Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gestão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O livro do Excel do IAPMEI serve apenas para integrar os dados de um BP já devidamente estruturado e não para o BP em si.

    Vê lá como são tratadas as amortizações. Os FSE com custos fixos e custos variáveis. E muita outra coisa.

    E o que ele e qualquer starter precisa é de algo que faça sentido dentro da sua vivência.

    Reparem no exemplo de adquirir 1 camião.

    No Excel do IAPMEI tem uma visão Contabilística / Financeira (na parte final)

    No BP tem de se desdobrar em cerca de 18 Rubricas até eu saber a eficiência operacional e respectivo custo/tempo.

    Comentário


      CarlosL,

      Podes dar a tua perspectiva sobre como devem ser tratados os dados para adquirir por exemplo um camião?

      Ainda nem fui ver isto do IAPMEI(com tempo a ver se olho para lá, tenho trabalhado de sol a sol ).

      Comentário


        Eu para entrar no esquema do IPMEI ( primeira vez há quase 10 anos) ainda andei vários dias a fazer simulações atrás de simulações até perceber a lógica comparando resultados com outros cálculos em excel.
        É preciso algum cuidado nos parâmeros dos pressupostos que são a chave da questão.

        Apesar de limitada, gosto bastante dessa folha de cálculo!
        Já usei várias vezes mas tenho de admiti-lo: nenhum dos negócios e simulações se materializaram em empresas por isso não posso comprovar resultados.

        Atenção ao perigo de dispersão! Em alguns projectos dei comigo atafulhado em contas e simulações e perdi-me bastante. A perfeição é inimiga da concretização.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          (...)

          Atenção ao perigo de dispersão! Em alguns projectos dei comigo atafulhado em contas e simulações e perdi-me bastante. A perfeição é inimiga da concretização.
          Até tenho a password para desproteger o livro do Excel.

          Volto a repetir.

          O modelo do IAPMEI não ajuda numa fase inicial.

          Agora, quando vais a um banco, capital de risco, investidor, é um bom resumo do teu negócio. Convém juntar uns quadros adicionais, geralmente num dossier resumo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
            CarlosL,

            Podes dar a tua perspectiva sobre como devem ser tratados os dados para adquirir por exemplo um camião?

            (...)
            Posso, mas quero ver que te estás a esforçar para entender o assunto. Não te vou dar a papinha feita.

            Sugiro que faças tu a lista de Rubricas que gostarias de ver contemplada e vamos falando.

            Considerando:

            - Descritivo Geral
            - Custos Fixos
            - Custos Variáveis
            - Custo Operadores (Pessoal: Motorista + Ajudante se necessário)
            - Eficiência Mecânica
            - Eficiência Produtiva
            - Eficiência Operacional

            Custo dia

            Comentário


              E imagina que a tua actividade te obriga a ter camiões destes: Volvo FH Logging Truck FM 10 - YouTube

              Comentário


                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                E imagina que a tua actividade te obriga a ter camiões destes: Volvo FH Logging Truck FM 10 - YouTube
                Estou curioso é em saber que bicho é que o puxou dali para fora. Tirou o volvo de rojo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                  Estou curioso é em saber que bicho é que o puxou dali para fora. Tirou o volvo de rojo.
                  Esse bicho chama-se Buldozer e custa entre 300 a 500 k USD. Reparaste que há uns mais pequenos a ajudar. Skidders: 527 Caterpilla Tracked Skidder - YouTube

                  Mas temos sempre de arranjar solução para tudo: Unstoppable Russian logging trucks

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Esse bicho chama-se Buldozer e custa entre 300 a 500 k USD. Reparaste que há uns mais pequenos a ajudar. Skidders: 527 Caterpilla Tracked Skidder - YouTube

                    Mas temos sempre de arranjar solução para tudo: Unstoppable Russian logging trucks
                    Conheço um moço que trabalhava para o governo angolana que admirava esses Ural, ele dizia que quais toyota qual carapuça, isso passava tudo quando ia para o interior de angola.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                      Conheço um moço que trabalhava para o governo angolana que admirava esses Ural, ele dizia que quais toyota qual carapuça, isso passava tudo quando ia para o interior de angola.
                      São qualquer coisa de fabuloso. O problema é a questão de spares. O fenómeno Toyota assenta nisso.

