Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manuel Forjaz - Uma inspiração [R.I.P.]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
    Eu não defendo que ele foi uma excelente pessoa antes desta situação. Nem sei em detalhe o que se passou. Sei que a forma como ele abordou esta situação e como a partilhou, foi enriquecedora para mim.
    Ok, e eu compreendo e aceito. O que eu não entendo é que só se veja um lado do prisma...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
      Venho aqui deixar uma opinião que talvez seja polémica, mas como a verdade é para ser dita...

      Porquê tanta adoração por este senhor? Porque teve cancro e disse coisas bonitas e deu força a muita gente? Sim senhor respeito isso...

      Mas e onde estava este senhor antes do cancro? O que fez este senhor a milhares de pessoas quando descobriu que tinha cancro?

      Talvez devessem pesquisar e informar-se antes de o adorarem como um deus. Infelizmente está-nos no sangue ter pena dos coitadinhos, até podia ser bom, se soubesse-mos escolher realmente os coitadinhos, infelizmente só temos pena dos coitadinhos com dinheiro e que deixam milhares de pessoas no desemprego e geram dividas de milhões. Se fosse um qualquer pelintra antes do cancro tinha morrido sem ninguém saber dele, mas assim...

      Não me interpretem mal, uma morte é uma morte e nunca deixa de ser triste, ainda mais para uma doença tão cobarde como o cancro, mas revolta-me de uma maneira indescritível que se dê tanto valor só porque se conhece o senhor das TV's e das conferências.

      Aos que se interessarem pela verdade: Ideiateca Consultores - Não sejam "enganados"!!

      https://www.facebook.com/josesemarias.ideiateca

      Não acham que está na altura de antes de formar a nossa opinião pesquisar algo sobre o tema em vez de acreditar cegamente em algo só porque os outros o dizem?
      É inevitável a frase "por isso é que este país está assim"!! É que é mesmo por isto...Olha coitadinho tem cancro! Ah que grande homem!! Não interessa se fechou uma empresa que faturava milhões de euros e abre outra sem dívidas, não interessa se ficou a dever milhares de euros a milhares de pessoas, nahhhhh! Isso não interessa nada...

      Mais uma vez, não fico feliz por ter morrido, paz à sua alma, mas não é o santo que o querem fazer parecer.

      Edit: Já sei que provavelmente vou levar como resposta que os argumentos que tenho são páginas de indignação do face, mas a verdade é que fica mal aos media falar mal de pessoas com cancro, ainda para mais que morreram recentemente, então de momento todos os artigos foram apagados, mas estou convencido que daqui a um mesito ou dois voltam a aparecer.
      A empresa faliu e os credores (colaboradores incluídos) ficaram sem parte do dinheiro. Nunca se viu tal coisa!!! Mais um empresário sacana que não paga aos pobres funcionários! Um burlão que tentou construir uma empresa, mas porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade.
      Bom, bom, era se tivesse ficado quietinho no lugar dele, a ganhar um salário que nem era mau como prof. universitário, sem chatices nem páginas de indignação na internet. Esses é que têm valor. Quem empreende e falha devia ser preso! Açoitado em praça pública. O que o país precisa é de assalariados. Fora com essa malta que arrisca e investe!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
        Focamos em excesso no que é Inócuo? De certeza que é isso que queres dizer?

        Quanto ao senhor, que descanse em paz, com certeza. Mas serei a única a achar este senhor arrogante?

        Edit: o que raio quer dizer IMHO?!?!?!
        Arrogante? Conhecia-lo pessoalmente?
        E eu prefiro um arrogante que um coitadinho ou, pior, um sonso.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
          Focamos em excesso no que é Inócuo? De certeza que é isso que queres dizer?

          Quanto ao senhor, que descanse em paz, com certeza. Mas serei a única a achar este senhor arrogante?

          Edit: o que raio quer dizer IMHO?!?!?!
          Era e é!

          In My Humble Opinion.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
            A empresa faliu e os credores (colaboradores incluídos) ficaram sem parte do dinheiro. Nunca se viu tal coisa!!! Mais um empresário sacana que não paga aos pobres funcionários! Um burlão que tentou construir uma empresa, mas porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade.
            Bom, bom, era se tivesse ficado quietinho no lugar dele, a ganhar um salário que nem era mau como prof. universitário, sem chatices nem páginas de indignação na internet. Esses é que têm valor. Quem empreende e falha devia ser preso! Açoitado em praça pública. O que o país precisa é de assalariados. Fora com essa malta que arrisca e investe!

