Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E vocês ? tratam bem do vosso carro? Fazem toda a manutenção necessária ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    No meu caso: Oleo e filtros todos a cada 10.000Kms. O material de desgaste(travões, embraiagem, pneus, etc) mudo quando chega ao fim de vida...

    Comentário


      #32
      Com o meu Volvo S80 tenho feito (e quero continuar a fazer) tudo certinho, normalmente preventivamente. Removi o limitador eléctronico, aproveitei para comprar uns pneus novos para o Inverno já com um novo indíce de velocidade, apesar dos antigos ainda terem algum rasto.

      Agora estou a equacionar tratar da parte da suspensão, já que o carro se está a aproximar dos 120,000 Km, ainda tem a suspensão original e eu já começo a ouvir de vez em quando uns ruidos estilo 'martelinhos do Porto'. Um pequeno senão: como aquilo tem amortecedores XPTO adaptativos (com 3 regulações, Confort, Sport e Advanced) *cada* amortecedor na marca fica por *1,000 Euros*.

      Isso mesmo: 1,000 Euros cada um dos amortecedores (devem ser feitos de ouro, eheh). Substituir toda a suspensão naquele carro ficar-me-à por uns 5,000 Euros. E esta, hem?

      Pois é, isto não é só comprar um carro e está a andar, depois há a manutenção, o IUC, o seguro, etc...

      Como também não sou feito de dinheiro, estava a pensar em substituir primeiro os amortecedores da frente e mais tarde, quando houver mais di$ponibilidade, os de trás. Ou acham que é mesmo preferivel esperar um pouco e depois substituir os quatro ao mesmo tempo?
      Editado pela última vez por JcRabbit; 04 January 2013, 13:44.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
        Querem uma opinião feminina?
        São sempre bem vindas

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
          No meu caso: Oleo e filtros todos a cada 10.000Kms. O material de desgaste(travões, embraiagem, pneus, etc) mudo quando chega ao fim de vida...

          E chega, se a marca tiver construido um modelo realmente fiável, basta isso que fazes.


          Agora lembrem-se que existem marcas que apregoam aos oito ventos serem prémium ultra fiáveis e hiper evoluidas, que cada vez que entram na oficina da marca têm de trocar metade dos componentes que deveriam durar e duram em todas as marcas mais baratas a vida inteira do veiculo.
          Isto não é fiabilidade, quando muito é tentar obter fiabilidade á custa do cliente.


          Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
          Com o meu Volvo S80 tenho feito (e quero continuar a fazer) tudo certinho, normalmente preventivamente. Removi o limitador eléctronico, aproveitei para comprar uns pneus novos para o Inverno já com um novo indíce de velocidade, apesar dos antigos ainda terem algum rasto.

          Agora estou a equacionar tratar da parte da suspensão, já que o carro se está a aproximar dos 120,000 Km, ainda tem a suspensão original e eu já começo a ouvir de vez em quando uns ruidos estilo 'martelinhos do Porto'. Um pequeno senão: como aquilo tem amortecedores XPTO adaptativos (com 3 regulações, Confort, Sport e Advanced) *cada* amortecedor na marca fica por *1,000 Euros*.

          Isso mesmo: 1,000 Euros cada um dos amortecedores (devem ser feitos de ouro, eheh). Substituir toda a suspensão naquele carro ficar-me-à por uns 5,000 Euros. E esta, hem?

          Pois é, isto não é só comprar um carro e está a andar, depois há a manutenção, o IUC, o seguro, etc...

          Como também não sou feito de dinheiro, estava a pensar em substituir primeiro os amortecedores da frente e mais tarde, quando houver mais di$ponibilidade, os de trás. Ou acham que é mesmo preferivel esperar um pouco e depois substituir os quatro ao mesmo tempo?

          Eu numa situação dessas a primeira coisa que fazia era tirar a certeza deque os amortecedores estão mesmo rebentados.

