Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gestão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Já que estamos numa de gestão...

    Quais as responsabilidades de um Controller de Produção?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
      E agora pergunto, e com base na experiencia que tenho, qual o impacto de ser na universidade x ou y?

      A maior parte dos grandes gestores que conheço nem o curso acabaram...
      Quando se começa a vida profissional, a Univ. X ou Y tem um grande peso.

      Ninguém está aqui a dizer que para se ser Gestor de topo tem de se ter um curso. Aprendi mais cá fora e essencialmente aprendi mais a comunicar, seja com o patrão ou qualquer outro empregado. Mas estar preparado, ajudou muito.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
        Estou a gostar de ler algumas participações e faço minhas as palavras de vários posts com base na experiência que vou tendo após mais de 10 anos fora da faculdade. CarlosL, Rasec, JBranco, Peste - se bem que essa critica à formação em sapos e outros animais rastejantes

        Acho que continuam a haver muitas oportunidades de emprego, não são é tão boas (e não falo só em termos salariais mas sim da própria empresa) por cá...mas fora deste país acho que as coisas inverteram-se...são cada vez mais as oportunidades mais apetecíveis em paises que há 10-15 anos não queriamos!

        Em termos de saída da faculdade, a não ser que sejam dos poucos que se destacaram mesmo no percurso académico (e não falo só de notas em exames) numa universidade de renome, não podem esperar um lugar xpto de topo a ganhar milhares...nunca foi e nunca será (o que é normal, a experiência conta muito e agora depois destes anos posso dizer...quando saí, não sabia mesmo nada

        Não sei como estão actualmente as saídas, mas na minha altura era normal ainda com algumas cadeiras por acabar já ter propostas de trabalho...eu que não fui um aluno de grandes médias, longe disso, fui para uma consultora de TI, 1 semestre antes do fim...como é óbvio ser carne para canhão, mas a não ser que tenham cunha ou empresa da familia...
        Concordo com as tuas palavras.
        Mas convenhamos que existem ofertas, mas poucas. E cada vez mais há profissionais bons no desemprego.
        Talvez vitimas de um excesso de profissionais bons.

        Ser bom, acho que garante emprego. Mas é preciso que exista uma oportunidade para se mostrar que é "bom".

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          Quando se começa a vida profissional, a Univ. X ou Y tem um grande peso.

          Ninguém está aqui a dizer que para se ser Gestor de topo tem de se ter um curso. Aprendi mais cá fora e essencialmente aprendi mais a comunicar, seja com o patrão ou qualquer outro empregado. Mas estar preparado, ajudou muito.
          Estamos a falar apenas no inicio de carreira.
          Pois duvido que a médio prazo seja um factor relevante.

          No mercado de trabalho aprendi mais que na universidade, e o conhecimento, a confiança, o desenrasque no dia-a-dia é todo garantido cá fora.
          O calo, o "apalpar" cada cliente e saber os seus requisitos, vão além de qualquer norma, de qualquer coisa que se possa ensinar.
          Há que saber lidar com as pessoas e "domar" de uma certa forma as pessoas á nossa realidade.

          Aliás, como qualquer empresa que queira vender, tem de saber "dar a volta".

          Comentário


            #65
            Os cargos de administração de maior relevo são sempre muito dependentes de cunhas ( network) ou situação familiares e faz todo o sentido.

            Ng coloca alguém a administrar sem conhecer essa pessoa. Qd falo de cunha pode ser simplesmente alguém já conhecido de longa data em que o decisor deposite confiança e... conheça os seus podres e limitações.

            É por isso que a maioria desses empregos não aparecem nos jornais. O "bate o punho" minhoto tem totalmente razão qd diz que a maioria dos empregos se arranjam em situações informais e sem recrutamento.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              é tb verdade que grande parte das novas empresas criadas por técnicos/eng não vingam porque os empreendedores não pescam nada de gestão nem de contabilidade nem até de comunicação empresarial.

              Afogam-se rapidamente em burocracias e micro-gestão e perdem o foco a tentar selecionar o computador, o carro, a decoração do escritório, o material informático, o servidor, as viagens a fazer, etc ( acho que alguns daqui sabem do que estou a falar).

              Na minha opinião, um empreendedor com pouco capital inicial tem forçosamente de ter know-how do produto mas tem também de saber bastante de contabilidade. E uso a palavra retrógrada palavra "contabilidade" pois é a base de todas as outra actividades financeiras da empresa.

