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    #91
    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Eu estava a brincar com ele. Conheço-o e até já tinhamos falado pessoalmente da questão que ele aqui aborda.

    Claro que o que ele precisa agora não passa por isso. E por alguma coisa sempre disse que o meu maior concorrente é o Excel...faz tudo e serve muito bem para o que aqui se fala. O que ele precisa agora é pegar num plano conceptual do tipo que tu colocaste - de forma simplista é claro, mas acaba por ser muito daí...

    O resto só quando já for bom sinal. Sinal que as pessoas e a informação a controlar é maior. Espero bem que ele lá chegue Mas não será com o mercado nacional actual...ele tem é de abrir já horizontes/mercados...mas isso já saí aqui da conversa do tópico
    Isto começa a ser um segredo de Polichinello.

    Não me arruínes a tarde, pois vou-te dizer uma coisa. O Segredo da arte está na sua simplicidade (autor não citado).

    E é com essa simplicidade que consegues levar a gestão a todos.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Não se esquece, delega-se!
      E que custos tem essa delegação?

      Comentário


        #93
        É que numa perspectiva de pouco capital inicial para investir e ter que recorrer á banca, creio que todos os custos são importantes.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
          E que custos tem essa delegação?

          Depende do tipo de serviço que procuras. Podes sub contratar, contratar ou "parcerizar".

          A principal responsabilidade de um Gestor é saber delegar de forma eficaz.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
            Grande post CarlosL!

            O objectivo nº 1 é ganhar dinheiro. Certo.

            Mas e a parte da contabilidade? Não tem custos? Não tem processos que eu deva conhecer/estar informado? Tais como SS, IRC, etc...? Ou estou a pensar que será isso um bicho de sete cabeças e afinal não ser?(Nunca tive contacto com isso).

            Quanto a apurar custos, isso estou habituado a fazer, faço-o na empresa diariamente.
            Sei o negócio que quero, sei como o fazer, não estou a par da contabilidade(esquece-se este factor?).
            Como referi há pouco, em cada função vais ter a oportunidade de apurares a natureza dos custos.

            Por exemplo, quando apuras os custos de cada Operador (funcionário, trabalhador, ou o que for), tens de colocar os custos Fiscais e Sociais. Mas nisso só perdes 1 hora com o pessoal da parte Administrativa.

            A componente confusa da Contabilidade está na altura de adquirires equipamento. Eles falam-te habitualmente nas amortizações fiscais e tu ficas baralhado, se tens de comprar 1 equipamento a pronto. Mas tu fazes as contas no modo operacional.

            É por isso que recomendo um Balanço Operacional. Colocas os Proveitos, Custos e demonstras os Resultados deste modo: EBITDA

            Comentário


              #96
              Resumindo, hoje e/ou daqui a uns anos, a área da Gestão é uma boa área nos fatores do costume (empregabilidade, versatilidade do curso, ordenado em geral, etc.)?

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                Resumindo, hoje e/ou daqui a uns anos, a área da Gestão é uma boa área nos fatores do costume (empregabilidade, versatilidade do curso, ordenado em geral, etc.)?
                Tem uma abrangência elevada, mas requere pessoas de qualidade.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  CEOs da Fortune 500 sem curso superior? É que duvido mesmo muito!

                  Para ser empreendedor claro que não é preciso curso nenhum mas chegar a CEO de uma empresa de topo nao acontece, pelo menos de forma natural.
                  Faz uma pesquisa pela intenet para constatares que alguns dos mais famosos CEOs não tem curso superior. Embora alguns tenham frequentado universidades, o que não significam que formaram-se.

                  Assim por alto, Paul Allen, Bill Gates, Michael Dell, Steve Jobs, Richard Branson, Larry Ellison, Li Ka-Shing, etc

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Como referi há pouco, em cada função vais ter a oportunidade de apurares a natureza dos custos.

                    Por exemplo, quando apuras os custos de cada Operador (funcionário, trabalhador, ou o que for), tens de colocar os custos Fiscais e Sociais. Mas nisso só perdes 1 hora com o pessoal da parte Administrativa.

                    A componente confusa da Contabilidade está na altura de adquirires equipamento. Eles falam-te habitualmente nas amortizações fiscais e tu ficas baralhado, se tens de comprar 1 equipamento a pronto. Mas tu fazes as contas no modo operacional.

                    É por isso que recomendo um Balanço Operacional. Colocas os Proveitos, Custos e demonstras os Resultados deste modo: EBITDA
                    Ou estou com a venda nos olhos, ou não estou a conseguir perceber.