          Não é o ouvir-se um ou outro ruido que nos dá a certeza de que a suspenção está rebentada.
          Esse martelar pode ser tanta coisa desde sinoblocos gastos, rolamentos.. enfim pode ser tanta coisa.
          Se fores á marca, quase sempre eles ficarão felizes por te montarem uns amortecedores novos, quem não ficaria, cobrando a sua parte desses 4000 euros + mão de obra... lol

          lol... provavelmente ainda impunham um outro IVA alternativo, além do fiscal obrigatório..lol
          Levavas com o I.V.A imposto de valor acrescentado + o IVA imposto ventura acrescentada.

          Se estivessem realmente acabados, iria avaliar no mercado sistemas mais convencionais que pudessem substituir esses, mas isso sou eu que não nadando em guito tenho uma visão mais economicista e tentar obter o mais usável a melhor preço.. lol

          Se nadasse em guito ou esses 4000 euros não me fizessem falta, então ponderaria instalar uns amortecedores semelhantes aos originais.

          Se os amortecedores estiverem bons, eu ficaria com eles até darem algum sinal de realmente estarem em más condições, sendo esse sistema mais evoluido que os convencionais, já leste bem o manual de utilizador para tentares compreender se esse tipo de suspenções possui algum avisador de má função, anomalias ou avaria.?!
          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 04 January 2013, 14:16.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
            E chega, se a marca tiver construido um modelo realmente fiável, basta isso que fazes.


            Agora lembrem-se que existem marcas que apregoam aos oito ventos serem prémium ultra fiáveis e hiper evoluidas, que cada vez que entram na oficina da marca têm de trocar metade dos componentes que deveriam durar e duram em todas as marcas mais baratas a vida inteira do veiculo.
            Isto não é fiabilidade, quando muito é tentar obter fiabilidade á custa do cliente.
            eu faço a manutenção na marca, e nunca tive de trocar nada que não estivesse em fim de vida. Portanto isso é um mito. Também depende da postura do cliente. Eu não vou lá e digo para mudarem o que fôr necessário. Informo sempre que se o carro necessitar de algo fora a revisão normal terão de me dizer. E tem funcionado bem cmg.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              eu faço a manutenção na marca, e nunca tive de trocar nada que não estivesse em fim de vida. Portanto isso é um mito. Também depende da postura do cliente. Eu não vou lá e digo para mudarem o que fôr necessário. Informo sempre que se o carro necessitar de algo fora a revisão normal terão de me dizer. E tem funcionado bem cmg.


              É um mito para ti, o melhor é continuares a acreditar ser só um mito.

              Além disso a renault não é prémium nem uma das marcas que se endeusam neste forum.. lol
              Lamento, mas a renault e tantas outras incluindo a do meu avatar nem a querubins chegam quanto mais á pretenção de serem uns deuses entre as outras marcas do (Olymp)

              Comentário


                #37
                tudo o que seja "borrachas" começam a ficar gretadas, secas com o passar do tempo. Prefiro trocar do que esperar que venham ruidos, folgas etc. Isso não tem a ver com fiabilidade na minha opinião.. eu gosto de ter as coisas a 100%

                Comentário


                  #38
                  basicamente cada 10 000kms mudo ( eu proprio ) oleos e filtros, mas há quase 1 ano que não "abro o capo" no quadrante indica limites de liquido refrigeração e oleo, por isso é irrelevanmte " abrir o capo " no carro, actualmente é so meter a chave e andar.

                  Comentário


                    #39
                    Respeito os intervalos preconizados pelos fabricantes. O Prius vai à marca, o 206 vai a um mecânico conhecido. A CBF ainda não fez sequer 1.000km na minha mão e ainda faltam 5.000km para a próxima revisão, pelo que logo se vê onde vai.

                    Comentário


                      #40
                      Esqueci-me de referir que faço a manutenção fora da marca em oficina de confiança.

                      Quanto aos intervalos de troca de óleo e filtro, numa viatura respeito o que preconiza a marca (cada 10mil km) e noutra faço também de 10 em 10 em vez de 15 em 15mil... não me tenho dado mal com isso.

                      Comentário


                        #41
                        Revisões sempre na marca, bem como (caso apareçam) avarias.

