Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Paulo Morais: Crise foi provocada pela corrupção, não pelos excessos dos portugueses

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Two Ver Post
    Põe então aí quais são os custos com cada uma das PPP's, quem as assinou e não te esqueças de por também quem as renegociou.

    Não tenho vida para estar aqui a colocar os dados de cada uma das PPPs, mas posso apresentar os dados relativas às que apresentam maior peso no total das DI.


    Lusoponte - 229 milhões de Euros, criada
    por Cavaco Silva já deu prejuízos ao Governo no valor de 410 Milhões de euros.

    Tunel do Marão - 350 milhões de euros, criada por José Socrates, valor final esperado 540 milhões.

    Feratgus - 114 Milhões de euros, criada por Cavaco Silva

    Metro Sul do Tejo - 350 Milhões, criada por Cavaco Silva

    BPN - Custo 2.691 Milhões de Euros (contudo, o custo real está bastante acima), assinada por Cavaco Silva.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Falo apenas do que vejo no mundo à minha volta. Não quero pretender ser acadêmico nessas matérias.

      O português deslumbrou-se com o crédito e usou-o de forma errada. Não o usou para viver melhor. Usou-o para viver muito melhor.

      Isso tudo porque não temos cultura financeira e não sabemos fazer contas.

      Nunca disse ser contra o crédito e reconheço bem as suas vantagens.

      Ouço muita vez esse argumento de que o país está mal porque o português contraiu créditos.

      Isso é a mais pura das tangas que interessa que algumas pessoas digam e muitas pessoas comam.

      O crédito é um mal necessário. Toda a gente vive do crédito: as empresas, os fornecedores, os particulares... até a Apple e a Microsoft tem créditos!

      O problema não é, portanto, do crédito.

      Falando do crédito habitação em particular, é certo que o mal-parado aumentou. O mal-parado aumentou porque os portugueses que perderam o emprego não puderam continuar a pagar o empréstimo. A questão é: e porque é que se perderam os empregos? Aumentos de impostos, dimuniução do poder de compra e crise financeira à mistura só podia dar nisto. Está mais do que estudado e comprovado!

      Quando um país entra em recessão, os empregos diminuem. Quando um país cresce, os empregos aumentam.

      O problema está nas políticas e nos políticos que aplpicam certas políticas. Quando os impostos aumentam, a receita diminui. Então porque não fazemos o contrário?! Dimunir os impostos para fomentar a procura e criar aumento de receita com uma espécie de "efeito de escala".

      Os portugueses não têm culpa da Expo 98, das 2 auto-estradas Lisboa-Porto, da ponte Vasco da Gama, do BPN, dos metros de Lisboa e Porto, dos estádios de futebol, das pensões vitalícias, etc............

      E aqui é que está o grande polvo: em todas estas coisas a corrrupção é mais do que muita e, curiosamente, a banca portuguesa está all-in nos negócios do estado.
      O mal-parado do crédito habitação comparado com este polvo... é um menino... daqueles pequeninos.

      Por isso não venham cá com tangas de que os portugueses é que são culpados porque pediram empréstimo para comprar um carro e uma casa.

      Comentário


        #33
        na minha opinião...querer responsabilizar o povo por recorrer ao credito...é tentar tapar o sol com uma peneira.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Falo apenas do que vejo no mundo à minha volta. Não quero pretender ser acadêmico nessas matérias.

          O português deslumbrou-se com o crédito e usou-o de forma errada. Não o usou para viver melhor. Usou-o para viver muito melhor.

          Isso tudo porque não temos cultura financeira e não sabemos fazer contas.

          Nunca disse ser contra o crédito e reconheço bem as suas vantagens.
          Isso é o que eles falam nos telejornais para enganar o povinho.

          A divida das familias é independente da divida do país.

          Tanta falta de informação e desinformação leva depois a que votem em ladrões consagrados!!!!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Não é assim.

            É a banca que se lixa ( e todos nós quando os estados a seguram) e são os outros proprietários que pagaram os seus imóveis que vêem os mesmo desvalorizados pela baixa de preços causada pelos "imóveis da banca".