                    Situação A.

                    Quero abrir um negócio de fósforos.

                    Sei o custo de produção até ser entregue no cliente.

                    Por exemplo 1euro por caixa.
                    Produzo 1000 caixas por dia.

                    Tenho um funcionário + eu.

                    Isto idealizei e consigo fazer.

                    1º inicio actividade
                    2º instalo os equipamentos
                    3º produzo e comercializo.
                    4º tenho sucesso e gero receitas e cresço.

                    Nestes factores, a nivel de finanças e contabilidade com o que tenho de me preocupar?
                    Vou junto de um contabilista e ele faz-me a papinha toda, pago e está tudo ok?
                    Ele trata dos descontos do pessoal e finanças da empresa?

                    É precisamente neste patamar que não me sinto seguro.
                    Tenho experiência no controlo de custos, tenho folhas de cálculo automatizadas e optimizadas para a actividade que quero onde gero a quantidade que produzo, gastos, e analiso tudo isso.
                    Sei o negócio que quero e tenho uma ideia bastante aproximada de custos.
                    Sei que preciso de capital social que não disponho financeiramente neste momento(terei de recorrer banca? como se processa isso?)
                    Tenho capital para a maquinaria necessária e para suportar 3 a 6 meses sem receber qualquer valor.
                    Tenho vontade

                    Mas falta "matar" o bicho de sete cabeças.

                    Como já perceberam, nunca houve empresas nos meus familiares directos, e há uma certa aversão ao risco. Que, queria saber em pormenor para a conseguir ultrapassar ou desmistificar.

                    Comentário


                      Acho que estão a confundir empreendedor ou lider, com gestor.

                      Podem ser, mas não têm que ser. Tal como já deram vários exemplos dos mais tipicos e conhecidos.


                      EDIT:
                      NMiguel, para algumas coisas podes e deves fazer outsourcing...e a contabilidade/fiscalidade (a parte de reportings legais, blablabla) é algo com que não te deves preocupar agora.

                      O que te importa são os relatórios de gestão, os que te possam dar uma posição actual e de futuro, não do passado e no cumprimento legal...nisso há bons profissionais que estarão sempre mais atentos aos meandros legais que tu. Claro que convem saber quem vais contratar, se fosses de Lisboa ou quisesses daqui saberia indicar-te alguns locais bons.

                      Mas o que acho que precisas é o que eu sempre precisei (e já me encontrei naquela do "vou/não vou" abrir negócio próprio)...é coragem para dar o passo
                      Editado pela última vez por Nightlord; 08 May 2013, 16:08.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                        Faz uma pesquisa pela intenet para constatares que alguns dos mais famosos CEOs não tem curso superior. Embora alguns tenham frequentado universidades, o que não significam que formaram-se.

                        Assim por alto, Paul Allen, Bill Gates, Michael Dell, Steve Jobs, Richard Branson, Larry Ellison, Li Ka-Shing, etc

                        "The 500 executives collectively earned about 465 college degrees, which means about 35 executives didn't graduate from college. Both Ralph Lauren and Sheldon Adelson (Las Vegas Sands Corp.) are among the CEOs who dropped out of college. But the Fortune 500 executives who completed both college and graduate school collectively earned about 200 M.B.A.'s and about 140 other graduate degrees." http://www.usnews.com/education/best-graduate-schools/top-business-schools/articles/2012/05/14/where-the-fortune-500-ceos-went-to-school


                        35/500 = 7% , não diria que é "uma larga percentagem"!


                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post

                          Mas o que acho que precisas é o que eu sempre precisei (e já me encontrei naquela do "vou/não vou" abrir negócio próprio)...é coragem para dar o passo

                          Qd não é coragem é falta de tempo.

                          Quando não é falta de tempe é falta de vontade

                          O pior é quando o motivo é falta de saúde. Por isso: qt mais cedo : melhor. O CarlosL que o diga!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                            Ou estou com a venda nos olhos, ou não estou a conseguir perceber.

                            Situação A.

                            Quero abrir um negócio de fósforos.

                            Sei o custo de produção até ser entregue no cliente.

                            Por exemplo 1euro por caixa.
                            Produzo 1000 caixas por dia.

                            Tenho um funcionário + eu.

                            Isto idealizei e consigo fazer.

                            1º inicio actividade
                            2º instalo os equipamentos
                            3º produzo e comercializo.
                            4º tenho sucesso e gero receitas e cresço.

