Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferroviário em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Maquinista, até poder ser o culpado.
    Mas há que aguardar pelas conclusões dos peritos.

    E dizer que o motorista estava a gabar-se por ir a 190km/h é, um bocado estranho.
    Pelo que li, ele comunicou que ia aquela velocidade, mas ninguém sabe o porquê!!...vontade do motorista??..problema técnico?,...

    Comentário


      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
      Portanto, se bem percebi, o maquinista sabia que só poderia ir a 80 mas ia a 190, ainda por cima ia a gabar-se disso mesmo via rádio........

      podemos concluir que o homem é um mentecapto de todo o tamanho......ou então que há qualquer coisa de muito errado no meio disto tudo
      Ia? Consegues perceber que ele ia-se a gabar quando a noticia so diz ''Vou a 190''? Ele podia ir a gabar-se (que era parvo) como podia ia a transmitir a velocidade porque viu algum problema onde nao conseguia diminuir a mesma.
      Editado pela última vez por Drifter; 27 July 2013, 00:34.

      Comentário


        Em primeiro lugar parece-me um erro julgar que as balizas uns 100m antes do inicio da curva é que deviam ter "detido" o comboio. Se o sistema (de alta velocidade) até há saída do túnel é capaz de limitar a velocidade máxima do comboio, parece-me normal que, tal sistema não devesse permitir tal velocidade (180-200 km/h) à saída do túnel. Um comboio não abranda em 100 metros muito menos à velocidade em que seguia. O abrandamento deveria ter começado, quase certamente, no interior do túnel.

        Idealmente o próprio sistema pura e simplesmente não deveria ter permitido aquela velocidade independentemente da vontade do motorista ou do atraso do comboio. Certamente que muito antes de se analisar a culpa por parte do motorista à que analisar a "culpa" do próprio sistema que falhou (ou porque foi mal projetado, ou porque houve falha mecânica, etc...). O maquinista pode até nem ter tido qualquer responsabilidade no acidente.

        Comentário


          O que me intriga é o facto (a ser verdade) de ele ter dito que se morresse alguém seria um peso para a sua consciência (ou algo do género) que é uma admissão de culpa (relativa) mas isso não significa que tenha a culpa absoluta porque um acidente normalmente deriva de vários eventos.

          Gostei do vídeo, foi espectacular.

          Comentário


            Resta aguardar para saber o que realmente se passou, a teoria de que ele ia velocidade que ia por era maníaco por velocidade ou porque ia atrasado para mim não colhe.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Ia? Consegues perceber que ele ia-se a gabar quando a noticia so diz ''Vou a 190''? Ele podia ir a gabar-se (que era parvo) como podia ia a transmitir a velocidade porque viu algum problema onde nao conseguia diminuir a mesma.
              Pessoalmente, estou convencido que será este o caso.

              Por falha humana ou mecânica, julgo que o maquinista se apercebeu da situação iminente e tentou fazer um alerta.

              Comentário


                Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                Engraçado, ou nem por isso... a quantidade de especialistas e de certezas aqui já postadas.

                Quem lê este tópico, é "obrigado" a ignorar isto:

                "... o secretário-geral do sindicato de maquinistas (Semaf) de Espanha, Juan Jesús García Fraile, defende que o acidente se deve a “um conjunto de circunstâncias” e que é preciso esperar para tirar conclusões."

                "As causas do acidente estão por apurar..."

                "... as caixas negras do comboio podem ajudar a explicar as causas do acidente do comboio com oito vagões, além da cabeça e cauda – onde seguem os maquinistas."

                Maquinista diz que fez curva a 190 quilómetros por hora quando limite era de 80 - PÚBLICO


                Segundo o que leio no tópico... temos aqui especialistas que parecem conhecer o trajecto, as linhas, os canais, as locomotivas e vagões, os procedimentos, etc. Temos quem já tenha tirado ilações e conclusões de culpa atribuída... e parece que temos quem, aqui no tópico, já tenha tido acesso às caixas negras e tenha interpretado os dados lá gravados!

                Ok...

                Mas isto não é nenhum tribunal, nem o que por aqui é dito tem qualquer carácter vinculativo. É um fórum, é normal que se especule, dado que por esta altura ainda não há informações conclusivas.