                        Aliais, cumpro os intervalos de manutenção, isto é, se a revisão é de 30 em 30KKms, vou sempre em 30. Não ando a fazer mudanças de óleo intermédias de 15K.

                        Pode acontecer estar a 1000 ou 2000Km's da revisão e caso tenha uma viagem mais ou menos grande a fazer, faço a revisão geral.

                        E tenho sempre o cuidado de não puxar pelo carro a frio, bem como espero sempre alguns segundos ou mesmo minutos para desligar o carro no fim de uma viagem. Já é automático.

                        Pneus também não deixo chegar ao limite. É sempre um pouco antes.

                        Limpeza: periódica mas sou daqueles que não faz lixeira dentro do carro.

                        Comentário


                          #42
                          95% das respostas a este tópico correspondem a 20% da generalidade dos portugueses É normal, estamos num fórum de automóveis.

                          Eu se há coisa que não sou é escravo do meu carro/mota. Revisões a tempo e horas, sempre relativamente limpo mas apenas o suficiente para não me dar muito trabalho.

                          Tenho uma amiga com um golf de 2006 que se viesse responder a este tópico muitos tinham um enfarte

                          Comentário


                            #43
                            Existe um Astra 1.7 CDTI 100 cv na familia que chegou a fazer um intervalo de 42k km entre revisões .

                            Segue com cerca de 130k km e até hoje deu um problema na bomba de água.

                            Quando for vendido será carrinho de senhora, muito estimado e sempre assistido na marca

                            Comentário


                              #44
                              No meu Fiesta 1.3i de 93 sou excessivamente cuidadoso, tenho noção, mas nunca me dei mal com isso.

                              Comprei-o em Junho de 2010 com 99 mil kms e vai agora com quase quase 150 mil, pelo que podem ver que o uso intensivamente, de maneira que tenho que o cuidar e manter.

                              Faço a mudança dos fluidos antes do tempo - ou no limite - e até o óleo da caixa já mudei. O resto do material de desgaste vai de ouvido e quando sei que posso protelar, faço-o. Por exemplo, agora tenho o rolamento do alternador gripado e a chiar de vez em quando.. Fui ao mecânico e ele falou-me em 90€ porque é preciso desmontar tudo para o trocar. Perguntei simplesmente - "há perigo de isso agarrar tudo? essa correia comanda a bomba de água e não quero ficar a pé". Ele ouviu e disse que podia adiar por um mesito, se tanto, e cá anda, mas não é algo fulcral.

                              Neste motor até a afinação das válvulas faço e mesmo assim já acusam desgaste (uso BP Visco 3000).

                              Relativamente ao aquecimento - até atingir a temperatura de serviço, duração essa que varia com a temperatura exterior, sou religioso e não passo das 2000rpm, mesmo sendo a gasolina. Mesmo depois de quente vou (esporadicamente!) às 3000 e em viagens mais longas (sim, vai para todo o lado, até Alemanha ) estico mais e vai ali por volta das 4000rpm. Não sou gajo de assapadelas e gosto de cumprir os limites (de vez em quando olha.. tenho cuidado com eles!), pelo que não tenho grandes necessidades de esgalhar muito o pobre coitado.

                              Com estes cuidados tenho um carro com um motor com relativa má fama mas que não me consome óleo praticamente nenhum e que nunca teve uma única avaria digna desse nome.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Eu numa situação dessas a primeira coisa que fazia era tirar a certeza deque os amortecedores estão mesmo rebentados.
                                E como é que se sabe isso?

                                De qualquer das formas os amortecedores são uma parte fundamental da segurança de um carro (e eu gosto de Volvos por alguma razão ) - pessoalmente não me parece boa ideia esperar que os amortecedores estejam mesmo todos rebentados para os substituir. A questão é: tendo o carro já quase 120,000 Km, a partir de que altura é que vale a pena pôr uns novos? Como é que se avalia o estado real de uns amortecedores em percentagem de eficiência relativamente a quando eram novos?