                            Nestes factores, a nivel de finanças e contabilidade com o que tenho de me preocupar?
                            Vou junto de um contabilista e ele faz-me a papinha toda, pago e está tudo ok?
                            Ele trata dos descontos do pessoal e finanças da empresa?

                            É precisamente neste patamar que não me sinto seguro.
                            Tenho experiência no controlo de custos, tenho folhas de cálculo automatizadas e optimizadas para a actividade que quero onde gero a quantidade que produzo, gastos, e analiso tudo isso.
                            Sei o negócio que quero e tenho uma ideia bastante aproximada de custos.
                            Sei que preciso de capital social que não disponho financeiramente neste momento(terei de recorrer banca? como se processa isso?)
                            Tenho capital para a maquinaria necessária e para suportar 3 a 6 meses sem receber qualquer valor.
                            Tenho vontade

                            Mas falta "matar" o bicho de sete cabeças.

                            Como já perceberam, nunca houve empresas nos meus familiares directos, e há uma certa aversão ao risco. Que, queria saber em pormenor para a conseguir ultrapassar ou desmistificar.

                            Opção 1: Contratas um contabilista a tempo inteiro que te faz a papinha toda.
                            Opção 2: Sub-contratas uma empresa que te faça a papinha toda.
                            Opção 3: Contratas um estagiário de contabilidade, dás-lhe subsídio de almoço e 2 caixas de fósforo por mês, ele faz-te a papinha toda.
                            Opção 4: Compras um software de contabilidade, que te faz a papinha toda.
                            Opção 5: Fazes uma parceria com um Contabilista free-lancer, ele faz-te os impostos, tu abasteces a empresa dele de fósforos (é a minha opção preferida).
                            Opção 6: (e para mim a pior de todas) Fazes tu a papinha toda depois de perder semanas a tentar ler tudo sobre o tema e a perceber como tudo funciona.

                            Comentário


                              A primeira montanha que qualquer empreendedor tem de ultrapassar é sempre a mesma: o momento em que tem de largar dinheiro para pagar o 1º ordenado ou serviço "virtual", leia: bem não-material e não transacionável.

                              É nesse momento exacto em que ele interioriza a noção do que é ser empresário e dos riscos todos que corre.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                "The 500 executives collectively earned about 465 college degrees, which means about 35 executives didn't graduate from college. Both Ralph Lauren and Sheldon Adelson (Las Vegas Sands Corp.) are among the CEOs who dropped out of college. But the Fortune 500 executives who completed both college and graduate school collectively earned about 200 M.B.A.'s and about 140 other graduate degrees." http://www.usnews.com/education/best-graduate-schools/top-business-schools/articles/2012/05/14/where-the-fortune-500-ceos-went-to-school


                                35/500 = 7% , não diria que é "uma larga percentagem"!


                                De facto não é uma larga percentagem, mas é curioso verificar que dos empreendedores mais conhecidos das ultimas décadas, a excepção do Buffet, uma boa parte não possui um diploma.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  A primeira montanha que qualquer empreendedor tem de ultrapassar é sempre a mesma: o momento em que tem de largar dinheiro para pagar o 1º ordenado ou serviço "virtual", leia: bem não-material e não transacionável.

                                  É nesse momento exacto em que ele interioriza a noção do que é ser empresário e dos riscos todos que corre.
                                  A montanha para mim sempre foi essa...e fiz contas...fazer umas estimativas de receitas mais ou menos garantidas (nunca o são, pois já sabemos que depois de sondarmos os clientes há muitos que dizem que sim mudam connosco, mas na altura da assinatura voltam atrás) e ver os custos mensais...e ter o receio de "e dá para pagar ordenados ao menos iguais aos que tinha/tinhamos por conta de outrém desde já?" é que o meu CHabit. não se compadece com o empreendedorismo!

                                  Se tudo corresse bem, ok. O problema são os ses.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                    De facto não é uma larga percentagem, mas é curioso verificar que dos empreendedores mais conhecidos das ultimas décadas, a excepção do Buffet, uma boa parte não possui um diploma.

                                    O que só comprova o que já foi dito aqui antes, ser empreendedor é bastante diferente de ser Gestor!