                      Com esta coisa do Ural, tens de comprar 5 camiões para teres 2 a funcionar.

                      Comentário


                        Cá vai...
                        A ver se estou a perceber onde querem chegar.
                        Projecto abertura de empresa de transportes para traccionar.
                        1- Custos referentes á abertura da empresa e abertura da empresa.(Não sei quais são)
                        2- Pressupondo que tenho 135k euros de capital social e que compro o camiao com esse valor.

                        Custos:
                        -Valor de 135k euros, pretendo amortizar apenas metade deste valor o restante considero a fundo perdido e vou retorna-lo infinitamente com o progresso da empresa.
                        Quero retornar 65k euros em 3 anos
                        65k euros/36 meses=1806 euros por mes
                        Previsão de trabalho: 8000km Mes/10 000km mes/12000km mes(minimo/medio/maximo)

                        Custos pessoal
                        Motorista: 2000euros
                        Meu: 750 euros
                        Contabilista: 250 euros
                        Telefone, fax, deslocaçoes = 300euros por mes
                        Neste momento trabalho a partir da garagem não pago aluguer de mais nada.
                        Custos Camiao:
                        IUC: 2500 euros/12 meses=210 euros
                        Seguros(camiao, pessoal, cargas etc)= 250 euros/mes
                        Para 10000km mes, preciso de duas revisoes anuais e 1,5 trocas de pneus.
                        Por as duas revisões estimo 1250 euros
                        Pelo conjunto de pneus estimo 3500euros
                        tudo: 3500+1250=4750 euros/12 meses=395 euros por mes
                        Gasoleo
                        Para 10000km por mes/100km x 35litros de consumo=3500litros x 1,3euros o litro=4550 euros
                        Portagens
                        Estimo cerca de 2500euros com base em dados obtidos atraves dos trajectos a efectuar etc
                        Imprevistos : 250 euros /mes (pequenos toques, cintas, roquetes etc) (valor atirado ao ar)
                        Fundo de evolução da empresa...Pretendo comprar um camiao no prazo de 5 anos por cerca de 50k euros
                        50keuros/60=850 euros/mes

                        Tudo:
                        Retorno=1806euros
                        RH=3300euros
                        Equipamento=855 euros
                        Para trabalhar=7050 euros
                        Investir= 850 euros
                        Total=13861 euros

                        Custo por km=13861/10000km=1,3861euros por km.
                        Para cumprir os meus objectivos preciso de trabalhar a pelo menos 1,3861€ por km, para uma base de 10000km mensais.Ainda faltam os impostos...

                        A falar em termos normais e contas de merceeiro. Claro que tenho isto mais estruturado, com desvalorizações, inflação, custos bem "nomeados", etc.
                        Editado pela última vez por NMiguel; 11 May 2013, 13:18.

                        Comentário


                          Não coloquei algumas coisas(não gosto muito de escrever ).E também não tenho os custos para essa área bem estruturados foi apenas uma avaliação mais ou menos

                          Comentário


                            ok, amanhã tiramos as medidas a isso.

                            Comentário


                              NMiguel deixa-me ver e com tempo vemos isso...sei que estou em falta contigo

                              Comentário


                                Então pessoal empreendedor? O negócio passou pelo comité de consultadoria ou foi chumbado?

                                Comentário


                                  Estou curioso para saber a opiniao sobre as minhas contas de merceeiro!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                    Projecto abertura de empresa de transportes para traccionar.
                                    Já falaste com o Domfilas? A sério ele já teve negócios destes!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Já falaste com o Domfilas? A sério ele já teve negócios destes!
                                      Teve?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                        Cá vai...
                                        A ver se estou a perceber onde querem chegar.
                                        Projecto abertura de empresa de transportes para traccionar.
                                        1- Custos referentes á abertura da empresa e abertura da empresa.(Não sei quais são)
                                        2- Pressupondo que tenho 135k euros de capital social e que compro o camiao com esse valor.

                                        (...)
                                        Vamos lá por partes:

                                        Constituição da Empresa.

                                        Qual o Capital Social mínimo obrigatório. Precisa de Alvará? Quais são as condições.
                                        Porque podes dividir o dinheiro em Capital Social e Suprimentos de Sócios. A vantagem dos Suprimentos, é que podes reembolsá-los com uma taxa de juro, sem impostos.

