Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Ferroviário em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    O Alfa não tem nada haver com Alfa Romeo. Vem do serviço criado em meados da dec de 80 quando surgiram as carruagens Corail, e começaram a chamar a esse serviço Alfa. Já os pendulares sim, são da Fiat Ferroviária, se bem que depois ela faliu.
    Faliu?!
    Nada disso, continuam a trabalhar nos bem sucedidos Pendolino's (em que é líder mundial), etc!
    Agora é controlada pela Alstom (TGV, etc) que se tornou o principal accionista, e, mudou de nome para Alstom Ferroviaria SpA.
    http://www.alstom.com/press-centre/2...aria-20000620/
    Editado pela última vez por ASAS; 28 July 2013, 08:47.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
      A minha opinião.

      Moro ao lado da fronteira com a Galiza e tenho acesso aos canais de Tv espanhóis, digo até que por vezes nem vejo os nossos canais, nomeadamente os noticiários, devido à mais que evidente falta de conteúdo.

      Aparentemente o maquinista conhecia bem o troço e lavava mais de um ano a fazê-lo.

      O que se especula é que o comboio levava 5min de atraso, conhecendo a política de trabalho da maioria das empresas de transporte acho que fica mais fácil tirar possíveis conclusões.

      Cumprimentos
      Curioso... eu vi essa informação toda nos canais nacionais...
      Mas, que canais espanhóis são esses?!
      É que eu também tenho acesso a eles (e conheço-os bem), e, são iguais (ou piores!) que os portugueses...
      Aliás, a "escola" da TVI, por exemplo, até vem precisamente de Espanha (PRISA), com os resultados que se conhecem...


      On topic:
      Além da culpa que o maquinista terá, há, sem qualquer dúvida, uma falha técnica (ou erro de implementação) naquela linha!!

      Comentário


        Originalmente Colocado por LeonHeart Ver Post
        Pelo que li aí para trás, o comboio devia ter reduzido a velocidade a uns 3 ou 4 km antes da curva.

        Toda a gente diz que o sistema que faz reduzir a velocidade não actuou, talvez por avaria.

        O que eu pergunto é o seguinte:

        Sendo o maquinista uma pessoa experiente e conhecedor da via, mesmo que o sistema XPTO estivesse avariado e não provocasse a frenagem de emergência(ou automática) do comboio, não era suposto o maquinista saber que tinha de reduzir a velocidade naquela zona e actuar de modo a reduzir a velocidade?

        Penso que os maquinistas devem ter este tipo de preocupação e não estarem à espera que o sistema alerte que vai em velocidade excessiva.
        Além disso estamos a falar de um comboio que tem um maquinista, não anda sozinho. Se o comboio andasse sozinho é que podiam culpar apenas o sistema XPTO que falam que supostamente falhou.

        Só o maquinista poderá dizer o que aconteceu mas mesmo que se prove que o sistema falhou mas mesmo assim o maquinista podia ter reduzido a velocidade não me parece que possam ilibar o maquinista de responsabilidades.
        Para mim só não tem responsabilidade se o comboio teve alguma avaria que não permitisse reduzir a velocidade, seja pela acção do tal sistema XPTO ou por acção do maquinista.

        EDIT: Li tanta coisa e não li o que o Baiones escreveu. No fundo escreveu aquilo que eu penso. Repeti praticamente o que ele escreveu. Concordo com o que ele disse.
        Pois, exactamente, mesmo que todos os sistemas de controlo tenham falhado, ainda havia a componente humana, o maquinista, que o deveria ter feito...


        Se agiu a tempo e horas e os travões não responderam então ai o caso muda de figura...



        De qualquer das maneiras quanto a mim a RENFE nunca pode sair ilibada de responsabilidades.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
          Curioso... eu vi essa informação toda nos canais nacionais...
          Mas, que canais espanhóis são esses?!
          É que eu também tenho acesso a eles (e conheço-os bem), e, são iguais (ou piores!) que os portugueses...
          Aliás, a "escola" da TVI, por exemplo, até vem precisamente de Espanha (PRISA), com os resultados que se conhecem...