                                    Podem ser a mesma coisa, mas não têm de ser a mesma coisa!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                      De facto não é uma larga percentagem, mas é curioso verificar que dos empreendedores mais conhecidos das ultimas décadas, a excepção do Buffet, uma boa parte não possui um diploma.
                                      Precisamente Mas nunca conhecemos o Jobs ou o Ellison por actos de gestão...sim de liderança ou de empreendedorismo. Não quer dizer que não sejam bons gestores, simplesmente o que os torna conhecidos é algo mais "emocional"

                                      Comentário


                                        Nightlord,

                                        Estarias aberto a uma ideia inovadora de negócio que não existe(pelo menos por cá), e a um produto diferente a chegar ás lojas de forma diferente?
                                        Se sim, juntamos os S´s...E com os S´s arriscamos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                          Nightlord,

                                          Estarias aberto a uma ideia inovadora de negócio que não existe(pelo menos por cá), e a um produto diferente a chegar ás lojas de forma diferente?
                                          Se sim, juntamos os S´s...E com os S´s arriscamos.

                                          Por falar nisso, como andará o negócio das canalizações que nasceu de pessoal daqui do Fórum? Não voltei a ler nada sobre isso em muito tempo. Espero que continue a crescer.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Por falar nisso, como andará o negócio das canalizações que nasceu de pessoal daqui do Fórum? Não voltei a ler nada sobre isso em muito tempo. Espero que continue a crescer.
                                            Li em tempos sobre esse negócio e ia correndo. Espero que esteja a ser promissor.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              Por falar nisso, como andará o negócio das canalizações que nasceu de pessoal daqui do Fórum? Não voltei a ler nada sobre isso em muito tempo. Espero que continue a crescer.
                                              Parece que borregou por causa do Master da franquia.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                                Faz uma pesquisa pela intenet para constatares que alguns dos mais famosos CEOs não tem curso superior. Embora alguns tenham frequentado universidades, o que não significam que formaram-se.

                                                Assim por alto, Paul Allen, Bill Gates, Michael Dell, Steve Jobs, Richard Branson, Larry Ellison, Li Ka-Shing, etc
                                                não tem curso superior porque não o quiseram, decidiram ser auto-didatas e apreenderem por eles os conhecimentos que os cursos transmitiam.

                                                é que se esquecendo disto, dá a ideia que se eles não tem curso então eu sem curso também sou capaz e isso não é bem assim

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Parece que borregou por causa do Master da franquia.
                                                  A sério?

                                                  Comentário


                                                    Não borregou nada garanto-vos (são meus clientes), mas eles poderão dar detalhes sobre como vai o negócio.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                      A sério?
                                                      Esquece confundi com outro negócio. Esse da canalização não sei de nada

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                        Ou estou com a venda nos olhos, ou não estou a conseguir perceber.

                                                        Situação A.

                                                        Quero abrir um negócio de fósforos.

                                                        Sei o custo de produção até ser entregue no cliente.

                                                        Por exemplo 1euro por caixa.
                                                        Produzo 1000 caixas por dia.

                                                        Tenho um funcionário + eu.

                                                        Isto idealizei e consigo fazer.

                                                        1º inicio actividade
                                                        2º instalo os equipamentos
                                                        3º produzo e comercializo.
                                                        4º tenho sucesso e gero receitas e cresço.

                                                        Nestes factores, a nivel de finanças e contabilidade com o que tenho de me preocupar?
                                                        Vou junto de um contabilista e ele faz-me a papinha toda, pago e está tudo ok?
                                                        Ele trata dos descontos do pessoal e finanças da empresa?

                                                        É precisamente neste patamar que não me sinto seguro.
                                                        Tenho experiência no controlo de custos, tenho folhas de cálculo automatizadas e optimizadas para a actividade que quero onde gero a quantidade que produzo, gastos, e analiso tudo isso.
                                                        Sei o negócio que quero e tenho uma ideia bastante aproximada de custos.
                                                        Sei que preciso de capital social que não disponho financeiramente neste momento(terei de recorrer banca? como se processa isso?)
                                                        Tenho capital para a maquinaria necessária e para suportar 3 a 6 meses sem receber qualquer valor.
                                                        Tenho vontade

                                                        Mas falta "matar" o bicho de sete cabeças.

                                                        Como já perceberam, nunca houve empresas nos meus familiares directos, e há uma certa aversão ao risco. Que, queria saber em pormenor para a conseguir ultrapassar ou desmistificar.
                                                        Repara, toda a gente diz que conhece e controla os custos. Uma mentira de todo o tamanho. E esse é 98% do problema de uma Empresa em Portugal.

                                                        Não te iludas. Se queres ir a um banco pedir dinheiro, tens de demonstrar que dominas o negócio. Para isso precisas de informação.

