Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque motivo tirar uma Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos é má ideia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
    À conclusão, fica-se mal servido com uma licenciatura destas?

    Parecem-me mais os votos contra que aqueles a favor :/

    Não há nada parecido, mas mais completo? Poucos cursos me agradam [não convinha ser esquIsito, mas enfim, é o que dá não ter interesses] e este pareceu-me abrangente, um pouco de tudo!

    Mas parece-me que devo estudar para entrar em Gestão, a recomendação de alguns utilizadores daqui

    Se tiver que ser, será!
    Se gostas mesmo de RH, força nisso, de outro modo sugiro-te algo mais objectivo.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
      Gestão também não! Vocês nem a vossa vida sabem planear e gerir, quanto mais...

      a crueldade em pessoa.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
        Conclusão: não me parece que fiques bem servido, não. Há muita procura, cada vez vai haver mais procura, mas empregos porreiros e tal não. Vais passar as passas do Algarve, em empregos precários onde o teu ordenado vai depender do desempenho de outros. Gestão também não! Vocês nem a vossa vida sabem planear e gerir, quanto mais...
        Já vi que estou muito mal informado sobre os cursos com saída e precisava de sugestões!

        Que sugeres então?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
          Já vi que estou muito mal informado sobre os cursos com saída e precisava de sugestões!

          Que sugeres então?
          o curso com mais saída é informática, mas estavas lá e desististe. o que há com mais saída? olha, medicina. além disso tem tudo pouca saída. o melhor é veres se podes regressar ao que estavas a fazer

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            Aqui na minha barraquita somos muita malucos! Os assuntos financeiros (pagamento de salários por exemplo) são entregues a malta da área financeira, os assuntos jurídicos (legislação laboral, etc...) são entregues a advogados.

            E bem!
            Curiosamente, nada é entregue a licenciados de recursos humanos.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Seah Ver Post
              E bem!
              Curiosamente, nada é entregue a licenciados de recursos humanos.
              Quem é que faz o planeamento das formações obrigatórias? Quem faz a seleção dos candidatos e entrevistas de recrutamento? Quem esclarece as dúvidas ou pelo menos filtra questões dos trabalhadores, controla férias, avaliações, etc?

              Vais entregar ao advogado ou contabilidade com os custos daí associados? (o toc ou advogado não ganha o mesmo que o GRH, mesmo com avença e muito menos para fazer o acima).

              Se me perguntarem se é valorizada esta formação, acho que sim. Se só pode ser feita por um licenciado ou nesta área, provavelmente não, por isso dei ex. de licenciados em direito (não propriamente advogados) que vão concorrendo a este tipo de vagas. Como outros cursos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Quem é que faz o planeamento das formações obrigatórias? Quem faz a seleção dos candidatos e entrevistas de recrutamento? Quem esclarece as dúvidas ou pelo menos filtra questões dos trabalhadores, controla férias, avaliações, etc?

                Vais entregar ao advogado ou contabilidade com os custos daí associados? (o toc ou advogado não ganha o mesmo que o GRH, mesmo com avença e muito menos para fazer o acima).

                Se me perguntarem se é valorizada esta formação, acho que sim. Se só pode ser feita por um licenciado ou nesta área, provavelmente não, por isso dei ex. de licenciados em direito (não propriamente advogados) que vão concorrendo a este tipo de vagas. Como outros cursos.
                Em muitas empresas, as formações e entrevistas de recrutamento são feitas pelo responsável do sector respectivo. Não vejo que fique mal entregue, bem pelo contrário, assim como o esclarecimento das dúvidas.

                No recrutamento os RH necessitam sempre do feedback do responsável do sector, ou seja, nem isso fazem sozinhos. Mesmo para o pagamento de salários, não são raras as vezes que isso é do foro do sector financeiro.

                A necessidade de RHs é, na minha opinião, muito subjectiva.

                Se falarmos de Grandes Empresas, aí talvez se justifique ter alguém especializado, mas quantas grandes empresas há por cá?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                  Em muitas empresas, as formações e entrevistas de recrutamento são feitas pelo responsável do sector respectivo. Não vejo que fique mal entregue, bem pelo contrário, assim como o esclarecimento das dúvidas.

                  No recrutamento os RH necessitam sempre do feedback do responsável do sector, ou seja, nem isso fazem sozinhos. Mesmo para o pagamento de salários, não são raras as vezes que isso é do foro do sector financeiro.