                Eu próprio alertei que estou apenas a fazer exercícios especulativos. Mas que tudo parece apontar para culpa do maquinista, lá isso parece.

                Quando saírem as conclusões, cá estaremos para comentar. Estou mais preocupado com as famílias das vítimas do que com o maquinista.

                Comentário


                  A mim algumas noticias dos ditos do maquinista parecem-me plantadas ou propositadamente descontextualizadas. O que eu acho muito estranho é ele alegadamente seguir comunicando com a central a velocidade.

                  -Olha vou a 200, olha vou a 190. Olha descarrilei esta porra toda, espero é não ter morto ninguém porque se não ia ser chato. Olha, agora tá-se-me a dar para o suicídio.

                  Um ser humano erra e é da responsabilidade das grandes companhias de transportes contar com o erro humano e tentar minimizá-lo. Para mim era essencial um sistema de balizas que automaticamente imobilizasse o comboio em caso de excesso de velocidade. Culpo o capitalismo mais uma vez. É o principal cliente de Deus.

                  Comentário


                    Como já referi e tendo possivelmente mais algum conhecimento do que muitos daqui, visto trabalhar no setor há mais de 14 anos, refiro o seguinte:

                    1- o troço de AV em questão tem instalado ERTMS, sistema de sinalização compatível em toda a europa e do mais sofisticado que há em termos de sinalização ferroviária.

                    2- O troço de AV em questão é praticamente recto desde Orense e a primeira curva que apanha é a fatídica onde se deu o acidente.

                    3- O ERTMS controla em todo o instante a velocidade a que o comboio vai e frena se for caso disso.

                    4- O ASFA é um sistema de controlo de velocidade instalado na rede convencional espanhola e controla discretamente a velocidade, colocando sempre nas mãos do maquinista o controle final da velocidade.

                    5- Este sistema espanhol é muito mais simples que o CONVEL instalado em Portugal. Aqui, o sistema de controlo de velocidade, em termos de funcionamento é muito similar ao ERTMS.

                    6- De referir que é opção dos Governos e das empresas gestoras da infraestrutura e operadores instalar um sistema como o Convel, optando por "arriscar" nas probabilidades de terem ou não um acidente.

                    7- Como qualquer sistema eletrónico, há probabilidade de ter avarias. É norma internacional os sistemas de sinalização, quando avariam, ficaram no estado mais restritivo. São todos feitos assim.

                    8- Por exemplo no caso do CONVEL, uma avaria numa leitura de baliza provoca uma frenagem de emergência. Ainda ontem o pendular que vinha de Lisboa para o Porto teve uma frenagem de emergência quando ia a 160. Demorou mais de 1Km para parar totalmente.

                    9- No inicio de uma viagem, quando o maquinista inica o sistema Convel, caso este dê avaria e estaja a impossibilitar a viagem, o maquinista tem que pedir autorização ao Posto de Comando ou CCO para seguir viagem.
                    Se há autorização do CCO, o comboio só pode seguir NO MÁXIMO A 100Km/h. Ou o Operador providencia um condutor auxiliar ao maquinista e passam a ir dois maquinistas na cabine.

                    10- Na situação espanhola, o que estranho é o sistema ERTMS da rede de AV não deixar o comboio à saída do túnel a 90 ou 100Km/h. Tinha que programar a curva de frenagem 3 ou 4Km atrás para isso. E aqui é que eu estranho esta situação.

                    11- É muito difícil os maquinistas irem com um sistema de controle automático de velocidade desligado por vontade própria e não comunicarem ao CCO. Estes sistemas são uma salvaguarda e uma proteção para eles.