              Outra ponto fundamental é a organização pessoal e domínio do "time-managment".

              O resto vem por acréscimo.

              Independentemente de ter ou não know how de produto, acho que um Gestor está muito melhor preparado do que um engenheiro (recém licenciado) para lançar e gerir uma empresa na fase de lançamento.

              No entanto, um engenheiro recém licenciado aprende gestão com bastante facilidade se assim o entender.
              Com os requisitos que colocas, claro que só um Economista, Gestão ou algo do género é que poderá ser Empresário.

              Mas isso é um mito.

              Seja Engº, Arquitecto, Técnico de Polimento de Sapatos ou Biomédico geralmente começam com uma Empresa pequena e com poucos recursos. E as pessoas a contratar são sempre operacionais.
              Têm a ajuda de um gabinete de Contabilidade e só muito mais tarde é que têm oportunidade de contratar alguém qualificado nessa área.

              Claro que precisam de formação base sobre a Gestão de uma Empresa. Como por exemplo não confundir a conta da empresa com a pessoal, que os impostos são para pagar a tempo e horas, além de outras obrigações, qual o custo real das coisas e a projecção dos mesmos na sua actividade, e outras coisinhas.

              Agora saber Contabilidade? Por alma de quem?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Com os requisitos que colocas, claro que só um Economista, Gestão ou algo do género é que poderá ser Empresário.

                Mas isso é um mito.

                Seja Engº, Arquitecto, Técnico de Polimento de Sapatos ou Biomédico geralmente começam com uma Empresa pequena e com poucos recursos. E as pessoas a contratar são sempre operacionais.
                Têm a ajuda de um gabinete de Contabilidade e só muito mais tarde é que têm oportunidade de contratar alguém qualificado nessa área.

                Claro que precisam de formação base sobre a Gestão de uma Empresa. Como por exemplo não confundir a conta da empresa com a pessoal, que os impostos são para pagar a tempo e horas, além de outras obrigações, qual o custo real das coisas e a projecção dos mesmos na sua actividade, e outras coisinhas.

                Agora saber Contabilidade? Por alma de quem?
                Neste momento o meu grande "bicho de sete cabeças" para não arriscar é esse mesmo, falta de conhecimento nessa área.
                Como pagar, quanto, quando...O que se pode ou nao, etc...

                Essas ninharias á parte do que realmente interessa.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post

                  Agora saber Contabilidade? Por alma de quem?
                  Não é contabilidade no aspecto contabilístico da coisa e substituir-se ao ofício do profissional com o mesmo nome. É fundamental que o emprendedor saiba como funciona a contabilidade básica duma empresa e os fluxos de dinheiro e isso muitas vezes não acontece.

                  Onde eu quero chega é o seguinte: se alguém não percebe o básico de contabilidade como pode tomar decisões que envolvem questões financeiras ou decisões sobre investimentos em máquinas, equipamentos, créditos etc?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    é tb verdade que grande parte das novas empresas criadas por técnicos/eng não vingam porque os empreendedores não pescam nada de gestão nem de contabilidade nem até de comunicação empresarial.

                    ....
                    Depende. Há cursos de Eng. dos mais variados ramos com forte componente de Gestão (de Empresas/Produção) ou no limite há mesmo o curso de Eng. e Gestão Industrial.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                      Neste momento o meu grande "bicho de sete cabeças" para não arriscar é esse mesmo, falta de conhecimento nessa área.
                      Como pagar, quanto, quando...O que se pode ou nao, etc...

                      Essas ninharias á parte do que realmente interessa.
                      Se um gajo formado em gestão consegue, qualquer outra pessoa o conseguirá mais facilmente.

                      Esquece para já (e se possível no futuro), essa coisa da Contabilidade.

                      O teu objectivo é ganhar dinheiro. O que te interessa é conheceres aquilo que fazes. Se não souberes, não ganhas dinheiro e esse é o drama da maioria das Empresas. Quando as margens eram substanciais (mais de 30%) o olhómetro era um instrumento usado pela generalidade dos intervenientes.

                      Adiante.

                      Vamos criar um exemplo.

                      Para simplificar, supõe que a tua actividade é produzir parafusos, num único modelo, tamanho e composição. Ou seja, só tens 1 único produto.

                      O teu objectivo é saberes quanto te custa cada parafuso (à unidade - são parafusos enormes).