                                        Os custos de constituição de uma Empresa são baixos.

                                        Podes pensar em outros instrumentos financeiros para te financiares. O Camião pode ser comprado em Leasing, libertando dinheiro para outras coisas. Para um ilustre desconhecido vão-te obrigar a uma entrada substancial. Mas isso é tudo negociável.

                                        Estão a aparecer alguns programas de Financiamento, para ajudar a relançar a Economia. Será bom estares atento. Mas vão exigir garantias reais.

                                        Tens de descrever o camião (se se é cavalo ou cavalinho) e capacidade de carga.

                                        Depois falamos sobre o camião em pormenor.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                          Estou curioso para saber a opiniao sobre as minhas contas de merceeiro!
                                          Perdeste o interesse?

                                          Comentário


                                            Só para melgar o CarlosL vou aqui citar uma passagem dum artigo da revista Sábado da semana passada a propósito de empreendedorismo:

                                            Perguntaram ao malandro do Waren Buffett quais eram os 3 conselhos que ele daria a um empreendedor.
                                            Cito o 1º:
                                            É importante ter algumas noções de contabilidade. A contabilidade é a linguagem dos negócios. Se não entender os números, nunca pode controlar totalmente o seu negócio, alerta o empresário
                                            Só li o artigo hoje mas juro que me ri bastante e lembrei-me desse tópico.

                                            Comentário


                                              Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites.

                                              Sempre levei na cabeça para entender isso e resultou.

                                              Mas um Técnico Empreendedor não tem de se preocupar com isso. Senão perdem-se no labirinto das ideias...

                                              A única coisa que peço a essas pessoas, é colocarem o seu negócio num Balanço Operacional, de modo a demonstrar o EBITDA.

                                              E com o tempo e contacto com a realidade, vão-se apercebendo daquilo que precisam de saber.

                                              Mas se calhar estamos a falar do mesmo, mas por vias diferentes.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                Mas se calhar estamos a falar do mesmo, mas por vias diferentes.

                                                Acho que sim...

                                                Eu como não financeiro uso o termo "contabilidade" de uma forma muito mais abrangente, digamos que tudo o que mexe com número para mim é contabilidade.

                                                Comentário


                                                  Boa tarde!

                                                  Olá CarlosL, não perdi o interesse, apenas tenho andado a descansar deste tema.

                                                  Quanto ás exigencias é necessário capital social minimo. Cativo a um ano.
                                                  É necessária uma capacidade profissional na área.
                                                  Tudo isto para ter Alvará.


                                                  Quanto á compra do camião, existem diversas vias:

                                                  -Usado;
                                                  - Novo a PP;
                                                  - Leasing;
                                                  - Renting


                                                  Sendo que o mais económico é usado. Um mercado mais atractivo, com bons negócios e boas máquinas.

                                                  Aqui o objectivo principal é fazer dinheiro, então quanto mais barato se comprar, melhor(desde que em perfeitas condições).

                                                  Mas é um negócio que apenas dei a titulo de exemplo para entender os custos que posso ter.

                                                  Se aplicar isto por exemplo a abrir uma empresa de prestação de serviços, sei lá, uma oficina AUTO já serão diferentes.


                                                  O que eu gostava de perceber é como vocês(mais experientes), abordam uma nova ideia de negócio.

                                                  Imagina que te propunha abrir uma oficina AUTO de Electronica apenas.
                                                  Imagina que achavas a ideia interessante e que ias ver se estavas disponivel a investir...
                                                  Como procederias?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Acho que sim...

                                                    Eu como não financeiro uso o termo "contabilidade" de uma forma muito mais abrangente, digamos que tudo o que mexe com número para mim é contabilidade.
                                                    A tua experiência é largamente superior a qualquer Financeiro.

                                                    Tu és um Gestor Operacional e o negócio está nas tuas mãos.

                                                    Nem penses em deixar os números por conta deles.

                                                    A informação é poder.

                                                    Usa-a !

                                                    Comentário


                                                      Se só vai vais ter um camião só precisas de 9mil pelo primeiro camião, depois mais 5000euros de capital social pelos seguintes, isto claro se forem veiculos pesados(+3.5 toneladas) e depois sim precisas de capacidade profissional, e de resto é só tratar dos papeis.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X