                                                        E não me leves a mal, mas estás completamente a Leste nestas coisas. E esse é o teu bicho das 7 cabeças.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                          Repara, toda a gente diz que conhece e controla os custos. Uma mentira de todo o tamanho. E esse é 98% do problema de uma Empresa em Portugal.

                                                          Não te iludas. Se queres ir a um banco pedir dinheiro, tens de demonstrar que dominas o negócio. Para isso precisas de informação.

                                                          E não me leves a mal, mas estás completamente a Leste nestas coisas. E esse é o teu bicho das 7 cabeças.
                                                          Claro que estou a leste nestas coisas.
                                                          Nunca tive negócios próprios, nunca tive uma empresa, apenas trabalho para empresas de outros.

                                                          Quando entrei para a actual empresa, já em funcionamento á mais de 15 anos, havia uma folha para calcular custos, uma treta simples...
                                                          Comecei a gerir a produção, a controlar a produção diária(isto com tempo, levou mais de 3 anos a conseguir), e, com a ajuda do Excel monitorizei toda a produção e material necessário para a conseguir fazer, durante mais de 1 anos e cerca de 1000 camiões expedidos.

                                                          A partir daqui, custeou-se tudo, desde o material mais caro, ao mais barato. E detectaram-se falhas grosseiras em alguns preços.
                                                          Hoje, consigo dizer quanto custa o quê, como o fazer, e qual o prazo de entrega. Com 80 ou 90% de certeza.
                                                          Hoje sei dizer que o mesmo material pode ter custos diferentes em dois dias distintos, pois existem custos fixos e produção variável.
                                                          Mas também sei uma média de custo, tendo em conta os altos e baixos da produção, os feriados, as avarias.

                                                          Quanto aos negócios que idealizo, consigo prever mais ou menos estes custos...Mas falta-me o resto da sabedoria para conseguir dar um passo em frente.
                                                          Ou seja, sei como fazer, sei o negócio que quero, sei como produzir o que quero, mas estou a leste da parte burocrática.
                                                          Entendes onde quero chegar?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                            Claro que estou a leste nestas coisas.
                                                            Nunca tive negócios próprios, nunca tive uma empresa, apenas trabalho para empresas de outros.

                                                            Quando entrei para a actual empresa, já em funcionamento á mais de 15 anos, havia uma folha para calcular custos, uma treta simples...
                                                            Comecei a gerir a produção, a controlar a produção diária(isto com tempo, levou mais de 3 anos a conseguir), e, com a ajuda do Excel monitorizei toda a produção e material necessário para a conseguir fazer, durante mais de 1 anos e cerca de 1000 camiões expedidos.

                                                            A partir daqui, custeou-se tudo, desde o material mais caro, ao mais barato. E detectaram-se falhas grosseiras em alguns preços.
                                                            Hoje, consigo dizer quanto custa o quê, como o fazer, e qual o prazo de entrega. Com 80 ou 90% de certeza.
                                                            Hoje sei dizer que o mesmo material pode ter custos diferentes em dois dias distintos, pois existem custos fixos e produção variável.
                                                            Mas também sei uma média de custo, tendo em conta os altos e baixos da produção, os feriados, as avarias.

                                                            Quanto aos negócios que idealizo, consigo prever mais ou menos estes custos...Mas falta-me o resto da sabedoria para conseguir dar um passo em frente.
                                                            Ou seja, sei como fazer, sei o negócio que quero, sei como produzir o que quero, mas estou a leste da parte burocrática.
                                                            Entendes onde quero chegar?
                                                            Eu entendo onde queres chegar, apenas tenho receio que não te apercebas do que estamos aqui a falar.

                                                            Um bom Gestor tem de viver na angústia de que aquilo que sabe. é apenas parte daquilo que deveria saber.

                                                            E só depois de se saber, é que se pode tomar opções. Simples.

                                                            O meu maior mentor (tive 2), foi o meu patrão na altura. Uma pessoa fora de série. Conseguiu colocar em causa a valorização de Stocks de uma multinacional a operar na Europa. Eu assisti ao vivo e a cores...

                                                            E estamos a falar de uma Empresa que na altura empregava muitos milhares de pessoas na Europa.

                                                            Como já referi, a informação é poder.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post

                                                              Como já referi, a informação é poder.

                                                              É um balanço muito ténue. Informação é poder, mas informação a mais é gerador de inépcia.

                                                              Decidir com a informação "suficiente" é a maior arte de um bom gestor!

                                                              Comentário

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