          On topic:
          Além da culpa que o maquinista terá, há, sem qualquer dúvida, uma falha técnica (ou erro de implementação) naquela linha!!
          Não posso concordar.
          Esse tipo de conclusão só se pode fazer após comparação da especificação técnica da linha e ou comboio com os factos respeitantes ao acidente.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
            Faliu?!
            Nada disso, continuam a trabalhar nos bem sucedidos Pendolino's (em que é líder mundial), etc!
            Agora é controlada pela Alstom (TGV, etc) que se tornou o principal accionista, e, mudou de nome para Alstom Ferroviaria SpA.
            ALSTOM to take majority stake in Fiat Ferroviaria
            Não faliu e foi comprada pela Alstom?

            Comentário


              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
              Não faliu e foi comprada pela Alstom?
              Não!
              Primeiro fizeram uma joint-venture de 50-50 e depois a Alstom aumentou a posição tornado-se no maior accionista.
              Não leste a noticia que coloquei (do site oficial da Asltom)...
              A Alstom tem vindo a comprar muitas outras empresas um pouco por todo lado!

              Comentário


                só agora é que vi o comboio a não conseguir fazer a curva.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Não posso concordar.
                  Esse tipo de conclusão só se pode fazer após comparação da especificação técnica da linha e ou comboio com os factos respeitantes ao acidente.
                  Vamos aguardar por novidades, mas, parece-me que é ideia generalizada que, se o sistema não falhou, algo está muito mal com os serviço de controlo dos comboios em Espanha.
                  Spanish train crash: automatic braking on notorious curve failed to engage | World news | The Guardian
                  trainmaniac's corner » Blog Archive » O que falhou em Santiago de Compostela

                  Eu conheço os comboios e o local (já lá passei algumas vezes, mas não neste comboio), mas pouco sobre o sistema de controlo...
                  Sendo um apreciador de comboios, também nunca gostei muito dos Talgo...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                    Não!
                    Primeiro fizeram uma joint-venture de 50-50 e depois a Alstom aumentou a posição tornado-se no maior accionista.
                    Não leste a noticia que coloquei (do site oficial da Asltom)...
                    A Alstom tem vindo a comprar muitas outras empresas um pouco por todo lado!
                    Obrigado pela informação.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      só agora é que vi o comboio a não conseguir fazer a curva.
                      Foste passar estes dias nas Berlengas?

                      Comentário


                        Testemunha diz que maquinista não conseguiu parar


                        O maquinista do comboio que descarrilou em Santiago num acidente que matou 79 pessoas, foi hoje presente a tribunal num julgamento que vai determinar se é ele o responsável pela tragédia. Francisco Jose Garzon Amo, 52 anos, está detido sob suspeita de homicídio por negligência, mas ainda não foi deduzida acusação formal.Uma testemunha (homem de camisola cor-de-rosa na imagem), morador que chegou ao local do acidente minutos depois, disse numa entrevista que ajudou Garzón logo depois do acidente. “Ele disse-nos que queria morrer”, afirmou a testemunha à Antena 3. “Ele disse que precisou de travar mas que não conseguiu”.
                        O maquinista já foi interrogado hoje à porta fechada e o juiz analisa também a caixa negra do comboio, semelhante às que existem nos aviões.
                        A investigação vai agora apurar se Garzón não travou a tempo ou se houve falha técnica.

                        Testemunha diz que maquinista não conseguiu parar - Internacional - Sol

                        Comentário


                          E porque não deixar a investigação chegar ao fim? Bem... afinal sempre há a possibilidade de não ter conseguido travar o comboio... devido a falha técnica.

                          Não estou a dizer que foi o que aconteceu mas depois de tanta gente ter "crucificado" o homem... se calhar até nem tem culpa.

                          Comentário


                            Já foi solto,Maquinista admitiu imprudência no acidente de Santiago e saiu em liberdade - PÚBLICO

                            Comentário


                              E admitiu imprudência em quê? O mais importante fica por se saber.

                              Também me espanta tanta demora na resposta ao acidente bem como a Renfe se declarar "parte lesada". Enfim... vamos ver o que irá acontecer.

                              Comentário


                                e toda a gente continua a não achar estranho que o maquinista admita via rádio que seguia em grande excesso de velocidade assim sem mais nada......

