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Os ciclistas andam-se a esticar!!!!
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tonyV
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostCerto ´~
Deves pedalar muito deves
Originalmente Colocado por SPV Ver PostExactamente ... é por essa razão (Obvia) que ser irá alterar o CE ...
Mas depois de ler que prefere cumprir o codigo a evitar um acidente ... Espero que tenha sido só brincadeira.
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Oh no you didn't, a sério não se pode comparar os paises do norte da europa com portugal, quer dizer poder até se pode mas não se esqueçam que não somos holandeses e afins somos Portugueses e não temos nem metade (quem nos dera) das ciclovias e da qualidade das mesmas que outros paises europeus têm (e claro a mentalidade), ja estou a ver por exemplo nesta recta que mencionei no meu post com 1km e tal e que tem um trafego intenso impossibilitando ultrapassagens a fila de carros que se vai formar so porque os agora equiparados a carros ciclistas querem ir a pedalar no meio da faixa de rodagem.
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostA infantilidades prefiro não responder.
Imagino que isto seja referente à minha opinião, nunca disse o que afirmas.
Originalmente Colocado por SPV Ver PostAcima do codigo eu acho que tem de haver bom senso ...
Ou se puderes evitar um acidente mesmo com culpa do outro ... evitas ou deixas-te ir porque estás a cumprir o codigo ?
Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostAo circulares no meio da via estás a incorrer numa infracção do código da estrada. Tudo o resto são opiniões.
É uma escolha tua, eu opto por cumprir o código.
Não é o que parece. Mas ok se tu o dizes ainda bem. Foi só má interpretação.
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Tema interessante.
Nos últimos tempos houve um boom enorme de ciclistas "urbanos", isto é, os utilizadores da bicicleta enquanto meio de transporte (principal ou alternativo).
Na cidade de Lisboa é notório o crescimento deste tipo de ciclistas.
Eu próprio tb o faço, nestes moldes (circuito urbano), com alguma regularidade.
No entanto, tenho de reconhecer, sem entrar em extremismos, a maioria das críticas que têm apontado, efectivamente, acontecem muitas vezes (demais, até!).
O facto de nos deslocarmos num meio de transporte com uma mobilidade enorme potencia a execução de algumas manobras mais atrevidas/rebuscadas: "contornar" semáforos galgando passeios e passadeiras, afrontando peões, mudanças súbitas de direcção sem que nada o faça prever, etc.
Infelizmente, o estímulo que tem sido evidenciado para a utilização da bicicleta como transporte alternativo, não tem sido acompanhado de uma formação/informação sobre o comportamento adequado a tomar enquanto utilizador de um espaço partilhado em que, quer queiram quer não, o ciclista é um alvo a abater.
Só o facto de circular mais devagar que qualquer outro veículo, provoca irritação nos outros condutores por se verem obrigados a abrandar/manobrar por causa de (uma espécie de) empecilho.
É compreensível.
Não sei se conhecem ou se já ouviram falar de um encontro mensal de ciclistas urbanos (e não só): a Massa Crítica.
Resumidamente, o objectivo deste encontro é motivar, sensibilizar, etc. para o uso da bicicleta dentro da cidade.
E como fazem isso?
Ora bem, é um tema muito pouco consensual.
Basicamente, cerca de 200/300 (ou mais!) ciclistas juntam-se num só grupo e fazem um percurso em marcha lenta pelas artérias da cidade.
Pelas ~19h00 da última sexta feira de cada mês (falando da Massa de Lisboa, há outras noutros pontos do País).
Por norma, o grupo não se divide e bloqueia cruzamentos, passa sinais vermelhos, não pára nas passadeiras, etc.
Estão a imaginar a confusão que se cria no trânsito?!
É uma pura (des)homenagem ao Código da Estrada.
Não é a 1ª nem a 2ª vez que as coisas acabam à bofetada. (automobilistas vs. ciclista).
Na minha opinião, não é desta forma que se consiga sensibilizar seja quem for.
Deixei de participar precisamente pela falta de respeito perante todos.
A comunidade ciclista está a crescer mas de forma pouco sustentada e com um aumento do "ódio" de peões e automobilistas.
É pena.