            Cuidado ;) segundo o ouvi dizer, ele foi "convidado" a sair do ISCTE pelos ideais que defendia nas aulas. Portanto pode não ter sido assim um "ficar quieto".

            Qto ao senhor, inspiração para mim? Lamento não foi nem é.
            É tanta inspiração pela luta que travou como o são os milhares de doentes com cancro que ganham e perdem a guerra todos os dias.

            Na semana passada vi a entrevista ao Alta Definição e não consigo mudar a ideia que tenho dele.Não o conhecia de lado nenhum antes e continuo sem saber o porquê da mediatização excessiva. Para mim continuava a ser um "vendedor de imagem" que teve os conhecimentos certos para numa altura dificil da vida se expor e "ganhar" algum.

            Para mim, inspirador é assistir à luta de alguém que sabe q a guerra está perdida à partida e não se expoe, não se ouve um queixume e ainda nos ajuda a nós a enfrentar o "bicho".
            Inspirador são os que lutam todos os dias contra esta doença e ainda são capazes de estar ao lado de outros doentes a dar-lhes força. Aqueles que não ganham nada com a sua doença.
            Esses sim são inspiradores. Mas esses não vendem jornais, livros nem revistas, nem têm tempo de antena na TV. E provavelmente (ou de certeza) muitos terão histórias de vida bem interessantes.
            Um doente de cancro sabe desde o inicio que o primeiro a lutar contra a doença é ele próprio, não precisa que ninguém lho venha dizer.

            Just my 2 cents

            Qto ao Sr. que descance em paz

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por pmna Ver Post
              Era e é!

              In My Humble Opinion.
              Epa, essa siglas partem-me toda!!!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                Arrogante? Conhecia-lo pessoalmente?
                E eu prefiro um arrogante que um coitadinho ou, pior, um sonso.
                MAs também o conhecias pessoalmente, para dizer tal coisa?

                Ou toda a gente que se sente inspirada? QUerem lá ver que agora tenho que conhecer alguém pessoalmente para poder tecer uma opinião?!?!? ou tenho que seguir a carneirada?

                Não percebo é o endeusamento...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                  A empresa faliu e os credores (colaboradores incluídos) ficaram sem parte do dinheiro. Nunca se viu tal coisa!!! Mais um empresário sacana que não paga aos pobres funcionários! Um burlão que tentou construir uma empresa, mas porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade.
                  Bom, bom, era se tivesse ficado quietinho no lugar dele, a ganhar um salário que nem era mau como prof. universitário, sem chatices nem páginas de indignação na internet. Esses é que têm valor. Quem empreende e falha devia ser preso! Açoitado em praça pública. O que o país precisa é de assalariados. Fora com essa malta que arrisca e investe!

                  Ponto 1- Fora com essa malta que arrisca e investe!
                  Viste me dizer isso? Onde? Faz um quote e mete a negrito a parte onde digo isso pf.

                  Ponto 2- porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade

                  Não, as coisas não correram mal, a empresa estava bem, houve sim alguém que quis que corresse mal. E empresa tinha clientes, os clientes pagavam, havia lucro, e de repente fecha-se porque "os custos subiram..." Se não sabes do que falas calas-te e não dizes asneiras.

                  Para que fique bem claro, não tenho nada contra patrões, nem contra empreendedores, nem com ninguém que seja honesto.

                  Tenho sim algo contra quem faz m€rda mas depois porque tem uma doença passa a coitadinho e já é idolatrado, esquecendo todo o mal que essa pessoa fez.

                  Já começam a aparecer as noticias: Manuel Forjaz morreu e deixou dívidas a muitas pessoas | Dioguinho Blog

                  Pensei que demorasse mais tempo...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                    Ponto 1- Fora com essa malta que arrisca e investe!
                    Viste me dizer isso? Onde? Faz um quote e mete a negrito a parte onde digo isso pf.

                    Ponto 2- porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade

                    Não, as coisas não correram mal, a empresa estava bem, houve sim alguém que quis que corresse mal. E empresa tinha clientes, os clientes pagavam, havia lucro, e de repente fecha-se porque "os custos subiram..." Se não sabes do que falas calas-te e não dizes asneiras.

                    Para que fique bem claro, não tenho nada contra patrões, nem contra empreendedores, nem com ninguém que seja honesto.

                    Tenho sim algo contra quem faz m€rda mas depois porque tem uma doença passa a coitadinho e já é idolatrado, esquecendo todo o mal que essa pessoa fez.