                      O modo mais simples, é apurares todos os custos da Empresa (desde o custo do Administrador, carrão, cartão de crédito, bónus - coisa quase impossível e potenciador de conflitos, até à empregada de limpeza, e todos os outros que falaremos adiante). Apurado esse custo para um um ano, divides pelo nº de parafusos produzidos em igual período e voilá. Tens aí o custo de cada parafuso.

                      Mais simples que isto, não há. E vamos manter isto simples.

                      Agora fazes um Organograma Funcional da Empresa, dividindo isso por Área, Departamento e Processo. E pela tua experiência, aplicas uma visão processual. Vamos supor que estamos a falar só do Departamento - Produção - Geral, Neste caso, terás como processos: 1) a retirada das varas de aço do Armazém; 2) o Corte (da vara de aço); 3) fazer a cabeça; 4) fazer a rosca; 5) Acabamento; 6) Temperar o parafuso; 7) Controlo de qualidade final (todos os processos devem ter CQ); 8) Entregar no Armazém.

                      E é aqui, no apuramento dos Custos de cada Processo - Posto de trabalho (podes ter vários em paralelo) que vais aprender a lidar com as tais coisas esquisitas e ver que a linguagem dos Contabilistas, deveria ser como naqueles livros da Mónica: Contabilidade aqui não entra.

                      O Processo desenvolve-se num Posto de Trabalho. Que geralmente é composto por um conjunto de elementos. Equipamento, Operadores, Consumos diversos, Manutenção, e por aí fora.

                      E é agora a altura do teu 1º grande desafio. Como vou calcular o custo de cada uma das coisas? Um Equipamento, tem uma fórmula de cálculo diferente de um Operador. É a beleza da profissão. Pegas no Excel é és o Maestro da Gestão.

                      E ao adquirir a noção do Custo das coisas, podes começar a actuar em todos as Áreas. Compras. tenho 3 pessoas para gerir a relação com 1 único fornecedor. Porra, eu faço a relação, porque tenho o poder de, e só preciso de 1 pessoa para fazer o acompanhamento administrativo.

                      Vendas. Mercado Nacional. 1 pessoa chega. Porque sou o líder ou outra coisa qualquer. Mercado Internacional? Ok, um comercial por mercado. Sou eu que estabeleço objectivos.

                      Logística. No preço está a entrega na porta do cliente ou é ele que vem aqui buscar? Quanto custa? Qual o preço a aplicar se ele vier aqui à minha porta?

                      Produção. Tenho 1 posto de trabalho com um fraco rendimento. Devo investir em novos equipamentos?

                      No final disto tudo, que vai demorar uns tempos, vais poder dizer:

                      I have the POWER !!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        Depende. Há cursos de Eng. dos mais variados ramos com forte componente de Gestão (de Empresas/Produção) ou no limite há mesmo o curso de Eng. e Gestão Industrial.
                        Mas uma gestão industrial ou gestão de produção, nada tem a ver com os temas que aqui temos falado mas virados para a componente financeira, contabilistica ou gestão de RH...além da estratégica mesmo.

                        O problema é que há muitas "gestão" e que tocam em áreas muito distintas. Por isso é que achei piada (é ao mesmo tempo uma mais e uma menos valia do meu curso) a um curso de gestão genérico...toca em tudo, mas focar, focar em algo concreto só o vais fazer depois na tua vida profissional.
                        Do mesmo curso podem sair pessoas tão distintas como um controller fantástico ou um "eng. de produção" ou um comercial/marketeiro espectacular...

                        O curso é só uma preparação, depois só com a prática especifica num sector.

                        Comentário


                          #72
                          Obrigadinho CarlosL...eu ia já oferecer os meus serviços ao NMiguel por uma boa soma e já estragaste tudo

                          Comentário


                            #73
                            CarlosL, admiro a tua veia pedagógica mas sabes muito bem que isso que dizes não é assim tão evidente ( apesar de ser um bom ponto de partida e dar uma visão generalizada de negócio)

                            Sobretudo qd o capital é limitado e tens de andar a fazer malabarismo com créditos, prazo de pagamentos, recebimento, aka "real world" etc.

                            Quando a tua margem depende da habilidade financeira, e trabalhas num sector estagnado ou "maduro", não há know how que te safe.