Resumindo este enorme testamento, o problema é sempre o mesmo, quer falemos de carros, motas ou bicicletas:
Falta de RESPEITO e de CIVISMO.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostO capacete deveria ser obrigatório a quem circula numa bicicleta , seja a 10 ou 20 ... Caís para o lado dás com a cabeça na beira do passeio , se tiveres capacete pode ser que ainda te safes.Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostTu escreveste mesmo isto? A sério?Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostPodes não morrer mas acabar por ter consequências para a vida irreversíveis... Achas que vale mesmo a pena gozar com a sorte ?
mas já que é para levar a segurança a serio, devia ser obrigatório um fato de cabedal, capacete de mota e aquele sistema que usam os pilotos para o pescoço, a todo e qualquer ciclistaEditado pela última vez por Phaster; 01 February 2013, 14:24.
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Originalmente Colocado por Phaster Ver Postsó uma pergunta, quando eram putos, e iam andar de bike com o vossos amigos algum ia com capacete? duvido que a resposta seja afirmativa, mas os tempos mudaram, agora as crianças com 3 ou 4 anos que vejo em bicicletas, mesmo que tenham as rodinhas, vão com capacete, joelheiras e cotoveleiras lol
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tonyV
Originalmente Colocado por Vatrier Ver PostOh no you didn't, a sério não se pode comparar os paises do norte da europa com portugal, quer dizer poder até se pode mas não se esqueçam que não somos holandeses e afins somos Portugueses e não temos nem metade (quem nos dera) das ciclovias e da qualidade das mesmas que outros paises europeus têm (e claro a mentalidade), ja estou a ver por exemplo nesta recta que mencionei no meu post com 1km e tal e que tem um trafego intenso impossibilitando ultrapassagens a fila de carros que se vai formar so porque os agora equiparados a carros ciclistas querem ir a pedalar no meio da faixa de rodagem.
1º É um facto estudado que 1.5m é a distância mínima de segurança entre carro e ciclista. É um facto que poucos o cumprem (existem estudos, um deles inglês que chegou a identificar o "white van man" como o rei das passas)
2º É um facto que circular na berma (nomeadamente em cidade) é pedir um "pega-monstro" numa qualquer porta de um automóvel.
Juntas o civismo em Portugal e estado das respectivas vias e adicionas o terceiro facto.
3º Circular na berma é um convite para tangentes, secantes e outras antes entre automóvel e ciclista numa curva, recta, lomba, risco contínuo com ou sem visibilidade. E este é um dos principais factores em acidentes que envolvem velocípedes.
Se consegues compreender o acima descrito, percebes que a alteração proposta ao CE é em prole da segurança. Se afecta a mobilidade do automóvel deviam ter pensado (o comum automobilista tuga) nisso antes do problemar ter crescido desta maneira por falta de civismo.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostEu falei inglês? Viste-me a comparar países?
1º É um facto estudado que 1.5m é a distância mínima de segurança entre carro e ciclista. É um facto que poucos o cumprem (existem estudos, um deles inglês que chegou a identificar o "white van man" como o rei das passas)
2º É um facto que circular na berma (nomeadamente em cidade) é pedir um "pega-monstro" numa qualquer porta de um automóvel.
Juntas o civismo em Portugal e estado das respectivas vias e adicionas o terceiro facto.
3º Circular na berma é um convite para tangentes, secantes e outras antes entre automóvel e ciclista numa curva, recta, lomba, risco contínuo com ou sem visibilidade. E este é um dos principais factores em acidentes que envolvem velocípedes.
Se consegues compreender o acima descrito, percebes que a alteração proposta ao CE é em prole da segurança. Se afecta a mobilidade do automóvel deviam ter pensado (o comum automobilista tuga) nisso antes do problemar ter crescido desta maneira por falta de civismo.
Eu acho que a alteração a ser feito era abulir de vez a circulação de bicicletas em faixas de rodagem que não tivessem marcadas como ciclovias, assim acabava-se as tagentes e o embaraço ao transito.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostQuem percebe de vias e de circulação diz o contrário. Aliás essa é A justificação para se proceder à alteração do CE e legalizar a circulação do ciclista no meio da via e a obrigatoriedade de o ultrapassarem com uma distância superior a um palmo
Quem tiver alguma experiência em circular em veículos pequenos e lentos (bicicletas, motas pouco potentes, etc) sabe bem que tem de adoptar essa postura de circular no meio da via.
Para quem não tem noção, talvez pense algo do género: "olha-me este caramelo vai aqui no meio, é tudo dele" mas o que o condutor vai a fazer é, simplesmente, garantir a sua segurança.
Quem quiser passar, vai mesmo ter de ultrapassar.
Não há cá razias e tangentes para ninguém.
Além disso, tem sempre margem de manobra para evitar/desviar de qualquer obstáculo.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostEstrada em Portugal = Pista de automobilismo ... tudo o que atrapalhe ... é mau.
