Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim das Praxes?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
    Bem, a minha opinião..

    Fui praxado, praxei e fui da Comissão de Praxe..

    Fui muito praxado. muitas vezes eramos gozados e até a nos nos dava muita vontade de rir uns dos outros. Mas fortaleceram-se laços entre nós. A ideia era criar uma ideia de trabalhar em equipa, perceber que se um errava ,pagavam todos, porque todos tinham que funcionar como um todo. Não há rosa sem espinhos, e os sacrificios que faríamos na praxe simbolizavam aqueles que teríamos que fazer ao longo da nossa vida..

    A pessoa que mais me praxou fisicamente (estava sempre a encher..) era meu amigo, e depois da praxe era quem me dava boleia para casa..

    As vezes eramos gozados à frente de toda a gente, mas tinhamos que levar aquilo como era, praxe.. e à noite, iamos todos beber uns copos juntos, caloiros e doutores..

    Quando fui da Comissão de praxe, inovamos e levamos a praxe para fora da escola, mas de uma forma integradora. E fazíamos passeatas noturnas com os caloiros onde os levávamos a conhecer a cidade, etc..

    No fim da praxe, à noite, saíamos todos juntos e ficávamos horas a conversar e a rir sobre as praxes do dia..

    No fim, acho que houve ningém que fosse praxado que não o quisesse ser outra vez..

    E sim, também tive pais de alunos que iam ter connosco indignados porque os filhos chegaram a casa com a roupa ao contrario ou com ovos esmagados dentro das calças e afins..

    E eram esses filhinhos de pápás, que uns anos depois se armavam em herois e queriam fazer e acontecer aos novos caloiros. O azar deles é que havia alguém que ainda impunha alguma ordem e o chamava à atenção. Alias, sempre que alguém abusava, a Comissão reunião com ele e muitas vezes até pedia desculpa ao caloiro.

    Acabar com as praxes?? Acabar é com as más praxes..

    Acho que anda por aqui muito tótó com oculos super graduados..
    Eu disse que já não contribuía mais para este tópico, mas fui lendo.

    Fui sempre cordial nas repostas que dei e por vezes não fui respeitado, o que dentro do tema até acho hipócrita.

    Basicamente este comentário diz tudo, há pessoas aqui neste tópico que estão frustradas do que lhes aconteceu e querem impingir a sua ideia aos restantes users mas partilho desta ideia:

    "Acho que anda por aqui muito tótó com oculos super graduados.. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....RKCZcu8y.dpuf"

    Epa já percebemos o vosso ponto de vista, ninguém aqui defende que para praxar é preciso violência agora aceitem que existem diversas formas de ver as coisas e o que para uns é humilhante ou whatever para outros não o é.

    Já agora vou só acrescentar uma coisa (já descrevi a minha visão das praxes noutro post), nas minhas praxes só houve uma coisa que no meu entender não era aceitável: mandaram-me comer um bocado de gengibre, eu não gosto daquilo e basicamente sabem o que aconteceu?? NADA... (ui fiquem chocados...) Disse que não e ponto final, não houve represálias nem nada do género.

    Agora sugiro um ginásio ou algo do género para irem descarregar as vossas frustrações.

    Comentário


      Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
      Ajuda psicológica? Eu ??

      Jovem ?? Já fui..

      Não me digas que já apareceu um "tótó" que enfiou o barrete.. ( tou a brincar.. )

      Eu respeito todas as opiniões, mesmo aquelas que não vão de encontro à minha.

      Não percebi é porque achas que estou doente..

      Sabes ao menos do que falas ?

      Por vezes generalizamos sem saber do que estamos a falar..
      le o teu comentário como uma pessoa racional não como um cego que usa todos argumentos para defender algo pela qual é apenas e só um fanboy .

      "totós com óculos super graduados " estas a tirar a mascara involuntariamente e nem das por isso, não fazes a mínima o tipo de indivíduos com quem comentas

      Comentário


        Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
        Bem, a minha opinião..