                  A necessidade de RHs é, na minha opinião, muito subjectiva.

                  Se falarmos de Grandes Empresas, aí talvez se justifique ter alguém especializado, mas quantas grandes empresas há por cá?
                  O Valium respondeu muito bem. É como ele diz.

                  Acrescento o seguinte. Na minha tasca a seleção inicial é feita pelos RH. O responsável pela área que solicitou o recurso apenas se envolve no principio e no fim. No principio para definir o perfil a contratar, no fim para escolher entre os pré-selecionados aquele que fica.

                  edit: Não é uma empresa enorme, somos cerca de 400.
                  Editado pela última vez por Jbranco; 04 December 2013, 15:47.

                  Comentário


                    #69
                    Cada vez acho que fiz uma asneira muito grande em sair do curso de Informática e Gestão de Empresas onde estava. Mas estava miserável, e ia dar despesas muito grandes. Enfim, por muito justificado que tenha achado a minha decisão, sinto-me muito mal comigo mesmo.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                      Em muitas empresas, as formações e entrevistas de recrutamento são feitas pelo responsável do sector respectivo. Não vejo que fique mal entregue, bem pelo contrário, assim como o esclarecimento das dúvidas.

                      No recrutamento os RH necessitam sempre do feedback do responsável do sector, ou seja, nem isso fazem sozinhos. Mesmo para o pagamento de salários, não são raras as vezes que isso é do foro do sector financeiro.

                      A necessidade de RHs é, na minha opinião, muito subjectiva.

                      Se falarmos de Grandes Empresas, aí talvez se justifique ter alguém especializado, mas quantas grandes empresas há por cá?
                      Obviamente que o que referi não pode ser aplicado no Restaurante do Zé, com 6 empregados.

                      Mas o objetivo é dar ao user indicações do que pode contar, o objetivo dele serão sempre empresas com alguma dimensão. Empresas com mais de 25/50 funcionários, a ter cada responsável de setor a responder de forma diferente a questões sobre férias, processamento salarial, subsídios pagos ou não, etc., etc. é desperdiçar tempo.

                      Na minha opinião, obviamente.

                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                      Na minha a seleção inicial é feita pelos RH. O responsável pela área que solicitou o recurso apenas se envolve no principio e no fim. No principio para definir o perfil a contratar, no fim para escolher entre os pré-selecionados aquele que fica.

                      Não é uma grande empresa, somos cerca de 400.
                      Por aqui é semelhante, somos metade disso.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Quem é que faz o planeamento das formações obrigatórias? Quem faz a seleção dos candidatos e entrevistas de recrutamento? Quem esclarece as dúvidas ou pelo menos filtra questões dos trabalhadores, controla férias, avaliações, etc?

                        Vais entregar ao advogado ou contabilidade com os custos daí associados? (o toc ou advogado não ganha o mesmo que o GRH, mesmo com avença e muito menos para fazer o acima).

                        Se me perguntarem se é valorizada esta formação, acho que sim. Se só pode ser feita por um licenciado ou nesta área, provavelmente não, por isso dei ex. de licenciados em direito (não propriamente advogados) que vão concorrendo a este tipo de vagas. Como outros cursos.

                        Calma, que eu estava a referir-me a assuntos financeiros e assuntos jurídicos, isto na sequência dos post de Jbranco e Ticantonio.

                        Eu reconheço a importância da actividade de Gestores de RH e o seu trabalho.

                        Não acho é que uma licenciatura específica se justifique.
                        Se outros licenciados o podem fazer com a mesma facilidade e outros conhecimentos, é sinal que esta licenciatura não será de um âmbito assim tão exclusivo, embora seja com um carácter de especialização (o que se torna um pouco paradoxal).

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                          Cada vez acho que fiz uma asneira muito grande em sair do curso de Informática e Gestão de Empresas onde estava. Mas estava miserável, e ia dar despesas muito grandes. Enfim, por muito justificado que tenha achado a minha decisão, sinto-me muito mal comigo mesmo.
                          Fizeste pois. Queres oq agora?

                          Não tivesses feito.Temos pena.