                            Ignorar a vertente contabilista só funciona em "negócios inovadores", em sectores em crescimento ou países em crescimento económico. Ou ... quando há dinheiro com fartura.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                              Mas uma gestão industrial ou gestão de produção, nada tem a ver com os temas que aqui temos falado mas virados para a componente financeira, contabilistica ou gestão de RH...além da estratégica mesmo.
                              Errado.

                              Cadeiras que fazem parte de um curso em concreto de Eng. Industrial:

                              Economia
                              Investigação Operacional I e II
                              Microeconomia
                              Contabilidade
                              Marketing
                              Gestão da Produção
                              Logística
                              Gestão da Qualidade Total
                              Gestão Financeira
                              Gestão de Recursos Humanos
                              Análise de Projectos de Investimento
                              Organização e Gestão da Empresa
                              Gestão da Manutenção
                              Marketing I
                              Direito Empresarial I
                              Distribuição
                              Gestão da Qualidade
                              É mais vocacionado sim para a Gestão Operacional propriamente dita mas digo-te desde já que a componente de contabilidade e financeira acaba por ter ainda algum peso.

                              E depois em muitas cadeiras pode-se ter a sorte (ou não, depende da faculdade) de ter professores que são administradores de empresas, presidentes de instituições relevantes na área, etc que fazem a ligação da matéria com a realidade do Mundo empresarial, falando da tal estratégia que falas.

                              Por exemplo, tive um professor de Logística Industrial fantástico que mais do que logística propriamente dita, nas alertou e abriu horizontes para a importância estratégica não só da logística mas da integração e ligação entre todas as áreas de gestão da empresa. Até porque a própria definição de "Supply Chain Management" acaba por obrigar a essa integração de vários ramos.

                              Ou seja, estou de acordo que um curso de Eng. na área da gestão não substitua nem se sobreponha ao curso de Gestão propriamente dito mas... não é bem assim tão redutor como dizes, aliás, como fica demonstrado por esse resumo que fiz de um curso de Eng. e Gestão Industrial.
                              Editado pela última vez por Bj40; 08 May 2013, 13:57.

                              Comentário


                                #75
                                Carlos, granda post!

                                Comentário


                                  #76
                                  Boas

                                  Vejo que vocês são uns experts na matéria Bem eu ca sou vocacionada para a vertente de economia e gestão na saúde, foi o meu mestrado na FEP.

                                  digam-me uma coisa.. Que acham da Engenharia e Gestão Industrial? Ainda se consegue arranjar emprego nessa área?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                    Obrigadinho CarlosL...eu ia já oferecer os meus serviços ao NMiguel por uma boa soma e já estragaste tudo
                                    Temos de ganhar dinheiro noutras coisas...

                                    Porque a Gestão em termos gerais, deve estar na mão dos operacionais. Ok, que deveremos ajudar a criar os modelos, e não é preciso nada mais que o Excel. As ferramentas de BI são boas para apresentar ao pessoal de Top, para não adormecerem nas apresentações. Mas não mais que isso. (esta é uma directa aos sapinhos...). Porque toda a gente sabe trabalhar com o Excel...

                                    E onde poderemos ganhar (muito) dinheiro? É perspectivar modelos de negócios e assegurar o controlo dos mesmos.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Errado.

                                      Cadeiras que fazem parte de um curso em concreto de Eng. Industrial:



                                      É mais vocacionado sim para a Gestão Operacional propriamente dita mas digo-te desde já que a componente de contabilidade e financeira acaba por ter ainda algum peso.

                                      E depois em muitas cadeiras pode-se ter a sorte (ou não, depende da faculdade) de ter professores que são administradores de empresas, presidentes de instituições relevantes na área, etc que fazem a ligação da matéria com a realidade do Mundo empresarial, falando da tal estratégia que falas.

                                      Por exemplo, tive um professor de Logística Industrial fantástico que mais do que logística propriamente dita, nas alertou e abriu horizontes para a importância estratégica não só da logística mas da integração e ligação entre todas as áreas de gestão da empresa. Até porque a própria definição de "Suply Chain Management" acaba por obrigar a essa integração de vários ramos.

                                      Ou seja, estou de acordo que um curso de Eng. na área da gestão não substitua nem se sobreponha ao curso de Gestão propriamente dito mas... não é bem assim tão redutor como dizes, aliás, como fica demonstrado por esse resumo que fiz de um curso de Eng. e Gestão Industrial.
                                      Eu não disse que era redutor, antes pelo contrário. O que disse é que um curso especifico será obrigatoriamente mais focado na área em questão e portanto preparará a pessoa nessa área.