        Fui praxado, praxei e fui da Comissão de Praxe..

        Fui muito praxado. muitas vezes eramos gozados e até a nos nos dava muita vontade de rir uns dos outros. Mas fortaleceram-se laços entre nós. A ideia era criar uma ideia de trabalhar em equipa, perceber que se um errava ,pagavam todos, porque todos tinham que funcionar como um todo. Não há rosa sem espinhos, e os sacrificios que faríamos na praxe simbolizavam aqueles que teríamos que fazer ao longo da nossa vida..

        A pessoa que mais me praxou fisicamente (estava sempre a encher..) era meu amigo, e depois da praxe era quem me dava boleia para casa..

        As vezes eramos gozados à frente de toda a gente, mas tinhamos que levar aquilo como era, praxe.. e à noite, iamos todos beber uns copos juntos, caloiros e doutores..

        Quando fui da Comissão de praxe, inovamos e levamos a praxe para fora da escola, mas de uma forma integradora. E fazíamos passeatas noturnas com os caloiros onde os levávamos a conhecer a cidade, etc..

        No fim da praxe, à noite, saíamos todos juntos e ficávamos horas a conversar e a rir sobre as praxes do dia..

        No fim, acho que houve ningém que fosse praxado que não o quisesse ser outra vez..

        E sim, também tive pais de alunos que iam ter connosco indignados porque os filhos chegaram a casa com a roupa ao contrario ou com ovos esmagados dentro das calças e afins..

        E eram esses filhinhos de pápás, que uns anos depois se armavam em herois e queriam fazer e acontecer aos novos caloiros. O azar deles é que havia alguém que ainda impunha alguma ordem e o chamava à atenção. Alias, sempre que alguém abusava, a Comissão reunião com ele e muitas vezes até pedia desculpa ao caloiro.

        Acabar com as praxes?? Acabar é com as más praxes..

        Acho que anda por aqui muito tótó com oculos super graduados..
        Sgarcsa, sublinhei algumas das «ideias» que, tenho dúvidas que contribuam para fazer de um aluno, um bom profissional...

        Só fui praxado na tropa...mas não tenho qualquer dúvida que não foram «as actividades realizadas» que fizeram de mim um melhor militar...

        O respeito pelo outro, começa em não o «gozar», só porque nos sentimos «mais».

        Obrigado pelo teu testemunho.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Ora, tendo em conta que a maior parte das universidades sao relativamente recentes, onde é que entra a praxe? Quem a comecou e porque é que comecou? Nao havendo história de praxes anteriores, porque é que comecaram? Aliás, para haver praxes é porque existiu alguém a praxar sem nunca ter sido praxado.

          The plot thickens...
          Não faço ideia. Mas da próxima vez que for a Coimbra, irei à Biblioteca Joanina fazer um trabalho de investigação para te elucidar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
            le o teu comentário como uma pessoa racional não como um cego que usa todos argumentos para defender algo pela qual é apenas e só um fanboy .

            "totós com óculos super graduados " estas a tirar a mascara involuntariamente e nem das por isso, não fazes a mínima o tipo de indivíduos com quem comentas
            Não foste tu que me mandaste crescer?

            Não foste tu que mandaste o outro user ir para a escola primária?

            Não foste para mandar este user pedir ajuda psicológica?

            Se alguém não sabe quem são os indivíduos que estão do outro lado parece-me quem é. Se queres respeito dá-te ao respeito.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Sly Ver Post
              Não faço ideia. Mas da próxima vez que for a Coimbra, irei à Biblioteca Joanina fazer um trabalho de investigação para te elucidar.
              Falei explicitamente nas universidades recentes já para evitar esse tipo de resposta a engonhar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                Não foste tu que me mandaste crescer?

                Não foste tu que mandaste o outro user ir para a escola primária?

                Não foste para mandar este user pedir ajuda psicológica?