                          Pede o reingresso.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                            Cada vez acho que fiz uma asneira muito grande em sair do curso de Informática e Gestão de Empresas onde estava. Mas estava miserável, e ia dar despesas muito grandes. Enfim, por muito justificado que tenha achado a minha decisão, sinto-me muito mal comigo mesmo.
                            O teu primeiro erro é pensares que tens uma resposta, certa, por uma consulta num fórum

                            Se já tens alguma maturidade, deves tentar escolher um curso onde te vejas a trabalhar, se for os RH, o curso é uma ferramenta e depois é que conseguires demonstrar valer.

                            Tirar um curso numa área "rentável" mas que não vais pescar nada ou dedicar, acabarás por ser ultrapassado pelos melhores (a não ser que tenhas sorte ou outros factores).

                            Sendo bom, podes começar como RH e acabar como Diretor Geral. Se fores mau, provavelmente não saís do Help Desk.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                              ...
                              Não acho é que uma licenciatura específica se justifique.
                              Se outros licenciados o podem fazer com a mesma facilidade e outros conhecimentos, é sinal que esta licenciatura não será de um âmbito assim tão exclusivo, embora seja com um carácter de especialização (o que se torna um pouco paradoxal).
                              É o que tenho vindo a referir, no entanto, muitos anuncios já os pedem com este especialização.

                              Eu nem sou da área.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                                Cada vez acho que fiz uma asneira muito grande em sair do curso de Informática e Gestão de Empresas onde estava. Mas estava miserável, e ia dar despesas muito grandes. Enfim, por muito justificado que tenha achado a minha decisão, sinto-me muito mal comigo mesmo.
                                O importante não será o erro que possa ter feito, mas a maneira como há de conseguir superá-lo.

                                Mas, se sentia-se miserável, é porque provavelmente não estaria vincado para essas matérias, e optar por uma área apenas tendo em conta que tem mais empregabilidade, pode significar uma carreira profissional angustiante no futuro.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                                  Cada vez acho que fiz uma asneira muito grande em sair do curso de Informática e Gestão de Empresas onde estava. Mas estava miserável, e ia dar despesas muito grandes. Enfim, por muito justificado que tenha achado a minha decisão, sinto-me muito mal comigo mesmo.

                                  claro que fizeste. tenta regressar. vais dar muito mais despesa se tirares um curso sem saída e ficares anos desempregado ou a saltar em empregos precários.

                                  as pessoas devem é ser resilientes e não desistir à primeira dificuldade. "ai o curso é dificil e não gosto". se soubesses a quantidade de pessoas que eu conheço que tiraram eng informatica sem gostarem... e muitas não tiveram a mesma sorte do que tu, tiraram como segunda licenciatura depois de verem que a primeira não servia para nada.

                                  e deu-lhes muito trabalho, tinham de estudar mais do que os outros, meteram-se em explicações e não desistiram. isso é que fortalece o carácter

                                  Comentário


                                    #77
                                    e qt a não gostares de programação, há depois outras áreas profissionais, como auditoria, gestão de serviços (ITIL), governance (COBIT), etc

                                    mas tu estando em informatica e gestao provavelmente até já ganhas grandes bases nisso

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      O teu primeiro erro é pensares que tens uma resposta, certa, por uma consulta num fórum

                                      Se já tens alguma maturidade, deves tentar escolher um curso onde te vejas a trabalhar, se for os RH, o curso é uma ferramenta e depois é que conseguires demonstrar valer.

                                      Tirar um curso numa área "rentável" mas que não vais pescar nada ou dedicar, acabarás por ser ultrapassado pelos melhores (a não ser que tenhas sorte ou outros factores).

                                      Sendo bom, podes começar como RH e acabar como Diretor Geral. Se fores mau, provavelmente não saís do Help Desk.
                                      exatamente, o curso torna-nos mais aptos mas condiciona pouco. Conheço um que fez direito, depois achou que aquilo era uma maçada e foi fazer economia. Hoje pertence aquele pequeno grupo constituído pelos raros detentores desses dois cursos.

                                      OakTreePedro, Uma coisa é certa, se estavas miserável não podias continuar.

                                      A minha mulher fez uma coisa semelhante. Licenciou-se em direito e depois com as explicações do meu pai (e, imagino, muitíssima paciência dele! ) foi admitida e fez mestrado numa especialidade referente a gestão/economia.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        É o que tenho vindo a referir, no entanto, muitos anuncios já os pedem com este especialização.

                                        Eu nem sou da área.
                                        Pois compreendo, mas nesse caso seria mais virtuoso um curso superior em gestão e posterior pós-graduação em Gestão de RH, como disseram aqui antes.