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tonyV
Originalmente Colocado por Phaster Ver Postsó uma pergunta, quando eram putos, e iam andar de bike com o vossos amigos algum ia com capacete? duvido que a resposta seja afirmativa, mas os tempos mudaram, agora as crianças com 3 ou 4 anos que vejo em bicicletas, mesmo que tenham as rodinhas, vão com capacete, joelheiras e cotoveleiras lol
mas já que é para levar a segurança a serio, devia ser obrigatório um fato de cabedal, capacete de mota e aquele sistema que usam os pilotos para o pescoço, a todo e qualquer ciclista
Sabes porque se usa e considera obrigatório o capacete (só e apenas) em muitos eventos e clubes? Porque por incrível que pareça ao contrário do passa neste tópico...esse tema já foi estatísticamente analisado e chegaram à conclusão que em centenas de acidentes um capacete é o elemento principal de protecção (seja na diminuição da mortalidade como da morbilidade). Por isso o resto é acessório e facultativo.
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Originalmente Colocado por Phaster Ver Postsó uma pergunta, quando eram putos, e iam andar de bike com o vossos amigos algum ia com capacete? duvido que a resposta seja afirmativa, mas os tempos mudaram, agora as crianças com 3 ou 4 anos que vejo em bicicletas, mesmo que tenham as rodinhas, vão com capacete, joelheiras e cotoveleiras lol
mas já que é para levar a segurança a serio, devia ser obrigatório um fato de cabedal, capacete de mota e aquele sistema que usam os pilotos para o pescoço, a todo e qualquer ciclista
Quantas mortes já foram poupadas com estas medidas de segurança?
Sou a favor do uso obrigatório do capacete nas bicicletas que circulam na via pública.
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostE não só.
Quem tiver alguma experiência em circular em veículos pequenos e lentos (bicicletas, motas pouco potentes, etc) sabe bem que tem de adoptar essa postura de circular no meio da via.
Para quem não tem noção, talvez pense algo do género: "olha-me este caramelo vai aqui no meio, é tudo dele" mas o que o condutor vai a fazer é, simplesmente, garantir a sua segurança.
Quem quiser passar, vai mesmo ter de ultrapassar.
Não há cá razias e tangentes para ninguém.
Além disso, tem sempre margem de manobra para evitar/desviar de qualquer obstáculo.
A unica maneira de se pensar o contrario ... é quem realmente nunca pegou numa bicicleta e andou na estrada na vida !
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostContinuas a insistir?
Sabes porque se usa e considera obrigatório o capacete (só e apenas) em muitos eventos e clubes? Porque por incrível que pareça ao contrário do passa neste tópico...esse tema já foi estatísticamente analisado e chegaram à conclusão que em centenas de acidentes um capacete é o elemento principal de protecção (seja na diminuição da mortalidade como da morbilidade). Por isso o resto é acessório e facultativo.
ando de bicicleta há 20 anos, obviamente que já caí mas em nenhuma das quedas senti falta de qualquer acessório de segurança, aliás a "bater com a cabeça" é que se aprende
desde há uns anos para cá que há uma paranóia com a segurança, há de chegar a um ponto que vais precisar de um capacete para andar na net lolEditado pela última vez por Phaster; 01 February 2013, 14:40.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostA unica maneira de se pensar o contrario ... é quem realmente nunca pegou numa bicicleta e andou na estrada na vida !
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tonyV
Originalmente Colocado por Vatrier Ver PostComo podes alegar que a culpa é dos automobilista tuga nao ter civismo (true atenção!) quando ja nesta thread se leu que os ciclistas são os primeiros tambem a não o ter?
Eu acho que a alteração a ser feito era abulir de vez a circulação de bicicletas em faixas de rodagem que não tivessem marcadas como ciclovias, assim acabava-se as tagentes e o embaraço ao transito.
Tenho uma opinião completamente contrária. Acho um absurdo banir as bicicletas da estrada (mas seriamos os maiores e os pioneiros). São uma mais valia para o próprio ciclista e para os outros como meio de transporte (nomeadamente dentro das cidades).
Mas seguindo essa ordem de ideias, para acabar com as tangentes e o embaraço a seguir à bicicleta vinha a scooter, depois os "mata velhos", a seguir aqueles que andam abaixo do limite máximo da via e a seguir todos aqueles com menos de 200cv e que travam antes das curvas
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tonyV
Originalmente Colocado por Phaster Ver Postjá disse noutro tópico que só concordo com o uso obrigatório de capacete em motas, em bikes nem por isso
ando de bicicleta há 20 anos, obviamente que já caí mas em nenhuma das quedas senti falta de qualquer acessório de segurança, aliás a "bater com a cabeça" é que se aprende
Agora com a larachas como a última a bold, vieste bater a má porta.