                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Não é o ouvir-se um ou outro ruido que nos dá a certeza de que a suspenção está rebentada. Esse martelar pode ser tanta coisa desde sinoblocos gastos, rolamentos.. enfim pode ser tanta coisa.
                                Também é verdade. Mas tenho a ideia que, se vais mexer na suspensão, então mais vale substituir tudo nela que é de desgaste (120,000 Km sempre são 120,000 Km). Ficas com uma suspensão totalmente nova e bem mais descansado.

                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Se estivessem realmente acabados, iria avaliar no mercado sistemas mais convencionais que pudessem substituir esses, mas isso sou eu que não nadando em guito tenho uma visão mais economicista e tentar obter o mais usável a melhor preço.. lol
                                Li em forums internacionais sobre quem fez isso. Acabaram sempre por ter problemas porque a suspensão 4C do Volvo é dinamica e está totalmente integrada com os outros sistemas eléctrónicos do carro (ABS, ESP, etc...). Pelo menos de uma mensagem de erro sempre presente no quadrante não se livraram.

                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Se nadasse em guito ou esses 4000 euros não me fizessem falta, então ponderaria instalar uns amortecedores semelhantes aos originais.
                                Não é uma questão de nadar em dinheiro, já sabia quando o comprei que a manutenção do Volvo não ia ser barata.

                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                já leste bem o manual de utilizador para tentares compreender se esse tipo de suspenções possui algum avisador de má função, anomalias ou avaria.?!
                                O manual infelizmente não tem uma lista de todas as mensagens que podes receber. Por exemplo, só soube que o carro avisava quando um médio se fundia quando isso realmente aconteceu.

                                Comentário


                                  #46
                                  O meu saxo de 10 em 10 mil troca óleo e filtros, correia de distribuição e alternador sempre a tempo e horas. Troquei uma vez o liquido do radiador, pastilhas e etc mudo quando estão gastas. Não mudo nada so porque sim.
                                  Aproveitando o comentario do LuisMiguel falo também da minha motinha.`É uma XT660X o manual anuncia mudança de óleo de 10 em 10 mil, mas toda a gente faz por volta dos 5, 6 mil, inclusive eu. Pneus sempre dos bons, qualquer dia lá vai ser o quit d€ transmissão. Em suma sou ainda mais cuidadoso com a mota.
                                  O carro do meu pai so muda as peças básicamente quando necessárias, nunca se lembra de mudar a água do radiador, entre uma ou outra coisa mais. Correias e óleo do bom não lhe tem faltado. Nunca mudou os amortecedores e conta neste momento com 208 000km's, e em estradas nada boas, é um punto 1.2 de 2001. O DS4 ainda está a conhecer a estrada e a dar os primeiros passos

                                  Comentário


                                    #47
                                    JC, não conheço esse sistema do volvo, mas um teste simples que eu recomendo fazer é fazer força para baixo à frente e atrás.. Se o carro subir e descer mais do que uma vez, geralmente já não estão bons.

                                    Não é infalível, mas dá uma ajuda. No meu bogas antes de trocar os 4 eu fazia força e ele subia e descia "sem problemas" umas 4 vezes, além de ser notório ao curvar que parecia que ia num barco. Depois de os trocar simplesmente não conseguia fazer o bicho descer. Agora já consigo (naturalmente ) mas ele sobe e fica ali, estático!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Podemos considerar que com o meu carro, eu sou um género de "pai-galinha"
                                      E isto porquê? As revisões são todas feitas na marca, a tempo e horas. Assim que dá indicação que é necessária a mudança do óleo de 20 em 20 mil quilómetros, lá vai ele. Faz a revisão programada. A próxima deve ser, ou no final deste mês ou no início do próximo.
                                      Os pneus são mudados sempre antes de atingir o seu estado de mudança. Assim que se começa a notar que estão a caminhar para carecas, lá vai ele calçar novos sapatos.
                                      É aspirado todas as semanas, e lavado de duas em duas semanas, ou de mês a mês, dependendo da sujidade. É expressamente proibido comer dentro do carro, assim como deixar papéis e similares. Se tal ocorrer, é de seguida limpo com um aspirador que trago sempre no carro. Tento sempre deixar o carro um pouco mais longe, livre de mentes menos atentas, de modo a prevenir batidas e arranhões. O carro é portador de segundo contra todos os riscos sem franquia.
                                      Ele pode considerar-se sortudo