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                  e toda a gente continua a não achar estranho que o maquinista admita via rádio que seguia em grande excesso de velocidade assim sem mais nada......
                                  Sim é estranho... e acho pouco provável que o tenha feito para se gabar... daí dizer que pode ter havido uma falha mecânica no próprio comboio que o tenha impedido de abrandar conforme o previsto.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SeteGu Ver Post
                                    Sim é estranho... e acho pouco provável que o tenha feito para se gabar... daí dizer que pode ter havido uma falha mecânica no próprio comboio que o tenha impedido de abrandar conforme o previsto.
                                    é exactamente o que penso!

                                    Penso que, no máximo, o que aconteceu foi que o maquinistas confiou que o sistema abrandaria o comboio por si mesmo, tendo-se distraído com alguma coisa e, não tendo o sistema actuado como deveria, ele tentou comunicar esse facto via rádio, não tendo, ao mesmo tempo, conseguido reduzir a velocidade do comboio.....
                                    Editado pela última vez por luissousa6; 28 July 2013, 22:03.

                                    Comentário


                                      A Renfe não se apressa a culpar o maquinista... estes têm uma politica de devolução de dinheiro aos Clientes em caso de atrasos ...

                                      Compromiso de Puntualidad

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                        A Renfe não se apressa a culpar o maquinista... estes têm uma politica de devolução de dinheiro aos Clientes em caso de atrasos ...

                                        Compromiso de Puntualidad
                                        Era o que eu já vinha dizendo... Para mim penso estar claro, devido à política interna os maquinistas fazem o possível e o impossível para cumprir os horários. Não culpo o maquinista, apenas a sociedade onde vivemos, onde por vezes se põe em primeiro lugar valores que não os mais importantes. Mais digo, se a Renfe sabe que em circunstâncias normais e em segurança não consegue cumprir horários, incumbindo aos seus trabalhadores (nomeadamente maquinistas) tarefas para além das suas capacidades e das máquinas, deve ser incumbida de responsabilidade.

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                          “Ele disse-nos que queria morrer”, afirmou a testemunha à Antena 3.
                                          Tentativa de suicídio? Se já houve um piloto que espetou com um avião no Atlântico para se suicidar não me espantaria que aqui se tivesse passado o mesmo, já nada me surpreende.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                            Tentativa de suicídio? Se já houve um piloto que espetou com um avião no Atlântico para se suicidar não me espantaria que aqui se tivesse passado o mesmo, já nada me surpreende.
                                            Ele queria morrer depois do que sucedeu.

                                            É melhorar não começarmos para aqui a desviarmos-nos da realidade e dos factos a que temos acesso.

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                              Ele queria morrer depois do que sucedeu.

                                              É melhorar não começarmos para aqui a desviarmos-nos da realidade e dos factos a que temos acesso.

                                              Cumprimentos
                                              Eu sei, entendi a frase dele da mesma forma que tu, uma possível exteriorização de sentimento de culpa, se é que a teve.

                                              Mas conforme disse, nada me espanta já. Esperemos que não.

                                              Comentário


                                                78 muertos, 12 preguntas sobre el accidente de tren en Santiago | Galicia | EL PAÍS


                                                Página interessante com algumas referências técnicas, que me interessam de todo.

                                                Continuo a achar MUITO estranho a opção do sistema ERTMS não deixar programado a frenagem do comboio para os 80Km/h a 3Km de acabar o túnel e antes da transição para o ASFA.

                                                Um gráfico interessante:




                                                E nesta noticia acho horrível o maquinista ir algemado para interrogatório e os últimos dois parágrafos. Os interesses estão a vir ao de cima.
                                                E eu continuo a achar que há alguma falha técnica.

                                                El maquinista admite su

                                                Comentário


                                                  Porquê demorar tanto tempo a iniciar a análise da caixa negra?
                                                  Estavam à espera do primeiro interrogatório judicial?

                                                  Comentário


                                                    Não é bem on topic, mas anda perto:

                                                    Autocarro cai de viaduto e faz 36 mortos em Itália - PÚBLICO

                                                    Isto anda muito mal.

                                                    As pessoas não andam muito bem, os equipamentos também não, os serviços sofrem cortes, o material é levado ao limite, etc. Países mais atrasados sofrem mais com este tipo de acidente. Mas uma crise profunda como a que assistimos na UE, pode levar a um aumento deste tipo de acidente.