            O mesmo se passa com os carro que desvalorizam brutalmente pela abundância de semi novos que os donos não conseguiram pagar.

            O excesso de crédito prejudica-nos a todos.

            A banca nunca se lixa, nós é que nos lixamos que temos de pagar as dividas desses chulos, bancos falidos e mesmo roubos feitos por esses meliantes, ainda agora deu na julia, um banco que roubo o dinheiro de uns clientes fez um investimento de alto risco sem autorização dos clientes.


            ps: o banco foi condenado a devolver o dinheiro aos clientes + juros, já passou o prazo e os clientes ainda não viram a côr do dinheiro.
            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 May 2013, 13:12.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
              A banca nunca se lixa, nós é que nos lixamos que temos de pagar as dividas desses chulos, bancos falidos e mesmo roubos feitos por esses meliantes, ainda agora deu na julia, um banco que roubo o dinheiro de uns clientes fez um investimento de alto risco sem autorização dos clientes.
              Exacto, o povo se fosse organizado, abria era um banco sem fins lucrativos para ajudar o país.
              Imaginem um BANCO do POVO SEM fins LUCRATIVOS.

              É que os bancos vao pedir dinheiro a 1%, enquanto as pessoas/país já se sabe os valores absurdos!!!

              Isto é tudo leis feitas pela UE !!! Acham mesmo que Europa foi feita para melhorar a vida de alguém? Só se for a dos Alemães.

              Mas já sai fora do topico, que a CORRUPÇÃO é QUE CRIOU A CRISE !!!!

              Andamos a pagar o que os ladrões roubaram e continuam a ROUBAR !!!!!

              ABRAM OS OLHOS INFORMEM-SE BEM PFV

              Não vai ser o BENFICA que vai salvar o PAÍS da RUÍNA TOTAL (e eu sou adpeto do Benfica)

              Até a Ferraira Leite o diz, que assim vai ser a ruína!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                O excesso de endividamento de uma família é a própria família que paga. Fica sem bens e provavelmente com o ordenado penhorado.

                O excesso de endividamento do Estado é pago por todas as famílias quer directa quer indirectamente, quer através do aumento de impostos, quer através da diminuição de benefícios sociais.

                É preciso não esquecer o excesso de endividamento das empresas (públicas e privadas), e nas privadas tem havido uns estouros significativos. Eu acho que os incobráveis particulares acabam por não assumir proporções significativas, mas isto é só uma teoria minha sem qualquer tipo de dado empírico, mas confesso que gostaria de ver dados sobre o peso relativo dos incumprimentos de particulares e de empresas junto da banca.
                Alguns dados publicados pelo BdP.

                Dívida de Portugal: Estado, Empresas e Famílias (excepto Banca) = 400.000.000.000€

                Dívida do Estado = 200.000.000.000€

                Incobráveis (mal parado): Empresas = 5%; Famílias = 10%

                Creio que dá para reflectir um pouco, não achas?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                  na minha opinião...querer responsabilizar o povo por recorrer ao credito...é tentar tapar o sol com uma peneira.

                  É vai dizer isso aos irresponsáveis que se acomodaram a belos empregos contraindo créditos estapafúrdios e agora estão na fila do IEFP e tiveram de entregar casas. Pois tinham bons empregos.

                  Claro está, estes novos pobres desempregados que perdem tudo são vítimas desse gatuno invisível que é a crise e e desses malandros da banca.

                  Já pensaste que muita gente está na mrd hoje porque não soube fazer contas? Quando poderiam ter adquirido imóveis por Y , preferiram comprar um melhor de 3 x Y porque o crédito dava e agora o imóvel vale menos q do que o que devem à banca?

                  Falo dos imóveis pois são a maior despesa de qualquer agregado ao longo da vida.

                  O povo é totalmente inocente pois claro.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                    Epa vamos lá fazer um acordo, se não se sabe do que se fala está-se calado.


                    O chamado "Pai das PPPs" é o Senhor Cavaco.