                                      Comentário


                                        #49
                                        Sigo as recomendações do mecânico que é de confiança. Estou atenta ao oleo e aos demais fluidos, sou uma coninhas com os pneus. Já estive num despiste provocado pelo rebentamento de um pneu e tenho imenso medo que aconteça com o meu carro.
                                        Lavo-o e aspiro-o regularmente, no entanto o banco traseiro tá sempre uma confusão, cheio de brinquedos, desejos e migalhas de bolacha. Carros de mamã nunca andam muito arrumados...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Eu trato os carros como escravos ... nada de mimos é manutenção programada e mai nada ... e nao vou na conversa do 1 ano ou X mil km's ... é quando fizer os km's vai mudar !

                                          Vejo o oleo de vez em quando a ver se está lá todo ... se nao tiver leva mais um bocadinho !!

                                          Pneus é quando começa a fugir, calços quando começa a chiar , escovas é quando já nao vejo nada pra frente


                                          Se tiver uma reparação de 10% do valor do carro fica logo lá na oficina para vender.
                                          Editado pela última vez por SPV; 04 January 2013, 20:06.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Faço as revisões preconizadas, verifico e substituo o que é necessário e reparo o que é preciso.

                                            Não o lavo periodicamente e como o sujo pouco por dentro, raramente o aspiro.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Sim, tenho sempre imenso cuidado com o carro, e ando um bocado com ele ao colo, pode-se dizer que sim. Lavo o carro exteriormente todas as semanas, interiormente 2 em 2 semanas, vejo a pressao dos pneus (sempre seguindo as indicaçoes da marca) todas as semanas quando abasteço, evito sempre subir passeios e quando o faço é com cuidado e o mesmo se aplica a descer, nunca puxo o carro a frio, deixo o carro ao ralenti quando o ligo de manha uns segundos, deixo o carro a funcionar no minimo 1 minuto depois de o usar, evito ligar e desligar o carro logo de seguida e de fazer poucos km (para isso é que existe o Corsa ), tenho sempre cuidado nas primeiras chuvas em termos de escovas e pneus, verifico pelo menos 1 vez por semana todas as lampadas, evito estacionar muito junto a outros carros para nao me baterem com as portas no meu, estaciono sempre com a direcçao direita e nunca estaciono o carro onde os pneus ficam a fazer pressao em passeios ou algo do genero .



                                              Nas ultimas semanas do ano fiz uma revisao geral no carro, como foi comprado usado, nao me fio na manutençao de terceiros e so estou descansado quando faço as coisas ''à minha maneira''. A mao-de-obra é paga em minis, tenho 3 amigos mecanicos que me ajudam, um deles conhece quem disponibilize oficina (incluindo elevador e todo o tipo de ferramentas), portanto uma tarde bem passada e ajudo no que posso, portanto passado 6000km de uma revisao na Ford, mudou-se:

                                              - Oleo
                                              - Filtro de combustivel, de oleo e habituaculo.
                                              - 2 pneus de tras que estavam escamados.
                                              - Mudei o liquido de referigeraçao.

                                              Quando era para mudar oleo dos travoes e as pastilhas, verificamos que os discos da frente ja viram melhores dias e o do lado direito estava ligeiramente ondulado, portanto para a semana vou ver dos discos e depois irei mudar os discos (de origem, chega-me bem), pastilhas, oleo (dot 5.1) e cabos em malha de aço, para alem de ver a suspensao/direcçao e mudar todo a nivel de borrachas.
                                              Editado pela última vez por Drifter; 04 January 2013, 20:10.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Por falar nisso o meu leon esta a fazer um ano que mudei o óleo, Agora com mais 8000 km +/- vai ja mudar filtros e óleo . É caso pa dizer ano novo óleo novo!!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Eu não descuido a manutenção do meu carro.
                                                  As coisas mais simples faço em casa, como mudar oleo, pastilhas, discos, trocar liquido refrigeração, filtros, amortecedores, etc. Quando se trata de coisas mais elaboradas levo a oficina, mas evito sempre deixar as coisas chegarem à ultima.