                Se alguém não sabe quem são os indivíduos que estão do outro lado parece-me quem é. Se queres respeito dá-te ao respeito.
                Mas isso é normal nesse user. Não é só neste tópico. Nem sabe do que fala. Basta ler o que escreve para perceberes isso. Espera só pela resposta para começar a desconversar.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                  le o teu comentário como uma pessoa racional não como um cego que usa todos argumentos para defender algo pela qual é apenas e só um fanboy .

                  "totós com óculos super graduados " estas a tirar a mascara involuntariamente e nem das por isso, não fazes a mínima o tipo de indivíduos com quem comentas
                  O quê ?!

                  Bem , já vi o teu poder de interpretação. Agora só não sei se é por limitação se por fanatismo. Sinceramente, não sei qual é a tua opinião sobre este tema. Não sei sequer se foste algum dia praxado, nem de que forma o foste. Deverias era saber (já que falas com tanta propriedade) que há vários tipos de praxe..

                  Meter todas as praxes no mesmo saco é um erro comum de quem por vezes desconhece a realidade ou tem algum sentimento recalcado e muito mal resolvido.

                  Quando dizes que uso todos os argumentos, deverias escrever : a minha experiência. Eu nem usei argumentos generalistas, apenas específicos da realidade que eu conheci..

                  Quanto ao comentário dos "tótós", deverias perceber que por vezes, a ironia é usada com leveza para ser entendida de bom tom e para a brincadeira. mas tenho pena que haja pessoas tão irritadas com a vida interiormente que disparem em quem aparece só para descarregar frustrações.

                  Peço imensa desculpa, mas não te vou dar mais troco. Alias, porque tu até não apresentaste nenhum argumento, apenas uns bitaites menos próprios para quem não conheces..

                  Keep calm.. e aproveita a vida..

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Falei explicitamente nas universidades recentes já para evitar esse tipo de resposta a engonhar.
                    Foi no gozo. Não faço ideia mas se calhar pesquisando na internet aparece qualquer coisa em relação às outras universidades.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                      Não foste tu que me mandaste crescer?

                      Não foste tu que mandaste o outro user ir para a escola primária?

                      Não foste para mandar este user pedir ajuda psicológica?

                      Se alguém não sabe quem são os indivíduos que estão do outro lado parece-me quem é. Se queres respeito dá-te ao respeito.

                      Caem absolutamente no ridículo a própria sociedade não aprova esse tipo se comportamento já houve imensos debates em que foram completamente arrasados. Será que vocês são doentes? Apresentam os argumentos mais infantis que a mente pode fabricar vocês é não fazem a mínima ideia do que é respeito ainda não aprenderam essa definição.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                        Foi no gozo. Não faço ideia mas se calhar pesquisando na internet aparece qualquer coisa em relação às outras universidades.
                        Estás á vontade para pesquisar. O que vale é que eu estou sentado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                          O quê ?!

                          Bem , já vi o teu poder de interpretação. Agora só não sei se é por limitação se por fanatismo. Sinceramente, não sei qual é a tua opinião sobre este tema. Não sei sequer se foste algum dia praxado, nem de que forma o foste. Deverias era saber (já que falas com tanta propriedade) que há vários tipos de praxe..

                          Meter todas as praxes no mesmo saco é um erro comum de quem por vezes desconhece a realidade ou tem algum sentimento recalcado e muito mal resolvido.

                          Quando dizes que uso todos os argumentos, deverias escrever : a minha experiência. Eu nem usei argumentos generalistas, apenas específicos da realidade que eu conheci..

                          Quanto ao comentário dos "tótós", deverias perceber que por vezes, a ironia é usada com leveza para ser entendida de bom tom e para a brincadeira. mas tenho pena que haja pessoas tão irritadas com a vida interiormente que disparem em quem aparece só para descarregar frustrações.

                          Peço imensa desculpa, mas não te vou dar mais troco. Alias, porque tu até não apresentaste nenhum argumento, apenas uns bitaites menos próprios para quem não conheces..