                    12- Dito isto e conjugando algumas coisas, sugiro que pode ter ocorrido algumas destas situações:

                    a- A linha é relativamente nova. Está há 1 ano e pouco ao serviço. Poderá nos ensaios de colocação ao serviço ou no projeto do sistema ERTMS alguma falha que possibilite a velocidade alta à saída do túnel.

                    b- Sistema ERMTS de alguma forma desligado. Probabilidade baixa e que ficará registado na unidade de controle que existe a bordo do comboio, uma espécie de caixa negra que regista todos os comandos que o maquinista efetuou, velocidade, etc.

                    c- Sistema ERMTS a funcionar bem e haver alguma falha com a transferência de informação com o ASFA. Falha igualmente originada no projeto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Alfa? Fiat? Xiii, estamos rodeados de sucata italiana! Já não vou usar esse comboio senão ainda fico a pé!!!
                      O Alfa não tem nada haver com Alfa Romeo. Vem do serviço criado em meados da dec de 80 quando surgiram as carruagens Corail, e começaram a chamar a esse serviço Alfa. Já os pendulares sim, são da Fiat Ferroviária, se bem que depois ela faliu.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Pois o que eu queria dizer é que deviam arranjar outras carruagens.....as nosssas velhinhas Sorefame e Corail a 200 km/h são um espanto de estabilidade.

                        Coitada da 5600....7500cv limitados a puxar a 140 km/h o sud express
                        Antes assim que dar barraca, que com os Talgo pode sempre acontecer.

                        Comentário


                          Ainda melhor, o trajecto completo entre Ourense e Santiago. Nota-se bem que a desaceleração começa entre 3 a 4 km antes da curva.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                            O Maquinista, até poder ser o culpado.
                            Mas há que aguardar pelas conclusões dos peritos.

                            E dizer que o motorista estava a gabar-se por ir a 190km/h é, um bocado estranho.
                            Pelo que li, ele comunicou que ia aquela velocidade, mas ninguém sabe o porquê!!...vontade do motorista??..problema técnico?,...
                            noticias à correio da manhã
                            2013-07-26004517_ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67$$738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20$$4A7.jpg

                            Comentário


                              Mas será que dá assim tanto trabalho, processar de vez esse "jornal". Uma vergonha.

                              Comentário


                                há pelo menos mais 3 camaras que filmaram o acidente bem visiveis no video acima...

                                Comentário


                                  E onde andam esses vídeos?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                    Como já referi e tendo possivelmente mais algum conhecimento do que muitos daqui, visto trabalhar no setor há mais de 14 anos, refiro o seguinte:

                                    1- o troço de AV em questão tem instalado ERTMS, sistema de sinalização compatível em toda a europa e do mais sofisticado que há em termos de sinalização ferroviária.

                                    2- O troço de AV em questão é praticamente recto desde Orense e a primeira curva que apanha é a fatídica onde se deu o acidente.

                                    3- O ERTMS controla em todo o instante a velocidade a que o comboio vai e frena se for caso disso.

                                    4- O ASFA é um sistema de controlo de velocidade instalado na rede convencional espanhola e controla discretamente a velocidade, colocando sempre nas mãos do maquinista o controle final da velocidade.

                                    5- Este sistema espanhol é muito mais simples que o CONVEL instalado em Portugal. Aqui, o sistema de controlo de velocidade, em termos de funcionamento é muito similar ao ERTMS.

                                    6- De referir que é opção dos Governos e das empresas gestoras da infraestrutura e operadores instalar um sistema como o Convel, optando por "arriscar" nas probabilidades de terem ou não um acidente.

                                    7- Como qualquer sistema eletrónico, há probabilidade de ter avarias. É norma internacional os sistemas de sinalização, quando avariam, ficaram no estado mais restritivo. São todos feitos assim.

                                    8- Por exemplo no caso do CONVEL, uma avaria numa leitura de baliza provoca uma frenagem de emergência. Ainda ontem o pendular que vinha de Lisboa para o Porto teve uma frenagem de emergência quando ia a 160. Demorou mais de 1Km para parar totalmente.

                                    9- No inicio de uma viagem, quando o maquinista inica o sistema Convel, caso este dê avaria e estaja a impossibilitar a viagem, o maquinista tem que pedir autorização ao Posto de Comando ou CCO para seguir viagem.
                                    Se há autorização do CCO, o comboio só pode seguir NO MÁXIMO A 100Km/h. Ou o Operador providencia um condutor auxiliar ao maquinista e passam a ir dois maquinistas na cabine.

                                    10- Na situação espanhola, o que estranho é o sistema ERTMS da rede de AV não deixar o comboio à saída do túnel a 90 ou 100Km/h. Tinha que programar a curva de frenagem 3 ou 4Km atrás para isso. E aqui é que eu estranho esta situação.