                                        Eu também não, mas convivo com muitos e verifico realmente muitas fragilidades relacionadas com a Gestão de Empresas. Um Gestor de RH "gere pessoas e o envolvimento entre elas", mas para isso um psicólogo ou sociólogo estará tão ou mais habilitado, creio.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                          O unico valor que dão é para distribuir os ordenados.Porque trabalho em si no real.È para esquecer.

                                          Como é que um RHs de uma grande e até digo o exemplo da sonae.Como é que um RH tem visão que tipo perfil que precisa para tipo de função.Gostava que um RH passa-se por baixo e fosse subindo.E assim ter uma visão que cada função requer.

                                          Porque sair da Universidade e engatar logo em RH com a "peida"sentada na cadeira.
                                          Recursos Humanos nessas grandes empresas devem (ou deveriam) GERIR recursos humanos! Não é recrutar, é gerir!

                                          É saber o que fazer, o que dar, como lidar com pessoas para tirar o máximo delas. É o lidar com pessoas de certas posições e saber comunicar decisões, ou analisar se pelos habitos, capacidades e mentalidades, a pessoa tem capacidade de dar mais pela empresa e subir ou não.

                                          Os recursos humanos para os empregados, manobradores, etc, só querem saber se sabes fazer o que tens a fazer, se tens uma aparencia que não causa repulsa nos clientes, e se sabes lidar com problemas, ou se és propenso a cria-los.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                                            Já vi que estou muito mal informado sobre os cursos com saída e precisava de sugestões!

                                            Que sugeres então?
                                            Ouvi dizer que um MBA na INSEAD costuma dar bons primeiros empregos.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                              O unico valor que dão é para distribuir os ordenados.Porque trabalho em si no real.È para esquecer.

                                              Como é que um RHs de uma grande e até digo o exemplo da sonae.Como é que um RH tem visão que tipo perfil que precisa para tipo de função.Gostava que um RH passa-se por baixo e fosse subindo.E assim ter uma visão que cada função requer.

                                              Porque sair da Universidade e engatar logo em RH com a "peida"sentada na cadeira.
                                              Mente, se queres tanto entrar nos supermercados, diz que tens o 12º quando na verdade não tens, ou ainda que tens competências x, y, e z.(eu lembro-me que na entrevista eles não pediam para provares a tua escolaridade)
                                              E do quão bom eras na escola e dedicado e etc...

                                              Não descarregues nos coitados dos RH homem...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                claro que fizeste. tenta regressar. vais dar muito mais despesa se tirares um curso sem saída e ficares anos desempregado ou a saltar em empregos precários.

                                                as pessoas devem é ser resilientes e não desistir à primeira dificuldade. "ai o curso é dificil e não gosto". se soubesses a quantidade de pessoas que eu conheço que tiraram eng informatica sem gostarem... e muitas não tiveram a mesma sorte do que tu, tiraram como segunda licenciatura depois de verem que a primeira não servia para nada.

                                                e deu-lhes muito trabalho, tinham de estudar mais do que os outros, meteram-se em explicações e não desistiram. isso é que fortalece o carácter
                                                Regressar como? Já não posso, candidatei-me à 3ª fase para evitar o pagamento de 50% da propina e fiquei colocado noutro curso, no qual não me inscrevi.

                                                Infelizmente já é tarde, o erro já está feito. Arrependido estou eu, por muito justificado que me parecesse na altura sair. Estava miserável mesmo.

                                                Enfim...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Na minha opinião, o curso de RH não é um bom curso para tirar.
                                                  Primeiro, porque se pensarmos bem, existem poucos locais onde um director de RH pode trabalhar. Portugal é um país de PME's e são poucas as empresas que têm uma pessoa especificamente para tratar dos recursos humanos. Nas grandes empresas, existem sim locais para trabalhar mas normalmente têm muito poucas vagas para isso.
                                                  Depois, recursos humanos é uma coisa simples de aprender. Não consigo entender como é que existe um curso só pra isso. Talvez por ser uma área que seja interessante para muitas pessoas, pois é facilmente compreendida e não exige grandes complicações. Às vezes as pessoas vão à procura do mais fácil mais depois arrependem-se.
                                                  O meu conselho é ires para um curso de Gestão/Economia. Eu tive uma cadeira de recursos humanos e adquiri competências necessárias para no futuro, se tiver que lidar com essa área, ser um bom profissional. Um bom gestor/economista também tem que lidar bem com os Recursos Humanos. Se fores para um curso assim, não ficas impedido de no futuro ir para a área de RH, para além de te alargar o leque de opções.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    O netempregos tem milhares de Propostas para RH....