                    Durante o seu período de PM tratou de PPPs como a do BPN e a Lusoponte, os grandes "buracos" da nossa economia.
                    Só para garantir a defesa da verdade convém dizer que o Ex-Primeiro Ministro lançou 8 PPPs das 22 que já existem. Sendo as que mais prejudicam a economia as que o Aníbal criou.

                    Se precisares de mais dados avisa.
                    Fabuloso.

                    Não sabia que o BPN era uma PPP, mas nunca é tarde para aprender com quem sabe.

                    Consegues explicar quais e como, as lançadas pelos Governos do Cavaco, foram as que mais prejudicaram a economia?

                    Podes colocar aqui esses dados, não vá a gente pensar que anda aqui revanchismo político?

                    Vamos lá esperar e se precisares de ajuda, anda por aí outra pessoa que percebe tanto de Economia como tu e que te pode ajudar.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      É vai dizer isso aos irresponsáveis que se acomodaram a belos empregos contraindo créditos estapafúrdios e agora estão na fila do IEFP e tiveram de entregar casas. Pois tinham bons empregos.

                      Claro está, estes novos pobres desempregados que perdem tudo são vítimas desse gatuno invisível que é a crise e e desses malandros da banca.

                      Já pensaste que muita gente está na mrd hoje porque não soube fazer contas? Quando poderiam ter adquirido imóveis por Y , preferiram comprar um melhor de 3 x Y porque o crédito dava e agora o imóvel vale menos q do que o que devem à banca?

                      Falo dos imóveis pois são a maior despesa de qualquer agregado ao longo da vida.

                      O povo é totalmente inocente pois claro.
                      Isso é tudo verdade, Pastis.

                      Mas não é por causa desses "que não souberam fazer contas" que chegámos a esta situação. "os que não souberam fazer as contas" são uma gota no oceano...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                        Isso é tudo verdade, Pastis.

                        Mas não é por causa desses "que não souberam fazer contas" que chegámos a esta situação. "os que não souberam fazer as contas" são uma gota no oceano...

                        Vê -la a minha sorte que conheço uma data deles, incluindo familiares directos...
                        O meu universo estatístico deve estar certamente enviesado.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                          O pai das PPP's até pode ter sido o Cavaco, mas o coveiro do país foi J. Socrates.
                          Em 6 anos de desgoverno JS mais que dobrou o valor da divida pública.
                          Criou tanta divida em 6 anos que esteve no poder como os 30 anos anteriores desde a Revolução.
                          Acho que isto chega. É só fazer contas de somar. Factos são factos. Quem é que devia estar calado? ;)

                          Mas tu baseias-te em dados ou no que ouves por aí?

                          Com o Governo anterior o PIB subiu mais que nos ultimos 10 anos daí o aumento para o "dobro" da divida pública ( não foi mesmo o dobro").

                          Entre 2008 e 2010 a dívida pública em percentagem do PIB aumentou 21,7 pontos percentuais e entre 2010 e 2012 subiu 27,2 pontos percentuais.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Vê -la a minha sorte que conheço uma data deles, incluindo familiares directos...
                            O meu universo estatístico deve estar certamente enviesado.
                            Deve ser! Pessoalmente conheço apenas um caso!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Vê -la a minha sorte que conheço uma data deles, incluindo familiares directos...
                              O meu universo estatístico deve estar certamente enviesado.

                              O CarlosL colocou aí atrás dados do BdP com dados relativos aos "incobráveis" das famílias: 10%.

                              Ou tens uma família muito grande ou estás claramente numa anomalia eststística.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                Alguns dados publicados pelo BdP.

                                Dívida de Portugal: Estado, Empresas e Famílias (excepto Banca) = 400.000.000.000€

                                Dívida do Estado = 200.000.000.000€

                                Incobráveis (mal parado): Empresas = 5%; Famílias = 10%

                                Creio que dá para reflectir um pouco, não achas?
                                Esses dados que apresenta estão incorrectos ou desactualizados.