                                    11- É muito difícil os maquinistas irem com um sistema de controle automático de velocidade desligado por vontade própria e não comunicarem ao CCO. Estes sistemas são uma salvaguarda e uma proteção para eles.

                                    12- Dito isto e conjugando algumas coisas, sugiro que pode ter ocorrido algumas destas situações:

                                    a- A linha é relativamente nova. Está há 1 ano e pouco ao serviço. Poderá nos ensaios de colocação ao serviço ou no projeto do sistema ERTMS alguma falha que possibilite a velocidade alta à saída do túnel.

                                    b- Sistema ERMTS de alguma forma desligado. Probabilidade baixa e que ficará registado na unidade de controle que existe a bordo do comboio, uma espécie de caixa negra que regista todos os comandos que o maquinista efetuou, velocidade, etc.

                                    c- Sistema ERMTS a funcionar bem e haver alguma falha com a transferência de informação com o ASFA. Falha igualmente originada no projeto.
                                    Em resumo o maquinista como bode expiatório

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                      noticias à correio da manhã
                                      [ATTACH=CONFIG]116542[/ATTACH]
                                      Ele gabou-se no Facebook de ir a 200, mas ninguém sabe onde e com que condições, ha locais onde 200km/h não tem grande perigo.

                                      Agora, no dia do acidente a transmissão que ele fez não me pareceu nada gabanço, nem faz grande sentido.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver Post
                                        E onde andam esses vídeos?
                                        Na posse das autoridades, provavelmente, para peritagens.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                          noticias à correio da manhã
                                          [ATTACH=CONFIG]116542[/ATTACH]
                                          LOL!!! esse jornal da treta!!!.

                                          E o que está escarrapachado nessa 1ª pagina, era que ele tinha dito que já tinha andando a 200km/h!!!....Nao que naquele dia fatídico vinha a essa velocidade.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            Como já referi e tendo possivelmente mais algum conhecimento do que muitos daqui, visto trabalhar no setor há mais de 14 anos, refiro o seguinte:

                                            1- o troço de AV em questão tem instalado ERTMS, sistema de sinalização compatível em toda a europa e do mais sofisticado que há em termos de sinalização ferroviária.

                                            2- O troço de AV em questão é praticamente recto desde Orense e a primeira curva que apanha é a fatídica onde se deu o acidente.

                                            3- O ERTMS controla em todo o instante a velocidade a que o comboio vai e frena se for caso disso.

                                            4- O ASFA é um sistema de controlo de velocidade instalado na rede convencional espanhola e controla discretamente a velocidade, colocando sempre nas mãos do maquinista o controle final da velocidade.

                                            5- Este sistema espanhol é muito mais simples que o CONVEL instalado em Portugal. Aqui, o sistema de controlo de velocidade, em termos de funcionamento é muito similar ao ERTMS.

                                            6- De referir que é opção dos Governos e das empresas gestoras da infraestrutura e operadores instalar um sistema como o Convel, optando por "arriscar" nas probabilidades de terem ou não um acidente.

                                            7- Como qualquer sistema eletrónico, há probabilidade de ter avarias. É norma internacional os sistemas de sinalização, quando avariam, ficaram no estado mais restritivo. São todos feitos assim.

                                            8- Por exemplo no caso do CONVEL, uma avaria numa leitura de baliza provoca uma frenagem de emergência. Ainda ontem o pendular que vinha de Lisboa para o Porto teve uma frenagem de emergência quando ia a 160. Demorou mais de 1Km para parar totalmente.

                                            9- No inicio de uma viagem, quando o maquinista inica o sistema Convel, caso este dê avaria e estaja a impossibilitar a viagem, o maquinista tem que pedir autorização ao Posto de Comando ou CCO para seguir viagem.
                                            Se há autorização do CCO, o comboio só pode seguir NO MÁXIMO A 100Km/h. Ou o Operador providencia um condutor auxiliar ao maquinista e passam a ir dois maquinistas na cabine.

                                            10- Na situação espanhola, o que estranho é o sistema ERTMS da rede de AV não deixar o comboio à saída do túnel a 90 ou 100Km/h. Tinha que programar a curva de frenagem 3 ou 4Km atrás para isso. E aqui é que eu estranho esta situação.