                                      Algo genérico como uma "gestão só" aborda todos mas não foca nesse detalhe da produção. Tive g. operacional mas acredito que não a esse detalhe...e até gostei e por acaso acabei por na minha profissão de acompanhar alguns processos produtivos no que toca ao desenho dos fluxos de informação (SI ) mas não sou um expert em processos produtivos, apesar de ter trabalhado com SCM

                                      Depois é como tu próprio dizes, as cadeiras valem o que valem pelo professor querer ir mais além ou não. Conheço cursos de eng. (mecanica) em que até têm umas cadeiras de gestão...mas vão dar os 4P's , mais umas noções de contabilidade, finanças...tudo metido a martelo e dado pela rama

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        Errado.
                                        O que ele disse não está totalmente errado.
                                        As engenharias industriais têm andado às cambalhotas há muitos anos sem que ng saiba bem a lógica dos currículos em função das universidades. Umas dão mais cadeiras de papel e lápis e outras estão mais focalizadas na vertente da engenharia, é conforme a cabeça dos professores responsáveis pelos cursos.

                                        A verdade é que se trata dum curso muitas vezes incompreendido e que é facilmente substituível por um qq outro curso de engenharia com uma pós graduação ou formação adicional específica em gestão.

                                        Mal da empresa que tenha de colocar um engº industrial a fazer cálculo financeiro ou marketing... Digo eu.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                          Temos de ganhar dinheiro noutras coisas...

                                          Porque a Gestão em termos gerais, deve estar na mão dos operacionais. Ok, que deveremos ajudar a criar os modelos, e não é preciso nada mais que o Excel. As ferramentas de BI são boas para apresentar ao pessoal de Top, para não adormecerem nas apresentações. Mas não mais que isso. (esta é uma directa aos sapinhos...). Porque toda a gente sabe trabalhar com o Excel...

                                          E onde poderemos ganhar (muito) dinheiro? É perspectivar modelos de negócios e assegurar o controlo dos mesmos.
                                          Eu estava a brincar com ele. Conheço-o e até já tinhamos falado pessoalmente da questão que ele aqui aborda.

                                          Claro que o que ele precisa agora não passa por isso. E por alguma coisa sempre disse que o meu maior concorrente é o Excel...faz tudo e serve muito bem para o que aqui se fala. O que ele precisa agora é pegar num plano conceptual do tipo que tu colocaste - de forma simplista é claro, mas acaba por ser muito daí...

                                          O resto só quando já for bom sinal. Sinal que as pessoas e a informação a controlar é maior. Espero bem que ele lá chegue Mas não será com o mercado nacional actual...ele tem é de abrir já horizontes/mercados...mas isso já saí aqui da conversa do tópico

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            O que ele disse não está totalmente errado.
                                            As engenharias industriais têm andado às cambalhotas há muitos anos sem que ng saiba bem a lógica dos currículos em função das universidades. Umas dão mais cadeiras de papel e lápis e outras estão mais focalizadas na vertente da engenharia, é conforme a cabeça dos professores responsáveis pelos cursos.

                                            A verdade é que se trata dum curso muitas vezes incompreendido e que é facilmente substituível por um qq outro curso de engenharia com uma pós graduação ou formação adicional específica em gestão.

                                            Mal da empresa que tenha de colocar um engº industrial a fazer cálculo financeiro ou marketing... Digo eu.
                                            Mais uma vez.. eu acho que isso só depende da faculdade... E em alguma(s) os níveis de empregabilidade e satisfação das empresas falam por si.

                                            Não se pode é dizer que nesse curso não se tem preparação ao nível de contabilidade, área financeira (aqui menos talvez) e estratégia. Mas isto dá pano para mangas... Claro que se os 2 primeiros anos são a levar na cabeça com Análises Matemáticas, Álgebra, Mecânicas e Materiais nos outros 3 não se pode aprender tudo o que se aprende em Gestão em 5 anos. (isto para o caso de Eng. Industrial)

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                              Também um outro estudo dizia que uma grande percentagem, não tinha qualquer formação superior. Para ser empreendedor, não é necessário nenhuma formação superior.
                                              CEOs da Fortune 500 sem curso superior? É que duvido mesmo muito!