Repito, está demonstrado que no meio das luvas, cotoveleiras, body armor, caneleiras e capacete, o último vale pelos outros todos na redução da mortalidade e morbilidade. A tua experiência pessoal, como devias compreender = 0. A mim não me vais ver a relatar a minha experiência pessoal e profissional com acidentes em duas rodas
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostEnganas-te ... ir lado a lado nada tem a ver com ir na conversa.
Tem a ver com a ocupação da via ! E para a segurança dos ciclistas.
A próxima vez que for fazer uma viagem de carro com um amigo (outro carro), meto-me ao lado dele na AE, para ir mais seguro!
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Originalmente Colocado por Agent Ver PostE não só.
Quem tiver alguma experiência em circular em veículos pequenos e lentos (bicicletas, motas pouco potentes, etc) sabe bem que tem de adoptar essa postura de circular no meio da via.
Para quem não tem noção, talvez pense algo do género: "olha-me este caramelo vai aqui no meio, é tudo dele" mas o que o condutor vai a fazer é, simplesmente, garantir a sua segurança.
Quem quiser passar, vai mesmo ter de ultrapassar.
Não há cá razias e tangentes para ninguém.
Além disso, tem sempre margem de manobra para evitar/desviar de qualquer obstáculo.
Cada vez que ando de bicicleta vou mais junto ao passeio, e quando tenho possibilidade vou no passeio, não devia ? eu sei, mas estou a zelar pela minha segurança, quem saia a ganhar bike vs carro...eu de certeza que não.
Um dia faço um video de trabalho - casa para verem como é estar do outro lado... Devia de haver mais respeito em ambos os lados, mais nos ciclistas, porque afinal é menos um carro mais um lugar para os "artistas", menos poluição... (nem vale a pena falar das vantagens)
Agora vou sair de carro, a estrada é toda minha! o primeiro que se meter a frente vai levar uma pelo cú que vai ficar com o leão (pug) estampado na peida.
edit: AI quando o user aonio ver este tópico.....vão rolar cabeças, heheheEditado pela última vez por fabiodobill20; 01 February 2013, 14:54.
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostEngraçado, que pensava que para SEGURANÇA o código da estrada MANDA circular o mais à direita possível... Mas devo estar a ver mal a coisa...
A próxima vez que for fazer uma viagem de carro com um amigo (outro carro), meto-me ao lado dele na AE, para ir mais seguro!
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostÉ isso aí
O , é para ti...
Tens a noção das barbaridades que estás a defender?
E não me venhas com a história de quem não pensa assim, nunca andou na estrada de bike ou "motita", que pelo menos para mim não serve a conversa...
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostTás a gozar com a minha cara, certo?
O , é para ti...
Tens a noção das barbaridades que estás a defender?
E não me venhas com a história de quem não pensa assim, nunca andou na estrada de bike ou "motita", que pelo menos para mim não serve a conversa...
O que eu defendi é tão barbaro que até vai entrar no codigo de estrada Como está no codigo de outros países !Editado pela última vez por SPV; 01 February 2013, 15:06.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostNão meu caro ... barbaridades foi o que tu disseste com a historia dos carros ! Foi um momento para estares calado
O que eu defendi é tão barbaro que até vai entrar no codigo de estrada Como está no codigo de outros países !
Eu apenas escrevi uma conclusão que se tira da tua defesa de ideias...
Para segurança, vou passar a andar lado a lado na AE, é a unica ideia que consigo concluir da tua defesa!
EDIT: Os outros países... Lá está!
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostEu apenas escrevi uma conclusão que se tira da tua defesa de ideias...
Para segurança, vou passar a andar lado a lado na AE, é a unica ideia que consigo concluir da tua defesa!
Vais ter problemas com as novas introduções ao Codigo da Estrada então ... se calhar é melhor ficares em casa se nao consegues interpretar correctamente.
Nem sei porque trouxeste o carro ao barulho ... alguem falou em carro ? E já agora o Codigo nao diz para andar o mais à direita ... diz para andar na FAIXA mais à direita . Eu ando na faixa mais À direita possivel. No meio da faixa como é obvio (o codigo manda os velocipedes andar na berma) mas irá ser alterado para breve , terás que rever as ideias.
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