                                                  Gosto de apertar com o carro, apesar de cada vez o fazer menos.. Mas como ganhei o habito de todas as semanas fazer um pequeno "check" aos fluidos, estado de tubagens, fios e afins, sinto-me descansado para exigir mais dele.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não.
                                                    Preciso de velas, pastilhas e óleo e estou apertado de momento.
                                                    Talvez para o próximo mês.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post


                                                      Se tiver uma reparação de 10% do valor do carro fica logo lá na oficina para vender.
                                                      Tambem faço o mesmo!
                                                      E, infelizmente, nao falta muito para voltar a acontecer...
                                                      Editado pela última vez por Atadinho; 04 January 2013, 20:34.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu sou muito cuidadoso. Tudo ou quase tudo é trocado a tempo e horas ou até antes com material original ou de marcas reconhecidas. Estou sempre atento a ruídos mecânicos. Não lavo muitas vezes o carro, mas o interior está sempre bem limpo e livre de tralhas. Não puxo a frio, pratico uma condução suave para poupar a mecânica (mais do que os consumos), nunca subo passeios e muito raramente deixo o carro ao sol.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                          Eu nunca cumpri uma unica manutenção prevista em veiculo algum que tenha passado cá por casa.

                                                          As manutenções nos meus veiculos resumem-se a trocas de óleo e filtros de ar de 10.000 em 10.000 km, no carro actual pela marca era para ser de 20.000 em 20.000 km.
                                                          Troco pastilhas e discos a cada 30.000 km ou antes se achar necessário.
                                                          Aos 50.000 troco o filtro de combustivel, aos 80.000 troco o sistema de correias de destribuição/bomba de água.
                                                          Aliás cá em casa nunca nenhum carro cumpriu alguma vez a manutenção da marca, foi sempre assim como descrito acima.
                                                          Alfas 33/Sprint Véloce/145 Fiat128/uno/puntos sempre se deram bem e sem nenhum problema.
                                                          Não troco uma peça só porque diz no livrinho ou o mecanico da marca diz que se deve trocar aos x km.
                                                          Normalmente mantenho-me ao corrente do desgaste das peças e se achar que estão com boa ou má cara, assim atraso ou adianto a troca.

                                                          Quanto a condução, ando com cuidado na estrada embora goste de andar depressa de vez em quando, quando tinha os Alfas aquilo era a loucura.. lol
                                                          Os meus veiculos apesar de serem mais virados para os ambientes urbanos, já andaram um pouco por todo o lado, desde subir barragens e andarem lá pelo meio da lama onde quero ir vou e não é o veiculo ser ou não apropriado que me impede.


                                                          ps: Para mim quando me dizem que em marcas de renome ou não que cada vez que vão á marca e cumprem esses esquemas, deixam um ou mais que um ordenado na oficina, eu apenas digo isto, pagaram mais para ter um carro de marca x ou y, gastam outro tanto para o manter fiável segundo a marca e no fim acabam com os bolsos mais vazios e sem a fiabilidade que esses esquemas deveriam promover.
                                                          Antes de mais queria dizer que sou da opinião que desde que o dinheiro não provenha de RSI's e companhia, mas sim de trabalho e rendimentos próprios, acho que cada um gasta o dinheiro como bem lhe apetece.

                                                          Noto nos teus posts alguma arrogância para com quem vai às oficinas da marca como quem diz "-Que burros, entregar de mão beijada dois ordenados minimos", mas pensa no seguinte, o dinheiro que gastas a cortar desnecessáriamente no tempo de utilização de certos consumiveis, se calhar dá para fazer uma revisão na marca. Ou na pior das hipóteses, ao reduzir tanto os prazos nas peças, ainda te fica mais caro a ti a manutenção do carro do quem vai à marca.