                                              Para ser empreendedor claro que não é preciso curso nenhum mas chegar a CEO de uma empresa de topo nao acontece, pelo menos de forma natural.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                ...
                                                Depois é como tu próprio dizes, as cadeiras valem o que valem pelo professor querer ir mais além ou não. Conheço cursos de eng. (mecanica) em que até têm umas cadeiras de gestão...mas vão dar os 4P's , mais umas noções de contabilidade, finanças...tudo metido a martelo e dado pela rama
                                                Eu também conheço um curso de eng. mecânica mas neste aprende-se cálculo financeiro (obviamente que se fica pelo cálculo de juros, capitalização, actualização, amortização de empréstimos (diferentes "modalidades")), aprende-se a ler e interpretar convenientemente um balanço e uma demonstração de resultados, aprende-se a calcular e analisar os rácios de desempenho mais utilizados e por fim a calcular e "mapear" os cash-flows de uma empresa.

                                                Posteriormente há outra cadeira onde é suposto pegar em tudo isso e elaborar um plano de negócios, partindo do zero. E fazer a análise económica e financeira desse projecto, num horizonte temporal de 5-10 anos e aplicar os critérios de decisão mais indicados para decidir sobre a viabilidade ou não desse projecto.

                                                Isto falando da parte de contabilidade e financeira que tinhas referido. Não sendo uma grande coisa, já é mais um bocadito que os 4Ps.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                  Mais uma vez.. eu acho que isso só depende da faculdade... E em alguma(s) os níveis de empregabilidade e satisfação das empresas falam por si.

                                                  Não se pode é dizer que nesse curso não se tem preparação ao nível de contabilidade, área financeira (aqui menos talvez) e estratégia. Mas isto dá pano para mangas... Claro que se os 2 primeiros anos são a levar na cabeça com Análises Matemáticas, Álgebra, Mecânicas e Materiais nos outros 3 não se pode aprender tudo o que se aprende em Gestão em 5 anos. (isto para o caso de Eng. Industrial)
                                                  O caso que falava é numa faculdade de engenharia de reputação inquestionável. Não vi pelo nome da cadeira, vi o programa que é dado e a variedade de temas, tempo para os mesmos e a forma/antiguidade dos mesmos, leva-me a crer que mais valia não darem nada aos futuros engenheiros Eles que não tirem uma especialização em gestão...que não é com os P's à mistura com as curvas de oferta e procura ou matemática financeira e T's do razão

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    CarlosL, admiro a tua veia pedagógica mas sabes muito bem que isso que dizes não é assim tão evidente ( apesar de ser um bom ponto de partida e dar uma visão generalizada de negócio)

                                                    Sobretudo qd o capital é limitado e tens de andar a fazer malabarismo com créditos, prazo de pagamentos, recebimento, aka "real world" etc.

                                                    Quando a tua margem depende da habilidade financeira, e trabalhas num sector estagnado ou "maduro", não há know how que te safe.

                                                    Ignorar a vertente contabilista só funciona em "negócios inovadores", em sectores em crescimento ou países em crescimento económico. Ou ... quando há dinheiro com fartura.
                                                    Agradeço, mas não tenho 'apenas' veia pedagógica. Além de ter aprendido com os melhores (peço desculpa, mas tive 2 mentores profissionais de excepção), tenho realizado coisas que me permitem estar aqui contigo e todos os outros sem ficar mal na fotografia. Penso eu.

                                                    A vertente Contabilista teve sempre um papel predominante em todas as sociedades, porque estavam vocacionadas mais para prestar contas Fiscais do que elementos de Gestão.

                                                    E nota-se não só na Gestão actual, mas também nos SW de apoio à mesma. E aí estamos de acordo.

                                                    Na parte Financeira, falas-me apenas no percurso final e não no que leva a essas situações.

                                                    Vou-te dar um outro exemplo, que se pode encaixar no meu post anterior.

                                                    No negócio do aço, tal como o das rolhas, sardinhas, papel higiénico ou carne de porco, há características que importa conhecer.

                                                    Se uma Empresa souber planear as suas necessidades com 1 ano de antecedência, consegue ter preços de até 20% menos (dados de há 4 anos).

                                                    Para isso, basta assinar 1 contrato com um dos fornecedores internacionais e dar uma garantia bancária, que tem os seu custo, naturalmente.

                                                    No exemplo atrás referido, basta ir à folha de Excel e colocar essas projecções (ou simulações) de custo.