                    Já começam a aparecer as noticias: Manuel Forjaz morreu e deixou dívidas a muitas pessoas | Dioguinho Blog

                    Pensei que demorasse mais tempo...
                    Quando a informação vem de Blogs com o nome "Dioguinho", não há muito mais a acrescentar. "Notícias" dizes tu.... o Dioguinho agora é a Lusa.
                    Não fazes ideia do que estás a dizer, afirmas falsidades, mas falas com a certeza de quem conhece a estória a fundo.
                    Não vale a pena...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                      MAs também o conhecias pessoalmente, para dizer tal coisa?

                      Ou toda a gente que se sente inspirada? QUerem lá ver que agora tenho que conhecer alguém pessoalmente para poder tecer uma opinião?!?!? ou tenho que seguir a carneirada?

                      Não percebo é o endeusamento...
                      Talvez conhecesse, sim.
                      Não há endeusamento nenhum. Há o reconhecimento de alguém que foi um cidadão exemplar. Um homem superiormente inteligente que obviamente colecionou ódios de estimação. Como colecionam todos os que não alinham no discurso do coitadinho e do pobrezinho. Por cá ser confiante e optimista é sempre confundido com ser arrogante e má pessoa.

                      Comentário


                        #71
                        parece-me que se está a misturar as coisas.

                        Do pouco que conheci do Sr. pareceu-me extremamente inteligente, excelente orador e comunicador e que para fora transparecia um optimista gigantesco, quando falava da doença de que padecia

                        Existe um outro lado, que aparentemente tem a ver com as empresas dee que era fundador e dono. E as aldrabices aparentam ter afectado muita gente.
                        Não podemos dizer que o homem foi vitima de um negocio que correu mal. Não se fecha a porta, desliga-se os telefones e entrega-se a situação a um escritorio de advogados. Dá-se a cara, pensa-se em soluções , apresentam-se alternativas.
                        penso que não foi de todo o caso

                        Acaba por não ficar bem no retrato

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                          A empresa faliu e os credores (colaboradores incluídos) ficaram sem parte do dinheiro. Nunca se viu tal coisa!!! Mais um empresário sacana que não paga aos pobres funcionários! Um burlão que tentou construir uma empresa, mas porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade.
                          Bom, bom, era se tivesse ficado quietinho no lugar dele, a ganhar um salário que nem era mau como prof. universitário, sem chatices nem páginas de indignação na internet. Esses é que têm valor. Quem empreende e falha devia ser preso! Açoitado em praça pública. O que o país precisa é de assalariados. Fora com essa malta que arrisca e investe!
                          Não sou gestor mas não posso deixar de ter uma opinião baseada nos factos que conheço e, com base neles, considero que efectivamente o país não precisa de empresas como a Ideiateca, sobretudo pela forma danosa como actuou nos seus últimos anos.
                          A Ideiateca deixou de pagar a muitos colaboradores pelo menos desde 2011, apesar de um dos seus principais credores (falo pelo caso que conheço bem: CGD) ter continuado a pagar sempre por esses serviços, para além de que aquela empresa nunca deixou de recurtar novos consultores durante o ano seguinte, pelo menos até Setembro (quando ainda recrutava entrevistadores de rua, mas já não atendia telefonemas) desse ano, quando a sua insolvência terá sido oficializada.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                            Talvez conhecesse, sim.
                            Não há endeusamento nenhum. Há o reconhecimento de alguém que foi um cidadão exemplar. Um homem superiormente inteligente que obviamente colecionou ódios de estimação. Como colecionam todos os que não alinham no discurso do coitadinho e do pobrezinho. Por cá ser confiante e optimista é sempre confundido com ser arrogante e má pessoa.
                            Por cá? Do género, isso chega ali à fronteira e não acontece em mais parte nenhuma do mundo? LOLOLOL
                            Se conheceste, ainda bem para ti. Mas isso não te dá o direito de não aceitar outras opiniões! Quem se expõe, arrisca-se a diferentes opiniões.