                                                          O que me está a fazer impressão é dizeres que trocas discos e pastilhas a cada 30k km ou menos. Ora isso na minha opinião é um disparate tremendo porque o desgaste das pastilhas e dos discos depende do tipo de utilização. Um carro que só faça AE faz mesmo muitos kms com um par de discos. Num dos carros aqui de casa (o outro ainda é muito novo e com poucos kms), os discos da frente foram trocados aos 165k km e os de trás ainda lá estão (com 180k km).

                                                          O carro ia à marca e fazia toda a manutenção programada. Aqui tenho duas experiências, uma má e uma boa. A má passa-se num concessionário aqui ao pé de minha casa em que já ouvi várias queixas deles em que o litro é sempre arrendondado para cima (se leva 4,3 litros são facturados 4,5 ou 5), peças que de acordo com o catálogo vendem-se ao par (e o preço apresentado é do par), mas fazem-te "promoções" do tipo "pague duas leve uma". A outra é um concessionário (que foi onde foi comprado o carro) que nunca tive razões de queixa.

                                                          Como tudo na vida, não se pode generalizar. Existem concessionários bons e maus, e o mesmo se aplica aos Maneis GT e todas as outras oficinas. Estás a fazer uma generalização muito grande e errada no meu ponto de vista.

                                                          O carro em questão é um Passat 1.9 TDI de 98 e quando ia à marca às revisões (15k km ou 1 ano) costumavam ser à volta de 150€ (que não são 2 ordenados minimos), e a cada 2 anos era capaz de exceder um pouco os 200€ porque era trocado o óleo dos travões (algo que muita gente não liga). Se não me engano chegou a ter uma revisão em que pagou 120€! 1 hora e tal de mão de obra para a inspecção, óleo e filtro e mais algumas coisitas...

                                                          Agora o meu pai é mais desleixado. O óleo e filtros continua a trocar, mas à coisas que nunca mais como o óleo dos travões que já vai a caminho de 4 anos .

                                                          Infelizmente as revisões não são da minha responsabilidade, mas das poucas vezes que pego no carro faço o que vem descrito no manual e tal como tu não tenho queixas. Assim que ligo nunca deixo o carro ao ralenti a aquecer, arranco logo. Só no fim de uma viagem é que sou capaz de o deixar uns 30 segundos a trabalhar, mas o tempo do portão abrir, entrar no quintal e depois entrar na garagem é mais do que suficiente.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Sigo à risca o periodo de revisão anual, dentro da quilometragem prevista e vou à marca. Tenho alguns cuidados que considero normais, como não puxar pelo motor a frio e esperar algum tempo antes de desligar, depois de uma tirada em autoestrada, para lubrificar o turbo ( exemplo paragem nas áreas de serviço). Descuido-me um bocado na verificação dos niveis dos fluidos, mas quando o nivel está baixo avisa e há cerca de 7 meses que não abro o capot ( de 15.000 kms).
                                                            Por dentro os carros andam higienicamente limpos sem exageros e por fora também, sempre lavados à mão. Umas 4 vezes por ano são acondicionados com cera nas lavagens.
                                                            Há regras: não se come dentro deles e no princípio do verão gosto de os mimar com produtos do detalhe, hidratando o interior (plásticos; pele).


                                                            De resto nada de especial é usufrui-los com relativa moderação porque eles agradecem e não nos deixam ficar mal.


                                                            .

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              Boas.

                                                              Muitas vezes vê-se aqui relatos de pessoas que têm carros que quase não levam manutenção e aguentam tudo, além de mau tratamento na condução, etc. Por outro lado temos pessoas que tratam do carro a 100 %, pelo menos o carro " principal " .

                                                              E vocês, dão-lhe toda a manutenção necessária ? respeitam os intervalos de manutenção ? Se sim, ou se não, quais as razões ? E tratam bem do carro durante a condução ou é tipo " a partir " ?
                                                              Claro que respeito tudo, aliás o que mudo é para encurtar tempos de troca, ou colocar algo melhor. Não poupo na manutenção. E a condução é adequada, no mesmo sentido, isto é, equilibrada. As razões são mais que óbvias: quero ter a menor probabilidade de ter problemas, e a maior longevidade dos meus carros.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X