                                Pode ser verificado em :http://www.bportugal.pt/pt-PT/Estati...icacoes/K2.pdf

                                Resumindo, dados não consolidados de Abril 2013 (valores em Mil Milhões de €):
                                Adm. Publica = 244.846 €
                                Empresas Privadas = 307.344€
                                Particulares = 164.921€

                                Segundo o Jornal de Negócios, em percentagem do PIB, dados de 2012:
                                Estado= 123,6% do PIB
                                Empresas Privadas = 185% do PIB
                                Famílias = 101,5% do PIB
                                ver em: Dívida das famílias portuguesas recua em 2012 mas persiste acima de 100% do PIB - Banca & Finanças - Jornal de Negócios

                                Agora sim, podemos reflectir com uma base verificável e desmistificar quanto é que as pessoas vivem acima das possibilidades (1,5% acima). Quanto aos casos do Estado e Privados, que poderíamos dizer?

                                Edit: Só para apimentar o debate (que se prevê) logo à noite
                                Editado pela última vez por Seah; 03 May 2013, 15:07.

                                Comentário


                                  #46
                                  O que este povo precisa é de formação em literacia financeira e educação para a cidadania na escola para evitar os erros do passado nas gerações futuras.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                    Agora sim, podemos reflectir com uma base verificável e desmistificar quanto é que as pessoas vivem acima das possibilidades (1,5% acima). Quanto aos casos do Estado e Privados, que poderíamos dizer?

                                    Edit: Só para apimentar o debate (que se prevê) logo à noite

                                    Não é apenas 1,5%, não podes estar endividado a 100%, pois tens contas para pagar etc, etc, o endividamento deveria andar na casa dos 60 a 75%.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                      Fabuloso.

                                      Não sabia que o BPN era uma PPP, mas nunca é tarde para aprender com quem sabe.

                                      Consegues explicar quais e como, as lançadas pelos Governos do Cavaco, foram as que mais prejudicaram a economia?

                                      Podes colocar aqui esses dados, não vá a gente pensar que anda aqui revanchismo político?

                                      Vamos lá esperar e se precisares de ajuda, anda por aí outra pessoa que percebe tanto de Economia como tu e que te pode ajudar.
                                      Vês, já não podes dar o dia como perdido. E sim, aquando da criação do BPN o Estado "emprestou" dinheiro à Sociedade Lusa de Negócios.

                                      As que foram mais prejudiciais já referi aí em cima, e foram as mais prejudiciais porque são as que têm maior impacto na % do PIB.

                                      A diferença entre nós é que eu sei do que falo. Eu tenho toda a formação e conhecimentos que fazem de mim quem eu sou e são a razão pela qual ocupo um lugar de topo numa empresa.
                                      Editado pela última vez por Qwe76; 03 May 2013, 15:32.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                                        Mas tu baseias-te em dados ou no que ouves por aí?

                                        Com o Governo anterior o PIB subiu mais que nos ultimos 10 anos daí o aumento para o "dobro" da divida pública ( não foi mesmo o dobro").

                                        Entre 2008 e 2010 a dívida pública em percentagem do PIB aumentou 21,7 pontos percentuais e entre 2010 e 2012 subiu 27,2 pontos percentuais.
                                        Isto só prova que o aumento do PIB foi artificial pois não foi um aumento estrutural mas sim um aumento sustentado em divida publica.
                                        Ou seja, só crescemos porque pedimos esse mesmo valor emprestado. Agora há que juntar os respectivos juros e temos um cocktail mortífero para a economia.
                                        Já para não falar que o PIB aumentou graças aos serviços e á venda de produtos importado e graças a obras publicas altamente ruinosas. Se ao menos tivessem aumentado o PIB graças á industria ou ao sector primário, ainda teria sido algo de útil que tinham feito ao pais.

                                        E sim, Sócrates conseguiu em 6 anos arruinar mais o pais mas em compensação deixou muitos amigos com os bolsos cheios de dinheiro e a banca com negócios maravilhosos como nunca tinha tido

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Falo apenas do que vejo no mundo à minha volta. Não quero pretender ser acadêmico nessas matérias.

                                          O português deslumbrou-se com o crédito e usou-o de forma errada. Não o usou para viver melhor. Usou-o para viver muito melhor.

                                          Isso tudo porque não temos cultura financeira e não sabemos fazer contas.