                                                    Isto sou eu a divagar...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      78 muertos, 12 preguntas sobre el accidente de tren en Santiago | Galicia | EL PAÍS


                                                      Página interessante com algumas referências técnicas, que me interessam de todo.

                                                      Continuo a achar MUITO estranho a opção do sistema ERTMS não deixar programado a frenagem do comboio para os 80Km/h a 3Km de acabar o túnel e antes da transição para o ASFA.

                                                      Um gráfico interessante:




                                                      E nesta noticia acho horrível o maquinista ir algemado para interrogatório e os últimos dois parágrafos. Os interesses estão a vir ao de cima.
                                                      E eu continuo a achar que há alguma falha técnica.

                                                      El maquinista admite su

                                                      Exactamente!
                                                      Segundo percebi (e tendo em conta o principio de funcionamento do sistema ERTMS), se estiver bem implantado, o sistema deveria ter abrandado automaticamente o comboio, bem antes de este entrar no túnel (e ter chegado ao sistema mais permissivo - ASFA)!
                                                      Se isso não aconteceu, ou o sistema não está bem implantado, ou há falha técnica!

                                                      Estão aqui envolvidos, sem qualquer duvida, outros interesses além da vontade de esclarecer completa e claramente o que se passou e quem são os responsáveis (ou co-responsáveis)!!
                                                      Essa de levarem o homem algemado (como se ele fosse agora tentar fugir ou fosse perigoso!), deve ser influêrncia dos filmes/séries americanos...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                        Não é bem on topic, mas anda perto:

                                                        Autocarro cai de viaduto e faz 36 mortos em Itália - PÚBLICO

                                                        Isto anda muito mal.

                                                        As pessoas não andam muito bem, os equipamentos também não, os serviços sofrem cortes, o material é levado ao limite, etc. Países mais atrasados sofrem mais com este tipo de acidente. Mas uma crise profunda como a que assistimos na UE, pode levar a um aumento deste tipo de acidente.

                                                        Isto sou eu a divagar...
                                                        Antes de mais, obviamente que lamento mais este acidente!

                                                        Nunca pensei que a Itália, que é a 3ª economia da Europa (além da sua importância histórica), alguma vez fosse ser considerado um "país mais atrasado"... já acho estranho quando dizem isso de Portugal, quanto mais da Itália...
                                                        Acho que a crise anda mesmo criar problemas (e a baralhar as pessoas), além dos económicos...

                                                        Mas, não deixas de ter razão quando dizes que a crise, os cortes, a ganância de certas multinacionais (como acontece mais lá para os lados dos EUA), etc, podem levar a aumentos de acidentes!!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                          Antes de mais, obviamente que lamento mais este acidente!

                                                          Nunca pensei que a Itália, que é a 3ª economia da Europa (além da sua importância histórica), alguma vez fosse ser considerado um "país mais atrasado"... já acho estranho quando dizem isso de Portugal, quanto mais da Itália...
                                                          Acho que a crise anda mesmo criar problemas (e a baralhar as pessoas), além dos económicos...

                                                          Mas, não deixas de ter razão quando dizes que a crise, os cortes, a ganância de certas multinacionais (como acontece mais lá para os lados dos EUA), etc, podem levar a aumentos de acidentes!!
                                                          Eu não quis dizer isso. Foi a título de comparação, com a UE em tempos de crise.

                                                          Este tipo de acidente é "recorrente" em países mais atrasados, dai estranhar estes ocorridos em Espanha e Itália, neste contexto.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                            Eu não quis dizer isso. Foi a título de comparação, com a UE em tempos de crise.

                                                            Este tipo de acidente é "recorrente" em países mais atrasados, dai estranhar estes ocorridos em Espanha e Itália, neste contexto.
                                                            Ok, percebi.
                                                            Mas, infelizmente, os acidentes acabam por acontecer onde menos se espera (e mesmo onde as regras são muitas e mais "apertadas"), embora em Espanha, já poderiam ter melhorado a segurança da ferrovia (e dos Talgo)...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                              Ok, percebi.
                                                              Mas, infelizmente, os acidentes acabam por acontecer onde menos se espera (e mesmo onde as regras são muitas e mais "apertadas"), embora em Espanha, já poderiam ter melhorado a segurança da ferrovia (e dos Talgo)...
                                                              Qual é o problema dos Talgo?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X