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Polo TSI vs Polo TDI - O que os números não explicam
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostÉ uma questão de fazer as contas. Aqui é que realmente cada um tem que usar a calculadora porque contra factos não há argumentos. Se alguém quiser manter o carro durante muitos anos ou fazer muitos KM, acaba por compensar largamente o TDI.
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Honestamente eu não iria pelo domínio das altas velocidades para comparar estes motores, afinal são 1.2 para o segmento B.
Contudo acredito plenamente que no contexto da utilização comum deste tipo de carros (cidade e alguma AE), o TSI faça ainda mais diferença pela positiva que a altas velocidades pela agradabilidade de condução.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostA comparação é anedótica.
A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.
E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.
É verdade mas o que o utilizador tinha eram estes dois apenas.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostA comparação é anedótica.
A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.
E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.
Vão ser os motores mais vendidos, e a maior parte das pessoas vão estar entre estes 2, nessa medida acho que faz todo o sentido a comparação.
Já agora no caso acima descrito o diesel começa a começar a partir dos 50 mil km.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostA comparação é anedótica.
A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.
E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.
Aposto que tens mais compradores indecisos entre os 1.2 que entre o 1.2 TSI e 1.6 TDI.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostMuitos falam da desvalorizaçao, preço do diesel e afins, mas de um ponto de vista realmente racional, 4500 euros e uma diferença ENORME e poucos sao os que vao recuperar essa diferença!
Mas cada um sabe de si...
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JGTB, apreciei bastante o relato de ambas motorizações, obrigado pela partilha.
A mais destacada vantagem que a motorização 1.2 TSI possui em relação à 1.2 TDI é mesmo aquela que citas, ou seja, grande agradabilidade de utilização, principalmente pela suavidade, disponibilidade, linearidade, quase ausência de vibrações e com uma sonoridade mais cativante (mesmo comparado com o 1.6 TDI).
Em relação às questões meramente económicas, existem vários factores que podem alterar essa racionalidade e que já foram aqui expostas por alguns úsers: É evidente que 2500 euros de diferença ainda são notórios (quando se fala de um pronto pagamento), pois dará para muita gasolina de 95 octanas, mas existem muitos indivíduos que adquirem essas mesmas viaturas em sistema de crédito e o valor acrescido de 2500 euros (sendo num prazo de crédito relativamente longo não penaliza assim tanto a mensalidade) e assim sendo esses indivíduos dão mais importância ao valor real que irão gastar mensalmente em combustível e aí o 1.2 TDI será sempre beneficiado por uma margem ainda notória. Outra factor é que o mercado de usados ainda continua geralmente a valorizar mais uma retoma que possua uma motorização a gasóleo do que uma a gasolina (pelo menos ainda actualmente) e talvez em 4 ou 5 anos essa hipotética retoma do 1.2 TDI poderá ser valorizada em quase mais 2500 euros que o 1.2 TSI (ou próximo disso).
Mas percebi bem o que quiseste transmitir e eu sou de opinião idêntica (mas existem outros que mesmo que tenham opinião divergente, poderão na sua perspectiva ter alguma razão).
PS. Já agora, duvido que mesmo que nos deparemos com uma descida acentuada que o VW Polo 1.2 TSI (90cv) ultrapasse a fasquia dos 196 kms/h no velocímetro digital (deduzo que possuam um limitador de velocidade), pois com o Polo 1.2 TSI (105cv) da minha mulher chegado a esse valor exacto existe uma estagnação "repentina" do evoluir de velocidade, mas sou sincero, ainda não o testei numa descida acentuada.Editado pela última vez por SandroTrigo; 05 November 2012, 22:17.
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Originalmente Colocado por ferrer Ver PostSe o trocares basicamente na venda recuperas o que pagaste a mais por ele..
Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?
Eu raramente compro um carro a pensar na retoma
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Bom post JGTB. Subscrevo e de forma ainda mais abrangente, seja qual for o Diesel, gosto sempre mais do funcionamento da versão a gasolina. No Diesel falta-me tudo, o silencio, o "cantar", a suavidade, o cheiro da gasolina, a rotação, etc...
Percebo a vantagem dos Diesel na economia e fico-me por aí, não lhes reconheço mais nada de bom.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostMuitos falam da desvalorizaçao, preço do diesel e afins, mas de um ponto de vista realmente racional, 4500 euros e uma diferença ENORME e poucos sao os que vao recuperar essa diferença!
Mas cada um sabe de si...
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostA comparação é anedótica.
A ser considerado um TDI, teria sempre mas sempre de ser o 1.6 de 90 cv.
E não me venham cá com o argumento do preço, é que estamos em Portugal e o jogo não é tão limpo como seria desejável.
Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?
Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?