                          Keep calm.. e aproveita a vida..
                          quando ganhares algum juízo diz algo não comento comentários vazios.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                            Caem absolutamente no ridículo a própria sociedade não aprova esse tipo se comportamento já houve imensos debates em que foram completamente arrasados. Será que vocês são doentes? Apresentam os argumentos mais infantis que a mente pode fabricar vocês é não fazem a mínima ideia do que é respeito ainda não aprenderam essa definição.
                            E tu a responder daquela maneira é que vais ensinar a definição de respeito? Já agora cita aí os supostos argumentos infantis que falas. Ou vais resvalar para o insulto mais uma vez? Já agora porque é que não te limitas a falar do que sabes? Tens alguma experiência no meio académico? Já assististe a alguma praxe?*

                            *a penúltima pergunta é de retórica. A maneira como escreves explica muita coisa.
                            Editado pela última vez por Sly; 29 January 2014, 12:29.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                              Mas isso é normal nesse user. Não é só neste tópico. Nem sabe do que fala. Basta ler o que escreve para perceberes isso. Espera só pela resposta para começar a desconversar.
                              Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                              quando ganhares algum juízo diz algo não comento comentários vazios.
                              hum... Check!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Estás á vontade para pesquisar. O que vale é que eu estou sentado.
                                Já somos dois. Não vou pesquisar porque não tenho grande interesse na matéria. Como já afirmei a minha praxe durou poucos dias e praxei dois anos. Tinha um part-time, mais que fazer e preferia as outras vertentes da tradição académica.
                                Editado pela última vez por Sly; 29 January 2014, 12:29.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Estás á vontade para pesquisar. O que vale é que eu estou sentado.
                                  Tu é que estás interessado em saber, logo tu é que deves pesquisar.

                                  Para mim essa questão é irrelevante. Tudo teve um começo. Não interessa se foi à 20 anos ou ontem de manhã.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JRamalho Ver Post
                                    Tu é que estás interessado em saber, logo tu é que deves pesquisar.

                                    Para mim essa questão é irrelevante. Tudo teve um começo. Não interessa se foi à 20 anos ou ontem de manhã.
                                    O que eu disse é que nao houve ninguém para praxar os primeiros alunos dessas universidades, ou seja, nao havia qualquer tradicao de praxe, daí esta razao para existir praxe nessas universidades nao serve:

                                    Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                    A razão? Talvez tenha sido a maneira como o meu padrinho foi praxado. Posteriormente usou esse tipo de praxe comigo mediante a minha aceitação. E eu usei no meu caloiro com a sua concordância. Houve praxes que não aceitei fazer e não fui discriminado. Cada pessoa tem a sua maneira de ser. É difícil perceber o conceito que nem todas as pessoas tiveram más experiências em termos de praxe? É preciso julgar tudo com os mesmos padrões morais?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      O que eu disse é que nao houve ninguém para praxar os primeiros alunos dessas universidades, ou seja, nao havia qualquer tradicao de praxe, daí esta razao para existir praxe nessas universidades nao serve:
                                      Acho que a explicação advém do facto de algumas Universidades terem tentado replicar o que se passa em Coimbra. Como não copiaram integralmente, algumas vertentes da praxe regulamentada não foram transpostas. Claro que isto é especulativo. Só conheço a realidade de Coimbra que foi onde estudei. O que sei das outras Universidades, "aprendi" aqui. E serviu para mudar a minha opinião em relação a alguns aspectos da temática.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                        E tu a responder daquela maneira é que vais ensinar a definição de respeito? Já agora cita aí os supostos argumentos infantis que falas. Ou vais resvalar para o insulto mais uma vez? Já agora porque é que não te limitas a falar do que sabes? Tens alguma experiência no meio académico? Já assististe a alguma praxe?*

                                        *a penúltima pergunta é de retórica. A maneira como escreves explica muita coisa.
                                        voces ate uma própria definição de praxe aventaram como interpretar isto? Lê o tópico, creio que o problema aqui seja mais a imaturidade que outra coisa contudo gostei de um comentário atrás descrito em que a "praxe" deveria ser reorganizada e com regras de modo a evitar certas situações, são vocês capazes de fazer isso?