                                            11- É muito difícil os maquinistas irem com um sistema de controle automático de velocidade desligado por vontade própria e não comunicarem ao CCO. Estes sistemas são uma salvaguarda e uma proteção para eles.

                                            12- Dito isto e conjugando algumas coisas, sugiro que pode ter ocorrido algumas destas situações:

                                            a- A linha é relativamente nova. Está há 1 ano e pouco ao serviço. Poderá nos ensaios de colocação ao serviço ou no projeto do sistema ERTMS alguma falha que possibilite a velocidade alta à saída do túnel.

                                            b- Sistema ERMTS de alguma forma desligado. Probabilidade baixa e que ficará registado na unidade de controle que existe a bordo do comboio, uma espécie de caixa negra que regista todos os comandos que o maquinista efetuou, velocidade, etc.

                                            c- Sistema ERMTS a funcionar bem e haver alguma falha com a transferência de informação com o ASFA. Falha igualmente originada no projeto.
                                            Destaco o que está a negrito que é, basicamente, a minha opinião.

                                            Comentário


                                              Continuo a ver que a situação de ter havido obras no local no próprio dia estão a ser pouco divulgadas...

                                              Comentário


                                                Pode ser um dos fatores... é sempre uma combinação de fatores que leva ao acidente... só as peritagens o dirão.

                                                Comentário


                                                  vendo o vídeo do trajecto completo, fica aqui a dúvida um bocado idiota de quem não percebe nada de comboios: tendo em conta que naqueles últimos 5-10 Km antes da tal curva há uma quantidade muito grande de túneis, não seria possível que por distração o maquinista julgasse que estava num outro túnel mais atrás que não aquele? ...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                    vendo o vídeo do trajecto completo, fica aqui a dúvida um bocado idiota de quem não percebe nada de comboios: tendo em conta que naqueles últimos 5-10 Km antes da tal curva há uma quantidade muito grande de túneis, não seria possível que por distração o maquinista julgasse que estava num outro túnel mais atrás que não aquele? ...
                                                    Possível mas pouco provável...na minha opinião!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                      Possível mas pouco provável...na minha opinião!

                                                      então qual é a explicação? Se acreditarmos que o homem não é suicida, ele nunca faria aquela curva a 200 Km/h por iniciativa própria, então se acreditamos nisso e não há falha técnica, só pode haver duas explicações: ou perdeu a orientação e julgava estar num sítio que não era aquele, ou então esteve distraído com outra coisa durante um largo período de tempo. Não estou a ver outra explicação razoável.

                                                      Comentário


                                                        Não me parece de todo que alguém com 200 pessoas "a seu cargo" fosse fazer "brincadeiras", mas isso sou eu...
                                                        Acho que o culpado já está encontrado, sem sequer haver provas mas já está, só falta condenar.

                                                        Comentário


                                                          Estando ou não distraido, não entendo como não é suposto o comboio não ter travado. A menos que exista uma grande falha tecnica, é a unica explicação.

                                                          Comentário


                                                            Há falha técnica... o comboio deveria ter abrandado e tal não aconteceu. Por mais vontade que o maquinista tivesse de fazer a curva a 180 km/h a sinalização (ainda no interior do túnel) deveria ter impedido que tal acontecesse. Um comboio de alta velocidade numa linha de AV (ou até em muitas linha de Portugal) não é um carro em que o condutor tem a liberdade de fazer o que quer e ultrapassar os limites conforme lhe apeteça.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                              O Maquinista, até poder ser o culpado.
                                                              Mas há que aguardar pelas conclusões dos peritos.

                                                              E dizer que o motorista estava a gabar-se por ir a 190km/h é, um bocado estranho.
                                                              Pelo que li, ele comunicou que ia aquela velocidade, mas ninguém sabe o porquê!!...vontade do motorista??..problema técnico?,...
                                                              E vi na RTP que ele postou um foto do velocímetro no comboio no Facebook com o comentário a dizer vou a 190 quem é que me vem multar, portanto parece-me a mim que o Sr. se gostava de gabar das velocidades a que circulava

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X