                                          Nunca disse ser contra o crédito e reconheço bem as suas vantagens.
                                          Eu percebo o que dizes, mas a quantidade de crédito que estava a disposição da população era de responsabilidade dos bancos do BdP e do BCE. Não consegues educar um povo que em duas décadas teve o maior aumento do PIB per capita da sua história como poupar. Muito desse trabalho parte da banca a outra parte do Estado.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por andreg Ver Post
                                            Não é apenas 1,5%, não podes estar endividado a 100%, pois tens contas para pagar etc, etc, o endividamento deveria andar na casa dos 60 a 75%.

                                            E as empresas e o Estado não têm contas para pagar? Ninguém deveria estar endividado a estes níveis, ok.
                                            Com o meu comentário pretendia apenas que se notasse que as famíias são quem menos deve, portanto o argumento que "vivemos acimas das nossas possibilidades" não se aplica às famílias, mas aplica-se sobretudo ao Estado e empresas. É uma falácia.
                                            Se houvesse um default agora, as famílias seriam o agente económico com a conduta menos irresponsável. Não é por isso que Portugal está em crise, certo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Isto só prova que o aumento do PIB foi artificial pois não foi um aumento estrutural mas sim um aumento sustentado em divida publica.
                                              Ou seja, só crescemos porque pedimos esse mesmo valor emprestado. Agora há que juntar os respectivos juros e temos um cocktail mortífero para a economia.
                                              Já para não falar que o PIB aumentou graças aos serviços e á venda de produtos importado e graças a obras publicas altamente ruinosas. Se ao menos tivessem aumentado o PIB graças á industria ou ao sector primário, ainda teria sido algo de útil que tinham feito ao pais.

                                              E sim, Sócrates conseguiu em 6 anos arruinar mais o pais mas em compensação deixou muitos amigos com os bolsos cheios de dinheiro e a banca com negócios maravilhosos como nunca tinha tido

                                              Não há registo em nenhum país ao longo da história da humanidade ter ocorrido um aumento do PIB sem consequente aumento da divida pública. O aumento do PIB nominal foi superior ao real, isso é óbvio, mas o aumento do PIB real aconteceu.

                                              Numa época de crescimento o Estado tende a contrair mais divida uma vez que o pagamento é quase garantido. Agora, se rebenta uma crise ao nível mundial então aí as contas do Governo vão à vida.

                                              Por acaso um dos grandes impulsionadores do crescimento do PIB ocorreu aquando da introdução das PACs no sector primário.

                                              "E sim, Sócrates conseguiu em 6 anos arruinar mais o pais mas em compensação deixou muitos amigos com os bolsos cheios de dinheiro e a banca com negócios maravilhosos como nunca tinha tido" Epa para essas conversa estilo CM não há paciência Se quiserem acusar o homem pelos erros cometidos têm o meu apoio agora acusar pessoas de coisas que não são provadas (ajudas a amigos ou falsidades no ensino) não contem comigo. Isso é conversa de quem não tem argumentos contra uma pessoa e por isso inventa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                                                "E sim, Sócrates conseguiu em 6 anos arruinar mais o pais mas em compensação deixou muitos amigos com os bolsos cheios de dinheiro e a banca com negócios maravilhosos como nunca tinha tido" Epa para essas conversa estilo CM não há paciência Se quiserem acusar o homem pelos erros cometidos têm o meu apoio agora acusar pessoas de coisas que não são provadas (ajudas a amigos ou falsidades no ensino) não contem comigo. Isso é conversa de quem não tem argumentos contra uma pessoa e por isso inventa.
                                                Para falar mal do Sócrates basta ver o estado em que deixou o país! Nem sequer se precisa especular sobre os casos de corrupção em que esteve envolvido.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Para falar mal do Sócrates basta ver o estado em que deixou o país! Nem sequer se precisa especular sobre os casos de corrupção em que esteve envolvido.
                                                  Nem dos contratos das PPP's, que milagrosamente depois de renegociados pelos seus ministros e sec de estado, os promotores ficaram só com os chorudos lucros e os custos e encargos passaram todos para o Estado...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                                    (...)