                                                    Mais, se encomendares na 'hora', podes não ter o produto. Isso tem um custo de risco.

                                                    Tudo isto é Gestão. Antes de teres de ir de correr desesperado ao Banco, podes ter uma previsão das coisas.

                                                    É por isso que as Empresas estão no estado em que estão.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Eu também conheço um curso de eng. mecânica mas neste aprende-se cálculo financeiro (obviamente que se fica pelo cálculo de juros, capitalização, actualização, amortização de empréstimos (diferentes "modalidades")), aprende-se a ler e interpretar convenientemente um balanço e uma demonstração de resultados, aprende-se a calcular e analisar os rácios de desempenho mais utilizados e por fim a calcular e "mapear" os cash-flows de uma empresa.

                                                      Posteriormente há outra cadeira onde é suposto pegar em tudo isso e elaborar um plano de negócios, partindo do zero. E fazer a análise económica e financeira desse projecto, num horizonte temporal de 5-10 anos e aplicar os critérios de decisão mais indicados para decidir sobre a viabilidade ou não desse projecto.

                                                      Isto falando da parte de contabilidade e financeira que tinhas referido. Não sendo uma grande coisa, já é mais um bocadito que os 4Ps.
                                                      Sem dúvida que pelo que descreves já é algo melhor. Lá está, depende depois de como é feito e dados os temas. Se calhar até é a mesma faculdade já que tb. me pareceu ver algo do estilo no programa. Simplesmente achei que dar tudo isso (e mais) num só semestre, muito redutor...porra, tive 5 anos nisso Um gajo sente-se burro ou algo lhes faltará...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                        Se uma Empresa souber planear as suas necessidades com 1 ano de antecedência, consegue ter preços de até 20% menos (dados de há 4 anos).

                                                        Para isso, basta assinar 1 contrato com um dos fornecedores internacionais e dar uma garantia bancária, que tem os seu custo, naturalmente.

                                                        No exemplo atrás referido, basta ir à folha de Excel e colocar essas projecções (ou simulações) de custo.

                                                        Mais, se encomendares na 'hora', podes não ter o produto. Isso tem um custo de risco.

                                                        Tudo isto é Gestão. Antes de teres de ir de correr desesperado ao Banco, podes ter uma previsão das coisas.

                                                        É por isso que as Empresas estão no estado em que estão.
                                                        Deve ser rara a PME tuga que faz isso ou sequer tem capacidade para essa visão...não basta querer só também.

                                                        Normalmente é o que chamo navegação à vista, molha-se o dedo com cuspo e mete-se no ar a ver de onde vem o vento...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                          Se um gajo formado em gestão consegue, qualquer outra pessoa o conseguirá mais facilmente.

                                                          Esquece para já (e se possível no futuro), essa coisa da Contabilidade.

                                                          O teu objectivo é ganhar dinheiro. O que te interessa é conheceres aquilo que fazes. Se não souberes, não ganhas dinheiro e esse é o drama da maioria das Empresas. Quando as margens eram substanciais (mais de 30%) o olhómetro era um instrumento usado pela generalidade dos intervenientes.

                                                          Adiante.

                                                          Vamos criar um exemplo.

                                                          Para simplificar, supõe que a tua actividade é produzir parafusos, num único modelo, tamanho e composição. Ou seja, só tens 1 único produto.

                                                          O teu objectivo é saberes quanto te custa cada parafuso (à unidade - são parafusos enormes).

                                                          O modo mais simples, é apurares todos os custos da Empresa (desde o custo do Administrador, carrão, cartão de crédito, bónus - coisa quase impossível e potenciador de conflitos, até à empregada de limpeza, e todos os outros que falaremos adiante). Apurado esse custo para um um ano, divides pelo nº de parafusos produzidos em igual período e voilá. Tens aí o custo de cada parafuso.

                                                          Mais simples que isto, não há. E vamos manter isto simples.

                                                          Agora fazes um Organograma Funcional da Empresa, dividindo isso por Área, Departamento e Processo. E pela tua experiência, aplicas uma visão processual. Vamos supor que estamos a falar só do Departamento - Produção - Geral, Neste caso, terás como processos: 1) a retirada das varas de aço do Armazém; 2) o Corte (da vara de aço); 3) fazer a cabeça; 4) fazer a rosca; 5) Acabamento; 6) Temperar o parafuso; 7) Controlo de qualidade final (todos os processos devem ter CQ); 8) Entregar no Armazém.