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      1º - Acho que não deves escolher o teu curso / área de estudo consoante opiniões dadas num Fórum online.

                                                      2º - Acho que não deves escolher o teu curso / área de estudo a pensar em salários em fins de carreira e em progressão rápida - Isso acabou.

                                                      3º - Acho um bom curso, e embora exista oferta, esta pode ser ocupada por pessoal doutras áreas. Eu que andei/ando em processos de RH, através do linkedin chego à conclusão que em uma boa parte de entrevistas fui entrevistado por psicológos...!!! Isto em 1ª's abordagens (a chamada entrevista comportamental - consultoras ), nas 2ªs abordagens já metia Gestores de Projeto e alguém da área mais técnica, ou até mesmo directores. Resumindo, é um bom curso mas facilmente te roubam o lugar.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        edit: Não é uma empresa enorme, somos cerca de 400.
                                                        Fará se fosse.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                                                          André, eu próprio fiz a minha cama!

                                                          Este ano estou a repetir exames para melhorar as minhas provas de ingresso e, posteriormente, a minha média de ingresso à faculdade [quando já estive no ISCTE a estudar Informática e Gestão de Empresas] e corro o sério risco de não atingir os objectivos a que me proponho. Preciso de notas elevadíssimas nas disciplinas que vou fazer e não penso que vá conseguir atingir tal coisa, mas não me posso lamentar porque a culpa é minha e só minha!

                                                          O que isso revela foi que, eu, durante o secundário, em dom da verdade, talvez não me tivesses esforçado tanto quanto podia. Fui um bocado calão, e agora pago por isso. E é isso que as pessoas vêm num aluno que apenas tem o 9º ano! Tens que perceber isso!
                                                          Não. Foste foi imaturo e precipitado.

                                                          Estavas já num curso, assustaste-te (imaturidade), e decidiste sair antes de pensar bem
                                                          no assunto (precipitado).

                                                          Sim, eu recordo-me que falaste com "as pessoas certas" (professoras). Acontece que essas
                                                          professoras (ou qualquer professor) está lá com um propósito: facilitar a aprendizagem dos
                                                          alunos (porque ninguém ensina nada a ninguém que não queira aprender). Ou seja, não
                                                          estão lá para (nem sabem, e provavelmente nem querem saber) servirem de conselheiros
                                                          de carreiras (ficas mais bem servido com um psicólogo nesta área), muito menos de processos
                                                          de candidaturas a universidades (safas-te melhor na secretaria).

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                                                            Cada vez acho que fiz uma asneira muito grande em sair do curso de Informática e Gestão de Empresas onde estava. Mas estava miserável, e ia dar despesas muito grandes. Enfim, por muito justificado que tenha achado a minha decisão, sinto-me muito mal comigo mesmo.
                                                            Dinheiro gasto só é despesa se não houver retorno.
                                                            Caso contrário é investimento.

                                                            Que pensas que estás a fazer agora?
                                                            Poupar dinheiro?
                                                            Ou a gastar para algo que já tinhas antes (acesso à universidade)?

                                                            Se o teu problema era a despesa, só tinhas que te empenhar de modo a que fosse
                                                            um investimento (avançar com o máximo de cadeiras feitas). Ou seja, ter retorno
                                                            do capital investido.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                              e qt a não gostares de programação, há depois outras áreas profissionais, como auditoria, gestão de serviços (ITIL), governance (COBIT), etc

                                                              mas tu estando em informatica e gestao provavelmente até já ganhas grandes bases nisso
                                                              E nada o impede de tirar um mestrado em algo totalmente diferente e que goste.
                                                              Errado mesmo é andar para trás um ano. Andar para o lado (mudar de curso) ainda
                                                              vá, para trás (repetir o acesso) é que não. Principalmente porque não tem quaisquer
                                                              garantias de conseguir entrar no que pretende para o ano.

                                                              Do modo que isto está, até pode acontecer que para o ano já nem existam universidades.
                                                              Ou pelo menos bastantes cursos devem desaparecer.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X