Eu raramente compro um carro a pensar na retoma
Eu que até aprecio o carro em questão e que cheguei a pensar comprar um recentemente, acho que neste caso o 1.2 tdi não cumpre os meus minimos actuais em termos de performances e até por isso em principio não seria uma opção para mim. Mas para além disso não sou, habitualmente, uma pessoa que faça um enorme numero de km, não moro muito longe do lugar onde trabalho e apesar de fazer viagens regularmente, não faço uma enormidade de km.
No meu caso um Polo se a prespectiva fosse eminenetemente económica, seria este 1.2 tsi ou melhor o de 105 cv, caso a questão económica não pesasse tanto iria para o GTI como quase aconteceu.
Para o meu tipo de utilização o maior custo com os carros é a sua desvalorização, combustiveis e manutenção têm a sua importância, mas menos. Por outro lado gosto de carros que andam bem, embora já tenha partilhado um 127 de 45 cv, tenha tido um polo de 45 cv e um 106 de 50, actualmente tentaria sempre fosse 1º ou 2º carro, algo que desse 200 e que fizesse os 0-100 na casa dos 10 ou pouco mais.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?
Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?
Eu raramente compro um carro a pensar na retoma
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSim e ...não! Nunca se sabe como está o mercado, e sabes lá se os 4500 euros não poderia ser aplicados financeiramente (por exemplo)?
Ou o custo de oportunidade de os ter "na mão"?
Eu raramente compro um carro a pensar na retoma
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostOs números dizem-nos muita coisa, inclusive que os Diesel saem mais baratos de usar. Mas a verdade é que a condução é muito mais do que isso. Mesmo quando falamos de utilitários e motores pequenos, não há nada que chegue à utilização de uma carro a gasolina. A suavidade, a linearidade, o som são todos parâmetros muito importantes na utilização de um automóvel, mas que são escamoteados pela maior parte das pessoas. Muita gente fala de cor, fixa-se no binário e não consegue perceber que um motor a gasolina é sempre muito mais agradável de utilizar que um motor a gasóleo.
Serve esta pequena história para que alguns percebam que um automóvel é mais do que números.
Poderia dizer-se que seria mais justo comparar o TSI com o 1.6 TDI, mas esse já custa mais 4500 euros que o TSI e foram estes que me calharam.
E estou a pensar seriamente , num futuro próximo, comprar um polo. Só não sei se compro o 1.2 tsi 90 ou 105.
Podiam também testar o tsi 105 com o tdi 105, uma ideia
Ps: bom tópico
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostNão aquece nem arrefece. Como já disse em outros tópicos, não é por ser diesel que me vai tirar o divertimento da condução
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Originalmente Colocado por marelo Ver Post
Parece que o diesel já vem formatado de origem na cabeça das pessoas como sendo superior e mais económico quando nem sempre é assim como sabemos. Todos os meus colegas aos 18 sonhavam ter a curto prazo um carro a gasóleo, e tentar-lhes explicar que não há verdades absolutas e que o mais adequado à situação da grande maioria deles é um otto atmosférico do seg A/B é quase uma missão impossível.
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Apesar de ter gostado bastante de ler o tópico e da discussão saudável que dele resultou, acho que a comparação não faz muito sentido.
Porque para termos pouca diferença de € de um diesel para um Otto, temos sempre de fazer este tipo de comparações, ou seja, entre motores com potências e disponibilidade totalmente diferentes, o que logo à partida não vai ser uma comparação justa, pois a unica coisa que o diesel tem a oferecer em sua defesa são mesmo os consumos.
E sempre que comparar-mos um diesel com o modelo otto de potencia homologa, neste caso o 1.2 TSI vs 1.6 TDI, vamos verficar que essa diferença nunca compensa a menos que se faça muitos km por ano.
Em Portugal vejo muita gente a comprar Diesel só porque sim, e quando pergunto porquê, não há jsutificação, eu por exemplo tenho um 1.2 TSI faço cerca de 12-15 mil km por ano, o 1.2 TDI não era se quer opção e o 1.6 TDI não me compensava nem aqui nem na china, nunca iria reaver os 4500€ de diferença, para já não falar que o motor a gasolina dá sempre muito mais gozo conduzir, nunca percebi como há pessoas que adoram carros e conduzir e depois vão para gasóleo mesmo não compensando.
Sinceramente, há uma coisa que eu adoro nos Diesel, e que a maioria dos Otto não têm, binário com fartura!!! É provavelmente a caracteristica num motor que mais dou importância (sempre que bem relacionado com uma potencia aceitavel claro, se não em vez de um carro tinha um burro de carga), mas que neste caso dos TSI por serem Turbinados acaba por dissipar um pouco essa necessidade, pois conseguem mais binário que um carro atmosferico com a mesma potencia. O que torna estes motores do ponto de vista da utilização praticamente perfeitos! E com mais 4500€ no bolso para gastar em gasolina XD
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