                                                          E é aqui, no apuramento dos Custos de cada Processo - Posto de trabalho (podes ter vários em paralelo) que vais aprender a lidar com as tais coisas esquisitas e ver que a linguagem dos Contabilistas, deveria ser como naqueles livros da Mónica: Contabilidade aqui não entra.

                                                          O Processo desenvolve-se num Posto de Trabalho. Que geralmente é composto por um conjunto de elementos. Equipamento, Operadores, Consumos diversos, Manutenção, e por aí fora.

                                                          E é agora a altura do teu 1º grande desafio. Como vou calcular o custo de cada uma das coisas? Um Equipamento, tem uma fórmula de cálculo diferente de um Operador. É a beleza da profissão. Pegas no Excel é és o Maestro da Gestão.

                                                          E ao adquirir a noção do Custo das coisas, podes começar a actuar em todos as Áreas. Compras. tenho 3 pessoas para gerir a relação com 1 único fornecedor. Porra, eu faço a relação, porque tenho o poder de, e só preciso de 1 pessoa para fazer o acompanhamento administrativo.

                                                          Vendas. Mercado Nacional. 1 pessoa chega. Porque sou o líder ou outra coisa qualquer. Mercado Internacional? Ok, um comercial por mercado. Sou eu que estabeleço objectivos.

                                                          Logística. No preço está a entrega na porta do cliente ou é ele que vem aqui buscar? Quanto custa? Qual o preço a aplicar se ele vier aqui à minha porta?

                                                          Produção. Tenho 1 posto de trabalho com um fraco rendimento. Devo investir em novos equipamentos?

                                                          No final disto tudo, que vai demorar uns tempos, vais poder dizer:

                                                          I have the POWER !!
                                                          Grande post CarlosL!

                                                          O objectivo nº 1 é ganhar dinheiro. Certo.

                                                          Mas e a parte da contabilidade? Não tem custos? Não tem processos que eu deva conhecer/estar informado? Tais como SS, IRC, etc...? Ou estou a pensar que será isso um bicho de sete cabeças e afinal não ser?(Nunca tive contacto com isso).

                                                          Quanto a apurar custos, isso estou habituado a fazer, faço-o na empresa diariamente.
                                                          Sei o negócio que quero, sei como o fazer, não estou a par da contabilidade(esquece-se este factor?).

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                            Sem dúvida que pelo que descreves já é algo melhor. Lá está, depende depois de como é feito e dados os temas. Se calhar até é a mesma faculdade já que tb. me pareceu ver algo do estilo no programa. Simplesmente achei que dar tudo isso (e mais) num só semestre, muito redutor...porra, tive 5 anos nisso Um gajo sente-se burro ou algo lhes faltará...
                                                            Algo lhe faltará para quê? Para terem a mesma preparação de uma gajo que tirou Gestão? Nesse caso falta-lhes tudo, como é evidente e por isso comecei por dizer que um Eng. com formação em gestão nunca poderá substituir os gestores propriamente ditos.

                                                            Agora, a conversa começou quando disseram que um Eng. não tem qualquer tipo de formação em contabilidade, área financeira, estratégia, etc. Mentira como já demonstrei.

                                                            Por outro lado, se tu tens uma pequena empresa produtiva e olhando para uma boa parte do tecido industrial Português, vai-te dar mais "jeito" o quê? Um Eng. Mecânico ou Industrial que está familiarizado com os processos produtivos e desenvolvimento do produto, tem boas bases de Gestão da Produção e ainda dá uns toques se for preciso (e tem bases para aprender se necessário) em contabilidade ou um Gestor puro e duro?

                                                            Se calhar se for para trabalhar num banco ou numa segurador as coisas já são diferentes, naturalmente.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                              Grande post CarlosL!

                                                              O objectivo nº 1 é ganhar dinheiro. Certo.

                                                              Mas e a parte da contabilidade? Não tem custos? Não tem processos que eu deva conhecer/estar informado? Tais como SS, IRC, etc...? Ou estou a pensar que será isso um bicho de sete cabeças e afinal não ser?(Nunca tive contacto com isso).

                                                              Quanto a apurar custos, isso estou habituado a fazer, faço-o na empresa diariamente.
                                                              Sei o negócio que quero, sei como o fazer, não estou a par da contabilidade(esquece-se este factor?).

                                                              Não se esquece, delega-se!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X