                                                    Agora sim, podemos reflectir com uma base verificável e desmistificar quanto é que as pessoas vivem acima das possibilidades (1,5% acima). Quanto aos casos do Estado e Privados, que poderíamos dizer?

                                                    Edit: Só para apimentar o debate (que se prevê) logo à noite
                                                    Vai ser uma noite memorável.

                                                    Tinha a ideia dos 400.000 mil € num artigo qualquer e depois estratificou.

                                                    De qualquer modo, os dados sobre a dívida pública diferem bastante entre o BdP e a IGCP.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                                      E as empresas e o Estado não têm contas para pagar? Ninguém deveria estar endividado a estes níveis, ok.
                                                      Com o meu comentário pretendia apenas que se notasse que as famíias são quem menos deve, portanto o argumento que "vivemos acimas das nossas possibilidades" não se aplica às famílias, mas aplica-se sobretudo ao Estado e empresas. É uma falácia.
                                                      Se houvesse um default agora, as famílias seriam o agente económico com a conduta menos irresponsável. Não é por isso que Portugal está em crise, certo?


                                                      Eu só queria chegar ao primeiro ponto. Excesso de endividamento, e a sorte nesta altura é as taxas euribor estarem em níveis minimos, senão as familias iam estar muito mais apertadas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                        Vai ser uma noite memorável.

                                                        Tinha a ideia dos 400.000 mil € num artigo qualquer e depois estratificou.

                                                        De qualquer modo, os dados sobre a dívida pública diferem bastante entre o BdP e a IGCP.
                                                        Memorável? Eu cá vou ouvir o PM com uma garrafa de Bushmill's na mão.
                                                        Mas tenho o champagne no frigorífico, caso mudem de políticas (sobretudo a fiscal - IRS/IRC, Questão das Reformas = equitativas e universais). Não espero nehuma mudança estrutural, contudo.
                                                        400.000 mil €??? Bolas.... meu querido Bushmill
                                                        Sim, os números diferem, em Portugal a contabilidade nunca é um jogo de soma nula.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por andreg Ver Post
                                                          Eu só queria chegar ao primeiro ponto. Excesso de endividamento, e a sorte nesta altura é as taxas euribor estarem em níveis minimos, senão as familias iam estar muito mais apertadas.
                                                          Eu percebi. Mas o que os números indicam é que, mesmo existindo famílias com endividamento excessivo, no seu conjunto total umas pagam os calotes das outras. O problema é que o excesso de endividamento é transversal à sociedade inteira, mas sobretudo aos decisores (Estado e empresas).

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Não é assim.

                                                            É a banca que se lixa ( e todos nós quando os estados a seguram) e são os outros proprietários que pagaram os seus imóveis que vêem os mesmo desvalorizados pela baixa de preços causada pelos "imóveis da banca".

                                                            O mesmo se passa com os carro que desvalorizam brutalmente pela abundância de semi novos que os donos não conseguiram pagar.

                                                            O excesso de crédito prejudica-nos a todos.
                                                            Portanto prejudica a banca e quem quer vender?
                                                            Mas quem empresta foi a banca e foi precisamente para vender à força.
                                                            Portanto nisto tudo só se prejudicaram entre eles.
                                                            A austeridade que vivemos têm pouco a ver com isso. Portanto escusam de usar quem se sobre-endividou como bode expiatório.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por PMP1337 Ver Post
                                                              Portanto prejudica a banca e quem quer vender?
                                                              Mas quem empresta foi a banca e foi precisamente para vender à força.
                                                              Portanto nisto tudo só se prejudicaram entre eles.
                                                              A austeridade que vivemos têm pouco a ver com isso. Portanto escusam de usar quem se sobre-endividou como bode expiatório.

                                                              Mas alguém leu a frase que eu citei?

                                                              Há duas mentiras que têm sido repetidas na sociedade portuguesa: que os portugueses andaram a gastar acima das suas possibilidades e que não há alternativa à austeridade para expiarem os pecados (que não cometeram)",


                                                              Isso que coloquei a bolde é mentira? É que se isto é mentira, não vivemos no mesmo país.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X