                                        Comentário


                                          A questão das praxes resolve-se com a regulamentação. A praxe deve ser regulamentada e deve basear-se única e exclusivamente em actividades que visem apenas e só a integração dos novos caloiros.

                                          É preciso penalizar e erradicar de uma vez por todas as "más praxes", que são tudo menos praxe. É a única forma de manter a tradição (a tradição real) e acabar com os abusos e as humilhações que acontecem constantemente em muitos institutos e universidades.

                                          Seria interessante também a criação de comissões fora da praxe que informassem os caloiros devidamente para que se evitassem as chantagens para que estes adiram à praxe.

                                          Estas comissões poderiam também ser um meio de denúncia de qualquer "má praxe" que tivessem conhecimento e deveriam ter o conhecimento prévio de todas as praxes do curso que se realizassem.

                                          São só algumas ideias para que a praxe continue a existir e quem gosta dela continue a usufruir da mesma, mas que seja regulamentada e "fiscalizada" devidamente para que se protejam os estudantes, que são o que realmente importa.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                            Acho que a explicação advém do facto de algumas Universidades terem tentado replicar o que se passa em Coimbra. Como não copiaram integralmente, algumas vertentes da praxe regulamentada não foram transpostas. Claro que isto é especulativo. Só conheço a realidade de Coimbra que foi onde estudei. O que sei das outras Universidades, "aprendi" aqui. E serviu para mudar a minha opinião em relação a alguns aspectos da temática.
                                            Qual a razao para terem replicado essa tradicao? (Como é óbvio nao precisas de responder)

                                            Essas universidades que replicaram o que se passa em Coimbra poderiam continuar a existir e a ter espírito académico sem as praxes? Porquê?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                              voces ate uma própria definição de praxe aventaram como interpretar isto? Lê o tópico, creio que o problema aqui seja mais a imaturidade que outra coisa contudo gostei de um comentário atrás descrito em que a "praxe" deveria ser reorganizada e com regras de modo a evitar certas situações, são vocês capazes de fazer isso?
                                              A praxe que eu conheço (Coimbra) já está regulamentada e as situações de abuso são mínimas e severamente punidas.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                                A praxe que eu conheço (Coimbra) já está regulamentada e as situações de abuso são mínimas e severamente punidas.

                                                "Situações de abuso são mínimas e severamente punidas"? Deixo-te aqui isto:

                                                VER O FILME | Praxis Movie

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                                                  A questão das praxes resolve-se com a regulamentação. A praxe deve ser regulamentada e deve basear-se única e exclusivamente em actividades que visem apenas e só a integração dos novos caloiros.

                                                  É preciso penalizar e erradicar de uma vez por todas as "más praxes", que são tudo menos praxe. É a única forma de manter a tradição (a tradição real) e acabar com os abusos e as humilhações que acontecem constantemente em muitos institutos e universidades.

                                                  Seria interessante também a criação de comissões fora da praxe que informassem os caloiros devidamente para que se evitassem as chantagens para que estes adiram à praxe.

                                                  Estas comissões poderiam também ser um meio de denúncia de qualquer "má praxe" que tivessem conhecimento e deveriam ter o conhecimento prévio de todas as praxes do curso que se realizassem.

                                                  São só algumas ideias para que a praxe continue a existir e quem gosta dela continue a usufruir da mesma, mas que seja regulamentada e "fiscalizada" devidamente para que se protejam os estudantes, que são o que realmente importa.
                                                  Subscrevo por inteiro. De qualquer forma não é essa a função do Conselho de Veteranos? Fora do âmbito da praxe, o movimento MATA costuma esclarecer todas as potenciais dúvidas a quem se queira declarar anti-praxe mas ainda participar nas outras vertentes da tradição académica. Também serve para denúncias no caso de abusos na prática da praxe.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                                                    "Situações de abuso são mínimas e severamente punidas"? Deixo-te aqui isto:

                                                    VER O FILME | Praxis Movie
                                                    Isso é uma preview de 30 segundos. Não conheço o contexto total. Estou a falar da praxe que conheço. A percepção geral entre quem estuda em Coimbra é essa. Todas as situações de abuso que assisti foram lidadas exemplarmente pelo conselho de veteranos. Estudei na FDUC, não conheço a realidade da Agrária. Mas posso deixar a minha opinião. Obviamente não concordo nem gosto daquela praxe. Resta saber se os caloiros consideram abuso e se houve alguma denuncia ou há uma aceitação por esse tipo de praxe ser tradição na agrária.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                                      A praxe que eu conheço (Coimbra) já está regulamentada e as situações de abuso são mínimas e severamente punidas.
                                                      Isso é que eu já discordo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                                        Isso é uma preview de 30 segundos. Não conheço o contexto total. Estou a falar da praxe que conheço. A percepção geral entre quem estuda em Coimbra é essa. Todas as situações de abuso que assisti foram lidadas exemplarmente pelo conselho de veteranos. Estudei na FDUC, não conheço a realidade da Agrária. Mas posso deixar a minha opinião. Obviamente não concordo nem gosto daquela praxe. Resta saber se os caloiros consideram abuso e se houve alguma denuncia ou há uma aceitação por esse tipo de praxe ser tradição na agrária.
                                                        Mas há que reter aqui que em Coimbra há várias instituições de ensino superior, que se regem por normas diferentes.
                                                        Para a UC existe um código da praxe, que regulamenta a mesma (embora a sua aplicação por vezes seja deturpada e ignorada). Para a Agraria, ISCA, ESEC, ISEC e afins já serão outras contas. Especialmente na agrária.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                          Isso é que eu já discordo.
                                                          Não ponho a tua opinião em causa. Falo sempre do que eu vivi e nos termos de ser a minha opinião. É óbvio que existirão abusos. É impossível uma praxe "100% limpa". É normal na condição humano haverem maus exemplos.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Sly Ver Post
                                                            Subscrevo por inteiro. De qualquer forma não é essa a função do Conselho de Veteranos? Fora do âmbito da praxe, o movimento MATA costuma esclarecer todas as potenciais dúvidas a quem se queira declarar anti-praxe mas ainda participar nas outras vertentes da tradição académica. Também serve para denúncias no caso de abusos na prática da praxe.
                                                            Quando o principal mecanismo de denúncia se encontra ele próprio dentro da hierarquia praxista, isso torna-o necessariamente desmotivador para qualquer caloiro. Por isso defendo a existência de uma comissão fora da praxe que a pudesse fiscalizar e que tivesse a confiança dos caloiros que nela participam para que denunciassem a má praxe, sem receios de sofrerem depois consequências. Isto tem que ser transparente, senão continuamos a assistir ao abafar dos casos.

                                                            O MATA é um bom exemplo daquilo que refiro mas o problema é que a sua expressão é diminuta de tal forma que arrisco dizer que a esmagadora maioria dos caloiros o desconhece.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                              Mas há que reter aqui que em Coimbra há várias instituições de ensino superior, que se regem por normas diferentes.
                                                              Para a UC existe um código da praxe, que regulamenta a mesma (embora a sua aplicação por vezes seja deturpada e ignorada). Para a Agraria, ISCA, ESEC, ISEC e afins já serão outras contas. Especialmente na agrária.
                                                              Sem dúvida. Por isso é que eu só falo do que conheço. Eu não vou estar a desmentir pessoas que viveram essas realidades. Não tenho motivos para não acreditar nos seus relatos. Tanto que assim é que eu mudei a percepção em relação a alguns elementos da praxe. É uma temática interessante mas eu não sou assim tão ligado à praxe. Eu acredito é na liberdade de escolha e respeito pelo semelhante. Quem quer viver no ambiente de praxe que viva (desde que devidamente regulamentada e responsável). Quem não quiser tem toda a legitimidade para fazer essa escolha.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X