                            Comentário


                              #74
                              Bem ao que parece, ou "morria" ou ia preso... Ups, preso não que tinha dinheiro para recorrer até prescrever...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                Não sou gestor mas não posso deixar de ter uma opinião baseada nos factos que conheço e, com base neles, considero que efectivamente o país não precisa de empresas como a Ideiateca, sobretudo pela forma danosa como actuou nos seus últimos anos.
                                A Ideiateca deixou de pagar a muitos colaboradores pelo menos desde 2011, apesar de um dos seus principais credores (falo pelo caso que conheço bem: CGD) ter continuado a pagar sempre por esses serviços, para além de que aquela empresa nunca deixou de recurtar novos consultores durante o ano seguinte, pelo menos até Setembro (quando ainda recrutava entrevistadores de rua, mas já não atendia telefonemas) desse ano, quando a sua insolvência terá sido oficializada.
                                A empresa deixou de pagar quando deixou de ter verba disponível para o fazer. A ideiateca faliu de facto. E nem sequer foi uma daquelas falências de ocasião que deixa o dono da empresa com uns milhões no bolso. Agora pode dizer-se o que se quiser do M.F. Mas a verdade é que o homem não ganhou dinheiro à custa dessa falência e, talvez para espanto de muitos, não morreu rico nem andou a esbanjar o dinheiro que devia ter pago aos colaboradores. Se quisesses almoçar com ele só havia uma condição: cada um paga o seu e não pode ser um restaurante caro (de preferência ~€20 no máximo). De qualquer forma, resumir a vida dele ao falhanço total (e assumido pelo próprio, com bastante tristeza) que foi a ideiateca (e outros projectos menores) é redutor. Ele ajudou muitos jovens a iniciar negócios (alguns ainda aí andam), ajudou a trazer as TedX para cá (nem sou nada fã, mas reconheço algum interesse no formato), mas acima de tudo pensou sempre pela cabeça dele e agitou sempre as águas por onde passou. Algumas vezes menos bem, mas muitas outras com bons resultados.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                  Por cá? Do género, isso chega ali à fronteira e não acontece em mais parte nenhuma do mundo? LOLOLOL
                                  Se conheceste, ainda bem para ti. Mas isso não te dá o direito de não aceitar outras opiniões! Quem se expõe, arrisca-se a diferentes opiniões.
                                  Eu aceito sempre todas as opiniões, por mais descabidas e infundadas que sejam.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                    ...
                                    Um doente de cancro sabe desde o inicio que o primeiro a lutar contra a doença é ele próprio, não precisa que ninguém lho venha dizer.
                                    Sim sabe.....mas não raros são os casos em que todos os estímulos são importantes para que a resignação não leve a melhor...

                                    Manul Forjaz, com a sua exposição, certamente que foi um estímulo para muitos doentes.

                                    Acabou por não resistir...mas não nos podemos esquecer que, na luta contra o cancro, cada dia que passa é mais uma vitória.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                      A empresa faliu e os credores (colaboradores incluídos) ficaram sem parte do dinheiro. Nunca se viu tal coisa!!! Mais um empresário sacana que não paga aos pobres funcionários! Um burlão que tentou construir uma empresa, mas porque as coisas correram mal teve de encerrar a actividade.
                                      Bom, bom, era se tivesse ficado quietinho no lugar dele, a ganhar um salário que nem era mau como prof. universitário, sem chatices nem páginas de indignação na internet. Esses é que têm valor. Quem empreende e falha devia ser preso! Açoitado em praça pública. O que o país precisa é de assalariados. Fora com essa malta que arrisca e investe!
                                      A honestidade não custa dinheiro...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                        Manul Forjaz, com a sua exposição, certamente que foi um estímulo para muitos doentes.
                                        Basta passar na sua página de facebook (com mais de 100.000 seguidores) e ler alguns testemunhos para confirmar isso mesmo.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          A honestidade não custa dinheiro...
                                          qual è a definição de honestidade? isso ainda existe? se existe será que estão a ser ambas as partes verdadeiramente honestas?
                                          Editado pela última vez por paulo3ooo; 07 April 2014, 14:05.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                            Eu aceito sempre todas as opiniões, por mais descabidas e infundadas que sejam.
                                            LOL pois, eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem.

                                            Para mim o sr. transmitia arrogância. E agora, queres fazer o quê? Só porque não concordas, é descabido e infundado? Oh Cristo!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                              Para mim o sr. transmitia arrogância. E agora, queres fazer o quê? Só porque não concordas, é descabido e infundado? Oh Cristo!
                                              Engraçado como duas pessoas diferentes, podem ver duas coisas diferentes. Pois a mim transmitia generosidade. Partilhou publicamente a intimidade, num momento de intenso sofrimento, com pelo menos 100.000 pessoas. Para mim isso é generosidade.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                                Engraçado como duas pessoas diferentes, podem ver duas coisas diferentes. Pois a mim transmitia generosidade. Partilhou publicamente a intimidade, num momento de intenso sofrimento, com pelo menos 100.000 pessoas. Para mim isso é generosidade.
                                                O que está a bold não é generosidade, é reality show!

