Turbinados acaba por dissipar um pouco essa necessidade, pois conseguem mais binário que um carro atmosferico com a mesma potencia. O que torna estes motores do ponto de vista da utilização praticamente perfeitos! E com mais 4500€ no bolso para gastar em gasolina XD

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                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Eu não posso afirmar o mesmo porque sou do tempo em que a malta para se divertir conduzia Uno Turbo I.E; Renault 5 GT Turbo, 205 1.9 GTI, etc...
                                                              Eu sou do tempo em que a malta para se divertir conduzia Uno 45, Supercinco 1.1, e 205 Júnior!!

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