                                                Generosidade era dividir o prémio do euromilhões com pelo menos 100.000 pessoas.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Pode ser que com os direitos de autor do livro os ex-colaboradores venham a ser pagos...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                    A empresa deixou de pagar quando deixou de ter verba disponível para o fazer. A ideiateca faliu de facto. E nem sequer foi uma daquelas falências de ocasião que deixa o dono da empresa com uns milhões no bolso. Agora pode dizer-se o que se quiser do M.F. Mas a verdade é que o homem não ganhou dinheiro à custa dessa falência e, talvez para espanto de muitos, não morreu rico nem andou a esbanjar o dinheiro que devia ter pago aos colaboradores. Se quisesses almoçar com ele só havia uma condição: cada um paga o seu e não pode ser um restaurante caro (de preferência ~€20 no máximo). De qualquer forma, resumir a vida dele ao falhanço total (e assumido pelo próprio, com bastante tristeza) que foi a ideiateca (e outros projectos menores) é redutor. Ele ajudou muitos jovens a iniciar negócios (alguns ainda aí andam), ajudou a trazer as TedX para cá (nem sou nada fã, mas reconheço algum interesse no formato), mas acima de tudo pensou sempre pela cabeça dele e agitou sempre as águas por onde passou. Algumas vezes menos bem, mas muitas outras com bons resultados.
                                                    Sweden, a minha crítica restringe-se à forma como uma empresa foi gerida nos seus últimos anos. Desconheço todas as causas que levaram a tal situação, por isso, longe de mim querer responsabilizar alguém em concreto. Muito menos, usar esse caso para "resumir a vida dele ao falhanço total".

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                      LOL pois, eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem.

                                                      Para mim o sr. transmitia arrogância. E agora, queres fazer o quê? Só porque não concordas, é descabido e infundado? Oh Cristo!
                                                      Tem calma que isso faz-te mal. Não é porque não concordo. É porque achas que ele é arrogante por teres visto meia dúzia de vídeos. É uma opinião infundada. Só isso.
                                                      Eu até concordo que ele parecia arrogante, mas era um arrogante saudável. De alguém que é tão seguro de si e tão confiante nas suas próprias ideias que nos punha a pensar "este tipo julga que vai mudar o mundo" "acha-se especial". E era de facto alguém especial. Poucos lhe ficavam indiferentes.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                        pode ser que com os direitos de autor do livro os ex-colaboradores venham a ser pagos...
                                                        sociedade por quotas

                                                        a empresa criada com o estatuto jurídico de sociedade por quotas tem as seguintes características:

                                                        • tem mais do que um sócio;
                                                        • exige um capital social no valor mínimo de € 5.000, dividido por quotas com valor nominal igual ou superior a € 100;
                                                        • a denominação destas empresas pode ser composta pelo nome completo ou abreviado de todos, alguns ou um dos sócios, por uma expressão alusiva ao ramo de actividade ou pela junção de ambos os elementos anteriores, seguida do aditamento obrigatório "limitada" por extenso ou abreviado "lda”;
                                                        • a responsabilidade dos sócios é limitada ao capital social. Apenas o património da sociedade responde perante os credores pelas dívidas da sociedade;
                                                        • o contrato de sociedade pode estabelecer que um ou mais sócios, além de responder para com a sociedade, respondam também perante os credores sociais até determinado montante.




                                                        https://www.portaldaempresa.pt/cve/pt/criacao/escolherformajuridica/sociedadequotas/
                                                        ----------


                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                                          Engraçado que enquanto ele era vivo ninguém ligou muito ao tópico. Agora que morreu isto já vai bem adiantado com respostas. Curioso que a morte desperta mais interesse que a vida.

                                                          http://forum.autohoje.com/off-topic/...nspiracao.html
                                                          os abutres aparecem sempre no fim

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            O que está a bold não é generosidade, é reality show!

                                                            Generosidade era dividir o prémio do euromilhões com pelo menos 100.000 pessoas.
                                                            Inteiramente de acordo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              As pessoas quando têm uma doença grave tornam-se quase sempre mais Humanistas, gostava de o ter conhecido antes de 2009 de forma a saber se ela era assim tão porreiro ou se mudou devido à doença. Não estou a duvidar do que quer que seja, mas é um facto que as pessoa ficam sempre mais humanistas em alturas criticas da sua vida.

                                                              Mas admiro-o muito por ter partilhado a sua dor com milhões de pessoas, e são poucos os que o fazem, ele foi sem dúvida um exemplo pelo menos nos últimos anos da sua vida, nos outros não faço a mínima ideia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X